Aluno do Salesiano de Aracaju campeão mundial de Karatê
13/11/2024

Aluno do Salesiano de Aracaju campeão mundial de Karatê

A 18ª edição do campeonato mundial escolar Gymnasiade 2024, aconteceu no Bahrein, de 23 a 31 de outubro
A 18ª edição do campeonato mundial escolar Gymnasiade 2024, aconteceu no Bahrein, de 23 a 31 de outubro

Em seu segundo ano consecutivo participando do Gymnasiade, o aluno-atleta do Salesiano Aracaju, João Paulo Amaral, conquistou o título de campeão mundial escolar de karatê, na categoria (-65 kg). A disputa pelo ouro foi contra um carateca da China, que foi superado pelo aluno do Salesiano.

O Mundial Escolar Gymnasiade 2024 foi realizado no Bahrein, de 23 a 31 de outubro. De acordo com a organização do evento, participaram mais de 6 mil alunos-atletas de 71 países, que disputaram medalhas em 26 modalidades. Em 2023, João Paulo foi o vice-campeão de karatê no Gymnasiade, realizado no Rio de Janeiro.

Para o aluno da 2ª série do Ensino Médio, João Paulo Amaral, o título inédito foi conquistado com muito esforço, disciplina, dedicação e treinamentos intensos. “Volto para casa com mais uma bagagem cheia de histórias, um sorriso no rosto e a sensação de dever cumprido. Junto a todas as emoções, levo comigo do Gymnasiade Mundial a medalha de ouro. Foi uma jornada incrível, repleta de desafios, dedicação e esforço. Mas tenho certeza de que valeu cada segundo! Estou honrado em representar minha escola, minha academia, meu estado e o meu país no palco internacional”, expressou o carateca João Paulo Amaral.

O sensei Leonardo Vieira acompanha a jornada do campeão João Paulo há muito tempo. “Recebi a notícia do título mundial escolar de João Paulo com muita alegria. Inclusive, ele é o segundo atleta de Sergipe a ser campeão do Gymnasiade no karatê. Trabalhamos pesado durante todo o ano para os grandes campeonatos. Estou orgulhoso porque ele treinou intensamente no colégio e no clube”, afirmou.

A Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) convocou 240 alunos-atletas para representar o país no Gymnasiade Bahrein 2024. A delegação nacional fez uma campanha histórica e conquistou 163 pódios: 52 ouros, 61 pratas e 50 bronzes, totalizando 163 medalhas. Com esse resultado, o Brasil ficou em 1º lugar no quadro de medalhas da maior competição escolar do mundo e se consolidou como uma potência do esporte estudantil, revelando que tem muitas estrelas promissoras para as grandes competições.

O Esporte Escolar Brasileiro
O sergipano Antônio Hora Filho assumiu a presidência da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF, na sigla em inglês) durante sua passagem pelo Bahrein. Este é um marco histórico para o desporto escolar mundial, pois é a primeira vez que um brasileiro ocupa o mais alto cargo na organização. Ex-aluno Salesiano, Antônio Hora Filho discursou pela primeira vez como Presidente em Exercício da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF).

Aluno do Salesiano de Aracaju

Fonte: Salesianos de Aracajú

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3º encontro on-line da Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI aprofunda a aprendizagem visível e a transformação docente

Na tarde do dia 10 de setembro, foi realizado o 3º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI), uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a Editora Edebê. O programa é fruto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas, realizada em Aparecida/SP, e tem se consolidado como espaço privilegiado de estudo, reflexão e troca de experiências entre coordenadoras(es) pedagógicas(os_ das escolas salesianas em todo o Brasil. Com 40 acessos de todo o Brasil, o encontro teve como tema “A aprendizagem visível e a transformação docente”, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. A acolhida inicial foi conduzida pelo Pe. Sérgio, seguida de um momento de oração preparado pela Irmã Lúcia Jacinta, que ajudou a comunidade formativa a colocar o encontro sob a inspiração de Deus e no espírito do carisma salesiano. Percurso formativo e cultura de pensamento Caroline iniciou sua fala retomando o percurso formativo proposto pelo programa e relembrou as oito forças da escola que favorecem o desenvolvimento de uma cultura de pensamento. Em seguida, trouxe reflexões fundamentadas sobre as competências docentes e a importância da documentação pedagógica como instrumento de aprendizagem, acompanhamento e transformação no processo educativo. Durante sua exposição, Caroline Cardoso lançou uma provocação aos grupos de trabalho, convidando-os a refletir sobre quais competências podem ser mais exploradas e desenvolvidas no contexto das escolas salesianas. As competências apresentadas foram: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Cultura digital; Trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania.  A formadora destacou ainda a importância da flexibilidade intelectual, recordando que, no processo de aprendizagem, “tudo bem mudar de ideia a respeito de algo, e também que é importante ser flexível e ter a mente aberta o suficiente para rever conceitos quando novas, e às vezes conflitantes, informações são apresentadas e as hipóteses originais são refutadas”, fundamentando sua reflexão no livro Aprendizagens Visíveis: Experiências teórico-práticas em sala de aula, de Julia Pinheiro Andrade. Espaços de diálogo e partilha Após a exposição, os participantes foram organizados em grupos para refletir sobre três questões-chave: Que tipos de registros existem no EFAI? Com que intenção registramos o que as crianças fazem na escola? A partir da leitura do Capítulo 3 e das reflexões, como é possível mobilizar e potencializar a documentação pedagógica no EFAI? As contribuições de cada grupo foram registradas em um mural digital, que servirá de base para novas partilhas e aprofundamentos no próximo encontro, já agendado para 12 de novembro de 2025. O encontro foi concluído em clima de entusiasmo e corresponsabilidade. Para motivar ainda mais os estudos e a vivência pedagógica, foram realizados sorteios de banners da Coleção Nautas e de um livro para aprofundamento sobre coordenação pedagógica, formação e inovação. Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI reafirma o compromisso da RSB e da Editora Edebê em apoiar os educadores salesianos no fortalecimento de uma pedagogia que une excelência acadêmica, espiritualidade e protagonismo juvenil. Mais do que encontros formativos, o programa se propõe a ser um processo de transformação das práticas pedagógicas, em sintonia com o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Angélica Novais da comunicação da Rede Salesiana Brasil

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