Alunos do Colégio Salesiano Santa Rosa são premiados na 16ª edição da FECTI
02/12/2022

Alunos do Colégio Salesiano Santa Rosa são premiados na 16ª edição da FECTI

Alunos do Colégio Salesiano Santa Rosa são premiados na 16ª edição da FECTI

Nos dias 26 e 27 de novembro de 2022, aconteceu a XVI Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). Ao todo, 114 projetos foram expostos e apresentados por estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, médio ou técnico de Instituições – públicas e privadas – do estado, sob orientações de seus Professores, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj/Faetec), localizado na Praça da Bandeira/RJ.

Para essa edição da FECTI, foram selecionados quatro projetos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Salesiano Santa Rosa, nas categorias de “Ciências Exatas e da Terra” e “Ciências Biológicas e da saúde”. E dois deles foram premiados na primeira categoria.

 

Projetos selecionados para a FECTI 2022

O projeto “Como a música afeta parâmetros fisiológicos em adolescentes” foi representado pelas alunas Isabella Aires, Clarissa Milani e Ana Luiza Branco, junto com os Professores Orientadores Guilherme Soares e Diego Jacomim.

O projeto “Análise qualitativa de bioplásticos de amido com diferentes aditivos” foi representado pelas alunas Giovanna Cassiano, Júlia Martins e Juliana Ferreira, junto com os Orientadores, a Professora Priscila Senra e o Químico Licenciado Gustavo Luan. 

O projeto “Conscientização da sociedade de consumo a partir do uso da eletroquímica” foi representado pelos alunos João Vitor Loureiro, Livia Maria Alves e Marcelo Grandelle, junto com os Orientadores, a Professora Priscila Senra e o Químico Licenciado Gustavo Luan.

O projeto “Óleos Essenciais: comparação qualitativa e quantitativa de processos de Extração” foi representado pelos alunos Vinícius Magalhães, João Angelito e Fernando Braga, junto com os Orientadores, o Professor Roberto Serour e o Químico Licenciado Gustavo Luan.

Os alunos Salesianos durante esses dois dias puderam acompanhar todo o processo de uma Feira externa de divulgação científica e, também, tiveram a oportunidade de assistir apresentações de estudantes de todo o estado. Para o aluno Vinícius Magalhães, da 2ª série do Ensino Médio, a experiência com a FETCI foi algo sensacional, não apenas no final de semana, mas todo o processo de desenvolvimento do trabalho com os colegas e com o Gustavo Luan, profissional responsável pelos Laboratórios do Colégio, que também atuou como orientador de três projetos. “Toda a preocupação da escola de conduzir e orientar os alunos até lá [FECTI] foi muito boa! Esse final de semana foi uma experiência que eu vou levar para o resto minha vida e eu acho que de todos os meus companheiros. Poder apresentar o meu trabalho, divulgá-lo. Conhecer o trabalho de outras escolas e sentir como é a FECTI foi sensacional”, comenta Vinícius.

De acordo com Gustavo Luan, a experiência de levar os estudantes para a feira, assim como orientá-los durante toda a produção acadêmica e no desenvolvimento de seus projetos para então apresentá-los na FECTI 2022 é enriquecedora e incrível. “É enriquecedora para nós como orientadores, porque proporcionamos o desenvolvimento do conhecimento e aprimoramos as ideias e os planejamentos dos nossos alunos. E é incrível para os alunos, pois eles vivenciam, na prática, os seus estudos teóricos e podem ter a experiência de divulgar a sua produção e o seu conhecimento. [...] Nesse sentido, os estudantes passam a fazer parte dessa produção científica. E na FECTI, conseguem prestigiar [os projetos de] outros estudantes apaixonados pela Ciência como eles.”, finaliza Gustavo.

 

Novo Ensino Médio Salesiano e o incentivo à ciência e à tecnologia

O Novo Ensino Médio foi elaborado ao longo do ano de 2021, a partir de estudos feitos pelas Equipes Diretivas e de Educadores do Ensino Médio dos Colégios Salesianos de Niterói, baseados nas necessidades e preferências dos alunos que ainda estavam no 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Nesse sentido, após as pesquisas e de muitos encontros no “Fórum do Novo Ensino Médio” com os próprios estudantes e seus respectivos responsáveis, o Colégio Salesiano Santa Rosa desenvolveu com maestria seus Itinerários Formativos e disciplinas eletivas aplicados no ano letivo de 2022.

Ao longo deste ano letivo, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio, que optaram pelos Itinerários Formativos de “Ciências da Natureza e Matemática - Consciência ECO+LÓGICA: empreender para transformar”, vivenciam e praticam todo o conhecimento que adquirem nos componentes curriculares de forma integrada e dinâmica, nas salas de aula, nos laboratórios e em Rodas de Conversa organizadas pela Coordenação de Projetos Educacionais.

Os dois projetos premiados pela FECTI 2022 foram desenvolvidos pelos alunos do Novo Ensino Médio Salesiano. Os estudantes fizeram todas as pesquisas e experimentos no laboratório de Química da escola e os apresentaram, pela primeira vez, na Feira de Ciências, Matemática e suas Tecnologias, promovida pelo Colégio Salesiano Santa Rosa em outubro deste ano.

Segundo o Químico Gustavo Luan, a escola já possuía uma cultura “Hands On”, em que os alunos têm a possibilidade de experimentar, tanto que um dos quatro projetos selecionados pela Feira estadual foi executado por um grupo da 2ª série do Ensino Médio. Entretanto, o Colégio Salesiano Santa Rosa, por meio do Novo Ensino Médio, fomentou ainda mais a capacidade de produção e o diálogo com as ciências e o fazer prático.

“Os alunos Salesianos têm a oportunidade de experimentar, de estar no laboratório, de questionar a realidade e de se inserirem nos problemas do mundo. [...] Eles encontram propostas para as soluções dos problemas nos quais estão inseridos. Por isso, vimos alguns trabalhos focados na conscientização ambiental, como o do “Bioplástico” e o da “Sociedade de Consumo”. Os estudantes estão preocupados com o planeta que deixaremos para as novas gerações.”, conclui Gustavo.

 

Projetos premiados na FECTI 2022

De acordo com a Fundação Cecierj, os 114 projetos selecionados foram avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a Instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência. Os estudantes do Colégio Salesiano Santa Rosa, foram os únicos de uma rede privada de ensino a ganharem prêmios e medalhas pelo município de Niterói/RJ.

O projeto “Análise qualitativa de bioplásticos de amido com diferentes aditivos” venceu o 3º lugar, na categoria ‘Ciências Exatas e da Terra’. O trabalho teve como objetivo de estudo o desempenho do material com diversos componentes aditivos e a produção de um material biodegradável.

O grupo que desenvolveu o projeto “Conscientização da sociedade de consumo a partir do uso da eletroquímica”, estudaram uma forma de preservação do meio ambiente, o projeto baseou-se na procura por meios para ter a capacidade de reutilizar metais oxidados e ressignificar todo o rejeito produzido, assim evitando o descarte irregular do óxido de ferro III. Além disso, seguindo o caráter sustentável, o experimento utiliza apenas de materiais presentes no cotidiano, pois, dessa forma, qualquer pessoa pode ser capaz de reduzir sua pegada ecológica.

Esse projeto venceu o 1º lugar, na categoria ‘Ciências Exatas e da Terra’. Além disso, os estudantes foram credenciados para divulgá-lo na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) 2023, realizada pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Parabéns aos Alunos e Educadores Salesianos, que se dedicam a realizar sonhos enquanto fazem a diferença social!

 

Fonte e mais fotos: Site da Inspetoria São João Bosco

Mais Recentes

Estudante Salesiano conquista bronze na ONC e prata na Olimpíada de Eficiência Energética

O estudante Ícaro Gabriel da Costa, do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ) conquistou dois importantes reconhecimentos em olimpíadas do conhecimento: medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e medalha de prata na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O desempenho expressivo reforça a trajetória de dedicação do jovem e o compromisso da escola com a excelência acadêmica.   Em sua primeira participação na ONC, Ícaro relembra que a medalha foi uma surpresa. “A professora Domênica inscreveu todos os alunos do 9º ano, e eu fui fazendo. Quando percebi, vi que a base que o Castelo oferece já me deixava preparado. Na segunda fase, aí sim comecei a estudar com os materiais que os professores disponibilizaram e consegui a medalha”, conta o estudante.   A ONC é uma das maiores competições acadêmicas do país, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e envolve conteúdos de Física, Química, Biologia e Astronomia. Ícaro destaca que o aprendizado em sala se mostrou fundamental durante a prova. “Todos os conteúdos da prova eu já tinha visto na série anterior. Foi mais um processo de revisão e de usar a lógica. Mesmo o que eu não sabia completamente, consegui entender e resolver”, explica.   Além do bronze na ONC, Ícaro brilhou também na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), onde conquistou a medalha de prata. A ONEE é uma iniciativa da ANEEL, e mobiliza estudantes dos 8º e 9º anos, promovendo conscientização sobre consumo consciente de energia, sustentabilidade e inovação por meio de desafios gamificados, dinâmicos e interativos.   Com dois pódios no currículo, o estudante mira novos desafios. “Quero tentar de novo no ano que vem, quem sabe conquistar uma prata na ONC. Também estou participando de outras olimpíadas, como a de Química. Gostei muito da experiência”, diz.   Apaixonado por inovação, Ícaro se encanta com a capacidade da ciência de transformar realidades. “É muito fácil achar coisas novas para solucionar problemas usando descobertas antigas. A ciência é isso: transformar o que já existe em algo útil e novo”, comenta.   Às vésperas de iniciar o Ensino Médio, ele já projeta o futuro acadêmico. “Pretendo cursar Biologia na UFRJ ou Química, mas como não tem em Macaé, talvez siga pela Biologia”, revela.   Colégio Castelo Macaé

Colégio Salesiano do ES realiza Cantata de Natal na Catedral Metropolitana de Vitória

A Catedral Metropolitana de Vitória recebeu, nesta terça-feira (25) um espetáculo de luzes e vozes, com a Cantata de Natal do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória. O evento marca o encerramento letivo das turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais, celebrando o Natal e reforçando os valores propostos pela educação salesiana junto às famílias e à sociedade capixaba. O evento atende a uma proposta educacional robusta, que une equipes pedagógicas e pastorais. Ao longo de nove canções, interpretadas em português, inglês e latim, os familiares presentes acompanharam as crianças com olhares de admiração e encantamento. As canções foram acompanhadas pela orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Canções foram acompanhadas pela orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Segundo Cristina Márcia Vargas de Andrade, diretora pedagógica da instituição, o evento reflete a missão de educar para além dos livros. "Este é um evento que, ano após ano, concretiza nosso propósito como escola católica: oferecer não apenas uma proposta pedagógica de qualidade, mas também uma educação que prepara os estudantes para a vida, fortalecendo as relações familiares e os valores cristãos e de cidadania", afirma a diretora. Diretora Pedagógica do Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Cristina Márcia de Andrade Vargas. Ela destaca ainda a consonância da união entre os valores celebrados no Natal e a proposta das escolas salesianas. "Dentro dessa perspectiva, resgatamos o espírito natalino de fraternidade, amor ao próximo e valorização da família, princípios preservados e cultivados por nós, salesianos. Ficamos muito felizes em realizar um evento que expressa tudo isso de forma tão bonita", concluiu. Esperança e Renovação Fernando Campos Peixoto, diretor pastoral da Presença Salesiana de Vitória — que engloba escolas, centro universitário (UniSales) e aprendizagem (Cesam Vitória), frisou a importância do Natal no contexto da missão salesiana. "A cantata de Natal nos motiva a vivenciar de forma muito profunda e emocionante esse mistério do cristianismo que é o nascimento do menino Deus. Na nossa escola confessional católica salesiana procuramos incentivar e vivenciar os valores que esse menino traz a este mundo”, explicou Fernando. Diretor Pastoral da Presença Salesiana de Vitória, Fernando Campos Peixoto. “Como o valor da esperança, em um mundo novo, um mundo melhor, mais justo, mais bonito e mais fraterno. Então esse evento nos renova um convite à esperança em Jesus, a esperança que não nos decepciona”, concluiu o diretor pastoral. Mais fotos da celebração estão disponíveis clicando aqui. Colégio Salesiano Vitória Com unidades em Jardim Camburi (Salesiano Jardim Camburi) e na Avenida Vitória (Salesiano Nossa Senhora da Vitória), o Colégio Salesiano Vitória apresenta uma proposta educacional pautada em pilares pedagógicos como aprendizagem criativa, pensamento científico e múltiplas habilidades, incentivando a construção de projeto de vida com protagonismo familiar e empreendedorismo. As unidades estão abertas para visitação mediante agendamento. Visite salesianos.br e agende uma visita.   Colégio Salesiano Vitória

IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas destaca criatividade, protagonismo e identidade nas escolas da Rede Salesiana Brasil

Nos dias 18 e 19 de novembro, educadores de diversas regiões do país se reuniram para vivenciar o IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas, promovido pela Rede Salesiana Brasil, em parceria com a Editora Edebê Brasil. Em dois encontros on-line, marcados pela partilha, pela inspiração e pelo carisma salesiano, as escolas apresentaram projetos que traduzem, na prática, a força da pedagogia ativa, o protagonismo infantil e o compromisso com a formação integral dos estudantes. Selecionadas pelas Coordenações Inspetoriais das Escolas, as práticas refletiram critérios como coerência com o Currículo da RSB, uso qualificado da Coleção Nautas, criatividade, estratégias pedagógicas significativas e protagonismo dos estudantes. 1º Dia – 18 de novembro: criatividade, expressão e cuidado com o futuro Na abertura do primeiro dia, Pe. Sérgio Augusto Baldin, Diretor Executivo da RSB e Diretor Geral da Edebê, acolheu educadores de todo o Brasil para a apresentação de cinco projetos que evidenciam como o percurso formativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode ser vivo, sensível e profundamente conectado às experiências das crianças. A moderação foi realizada pela Valéria Rodrigues, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, e Maria Elvira Menegassi, Coordenadora das Escolas da Inspetoria São Pio X. As Coordenadoras Inspetoriais anunciaram as equipes e teceram comentários, destacando elementos que evidenciaram a vivência do Currículo da RSB, a competência das(os) professoras(es) e a relevância das práticas para a formação das crianças.  Do livro ao jornal: o olhar curioso que transforma vivências em notícias (1º Ano) Colégio Salesiano Leão XIII – Rio Grande/RS – Inspetoria São Pio XA partir da observação da realidade e da curiosidade típica da infância, as turmas transformaram experiências cotidianas em notícias, construindo um jornal escolar que uniu leitura, escrita, investigação e comunicação. Protagonistas do campo ao prato: saúde, consciência e economia (2º Ano) Colégio do Carmo – Guaratinguetá/SP – Inspetoria Nossa Senhora AparecidaO projeto promoveu diálogos sobre alimentação saudável, sustentabilidade e impactos econômicos, levando as crianças a compreenderem o caminho dos alimentos, do cultivo ao consumo, com responsabilidade e protagonismo. Animais Robóticos (3º Ano) Escola Salesiana São José – Campinas/SP – Inspetoria Nossa Senhora AuxiliadoraIntegrando tecnologia, ciência e criatividade, os estudantes construíram animais robóticos, explorando conceitos de movimento, circuitos e engenharia de forma lúdica e desafiadora. Semeando o Futuro! (3º Ano) Instituto Waldemar Falcão – Aracati/CE – Inspetoria Maria AuxiliadoraCom foco em meio ambiente e sustentabilidade, o projeto desenvolveu ações práticas de cuidado com a natureza, plantio e conscientização ambiental, envolvendo as famílias e a comunidade. Cartas que conectam: escrita, afeto e protagonismo estudantil (3º Ano) Escola Salesianas Santa Teresinha – Manaus – Inspetoria Nossa Senhora da AmazôniaEm uma experiência sensível e interdisciplinar, os estudantes resgataram o hábito de escrever cartas, fortalecendo vínculos, expressando sentimentos e desenvolvendo competências de linguagem e empatia. O primeiro encontro evidenciou o quanto o método salesiano continua atual: educar pelo afeto, pela experiência e pelo significado. A Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, Évila Silva de Souza, e a Gestora de Produtos Educacionais da Editora Edebê Brasil, Gabriela Palomo Capila de Melo foram responsáveis pela moderação: convidaram as equipes a apresentarem, comentaram com entusiasmo os aspectos essenciais das práticas e parabenizaram as(os) educadoras(es) pelo que constroem no cotidiano das escolas, sempre confiando na capacidade de cada criança. 2º Dia – 19 de novembro: identidade, cultura e sensibilidade artística No segundo dia do Seminário foram socializadas práticas que valorizam a identidade, a expressão artística e a riqueza cultural brasileira, reafirmando a missão salesiana de formar pessoas conscientes, solidárias e criativas. Projeto Melanina: pigmento de história, identidade e esperança (1º Ano) Instituto Maria Imaculada – Barbacena/MG – Inspetoria Madre MazzarelloA partir do reconhecimento da beleza e da força da diversidade, o projeto promoveu reflexões sobre identidade, história e autoestima, valorizando a cultura afro-brasileira e fortalecendo o respeito entre as crianças. Cordel Encantado – Embarque à Literatura de Cordel (3º Ano) Salesiano de Jaboatão dos Guararapes/PE – Inspetoria Salesiana do NordesteAs crianças mergulharam no universo do cordel, criando seus próprios textos rimados, ilustrações e narrativas, valorizando essa expressão típica da cultura nordestina e despertando o gosto pela leitura. Canções que a gente gosta muito (3º Ano) Salesiano Dom Bosco Centro – Manaus/AM – Inspetoria São Domingos SávioA música foi o eixo central desta proposta, que incorporou linguagem, memória afetiva, expressão corporal e convivência. As crianças compartilharam suas músicas preferidas e criaram apresentações coletivas. Um encontro que fortalece a missão educativa da RSB Os dois dias de evento reafirmaram a qualidade e o compromisso das escolas da Rede Salesiana Brasil com uma educação integral, afetiva e transformadora, que valoriza o protagonismo das crianças e integra currículo, espiritualidade e inovação. Para muitos participantes, o Seminário foi um espaço fecundo de troca e inspiração: “Parabéns! Esse Seminário é riquíssimo e nos ajuda a fervilhar muitas ideias. Excelente ação da Rede Salesiana”, destacou uma educadora. Outra participante enfatizou a riqueza das diferentes realidades apresentadas: “Muito bom poder conhecer os projetos de outras regiões do Brasil. Realidades e vivências diferentes!” O Seminário Nacional Nautas segue consolidando-se como espaço de formação e reconhecimento das boas práticas pedagógicas que fazem diferença no cotidiano das escolas. Educadores recém-chegados à Rede também expressaram a importância da iniciativa: “Parabéns à RSB pelo trabalho. Cheguei esse ano e pude aprender bastante com esse Seminário.” Houve ainda quem ressaltasse o cuidado na seleção das práticas apresentadas: “Sugiro que continuem com este olhar diferenciado na escolha dos projetos, para que sejam realmente inspiradores e motivem os educadores a serem criativos, ousados e a saírem do tradicional e óbvio.” A RSB parabeniza todas as equipes participantes, professoras(es), coordenações pedagógicas e estudantes que deram vida a projetos tão significativos, sinais concretos de que a educação salesiana continua “semeando futuro” e formando pessoas capazes de transformar o mundo.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil