Chega ao fim o XX ENARSE / XIII ENEL
19/08/2022

Chega ao fim o XX ENARSE / XIII ENEL

Chega ao fim o XX ENARSE / XIII ENEL

Na manhã desta sexta-feira (19), aconteceu o último dia do XX Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas (ENARSE) e XIII Encontro dos Ecônomos Locais (ENEL) de forma totalmente on-line pela plataforma Zoom.

Seguindo os dias anteriores, os participantes foram recebidos com um divertido Quiz, criado pela equipe de Comunicação da RSB, sobre temas relativos ao próprio evento e curiosidades salesianas. Todo o evento contou com a mediação da Gestora de Projetos da Rede Salesiana Brasil, Ana Paula Costa e Silva, e a abertura oficial do dia trouxe uma fala de Acolhida da Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi, seguida da Oração Inicial com a Animadora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e Presidente da Associação das Escolas das Irmãs Salesianas (AEIS) de São Paulo, Ir. Teresa Cristina Domiciano, juntamente com a Assessora de Pastoral Juvenil, Isadora. Juntas, Ir. Teca e Isadora trouxeram uma oração celebrativa dos 130 da presença das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil.

O primeiro momento de palestras do dia foi comandado pela Coordenadora Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, Ir. Maike Loes, a qual trouxe uma apresentação da Campanha de Matrículas 2022/2023, criada pela equipe de Comunicação da RSB, em parceria com os Comitês Nacionais de Comunicação e das Escolas. Ir. Maike trouxe um panorama de toda a caminhada percorrida até o momento de lançamento da nova Campanha e as diversas possibilidade de utilização da mesma, além da divulgação do curso “Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em Rede”, que será oferecido às equipes das escolas salesianas.

Em seguida, a equipe da Editora Edebê Brasil comandou uma apresentação sobre o seu editorial, com foco nas novas produções que serão lançadas. O momento foi conduzido pelo Diretor Geral da Edebê, Pe. Nivaldo Pessinatti; juntamente com a Gerente Executiva, Ir. Adair Aparecida Sberga, e a Coordenadora de Editorial, Giovanna Santos Farago. Após a apresentação, foi aberta uma interação com o público para perguntas enviadas e respostas ao vivo pela equipe da Editora. O momento foi mediado pela Animadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Ir. Maria Robeuvânia.

Dividido em dois momentos separados por um intervalo, os participantes do terceiro dia do ENARSE/ENEL 2022 puderam contar com uma partilha de Boa Prática na implantação do Novo Ensino Médio nas escolas da RSB. O primeiro momento contou com falas e exposições de atividades da Coordenadora do Ensino Médio e do Ensino Fundamental - Anos Finais, Glória Maria Garcia; e da Orientadora Educacional do 6° ano ao Ensino Médio, Leila Pavanelli; ambas do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, em Cambé (PR), escola salesiana da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida. Após o intervalo, a partilha de Boas Práticas continuo, desta vez, com a participação das Supervisoras Pedagógicas do Ensino Médio, Daniele Gonçalves e Fernanda Katiuscia, ambas do Colégio Salesiano São José e Colégio Salesiano Dom Bosco (RN), da Inspetoria São Luiz Gonzaga.

A última palestra da manhã trouxe o tema “Parâmetros de atualização do novo ENEM: possibilidades e desafios” e ficou sob o comando do Coordenador-Geral de Ensino Médio – MEC, Fernando Wirthmann; juntamente com a Assessora Pedagógica da RSB, Leoneide Rodrigues. A palestra também contou com uma interação com o público por meio de perguntas enviadas e respostas ao vivo pelos palestrantes. O momento foi mediado pelo Animador das Escolas da Inspetoria São João Bosco (ISJB), Paulo Rogedo.

A manhã de trabalhos foi encerrada com uma palavra do Diretor Executivo da RSB, Pe. Nivaldo Pessinatti, juntamente com a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi. “Nenhum evento acontece sem o apoio de uma Rede de pessoas [...], foram trocadas muitas informações, conhecimento, foi realmente uma Rede de pessoas que dialogou, trocou ideias; foram colhidas muitas sugestões, muita gente colaborou, alinhou..., foram as palavras, nessas últimas semanas, mais vivenciadas; e cada um deu o seu melhor para atingir os objetivos: o objetivo principal que é de formação e os objetivos específicos. Então, uma gratidão a toda essa Rede de pessoas”, diz Ir. Jacinta. “Nesse momento, tantos sentimentos afloram: sentimentos de alegria, sentimentos de esperança, sentimentos de entusiasmo e principalmente o sentimento de compromisso. Eu acho que isso é uma grande possibilidade e uma grande atitude que um evento como esse nos oferece”, completa Pe. Pessinatti.  

O período da tarde foi exclusivo para os Diretores, Coordenadores e Supervisores Pedagógicos do Ensino Médio, trazendo o Detalhamento dos Mapas Conceituais da FGB e dos Itinerários Formativos para a 2º série do Ensino Médio. O momento contou com a participação da Direção Geral, da Gerência Executiva e da Coordenação Editorial da Editora Edebê Brasil.

Clique e confira os detalhes do primeiro e do segundo dia do XX ENARSE e XIII ENEL.

Fonte: Equipe de Comunicação da RSB

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O primeiro encontro evidenciou o quanto o método salesiano continua atual: educar pelo afeto, pela experiência e pelo significado. A Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, Évila Silva de Souza, e a Gestora de Produtos Educacionais da Editora Edebê Brasil, Gabriela Palomo Capila de Melo foram responsáveis pela moderação: convidaram as equipes a apresentarem, comentaram com entusiasmo os aspectos essenciais das práticas e parabenizaram as(os) educadoras(es) pelo que constroem no cotidiano das escolas, sempre confiando na capacidade de cada criança. 2º Dia – 19 de novembro: identidade, cultura e sensibilidade artística No segundo dia do Seminário foram socializadas práticas que valorizam a identidade, a expressão artística e a riqueza cultural brasileira, reafirmando a missão salesiana de formar pessoas conscientes, solidárias e criativas. 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Educadores recém-chegados à Rede também expressaram a importância da iniciativa: “Parabéns à RSB pelo trabalho. Cheguei esse ano e pude aprender bastante com esse Seminário.” Houve ainda quem ressaltasse o cuidado na seleção das práticas apresentadas: “Sugiro que continuem com este olhar diferenciado na escolha dos projetos, para que sejam realmente inspiradores e motivem os educadores a serem criativos, ousados e a saírem do tradicional e óbvio.” A RSB parabeniza todas as equipes participantes, professoras(es), coordenações pedagógicas e estudantes que deram vida a projetos tão significativos, sinais concretos de que a educação salesiana continua “semeando futuro” e formando pessoas capazes de transformar o mundo.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Instituto Laura Vicuña leva estudantes do 4º ano a expedição inédita no Uruguai, ampliando horizontes da aprendizagem

No Instituto Laura Vicuña (ILV), de Uruguaiana (RS), a proposta pedagógica vai além dos muros da escola: as expedições de estudo são experiências de aprendizagem que transportam as crianças para um contato direto com o mundo real. Essa metodologia permite que as curiosidades e perguntas surgidas em sala de aula ganhem vida por meio da vivência prática e da investigação em ambientes externos, fortalecendo o aprendizado integral. Com um planejamento cuidadoso, o ILV seleciona locais que despertam o entusiasmo e o desejo de conhecer, oferecendo às crianças a chance de experimentar, formular novas questões e se encantar com a diversidade do mundo ao redor. O retorno à escola é sempre marcado por um olhar ampliado, rico em conexões e possibilidades. Explorar territórios desconhecidos tem um valor imenso não só pelo conhecimento adquirido, mas também pela construção da consciência de que o mundo é vasto e plural. O ILV se compromete em ser o espaço que estimula essa visão abrangente. No dia 11 de novembro, 56 crianças que estudam nas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, acompanhadas pelas professoras Fabiana, Andréa e Laisa, e pela coordenadora Caroline, participaram de uma expedição ao Uruguai, país vizinho que faz fronteira com Uruguaiana. Guiados pelos conteúdos da Coleção Nautas, da Editora EDEBÊ da Rede Salesiana Brasil (RSB), os estudantes vivenciaram temas que vão desde o processo imigratório até uma enriquecedora visita à mina da cidade de Artigas (Uruguai). Essa experiência fortaleceu nos estudantes o entusiasmo natural da infância: o desejo de explorar, aprender e se relacionar com o mundo.   Inspetora Nossa Senhora Aparecida

Estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco, no Centro de Manaus, brilham na Olimpíada Brasileira de Robótica e na Mostra Nacional de Robótica

O Colégio Salesiano Dom Bosco, do Centro de Manaus, marcou presença mais uma vez nas finais brasileiras da Mostra Nacional de Robótica (MNR) e da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), considerada a maior competição de robótica da América Latina, participando na modalidade Robótica Artística, com os estudantes Ana Clara Vieira, Davi Augusto, Guilherme Andrade e Júlia Evaristo, da 8º Ano do Ensino Fundamental. Neste ano, a escola apresentou seis iniciativas que evidenciam o compromisso dos estudantes com a ciência, a inovação e o impacto social, dentre elas, foram selecionadas quatro. Entre as selecionadas, destacou-se a iniciativa que desenvolveu um bracelete para auxiliar pessoas com Mal de Parkinson, desenvolvido pelos alunos: Miriam Soares, Ravi Leite, Ana Francisca do Valle, Joshua Chagas, Jordan dos Anjos, Yuri Borges, do 1º ano do Ensino Médio, que receberam Menção Honrosa nacional e foi reconhecido como um dos melhores projetos do Brasil.  Também integrou a mostra o projeto “Missão Clean Space”, criado pelo aluno André Luiz Sena do 6º ano, que propôs uma sonda que faz a limpeza de lixo espacial e conquistou duas Menções Honrosas: uma na etapa estadual do Espírito Santo e outra na etapa do Amazonas. Outra iniciativa apresentada foi o “Tambakicks”, um barco autônomo movido a energia solar, premiado com Menção Honrosa na etapa estadual do Espírito Santo. O protótipo oferece soluções sustentáveis para os desafios das secas e cheias dos rios amazônicos, auxiliando no transporte de mantimentos e em pesquisas científicas com sensores ambientais e foi desenvolvido pelos alunos Kenedy Ajala, Yasmin Andrade e Isabela Duarte. O projeto recebeu menção honrosa na etapa estadual do Amazonas e na etapa do Espirito Santo.  Por fim, a equipe também levou ao evento o Robô Focus, criado para apoiar alunos com TDAH, da Aluna Angelina Sena, do 2º Série do Ensino Médio, e a ex -estudante salesiana Clara Tereza, que estuda Design na UFAM. Teve também o projeto Meninas Amazonas, uma iniciativa 100% feminina que incentiva a participação de meninas na robótica, ciência e tecnologia, incluindo a produção de um eBook exclusivo com atividades formativas e inspiradoras, realizado pelas alunas Mariana Sena e Samilly Sthefany. Vozes que revelam transformação A participação na OBR e na MNR foi acompanhada de muita emoção, crescimento e superação. O estudante Ravi, do 1º ano do Ensino Médio e integrante da equipe premiada, resumiu o sentimento vivido: “Apesar de todas as dificuldades pelo caminho, fomos resilientes e ganhamos muitos conhecimentos. Quero continuar na robótica e ser campeão junto da minha equipe em João Pessoa no ano que vem!” Sua colega, Yasmin Andrade, também do 1º ano do Ensino Médio e membro da equipe Tambakicks, expressou sua gratidão pela experiência e pelo acompanhamento pedagógico: “Essa experiência mudou tudo o que eu pensava e me ajudará a ser uma aluna melhor. Obrigada, professora, por acreditar no meu potencial. A robótica me abriu portas para uma área incrível da tecnologia.” Os depoimentos dos estudantes revelam aquilo que a educadora responsável, professora Joana Ramos, reforça há anos: a robótica vai muito além da competição. Ao falar sobre o evento com a RSB, ela destacou o impacto profundo do processo formativo: “Foram dias intensos, cheios de aprendizados, ajustes, erros e acertos. A robótica é um instrumento de transformação pessoal, social e educacional. Eles voltam mais maduros, confiantes e apaixonados pela ciência. A robótica se transforma e, eu continuo acreditando que, através da educação, mudamos o mundo, disse a professora Joana Ramos.” Famílias vivem a experiência junto A emoção também foi compartilhada pelas famílias. A mãe Alessandra Sena, que teve dois filhos participando do evento (André Luiz, do 6º ano, e Angelina, da 2º série do Ensino Médio), relatou a grandiosidade do encontro nacional e sua importância formativa: “Para quem vive a robótica, participar desse evento é um sonho. É um encontro grandioso, que reúne equipes de vários estados, do Ensino Fundamental ao universitário. A troca de ideias, o contato com outras pesquisas e culturas… tudo isso transforma os jovens. É maravilhoso para cada estudante e, para nós, pais, é motivo de muito orgulho.” Robótica como missão educativa A participação na OBR reforça a missão salesiana de promover uma educação integral, que conecta ciência, criatividade, valores humanos e protagonismo juvenil. Em cada projeto apresentado, os alunos demonstram não apenas domínio tecnológico, mas também sensibilidade social, responsabilidade e espírito de equipe. Conheça as iniciativas e ações desenvolvidas pelos alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco Participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Mostra Nacional de Robótica (MNR): o Colégio Dom Bosco tem participado das finais nacionais na modalidade Robótica Artística e da MNR, levando projetos desenvolvidos pelos alunos e conquistando menções e premiações nacionais.  Representação em eventos internacionais (RoboCup): projetos premiados na MNR garantiram vagas para representar o Amazonas e o Brasil em etapas internacionais como a RoboCup.  Projetos sociais e de impacto (ex.: Mão Biônica, Bracelete para Mal de Parkinson, Cidade Inteligente, Missão Clean Space): ao longo do ano as equipes apresentam projetos de impacto social e ambiental desenvolvidos com tecnologias de baixo custo (Arduino, prototipagem), que chamaram atenção nos eventos nacionais.  Laboratório / Sala Maker e Espaço STEM: a escola mantém espaços Maker/Laboratório de Robótica onde são ministradas aulas práticas de programação, eletrônica e prototipagem para diferentes séries. Esses ambientes apoiam a formação contínua dos alunos em STEAM - acrônimo em inglês para Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics) - metodologia educacional que busca integrar essas áreas do conhecimento em projetos e atividades práticas, promovendo o aprendizado interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.  Torneios e seletivas internas (Torneio Brasil de Robótica - TBR):  Realização de etapas internas e seletivas para preparar equipes rumo a competições regionais e nacionais (TBR, etapas estaduais da OBR), estimulando participação ampla dos estudantes. Equipes e identidades (ex.: Tambakicks, Amazon Tech): existência de equipes com identidade própria que participam das competições e mostras; também há times que se destacaram em outras competições de tecnologia (como a Olimpíada Nacional de Aplicativos — ONDA). O Colégio Salesiano Dom Bosco celebra mais esta vitória na robótica, conquistas que vão muito além de prêmios e classificações. São histórias de vida transformadas, vocações despertadas e jovens que descobrem na ciência um caminho para construir um futuro melhor.

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