35ª Nordestão Salesiano
01/07/2022

35ª Nordestão Salesiano

35ª Nordestão Salesiano

O maior evento esportivo da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) aconteceu em Sergipe, entre 26 e 30 de junho. Na tarde do último domingo (26), o Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, de Aracaju (SE), por meio da Coordenação de Educação Física e Esportes, organizou a abertura do Nordestão Salesiano 2022, com o tema “Esporte, no Pátio da vida, transformando os jovens para o amor”.

 

O diretor do Colégio Salesiano de Aracaju, Pe. Arlan Braga, foi o Presidente da celebração e os concelebrantes, os padres Salesianos Valdemir Augusto, Cézar Teixeira, Robson Barros, José Geraldo, Eudes Barreto, Eliano Queiroz e César Casetta. A tradicional Missa do atleta foi realizada na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju e contou com a presença de estudantes, professores, comissões técnicas e voluntários do evento. Além da celebração presencial, a equipe de comunicação realizou a transmissão da Missa via streaming, no canal oficial do Colégio no YouTube, que contou com mais de mil visualizações.

 

Já na praça de alimentação do evento, os pais, amigos e familiares dos estudantes-atletas acompanharam a transmissão no painel de led. Durante a homilia, o Pe. Arlan reforçou os princípios e valores do evento: Espírito esportivo, confraternização em família, carisma salesiano, competitividade, disciplina, respeito, inclusão, protagonismo juvenil, amizade e trabalho em equipe. “Estimados, a lógica que Jesus nos ensina para participarmos do seu Reino de Amor é apresentar o acento devido ao mais importante: a pessoa. O outro, tem um nome, uma história e caminha comigo, portanto, jamais será meu inimigo e sim meu irmão”, palavras do diretor, Pe. Arlan Braga.

 

 ABERTURA DO EVENTO 

 

A cerimônia de abertura foi realizada no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, do Colégio Salesiano, e reuniu mais de mil pessoas, entre atletas, equipes técnicas e comissões. Igualmente foi transmitida ao vivo no canal de youtube, alcançando mais de 2 mil visualizações. Na abertura, o estudante David Carvalho fez o juramento do atleta, o professor e treinador de handebol Rodrigo Novais realizou o juramento do árbitro, o estudante Dennis Souto ingressou no Ginásio com a tocha olímpica, que foi entregue à estudante Alexya Bueno, que fez o acendimento da pira olímpica, e logo em seguida o Pe. Arlan Braga decretou aberto o Nordestão Salesiano 2022. Durante a cerimônia foram realizadas diversas apresentações de dança e teatro, além do desfile das comissões de cada escola. E inclusive desfile e entoação dos hinos, por parte da banda do 28º Batalhão de Caçadores – BC, regida pelo Subtenente Rogério de Jesus.

 

Um dos momentos mais emocionantes e marcantes da abertura, foi a homenagem realizada ao coordenador de educação física e esportes José Carlos, que recebeu uma moldura com a camisa do Nordestão 2022, ao lado do seu filho Carlos Daniel e da sua esposa Dayane Silva.

 

     

 

A 35ª edição do evento contou com a participação de mais de 800 estudantes-atletas de 9 escolas Salesianas do Nordeste, que competiram em 10 modalidades esportivas.

 

Nas escolas Salesianas é fácil perder as contas de quantos estudantes dizem que a Educação Física é sua matéria favorita. O mundo Salesiano proporciona escolinhas e treinamentos em dezenas de modalidades esportivas, que se tornam a base de atletas de elite, como é o caso do goleiro Thiago Ferreira, que iniciou no futsal do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju e hoje é o guarda-metas do time Confiança Fut 7 (SE). “O Colégio Salesiano é uma potência no esporte estadual. Na época da escola, eu gostava muito de praticar atividade física e participava de futsal e handebol, mas contei com o apoio e orientação da escola para me ajudar e perfilar como goleiro de futebol, que me levou até a Seleção Sergipana de Futsal”, explica o goleiro.

 

Já para o Pe. Arlan Braga, o Nordestão Salesiano, é muito mais que uma competição estudantil, que envolve as famílias de todos os atletas. “Há mais ou menos seis meses agendamos a data para este grande encontro. Confesso que durante esse período, nós: estudantes, educadores e familiares, sonhamos, planejamos, executamos e ao mesmo tempo permitimos o despertar de muitos sentimentos como ansiedade, euforia e alegria, diante de realidades como: talvez a primeira viagem, de muitas crianças, sem os pais. Por conseguinte, um estava ajudando o outro nesse processo, seja com palavras, recursos financeiros ou mantendo-os no foco. E foi possível viver uma rica e histórica experiência, em Aracaju”, manifesta o diretor.

 

A competição esportiva foi um sucesso, com jogos disputadíssimos e excelentes performances dos atletas em todas as modalidades: judô, karatê, xadrez, tênis de mesa, ginástica rítmica, natação, futsal, basquete, voleibol e vôlei de praia.

 

O Nordestão Salesiano 2022 contou com o patrocínio do ClipEscola, Jovens Gênios, Aereotur, Hospital de Olhos Santo Antônio, Isaac, Edify, Art Route, Banese Corretora de Seguros, Activesoft, Gotec Engenharia Solar, Rodrigo Costa Hipnoterapeuta e Pisolar. Além dos patrocinadores, o evento teve o apoio institucional da Rede Salesiana Brasil de Escolas, a Inspetoria Salesiana do Nordeste, o Governo de Estado de Sergipe e a Superintendência Especial de Esporte do Estado de Sergipe. 

 

Em 2023, o 36º Nordestão Salesiano será realizado na cidade de Recife (PE). De acordo com a Comissão Central organizadora, o Colégio Salesiano Sagrado Coração sediará a competição que, em breve, divulgará a data oficial do evento. “Vocês sabem dançar frevo? Em 2023 nos encontraremos em Recife”, manifestou o Pe. Euliano Queiroz, durante a festa do atleta. 

 

     

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Mais Recentes

Atletas do Salesiano Dom Bosco conquistam medalhas e melhores marcas no Troféu Sérgio Silva

Entre os dias 26 e 28 de março, os alunos do Salesiano Dom Bosco marcaram presença no Campeonato Nordeste de Natação, o “Troféu Sérgio Silva”, realizado no Parque Aquático do Complexo Esportivo Santos Dumont, em Recife/PE. Representando com excelência o Salesiano RN, os educandos brilharam dentro e fora das piscinas! Um dos grandes destaques foi o atleta Guilherme Lemos Fontoura, da categoria Juvenil 1 (15 anos), que conquistou nada menos que 5 medalhas, sendo: ouro nos 50m e 100m nado peito e 100m nado costas, prata nos 200m nado peito e bronze nos 100m nado borboleta. Também celebramos o desempenho dos alunos Davi Fernandes, Lucas Bianchi e Layla Gomes, que deram um show e retornaram com suas melhores marcas pessoais! Sob a orientação dos professores Bernardo Moraes e Allyson Allan, nossos atletas seguem evoluindo e mostrando que o trabalho em equipe entre escola, família e educandos gera grandes conquistas. “Participamos em igualdade com os melhores atletas do Nordeste. Voltamos felizes e motivados para continuar crescendo”, destacam os educadores.   Fonte: Cileide Siqueira - Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Premiação da Olimpíada OBMEP Mirim no Colégio Salesiano Região Oceânica

Com a intenção de valorizar a participação e o engajamento de alunos dos Anos Iniciais em Olimpíadas Pedagógicas, o Colégio Salesiano Região Oceânica realizou a premiação da OBMEP Mirim 2025, no evento “Família na Escola”, que aconteceu no último sábado, 28 de março. Na programação do evento, estudantes que atualmente estão no 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental receberam seus certificados de Ouro, Prata e Bronze e um bottom temático “Fera da Matemática”. De acordo com a organização, a principal motivação para a criação da Olimpíada Mirim é garantir que alunos mais novos, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, de escolas públicas e privadas do país, possam vivenciar a experiência olímpica tais quais os alunos participantes da OBMEP tradicional (6º ano à 3ª série do Ensino Médio). Parabenizamos os contemplados e seus familiares e aplaudimos o comprometimento com o conhecimento e a paixão pela Matemática. Fonte: Ruan Costa - Inspetoria São João Bosco

Colégio Salesianas Gravatá mobiliza alunos e famílias em projeto ecológico “Óleo que Transforma”.

Projeto incentiva alunos e comunidade a reciclar óleo de cozinha usado para produzir sabão ecológico e detergente, unindo educação ambiental, aprendizado científico e solidariedade para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade. Uma iniciativa que une educação ambiental, solidariedade e participação comunitária está mobilizando alunos e famílias em Gravatá. O Colégio Salesianas Gravatá desenvolve o projeto “Óleo que Transforma”, que incentiva a coleta de óleo de cozinha usado para produção de sabão ecológico e detergente líquido. A proposta envolve estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, que arrecadam o óleo em suas casas e participam de atividades educativas, oficinas e experimentos com abordagem científica, conduzidos pelos professores. Além de estimular a consciência ambiental, o projeto também promove o aprendizado prático de conceitos ligados à química, sustentabilidade e reaproveitamento de resíduos, mostrando como pequenas atitudes podem gerar impactos positivos para a sociedade. Como parte da ação, a escola convida a comunidade a participar do projeto por meio da doação de materiais que serão utilizados no processo de coleta e produção. Podem ser entregues garrafas PET de 2 litros, 1 litro, 500 ml ou 750 ml, óleo de cozinha usado, caixas de sapato e caixas de papelão. As doações foram realizadas até o dia 28 de março, nos pontos de coleta localizados no Colégio Salesianas ou na Secretaria da Paróquia Sant’Ana, em Gravatá. Os produtos confeccionados a partir do óleo reciclado serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade, reforçando o caráter solidário da iniciativa. Segundo a organização do projeto, a ação pretende formar estudantes mais conscientes sobre o cuidado com o meio ambiente e com a chamada “Casa Comum”, conceito presente nas reflexões ambientais do Papa Francisco. A culminância do projeto acontecerá no dia 10 de abril, às 8h, quando será realizada a entrega dos produtos às famílias contempladas, em um momento que reunirá escola, estudantes e comunidade. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (81) 99792-0013 ou presencialmente na Av. Joaquim Didier, 197 – Cruzeiro, Gravatá – PE, CEP 55644-190. Também é possível acompanhar as ações do projeto pelos perfis no Instagram @salesianasgravata e @oleoquetransformasalesianas. A direção da escola também convida a imprensa e a comunidade a conhecer e acompanhar o projeto, que busca transformar um resíduo poluente em uma ação concreta de sustentabilidade, educação científica e solidariedade. Fonte: Anderson Felix, orientador educacional do Colégio Salesianas de Gravatá.

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil