Aluna do Colégio Salesiano de Itajaí vence concurso nacional de redação
26/03/2025

Aluna do Colégio Salesiano de Itajaí vence concurso nacional de redação

Aluna do Colégio Salesiano de Itajaí vence concurso nacional de redação

Julia de Mesquita Cruz conquistou o prêmio com texto sobre cidadania digital

Uma ideia expressa no papel com consciência crítica e atualidade garantiu à estudante Julia de Mesquita Cruz, do terceiro ano do Colégio Salesiano de Itajaí, reconhecimento nacional no 13º Concurso de Desenho e Redação promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). O tema desta edição foi “Cidadania Digital: Acesso e Educação para a Democracia”, e a aluna de Itajaí destacou-se entre participantes de todo o país. O concurso foi realizado em 2024 e os resultados saíram no início deste ano. 
 
Para celebrar essa importante conquista, o colégio realizou uma cerimônia especial na capela da escola, reunindo professores, estudantes e autoridades locais. O evento foi marcado por orgulho e emoção para todos que acompanham de perto a dedicação de Julia e o trabalho desenvolvido em sala de aula.

“Desde pequena sempre gostei muito de escrever. Acredito que a leitura e a escrita têm o poder de transformar nossa forma de pensar. Quando a professora Simoni me convidou para participar do concurso, fiquei muito feliz. Estudei bastante o tema, mas consegui escrever com leveza porque já havíamos debatido sobre cidadania digital na escola. Sou muito grata por essa oportunidade”, contou Julia.

A professora-orientadora Simoni Regina Schmitz também foi premiada. Ela destacou como foi o processo de produção textual. “Convidamos alguns alunos que demonstram maior afinidade com a escrita. Realizamos alguns encontros para discutir o tema e revisar os textos. A Julia destacou-se e foi reconhecida nacionalmente. Esta é uma conquista dela, mas também representa a dedicação de todos os alunos participantes e o constante apoio da escola a projetos como esse”, afirmou.

Durante a cerimônia, o Secretário Municipal de Educação, Professor Silvano Pedro Amaro, parabenizou a aluna e enfatizou a importância da escrita na formação crítica dos jovens. “É uma alegria ver nossos estudantes recebendo reconhecimento nacional. A prática da redação é essencial para desenvolver o pensamento crítico e cidadão. Parabéns à Julia e aos professores que incentivam esse trabalho tão importante”, declarou.

A Auditora Federal de Finanças e Controle da CGU, Alessandra Castro, também presente ao evento, falou sobre o papel da educação na prevenção da corrupção. “A CGU atua fiscalizando o uso dos recursos públicos, mas também realiza ações educativas. O concurso de desenho e redação busca incentivar nos jovens a reflexão sobre princípios éticos, cidadania e responsabilidade social. O tema deste ano, cidadania digital, é muito atual e necessário. Precisamos formar uma geração consciente e responsável, também, no ambiente digital. Meu recado para os jovens é: usem os computadores, mas não deixem que eles usem vocês”, alertou.

O Concurso de Desenho e Redação da CGU existe desde 2007 e acontece, anualmente, para fomentar, nas escolas, o debate sobre temas importantes para a construção de uma sociedade mais justa, íntegra e sustentável. 

A vitória de Julia é motivo de orgulho e celebração para toda a comunidade escolar, reforçando a educação como caminho para transformar realidades.

 

Julia de Mesquita Cruz também foi destaque em reportagem na TV: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=9RRJ4pbE_eo

Fonte: Diarinho.net

Mais Recentes

Salesiano São José de Campinas inicia 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q]

Nos dias 04 e 05 de fevereiro, o Colégio Salesiano São José de Campinas deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade educativa, a gestão estratégica e a vivência do carisma salesiano no cotidiano escolar. O encontro formativo e estratégico foi conduzido por Anderson Leal, gestor educacional da Rede Salesiana Brasil, que acompanhou de perto os gestores das diferentes áreas da escola ao longo dos dois dias de trabalho. A proposta do ciclo esteve centrada na análise de cenários, no fortalecimento da cultura avaliativa e na construção de planos de ação integrados, alinhados à missão educativo-pastoral salesiana. Durante os dois dias de encontro, as equipes gestoras participaram de momentos de reflexão, diálogo e planejamento colaborativo, com foco em impulsionar a excelência educacional e pastoral, qualificar as práticas pedagógicas e fortalecer as relações educativas, tendo sempre os estudantes como centro do projeto educativo. Segundo Anderson Leal, o Projeto Escola [h(i²)a²q] é um instrumento estratégico que favorece a unidade e a coerência da ação educativa: “Quando a gestão se organiza de forma colaborativa e consciente de sua identidade salesiana, o projeto educativo ganha força, intencionalidade e impacto real na formação integral dos estudantes.” O 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] marca mais um passo significativo no caminho de uma gestão participativa, estratégica e comprometida com a missão salesiana, reforçando o propósito do Colégio Salesiano São José de educar evangelizando e formar cidadãos éticos, solidários e protagonistas de seu projeto de vida. Thiago Oliveira da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Colégio Salesiano Liceu de Campinas inicia o 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q]

Nos dias 02 e 03 de fevereiro, o Colégio Salesiano Liceu de Campinas deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade educativa, a gestão estratégica e a vivência do carisma salesiano no cotidiano escolar. O encontro formativo e estratégico foi conduzido por Anderson Leal, gestor educacional da Rede Salesiana Brasil, que acompanhou de perto os gestores das diferentes áreas da escola ao longo dos dois dias de trabalho. A proposta do ciclo esteve centrada na análise de cenários, no fortalecimento da cultura avaliativa e na construção de planos de ação integrados, alinhados à missão educativo-pastoral salesiana. Durante os dois dias de encontro, as equipes gestoras participaram de momentos de reflexão, diálogo e planejamento colaborativo, com foco em impulsionar a excelência educacional e pastoral, qualificar as práticas pedagógicas e fortalecer as relações educativas, tendo sempre os estudantes como centro do projeto educativo. Segundo Anderson Leal, o Projeto Escola [h(i²)a²q] é um instrumento estratégico que favorece a unidade e a coerência da ação educativa: “Quando a gestão se organiza de forma colaborativa e consciente de sua identidade salesiana, o projeto educativo ganha força, intencionalidade e impacto real na formação integral dos estudantes.” O 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] marca mais um passo significativo no caminho de uma gestão participativa, estratégica e comprometida com a missão salesiana, reforçando o propósito do Colégio Salesiano Liceu de Campinas de educar evangelizando e formar cidadãos éticos, solidários e protagonistas de seu projeto de vida. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações de Anderson Leal  

Escola Salesiana do Trabalho está de volta com cursos profissionalizantes

A Escola Salesiana do Trabalho inaugura, no próximo dia 11 de fevereiro, o novo Complexo de Ensino Profissionalizante, agora localizado em Ananindeua. A data marca o retorno do complexo que antes funcionava no bairro da Pedreira, em Belém. O novo espaço foi projetado para ser um polo de qualificação técnica e cidadania. Segundo a instituição, o objetivo é combater o desemprego juvenil através de uma formação que une técnica e valores humanos, facilitando a inserção imediata no mercado de trabalho. O complexo profissionalizante é historicamente reconhecido pela presença no bairro da Pedreira, em Belém. Os salesianos deixaram o antigo prédio em janeiro de 2024. Hoje, o local abriga uma unidade do Poder Judiciário do Pará.  Em Ananindeua, os cursos ofertados inicialmente serão: refrigeração, mecânica de automóveis e montagem de sistema fotovoltaico. A inauguração contará com a presença de representantes do setor produtivo, para fortalecer parcerias e empregabilidade dos futuros alunos. A Escola Salesiana do Trabalho de Ananindeua informou ao DIÁRIO que as informações sobre as inscrições, taxas de matrícula e início dos cursos profissionalizantes serão divulgadas em breve.  Histórico  Idealizado em 1958 por meio da presença dos Padres Salesianos de Dom Bosco no bairro da Pedreira, o Colégio Salesiano do Trabalho funcionava como uma extensão do Colégio Salesiano Ns. Srª. do Carmo.  No início era um simples Oratório Festivo com catequese, esportes e  recreação dominical para crianças e jovens. Já na década de 60, a Obra avançou e, além do colégio, iniciou as oficinas profissionalizantes aos jovens da comunidade. Até o encerramento das atividades, em 2024, o espaço ofereceu dezenas de cursos, oficinas e programas de aprendizagem voltados aos moradores da Pedreira, Sacramenta e outros bairros.  Após a mudança, a escola funciona atualmente em Ananindeua, nos limites da cidade de Marituba. O novo Complexo de Ensino Profissionalizante é gerido pela Inspetoria Salesiana Missionária na Amazônia (BMA). Fonte: Diário do Pará

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil