Nesta quinta-feira (19), chegou ao fim a Jornada Formativa Coleção NAUTAS. O evento, que aconteceu de 16 a 19 de setembro, em Aparecida do Norte (SP), é uma iniciativa de Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com sua Editora, a Edebê Brasil, para qualificar as Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas para atuarem como agentes formadores dos educadores e tornar mais efetivo o trabalho com a Coleção NAUTAS e suas atualizações.
A manhã que finalizou as atividades da Jornada contou com o tema: “Navegando pelos mares de possibilidades da Coordenação Pedagógica por meio da metodologia Design for Change”. As atividades foram comandadas pela Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do Instituto Laura Vicuña, de Uruguaiana (RS), Caroline Cardoso; juntamente com a Gestora Pedagógica da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo, Meily Cassemiro. A dupla comandou dois momentos: o primeiro dedicado a relembrar os passos dados na Jornada Formativa e, o segundo, em formato de Roda de Conversa, se dedicou a delinear caminhos para a formação das educadoras dos Anos Iniciais a partir do que foi abordado durante o evento.
Após o encerramento, todos os participantes se organizaram para retornar às suas presenças com o compromisso de serem multiplicadores dos aprendizados adquiridos nesses quatro dias. Confira alguns depoimentos de quem participou da Jornada Formativa Coleção NAUTAS:
“É a primeira vez que eu venho e eu acho que o que a gente vivencia, a primeira coisa é o acolhimento. O acolhimento foi essencial! [...] A Jornada Pedagógica NAUTAS veio para contribuir e renovar os votos da nossa missão, a missão de educar e evangelizar, veio ao encontro do resgate, valorizar nossa identidade salesiana.” Cristina Ferreira Albuquerque, Supervisora Pedagógica no Colégio Ateneu Goiânia
“Minha expectativa com o Encontro da Coleção Nautas é traduzir a salesianidade e também a sua extensão enquanto proposta de transformação para um mundo possível para todos, dentro das nossas salas de aula e das nossas escolas.” Giselle Gregório de Oliveira, Escola Salesiana São José, Campinas (SP)
“O que eu vi aqui nesse encontro foi a possibilidade de eu praticar no meu cotidiano tudo o que eu estou aprendendo. [...] Eu pude perceber nessa Jornada que muita coisa que a gente ouviu aqui já acontece na nossa escola. Por isso que a gente tem percebido o crescimento do Colégio Castelo e isso se dá também por essa parceria em Rede e, com certeza, eu vou levar daqui muitas coisas que poderão agregar no meu cotidiano escolar.” Iara Santos, Coordenadora Pedagógica do Colégio Castelo de Rio das Ostras (RJ)
“Eu estou muito feliz e encantada com a proposta para 2025. Eu saio renovada pedagogicamente, principalmente pelas trocas de conhecimento, por essa diversidade cultural que eu encontrei aqui. Então, a minha palavra hoje é gratidão.” Regina Célia Montenegro Rocha, Colégio Auxiliadora de Natal (RN)
“É a primeira vez que participo de um encontro como este. Encontros como esse favorecem para nós um novo olhar, novas perspectivas e aprofundamentos a respeito do Currículo da Rede Salesiana do Brasil. Nós utilizamos o material Nautas e com essas perspectivas, também as novidades, a inovação que o material trouxe para nós, possibilitam que toda essa extensão de aprofundamento e possibilidades de novas experiências também sejam avançadas para as nossas crianças.” Ângela Maria de Andrade, Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Instituto Maria Auxiliadora, Rio do Sul (SC)
“Estar aqui novamente, porque eu já estive na Jornada Formativa Girolhar, é um privilégio, nesse movimento coletivo de a gente trabalhar em rede, de ninguém soltar a mão de ninguém, de fazermos esse movimento de estudo, de troca, de partilha. Têm sido dias bem intensos, porém muito significativos, e também são dias de muita reflexão e nos faz desacomodar, sair daquele nosso lugar e pensar assim: ‘Bom, a gente é capaz de fazer coisas diferentes’.” Tatiana Godinho, Coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Salesiano Balneário Camboriú (SC)
“O encontro foi muito bom, muito proveitoso para a vida, para a profissão, conhecer novas pessoas, saber novos métodos para trabalhar e, com certeza, vai ter uma grande jornada para nós coordenadores trabalharmos com nossos professores. Aprendemos novas técnicas e isso traz uma bagagem muito grande para o coordenador.” Alessandra, Coordenadora da Escola Laura Vicuña, Porto Velho (RO)
Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil