Além do vestibular: os desafios na hora de escolher uma profissão
19/09/2025

Além do vestibular: os desafios na hora de escolher uma profissão

Além do vestibular: os desafios na hora de escolher uma profissão

Orientadoras educacionais explicam como acompanhamento pode aliviar as pressões e ajudar adolescentes a tomarem decisões mais assertivas


Com a rotina acelerada de aulas e simulados, milhões de estudantes do ensino médio em todo o país se preparam para participar de vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para as universidades. Mas, antes mesmo das provas, é preciso superar o primeiro desafio: decidir qual curso seguir.

À primeira vista, pode parecer algo inofensivo, mas, para muitos jovens, a escolha do curso superior vem acompanhada de altas expectativas por envolver o início de uma nova, e talvez determinante, etapa da vida.

Dados de uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas apontam que 63% dos estudantes sentem ansiedade em relação à escolha de seu futuro profissional. A pressão só aumenta quando são expostos a fatores como a idealização de uma carreira de sucesso, comparações com os colegas, expectativas de familiares e o medo do fracasso.

Segundo a psicóloga Erla Alecrim, orientadora educacional do Colégio Salesiano Dom Bosco, é importante favorecer as condições para que a escolha da profissão se dê de forma natural, sem pressões por parte da sociedade ou da família, proporcionando, assim, escolhas mais assertivas.

“O orientador pode ajudar os estudantes a criar estratégias como técnicas de respiração, rotina de estudos, hábitos saudáveis, alimentação, sono, moderação no uso de redes sociais e ferramentas tecnológicas. Isso ajudará a amenizar, ou até evitar, crises de ansiedade, melhorando a estabilidade e o desenvolvimento socioemocional”.

A pressão pode vir também do mercado de trabalho, que dita as demandas de caráter social, uma vez que as profissões se originam a partir das necessidades emergentes em cada modelo de sociedade. Os jovens de hoje, por exemplo, possuem um leque de opções pautadas nas inovações tecnológicas, que há 10 ou 20 anos não existiam.

“Pesquisas e contatos com profissionais da área de interesse, visitas para acompanhamento prático do exercício profissional e a participação em cursos e oficinas podem ajudar a conhecer melhor a área de atuação antes de fazer a escolha”, elencou.

Profissões nas redes sociais

Outro fator que requer atenção é o consumo de informações através das redes sociais. Cláudia Agrícola, orientadora educacional do Colégio Salesiano do Salvador, destaca que existe uma construção ideológica no arquétipo social, que envolve algumas profissões consideradas de sucesso. As informações que estão dispostas nas redes sociais são apenas um recorte, gerando uma ideia de conquistas e triunfos que não refletem a realidade das profissões.

“A tarefa do orientador é desmistificar essas percepções para que, quem desejar abraçá-las, encontre conexões entre suas aptidões e características inerentes ao exercício da profissão de sua escolha”.

As orientadoras acrescentam ainda que as redes sociais podem interferir de forma negativa, mas existe também o lado positivo. Através das redes sociais, os estudantes têm mais informações, o que propicia acesso a conteúdos diferenciados, além de oportunidades ofertadas na carreira acadêmica e no mercado de trabalho, dentro e fora do país. O cuidado está na seleção de profissionais, sites ou até mesmo influenciadores.

“As redes sociais devem ser compartilhadas como fonte de pesquisa, mas, ao adotá-las, os profissionais que as indicam deverão cuidadosamente estabelecer critérios para a busca de informações confiáveis, permitindo sempre o desenvolvimento do senso crítico e analítico do indivíduo que as utiliza”, pontuou Cláudia.

A escolha vem do autoconhecimento

Erla Alecrim lembra que não existe um momento certo para fazer escolhas profissionais, mas existe uma projeção de períodos considerados adequados, que pode ter início no 8º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

“A escolha não se dá em um momento apenas, ela é um processo que envolve história familiar e sociocultural, aptidões, conhecimento, autoconhecimento e desenvolvimento emocional”.

Para os estudantes que ainda não estão certos de sua escolha, fatores como disciplinas de melhor desempenho, interesses pessoais e hobbies devem ser levados em consideração, além de uma avaliação do mercado de trabalho e do piso salarial.

“A família compartilha dessa escolha no lugar de referenciais para o exercício profissional. Isso não implica, necessariamente, que o indivíduo seguirá o mesmo perfil de escolha profissional, entretanto, a ética, os valores e os princípios testemunhados são fundamentos de grande relevância diante do caminho a ser escolhido”, elencou Cláudia.

A orientadora reforça que outro aspecto de grande relevância envolve o conhecimento a ser acessado sobre critérios que permeiam a escolha profissional, como: assuntos do mundo que lhe interessam, atividades que você goste de fazer, tipos de ambientes que se sinta bem, rotina que gostaria de ter, bem como o retorno no âmbito profissional.

Outro cuidado importante é com a pressão externa pautada nas profissões do momento. Vale lembrar que o mercado de trabalho obedece a uma certa volatilidade. Ou seja, o que hoje é essencial para a sociedade, amanhã poderá passar por determinadas alterações ou adequações para atendê-la.

“O amadurecimento e o autoconhecimento propiciam mudanças significativas em nossas vidas e, com o passar do tempo, o indivíduo pode sentir a necessidade de fazer ajustes e adaptações na carreira, bem como refazer a escolha profissional. E está tudo bem! O importante é que as pessoas estejam conectadas com o seu fazer de forma a contribuir e agregar social e pessoalmente”, acrescentou Erla.

Circuito de Profissões

No mês de setembro, os Salesianos Bahia realizam o Circuito das Profissões, um evento anual que oferece aos estudantes experiências e informações referentes à escolha profissional.

Participam do evento cerca de 150 profissionais das mais diversas áreas, representantes de universidades de ensino públicas e privadas, representantes das polícias militares e civis, forças armadas, além de empresas de intercâmbio.

Durante o dia de imersão, estudantes e familiares, do 9º ano à terceira série do Ensino Médio, podem participar de duas modalidades simultâneas de interação presenciais: a Feira de Informação e bate-papos com os profissionais.

Serão debatidos temas como mercado de trabalho e suas tendências, Enem, vestibulares na Bahia e em outros estados, cotas e interiorização das universidades públicas, graduação tecnológica e novos cursos, bolsas de estudos, troca de experiências, carreira internacional, oportunidades de viagem, entre outros.

“Durante todos esses anos de existência do Circuito, estudantes e familiares foram beneficiados em seus processos de definição do curso superior e profissão, com importantes diálogos, informações e diversidade de ideias, sobretudo reflexões que possibilitem ao mesmo se estruturar de forma ampla e harmônica para uma escolha mais consciente”, finalizou Erla.

O evento é aberto também para estudantes de colégios públicos próximos. A entrada será 1kg de alimento, destinado à doação.

Fonte: Salesianos Salvador

Mais Recentes

4º Encontro On-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas aprofunda discussão sobre como utilizar ferramentas de design para tornar a formação de professores mais visível

No dia 12 de novembro, a Rede Salesiana Brasil realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, encerrando o ciclo formativo de 2025 com um momento marcado pela criatividade, colaboração e aprofundamento metodológico. Coordenações Pedagógicas de todo o Brasil acompanharam a formação conduzida pela formadora Caroline Cardoso. A partir da fundamentação desenvolvida, as coordenações foram convidadas a refletir sobre o papel das linguagens visuais como estratégia pedagógica, especialmente no contexto da formação continuada dos educadores. Com uma abordagem dinâmica, Caroline apresentou princípios de design aplicáveis ao cotidiano das coordenações, reforçando como a visualidade potencializa a clareza das orientações, a comunicação pedagógica e a devolutiva das práticas docentes. Atividade “mão na massa”: criatividade para expressar processos formativos Em sintonia com o tema, o encontro contou com uma proposta prática. Antecipadamente, as participantes foram orientadas a preparar um pequeno kit de materiais para a atividade. Durante a formação, cada coordenação produziu uma peça criativa, utilizando elementos simples, mas alinhados ao conteúdo apresentado. As produções foram compartilhadas no grupo de WhatsApp do Programa de Formação das Coordenações , criando um ambiente de inspiração mútua e troca entre as coordenações, fortalecendo a rede colaborativa que sustenta o Programa. Narrativas formativas e construção coletiva Outro momento significativo foi a partilha em pequenos grupos. As coordenações trocaram experiências, narrativas e percursos formativos desenvolvidos em suas escolas ao longo de 2025, especialmente com as(os) educadoras(es) dos Anos Iniciais. Esses registros foram reunidos em um mural colaborativo no Padlet, que permanecerá como memória afetiva e pedagógica do trabalho realizado. Avaliação do percurso formativo e continuidade em 2026 Para encerrar a edição 2025 do Programa, foi disponibilizado um formulário de avaliação do percurso, no qual as coordenações podem registrar percepções, sugestões e encaminhamentos. As contribuições serão fundamentais para a organização da continuidade da jornada formativa de 2026, a ser desenvolvida por meio de três encontros on-line ao longo do ano, dando continuidade ao compromisso com a qualificação e o fortalecimento da prática pedagógica nas escolas da RSB. O encerramento do ciclo formativo de 2025 reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com processos pedagógicos de qualidade, colaborativos e alinhados às demandas contemporâneas da educação. Em 2026, seguimos juntas(os), fortalecendo o trabalho das coordenações e promovendo uma formação integral e humanizadora para nossas comunidades educativas. Saiba mais sobre sobre o terceiro encontro deste ciclo de formações clicando aqui. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

4º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda a reflexão sobre avaliação na prática

O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, no dia 22 de outubro, o seu 4º encontro on-line, reunindo cerca de 20 acessos simultâneos de coordenadores de todo o país. O tema desta edição, “Avaliação na prática: pensando, experimentando, repensando e vivenciando”, convidou os participantes a revisitar suas concepções e experiências sobre a avaliação, com foco em práticas formativas e reflexivas. A formação foi conduzida pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB, que tem acompanhado o percurso formativo das coordenações ao longo do ano. Em sua condução, Leoneide enfatizou a importância de compreender a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas como um instrumento de mensuração. “Avaliar é um ato de cuidado e de compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. É preciso criar espaços para o diálogo, a escuta e o feedback construtivo, de modo que cada estudante se perceba em constante crescimento”, destacou a formadora durante o encontro.   Avaliação formativa e feedbacks significativos O encontro foi marcado pela vivência prática e pela troca de experiências entre as coordenações. Em grupos, os participantes refletiram sobre situações do cotidiano escolar, analisando desafios e estratégias para aprimorar os processos avaliativos. Os participantes destacaram, no formulário de feedback, a riqueza dos momentos de partilha e prática, especialmente as reflexões sobre a Avaliação Formativa e sua relação com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial na elaboração de rubricas, a relevância dos feedbacks construtivos no desenvolvimento dos estudantes e a análise dos desafios dos enunciados avaliativos na construção de atividades alinhadas às habilidades previstas. Também destacaram o uso da ferramenta ChatGPT em atividades de reflexão e produção pedagógica, demonstrando como a IA pode ser integrada de forma contextualizada e intencional ao planejamento educativo.   Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais integra o conjunto de ações formativas promovidas pela RSB para fortalecer o papel das lideranças educacionais na consolidação do Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Desde o primeiro encontro, o programa vem abordando temas fundamentais para a prática pedagógica, como Neurociências da Aprendizagem, com a Drª Leonor Guerra, a personalização da aprendizagem e as potencialidades da avaliação formativa. “Cada encontro é uma oportunidade de repensar a nossa missão educativa à luz do carisma salesiano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e a construção de comunidades educativas que aprendem juntas”, destacou Leoneide Rodrigues. Veja também algumas matérias anteriores desta série de formações: 1º Encontro: Início do percurso formativo das coordenações pedagógicas 3º Encontro: A avaliação como prática potencializadora da aprendizagem   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Rede Salesiana Brasil promove 4º encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil

Formação colaborativa possibilita avanços na construção da Rubrica da RSB para a Educação Infantil, em alinhamento com o Currículo, e reafirma a identidade salesiana nas práticas docentes No dia 23 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. O encontro, que contou com acessos simultâneos de todo o Brasil, teve como tema “Rubrica da RSB para a Educação Infantil: construção colaborativa pelo fortalecimento da identidade salesiana”, reafirmando o compromisso coletivo com a formação integral e o acompanhamento pedagógico das práticas docentes. Desdobramento direto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, realizada em Aparecida/SP, o programa é uma iniciativa da RSB em parceria com a Editora Edebê, voltada à consolidação de referenciais formativos que orientem o trabalho das coordenações em todas as escolas da Rede. Escuta, diálogo e corresponsabilidade Inspirada na pedagogia de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, a formação destacou a escuta sensível como eixo central do acompanhamento formativo. A partir das reflexões de autoras como Carla Rinaldi e Paulo Freire, as participantes foram convidadas a refletir sobre o papel da coordenação pedagógica como mediadora do processo de aprendizagem e como parceira ativa na construção de práticas educativas mais conscientes, criativas e integradoras. Durante a partilha de experiências, as narrativas das coordenações evidenciaram o impacto da escuta e do diálogo colaborativo na transformação das práticas docentes e no fortalecimento da cultura formativa da Educação Infantil. “Reconhecemo-nos como parceiras em um mesmo propósito, sustenta a prática pedagógica e a torna viva, coerente e em constante movimento”, destacou uma das participantes, sintetizando o espírito do encontro. Construção coletiva da rubrica A parte prática da formação foi dedicada à construção colaborativa dos critérios da Rubrica da RSB, instrumento que orientará o acompanhamento das práticas pedagógicas nas escolas salesianas. Em pequenos grupos, as participantes refletiram sobre questões-chave: Quais ações representam as práticas que desejamos observar em nossas escolas? Quais são contrárias a essa intencionalidade? Quais indicadores nos ajudarão a compreender a consolidação de uma proposta educativa salesiana na Educação Infantil? A rubrica, alinhada ao Currículo da RSB e à BNC Formação, contempla dimensões essenciais da ação docente, como intencionalidade pedagógica, estratégias de ensino, documentação, mediação e vivência dos valores salesianos, reforçando o compromisso com a formação integral das crianças e com a coerência entre fé, razão e amor educativo. Caminho formativo contínuo Ao final do encontro, Caroline Cardoso ressaltou que o processo de construção da rubrica é mais que um produto: “é um percurso formativo que traduz o jeito salesiano de educar, com escuta ativa, colaboração e busca constante por práticas inovadoras que respondam às realidades das escolas e das infâncias, disse a formadora”. A RSB reforça, assim, sua missão de promover uma formação continuada que articula teoria e prática, impulsionando cada coordenação pedagógica a ser presença animadora e transformadora no cotidiano educativo.

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil