Chega ao fim a Jornada Formativa GIROLHAR
05/04/2024

Chega ao fim a Jornada Formativa GIROLHAR

Chega ao fim a Jornada Formativa GIROLHAR
Fotos: Rede Salesiana Brasil

Na tarde dessa sexta-feira (05), chegou ao fim a Jornada Formativa GIROLHAR, evento promovido pela Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a sua Editora Edebê, que aconteceu de 02 a 05 de abril, em Aparecida (SP), reunindo as Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas para ampliar os debates, as reflexões, as partilhas e as construções colaborativas no âmbito da Educação Infantil, além de conhecer as atualizações da Coleção GIROLHAR.

O último dia da Jornada Formativa foi norteado pelo tema geral: “Olhar e espalhar mais as sementes formativas que florescem e giram em solos férteis e frutuosos” e os participantes puderam contar com um momento comandado pela Mestra da USP, Arte-Pedagoga Contemporânea pela UNICAMP e Gestora Pedagógica das escolas salesianas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, Meily Moany, juntamente com a Especialista em Educação, Caroline Cardoso. A dupla abordou, durante o período da manhã, o tema: “Giroaquário: Girolhar os contextos educativos e delinear caminhos para a formação das educadoras das infâncias”. O momento rendeu muitas reflexões, risadas e conhecimento em prol da Educação Infantil.

Confira alguns depoimentos sobre o evento:

“Ao terminarmos esse primeiro encontro de formação da Rede Salesiana Brasil, na linha da formação das Coordenações, saímos com sentimentos de muita esperança e muita expectativa também da possibilidade de colocar em prática os compromissos e o aprendizado que tivemos nesses dias. Pelo o que eu tenho escutado nos corredores e em conversas informais com cada uma das Coordenadoras, elas também levam essa expectativa de ser um ano de bastante conquista em relação à compreensão do conceito de infâncias nos nossos tempos.”

Ir. Silvia Aparecida da Silva, Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil

 

“Os dias da Jornada Formativa Girolhar foram de uma riqueza e significatividade muito grandes. As Coordenadoras de Educação Infantil de nossa Rede, provenientes dos mais diversos contextos do Brasil Salesiano, provocadas pelos conferencistas, pelas partilhas dos casos relacionados ao desenvolvimento da Coleção Girolhar e pelas contínuas discussões sobre o Currículo da RSB para a Educação Infantil, criaram um clima de alegria, dedicação e entusiasmo que contagiou a todas e todos ali presentes. A belíssima participação nos momentos celebrativos e nos ‘Boas Noites’, preparados pelos membros do Comitê das Escolas, também permitiram uma vivência tipicamente salesiana. Certamente, todas e todos retornam para suas escolas muito mais confiantes de que o trabalho e a missão educativa a serem realizados é um sonho, um sonho a ser construído por toda a nossa comunidade educativa.”

Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, Diretor Executivo da Rede Salesiana Brasil

 

“Eu acredito que um dos objetivos principais do encontro foi alcançado, que era fornecer uma qualificação para as Coordenadoras Pedagógicas com a intenção de que elas possam fazer isso acontecer em suas realidades. Então, contemplando o olhar delas e a satisfação, acreditamos que as palestrantes e tudo que foi oferecido ajudou a alcançar esse objetivo de qualificação. O nosso grande objetivo é que esse, como disse uma das palestrantes, não seja só um evento, porque ‘evento’ vem de ‘vento’, mas que ele possa continuar nas realidades locais [...]. Pelo que a gente está sentindo, o clima que se criou na Jornada, eu estou muito satisfeita e acredito que tenhamos alcançado esse objetivo.”

Ir. Lucia Jacinta Finassi, Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas

 

“Eu creio que o que podíamos potencializar nesse encontro é uma elevação de expectativa em relação ao trabalho em rede, primeiro com esse encontro presencial na casa da mãe, fortalecendo os laços carismáticos e, segundo, no sentido de tratar as temáticas voltadas para o material da Coleção da Educação Infantil, bem como realizar o processo de interação com as Coordenadoras. A expectativa é a melhor possível, com a intenção de que as mesmas possam levar para suas presenças e locais de trabalho inovações e melhorias no dia a dia e na rotina, junto, não só com os professores, mas também com os alunos.”

Maria Dantas, Coordenadora Executiva da Rede Salesiana Brasil

 

“Eu penso que a Jornada superou nossas expectativas e também das participantes. Foi um evento todo pensado, planejado e realizado em rede e isso foi um sentimento muito forte que eu vi nas ressonâncias e nos comentários das Coordenadoras. Hoje, com esse processo formativo que ela [a Rede Salesiana Brasil] tanto valoriza e investe, nós percebemos que temos um corpo de Coordenação Pedagógica muito consistente e pessoas muito sabidas que estudam, pesquisam, se dedicam e trazem um brilho no olhar [...]. Certamente a Jornada não finaliza agora, ela segue em vários cantos do Brasil, exatamente com essa força das nossas Coordenadoras Pedagógicas, continuando em rede todo esse trabalho para que os frutos sejam muitos e que cheguem a cada criança e às nossas Educações Infantis de todo Brasil.”

Ana Paula Costa e Silva, Gestora de Projeto de Formação da Rede Salesiana Brasil

 

“A jornada formativa Girolhar para Coordenadoras Pedagógicas de fato girou nossos olhares, nossas mentes e nossos corações. Com salesianidade, despertamos novas ideias e refletimos sobre temáticas importantíssimas para a educação das infâncias. Tivemos a alegria de receber palestrantes renomados para ministrar assuntos atuais que nos auxiliaram a pensar sobre nossos documentos norteadores, sobre a nossa concepção de criança, de Coordenador e Coordenadora Pedagógica, de liderança salesiana e inclusive de como podemos despertar isso também nas professoras e nas nossas educadoras salesianas para que o nosso trabalho se qualifique ainda mais, para que o nosso trabalho avance cada vez mais.”

Meily Moany, Gestora Pedagógica das escolas salesianas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

          

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Encontro de Gestores Educacionais 2026 projeta planejamento para os próximos 10 anos

Evento reuniu lideranças para promover unidade, qualificação da gestão e aprofundamento da missão educativo-pastoral Entre os dias 15 e 17 de janeiro, aconteceu o Encontro de Gestores Educacionais 2026, em Aparecida – SP, reunindo diretores gerais, diretores pedagógicos, diretores de pastoral, gerentes financeiros, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, assessores de pastoral e coordenadores dos cursos técnicos e extracurriculares. O encontro teve como objetivo fortalecer a identidade e a missão educativo-pastoral salesiana, promovendo a unidade entre o pedagógico, administrativo e pastoral, a qualificação da gestão e o planejamento das ações para os próximos dez anos. Ao longo dos três dias, os participantes vivenciaram momentos de reflexão, estudo e convivência, favorecendo o aprofundamento dos desafios e perspectivas para 2026. A programação, acompanhada pela coordenadora da Comissão Inspetorial de Escolas, Évila Silva de Souza, contou com formações temáticas, momentos de espiritualidade e celebrações, presididas pelo Inspetor, Padre Alexandre Luís de Oliveira, e pelo Delegado de Pastoral, Padre Cláudio Andrade Motta, reforçando a centralidade da fé e da espiritualidade salesiana no exercício da gestão. Fonte: Inspetoria Salesiana de São Paulo

Atenção estudantes salesianos! Participantes podem, a partir de hoje, consultar as notas do Enem 2025

Estão disponíveis na Página do Participante a nota da redação e a pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas. Notas do exame permitem concorrer a vagas no Sisu, no Prouni e no Fies s participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem conferir suas notas. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira, 16 de janeiro, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A edição de 2025 do Enem contou com 4,8 milhões de inscritos, registrando 72% de presença, segundo dados do balanço da aplicação.  As notas individuais estão disponíveis na Página do Participante, onde é possível conferir tanto a nota da redação (que varia de zero a mil pontos) quanto a pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas. Para os chamados treineiros, aqueles que não concluíram o ensino médio em 2025, o boletim individual será publicado em até 60 dias após a divulgação do resultado.  Com os resultados do exame, os participantes poderão concorrer a vagas em instituições de educação superior públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com inscrições abertas de 19 a 23 de janeiro; tentar uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), no período de 26 a 29 de janeiro; ou acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).   A inscrição no Sisu não exige o envio prévio de documentos. No entanto, os selecionados deverão observar os prazos e requisitos, bem como apresentar a documentação solicitada pela instituição de educação superior no momento da matrícula.  Os participantes do Enem 2025 que atendem aos critérios estabelecidos e desejam utilizar o exame para fins de certificação de conclusão do ensino médio devem ficar atentos aos prazos para solicitar o certificado junto às instituições certificadoras, por meio do portal do Inep.  Para obter o certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem, é necessário ter indicado essa finalidade no momento da inscrição e alcançar, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento, além de obter, pelo menos, 500 na redação.  Aplicação – A edição de 2025 do exame foi aplicada nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o território nacional. Nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, as provas ocorreram nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30).   No primeiro dia, os candidatos responderam às provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia de aplicação, as questões eram de matemática e ciências da natureza.   Enem – Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu, do Prouni e do Fies. Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos.   Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.  Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep

Excelência em exatas: Colégio Salesiano brilha na OBMEP 2025

O Colégio Salesiano Resende celebra o desempenho excepcional dos alunos na 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). Os resultados de 2025 reafirmam o talento de nossos jovens e a eficácia de nossa proposta pedagógica, que incentiva o raciocínio lógico, a curiosidade científica e a superação de desafios. Nossos estudantes conquistaram reconhecimento tanto em nível regional quanto nacional, elevando o nome de nossa instituição no cenário educacional brasileiro. Confira nossos destaques: Abaixo, listamos os alunos que se destacaram nesta edição, recebendo medalhas e certificados de menção honrosa pelo seu brilhantismo: Nível 1 Elias de Deus Furtado: Medalha de Bronze Regional e Menção Honrosa Nacional. Nível 2 João Lucas Leo do Carmo Pinto: Medalha de Bronze Regional e Certificado de Menção Honrosa Nacional. Eduardo Santos Mendes: Medalha de Bronze Regional e Certificado de Menção Honrosa Nacional. Nível 3 Luís Guilherme Borim Santos Barbosa: Medalha de Bronze Regional e Certificado de Menção Honrosa Nacional.Nessa edição, temos dois bi-campeões: Elias de Deus, que já havia conquistado medalha de ouro nacional na OBMEP Mirim e João Lucas, que conquistou medalha de prata regional e bronze nacional na OBMEP.‍ O Valor da Conquista A OBMEP é uma das competições científicas mais respeitadas do país, reunindo milhões de estudantes. Conquistar uma medalha ou uma menção honrosa exige não apenas habilidade natural, mas horas de estudo, dedicação e o apoio contínuo de professores e familiares. Para o Salesiano Resende, esses resultados são frutos de um trabalho coletivo. Parabenizamos nossos alunos pelo foco e pela coragem de testar seus conhecimentos, e estendemos os parabéns ao nosso corpo docente, que diariamente inspira esses jovens a verem a matemática como uma ferramenta poderosa de compreensão do mundo. "A matemática não é apenas sobre números, equações ou algoritmos; é sobre compreensão e superação. Parabéns aos nossos campeões!" Constância de Resultados Conquistas como essas são constantes no Colégio Salesiano Resende, que em 2025 conquistou diversas medalhas em olímpiadas como OBAFOG, OBMEP Mirim, OP e OP Mirim, totalizando mais de 50 alunos premiados em níveis regionais e nacionais. Veja mais nos links abaixo:Resultados OP Be-á-bá : https://www.salesianos.br/blog/brilho-e-excelencia-salesiano-resende-celebra-30-medalhas-na-olimpiada-de-portugues-be-a-baResultados OBAFOG: https://www.salesianos.br/blog/salesiano-resende-faz-historia-na-obafog-15-alunos-conquistam-medalhas-no-lancamento-de-foguetesResultados OP: https://www.salesianos.br/blog/salesiano-resende-brilha-alunos-conquistam-destaque-regional-na-olimpiada-de-portugues-2025Resultados OBMEP : https://www.salesianos.br/blog/dupla-conquista-aluno-do-salesiano-resende-joao-lucas-brilha-na-obmep-2024-com-bronze-nacional-e-prata-regionalResultados OBMEP Mirim: https://www.salesianos.br/blog/orgulho-salesiano-resende-rj-nossos-alunos-conquistam-medalhas-na-obmep-mirim-2025‍ Rumo ao Futuro Essas premiações abrem portas para programas de iniciação científica e bolsas de estudo, incentivando nossos alunos a seguirem trajetórias de sucesso nas áreas de ciência e tecnologia. Que o exemplo desses alunos sirva de inspiração para toda a nossa comunidade educativa. Continuaremos investindo e acreditando no potencial de cada estudante, pois sabemos que a educação salesiana é o alicerce para grandes conquistas.   Fonte: Inspetoria São João Bosco

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil