Aluna do Colégio Salesiano de Itajaí vence concurso nacional de redação
26/03/2025

Aluna do Colégio Salesiano de Itajaí vence concurso nacional de redação

Aluna do Colégio Salesiano de Itajaí vence concurso nacional de redação

Julia de Mesquita Cruz conquistou o prêmio com texto sobre cidadania digital

Uma ideia expressa no papel com consciência crítica e atualidade garantiu à estudante Julia de Mesquita Cruz, do terceiro ano do Colégio Salesiano de Itajaí, reconhecimento nacional no 13º Concurso de Desenho e Redação promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). O tema desta edição foi “Cidadania Digital: Acesso e Educação para a Democracia”, e a aluna de Itajaí destacou-se entre participantes de todo o país. O concurso foi realizado em 2024 e os resultados saíram no início deste ano. 
 
Para celebrar essa importante conquista, o colégio realizou uma cerimônia especial na capela da escola, reunindo professores, estudantes e autoridades locais. O evento foi marcado por orgulho e emoção para todos que acompanham de perto a dedicação de Julia e o trabalho desenvolvido em sala de aula.

“Desde pequena sempre gostei muito de escrever. Acredito que a leitura e a escrita têm o poder de transformar nossa forma de pensar. Quando a professora Simoni me convidou para participar do concurso, fiquei muito feliz. Estudei bastante o tema, mas consegui escrever com leveza porque já havíamos debatido sobre cidadania digital na escola. Sou muito grata por essa oportunidade”, contou Julia.

A professora-orientadora Simoni Regina Schmitz também foi premiada. Ela destacou como foi o processo de produção textual. “Convidamos alguns alunos que demonstram maior afinidade com a escrita. Realizamos alguns encontros para discutir o tema e revisar os textos. A Julia destacou-se e foi reconhecida nacionalmente. Esta é uma conquista dela, mas também representa a dedicação de todos os alunos participantes e o constante apoio da escola a projetos como esse”, afirmou.

Durante a cerimônia, o Secretário Municipal de Educação, Professor Silvano Pedro Amaro, parabenizou a aluna e enfatizou a importância da escrita na formação crítica dos jovens. “É uma alegria ver nossos estudantes recebendo reconhecimento nacional. A prática da redação é essencial para desenvolver o pensamento crítico e cidadão. Parabéns à Julia e aos professores que incentivam esse trabalho tão importante”, declarou.

A Auditora Federal de Finanças e Controle da CGU, Alessandra Castro, também presente ao evento, falou sobre o papel da educação na prevenção da corrupção. “A CGU atua fiscalizando o uso dos recursos públicos, mas também realiza ações educativas. O concurso de desenho e redação busca incentivar nos jovens a reflexão sobre princípios éticos, cidadania e responsabilidade social. O tema deste ano, cidadania digital, é muito atual e necessário. Precisamos formar uma geração consciente e responsável, também, no ambiente digital. Meu recado para os jovens é: usem os computadores, mas não deixem que eles usem vocês”, alertou.

O Concurso de Desenho e Redação da CGU existe desde 2007 e acontece, anualmente, para fomentar, nas escolas, o debate sobre temas importantes para a construção de uma sociedade mais justa, íntegra e sustentável. 

A vitória de Julia é motivo de orgulho e celebração para toda a comunidade escolar, reforçando a educação como caminho para transformar realidades.

 

Julia de Mesquita Cruz também foi destaque em reportagem na TV: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=9RRJ4pbE_eo

Fonte: Diarinho.net

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Estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco, no Centro de Manaus, brilham na Olimpíada Brasileira de Robótica e na Mostra Nacional de Robótica

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Conheça as iniciativas e ações desenvolvidas pelos alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco Participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Mostra Nacional de Robótica (MNR): o Colégio Dom Bosco tem participado das finais nacionais na modalidade Robótica Artística e da MNR, levando projetos desenvolvidos pelos alunos e conquistando menções e premiações nacionais.  Representação em eventos internacionais (RoboCup): projetos premiados na MNR garantiram vagas para representar o Amazonas e o Brasil em etapas internacionais como a RoboCup.  Projetos sociais e de impacto (ex.: Mão Biônica, Bracelete para Mal de Parkinson, Cidade Inteligente, Missão Clean Space): ao longo do ano as equipes apresentam projetos de impacto social e ambiental desenvolvidos com tecnologias de baixo custo (Arduino, prototipagem), que chamaram atenção nos eventos nacionais.  Laboratório / Sala Maker e Espaço STEM: a escola mantém espaços Maker/Laboratório de Robótica onde são ministradas aulas práticas de programação, eletrônica e prototipagem para diferentes séries. Esses ambientes apoiam a formação contínua dos alunos em STEAM - acrônimo em inglês para Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics) - metodologia educacional que busca integrar essas áreas do conhecimento em projetos e atividades práticas, promovendo o aprendizado interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.  Torneios e seletivas internas (Torneio Brasil de Robótica - TBR):  Realização de etapas internas e seletivas para preparar equipes rumo a competições regionais e nacionais (TBR, etapas estaduais da OBR), estimulando participação ampla dos estudantes. Equipes e identidades (ex.: Tambakicks, Amazon Tech): existência de equipes com identidade própria que participam das competições e mostras; também há times que se destacaram em outras competições de tecnologia (como a Olimpíada Nacional de Aplicativos — ONDA). 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4º Encontro On-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas aprofunda discussão sobre como utilizar ferramentas de design para tornar a formação de professores mais visível

No dia 12 de novembro, a Rede Salesiana Brasil realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, encerrando o ciclo formativo de 2025 com um momento marcado pela criatividade, colaboração e aprofundamento metodológico. Coordenações Pedagógicas de todo o Brasil acompanharam a formação conduzida pela formadora Caroline Cardoso. A partir da fundamentação desenvolvida, as coordenações foram convidadas a refletir sobre o papel das linguagens visuais como estratégia pedagógica, especialmente no contexto da formação continuada dos educadores. Com uma abordagem dinâmica, Caroline apresentou princípios de design aplicáveis ao cotidiano das coordenações, reforçando como a visualidade potencializa a clareza das orientações, a comunicação pedagógica e a devolutiva das práticas docentes. Atividade “mão na massa”: criatividade para expressar processos formativos Em sintonia com o tema, o encontro contou com uma proposta prática. Antecipadamente, as participantes foram orientadas a preparar um pequeno kit de materiais para a atividade. Durante a formação, cada coordenação produziu uma peça criativa, utilizando elementos simples, mas alinhados ao conteúdo apresentado. As produções foram compartilhadas no grupo de WhatsApp do Programa de Formação das Coordenações , criando um ambiente de inspiração mútua e troca entre as coordenações, fortalecendo a rede colaborativa que sustenta o Programa. Narrativas formativas e construção coletiva Outro momento significativo foi a partilha em pequenos grupos. As coordenações trocaram experiências, narrativas e percursos formativos desenvolvidos em suas escolas ao longo de 2025, especialmente com as(os) educadoras(es) dos Anos Iniciais. Esses registros foram reunidos em um mural colaborativo no Padlet, que permanecerá como memória afetiva e pedagógica do trabalho realizado. Avaliação do percurso formativo e continuidade em 2026 Para encerrar a edição 2025 do Programa, foi disponibilizado um formulário de avaliação do percurso, no qual as coordenações podem registrar percepções, sugestões e encaminhamentos. As contribuições serão fundamentais para a organização da continuidade da jornada formativa de 2026, a ser desenvolvida por meio de três encontros on-line ao longo do ano, dando continuidade ao compromisso com a qualificação e o fortalecimento da prática pedagógica nas escolas da RSB. O encerramento do ciclo formativo de 2025 reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com processos pedagógicos de qualidade, colaborativos e alinhados às demandas contemporâneas da educação. Em 2026, seguimos juntas(os), fortalecendo o trabalho das coordenações e promovendo uma formação integral e humanizadora para nossas comunidades educativas. Saiba mais sobre sobre o terceiro encontro deste ciclo de formações clicando aqui. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

4º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda a reflexão sobre avaliação na prática

O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, no dia 22 de outubro, o seu 4º encontro on-line, reunindo cerca de 20 acessos simultâneos de coordenadores de todo o país. O tema desta edição, “Avaliação na prática: pensando, experimentando, repensando e vivenciando”, convidou os participantes a revisitar suas concepções e experiências sobre a avaliação, com foco em práticas formativas e reflexivas. A formação foi conduzida pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB, que tem acompanhado o percurso formativo das coordenações ao longo do ano. Em sua condução, Leoneide enfatizou a importância de compreender a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas como um instrumento de mensuração. “Avaliar é um ato de cuidado e de compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. É preciso criar espaços para o diálogo, a escuta e o feedback construtivo, de modo que cada estudante se perceba em constante crescimento”, destacou a formadora durante o encontro.   Avaliação formativa e feedbacks significativos O encontro foi marcado pela vivência prática e pela troca de experiências entre as coordenações. Em grupos, os participantes refletiram sobre situações do cotidiano escolar, analisando desafios e estratégias para aprimorar os processos avaliativos. Os participantes destacaram, no formulário de feedback, a riqueza dos momentos de partilha e prática, especialmente as reflexões sobre a Avaliação Formativa e sua relação com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial na elaboração de rubricas, a relevância dos feedbacks construtivos no desenvolvimento dos estudantes e a análise dos desafios dos enunciados avaliativos na construção de atividades alinhadas às habilidades previstas. Também destacaram o uso da ferramenta ChatGPT em atividades de reflexão e produção pedagógica, demonstrando como a IA pode ser integrada de forma contextualizada e intencional ao planejamento educativo.   Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais integra o conjunto de ações formativas promovidas pela RSB para fortalecer o papel das lideranças educacionais na consolidação do Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Desde o primeiro encontro, o programa vem abordando temas fundamentais para a prática pedagógica, como Neurociências da Aprendizagem, com a Drª Leonor Guerra, a personalização da aprendizagem e as potencialidades da avaliação formativa. “Cada encontro é uma oportunidade de repensar a nossa missão educativa à luz do carisma salesiano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e a construção de comunidades educativas que aprendem juntas”, destacou Leoneide Rodrigues. Veja também algumas matérias anteriores desta série de formações: 1º Encontro: Início do percurso formativo das coordenações pedagógicas 3º Encontro: A avaliação como prática potencializadora da aprendizagem   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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