31/10/2024

Chega ao fim a Jornada Formativa da Coleção ROTAS E PASSAPORTE

Chega ao fim a Jornada Formativa da Coleção ROTAS E PASSAPORTE

Nesta quinta-feira (31/10), encerrou-se a Jornada Formativa das Coleções ROTAS e PASSAPORTE. O evento, realizado de 28 a 31 de outubro em Aparecida (SP), foi uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com sua editora, a Edebê Brasil. O principal objetivo foi contribuir para a qualificação das Coordenações Pedagógicas nos processos de formação continuada dos professores, com foco em uma educação centrada nos estudantes, e aprimorar o uso dos materiais didáticos das Coleções ROTAS e PASSAPORTE, aprimorando as práticas pedagógicas.

A manhã que finalizou as atividades da Jornada começou com a apresentação de Lauri Cericato, Diretor de Produtos e Serviços da Edebê, que trouxe projeções sobre os materiais didáticos para o Ensino Médio: “Temos um currículo que não apenas garante excelência acadêmica, mas também promove a formação integral do ser humano, preparando nossos alunos para a vida.”

Na segunda parte da manhã, as atividades foram coordenadas por Maria Leoneide, Assessora Pedagógica da RSB, e Anderson Leal, Gestor Educacional da RSB. A dinâmica utilizou uma metodologia ativa chamada “Aquário”, que promove uma conversa em grupo, plural e democrática, na qual as pessoas se dispõem de forma concêntrica que possibilita uma relação dialógica qualificada pelo equilíbrio entre o falar e o escutar. A temática “Delineando Rotas para a Formação Continuada dos Professores” teve como propósito ser o mote para uma reflexão acerca das possibilidades de ações para superar os desafios dos coordenadores em sua função de formador docente, apresentados, anteriormente, por meio de uma consulta às escolas. A síntese do debate foi registrada em uma atividade prática, com a aplicação da estratégia “3 em 1” (três palavras em 1 minuto), que será convertida em um documento com todas as ideias e sugestões sistematizadas, o qual servirá de referência para desdobramentos práticos em nossas unidades educativas.

“Esse momento de formação é uma pausa necessária para as Coordenações Pedagógicas refletirem sobre o trabalho realizado nas nossas escolas, compreendendo as diferentes realidades e, principalmente, identificando as necessidades dos professores que atuam diretamente com nossos jovens e crianças. É por isso que a escola está em constante movimento e formação, visando sempre uma educação humano-cristã, que educa evangelizando e evangeliza educando, para todos os nossos jovens, professores e a comunidades educativas das nossas escolas”, destacou Karina Souza Silva Santos, do Instituto São José, em São José dos Campos, São Paulo.

Os participantes tiveram oportunidade de compartilhar suas experiências e discutir os desafios enfrentados pelas Coordenações Pedagógicas no dia a dia escolar, bem como os temas abordados na Jornada. Ao final, foram estabelecidos compromissos para intensificar a formação continuada dos professores em relação ao currículo da RSB, à educação socioemocional, à neurociência da aprendizagem e outros temas relevantes.

O encerramento, realizado no Centro de Eventos Pe. Victor Coelho, contou com a presença dos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Sílvia Aparecida e Pe. Sérgio Badini.

Depoimentos dos participantes da Jornada Formativa ROTAS e PASSAPORTE:

“Foi uma experiência maravilhosa, cheia de aprendizado, que com certeza fará toda a diferença em 2025”, comentou Ana Carolina, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Ponte Nova - MG.

“O evento trouxe muitas trocas que contribuíram para nosso trabalho, especialmente o diálogo entre coordenadores, que evidenciou a importância da proximidade e da troca de experiências. Essa proposta de apresentar os materiais, tanto o Rotas quanto o do ensino médio, enriquecerá ainda mais nossa prática escolar”, ressaltou Viviane Chitarra Bispo Pereira, Coordenadora do Fundamental II e Médio, do Instituto Auxiliadora, em São João del Rei - MG.

“Estou feliz por participar deste evento. Acredito que voltaremos para casa com uma bagagem enriquecida, especialmente pela parte sobre neurociência, um tema que a escola precisa explorar mais profundamente. Foi um encontro muito válido, e as trocas realizadas foram muito significativas”, destacou Zuleide Minatti, do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Rio do Sul, Santa Catarina.

“O evento trouxe enriquecimento para todos nós. Essa partilha sempre engrandece e nos ajuda no trabalho e planejamento para o ano letivo. A Rede Salesiana está de parabéns pelo evento”, declarou Juliano, Coordenador do Ensino Médio do Colégio Dom Bosco de Piracicaba, Unidade Cidade Alta.

“A principal expectativa para as próximas ações é dar continuidade ao que foi iniciado aqui. Estamos saindo com uma formação de coordenação mais robusta, focada na neurociência e no processo de ensino-aprendizagem individual dos estudantes. Recebemos muitas orientações sobre o currículo da Rede Salesiana e como aplicá-lo integralmente nas ações e projetos interdisciplinares. Saímos daqui com a certeza de que podemos fazer mais pela educação, investindo na formação dos educadores, o que, consequentemente, beneficiará o protagonismo dos estudantes e garantirá a formação de bons cristãos e cidadãos honestos”, afirmou Amauri Cunha, coordenador pedagógico do Colégio Dom Bosco Leste, em Manaus - AM.

“Este evento é uma oportunidade ímpar, onde pude aprender e levarei boas práticas para minha escola. Ao retornar a Fortaleza, mobilizarei meus professores para implementar novas práticas e metodologias ativas, colocando em prática tudo o que aprendi aqui. Saio com energia e com o desejo de engajar mais, compreendendo que somos uma Rede e que, como tal, podemos fazer a diferença”, compartilhou Leonizia, Coordenadora dos Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Juvenal de Carvalho, em Fortaleza - CE.

Mais Recentes

Palestra sobre inteligências múltiplas para alunos do Ensino Médio

A teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm pontos em comum, como a valorização do desenvolvimento de habilidades. A Rede Salesiana valoriza as múltiplas habilidades dos estudantes, que são desenvolvidas por meio de metodologias ativas e aprendizagem criativa. Nessa perspectiva a coordenação pedagógica do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju, realizou a palestra “Neurociência” para alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio.  A palestra abordou duas temáticas importantes para os estudantes: “Neurociência e múltiplas habilidades” ministrada pelo diretor do Campus de Medicina - UFS Lagarto, Prof. Dr. Makson Oliveira; e “Neurociência e aprendizado eficaz”, apresentada pelo professor e enfermeiro Jorge Costa.  Conforme o Prof. Dr. Makson Oliveira, o estímulo cerebral é uma forma de incentivar o estudante a melhorar o desempenho escolar. “Estimular diferentes áreas do conhecimento como a matemática, música, esportes, cultura e arte faz com que o estudante tenha contato direto com essas atividades, e a partir disso, ele consegue desenvolver habilidades, direcionando o foco e encontrando motivação; quando ele encontra motivação e emoção, ele consegue desenvolver múltiplas habilidades”, explicou o professor. Durante o evento, os especialistas compartilharam seus conhecimentos na área, experiências profissionais, pesquisas universitárias, dados científicos e também responderam aos questionamentos dos estudantes. Além disso, explicaram de forma clara quais são as inteligências múltiplas? linguística; lógico-matemática; musical; espacial; corporal cinestésica; interpessoal e intrapessoal.  Além de resolver as dúvidas dos alunos, os palestrantes apresentaram dicas e exemplos de como melhorar o desempenho escolar, utilizando técnicas de aprendizagem específicas.  Para o estudante Pedro Henrique da 1ª Série do Ensino Médio, a palestra agregou conhecimentos práticos para a rotina de estudos, “A temática apresentada vai me ajudar a lidar com o aprendizado, porque eu  tenho muita dificuldade na área de exatas. E tenho certeza que praticando mais e treinando meu cérebro vou conseguir melhorar nos esstudos'', expressou o estudante.  A teoria das inteligências múltiplas pode ajudar a compreender que cada aluno tem diferentes aptidões, o que contribui para o desenvolvimento do seu projeto de vida. “Havia uma ideia por parte dos alunos de que se nasce com habilidades e poucos conseguem desenvolver habilidades. Mas, os autores e obras que estamos trabalhando em sala de aula demonstram o contrário, ou seja, qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades através da prática e dedicação ao longo da vida. Por isso, trouxemos esses dois especialistas que apresentaram com maestria a temática proposta”, ressaltou a professora de língua portuguesa e projeto de vida Gilvanete Barros.Fonte: Jeová Cardoso - Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju

Ação Social da ISJB realiza 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores

Entre os dias 7 e 10 de abril, em Barbacena (MG), aconteceu o 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores das obras sociais salesianas da Inspetoria São João Bosco. O evento teve como inspiração o tema da Estreia 2025: “Ancorados na esperança, movidos pela alegria e pelo amor.” O principal objetivo do encontro foi proporcionar uma formação significativa, fortalecendo a vivência da Salesianidade e da Pedagogia Salesiana no cotidiano dos educadores — em suas ações, nas relações com as equipes e no acolhimento dos educandos e suas famílias. A programação foi organizada a partir dos pilares que sustentam a missão salesiana: Casa que acolhe, Paróquia que evangeliza, Escola que encaminha para a vida e Pátio onde se encontra com os amigos. Durante os quatro dias, temas fundamentais foram aprofundados, como o cuidado com quem cuida, a importância do estar inteiro na vida e na missão, o valor do brincar no desenvolvimento humano e da assistência-presença. Foi um tempo de reencontro com a própria vocação educativa e com a alegria de ser presença transformadora. Depoimentos de participantes refletem a profundidade dessa experiência: “Retorno com a bagagem cheia de aprendizados, tanto pessoais quanto profissionais.” — Reinaldo Junio Farias, CESAM GO “O diferencial deste encontro foi que nada nos foi imposto. Tudo aconteceu de forma leve, com muita familiaridade.” — Adriana Pompermayer, CESAM ES “Eu não estava bem antes de vir. Compartilhei aqui dores que nunca dividi nem com amigos. Quero levar essa Vitória falante, participativa, para o Centro Juvenil. Levo vocês no meu coração.” — Vitória Maria da Silva Campos, Centro Juvenil Pará de Minas O encontro não apenas formou, mas também fortaleceu vínculos, despertou esperanças e renovou a missão de ser sinal do amor de Deus na vida de tantos jovens. ‍Por Andressa Lima

Basquete sobre rodas emociona e inspira estudantes do Colégio Castelo de Macaé

O Ginásio Dom Bosco do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), foi palco de uma vivência rara, tocante e, acima de tudo, transformadora. Dando continuidade a uma série de atividades sobre “Conscientização e Inclusão”, iniciada em março, o time Paralímpico de basquete em cadeira de rodas de Macaé — o Macaé Paralímpico — realizou, no primeiro sábado letivo do ano, uma apresentação especial para os estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Na oportunidade, os atletas trouxeram mais do que jogadas e arremessos: deram um ‘show’ de humanidade, força e empatia. Fundado em 2007, o Macaé Paralímpico é um dos principais expoentes do basquete sobre rodas no Estado do Rio, com um legado que ultrapassa as quadras. “Nosso trabalho vai muito além do esporte. A gente transforma vidas”, afirmou o técnico Antônio Gripp, que também é Ex-Aluno do Instituto Salesiano. Durante a atividade, os Alunos e a Equipe pedagógica não só assistiram a uma partida como também puderam experimentar a prática do esporte adaptado. Para João Barcelos, Coordenador do Macaé Paralímpico, o encontro reforça o poder do esporte como ferramenta educativa. 

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil