Alunos do Colégio Salesiano Santa Rosa são premiados na 16ª edição da FECTI
02/12/2022

Alunos do Colégio Salesiano Santa Rosa são premiados na 16ª edição da FECTI

Alunos do Colégio Salesiano Santa Rosa são premiados na 16ª edição da FECTI

Nos dias 26 e 27 de novembro de 2022, aconteceu a XVI Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). Ao todo, 114 projetos foram expostos e apresentados por estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, médio ou técnico de Instituições – públicas e privadas – do estado, sob orientações de seus Professores, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj/Faetec), localizado na Praça da Bandeira/RJ.

Para essa edição da FECTI, foram selecionados quatro projetos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Salesiano Santa Rosa, nas categorias de “Ciências Exatas e da Terra” e “Ciências Biológicas e da saúde”. E dois deles foram premiados na primeira categoria.

 

Projetos selecionados para a FECTI 2022

O projeto “Como a música afeta parâmetros fisiológicos em adolescentes” foi representado pelas alunas Isabella Aires, Clarissa Milani e Ana Luiza Branco, junto com os Professores Orientadores Guilherme Soares e Diego Jacomim.

O projeto “Análise qualitativa de bioplásticos de amido com diferentes aditivos” foi representado pelas alunas Giovanna Cassiano, Júlia Martins e Juliana Ferreira, junto com os Orientadores, a Professora Priscila Senra e o Químico Licenciado Gustavo Luan. 

O projeto “Conscientização da sociedade de consumo a partir do uso da eletroquímica” foi representado pelos alunos João Vitor Loureiro, Livia Maria Alves e Marcelo Grandelle, junto com os Orientadores, a Professora Priscila Senra e o Químico Licenciado Gustavo Luan.

O projeto “Óleos Essenciais: comparação qualitativa e quantitativa de processos de Extração” foi representado pelos alunos Vinícius Magalhães, João Angelito e Fernando Braga, junto com os Orientadores, o Professor Roberto Serour e o Químico Licenciado Gustavo Luan.

Os alunos Salesianos durante esses dois dias puderam acompanhar todo o processo de uma Feira externa de divulgação científica e, também, tiveram a oportunidade de assistir apresentações de estudantes de todo o estado. Para o aluno Vinícius Magalhães, da 2ª série do Ensino Médio, a experiência com a FETCI foi algo sensacional, não apenas no final de semana, mas todo o processo de desenvolvimento do trabalho com os colegas e com o Gustavo Luan, profissional responsável pelos Laboratórios do Colégio, que também atuou como orientador de três projetos. “Toda a preocupação da escola de conduzir e orientar os alunos até lá [FECTI] foi muito boa! Esse final de semana foi uma experiência que eu vou levar para o resto minha vida e eu acho que de todos os meus companheiros. Poder apresentar o meu trabalho, divulgá-lo. Conhecer o trabalho de outras escolas e sentir como é a FECTI foi sensacional”, comenta Vinícius.

De acordo com Gustavo Luan, a experiência de levar os estudantes para a feira, assim como orientá-los durante toda a produção acadêmica e no desenvolvimento de seus projetos para então apresentá-los na FECTI 2022 é enriquecedora e incrível. “É enriquecedora para nós como orientadores, porque proporcionamos o desenvolvimento do conhecimento e aprimoramos as ideias e os planejamentos dos nossos alunos. E é incrível para os alunos, pois eles vivenciam, na prática, os seus estudos teóricos e podem ter a experiência de divulgar a sua produção e o seu conhecimento. [...] Nesse sentido, os estudantes passam a fazer parte dessa produção científica. E na FECTI, conseguem prestigiar [os projetos de] outros estudantes apaixonados pela Ciência como eles.”, finaliza Gustavo.

 

Novo Ensino Médio Salesiano e o incentivo à ciência e à tecnologia

O Novo Ensino Médio foi elaborado ao longo do ano de 2021, a partir de estudos feitos pelas Equipes Diretivas e de Educadores do Ensino Médio dos Colégios Salesianos de Niterói, baseados nas necessidades e preferências dos alunos que ainda estavam no 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Nesse sentido, após as pesquisas e de muitos encontros no “Fórum do Novo Ensino Médio” com os próprios estudantes e seus respectivos responsáveis, o Colégio Salesiano Santa Rosa desenvolveu com maestria seus Itinerários Formativos e disciplinas eletivas aplicados no ano letivo de 2022.

Ao longo deste ano letivo, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio, que optaram pelos Itinerários Formativos de “Ciências da Natureza e Matemática - Consciência ECO+LÓGICA: empreender para transformar”, vivenciam e praticam todo o conhecimento que adquirem nos componentes curriculares de forma integrada e dinâmica, nas salas de aula, nos laboratórios e em Rodas de Conversa organizadas pela Coordenação de Projetos Educacionais.

Os dois projetos premiados pela FECTI 2022 foram desenvolvidos pelos alunos do Novo Ensino Médio Salesiano. Os estudantes fizeram todas as pesquisas e experimentos no laboratório de Química da escola e os apresentaram, pela primeira vez, na Feira de Ciências, Matemática e suas Tecnologias, promovida pelo Colégio Salesiano Santa Rosa em outubro deste ano.

Segundo o Químico Gustavo Luan, a escola já possuía uma cultura “Hands On”, em que os alunos têm a possibilidade de experimentar, tanto que um dos quatro projetos selecionados pela Feira estadual foi executado por um grupo da 2ª série do Ensino Médio. Entretanto, o Colégio Salesiano Santa Rosa, por meio do Novo Ensino Médio, fomentou ainda mais a capacidade de produção e o diálogo com as ciências e o fazer prático.

“Os alunos Salesianos têm a oportunidade de experimentar, de estar no laboratório, de questionar a realidade e de se inserirem nos problemas do mundo. [...] Eles encontram propostas para as soluções dos problemas nos quais estão inseridos. Por isso, vimos alguns trabalhos focados na conscientização ambiental, como o do “Bioplástico” e o da “Sociedade de Consumo”. Os estudantes estão preocupados com o planeta que deixaremos para as novas gerações.”, conclui Gustavo.

 

Projetos premiados na FECTI 2022

De acordo com a Fundação Cecierj, os 114 projetos selecionados foram avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a Instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência. Os estudantes do Colégio Salesiano Santa Rosa, foram os únicos de uma rede privada de ensino a ganharem prêmios e medalhas pelo município de Niterói/RJ.

O projeto “Análise qualitativa de bioplásticos de amido com diferentes aditivos” venceu o 3º lugar, na categoria ‘Ciências Exatas e da Terra’. O trabalho teve como objetivo de estudo o desempenho do material com diversos componentes aditivos e a produção de um material biodegradável.

O grupo que desenvolveu o projeto “Conscientização da sociedade de consumo a partir do uso da eletroquímica”, estudaram uma forma de preservação do meio ambiente, o projeto baseou-se na procura por meios para ter a capacidade de reutilizar metais oxidados e ressignificar todo o rejeito produzido, assim evitando o descarte irregular do óxido de ferro III. Além disso, seguindo o caráter sustentável, o experimento utiliza apenas de materiais presentes no cotidiano, pois, dessa forma, qualquer pessoa pode ser capaz de reduzir sua pegada ecológica.

Esse projeto venceu o 1º lugar, na categoria ‘Ciências Exatas e da Terra’. Além disso, os estudantes foram credenciados para divulgá-lo na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) 2023, realizada pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Parabéns aos Alunos e Educadores Salesianos, que se dedicam a realizar sonhos enquanto fazem a diferença social!

 

Fonte e mais fotos: Site da Inspetoria São João Bosco

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Esses ambientes apoiam a formação contínua dos alunos em STEAM - acrônimo em inglês para Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics) - metodologia educacional que busca integrar essas áreas do conhecimento em projetos e atividades práticas, promovendo o aprendizado interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.  Torneios e seletivas internas (Torneio Brasil de Robótica - TBR):  Realização de etapas internas e seletivas para preparar equipes rumo a competições regionais e nacionais (TBR, etapas estaduais da OBR), estimulando participação ampla dos estudantes. Equipes e identidades (ex.: Tambakicks, Amazon Tech): existência de equipes com identidade própria que participam das competições e mostras; também há times que se destacaram em outras competições de tecnologia (como a Olimpíada Nacional de Aplicativos — ONDA). O Colégio Salesiano Dom Bosco celebra mais esta vitória na robótica, conquistas que vão muito além de prêmios e classificações. São histórias de vida transformadas, vocações despertadas e jovens que descobrem na ciência um caminho para construir um futuro melhor.

4º Encontro On-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas aprofunda discussão sobre como utilizar ferramentas de design para tornar a formação de professores mais visível

No dia 12 de novembro, a Rede Salesiana Brasil realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, encerrando o ciclo formativo de 2025 com um momento marcado pela criatividade, colaboração e aprofundamento metodológico. Coordenações Pedagógicas de todo o Brasil acompanharam a formação conduzida pela formadora Caroline Cardoso. A partir da fundamentação desenvolvida, as coordenações foram convidadas a refletir sobre o papel das linguagens visuais como estratégia pedagógica, especialmente no contexto da formação continuada dos educadores. Com uma abordagem dinâmica, Caroline apresentou princípios de design aplicáveis ao cotidiano das coordenações, reforçando como a visualidade potencializa a clareza das orientações, a comunicação pedagógica e a devolutiva das práticas docentes. Atividade “mão na massa”: criatividade para expressar processos formativos Em sintonia com o tema, o encontro contou com uma proposta prática. Antecipadamente, as participantes foram orientadas a preparar um pequeno kit de materiais para a atividade. Durante a formação, cada coordenação produziu uma peça criativa, utilizando elementos simples, mas alinhados ao conteúdo apresentado. As produções foram compartilhadas no grupo de WhatsApp do Programa de Formação das Coordenações , criando um ambiente de inspiração mútua e troca entre as coordenações, fortalecendo a rede colaborativa que sustenta o Programa. Narrativas formativas e construção coletiva Outro momento significativo foi a partilha em pequenos grupos. As coordenações trocaram experiências, narrativas e percursos formativos desenvolvidos em suas escolas ao longo de 2025, especialmente com as(os) educadoras(es) dos Anos Iniciais. Esses registros foram reunidos em um mural colaborativo no Padlet, que permanecerá como memória afetiva e pedagógica do trabalho realizado. Avaliação do percurso formativo e continuidade em 2026 Para encerrar a edição 2025 do Programa, foi disponibilizado um formulário de avaliação do percurso, no qual as coordenações podem registrar percepções, sugestões e encaminhamentos. As contribuições serão fundamentais para a organização da continuidade da jornada formativa de 2026, a ser desenvolvida por meio de três encontros on-line ao longo do ano, dando continuidade ao compromisso com a qualificação e o fortalecimento da prática pedagógica nas escolas da RSB. O encerramento do ciclo formativo de 2025 reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com processos pedagógicos de qualidade, colaborativos e alinhados às demandas contemporâneas da educação. Em 2026, seguimos juntas(os), fortalecendo o trabalho das coordenações e promovendo uma formação integral e humanizadora para nossas comunidades educativas. Saiba mais sobre sobre o terceiro encontro deste ciclo de formações clicando aqui. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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