Aluno Salesiano conquista 4 medalhas de ouro na natação
11/12/2023

Aluno Salesiano conquista 4 medalhas de ouro na natação

Aluno Salesiano conquista 4 medalhas de ouro na natação

No início de dezembro, o Colégio Salesiano Região Oceânica, de Piratininga (RJ), foi representado pela primeira vez nos Jogos Escolares de Niterói, realizado em Canto do Rio. Na disputa de natação, o aluno Renan Soares, de 16 anos, marcou a história da instituição de ensino e conquistou quatro medalhas de ouro em quatros provas diferentes: 100m livre e 50m borboleta na 2ª categoria; e 50m livre nas 1ª e 2ª categorias, levando o Colégio Salesiano direto para o topo do pódio.

“Para mim foi uma felicidade muito grande poder não só representar o Salesiano, mas também levar a escola quatro vezes ao topo do pódio e contribuir na pontuação geral da escola nos Jogos Escolares de Niterói. Confesso que fiquei muito surpreso com toda a repercussão e espero que essa vitória na natação sirva de inspiração para outros colegas da escola, e que possam começar a nadar e, no ano que vem, a gente consiga montar um time forte para contribuir com muito mais medalhas e pontos para nossa querida escola”, comenta Renan sobre a conquista.

O professor de Educação Física do Colégio Salesiano Região Oceânica, que também atua como Coordenador das Equipes de Treinamento Desportivo e das Escolinhas Terceirizadas, Ronaldo Neves Carestiato, revela seu entusiasmo pela conquista do medalhista: “O Renan se mostrou interessado em nadar pela escola assim que soube da confirmação da competição [...] A confirmação das 4 medalhas de ouro só mostrou o quanto o nosso aluno tinha o talento e a confiança para as conquistas. Fiquei muito feliz e impressionado com tudo que ele fez na piscina! Realmente, merece todo o nosso destaque”, comenta o professor Ronaldo que completa a sua fala trazendo como os alunos são sempre incentivados a buscar um bom equilíbrio entre a competição e os estudos: “A minha maior preocupação é fazê-los entender a importância em competir e a dedicação aos estudos. Nós, enquanto equipe de professores/treinadores, conversamos muito sobre essa relação ser um caminho de muito equilíbrio e amadurecimento para os alunos. Sempre reforçamos que a dedicação ao esporte não pode ficar acima dos estudos”.

Com um recado para os pais que estiverem lendo esta matéria, Roberto e Viviane, pais do Renan, transparecem seu orgulho não só pela conquista do filho, mas pela dedicação e disciplina constantes: “Apesar de sermos suspeitos para falar, não poderíamos deixar de mencionar o quanto temos orgulho do nosso filho e o quanto ele nos inspira por toda sua dedicação e empenho ao esporte que ele ama. Como sempre dizemos a ele, nada na vida é fácil, mas tudo é possível quando se tem determinação e disciplina, e isso ele nos ensina a cada dia, com todo seu esforço e superação. Então, como sabemos que vários país estarão lendo, deixamos aqui também o convite para incentivarem seus filhos a praticar alguma modalidade esportiva”.

  

 

A TRAJETÓRIA DE RENAN

Renan Soares sempre gostou muito de esportes e começou a treinar desde muito novo, porém, a pandemia atrapalhou alguns planos que, assim que possível, foram retomados em sua trajetória esportiva. “Eu adoro esportes, mesmo que alguns eu goste mais de assistir do que de jogar. Eu pratico a natação desde os três anos de idade, competia em águas abertas, porém estava sem treinar desde a pandemia. Tive um convite para voltar a treinar em piscina e tentar alcançar meu sonho de virar atleta federado do Flamengo, só que agora não mais para águas abertas. Desde meados de abril eu voltei aos treinos e venho me dedicando a cada dia em busca desse sonho”, comenta Renan. “Eu espero evoluir cada vez mais no esporte, minha primeira meta é me tornar atleta federado do Flamengo e assim começar a participar de competições nacionais e futuramente internacionais, e usar a natação como ferramenta para ter mais oportunidades nos estudos, principalmente no que se refere a conseguir uma bolsa e estudar e treinar fora do país pela Universidade que conseguir e representar meu país através do esporte”.

  

 

UM ÍDOLO NACIONAL E EX-ALUNO SALESIANO

Renan revela que, sonha com mais reconhecimento para os atletas de natação e, como inspiração para continuar trilhando o caminho desta modalidade esportiva, se espelha em Guilherme Caribé, ex-aluno salesiano da Bahia. “Tenho vários atletas que admiro demais a trajetória, mas hoje me espelho muito no Guilherme Caribé, que sou fã e serve de muita inspiração para mim. Hoje ele estuda na Universidade do Tennessee, é atleta do Time Flamengo, representa nosso país pelo Time Brasil e foi ex-aluno do Salesiano Dom Bosco, na Bahia. Gostaria muito que a natação um dia tenha todo o reconhecimento que hoje, infelizmente, acaba sendo dado muito mais aos esportes coletivos no Brasil”.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB)

Mais Recentes

Clube de Ciências estimula curiosidade, criatividade e investigação científica no Liceu Salesiano

Iniciativa aproxima estudantes da pesquisa e transforma perguntas em experiências de aprendizagem  A ciência começa com uma pergunta. Foi a partir dessa perspectiva que o Liceu Salesiano do Salvador estruturou o Clube de Ciências, uma iniciativa pedagógica que amplia as possibilidades de aprendizagem dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e os aproxima do universo da investigação científica. Sob orientação da professora Yaci Farias, o Clube funciona no contraturno escolar, com encontros semanais no Laboratório de Ciências. O espaço foi pensado para estimular a curiosidade, a criatividade e o interesse pela pesquisa, permitindo que os estudantes desenvolvam projetos a partir de questões que despertam sua atenção e que fazem parte de diferentes contextos da vida cotidiana. Ao longo do processo, os estudantes são incentivados a observar, questionar, levantar hipóteses, pesquisar, experimentar, registrar e analisar resultados. A proposta valoriza uma aprendizagem ativa, na qual o conhecimento é construído por meio da investigação e da experimentação, fortalecendo habilidades como pensamento crítico, autonomia, criatividade, organização e capacidade de resolução de problemas. Os projetos desenvolvidos no Clube também possibilitam a integração entre diferentes áreas do conhecimento, aproximando ciência, tecnologia, cultura e questões sociais e ambientais. Dessa forma, o laboratório se transforma em um ambiente de descoberta, no qual os estudantes podem explorar ideias, testar possibilidades e compreender que a ciência está presente em situações muito próximas de sua realidade. A iniciativa prevê ainda a socialização dos resultados na SEMOCS – Semana de Mostra Científica da Escola, além da possibilidade de participação em feiras de ciências externas. Esses momentos permitem que os estudantes compartilhem suas descobertas e desenvolvam também a capacidade de comunicar o conhecimento produzido. Ao incentivar a iniciação científica ainda na Educação Básica, o Clube de Ciências fortalece a formação integral dos estudantes e contribui para a construção de uma cultura de investigação no ambiente escolar. É um espaço para ativar a curiosidade, transformar perguntas em descobertas e compreender que aprender também é investigar o mundo ao redor. Fonte: Salesianos Bahia | Fotos: Renata Mascarenhas

Estudante do Salesiano garante vaga nos JEB’s 2026 após destaque em seletiva estadual de Karatê

O estudante Rodrigo Araújo, conquistou um importante resultado na seletiva para a formação da Seleção Baiana de Karatê, realizada no último fim de semana. O atleta representará o Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2026, que acontecerão em setembro, em Brasília. Competindo na categoria -52 kg, Rodrigo sagrou-se campeão no Kumitê e vice-campeão no Kata, garantindo uma vaga para representar seu colégio na competição nacional. Os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) são a principal competição esportiva escolar do país, reunindo estudantes-atletas de todos os estados brasileiros em diversas modalidades. O evento promove a integração entre jovens talentos e incentiva o desenvolvimento do esporte no ambiente educacional, além de servir como vitrine para a formação de novos atletas.  A conquista reforça o compromisso do Salesianos Bahia com a formação integral dos estudantes, valorizando o esporte como ferramenta de desenvolvimento, disciplina e superação. Parabenizamos Rodrigo por essa importante conquista e desejamos sucesso na próxima etapa da competição. Fonte: Salesianos Bahia | Fotos: Igor Silva

Estudante salesiano vive experiência internacional que transforma a forma de enxergar o mundo

“É uma experiência única.” A frase é simples, mas resume o sentimento de Cauan Tomaz Vieira, de 14 anos, estudante do 9º ano do Colégio Salesiano Sagrado Coração, em Recife, que participa do programa internacional da Rede Salesiana em Cambridge, na Inglaterra. Longe da rotina escolar e da família, Cauan vive dias de intensa imersão na língua inglesa e na cultura britânica. Mais do que frequentar aulas de inglês, ele experimenta uma vivência que amplia horizontes, fortalece a autonomia e proporciona aprendizados que dificilmente seriam reproduzidos dentro da sala de aula. “Estou vivendo uma experiência única aqui na Inglaterra. É uma oportunidade de conhecer a cultura de outro país e aprender de uma forma diferente”, relata o estudante. O programa reúne estudantes da Rede Salesiana em uma das cidades universitárias mais tradicionais do mundo. Durante duas semanas, os participantes frequentam aulas de inglês na Abbey College, em uma imersão de 15 dias que combina aprendizado acadêmico e vivências culturais. Ao final do curso, recebem um certificado de conclusão. A programação também inclui visitas a importantes pontos turísticos e históricos, como Londres, Brighton e a Catedral de Ely, onde os estudantes participam de uma aula sobre a história e a arquitetura das igrejas medievais. Para Cauan, o intercâmbio vai muito além do aprendizado do idioma. A experiência representa a oportunidade de desenvolver independência, criar novas amizades e compreender diferentes modos de viver, respeitando outras culturas sem perder a própria identidade. “Você pode adquirir a cultura de outro país. É uma experiência única.” A proposta do programa está alinhada à formação integral promovida pela educação salesiana, que busca preparar os estudantes para os desafios de um mundo cada vez mais conectado, estimulando competências acadêmicas, culturais, sociais e humanas. Ao falar sobre a oportunidade, Cauan deixa também uma mensagem para outras famílias que sonham proporcionar esse tipo de vivência aos filhos. “Se você puder, tiver a oportunidade de mandar o seu filho, vale muito a pena.” Mais do que uma viagem internacional, a experiência em Cambridge representa um investimento em conhecimento, autonomia e visão de mundo. Ao retornar ao Brasil, os estudantes trazem na bagagem não apenas um certificado de conclusão, mas também histórias, amizades e aprendizados que passam a fazer parte de sua trajetória pessoal e acadêmica, ampliando sua visão de mundo e fortalecendo competências que levarão para toda a vida. Fonte: Inspetoria Salesiana do Nordeste
Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil