Aluno Salesiano conquista 4 medalhas de ouro na natação
11/12/2023

Aluno Salesiano conquista 4 medalhas de ouro na natação

Aluno Salesiano conquista 4 medalhas de ouro na natação

No início de dezembro, o Colégio Salesiano Região Oceânica, de Piratininga (RJ), foi representado pela primeira vez nos Jogos Escolares de Niterói, realizado em Canto do Rio. Na disputa de natação, o aluno Renan Soares, de 16 anos, marcou a história da instituição de ensino e conquistou quatro medalhas de ouro em quatros provas diferentes: 100m livre e 50m borboleta na 2ª categoria; e 50m livre nas 1ª e 2ª categorias, levando o Colégio Salesiano direto para o topo do pódio.

“Para mim foi uma felicidade muito grande poder não só representar o Salesiano, mas também levar a escola quatro vezes ao topo do pódio e contribuir na pontuação geral da escola nos Jogos Escolares de Niterói. Confesso que fiquei muito surpreso com toda a repercussão e espero que essa vitória na natação sirva de inspiração para outros colegas da escola, e que possam começar a nadar e, no ano que vem, a gente consiga montar um time forte para contribuir com muito mais medalhas e pontos para nossa querida escola”, comenta Renan sobre a conquista.

O professor de Educação Física do Colégio Salesiano Região Oceânica, que também atua como Coordenador das Equipes de Treinamento Desportivo e das Escolinhas Terceirizadas, Ronaldo Neves Carestiato, revela seu entusiasmo pela conquista do medalhista: “O Renan se mostrou interessado em nadar pela escola assim que soube da confirmação da competição [...] A confirmação das 4 medalhas de ouro só mostrou o quanto o nosso aluno tinha o talento e a confiança para as conquistas. Fiquei muito feliz e impressionado com tudo que ele fez na piscina! Realmente, merece todo o nosso destaque”, comenta o professor Ronaldo que completa a sua fala trazendo como os alunos são sempre incentivados a buscar um bom equilíbrio entre a competição e os estudos: “A minha maior preocupação é fazê-los entender a importância em competir e a dedicação aos estudos. Nós, enquanto equipe de professores/treinadores, conversamos muito sobre essa relação ser um caminho de muito equilíbrio e amadurecimento para os alunos. Sempre reforçamos que a dedicação ao esporte não pode ficar acima dos estudos”.

Com um recado para os pais que estiverem lendo esta matéria, Roberto e Viviane, pais do Renan, transparecem seu orgulho não só pela conquista do filho, mas pela dedicação e disciplina constantes: “Apesar de sermos suspeitos para falar, não poderíamos deixar de mencionar o quanto temos orgulho do nosso filho e o quanto ele nos inspira por toda sua dedicação e empenho ao esporte que ele ama. Como sempre dizemos a ele, nada na vida é fácil, mas tudo é possível quando se tem determinação e disciplina, e isso ele nos ensina a cada dia, com todo seu esforço e superação. Então, como sabemos que vários país estarão lendo, deixamos aqui também o convite para incentivarem seus filhos a praticar alguma modalidade esportiva”.

  

 

A TRAJETÓRIA DE RENAN

Renan Soares sempre gostou muito de esportes e começou a treinar desde muito novo, porém, a pandemia atrapalhou alguns planos que, assim que possível, foram retomados em sua trajetória esportiva. “Eu adoro esportes, mesmo que alguns eu goste mais de assistir do que de jogar. Eu pratico a natação desde os três anos de idade, competia em águas abertas, porém estava sem treinar desde a pandemia. Tive um convite para voltar a treinar em piscina e tentar alcançar meu sonho de virar atleta federado do Flamengo, só que agora não mais para águas abertas. Desde meados de abril eu voltei aos treinos e venho me dedicando a cada dia em busca desse sonho”, comenta Renan. “Eu espero evoluir cada vez mais no esporte, minha primeira meta é me tornar atleta federado do Flamengo e assim começar a participar de competições nacionais e futuramente internacionais, e usar a natação como ferramenta para ter mais oportunidades nos estudos, principalmente no que se refere a conseguir uma bolsa e estudar e treinar fora do país pela Universidade que conseguir e representar meu país através do esporte”.

  

 

UM ÍDOLO NACIONAL E EX-ALUNO SALESIANO

Renan revela que, sonha com mais reconhecimento para os atletas de natação e, como inspiração para continuar trilhando o caminho desta modalidade esportiva, se espelha em Guilherme Caribé, ex-aluno salesiano da Bahia. “Tenho vários atletas que admiro demais a trajetória, mas hoje me espelho muito no Guilherme Caribé, que sou fã e serve de muita inspiração para mim. Hoje ele estuda na Universidade do Tennessee, é atleta do Time Flamengo, representa nosso país pelo Time Brasil e foi ex-aluno do Salesiano Dom Bosco, na Bahia. Gostaria muito que a natação um dia tenha todo o reconhecimento que hoje, infelizmente, acaba sendo dado muito mais aos esportes coletivos no Brasil”.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB)

Mais Recentes

Instituto Auxiliadora inicia 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] em São João del Rei (MG)

Nos dias 23 e 24 de outubro, o Instituto Auxiliadora, em São João del Rei (MG), deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB) que visa o fortalecimento contínuo da qualidade acadêmica e humana nas instituições educativas salesianas de todo o país. A proposta se baseia na análise criteriosa dos resultados construídos ao longo do primeiro ciclo, alinhando estratégias e renovando o compromisso com uma educação de excelência. Durante os dois dias de atividades, a equipe gestora da escola se dedicou à revisão e aperfeiçoamento dos planos de ação, com foco na formação integral dos estudantes, no cuidado com as pessoas e na sustentabilidade institucional. Segundo Anderson Leal, gestor de Projetos Educacionais da RSB, o novo ciclo avança em três grandes eixos estratégicos: “Consolidação dos planos de ação institucionais, garantindo que cada escola avance com metas claras, indicadores definidos e acompanhamento sistemático dos resultados; fortalecimento da formação das equipes, com foco na liderança pedagógica, no protagonismo pastoral e no desenvolvimento profissional continuado dos colaboradores; e integração entre dimensões pedagógica, pastoral e de gestão, promovendo uma cultura de corresponsabilidade, inovação e sustentabilidade.” Entre as expectativas para os próximos meses, destaca: “O aperfeiçoamento dos processos de avaliação e acompanhamento, a melhoria contínua dos indicadores de aprendizagem e engajamento, o aumento da visibilidade da pastoral escolar e o avanço na internacionalização, como pilares da proposta de excelência humana e acadêmica da Rede Salesiana Brasil.” Para o Instituto Auxiliadora, este novo ciclo representa um caminho de avanço e de consolidação de práticas que garantem inovação pedagógica, fortalecimento da identidade salesiana e melhoria contínua do ambiente escolar. O acompanhamento sistemático das ações assegura que cada etapa esteja integrada ao projeto educativo salesiano. A partir das reflexões e direcionamentos construídos nesse encontro, a escola segue confiante em sua missão de educar com amor, fé e competência, cuidando do presente e planejando o futuro com responsabilidade e visão transformadora. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Colégio Castelo e Editora Edebê realizam plantão pedagógico e apresentam novo material didático

“Identidade” reforça protagonismo juvenil, alinhado as diretrizes do Ensino Médio   O Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo recebeu nesta semana a visita da especialista educacional da Editora Edebê Brasil, Laiana Rosendo Oliveira, para uma série de encontros com docentes da Educação Infantil ao Ensino Médio. A visita fez parte do Plantão Pedagógico, ação de mentoria e acompanhamento, que tem como objetivo promover o diálogo entre a equipe pedagógica e a editora.   Durante dois dias, Laiana conduziu momentos de conversa individual e em pequenos grupos, ouvindo as vivências em sala de aula e recolhendo sugestões para aprimorar as coleções Girolhar, Nautas e Rotas, que integram o portfólio pedagógico da Edebê adotado pelo Colégio Castelo.   De acordo com a especialista, o Plantão Pedagógico é um espaço de escuta e construção coletiva, no qual os professores compartilham desafios, boas práticas e percepções sobre o material utilizado. “Eles têm a oportunidade de sugerir melhorias, que são repassadas ao nosso editorial, enquanto nós também compartilhamos sugestões de práticas que possam enriquecer o processo de ensino e aprendizagem”, explica Laiana.   A visita também incluiu a apresentação da nova coleção ‘Identidade’, que será implantada no Ensino Médio a partir de 2026. No encontro com o grupo de docentes, a especialista destacou que o material passou por uma reformulação significativa, baseada em dois eixos principais: a atualização em consonância com os documentos oficiais que orientam o Ensino Médio e a aproximação com o perfil dos jovens contemporâneos. “Tivemos uma grande preocupação em alinhar os materiais às diretrizes educacionais atuais. A nova coleção traz uma linguagem mais próxima dos estudantes de hoje, conectada ao universo deles e às suas formas de aprender”, explicou.   Laiana ressaltou ainda o potencial formativo do novo material, que visa estimular o pensamento crítico, o protagonismo juvenil e a autonomia intelectual. “O material busca preparar o aluno tanto para os vestibulares, o Enem quanto para a vida, para que saibam fazer boas escolhas e trilhar seus próprios caminhos com segurança.”   O sucesso desse trabalho depende diretamente da parceria com escolas que valorizam o diálogo e o desenvolvimento contínuo dos seus profissionais, requisitos que a profissional fez questão de destacar. “As trocas foram riquíssimas e eu também aprendi muito. A equipe do Castelo demonstra profundo conhecimento pedagógico, estuda, reflete e domina o material, trazendo contribuições muito pertinentes”, finaliza.   Alysson Nogueira do Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo

Estudantes vivenciam rotina universitária em visita à Centro Universitário

Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, de Macaé (RJ) tiveram a oportunidade de vivenciar um dia no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em Teresópolis. A experiência, acompanhada pelos professores Sandra Matsumura, Alexandre Rabello e Ismael Souza, permitiu que eles conhecessem de perto a rotina dos cursos de Medicina e Veterinária, além de outras áreas como Arquitetura, Engenharia e Ciência da Computação.   O foco da visita foi a área de Medicina. Os estudantes participaram de oficinas práticas, como sutura, massagem cardíaca e anatomia, além de visitarem o hospital de clínicas da cidade, onde observaram atendimentos realizados tanto pelo SUS quanto por convênios privados. Para muitos, foi a primeira oportunidade de perceber a prática da Medicina de forma realista, podendo avaliar se a profissão corresponde às suas expectativas. “Essa experiência foi um divisor de águas. Eles puderam vivenciar na prática aquilo que projetam para o futuro e avaliar se é realmente o que desejam seguir”, destacou Sandra Matsumura, coordenadora da área de Linguagens do Colégio Castelo.   A estudante Maria Vitória Dutra viveu a visita como um marco em sua trajetória escolar. Sonhando em cursar Medicina, ela descreveu o dia na universidade como uma experiência transformadora. “Foi um mergulho no que é viver a faculdade. Eu consegui me ver ali, como estudante e como futura médica. Participar das oficinas, conhecer os laboratórios e o hospital-escola me fez acreditar que esse sonho é possível”, conta.   Encantada com a estrutura e com o acolhimento, a estudante destacou que o contato direto com a rotina médica reforçou ainda mais sua vocação. “O que mais me marcou foi perceber que a Medicina vai além dos livros, é sobre cuidar de pessoas, ter empatia e responsabilidade. Voltei para casa com o coração cheio e ainda mais decidida sobre o caminho que quero seguir”, pontua.   Além da Medicina, os estudantes tiveram contato com cursos de Veterinária, Arquitetura e Tecnologias da Informação, explorando laboratórios de última geração e estruturas modernas. A visita oportunizou experiências práticas e um olhar mais amplo sobre as possibilidades de carreira. “Foi muito bom para que eles percebam que a escolha profissional vai além da teoria, envolvendo prática, desafios e experiências reais. Muitos já têm mais clareza sobre os caminhos que desejam seguir”, acrescentou Sandra.   A visita também se conecta aos encontros de orientação vocacional oferecidas aos estudantes do Ensino Médio, principalmente aos que estão prestes a tomar decisões importantes com a proximidade do Enem.   Texto: Alysson Nogueira do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil