Chega ao fim a Jornada Formativa Coleção NAUTAS
19/09/2024

Chega ao fim a Jornada Formativa Coleção NAUTAS

Chega ao fim a Jornada Formativa Coleção NAUTAS
Fotos: Rede Salesiana Brasil 

Nesta quinta-feira (19), chegou ao fim a Jornada Formativa Coleção NAUTAS. O evento, que aconteceu de 16 a 19 de setembro, em Aparecida do Norte (SP), é uma iniciativa de Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com sua Editora, a Edebê Brasil, para qualificar as Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas para atuarem como agentes formadores dos educadores e tornar mais efetivo o trabalho com a Coleção NAUTAS e suas atualizações. 
  
A manhã que finalizou as atividades da Jornada contou com o tema: “Navegando pelos mares de possibilidades da Coordenação Pedagógica por meio da metodologia Design for Change”. As atividades foram comandadas pela Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do Instituto Laura Vicuña, de Uruguaiana (RS), Caroline Cardoso; juntamente com a Gestora Pedagógica da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo, Meily Cassemiro. A dupla comandou dois momentos: o primeiro dedicado a relembrar os passos dados na Jornada Formativa e, o segundo, em formato de Roda de Conversa, se dedicou a delinear caminhos para a formação das educadoras dos Anos Iniciais a partir do que foi abordado durante o evento.

Após o encerramento, todos os participantes se organizaram para retornar às suas presenças com o compromisso de serem multiplicadores dos aprendizados adquiridos nesses quatro dias. Confira alguns depoimentos de quem participou da Jornada Formativa Coleção NAUTAS:

“É a primeira vez que eu venho e eu acho que o que a gente vivencia, a primeira coisa é o acolhimento. O acolhimento foi essencial! [...] A Jornada Pedagógica NAUTAS veio para contribuir e renovar os votos da nossa missão, a missão de educar e evangelizar, veio ao encontro do resgate, valorizar nossa identidade salesiana.” Cristina Ferreira Albuquerque, Supervisora Pedagógica no Colégio Ateneu Goiânia

“Minha expectativa com o Encontro da Coleção Nautas é traduzir a salesianidade e também a sua extensão enquanto proposta de transformação para um mundo possível para todos, dentro das nossas salas de aula e das nossas escolas.” Giselle Gregório de Oliveira, Escola Salesiana São José, Campinas (SP)

“O que eu vi aqui nesse encontro foi a possibilidade de eu praticar no meu cotidiano tudo o que eu estou aprendendo. [...] Eu pude perceber nessa Jornada que muita coisa que a gente ouviu aqui já acontece na nossa escola. Por isso que a gente tem percebido o crescimento do Colégio Castelo e isso se dá também por essa parceria em Rede e, com certeza, eu vou levar daqui muitas coisas que poderão agregar no meu cotidiano escolar.” Iara Santos, Coordenadora Pedagógica do Colégio Castelo de Rio das Ostras (RJ)

“Eu estou muito feliz e encantada com a proposta para 2025. Eu saio renovada pedagogicamente, principalmente pelas trocas de conhecimento, por essa diversidade cultural que eu encontrei aqui. Então, a minha palavra hoje é gratidão.” Regina Célia Montenegro Rocha, Colégio Auxiliadora de Natal (RN)

“É a primeira vez que participo de um encontro como este. Encontros como esse favorecem para nós um novo olhar, novas perspectivas e aprofundamentos a respeito do Currículo da Rede Salesiana do Brasil. Nós utilizamos o material Nautas e com essas perspectivas, também as novidades, a inovação que o material trouxe para nós, possibilitam que toda essa extensão de aprofundamento e possibilidades de novas experiências também sejam avançadas para as nossas crianças.” Ângela Maria de Andrade, Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Instituto Maria Auxiliadora, Rio do Sul (SC)

“Estar aqui novamente, porque eu já estive na Jornada Formativa Girolhar, é um privilégio, nesse movimento coletivo de a gente trabalhar em rede, de ninguém soltar a mão de ninguém, de fazermos esse movimento de estudo, de troca, de partilha. Têm sido dias bem intensos, porém muito significativos, e também são dias de muita reflexão e nos faz desacomodar, sair daquele nosso lugar e pensar assim: ‘Bom, a gente é capaz de fazer coisas diferentes’.” Tatiana Godinho, Coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Salesiano Balneário Camboriú (SC)

“O encontro foi muito bom, muito proveitoso para a vida, para a profissão, conhecer novas pessoas, saber novos métodos para trabalhar e, com certeza, vai ter uma grande jornada para nós coordenadores trabalharmos com nossos professores. Aprendemos novas técnicas e isso traz uma bagagem muito grande para o coordenador.” Alessandra, Coordenadora da Escola Laura Vicuña, Porto Velho (RO)

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

4º Encontro On-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas aprofunda discussão sobre como utilizar ferramentas de design para tornar a formação de professores mais visível

No dia 12 de novembro, a Rede Salesiana Brasil realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, encerrando o ciclo formativo de 2025 com um momento marcado pela criatividade, colaboração e aprofundamento metodológico. Coordenações Pedagógicas de todo o Brasil acompanharam a formação conduzida pela formadora Caroline Cardoso. A partir da fundamentação desenvolvida, as coordenações foram convidadas a refletir sobre o papel das linguagens visuais como estratégia pedagógica, especialmente no contexto da formação continuada dos educadores. Com uma abordagem dinâmica, Caroline apresentou princípios de design aplicáveis ao cotidiano das coordenações, reforçando como a visualidade potencializa a clareza das orientações, a comunicação pedagógica e a devolutiva das práticas docentes. Atividade “mão na massa”: criatividade para expressar processos formativos Em sintonia com o tema, o encontro contou com uma proposta prática. Antecipadamente, as participantes foram orientadas a preparar um pequeno kit de materiais para a atividade. Durante a formação, cada coordenação produziu uma peça criativa, utilizando elementos simples, mas alinhados ao conteúdo apresentado. As produções foram compartilhadas no grupo de WhatsApp do Programa de Formação das Coordenações , criando um ambiente de inspiração mútua e troca entre as coordenações, fortalecendo a rede colaborativa que sustenta o Programa. Narrativas formativas e construção coletiva Outro momento significativo foi a partilha em pequenos grupos. As coordenações trocaram experiências, narrativas e percursos formativos desenvolvidos em suas escolas ao longo de 2025, especialmente com as(os) educadoras(es) dos Anos Iniciais. Esses registros foram reunidos em um mural colaborativo no Padlet, que permanecerá como memória afetiva e pedagógica do trabalho realizado. Avaliação do percurso formativo e continuidade em 2026 Para encerrar a edição 2025 do Programa, foi disponibilizado um formulário de avaliação do percurso, no qual as coordenações podem registrar percepções, sugestões e encaminhamentos. As contribuições serão fundamentais para a organização da continuidade da jornada formativa de 2026, a ser desenvolvida por meio de três encontros on-line ao longo do ano, dando continuidade ao compromisso com a qualificação e o fortalecimento da prática pedagógica nas escolas da RSB. O encerramento do ciclo formativo de 2025 reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com processos pedagógicos de qualidade, colaborativos e alinhados às demandas contemporâneas da educação. Em 2026, seguimos juntas(os), fortalecendo o trabalho das coordenações e promovendo uma formação integral e humanizadora para nossas comunidades educativas. Saiba mais sobre sobre o terceiro encontro deste ciclo de formações clicando aqui. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

4º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda a reflexão sobre avaliação na prática

O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, no dia 22 de outubro, o seu 4º encontro on-line, reunindo cerca de 20 acessos simultâneos de coordenadores de todo o país. O tema desta edição, “Avaliação na prática: pensando, experimentando, repensando e vivenciando”, convidou os participantes a revisitar suas concepções e experiências sobre a avaliação, com foco em práticas formativas e reflexivas. A formação foi conduzida pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB, que tem acompanhado o percurso formativo das coordenações ao longo do ano. Em sua condução, Leoneide enfatizou a importância de compreender a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas como um instrumento de mensuração. “Avaliar é um ato de cuidado e de compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. É preciso criar espaços para o diálogo, a escuta e o feedback construtivo, de modo que cada estudante se perceba em constante crescimento”, destacou a formadora durante o encontro.   Avaliação formativa e feedbacks significativos O encontro foi marcado pela vivência prática e pela troca de experiências entre as coordenações. Em grupos, os participantes refletiram sobre situações do cotidiano escolar, analisando desafios e estratégias para aprimorar os processos avaliativos. Os participantes destacaram, no formulário de feedback, a riqueza dos momentos de partilha e prática, especialmente as reflexões sobre a Avaliação Formativa e sua relação com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial na elaboração de rubricas, a relevância dos feedbacks construtivos no desenvolvimento dos estudantes e a análise dos desafios dos enunciados avaliativos na construção de atividades alinhadas às habilidades previstas. Também destacaram o uso da ferramenta ChatGPT em atividades de reflexão e produção pedagógica, demonstrando como a IA pode ser integrada de forma contextualizada e intencional ao planejamento educativo.   Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais integra o conjunto de ações formativas promovidas pela RSB para fortalecer o papel das lideranças educacionais na consolidação do Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Desde o primeiro encontro, o programa vem abordando temas fundamentais para a prática pedagógica, como Neurociências da Aprendizagem, com a Drª Leonor Guerra, a personalização da aprendizagem e as potencialidades da avaliação formativa. “Cada encontro é uma oportunidade de repensar a nossa missão educativa à luz do carisma salesiano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e a construção de comunidades educativas que aprendem juntas”, destacou Leoneide Rodrigues. Veja também algumas matérias anteriores desta série de formações: 1º Encontro: Início do percurso formativo das coordenações pedagógicas 3º Encontro: A avaliação como prática potencializadora da aprendizagem   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Rede Salesiana Brasil promove 4º encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil

Formação colaborativa possibilita avanços na construção da Rubrica da RSB para a Educação Infantil, em alinhamento com o Currículo, e reafirma a identidade salesiana nas práticas docentes No dia 23 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. O encontro, que contou com acessos simultâneos de todo o Brasil, teve como tema “Rubrica da RSB para a Educação Infantil: construção colaborativa pelo fortalecimento da identidade salesiana”, reafirmando o compromisso coletivo com a formação integral e o acompanhamento pedagógico das práticas docentes. Desdobramento direto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, realizada em Aparecida/SP, o programa é uma iniciativa da RSB em parceria com a Editora Edebê, voltada à consolidação de referenciais formativos que orientem o trabalho das coordenações em todas as escolas da Rede. Escuta, diálogo e corresponsabilidade Inspirada na pedagogia de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, a formação destacou a escuta sensível como eixo central do acompanhamento formativo. A partir das reflexões de autoras como Carla Rinaldi e Paulo Freire, as participantes foram convidadas a refletir sobre o papel da coordenação pedagógica como mediadora do processo de aprendizagem e como parceira ativa na construção de práticas educativas mais conscientes, criativas e integradoras. Durante a partilha de experiências, as narrativas das coordenações evidenciaram o impacto da escuta e do diálogo colaborativo na transformação das práticas docentes e no fortalecimento da cultura formativa da Educação Infantil. “Reconhecemo-nos como parceiras em um mesmo propósito, sustenta a prática pedagógica e a torna viva, coerente e em constante movimento”, destacou uma das participantes, sintetizando o espírito do encontro. Construção coletiva da rubrica A parte prática da formação foi dedicada à construção colaborativa dos critérios da Rubrica da RSB, instrumento que orientará o acompanhamento das práticas pedagógicas nas escolas salesianas. Em pequenos grupos, as participantes refletiram sobre questões-chave: Quais ações representam as práticas que desejamos observar em nossas escolas? Quais são contrárias a essa intencionalidade? Quais indicadores nos ajudarão a compreender a consolidação de uma proposta educativa salesiana na Educação Infantil? A rubrica, alinhada ao Currículo da RSB e à BNC Formação, contempla dimensões essenciais da ação docente, como intencionalidade pedagógica, estratégias de ensino, documentação, mediação e vivência dos valores salesianos, reforçando o compromisso com a formação integral das crianças e com a coerência entre fé, razão e amor educativo. Caminho formativo contínuo Ao final do encontro, Caroline Cardoso ressaltou que o processo de construção da rubrica é mais que um produto: “é um percurso formativo que traduz o jeito salesiano de educar, com escuta ativa, colaboração e busca constante por práticas inovadoras que respondam às realidades das escolas e das infâncias, disse a formadora”. A RSB reforça, assim, sua missão de promover uma formação continuada que articula teoria e prática, impulsionando cada coordenação pedagógica a ser presença animadora e transformadora no cotidiano educativo.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil