No dia 27 de agosto, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o 3º Encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Finais, reunindo 44 Coordenadores Pedagógicos de todo o país. O tema central foi “Avaliação como prática potencializadora da aprendizagem”, conduzido pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB.
Durante o encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre a avaliação para a aprendizagem como um processo que vai além da verificação de resultados, tornando-se um recurso formativo capaz de orientar a prática docente, apoiar os estudantes e fortalecer a missão educativa salesiana.
“A avaliação precisa ser compreendida como uma aliada do processo formativo, favorecendo a construção de conhecimentos e o desenvolvimento integral dos estudantes. Ela não se limita a mensurar resultados, mas potencializa a aprendizagem ao oferecer caminhos para o crescimento pessoal e acadêmico”, destacou a Profª Leoneide Rodrigues.
Ao final do encontro, os coordenadores pedagógicos foram motivados a ampliar a formação junto às suas equipes locais, promovendo momentos de estudo e reflexão com os professores sobre o tema da avaliação, especialmente a partir do Caderno 5 do Currículo da RSB – Metodologias e Avaliação. A proposta é que cada comunidade educativa aprofunde os fundamentos, realize partilhas e desenvolva práticas concretas voltadas à avaliação formativa, em sintonia com o carisma salesiano.
A iniciativa reforça o compromisso da RSB em formar educadores protagonistas, capazes de transformar suas práticas pedagógicas e oferecer uma educação que, à luz do projeto de Dom Bosco e Madre Mazzarello, favoreça o protagonismo dos jovens e a vivência de uma aprendizagem significativa.
Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil