Aluno do Salesiano de Aracaju campeão mundial de Karatê
13/11/2024

Aluno do Salesiano de Aracaju campeão mundial de Karatê

A 18ª edição do campeonato mundial escolar Gymnasiade 2024, aconteceu no Bahrein, de 23 a 31 de outubro
A 18ª edição do campeonato mundial escolar Gymnasiade 2024, aconteceu no Bahrein, de 23 a 31 de outubro

Em seu segundo ano consecutivo participando do Gymnasiade, o aluno-atleta do Salesiano Aracaju, João Paulo Amaral, conquistou o título de campeão mundial escolar de karatê, na categoria (-65 kg). A disputa pelo ouro foi contra um carateca da China, que foi superado pelo aluno do Salesiano.

O Mundial Escolar Gymnasiade 2024 foi realizado no Bahrein, de 23 a 31 de outubro. De acordo com a organização do evento, participaram mais de 6 mil alunos-atletas de 71 países, que disputaram medalhas em 26 modalidades. Em 2023, João Paulo foi o vice-campeão de karatê no Gymnasiade, realizado no Rio de Janeiro.

Para o aluno da 2ª série do Ensino Médio, João Paulo Amaral, o título inédito foi conquistado com muito esforço, disciplina, dedicação e treinamentos intensos. “Volto para casa com mais uma bagagem cheia de histórias, um sorriso no rosto e a sensação de dever cumprido. Junto a todas as emoções, levo comigo do Gymnasiade Mundial a medalha de ouro. Foi uma jornada incrível, repleta de desafios, dedicação e esforço. Mas tenho certeza de que valeu cada segundo! Estou honrado em representar minha escola, minha academia, meu estado e o meu país no palco internacional”, expressou o carateca João Paulo Amaral.

O sensei Leonardo Vieira acompanha a jornada do campeão João Paulo há muito tempo. “Recebi a notícia do título mundial escolar de João Paulo com muita alegria. Inclusive, ele é o segundo atleta de Sergipe a ser campeão do Gymnasiade no karatê. Trabalhamos pesado durante todo o ano para os grandes campeonatos. Estou orgulhoso porque ele treinou intensamente no colégio e no clube”, afirmou.

A Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) convocou 240 alunos-atletas para representar o país no Gymnasiade Bahrein 2024. A delegação nacional fez uma campanha histórica e conquistou 163 pódios: 52 ouros, 61 pratas e 50 bronzes, totalizando 163 medalhas. Com esse resultado, o Brasil ficou em 1º lugar no quadro de medalhas da maior competição escolar do mundo e se consolidou como uma potência do esporte estudantil, revelando que tem muitas estrelas promissoras para as grandes competições.

O Esporte Escolar Brasileiro
O sergipano Antônio Hora Filho assumiu a presidência da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF, na sigla em inglês) durante sua passagem pelo Bahrein. Este é um marco histórico para o desporto escolar mundial, pois é a primeira vez que um brasileiro ocupa o mais alto cargo na organização. Ex-aluno Salesiano, Antônio Hora Filho discursou pela primeira vez como Presidente em Exercício da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF).

Aluno do Salesiano de Aracaju

Fonte: Salesianos de Aracajú

Mais Recentes

Clube de Ciências estimula curiosidade, criatividade e investigação científica no Liceu Salesiano

Iniciativa aproxima estudantes da pesquisa e transforma perguntas em experiências de aprendizagem  A ciência começa com uma pergunta. Foi a partir dessa perspectiva que o Liceu Salesiano do Salvador estruturou o Clube de Ciências, uma iniciativa pedagógica que amplia as possibilidades de aprendizagem dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e os aproxima do universo da investigação científica. Sob orientação da professora Yaci Farias, o Clube funciona no contraturno escolar, com encontros semanais no Laboratório de Ciências. O espaço foi pensado para estimular a curiosidade, a criatividade e o interesse pela pesquisa, permitindo que os estudantes desenvolvam projetos a partir de questões que despertam sua atenção e que fazem parte de diferentes contextos da vida cotidiana. Ao longo do processo, os estudantes são incentivados a observar, questionar, levantar hipóteses, pesquisar, experimentar, registrar e analisar resultados. A proposta valoriza uma aprendizagem ativa, na qual o conhecimento é construído por meio da investigação e da experimentação, fortalecendo habilidades como pensamento crítico, autonomia, criatividade, organização e capacidade de resolução de problemas. Os projetos desenvolvidos no Clube também possibilitam a integração entre diferentes áreas do conhecimento, aproximando ciência, tecnologia, cultura e questões sociais e ambientais. Dessa forma, o laboratório se transforma em um ambiente de descoberta, no qual os estudantes podem explorar ideias, testar possibilidades e compreender que a ciência está presente em situações muito próximas de sua realidade. A iniciativa prevê ainda a socialização dos resultados na SEMOCS – Semana de Mostra Científica da Escola, além da possibilidade de participação em feiras de ciências externas. Esses momentos permitem que os estudantes compartilhem suas descobertas e desenvolvam também a capacidade de comunicar o conhecimento produzido. Ao incentivar a iniciação científica ainda na Educação Básica, o Clube de Ciências fortalece a formação integral dos estudantes e contribui para a construção de uma cultura de investigação no ambiente escolar. É um espaço para ativar a curiosidade, transformar perguntas em descobertas e compreender que aprender também é investigar o mundo ao redor. Fonte: Salesianos Bahia | Fotos: Renata Mascarenhas

Estudante do Salesiano garante vaga nos JEB’s 2026 após destaque em seletiva estadual de Karatê

O estudante Rodrigo Araújo, conquistou um importante resultado na seletiva para a formação da Seleção Baiana de Karatê, realizada no último fim de semana. O atleta representará o Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2026, que acontecerão em setembro, em Brasília. Competindo na categoria -52 kg, Rodrigo sagrou-se campeão no Kumitê e vice-campeão no Kata, garantindo uma vaga para representar seu colégio na competição nacional. Os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) são a principal competição esportiva escolar do país, reunindo estudantes-atletas de todos os estados brasileiros em diversas modalidades. O evento promove a integração entre jovens talentos e incentiva o desenvolvimento do esporte no ambiente educacional, além de servir como vitrine para a formação de novos atletas.  A conquista reforça o compromisso do Salesianos Bahia com a formação integral dos estudantes, valorizando o esporte como ferramenta de desenvolvimento, disciplina e superação. Parabenizamos Rodrigo por essa importante conquista e desejamos sucesso na próxima etapa da competição. Fonte: Salesianos Bahia | Fotos: Igor Silva

Estudante salesiano vive experiência internacional que transforma a forma de enxergar o mundo

“É uma experiência única.” A frase é simples, mas resume o sentimento de Cauan Tomaz Vieira, de 14 anos, estudante do 9º ano do Colégio Salesiano Sagrado Coração, em Recife, que participa do programa internacional da Rede Salesiana em Cambridge, na Inglaterra. Longe da rotina escolar e da família, Cauan vive dias de intensa imersão na língua inglesa e na cultura britânica. Mais do que frequentar aulas de inglês, ele experimenta uma vivência que amplia horizontes, fortalece a autonomia e proporciona aprendizados que dificilmente seriam reproduzidos dentro da sala de aula. “Estou vivendo uma experiência única aqui na Inglaterra. É uma oportunidade de conhecer a cultura de outro país e aprender de uma forma diferente”, relata o estudante. O programa reúne estudantes da Rede Salesiana em uma das cidades universitárias mais tradicionais do mundo. Durante duas semanas, os participantes frequentam aulas de inglês na Abbey College, em uma imersão de 15 dias que combina aprendizado acadêmico e vivências culturais. Ao final do curso, recebem um certificado de conclusão. A programação também inclui visitas a importantes pontos turísticos e históricos, como Londres, Brighton e a Catedral de Ely, onde os estudantes participam de uma aula sobre a história e a arquitetura das igrejas medievais. Para Cauan, o intercâmbio vai muito além do aprendizado do idioma. A experiência representa a oportunidade de desenvolver independência, criar novas amizades e compreender diferentes modos de viver, respeitando outras culturas sem perder a própria identidade. “Você pode adquirir a cultura de outro país. É uma experiência única.” A proposta do programa está alinhada à formação integral promovida pela educação salesiana, que busca preparar os estudantes para os desafios de um mundo cada vez mais conectado, estimulando competências acadêmicas, culturais, sociais e humanas. Ao falar sobre a oportunidade, Cauan deixa também uma mensagem para outras famílias que sonham proporcionar esse tipo de vivência aos filhos. “Se você puder, tiver a oportunidade de mandar o seu filho, vale muito a pena.” Mais do que uma viagem internacional, a experiência em Cambridge representa um investimento em conhecimento, autonomia e visão de mundo. Ao retornar ao Brasil, os estudantes trazem na bagagem não apenas um certificado de conclusão, mas também histórias, amizades e aprendizados que passam a fazer parte de sua trajetória pessoal e acadêmica, ampliando sua visão de mundo e fortalecendo competências que levarão para toda a vida. Fonte: Inspetoria Salesiana do Nordeste
Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil