22/03/2022

A Importância do incentivo à leitura

A Importância do incentivo à leitura

As tecnologias atuais, o período de pandemia, as aulas híbridas e todos os desafios que o contexto mundial traz para a sociedade influenciam diretamente na formação e aprendizagem de crianças, adolescente e jovens. Por isso, especialmente para esta geração de jovens nativos digitais, torna-se um desafio ainda maior incentivar a leitura e todos os benefícios que essa prática traz para o desenvolvimento intelectual e pessoal da juventude. “A competência leitora contribui, de forma decisiva, para avanços de qualidade na comunicação oral e escrita, além de potencializar o pensamento crítico e criativo. Um leitor proficiente desenvolve bem, não só habilidades cognitivas, mas também socioemocionais e consegue ter postura protagonista nos processos comunicativos, além de se expressar com mais clareza e assertividade, principalmente, na comunicação escrita. Por isso, o ato de ler, cotidianamente, só traz impactos positivos e ganhos valiosos”, diz a assessora pedagógica da Rede Salesiana Brasil de Escolas, Professora Leoneide Rodrigues.

 

Além de contribuir para o desenvolvimento do vocabulário, ler regularmente ainda ajuda a melhorar a interpretação, a concentração, a memória, a imaginação e a criatividade. Um bom hábito de leitura ajuda a promover a vontade de aprender e ler em família ainda fortalece os laços afetivos. Mas, e quando a criança, adolescente ou jovem não gosta de ler? Esta é uma realidade comum para a juventude nativa digital. O fato é que, nem sempre a leitura consegue concorrer com as inúmeras opções de entretenimento que as tecnologias trouxeram. Por isso, confira algumas ideias de como incentivar a leitura nos dias de hoje:

 

 Priorize assuntos do interesse da criança 

 

Da história dos dinossauros ao livro que inspirou aquele filme que está em alta, o mais importante aqui é tornar a leitura uma parte prazerosa da vida, retirando a conotação normalmente dada à leitura como “obrigação” e tornado a prática algo divertido e leve.

 

 Verifique se a leitura escolhida é apropriada para a idade 

 

Existem livros voltados para bebês, para crianças na pré-escola, até para as mais velhas e os pré-adolescentes. O cuidado com a linguagem adequada pode tornar a leitura uma experiência inesquecível ou um momento frustrante. Tudo interfere, desde a linguagem e vocabulário usados até a relação do texto com as ilustrações, por isso a escolha do tipo de leitura de acordo com a idade é tão importante.

 

 Dificuldades de leitura podem ser uma frustração 

 

Na instauração e durante o desenvolvimento do hábito da leitura, é de grande valia se atentar às possíveis dificuldades que as crianças possam apresentar. Desde um problema na aquisição da linguagem ou na alfabetização, uma dificuldade de interpretação do texto ou até mesmo problemas de vista ou neurológicos podem tornar a experiência de leitura uma grande frustração. Assim, é preciso que o estímulo permaneça, porém, sempre respeitando o tempo e ritmo de cada um(a) e, se for necessário, o apoio de especialistas como psicoterapeutas pode ser um grande aliado na solução precoce dessas dificuldades.

 

 Leitura divertida é a melhor pedida! 

 

Especialmente no início da aquisição da leitura, ações como dar vida aos personagens, encenar os papéis e criar efeitos sonoros são práticas que podem fazer da leitura algo muito divertido, uma vez que já é comprovado que a diversão ajuda no aprendizado. Tirar o rótulo de que leitura é uma obrigação e tornar o momento uma brincadeira pode ser o diferencial para que o hábito se instaure de forma leve e permanente.

 

 Quer que seus filhos e filhas leiam? Então dê o exemplo! 

 

Assim como qualquer hábito, a leitura precisa ser praticada todos os dias, e quando os pequenos veem seus familiares lendo jornais, revistas e livros com frequência, internalizam que esse hábito é importante no dia a dia. Por isso, escolher um horário para leitura, ler em família (cada um com seu livro) ou para a família, além de estreitarem os laços, ainda tornam a leitura um evento prazeroso também dentro de casa.

 

 Você já ouviu falar em passeios de leitura? 

 

Visitar bibliotecas e livrarias pode ser uma experiência incrível. Desde encontrar locais diferentes e aconchegantes para leitura até deixar as crianças, adolescentes e jovens livres para explorar as prateleiras de livros e encontrarem seus favoritos, pode se tornar uma nova forma de lazer para toda a família.

 

 Diferentes gêneros literários também podem ser aliados 

 

Clássicos, best sellers, histórias em quadrinhos, poemas, contos de fadas, histórias reais, são tantas as opções de leitura que a diversidade pode ser uma grande aliada no incentivo à leitura. “Se apresentamos aos nossos estudantes situações diversas de leitura, oferecemos, também, possibilidades para que eles desenvolvam capacidades de estabelecer relações, posicionar-se diante do que percebem, leem e compreendem do objeto de leitura; interagir com o mundo, por meio das temáticas e dos diferentes gêneros textuais. Assim, explorar a leitura, em todas as suas possibilidades, contribui para que se alcance uma condição de “antenados” às diversas formas de linguagem e aos recursos de uso e de leitura dessas linguagens, de modo a impulsionar o SABER FAZER da leitura, com mais autonomia e protagonismo”, diz a Professora Leoneide Rodrigues.

 

 Relações saudáveis com as tecnologias são bem-vindas 

 

Regular o tempo e os locais de uso de dispositivos digitais na infância é muito importante, especialmente para incentivar o interesse dos pequenos nas atividades off-line como brincadeiras ao ar livre e a leitura. Mesmo assim, existem inúmeras plataformas de incentivo à leitura que também podem ser utilizadas no processo, desde que um controle de tempo de uso dos dispositivos seja respeitado. “Nesse período de isolamento social, causado pela COVID-19, graças às ferramentas tecnológicas disponíveis e à criatividade de profissionais e de pessoas em geral, são vários os exemplos de práticas de leitura já divulgados”, comenta a Professora Leoneide Rodrigues.

 

Confira abaixo algumas opções de plataformas de incentivo à leitura que podem apoiar crianças, adolescentes e jovens, bem como a família e professores no incentivo deste hábito tão essencial para o desenvolvimento humano:

 

  

 

É uma das ações do Programa Nacional de Alfabetização (PNA), lançado pelo MEC, para fomentar a elevação da qualidade dos processos de alfabetização da criança.

 

  

 

Conheça as histórias das Santidades Salesianas de um jeito que você nunca viu antes, em forma de Gibi e linguagem atualizada para as diversas idades da juventude. 

 

  

 

O Projeto da Fundação Educar DPaschoal publica e distribui livros infanto-juvenis com conteúdos que incentivam a leitura e o prazer na busca pelo conhecimento.

 

  

 

 

Fonte: RSB-Comunicação

Mais Recentes

Primeiro colégio salesiano do Brasil lança memorial online e celebra 141 anos de história

O Colégio Salesiano Santa Rosa, o primeiro colégio salesiano do Brasil, lança um memorial online para celebrar seus 141 anos de presença transformadora em Niterói (RJ). A plataforma reúne registros históricos marcantes, como a chegada dos Salesianos nas Américas, a construção da Basílica e do Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora, e eventos como o acidente da Barca Sétima (acidente que ocorreu em 1915, em que uma embarcação que transportava alunos e professores da escola, colidiu com uma pedra, resultando na morte de 27 estudantes e um professor).   Nomeado em homenagem ao querido Padre Josué Francisco da Natividade (Pe. Joso), que dedicou sua vida à preservação da história da instituição, o memorial também traz fotos de turmas desde 1923, festivais culturais, a rica tradição esportiva e a trajetória da Banda Colegial mais antiga do Brasil.   Aberto ao público, o memorial será atualizado periodicamente, proporcionando a alunos, ex-alunos e à comunidade escolar um mergulho na história desse colégio pioneiro da educação salesiana no país.   Descubra mais sobre essa história inspiradora: Acesse o memorial aqui.

Colégio Salesiano Dom Bosco representará o Amazonas na RoboCup 2025  

Projetos premiados na Mostra Nacional de Robótica levam inovação e impacto social ao cenário mundial A equipe de robótica do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Manaus, conquistou um marco extraordinário ao ser premiada na Mostra Nacional de Robótica 2024 (MNR), realizada entre 11 e 17 de novembro, em Goiânia. Os projetos que se destacaram pela inovação e impacto social, foram desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental e Médio da instituição.  Os alunos André Luís Sena, do 5º ano, que representou o projeto “Mão Biônica” e Ygor Costa, Caio Gurgel, Luiz Coelho e Clara Tereza, do Ensino Médio, que assinaram o projeto “Cidade Inteligente”, receberam menção honrosa, reforçando a relevância da educação tecnológica no cenário escolar. Eles garantiram a participação da equipe na RoboCup 2025, maior competição internacional de robótica e inteligência artificial.   Além disso, o projeto “Cidade Inteligente” já havia conquistado reconhecimento ao vencer o Amazon Stem Adventure, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Samsung, destacando-se como uma solução inovadora para os desafios urbanos.   Para a professora Joana Ramos, que lidera a equipe, a notícia do mundial foi emocionante. “Os meninos ficaram muito felizes e ansiosos. Foi um momento de muita alegria para todos nós, para as famílias presentes no evento em Goiânia e para os pais que estavam em Manaus aguardando o resultado”, afirmou.   A robótica, segundo a professora, vai além do ambiente educacional. “Prepara os alunos para resolução de problemas, trabalho em equipe, liderança, pesquisa e resiliência. Ela utiliza a linguagem do século XXI, preparando-os para profissões do futuro que envolvem tecnologia e inteligência artificial”, destacou.   Envolvimento da Comunidade Escolar  - O sucesso da equipe também reflete o apoio da comunidade escolar. Educadores de diversas disciplinas integram conceitos de robótica às aulas, enquanto a escola oferece espaços culturais e científicos para exibição dos projetos, inspirando outros estudantes. Pais e responsáveis também são convidados a prestigiar apresentações e competições, criando um ambiente de incentivo e celebração das conquistas.   Parceria com a Robô Ciência - Desde 2018, o Colégio Dom Bosco conta com a parceria da empresa Robô Ciência, que aplica a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) do maternal ao Ensino Médio. Esse método está alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e integra tecnologias a práticas pedagógicas, incentivando a participação dos alunos em competições como olimpíadas de robótica, astronomia e programação.   Sobre a RoboCup 2025 - A RoboCup, considerada a “Copa do Mundo da Robótica”, será realizada entre os dias 15 e 21 de julho de 2025, no Centro de Convenções de Salvador, Bahia. O evento reúne mais de 200 equipes de todo o mundo para competições de alto nível, promovendo a aplicação prática da robótica em desafios do cotidiano, como futebol de robôs e tarefas domésticas automatizadas. Além das competições, o evento é um espaço de troca de conhecimentos com congressos científicos e debates sobre inteligência artificial.   A participação do Colégio Salesiano Dom Bosco reflete o compromisso da educação salesiana em formar alunos preparados para os desafios do futuro, destacando o talento e a criatividade dos jovens amazonenses no cenário mundial.   Para mais informações sobre a RoboCup 2025, acesse o site oficial da CBR.   Angélica Novais da Comunicação da RSB.  

Iniciativa de instituto salesiano promove aprendizado e valorização da música como ferramenta de crescimento pessoal e educacional

Jovens músicos do Colégio Castelo emocionam público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi cenário de uma experiência emocionante para os jovens músicos da Orquestra do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, de Macaé (RJ). Com 51 violinistas sob a regência dos professores Hélio Junior e Priscila Sousa, os estudantes apresentaram-se ao lado dos renomados “Os Pequenos Mozart” e de músicos de sete outras instituições, em um evento que reforçou o papel da música na formação integral. Para Priscila, regente da orquestra, “estar com alunos em níveis muito mais avançados proporciona uma troca de saberes inestimável. Durante o ensaio, a postura e o comprometimento das crianças se transformaram completamente,” destacou. O concerto foi resultado de uma preparação intensa, onde a técnica e o comprometimento foram trabalhados sob a orientação da professora Sheila Yatsugafu, baseada na Metodologia Suzuki. Essa metodologia, criada pelo educador Shinichi Suzuki, enfatiza o aprendizado musical de forma semelhante à aquisição da língua materna, promovendo valores como disciplina e sensibilidade musical em um ambiente de incentivo. Esse encontro cultural, idealizado por Suray Soren, violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, reuniu mais de 200 músicos e 500 violinos de jovens de todo o país. Para alunos como Valentina da Silva dos Santos, tocar no Theatro Municipal foi um momento inesquecível. “Foi muito especial! Minha família estava lá e ficou emocionada,” compartilhou. O evento não apenas fortaleceu o talento dos jovens músicos, mas também reafirmou o compromisso da Rede Salesiana com a educação cultural e o desenvolvimento humano. No final da apresentação, o Theatro Municipal foi tomado por uma calorosa salva de aplausos, marcando uma noite repleta de emoção e aprendizado para os jovens músicos. Essa experiência reforçou o papel da música como uma poderosa ferramenta de transformação e união. Cada nota tocada e cada gesto expressaram a essência da missão salesiana: formar jovens integrados, com habilidades que vão além do acadêmico, desenvolvendo neles valores e propósito. Essa apresentação é um testemunho do compromisso salesiano com a educação que transforma vidas. Angélica Novais, da Comunicação da RSB com contribuições do Boletim Salesiano.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil