Alunos do Colégio Salesiano Santa Rosa são premiados na 16ª edição da FECTI
02/12/2022

Alunos do Colégio Salesiano Santa Rosa são premiados na 16ª edição da FECTI

Alunos do Colégio Salesiano Santa Rosa são premiados na 16ª edição da FECTI

Nos dias 26 e 27 de novembro de 2022, aconteceu a XVI Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). Ao todo, 114 projetos foram expostos e apresentados por estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, médio ou técnico de Instituições – públicas e privadas – do estado, sob orientações de seus Professores, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj/Faetec), localizado na Praça da Bandeira/RJ.

Para essa edição da FECTI, foram selecionados quatro projetos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Salesiano Santa Rosa, nas categorias de “Ciências Exatas e da Terra” e “Ciências Biológicas e da saúde”. E dois deles foram premiados na primeira categoria.

 

Projetos selecionados para a FECTI 2022

O projeto “Como a música afeta parâmetros fisiológicos em adolescentes” foi representado pelas alunas Isabella Aires, Clarissa Milani e Ana Luiza Branco, junto com os Professores Orientadores Guilherme Soares e Diego Jacomim.

O projeto “Análise qualitativa de bioplásticos de amido com diferentes aditivos” foi representado pelas alunas Giovanna Cassiano, Júlia Martins e Juliana Ferreira, junto com os Orientadores, a Professora Priscila Senra e o Químico Licenciado Gustavo Luan. 

O projeto “Conscientização da sociedade de consumo a partir do uso da eletroquímica” foi representado pelos alunos João Vitor Loureiro, Livia Maria Alves e Marcelo Grandelle, junto com os Orientadores, a Professora Priscila Senra e o Químico Licenciado Gustavo Luan.

O projeto “Óleos Essenciais: comparação qualitativa e quantitativa de processos de Extração” foi representado pelos alunos Vinícius Magalhães, João Angelito e Fernando Braga, junto com os Orientadores, o Professor Roberto Serour e o Químico Licenciado Gustavo Luan.

Os alunos Salesianos durante esses dois dias puderam acompanhar todo o processo de uma Feira externa de divulgação científica e, também, tiveram a oportunidade de assistir apresentações de estudantes de todo o estado. Para o aluno Vinícius Magalhães, da 2ª série do Ensino Médio, a experiência com a FETCI foi algo sensacional, não apenas no final de semana, mas todo o processo de desenvolvimento do trabalho com os colegas e com o Gustavo Luan, profissional responsável pelos Laboratórios do Colégio, que também atuou como orientador de três projetos. “Toda a preocupação da escola de conduzir e orientar os alunos até lá [FECTI] foi muito boa! Esse final de semana foi uma experiência que eu vou levar para o resto minha vida e eu acho que de todos os meus companheiros. Poder apresentar o meu trabalho, divulgá-lo. Conhecer o trabalho de outras escolas e sentir como é a FECTI foi sensacional”, comenta Vinícius.

De acordo com Gustavo Luan, a experiência de levar os estudantes para a feira, assim como orientá-los durante toda a produção acadêmica e no desenvolvimento de seus projetos para então apresentá-los na FECTI 2022 é enriquecedora e incrível. “É enriquecedora para nós como orientadores, porque proporcionamos o desenvolvimento do conhecimento e aprimoramos as ideias e os planejamentos dos nossos alunos. E é incrível para os alunos, pois eles vivenciam, na prática, os seus estudos teóricos e podem ter a experiência de divulgar a sua produção e o seu conhecimento. [...] Nesse sentido, os estudantes passam a fazer parte dessa produção científica. E na FECTI, conseguem prestigiar [os projetos de] outros estudantes apaixonados pela Ciência como eles.”, finaliza Gustavo.

 

Novo Ensino Médio Salesiano e o incentivo à ciência e à tecnologia

O Novo Ensino Médio foi elaborado ao longo do ano de 2021, a partir de estudos feitos pelas Equipes Diretivas e de Educadores do Ensino Médio dos Colégios Salesianos de Niterói, baseados nas necessidades e preferências dos alunos que ainda estavam no 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Nesse sentido, após as pesquisas e de muitos encontros no “Fórum do Novo Ensino Médio” com os próprios estudantes e seus respectivos responsáveis, o Colégio Salesiano Santa Rosa desenvolveu com maestria seus Itinerários Formativos e disciplinas eletivas aplicados no ano letivo de 2022.

Ao longo deste ano letivo, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio, que optaram pelos Itinerários Formativos de “Ciências da Natureza e Matemática - Consciência ECO+LÓGICA: empreender para transformar”, vivenciam e praticam todo o conhecimento que adquirem nos componentes curriculares de forma integrada e dinâmica, nas salas de aula, nos laboratórios e em Rodas de Conversa organizadas pela Coordenação de Projetos Educacionais.

Os dois projetos premiados pela FECTI 2022 foram desenvolvidos pelos alunos do Novo Ensino Médio Salesiano. Os estudantes fizeram todas as pesquisas e experimentos no laboratório de Química da escola e os apresentaram, pela primeira vez, na Feira de Ciências, Matemática e suas Tecnologias, promovida pelo Colégio Salesiano Santa Rosa em outubro deste ano.

Segundo o Químico Gustavo Luan, a escola já possuía uma cultura “Hands On”, em que os alunos têm a possibilidade de experimentar, tanto que um dos quatro projetos selecionados pela Feira estadual foi executado por um grupo da 2ª série do Ensino Médio. Entretanto, o Colégio Salesiano Santa Rosa, por meio do Novo Ensino Médio, fomentou ainda mais a capacidade de produção e o diálogo com as ciências e o fazer prático.

“Os alunos Salesianos têm a oportunidade de experimentar, de estar no laboratório, de questionar a realidade e de se inserirem nos problemas do mundo. [...] Eles encontram propostas para as soluções dos problemas nos quais estão inseridos. Por isso, vimos alguns trabalhos focados na conscientização ambiental, como o do “Bioplástico” e o da “Sociedade de Consumo”. Os estudantes estão preocupados com o planeta que deixaremos para as novas gerações.”, conclui Gustavo.

 

Projetos premiados na FECTI 2022

De acordo com a Fundação Cecierj, os 114 projetos selecionados foram avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a Instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência. Os estudantes do Colégio Salesiano Santa Rosa, foram os únicos de uma rede privada de ensino a ganharem prêmios e medalhas pelo município de Niterói/RJ.

O projeto “Análise qualitativa de bioplásticos de amido com diferentes aditivos” venceu o 3º lugar, na categoria ‘Ciências Exatas e da Terra’. O trabalho teve como objetivo de estudo o desempenho do material com diversos componentes aditivos e a produção de um material biodegradável.

O grupo que desenvolveu o projeto “Conscientização da sociedade de consumo a partir do uso da eletroquímica”, estudaram uma forma de preservação do meio ambiente, o projeto baseou-se na procura por meios para ter a capacidade de reutilizar metais oxidados e ressignificar todo o rejeito produzido, assim evitando o descarte irregular do óxido de ferro III. Além disso, seguindo o caráter sustentável, o experimento utiliza apenas de materiais presentes no cotidiano, pois, dessa forma, qualquer pessoa pode ser capaz de reduzir sua pegada ecológica.

Esse projeto venceu o 1º lugar, na categoria ‘Ciências Exatas e da Terra’. Além disso, os estudantes foram credenciados para divulgá-lo na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) 2023, realizada pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Parabéns aos Alunos e Educadores Salesianos, que se dedicam a realizar sonhos enquanto fazem a diferença social!

 

Fonte e mais fotos: Site da Inspetoria São João Bosco

Mais Recentes

Escola Salesiana São José conquista novamente medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Foguetes

Pelo 3º ano consecutivo, a Escola Salesiana São José, de Campinas (SP), celebra o excelente desempenho de seus estudantes na Olimpíada Brasileira de Foguetes 2025 (OBAFOG). Conquista esta que reafirma o compromisso da instituição com a educação científica e a formação integral dos jovens. Os alunos do Ensino Médio participaram de diferentes etapas da competição e demonstraram grande dedicação, curiosidade e domínio dos conhecimentos necessários para os lançamentos. Os resultados alcançados garantiram à escola dois troféus de ouro e o convite para integrar a Jornada de Foguetes, realizada em Barra do Piraí (RJ). Durante o evento, os estudantes vivenciaram uma programação repleta de aprendizado e experimentação: palestras, oficinas e novos lançamentos de foguetes, além de momentos de convivência e troca com equipes de todo o país. O professor responsável também participou de atividades formativas, fortalecendo ainda mais a cultura científica no ambiente escolar. Nos últimos três anos, a Escola Salesiana São José soma 4 troféus de ouro e 1 de prata na competição, um histórico que evidencia não apenas o talento e o engajamento dos alunos, mas também o trabalho qualificado da equipe pedagógica e o incentivo constante a projetos de investigação científica. Sobre a OBA e a OBAFOG A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) são iniciativas nacionais voltadas ao estímulo do conhecimento científico. A participação é aberta a escolas públicas e privadas, de áreas urbanas ou rurais, ampliando o acesso à ciência e à descoberta. Comunicação da RSB com informações da Escola Salesiana São José - Campinas.  

Instituto Auxiliadora inicia 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] em São João del Rei (MG)

Nos dias 23 e 24 de outubro, o Instituto Auxiliadora, em São João del Rei (MG), deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB) que visa o fortalecimento contínuo da qualidade acadêmica e humana nas instituições educativas salesianas de todo o país. A proposta se baseia na análise criteriosa dos resultados construídos ao longo do primeiro ciclo, alinhando estratégias e renovando o compromisso com uma educação de excelência. Durante os dois dias de atividades, a equipe gestora da escola se dedicou à revisão e aperfeiçoamento dos planos de ação, com foco na formação integral dos estudantes, no cuidado com as pessoas e na sustentabilidade institucional. Segundo Anderson Leal, gestor de Projetos Educacionais da RSB, o novo ciclo avança em três grandes eixos estratégicos: “Consolidação dos planos de ação institucionais, garantindo que cada escola avance com metas claras, indicadores definidos e acompanhamento sistemático dos resultados; fortalecimento da formação das equipes, com foco na liderança pedagógica, no protagonismo pastoral e no desenvolvimento profissional continuado dos colaboradores; e integração entre dimensões pedagógica, pastoral e de gestão, promovendo uma cultura de corresponsabilidade, inovação e sustentabilidade.” Entre as expectativas para os próximos meses, destaca: “O aperfeiçoamento dos processos de avaliação e acompanhamento, a melhoria contínua dos indicadores de aprendizagem e engajamento, o aumento da visibilidade da pastoral escolar e o avanço na internacionalização, como pilares da proposta de excelência humana e acadêmica da Rede Salesiana Brasil.” Para o Instituto Auxiliadora, este novo ciclo representa um caminho de avanço e de consolidação de práticas que garantem inovação pedagógica, fortalecimento da identidade salesiana e melhoria contínua do ambiente escolar. O acompanhamento sistemático das ações assegura que cada etapa esteja integrada ao projeto educativo salesiano. A partir das reflexões e direcionamentos construídos nesse encontro, a escola segue confiante em sua missão de educar com amor, fé e competência, cuidando do presente e planejando o futuro com responsabilidade e visão transformadora. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Colégio Castelo e Editora Edebê realizam plantão pedagógico e apresentam novo material didático

“Identidade” reforça protagonismo juvenil, alinhado as diretrizes do Ensino Médio   O Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo recebeu nesta semana a visita da especialista educacional da Editora Edebê Brasil, Laiana Rosendo Oliveira, para uma série de encontros com docentes da Educação Infantil ao Ensino Médio. A visita fez parte do Plantão Pedagógico, ação de mentoria e acompanhamento, que tem como objetivo promover o diálogo entre a equipe pedagógica e a editora.   Durante dois dias, Laiana conduziu momentos de conversa individual e em pequenos grupos, ouvindo as vivências em sala de aula e recolhendo sugestões para aprimorar as coleções Girolhar, Nautas e Rotas, que integram o portfólio pedagógico da Edebê adotado pelo Colégio Castelo.   De acordo com a especialista, o Plantão Pedagógico é um espaço de escuta e construção coletiva, no qual os professores compartilham desafios, boas práticas e percepções sobre o material utilizado. “Eles têm a oportunidade de sugerir melhorias, que são repassadas ao nosso editorial, enquanto nós também compartilhamos sugestões de práticas que possam enriquecer o processo de ensino e aprendizagem”, explica Laiana.   A visita também incluiu a apresentação da nova coleção ‘Identidade’, que será implantada no Ensino Médio a partir de 2026. No encontro com o grupo de docentes, a especialista destacou que o material passou por uma reformulação significativa, baseada em dois eixos principais: a atualização em consonância com os documentos oficiais que orientam o Ensino Médio e a aproximação com o perfil dos jovens contemporâneos. “Tivemos uma grande preocupação em alinhar os materiais às diretrizes educacionais atuais. A nova coleção traz uma linguagem mais próxima dos estudantes de hoje, conectada ao universo deles e às suas formas de aprender”, explicou.   Laiana ressaltou ainda o potencial formativo do novo material, que visa estimular o pensamento crítico, o protagonismo juvenil e a autonomia intelectual. “O material busca preparar o aluno tanto para os vestibulares, o Enem quanto para a vida, para que saibam fazer boas escolhas e trilhar seus próprios caminhos com segurança.”   O sucesso desse trabalho depende diretamente da parceria com escolas que valorizam o diálogo e o desenvolvimento contínuo dos seus profissionais, requisitos que a profissional fez questão de destacar. “As trocas foram riquíssimas e eu também aprendi muito. A equipe do Castelo demonstra profundo conhecimento pedagógico, estuda, reflete e domina o material, trazendo contribuições muito pertinentes”, finaliza.   Alysson Nogueira do Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil