A Importância do incentivo à leitura
22/03/2022

A Importância do incentivo à leitura

A Importância do incentivo à leitura

As tecnologias atuais, o período de pandemia, as aulas híbridas e todos os desafios que o contexto mundial traz para a sociedade influenciam diretamente na formação e aprendizagem de crianças, adolescente e jovens. Por isso, especialmente para esta geração de jovens nativos digitais, torna-se um desafio ainda maior incentivar a leitura e todos os benefícios que essa prática traz para o desenvolvimento intelectual e pessoal da juventude. “A competência leitora contribui, de forma decisiva, para avanços de qualidade na comunicação oral e escrita, além de potencializar o pensamento crítico e criativo. Um leitor proficiente desenvolve bem, não só habilidades cognitivas, mas também socioemocionais e consegue ter postura protagonista nos processos comunicativos, além de se expressar com mais clareza e assertividade, principalmente, na comunicação escrita. Por isso, o ato de ler, cotidianamente, só traz impactos positivos e ganhos valiosos”, diz a assessora pedagógica da Rede Salesiana Brasil de Escolas, Professora Leoneide Rodrigues.

 

Além de contribuir para o desenvolvimento do vocabulário, ler regularmente ainda ajuda a melhorar a interpretação, a concentração, a memória, a imaginação e a criatividade. Um bom hábito de leitura ajuda a promover a vontade de aprender e ler em família ainda fortalece os laços afetivos. Mas, e quando a criança, adolescente ou jovem não gosta de ler? Esta é uma realidade comum para a juventude nativa digital. O fato é que, nem sempre a leitura consegue concorrer com as inúmeras opções de entretenimento que as tecnologias trouxeram. Por isso, confira algumas ideias de como incentivar a leitura nos dias de hoje:

 

 Priorize assuntos do interesse da criança 

 

Da história dos dinossauros ao livro que inspirou aquele filme que está em alta, o mais importante aqui é tornar a leitura uma parte prazerosa da vida, retirando a conotação normalmente dada à leitura como “obrigação” e tornado a prática algo divertido e leve.

 

 Verifique se a leitura escolhida é apropriada para a idade 

 

Existem livros voltados para bebês, para crianças na pré-escola, até para as mais velhas e os pré-adolescentes. O cuidado com a linguagem adequada pode tornar a leitura uma experiência inesquecível ou um momento frustrante. Tudo interfere, desde a linguagem e vocabulário usados até a relação do texto com as ilustrações, por isso a escolha do tipo de leitura de acordo com a idade é tão importante.

 

 Dificuldades de leitura podem ser uma frustração 

 

Na instauração e durante o desenvolvimento do hábito da leitura, é de grande valia se atentar às possíveis dificuldades que as crianças possam apresentar. Desde um problema na aquisição da linguagem ou na alfabetização, uma dificuldade de interpretação do texto ou até mesmo problemas de vista ou neurológicos podem tornar a experiência de leitura uma grande frustração. Assim, é preciso que o estímulo permaneça, porém, sempre respeitando o tempo e ritmo de cada um(a) e, se for necessário, o apoio de especialistas como psicoterapeutas pode ser um grande aliado na solução precoce dessas dificuldades.

 

 Leitura divertida é a melhor pedida! 

 

Especialmente no início da aquisição da leitura, ações como dar vida aos personagens, encenar os papéis e criar efeitos sonoros são práticas que podem fazer da leitura algo muito divertido, uma vez que já é comprovado que a diversão ajuda no aprendizado. Tirar o rótulo de que leitura é uma obrigação e tornar o momento uma brincadeira pode ser o diferencial para que o hábito se instaure de forma leve e permanente.

 

 Quer que seus filhos e filhas leiam? Então dê o exemplo! 

 

Assim como qualquer hábito, a leitura precisa ser praticada todos os dias, e quando os pequenos veem seus familiares lendo jornais, revistas e livros com frequência, internalizam que esse hábito é importante no dia a dia. Por isso, escolher um horário para leitura, ler em família (cada um com seu livro) ou para a família, além de estreitarem os laços, ainda tornam a leitura um evento prazeroso também dentro de casa.

 

 Você já ouviu falar em passeios de leitura? 

 

Visitar bibliotecas e livrarias pode ser uma experiência incrível. Desde encontrar locais diferentes e aconchegantes para leitura até deixar as crianças, adolescentes e jovens livres para explorar as prateleiras de livros e encontrarem seus favoritos, pode se tornar uma nova forma de lazer para toda a família.

 

 Diferentes gêneros literários também podem ser aliados 

 

Clássicos, best sellers, histórias em quadrinhos, poemas, contos de fadas, histórias reais, são tantas as opções de leitura que a diversidade pode ser uma grande aliada no incentivo à leitura. “Se apresentamos aos nossos estudantes situações diversas de leitura, oferecemos, também, possibilidades para que eles desenvolvam capacidades de estabelecer relações, posicionar-se diante do que percebem, leem e compreendem do objeto de leitura; interagir com o mundo, por meio das temáticas e dos diferentes gêneros textuais. Assim, explorar a leitura, em todas as suas possibilidades, contribui para que se alcance uma condição de “antenados” às diversas formas de linguagem e aos recursos de uso e de leitura dessas linguagens, de modo a impulsionar o SABER FAZER da leitura, com mais autonomia e protagonismo”, diz a Professora Leoneide Rodrigues.

 

 Relações saudáveis com as tecnologias são bem-vindas 

 

Regular o tempo e os locais de uso de dispositivos digitais na infância é muito importante, especialmente para incentivar o interesse dos pequenos nas atividades off-line como brincadeiras ao ar livre e a leitura. Mesmo assim, existem inúmeras plataformas de incentivo à leitura que também podem ser utilizadas no processo, desde que um controle de tempo de uso dos dispositivos seja respeitado. “Nesse período de isolamento social, causado pela COVID-19, graças às ferramentas tecnológicas disponíveis e à criatividade de profissionais e de pessoas em geral, são vários os exemplos de práticas de leitura já divulgados”, comenta a Professora Leoneide Rodrigues.

 

Confira abaixo algumas opções de plataformas de incentivo à leitura que podem apoiar crianças, adolescentes e jovens, bem como a família e professores no incentivo deste hábito tão essencial para o desenvolvimento humano:

 

  

 

É uma das ações do Programa Nacional de Alfabetização (PNA), lançado pelo MEC, para fomentar a elevação da qualidade dos processos de alfabetização da criança.

 

  

 

Conheça as histórias das Santidades Salesianas de um jeito que você nunca viu antes, em forma de Gibi e linguagem atualizada para as diversas idades da juventude. 

 

  

 

O Projeto da Fundação Educar DPaschoal publica e distribui livros infanto-juvenis com conteúdos que incentivam a leitura e o prazer na busca pelo conhecimento.

 

  

 

 

Fonte: RSB-Comunicação

Mais Recentes

Seminário de Boas Práticas da Coleção Nautas fortalece a missão educativa e o protagonismo infantil nas escolas da Inspetoria São Pio X

Educadoras das escolas salesianas do Sul do Brasil compartilharam experiências pedagógicas inspiradoras que evidenciam a criatividade, o protagonismo e a vivência do carisma salesiano nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na última terça-feira, 7 de outubro, educadoras de toda a Inspetoria São Pio X (BPA) participaram de um Seminário de Boas Práticas da Coleção Nautas, em formato online, reunindo diretoras, coordenadoras, orientadoras e professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O encontro foi promovido em sintonia com a Rede Salesiana Brasil - RSB e teve como objetivo fortalecer a comunhão e a partilha de experiências pedagógicas inspiradas na metodologia e nos valores salesianos. Mais do que um espaço de apresentações, o Seminário se configurou como um momento de comunhão, aprendizado e espiritualidade educativa, refletindo o compromisso conjunto de oferecer uma educação integral, criativa e transformadora. Cada escola apresentou uma prática pedagógica significativa, cuidadosamente escolhida para representar o trabalho desenvolvido com os estudantes a partir da Coleção Nautas. As experiências revelaram o entusiasmo das educadoras e o protagonismo infantil que permeiam as atividades cotidianas das comunidades educativas. Entre as práticas apresentadas, destacaram-se experiências que integraram leitura, ciências, matemática e sustentabilidade, sempre em diálogo com o Currículo da RSB e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Práticas que inspiram e transformam O Colégio São Paulo, de Ascurra (SC) apresentou o projeto “Desvendando a Poesia: Uma Aventura Literária”, que convidou os estudantes do 2º ano a criar e ilustrar seus próprios poemas, culminando na produção de um livro coletivo. Do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Bagé (RS), veio a prática “Os ODS e a vida no planeta”, na qual os alunos do 5º ano refletiram sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o papel de cada um na construção de um mundo mais justo e sustentável. O Colégio Salesiano, de Balneário Camboriú (SC) apresentou o projeto “Navegando entre histórias”, que transformou a leitura em uma jornada prazerosa e colaborativa, com atividades criativas como podcasts e releituras literárias. De Itajaí (SC), o Colégio Salesiano compartilhou a prática “No passo a passo das operações matemáticas”, que, com base na abordagem maker da Coleção Nautas, incentivou a experimentação e o raciocínio lógico nas aulas de Matemática. O Colégio Salesiano Dom Bosco, de Porto Alegre (RS), apresentou “Viajando pelo corpo humano”, uma experiência investigativa e colaborativa que ampliou o conhecimento científico e o interesse dos estudantes. Já o Colégio Salesiano Leão XIII, de Rio Grande/RS trouxe “Do livro ao jornal: o olhar curioso que transforma vivências em notícias”, no qual alunos do 1º ano mergulharam no universo das notícias, desenvolvendo leitura, escrita e oralidade de forma lúdica. De Rio do Sul (SC), o Colégio Salesiano Dom Bosco apresentou “Planeta azul em boas mãos!”, projeto que envolveu as crianças em vivências de cuidado com a natureza e incentivo à preservação da casa comum. Encerrando a sequência, o Colégio Salesiano Dom Bosco, de Santa Rosa (RS) encantou com o “Clubinho da Leitura”, uma iniciativa que une escola e família em torno do prazer de ler, com crianças levando para casa o “Carrinho da Leitura” e tornando-se contadoras de histórias. Um espaço de comunhão e missão compartilhada Todas as práticas seguiram os critérios e orientações da RSB para a partilha de Boas Práticas, de forma coerente com a proposta pedagógica e o carisma salesiano. Uma das práticas será escolhida para representar a Inspetoria São Pio X no IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2025. Para Maria Elvira Menegassi, coordenadora das Escolas da Inspetoria São Pio X, o Seminário foi um momento de fortalecimento da missão educativa: “O Seminário de Boas Práticas foi um momento profundamente significativo para a Inspetoria São Pio X, pois fortaleceu nossa identidade e o sentido de coletividade na construção de práticas pedagógicas inovadoras. Ao compartilhar experiências, ampliamos horizontes, inspiramos novas ações e reafirmamos o compromisso com uma educação integral, criativa e transformadora. Cada boa prática, fundamentada na Coleção Nautas, evidencia o protagonismo dos estudantes e a dedicação das educadoras, lembrando-nos de que aprender juntos é o caminho mais fecundo para renovar e fortalecer nossa missão educativa.” Com o olhar voltado para o futuro e o coração enraizado no carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, o Seminário de Boas Práticas reafirmou a força da rede de educadoras(es) salesianas(os) que, dia após dia, conduzem suas “naus” com esperança, criatividade e amor educativo, rumo a novos horizontes de aprendizagem e evangelização. Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Orgulho Salesiano: Luiza Teixeira conquista quatro medalhas nos Jogos da Juventude 2025

A estudante e atleta Luiza Teixeira Araújo, de 16 anos, aluna do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, se destacou nos Jogos da Juventude 2025, ocorrido em Brasília, durante setembro, e organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Representando o Estado do Rio de Janeiro, Luiza conquistou Ouro, Prata e dois Bronzes, reafirmando seu talento, dedicação e amor pelo esporte.Nossa aluna garantiu Ouro no revezamento 4x100 metros rasos, Prata no pentatlo, prova que reúne 100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, salto em distância e 800 metros, e Bronze em duas provas: 100 metros com barreiras e revezamento 4x400 metros rasos misto. As conquistas reforçam sua posição entre os principais nomes da nova geração do atletismo nacional.   “Eu fico muito feliz por todo o apoio que o Castelo me dá, por sempre estar torcendo por mim e de representar e levar o nome da escola para todo o Brasil”, declarou Luiza, emocionada. Segundo ela, o amor pelo esporte é o que a impulsiona diariamente: “Praticar esporte me deixa muito feliz”.   O Colégio Castelo celebrou com orgulho o desempenho da aluna, destacando o compromisso da instituição com a formação integral dos estudantes. A escola acredita que o esporte é um caminho essencial para o desenvolvimento da disciplina, do equilíbrio emocional e do espírito de equipe, valores que caminham junto com o aprendizado acadêmico.   A trajetória de Luiza inspira toda a comunidade escolar. Seu exemplo de determinação, alegria e gratidão reflete o espírito do Castelo: uma escola que acredita no potencial dos jovens e incentiva cada um a alcançar seus sonhos, com felicidade, dentro e fora das pistas.   Texto: Paolla Itagiba do INSG Castelo

Jornada Formativa em Fortaleza fortalece a missão educativa e a identidade salesiana

Hoje, 7 de outubro, o Colégio Salesiano de Fortaleza (CE) é palco de um importante momento de formação e integração: a Jornada Formativa para Gestores, promovida pela Rede Salesiana Brasil (RSB). O encontro reune cerca de 25 representantes das unidades salesianas de Fortaleza (CE), Aracati (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Petrolina (PE), em um espaço dedicado ao estudo, à reflexão e ao fortalecimento da missão educativa salesiana. A formação teve como foco o Caderno 6 do Currículo da Rede Salesiana Brasil, que apresenta os Parâmetros de Qualidade Institucional, um referencial essencial para consolidar processos de gestão pedagógica, pastoral e administrativa em sintonia com a identidade salesiana. Coordenada pelo gestor educacional nacional, Anderson Leal, com o apoio dos gestores educacionais inspetoriais, Jonathas Sacramento e Valéria Rodrigues, a jornada tem sido conduzida pelo Pe. Leandro Brum Pinheiro, da Inspetoria São Pio X. Em sua condução, o sacerdote provocou reflexões profundas sobre a coerência entre teoria e prática, convidando os participantes a repensarem suas realidades locais à luz dos princípios que orientam a educação integral e transformadora. Durante o encontro, os gestores puderam dialogar, trocar experiências e identificar caminhos comuns para fortalecer o compromisso com a qualidade educativa, sempre inspirados pelo carisma de Dom Bosco. Mais do que um momento formativo, a jornada se revela como um espaço de comunhão, aprendizado e renovação da missão, reafirmando o compromisso das presenças salesianas do Nordeste com uma educação que evangeliza, transforma e promove a vida.Angélica Novais com informações de Anderson Leal

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil