22/03/2022

A Importância do incentivo à leitura

A Importância do incentivo à leitura

As tecnologias atuais, o período de pandemia, as aulas híbridas e todos os desafios que o contexto mundial traz para a sociedade influenciam diretamente na formação e aprendizagem de crianças, adolescente e jovens. Por isso, especialmente para esta geração de jovens nativos digitais, torna-se um desafio ainda maior incentivar a leitura e todos os benefícios que essa prática traz para o desenvolvimento intelectual e pessoal da juventude. “A competência leitora contribui, de forma decisiva, para avanços de qualidade na comunicação oral e escrita, além de potencializar o pensamento crítico e criativo. Um leitor proficiente desenvolve bem, não só habilidades cognitivas, mas também socioemocionais e consegue ter postura protagonista nos processos comunicativos, além de se expressar com mais clareza e assertividade, principalmente, na comunicação escrita. Por isso, o ato de ler, cotidianamente, só traz impactos positivos e ganhos valiosos”, diz a assessora pedagógica da Rede Salesiana Brasil de Escolas, Professora Leoneide Rodrigues.

 

Além de contribuir para o desenvolvimento do vocabulário, ler regularmente ainda ajuda a melhorar a interpretação, a concentração, a memória, a imaginação e a criatividade. Um bom hábito de leitura ajuda a promover a vontade de aprender e ler em família ainda fortalece os laços afetivos. Mas, e quando a criança, adolescente ou jovem não gosta de ler? Esta é uma realidade comum para a juventude nativa digital. O fato é que, nem sempre a leitura consegue concorrer com as inúmeras opções de entretenimento que as tecnologias trouxeram. Por isso, confira algumas ideias de como incentivar a leitura nos dias de hoje:

 

 Priorize assuntos do interesse da criança 

 

Da história dos dinossauros ao livro que inspirou aquele filme que está em alta, o mais importante aqui é tornar a leitura uma parte prazerosa da vida, retirando a conotação normalmente dada à leitura como “obrigação” e tornado a prática algo divertido e leve.

 

 Verifique se a leitura escolhida é apropriada para a idade 

 

Existem livros voltados para bebês, para crianças na pré-escola, até para as mais velhas e os pré-adolescentes. O cuidado com a linguagem adequada pode tornar a leitura uma experiência inesquecível ou um momento frustrante. Tudo interfere, desde a linguagem e vocabulário usados até a relação do texto com as ilustrações, por isso a escolha do tipo de leitura de acordo com a idade é tão importante.

 

 Dificuldades de leitura podem ser uma frustração 

 

Na instauração e durante o desenvolvimento do hábito da leitura, é de grande valia se atentar às possíveis dificuldades que as crianças possam apresentar. Desde um problema na aquisição da linguagem ou na alfabetização, uma dificuldade de interpretação do texto ou até mesmo problemas de vista ou neurológicos podem tornar a experiência de leitura uma grande frustração. Assim, é preciso que o estímulo permaneça, porém, sempre respeitando o tempo e ritmo de cada um(a) e, se for necessário, o apoio de especialistas como psicoterapeutas pode ser um grande aliado na solução precoce dessas dificuldades.

 

 Leitura divertida é a melhor pedida! 

 

Especialmente no início da aquisição da leitura, ações como dar vida aos personagens, encenar os papéis e criar efeitos sonoros são práticas que podem fazer da leitura algo muito divertido, uma vez que já é comprovado que a diversão ajuda no aprendizado. Tirar o rótulo de que leitura é uma obrigação e tornar o momento uma brincadeira pode ser o diferencial para que o hábito se instaure de forma leve e permanente.

 

 Quer que seus filhos e filhas leiam? Então dê o exemplo! 

 

Assim como qualquer hábito, a leitura precisa ser praticada todos os dias, e quando os pequenos veem seus familiares lendo jornais, revistas e livros com frequência, internalizam que esse hábito é importante no dia a dia. Por isso, escolher um horário para leitura, ler em família (cada um com seu livro) ou para a família, além de estreitarem os laços, ainda tornam a leitura um evento prazeroso também dentro de casa.

 

 Você já ouviu falar em passeios de leitura? 

 

Visitar bibliotecas e livrarias pode ser uma experiência incrível. Desde encontrar locais diferentes e aconchegantes para leitura até deixar as crianças, adolescentes e jovens livres para explorar as prateleiras de livros e encontrarem seus favoritos, pode se tornar uma nova forma de lazer para toda a família.

 

 Diferentes gêneros literários também podem ser aliados 

 

Clássicos, best sellers, histórias em quadrinhos, poemas, contos de fadas, histórias reais, são tantas as opções de leitura que a diversidade pode ser uma grande aliada no incentivo à leitura. “Se apresentamos aos nossos estudantes situações diversas de leitura, oferecemos, também, possibilidades para que eles desenvolvam capacidades de estabelecer relações, posicionar-se diante do que percebem, leem e compreendem do objeto de leitura; interagir com o mundo, por meio das temáticas e dos diferentes gêneros textuais. Assim, explorar a leitura, em todas as suas possibilidades, contribui para que se alcance uma condição de “antenados” às diversas formas de linguagem e aos recursos de uso e de leitura dessas linguagens, de modo a impulsionar o SABER FAZER da leitura, com mais autonomia e protagonismo”, diz a Professora Leoneide Rodrigues.

 

 Relações saudáveis com as tecnologias são bem-vindas 

 

Regular o tempo e os locais de uso de dispositivos digitais na infância é muito importante, especialmente para incentivar o interesse dos pequenos nas atividades off-line como brincadeiras ao ar livre e a leitura. Mesmo assim, existem inúmeras plataformas de incentivo à leitura que também podem ser utilizadas no processo, desde que um controle de tempo de uso dos dispositivos seja respeitado. “Nesse período de isolamento social, causado pela COVID-19, graças às ferramentas tecnológicas disponíveis e à criatividade de profissionais e de pessoas em geral, são vários os exemplos de práticas de leitura já divulgados”, comenta a Professora Leoneide Rodrigues.

 

Confira abaixo algumas opções de plataformas de incentivo à leitura que podem apoiar crianças, adolescentes e jovens, bem como a família e professores no incentivo deste hábito tão essencial para o desenvolvimento humano:

 

  

 

É uma das ações do Programa Nacional de Alfabetização (PNA), lançado pelo MEC, para fomentar a elevação da qualidade dos processos de alfabetização da criança.

 

  

 

Conheça as histórias das Santidades Salesianas de um jeito que você nunca viu antes, em forma de Gibi e linguagem atualizada para as diversas idades da juventude. 

 

  

 

O Projeto da Fundação Educar DPaschoal publica e distribui livros infanto-juvenis com conteúdos que incentivam a leitura e o prazer na busca pelo conhecimento.

 

  

 

 

Fonte: RSB-Comunicação

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No dia 13 de agosto, a Rede Salesiana Brasil promoveu o terceiro encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, reunindo 45 Coordenadoras em uma tarde de estudo, partilha e reflexão. Conduzido pela formadora Caroline Cardoso, o encontro abordou o tema documentação pedagógica, reforçando o compromisso da RSB em qualificar a atuação das coordenações como formadoras de equipes. A formadora iniciou o encontro apresentando os fundamentos da documentação pedagógica e suas possibilidades como instrumento de acompanhamento, avaliação formativa e diálogo entre professores, crianças e famílias. “A documentação pedagógica nos convida a enxergar o processo educativo para além dos resultados. Ela torna visível o percurso das crianças, valoriza suas descobertas e permite que professores e famílias dialoguem a partir de evidências concretas da aprendizagem e do desenvolvimento.”, destacou Caroline. Mais do que simples registros, a documentação pedagógica foi apresentada como uma ferramenta que possibilita tornar visíveis os processos de aprendizagem das crianças, fortalecendo a intencionalidade pedagógica e a comunicação no ambiente educativo salesiano. Conforme consta no Caderno 2 do Currículo da Rede Salesiana Brasil (p. 62): “Acompanhar as aprendizagens e o desenvolvimento de cada criança e do grupo é compromisso que precisa ser incorporado à prática cotidiana docente. Não se trata de organizar ferramentas para, em determinados momentos, verificar as aprendizagens das crianças com a intenção de aferir se elas conseguiram ou não atingir determinados objetivos. Ao contrário, a ideia é realizar, ao longo de todo o ano, ações de acompanhamento e de avaliação dos processos e construir uma documentação que subsidie o (re)planejamento dos contextos educativos. Para tanto, o Currículo da RSB sugere a mobilização de quatro valiosas ações de acompanhamento: observar; registrar; interpretar; comunicar.”  (p. 62) Reflexão em grupos e produção coletiva Após a fundamentação teórica, as participantes reuniram-se em pequenos  grupos para analisar exemplos de registros pedagógicos. A partir dessa análise, discutiram duas perguntas centrais: O que enxergamos em relação a processos de aprendizagem das crianças neste registro? O que gostaríamos que as professoras percebessem na análise desta documentação? As contribuições coletivas das coordenações foram sistematizadas em um mural digital. Continuidade do itinerário formativo O encontro integra o percurso iniciado em março, que já contou com reflexões sobre currículo e práticas pedagógicas e sobre as competências formadoras das coordenações pedagógicas. Acesse abaixo as matérias dos dois primeiros encontros: Primeiro encontro (currículo e práticas pedagógicas) Segundo encontro (competências formadoras das coordenações pedagógicas) Ao aprofundar o estudo sobre a documentação pedagógica, a RSB reafirma sua missão de promover uma educação integral e de qualidade, em que cada contato se torna oportunidade de refletir sobre o desenvolvimento das crianças e de valorizar suas conquistas. Esse percurso formativo busca fortalecer as coordenações pedagógicas como lideranças educativas, que, em comunhão com suas equipes, acompanham com atenção e esperança cada criança. Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

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Presenças salesianas do Brasil celebram o aniversário de Dom Bosco

A natividade de São João Bosco, 16 de agosto, é celebrada em todas as obras dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora. Mais do que uma data comemorativa, a ocasião é vivida como um momento de renovação do carisma salesiano e de união entre os diversos espaços educativos e pastorais. Como ocorre tradicionalmente, as escolas, obras e inspetorias salesianas promoveram diversas iniciativas para marcar o aniversário e o legado de Dom Bosco. Neste ano, essas iniciativas incluíram desde missas solenes e oratórios festivos até a criação de um livro de colorir inspirado no fenômeno editorial Boob Goods. Confira!   “Bosco Goods” A Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) celebrou 210 anos de Dom Bosco com entrega do “Bosco Goods”, um livro de colorir comemorativo criado pela Coordenadoria de Comunicação da MSMT. O livro foi entregue aos colaboradores da sede inspetorial na sexta-feira, 15 de agosto, durante o tradicional “Bom Dia”. Junto ao “Bosco Goods”, os colaboradores também receberam um livro sobre a história de Dom Bosco, complementando a celebração dos 210 anos do fundador da Família Salesiana. Com desenhos que retratam a história e missão salesiana em Mato Grosso, o “Bosco Goods” apresenta ilustrações sobre a chegada dos primeiros salesianos a Cuiabá, em 1894, a presença de Dom Bosco junto aos povos indígenas Boe-Bororo e Xavantes, além de homenagens aos Servos de Deus Padre Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo. O material também inclui desenhos do UniSALESIANO de Araçatuba e devoções específicas da Inspetoria, como Santo Afonso Maria de Ligório.   Colégio Salesiano São Gonçalo, MT O Colégio Salesiano São Gonçalo, em Cuiabá, MT, realizou, no dia 15 de agosto, uma programação que uniu a comemoração em memória a São João Bosco e o Dia do Estudante. Organizada pela equipe de Pastoral do Colégio, a ação buscou fortalecer vínculos da comunidade educativa e valorizar o carisma herdado de Dom Bosco. Pela manhã, estudantes do Ensino Médio participaram de uma missa no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora. Em seguida, houve a entrega de medalhas das Olimpíadas Salesianas. Já alunos do Fundamental (Anos Iniciais e Finais) participaram do “Intervalo Cultural de Dom Bosco”, com música e participação do mascote “Dom Bosquinho Hannah”. No período da tarde, os estudantes do Fundamental (Anos Iniciais e Finais) também participaram de uma celebração no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora. Logo depois, uma nova festa foi realizada, com a premiação das olimpíadas, distribuição de sorvetes e presença do mascote Dom Bosquinho Hannah.   Casa Dom Bosco e dos Salesianos Ampare, MS Os Educandos da Casa Dom Bosco e dos Salesianos Ampare de Campo Grande, MS, se reuniram, no dia 16 de agosto, para uma celebração especial em homenagem ao “Pai e Mestre da Juventude”. A programação iniciou com uma animação promovida pelos pós-noviços do Instituto São Vicente. O momento descontraído deu o tom festivo ao evento, seguido pelo tradicional café da manhã compartilhado entre os participantes. O momento de oração foi conduzido pelo padre Osmar Bezutte, que explicou às crianças presentes o significado da data e a importância de Dom Bosco para a educação salesiana. O ponto alto das atividades culturais foi a apresentação dos alunos de música da Casa Dom Bosco, sob orientação do professor Maycon Vianna. O grupo utilizou diversos instrumentos, incluindo violão, triângulo, ukulele e surdo, demonstrando o trabalho desenvolvido na área musical da instituição.   Paróquia São João Bosco, SP A comunidade da Paróquia São João Bosco, em Lins, SP, celebrou a festa em honra ao Pai e Mestre da Juventude no dia 16 de agosto. Famílias e jovens ocuparam a Matriz paroquial para participar da santa missa solene, presidida por dom João Gilberto de Moura e concelebrada pelo pároco, padre Denílson Bezerra Ferreira. Durante a homilia, o bispo recordou o exemplo de Dom Bosco e destacou a necessidade de viver com confiança em Deus. Após a homilia, os Salesianos Cooperadores renovaram suas promessas diante da comunidade e da Família Salesiana. O gesto reafirmou o vínculo com a missão de educar e evangelizar os jovens. Ao final, a comunidade proclamou com vigor a devoção ao santo fundador.   Colégio Salesiano Dom Bosco, RS O aniversário dos 210 anos de nascimento de Dom Bosco foi celebrado pela comunidade educativa do Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre, RS, com o “Recreio Amigo Especial”, com uma hora de duração. No turno da manhã, as atividades iniciaram no Ginásio de Esportes com acolhida das direções salesiana e executiva, representadas pelo padre Leandro Brum Pinheiro e Flávia Mentges. Padre Leandro apresentou ao grupo a relíquia de Dom Bosco, que o colégio armazena em sua Capela desde 1984. O momento de espiritualidade contou com a participação dos integrantes da Articulação da Juventude Salesiana, que relembraram a história de vida de Dom Bosco e a sua trajetória até a santidade. No turno da tarde, foi realizado um parabéns coletivo a Dom Bosco, com a participação dos alunos da Educação Infantil e do Fundamental (Anos Iniciais e Finais).   Presença salesiana de Goiânia, GO Entre os dias 7 e 16 de agosto, a Presença Salesiana de Goiânia, GO, realizou a Semana de Dom Bosco com atividades que integraram todos os ambientes de missão compostos pela: Paróquia São João Bosco, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Colégio Salesiano Goiânia, CESAM Goiânia, Oratório Festivo Dom Bosco, Oratório Festivo Bartolomeu Garelli, Centro Juvenil São Domingos Sávio. As duas comunidades paroquiais realizaram a Novena da Natividade de São João Bosco, entre os dias 7 e 15 de agosto. No primeiro dia da novena, houve a missa com a dedicação do novo altar da Paróquia São João Bosco, celebrada pelo arcebispo de Goiânia, dom João Justino. No último dia, a Presença Salesiana de Goiânia também se reuniu para a celebração eucarística com a procissão de encerramento da novena. No dia 16 de agosto, a paróquia celebrou a missa solene e a festa de São João Bosco. No Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia, os adolescentes e jovens do Programa de Socioaprendizagem participaram de uma acolhida dedicada a Dom Bosco. Além do momento de oração e reflexão, os aprendizes também se divertiram em um quiz de perguntas e respostas sobre vida e trajetória de Dom Bosco. As crianças do Salesiano Goiânia tiveram momentos dedicados ao aprendizado sobre a história e os sonhos de São João Bosco, especialmente o dos 9 anos. Além disso, os estudantes também participaram de uma gincana especial e foram surpreendidos quando o “próprio” Dom Bosco apareceu para brincar com eles. Junto à leitura e comentário do evangelho do dia, a acolhida com as famílias dos alunos também abordou ensinamentos de Dom Bosco e suas aplicações na vida da comunidade escolar. Para reunir todos os ambientes de missão em um momento de comemoração e fraternidade, a Presença Salesiana de Goiânia promoveu uma das atividades mais características da identidade carismática: o Oratório Festivo São João Bosco. Ele foi realizado na manhã do dia 16 de agosto, no complexo educativo-pastoral que integra colégio, CESAM e Paróquia São João Bosco. O encontro foi um momento de alegria, partilha e espírito salesiano. A santa missa iniciou a programação, que contou com diversos jogos, brinquedos, brincadeiras e roda de capoeira para as crianças, adolescentes e jovens de todas as casas salesianas. Além da diversão, os participantes também ganharam lanche, pipoca, algodão-doce, picolé e um almoço especial.   Salesiano Recife, PE O Salesiano Recife promoveu uma semana de atividades para celebrar o aniversário de Dom Bosco, mobilizando alunos, famílias, educadores e colaboradores em um clima de entusiasmo e gratidão. O ponto alto da programação foi a santa missa, celebrada pelo padre Ildelsfonso Mesquita, diretor do Salesiano Recife, em ação de graças pela vida e missão de Dom Bosco. A liturgia, marcada por cânticos, orações e participação dos próprios alunos, trouxe à tona a espiritualidade que une a Família Salesiana em todo o mundo.    Salesiano Carpina, PE O Colégio Salesiano Carpina celebrou o aniversário de Dom Bosco, no dia 18 de agosto, com uma celebração que envolveu toda a comunidade escolar. A programação começou com a santa missa, celebrada pelo diretor, padre Rodrigo Menezes, SDB, que apresentou uma reflexão sobre o Pai e Mestre da Juventude. Em seguida, todos participaram de um oratório festivo marcado por muita diversão.   Centro Educacional Dom Bosco, RN O Centro Educacional Dom Bosco em Natal, RN, celebrou o aniversário de Dom Bosco com momentos de fé, fraternidade e festa. A comemoração teve início com um ofício de oração, reunindo a comunidade em espírito de gratidão e esperança, recordando o legado de Dom Bosco na missão de educar e evangelizar os jovens. Em seguida, foi feito um almoço festivo da Família Salesiana, marcado pela partilha, convivência e fortalecimento dos laços de amizade. À noite, a comunidade se reuniu para a santa missa, momento central da celebração, em que todos elevaram suas preces e agradeceram pela vida e obra de Dom Bosco, pedindo que sua missão continue inspirando o trabalho com as crianças, adolescentes e jovens.   Centro Juvenil São João Batista, MT O Centro Juvenil São João Batista em Poxoréu, MT, realizou no último sábado, 16 de agosto, uma festa especial em comemoração à natividade de Dom Bosco. O evento reuniu alunos, educadores, famílias e membros da comunidade salesiana em um dia marcado pela integração, espiritualidade e celebração dos valores educativos deixados pelo santo educador. As atividades tiveram início às 8h da manhã com uma missa solene celebrada para todos os alunos do Centro Juvenil. A celebração eucarística foi presidida pelo padre Guilherme Morales, com a presença do padre Osmar Orotides Resende, diretor da presença salesiana de Primavera do Leste. Durante a missa, foram realizados dois momentos especiais que marcaram a importância da data. Os salesianos cooperadores renovaram suas promessas, reafirmando seu compromisso com a missão educativa e evangelizadora de Dom Bosco. Simultaneamente, as Filhas de Maria Auxiliadora celebraram os 130 anos de presença no Brasil, destacando a rica história da congregação feminina salesiana no país.   Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, PR No dia 16 de agosto, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Ponta Grossa, PR, reuniu a comunidade para celebrar os 210 anos do nascimento de São João Bosco. A celebração iniciou pela manhã com uma carreata organizada pelas coordenações de pastorais da comunidade matriz. Fiéis de diferentes comunidades da paróquia participaram com veículos enfeitados e buzinas, percorrendo as principais ruas dos bairros da paróquia. À noite, a comunidade se reuniu para a celebração eucarística em ação de graças, dinamizada pela Articulação da Juventude Salesiana (AJS). A missa foi presidida pelo pároco, padre Renato dos Santos, e concelebrada pelo padre Severino Piccinini, com a presença dos diáconos Augusto Rotta e José Joanir Alves de Oliveira.   Novo Lar, RS No último final de semana, o Novo Lar, em Porto Alegre, RS, promoveu um almoço solidário como parte das celebrações do aniversário de Dom Bosco, reunindo famílias, educadores, jovens e apoiadores em uma grande festa de fé, partilha e solidariedade. A programação contou com a presença da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Coordenadoria da Juventude, que ofereceram diversos serviços à comunidade. O almoço, marcado pelo tradicional carreteiro, trouxe não apenas sabor, mas também significado, fortalecendo o espírito de união e esperança. A festa foi enriquecida com atrações musicais, feirinha de panificação, brechó e a alegria das crianças nos brinquedos infláveis.   Centro Juvenil Salesiano, RJ O Centro Juvenil Salesiano - Oratório Mamãe Margarida – promoveu, no dia 16 de agosto, a tradicional "Festa da Família + Dia de Dom Bosco", uma manhã especial marcada por encontros, atividades culturais e muita alegria, reunindo educandos, familiares e educadores. A abertura do evento foi conduzida pelo gerente social, Alexandre, que destacou a importância da participação das famílias na formação das crianças e adolescentes. Em seguida, o coordenador de Pastoral da Presença Salesiana de Niterói, Renato Freitas, guiou um momento de oração e reflexão, lembrando a vida e o legado de São João Bosco. A programação contou com uma emocionante apresentação teatral feita pelas crianças do grupo "Sonho de Dom Bosco". A peça retratou a trajetória inspiradora de Dom Bosco e encantou o público presente. Outro momento de destaque foi a apresentação dos educandos da oficina de capoeira, coordenada pelo Mestre Jabá. Em sua estreia diante do público, os jovens demonstraram talento, disciplina e muito carisma.   Colégio Santa Teresa, MS A comunidade educativa do Colégio Santa Teresa de Corumbá, MS, celebrou os 210 anos de nascimento de Dom Bosco, no dia 15 de agosto, com uma programação organizada junto aos educadores da instituição. As atividades ocorreram no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora. Pela manhã, os estudantes do Ensino Fundamental I se reuniram em celebração e logo depois houve a santa missa para o Fundamental II e Ensino Médio. À tarde, as crianças do Fundamental I retornaram ao santuário para outra celebração.   Lar Padre Jacó, SC Na sexta-feira, 15 de agosto, aconteceu no Lar Padre Jacó, de Itajaí, SC, a 5ª Edição do Show de Talentos. O evento combinou tradição, homenagem e memória salesiana. A programação começou com a acolhida de todos os convidados e famílias e contou com uma participação especial da Tríade – Cia de Dança de Rua, que na formação atual de seus bailarinos conta com egressos da instituição, descobertos em edições anteriores do Show de Talentos.  As apresentações foram variadas: mostra de desenhos, dança e canto. As apresentações e exposição de desenhos fizeram a alegria dos participantes e espectadores. A música, a arte e a dança, sempre ocuparam lugar de destaque em todas as casas salesianas do mundo inteiro, pois, na pedagogia de Dom Bosco, são consideradas um fator educativo e que tem um grande poder de influenciar para o bem os destinatários.   Boletim Salesiano com informações das Inspetorias Salesianas

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