Campanha Nacional das Escolas 2025/2026 é lançada oficialmente pela Rede Salesiana Brasil
05/05/2025

Campanha Nacional das Escolas 2025/2026 é lançada oficialmente pela Rede Salesiana Brasil

Campanha Nacional das Escolas 2025/2026 é lançada oficialmente pela Rede Salesiana Brasil

Nesta segunda-feira, 05 de maio, a Rede Salesiana Brasil deu início a um novo ciclo de comunicação com o lançamento unificado da Campanha Nacional das Escolas 2025/2026. Com o slogan "Valores que formam, educação que transforma". A campanha reforça a missão salesiana de promover uma educação integral, conectada com as juventudes e com impacto real na sociedade.

“Essa campanha nasce do diálogo e da escuta atenta. Foi construída em rede, com a contribuição de educadores de todo o Brasil, e tem como essência aquilo que acreditamos: uma educação que transforma vidas e forma pessoas comprometidas com um mundo mais justo e fraterno”, destaca Ir. Sílvia Aparecida, Diretora Executiva da RSB.

Construída de forma colaborativa, a campanha deste ano contou com a participação ativa de todas as inspetorias salesianas do Brasil. A partir de uma pesquisa nacional de diagnóstico com gestores e comunicadores, foram identificadas as reais necessidades das unidades escolares, fortalecendo a escuta e o trabalho em rede – marcas registradas da atuação da RSB.

“Estamos em unidade, trabalhando juntos por uma missão comum. A campanha 2025/2026 traduz o carisma salesiano em uma linguagem atual, criativa e acessível. Convida famílias, educadores e jovens a viverem uma experiência educativa que vai além da sala de aula”, afirma Pe. Sérgio Baldin, Diretor Executivo da RSB.

A identidade visual da campanha une inovação, contemporaneidade e impacto, com cores vibrantes, tipografia marcante e uma estética dinâmica. O objetivo é estabelecer uma comunicação mais próxima das novas gerações e de suas famílias, sem perder de vista os valores que sustentam a proposta pedagógica salesiana.

Todos os materiais da campanha – incluindo artes em formatos editáveis (Photoshop, Illustrator e Canva), banco de imagens e cronograma – já estão disponíveis para as unidades educacionais. O uso desses conteúdos respeita diretrizes de identidade visual e comunicação institucional, preservando o slogan, as fontes e a paleta de cores definida para esta edição.

Para Karine Zanella Jahn, Vice-diretora do Instituto Maria Auxiliadora de Rio do Sul, escola com 97 anos de atuação em Santa Catarina, o convite para participar do processo de captação de imagens para a campanha foi desafiador, mas igualmente feliz. "Participar ativamente deste momento tão especial, proporcionando às presenças salesianas o material necessário para a campanha nacional foi muito gratificante". 

Jean Prette, Diretor do Colégio Salesiano de Itajaí, expressou sua gratidão por ser uma das escolas selecionadas para ser cenário da campanha, ainda nos seus primeiros dias de trabalho na instituição. "Para a nossa escola foi um presente fazer parte da campanha, representando a rede de escolas, de todo o Brasil".

Zuleide Minatti, do Colégio Dom Bosco de Rio do Sul, por sua vez, relatou que a experiência de ser uma das escolas escolhidas foi inesquecível. "Viver essa experiência aqui em Rio do Sul, uma cidade pequena, de 75 mil habitantes, foi um orgulho." A presença salesiana que possui mais de 76 anos de atuação na cidade é uma das mais tradicionais instituições da região.

O lançamento oficial aconteceu às 10h30 (horário de Brasília), com o convite para que todas as escolas publiquem o vídeo unificado da campanha em suas redes sociais, marcando o perfil oficial da Rede Salesiana Brasil e utilizando as hashtags:
#ValoresQueFormam #EducacaoQueTransforma #CampanhaNacionalDasEscolas #RSB

Essa ação conjunta fortalece a presença da RSB nos espaços digitais e evidencia a unidade e o compromisso da rede com uma educação transformadora.

Vamos juntos fortalecer nossa mensagem e seguir impactando vidas por meio da educação salesiana!

Confira abaixo o vídeo lançado, de forma unificada, por presenças salesianas de todas as inspetorias do Brasil:

 

 

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Salesianos de Niterói atingem 96% de aprovação na 1ª fase da UERJ com diversos alunos “Conceito A”

Realizada no dia 07 de junho, a 1ª fase do Exame de Qualificação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) rendeu os Colégios Salesianos de Niterói excelentes resultados: 96% de aproveitamento dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio para a 2ª fase do vestibular rumo à aprovação. ‍Em 2026, 54,72% dos alunos conquistaram conceitos A e B, considerados extremamente importantes para aprovações em cursos universitários disputados como “Direito” e “Odontologia”. Em comparação com o ano letivo de 2025, houve um crescimento de 55,56% na obtenção do Conceito “A”. ‍A evolução ocorre por meio olhar atento das equipes técnico-pedagógica e de corpo docente em relação aos projetos de vida dos estudantes e à vontade de ingresso na UERJ. ‍Os Colégios Salesianos de Niterói investem, anualmente, em estratégias específicas para o êxito nos principais vestibulares: UERJ e ENEM. Os estudantes salesianos contam com o apoio de plataformas digitais interativas, que promovem simulados e disponibilizam relatórios diagnósticos, que proporcionam um direcionamento individualizado. ‍A partir disso, os educadores, junto aos alunos, traçam estratégias e cronogramas de estudo para o aperfeiçoamento de fragilidades e contribuindo ainda mais com as potencialidades. ‍Somado a isso, o corpo docente organiza “aulões” de todas as áreas do conhecimento, com foco em resolução e debate de questões. Após os “intensivões”, os estudantes fazem simulados com questões selecionadas pelos educadores salesianos. Dessa forma, os jovens adquirem mais confiança para os exames e conseguem realizar as provas com serenidade, certos de suas repostas.

Estudante do INSA Araras conquista medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

O talento, a dedicação e a disciplina levaram o estudante Arthur Lelis Moreira Alencar ao pódio de uma das mais importantes competições da modalidade no país. No último sábado, 13 de junho, Arthur, estudante do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP), conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), realizado na cidade de Barueri. Representando com excelência o esporte ararense, o estudante competiu na categoria Infantojuvenil 3, faixa amarela, pesadíssimo, enfrentando atletas de alto nível técnico de diversas regiões do Brasil. O campeonato reuniu 4.447 competidores com idades entre 4 e 15 anos, consolidando-se como uma das maiores competições de base do jiu-jítsu brasileiro. A conquista é resultado de muito empenho, treinamento e determinação, valores que inspiram toda a comunidade educativa. O INSA Araras parabeniza Arthur por essa importante conquista e deseja ainda mais sucesso em sua trajetória esportiva. Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

INSA Araras conquista título no Desafio Nacional Acadêmico 2026 e alcança tricampeonato da competição

O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP), tem mais um motivo para comemorar. A equipe ARTEMIS VI, formada por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, conquistou o título do Desafio Nacional Acadêmico (DNA) 2026, uma das mais tradicionais e desafiadoras competições de conhecimento do Brasil. Com o resultado, a escola alcança o tricampeonato nacional da competição, reafirmando sua trajetória de excelência acadêmica. Reconhecido por estimular a pesquisa, o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe, o DNA reúne estudantes de todo o país em uma jornada de desafios que vai muito além dos conteúdos escolares. Ao longo das etapas, os participantes são convidados a investigar, analisar informações, resolver problemas e construir estratégias de forma colaborativa. Representando o INSA-Araras, a equipe ARTEMIS VI demonstrou preparo, dedicação e grande capacidade de cooperação. O grupo enfrentou desafios multidisciplinares que exigiram conhecimento, pensamento crítico e agilidade na tomada de decisões, destacando-se entre centenas de equipes participantes de diversas regiões do Brasil. A equipe campeã foi formada pelos estudantes Lina Alves, Tiago Balmer, Thayla Ferreira, Ana Julia Pastre, Elisa Garcia, Rafael Cardoso e Vitor Oliveira, sob a orientação do professor Dr. José Guilherme Licio, que acompanhou e incentivou os alunos durante toda a competição. A conquista representa muito mais do que um título. Ela reflete o compromisso do INSA-Araras com uma educação que valoriza o protagonismo estudantil, a busca pelo conhecimento e o desenvolvimento de competências essenciais para a formação integral dos jovens. Com o tricampeonato, o INSA-Araras consolida sua posição entre as escolas de destaque no cenário das competições acadêmicas nacionais, fortalecendo uma história construída com dedicação, talento e paixão pelo aprendizado. Para toda a comunidade educativa, o resultado é motivo de orgulho e celebração. A vitória da equipe ARTEMIS VI inspira outros estudantes a acreditarem em seu potencial e demonstra que o esforço, a curiosidade e o trabalho em equipe são capazes de transformar desafios em grandes conquistas. A Equipe de Gestão da escola parabeniza os estudantes, o professor orientador e as famílias por mais este capítulo histórico na trajetória do INSA-Araras! Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil