Na última quarta-feira, 24 de setembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o 3º Encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Médio, reunindo 52 participantes entre diretores e coordenadores de escolas salesianas de todo o país. O tema central foi “Avaliação formativa como estratégia de potencialização do processo ensino-aprendizagem no Ensino Médio”, conduzido pela professora Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB.
O encontro teve início com a acolhida do Pe. Sérgio, que motivou os educadores a viverem o momento de formação como uma oportunidade de comunhão e fortalecimento da missão salesiana na educação.
Objetivos do encontro
A formação buscou oferecer aos participantes um aprofundamento sobre os fundamentos e práticas da avaliação no Ensino Médio, com os seguintes objetivos:
- Compreender os princípios da avaliação formativa, à luz da literatura e do currículo da RSB, e sua função como potencializadora de aprendizagens na perspectiva da formação integral do estudante;
- Refletir sobre o papel do coordenador pedagógico na mediação de práticas avaliativas com função formativa, partindo das práticas somativas já presentes nas escolas;
- Conhecer estratégias práticas de avaliação, compreendendo como utilizá-las para potencializar a aprendizagem;
- Vivenciar momentos de interatividade e troca de experiências;
- Oportunizar aos coordenadores pedagógicos o aprimoramento da sua função de formador, para que possam potencializar esse trabalho com os professores nas unidades educativas.
Conteúdos abordados
Durante sua exposição, a Profª Leoneide destacou pontos essenciais para compreender a avaliação como instrumento pedagógico e pastoral. Entre os tópicos trabalhados destacam-se:
- As gerações e os desafios da prática pedagógica.
- BNCC e Avaliação.
- Pressupostos e fundamentos da avaliação no Currículo da RSB.
- Funções da avaliação.
- Benefícios da avaliação formativa.
- Missão das Coordenações Pedagógicas nos processos de avaliação.
A formadora destacou que, no cenário atual da escola, convivem diferentes gerações: professores pertencentes à geração Y e estudantes das gerações Z e Alfa. “As características manifestadas pelas novas gerações configuram o desafio para os educadores na contemporaneidade.”, afirmou.
Em sua fala, Leoneide também sublinhou a importância de ir além da identificação de dificuldades, olhando para as necessidades reais dos estudantes: “Para que a avaliação sirva à aprendizagem é essencial conhecer os sujeitos aprendentes e suas necessidades. Assim, o professor poderá pensar em caminhos para que todos alcancem os objetivos. Mais importante que identificar problemas ou dificuldades de aprendizagem, é identificar necessidades de aprendizagens”, reforçou.
Dinâmica de grupos e encaminhamentos
Após a exposição, os participantes realizaram uma atividade em grupos, para refletirem sobre situações-problema reais relacionadas aos processos avaliativos, identificando desafios e apontando soluções possíveis em suas realidades escolares. Esse momento de partilha reforçou a importância da corresponsabilidade e da criatividade na missão educativa.
Ao final do encontro, os coordenadores pedagógicos foram convidados a ampliar a formação junto aos professores, organizando encontros locais que possibilitem o estudo do Caderno 5 do Currículo da RSB – “Metodologias e Avaliação”. A proposta é que as equipes aprofundem os fundamentos, compartilhem práticas e consolidem uma visão de avaliação voltada para a aprendizagem e para a vida.