19/09/2024

Chega ao fim a Jornada Formativa Coleção NAUTAS

Chega ao fim a Jornada Formativa Coleção NAUTAS
Fotos: Rede Salesiana Brasil 

Nesta quinta-feira (19), chegou ao fim a Jornada Formativa Coleção NAUTAS. O evento, que aconteceu de 16 a 19 de setembro, em Aparecida do Norte (SP), é uma iniciativa de Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com sua Editora, a Edebê Brasil, para qualificar as Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas para atuarem como agentes formadores dos educadores e tornar mais efetivo o trabalho com a Coleção NAUTAS e suas atualizações. 
  
A manhã que finalizou as atividades da Jornada contou com o tema: “Navegando pelos mares de possibilidades da Coordenação Pedagógica por meio da metodologia Design for Change”. As atividades foram comandadas pela Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do Instituto Laura Vicuña, de Uruguaiana (RS), Caroline Cardoso; juntamente com a Gestora Pedagógica da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo, Meily Cassemiro. A dupla comandou dois momentos: o primeiro dedicado a relembrar os passos dados na Jornada Formativa e, o segundo, em formato de Roda de Conversa, se dedicou a delinear caminhos para a formação das educadoras dos Anos Iniciais a partir do que foi abordado durante o evento.

Após o encerramento, todos os participantes se organizaram para retornar às suas presenças com o compromisso de serem multiplicadores dos aprendizados adquiridos nesses quatro dias. Confira alguns depoimentos de quem participou da Jornada Formativa Coleção NAUTAS:

“É a primeira vez que eu venho e eu acho que o que a gente vivencia, a primeira coisa é o acolhimento. O acolhimento foi essencial! [...] A Jornada Pedagógica NAUTAS veio para contribuir e renovar os votos da nossa missão, a missão de educar e evangelizar, veio ao encontro do resgate, valorizar nossa identidade salesiana.” Cristina Ferreira Albuquerque, Supervisora Pedagógica no Colégio Ateneu Goiânia

“Minha expectativa com o Encontro da Coleção Nautas é traduzir a salesianidade e também a sua extensão enquanto proposta de transformação para um mundo possível para todos, dentro das nossas salas de aula e das nossas escolas.” Giselle Gregório de Oliveira, Escola Salesiana São José, Campinas (SP)

“O que eu vi aqui nesse encontro foi a possibilidade de eu praticar no meu cotidiano tudo o que eu estou aprendendo. [...] Eu pude perceber nessa Jornada que muita coisa que a gente ouviu aqui já acontece na nossa escola. Por isso que a gente tem percebido o crescimento do Colégio Castelo e isso se dá também por essa parceria em Rede e, com certeza, eu vou levar daqui muitas coisas que poderão agregar no meu cotidiano escolar.” Iara Santos, Coordenadora Pedagógica do Colégio Castelo de Rio das Ostras (RJ)

“Eu estou muito feliz e encantada com a proposta para 2025. Eu saio renovada pedagogicamente, principalmente pelas trocas de conhecimento, por essa diversidade cultural que eu encontrei aqui. Então, a minha palavra hoje é gratidão.” Regina Célia Montenegro Rocha, Colégio Auxiliadora de Natal (RN)

“É a primeira vez que participo de um encontro como este. Encontros como esse favorecem para nós um novo olhar, novas perspectivas e aprofundamentos a respeito do Currículo da Rede Salesiana do Brasil. Nós utilizamos o material Nautas e com essas perspectivas, também as novidades, a inovação que o material trouxe para nós, possibilitam que toda essa extensão de aprofundamento e possibilidades de novas experiências também sejam avançadas para as nossas crianças.” Ângela Maria de Andrade, Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Instituto Maria Auxiliadora, Rio do Sul (SC)

“Estar aqui novamente, porque eu já estive na Jornada Formativa Girolhar, é um privilégio, nesse movimento coletivo de a gente trabalhar em rede, de ninguém soltar a mão de ninguém, de fazermos esse movimento de estudo, de troca, de partilha. Têm sido dias bem intensos, porém muito significativos, e também são dias de muita reflexão e nos faz desacomodar, sair daquele nosso lugar e pensar assim: ‘Bom, a gente é capaz de fazer coisas diferentes’.” Tatiana Godinho, Coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Salesiano Balneário Camboriú (SC)

“O encontro foi muito bom, muito proveitoso para a vida, para a profissão, conhecer novas pessoas, saber novos métodos para trabalhar e, com certeza, vai ter uma grande jornada para nós coordenadores trabalharmos com nossos professores. Aprendemos novas técnicas e isso traz uma bagagem muito grande para o coordenador.” Alessandra, Coordenadora da Escola Laura Vicuña, Porto Velho (RO)

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Primeiro colégio salesiano do Brasil lança memorial online e celebra 141 anos de história

O Colégio Salesiano Santa Rosa, o primeiro colégio salesiano do Brasil, lança um memorial online para celebrar seus 141 anos de presença transformadora em Niterói (RJ). A plataforma reúne registros históricos marcantes, como a chegada dos Salesianos nas Américas, a construção da Basílica e do Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora, e eventos como o acidente da Barca Sétima (acidente que ocorreu em 1915, em que uma embarcação que transportava alunos e professores da escola, colidiu com uma pedra, resultando na morte de 27 estudantes e um professor).   Nomeado em homenagem ao querido Padre Josué Francisco da Natividade (Pe. Joso), que dedicou sua vida à preservação da história da instituição, o memorial também traz fotos de turmas desde 1923, festivais culturais, a rica tradição esportiva e a trajetória da Banda Colegial mais antiga do Brasil.   Aberto ao público, o memorial será atualizado periodicamente, proporcionando a alunos, ex-alunos e à comunidade escolar um mergulho na história desse colégio pioneiro da educação salesiana no país.   Descubra mais sobre essa história inspiradora: Acesse o memorial aqui.

Colégio Salesiano Dom Bosco representará o Amazonas na RoboCup 2025  

Projetos premiados na Mostra Nacional de Robótica levam inovação e impacto social ao cenário mundial A equipe de robótica do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Manaus, conquistou um marco extraordinário ao ser premiada na Mostra Nacional de Robótica 2024 (MNR), realizada entre 11 e 17 de novembro, em Goiânia. Os projetos que se destacaram pela inovação e impacto social, foram desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental e Médio da instituição.  Os alunos André Luís Sena, do 5º ano, que representou o projeto “Mão Biônica” e Ygor Costa, Caio Gurgel, Luiz Coelho e Clara Tereza, do Ensino Médio, que assinaram o projeto “Cidade Inteligente”, receberam menção honrosa, reforçando a relevância da educação tecnológica no cenário escolar. Eles garantiram a participação da equipe na RoboCup 2025, maior competição internacional de robótica e inteligência artificial.   Além disso, o projeto “Cidade Inteligente” já havia conquistado reconhecimento ao vencer o Amazon Stem Adventure, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Samsung, destacando-se como uma solução inovadora para os desafios urbanos.   Para a professora Joana Ramos, que lidera a equipe, a notícia do mundial foi emocionante. “Os meninos ficaram muito felizes e ansiosos. Foi um momento de muita alegria para todos nós, para as famílias presentes no evento em Goiânia e para os pais que estavam em Manaus aguardando o resultado”, afirmou.   A robótica, segundo a professora, vai além do ambiente educacional. “Prepara os alunos para resolução de problemas, trabalho em equipe, liderança, pesquisa e resiliência. Ela utiliza a linguagem do século XXI, preparando-os para profissões do futuro que envolvem tecnologia e inteligência artificial”, destacou.   Envolvimento da Comunidade Escolar  - O sucesso da equipe também reflete o apoio da comunidade escolar. Educadores de diversas disciplinas integram conceitos de robótica às aulas, enquanto a escola oferece espaços culturais e científicos para exibição dos projetos, inspirando outros estudantes. Pais e responsáveis também são convidados a prestigiar apresentações e competições, criando um ambiente de incentivo e celebração das conquistas.   Parceria com a Robô Ciência - Desde 2018, o Colégio Dom Bosco conta com a parceria da empresa Robô Ciência, que aplica a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) do maternal ao Ensino Médio. Esse método está alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e integra tecnologias a práticas pedagógicas, incentivando a participação dos alunos em competições como olimpíadas de robótica, astronomia e programação.   Sobre a RoboCup 2025 - A RoboCup, considerada a “Copa do Mundo da Robótica”, será realizada entre os dias 15 e 21 de julho de 2025, no Centro de Convenções de Salvador, Bahia. O evento reúne mais de 200 equipes de todo o mundo para competições de alto nível, promovendo a aplicação prática da robótica em desafios do cotidiano, como futebol de robôs e tarefas domésticas automatizadas. Além das competições, o evento é um espaço de troca de conhecimentos com congressos científicos e debates sobre inteligência artificial.   A participação do Colégio Salesiano Dom Bosco reflete o compromisso da educação salesiana em formar alunos preparados para os desafios do futuro, destacando o talento e a criatividade dos jovens amazonenses no cenário mundial.   Para mais informações sobre a RoboCup 2025, acesse o site oficial da CBR.   Angélica Novais da Comunicação da RSB.  

Iniciativa de instituto salesiano promove aprendizado e valorização da música como ferramenta de crescimento pessoal e educacional

Jovens músicos do Colégio Castelo emocionam público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi cenário de uma experiência emocionante para os jovens músicos da Orquestra do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, de Macaé (RJ). Com 51 violinistas sob a regência dos professores Hélio Junior e Priscila Sousa, os estudantes apresentaram-se ao lado dos renomados “Os Pequenos Mozart” e de músicos de sete outras instituições, em um evento que reforçou o papel da música na formação integral. Para Priscila, regente da orquestra, “estar com alunos em níveis muito mais avançados proporciona uma troca de saberes inestimável. Durante o ensaio, a postura e o comprometimento das crianças se transformaram completamente,” destacou. O concerto foi resultado de uma preparação intensa, onde a técnica e o comprometimento foram trabalhados sob a orientação da professora Sheila Yatsugafu, baseada na Metodologia Suzuki. Essa metodologia, criada pelo educador Shinichi Suzuki, enfatiza o aprendizado musical de forma semelhante à aquisição da língua materna, promovendo valores como disciplina e sensibilidade musical em um ambiente de incentivo. Esse encontro cultural, idealizado por Suray Soren, violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, reuniu mais de 200 músicos e 500 violinos de jovens de todo o país. Para alunos como Valentina da Silva dos Santos, tocar no Theatro Municipal foi um momento inesquecível. “Foi muito especial! Minha família estava lá e ficou emocionada,” compartilhou. O evento não apenas fortaleceu o talento dos jovens músicos, mas também reafirmou o compromisso da Rede Salesiana com a educação cultural e o desenvolvimento humano. No final da apresentação, o Theatro Municipal foi tomado por uma calorosa salva de aplausos, marcando uma noite repleta de emoção e aprendizado para os jovens músicos. Essa experiência reforçou o papel da música como uma poderosa ferramenta de transformação e união. Cada nota tocada e cada gesto expressaram a essência da missão salesiana: formar jovens integrados, com habilidades que vão além do acadêmico, desenvolvendo neles valores e propósito. Essa apresentação é um testemunho do compromisso salesiano com a educação que transforma vidas. Angélica Novais, da Comunicação da RSB com contribuições do Boletim Salesiano.

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil