Chega ao fim o XX ENARSE / XIII ENEL
19/08/2022

Chega ao fim o XX ENARSE / XIII ENEL

Chega ao fim o XX ENARSE / XIII ENEL

Na manhã desta sexta-feira (19), aconteceu o último dia do XX Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas (ENARSE) e XIII Encontro dos Ecônomos Locais (ENEL) de forma totalmente on-line pela plataforma Zoom.

Seguindo os dias anteriores, os participantes foram recebidos com um divertido Quiz, criado pela equipe de Comunicação da RSB, sobre temas relativos ao próprio evento e curiosidades salesianas. Todo o evento contou com a mediação da Gestora de Projetos da Rede Salesiana Brasil, Ana Paula Costa e Silva, e a abertura oficial do dia trouxe uma fala de Acolhida da Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi, seguida da Oração Inicial com a Animadora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e Presidente da Associação das Escolas das Irmãs Salesianas (AEIS) de São Paulo, Ir. Teresa Cristina Domiciano, juntamente com a Assessora de Pastoral Juvenil, Isadora. Juntas, Ir. Teca e Isadora trouxeram uma oração celebrativa dos 130 da presença das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil.

O primeiro momento de palestras do dia foi comandado pela Coordenadora Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, Ir. Maike Loes, a qual trouxe uma apresentação da Campanha de Matrículas 2022/2023, criada pela equipe de Comunicação da RSB, em parceria com os Comitês Nacionais de Comunicação e das Escolas. Ir. Maike trouxe um panorama de toda a caminhada percorrida até o momento de lançamento da nova Campanha e as diversas possibilidade de utilização da mesma, além da divulgação do curso “Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em Rede”, que será oferecido às equipes das escolas salesianas.

Em seguida, a equipe da Editora Edebê Brasil comandou uma apresentação sobre o seu editorial, com foco nas novas produções que serão lançadas. O momento foi conduzido pelo Diretor Geral da Edebê, Pe. Nivaldo Pessinatti; juntamente com a Gerente Executiva, Ir. Adair Aparecida Sberga, e a Coordenadora de Editorial, Giovanna Santos Farago. Após a apresentação, foi aberta uma interação com o público para perguntas enviadas e respostas ao vivo pela equipe da Editora. O momento foi mediado pela Animadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Ir. Maria Robeuvânia.

Dividido em dois momentos separados por um intervalo, os participantes do terceiro dia do ENARSE/ENEL 2022 puderam contar com uma partilha de Boa Prática na implantação do Novo Ensino Médio nas escolas da RSB. O primeiro momento contou com falas e exposições de atividades da Coordenadora do Ensino Médio e do Ensino Fundamental - Anos Finais, Glória Maria Garcia; e da Orientadora Educacional do 6° ano ao Ensino Médio, Leila Pavanelli; ambas do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, em Cambé (PR), escola salesiana da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida. Após o intervalo, a partilha de Boas Práticas continuo, desta vez, com a participação das Supervisoras Pedagógicas do Ensino Médio, Daniele Gonçalves e Fernanda Katiuscia, ambas do Colégio Salesiano São José e Colégio Salesiano Dom Bosco (RN), da Inspetoria São Luiz Gonzaga.

A última palestra da manhã trouxe o tema “Parâmetros de atualização do novo ENEM: possibilidades e desafios” e ficou sob o comando do Coordenador-Geral de Ensino Médio – MEC, Fernando Wirthmann; juntamente com a Assessora Pedagógica da RSB, Leoneide Rodrigues. A palestra também contou com uma interação com o público por meio de perguntas enviadas e respostas ao vivo pelos palestrantes. O momento foi mediado pelo Animador das Escolas da Inspetoria São João Bosco (ISJB), Paulo Rogedo.

A manhã de trabalhos foi encerrada com uma palavra do Diretor Executivo da RSB, Pe. Nivaldo Pessinatti, juntamente com a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi. “Nenhum evento acontece sem o apoio de uma Rede de pessoas [...], foram trocadas muitas informações, conhecimento, foi realmente uma Rede de pessoas que dialogou, trocou ideias; foram colhidas muitas sugestões, muita gente colaborou, alinhou..., foram as palavras, nessas últimas semanas, mais vivenciadas; e cada um deu o seu melhor para atingir os objetivos: o objetivo principal que é de formação e os objetivos específicos. Então, uma gratidão a toda essa Rede de pessoas”, diz Ir. Jacinta. “Nesse momento, tantos sentimentos afloram: sentimentos de alegria, sentimentos de esperança, sentimentos de entusiasmo e principalmente o sentimento de compromisso. Eu acho que isso é uma grande possibilidade e uma grande atitude que um evento como esse nos oferece”, completa Pe. Pessinatti.  

O período da tarde foi exclusivo para os Diretores, Coordenadores e Supervisores Pedagógicos do Ensino Médio, trazendo o Detalhamento dos Mapas Conceituais da FGB e dos Itinerários Formativos para a 2º série do Ensino Médio. O momento contou com a participação da Direção Geral, da Gerência Executiva e da Coordenação Editorial da Editora Edebê Brasil.

Clique e confira os detalhes do primeiro e do segundo dia do XX ENARSE e XIII ENEL.

Fonte: Equipe de Comunicação da RSB

Mais Recentes

4º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda a reflexão sobre avaliação na prática

O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, no dia 22 de outubro, o seu 4º encontro on-line, reunindo cerca de 20 acessos simultâneos de coordenadores de todo o país. O tema desta edição, “Avaliação na prática: pensando, experimentando, repensando e vivenciando”, convidou os participantes a revisitar suas concepções e experiências sobre a avaliação, com foco em práticas formativas e reflexivas. A formação foi conduzida pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB, que tem acompanhado o percurso formativo das coordenações ao longo do ano. Em sua condução, Leoneide enfatizou a importância de compreender a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas como um instrumento de mensuração. “Avaliar é um ato de cuidado e de compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. É preciso criar espaços para o diálogo, a escuta e o feedback construtivo, de modo que cada estudante se perceba em constante crescimento”, destacou a formadora durante o encontro.   Avaliação formativa e feedbacks significativos O encontro foi marcado pela vivência prática e pela troca de experiências entre as coordenações. Em grupos, os participantes refletiram sobre situações do cotidiano escolar, analisando desafios e estratégias para aprimorar os processos avaliativos. Os participantes destacaram, no formulário de feedback, a riqueza dos momentos de partilha e prática, especialmente as reflexões sobre a Avaliação Formativa e sua relação com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial na elaboração de rubricas, a relevância dos feedbacks construtivos no desenvolvimento dos estudantes e a análise dos desafios dos enunciados avaliativos na construção de atividades alinhadas às habilidades previstas. Também destacaram o uso da ferramenta ChatGPT em atividades de reflexão e produção pedagógica, demonstrando como a IA pode ser integrada de forma contextualizada e intencional ao planejamento educativo.   Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais integra o conjunto de ações formativas promovidas pela RSB para fortalecer o papel das lideranças educacionais na consolidação do Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Desde o primeiro encontro, o programa vem abordando temas fundamentais para a prática pedagógica, como Neurociências da Aprendizagem, com a Drª Leonor Guerra, a personalização da aprendizagem e as potencialidades da avaliação formativa. “Cada encontro é uma oportunidade de repensar a nossa missão educativa à luz do carisma salesiano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e a construção de comunidades educativas que aprendem juntas”, destacou Leoneide Rodrigues. Veja também algumas matérias anteriores desta série de formações: 1º Encontro: Início do percurso formativo das coordenações pedagógicas 3º Encontro: A avaliação como prática potencializadora da aprendizagem   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Rede Salesiana Brasil promove 4º encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil

Formação colaborativa possibilita avanços na construção da Rubrica da RSB para a Educação Infantil, em alinhamento com o Currículo, e reafirma a identidade salesiana nas práticas docentes No dia 23 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. O encontro, que contou com acessos simultâneos de todo o Brasil, teve como tema “Rubrica da RSB para a Educação Infantil: construção colaborativa pelo fortalecimento da identidade salesiana”, reafirmando o compromisso coletivo com a formação integral e o acompanhamento pedagógico das práticas docentes. Desdobramento direto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, realizada em Aparecida/SP, o programa é uma iniciativa da RSB em parceria com a Editora Edebê, voltada à consolidação de referenciais formativos que orientem o trabalho das coordenações em todas as escolas da Rede. Escuta, diálogo e corresponsabilidade Inspirada na pedagogia de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, a formação destacou a escuta sensível como eixo central do acompanhamento formativo. A partir das reflexões de autoras como Carla Rinaldi e Paulo Freire, as participantes foram convidadas a refletir sobre o papel da coordenação pedagógica como mediadora do processo de aprendizagem e como parceira ativa na construção de práticas educativas mais conscientes, criativas e integradoras. Durante a partilha de experiências, as narrativas das coordenações evidenciaram o impacto da escuta e do diálogo colaborativo na transformação das práticas docentes e no fortalecimento da cultura formativa da Educação Infantil. “Reconhecemo-nos como parceiras em um mesmo propósito, sustenta a prática pedagógica e a torna viva, coerente e em constante movimento”, destacou uma das participantes, sintetizando o espírito do encontro. Construção coletiva da rubrica A parte prática da formação foi dedicada à construção colaborativa dos critérios da Rubrica da RSB, instrumento que orientará o acompanhamento das práticas pedagógicas nas escolas salesianas. Em pequenos grupos, as participantes refletiram sobre questões-chave: Quais ações representam as práticas que desejamos observar em nossas escolas? Quais são contrárias a essa intencionalidade? Quais indicadores nos ajudarão a compreender a consolidação de uma proposta educativa salesiana na Educação Infantil? A rubrica, alinhada ao Currículo da RSB e à BNC Formação, contempla dimensões essenciais da ação docente, como intencionalidade pedagógica, estratégias de ensino, documentação, mediação e vivência dos valores salesianos, reforçando o compromisso com a formação integral das crianças e com a coerência entre fé, razão e amor educativo. Caminho formativo contínuo Ao final do encontro, Caroline Cardoso ressaltou que o processo de construção da rubrica é mais que um produto: “é um percurso formativo que traduz o jeito salesiano de educar, com escuta ativa, colaboração e busca constante por práticas inovadoras que respondam às realidades das escolas e das infâncias, disse a formadora”. A RSB reforça, assim, sua missão de promover uma formação continuada que articula teoria e prática, impulsionando cada coordenação pedagógica a ser presença animadora e transformadora no cotidiano educativo.

Lideranças Salesianas refletem sobre os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial na Educação

O 4º Encontro on-line do Programa de Formação de Lideranças da Rede Salesiana Brasil (RSB) foi realizado no dia 21 de outubro, das 15h às 17h, reunindo 63 pontos de acesso simultâneos em todo o país. A formação teve como tema central “Inteligência Artificial na Educação: desafios e oportunidades para as lideranças”, conduzida pelo Prof. Frank Ned, que proporcionou uma reflexão profunda sobre o papel das lideranças salesianas diante das transformações tecnológicas e educacionais da atualidade. Durante o encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre como a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada no processo educativo, favorecendo a personalização do ensino, o apoio ao trabalho docente e a inovação nas práticas pedagógicas. Mais do que uma abordagem técnica e um alinhamento conceitual, a formação destacou a necessidade de compreender onde estamos, como gerenciamos o presente e quais caminhos desejamos trilhar para o futuro, sempre preservando o olhar humano e cristão que orienta a missão educativa salesiana. A partir dos depoimentos registrados no formulário de feedback, emergiram reflexões significativas sobre o conteúdo do encontro: “Foi muito significativa a reflexão sobre a importância de identificar onde estamos e gerenciar o presente, compreendendo que só assim é possível planejar ações concretas e coerentes com o que desejamos alcançar. Também marcou a ideia de que precisamos nos desprender do passado para criar o futuro, utilizando as ferramentas disponíveis de forma estratégica e facilitadora, para transformar desafios em oportunidades de inovação e crescimento.” “A personalização do ensino, com o apoio da IA, pode favorecer a adaptação do aprendizado às necessidades de cada estudante, além de facilitar o trabalho docente e estimular práticas mais criativas e inovadoras.” “A abordagem desenvolvida foi de suma importância para quem exerce a liderança como serviço que constrói e transforma relações no ambiente de trabalho e na missão.” Essas contribuições revelam o quanto a temática da Inteligência Artificial desperta interesse, esperança e compromisso ético entre as lideranças das escolas da Rede Salesiana Brasil. O encontro reforçou a convicção de que, com discernimento, espírito de serviço e fidelidade ao carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, é possível integrar tecnologia e humanismo, razão e fé, a serviço da formação integral dos jovens. Confira também as edições anteriores do Programa de Formação de Lideranças: 1º Encontro — Planejamento e identidade da liderança salesiana 2º Encontro — Cenários econômicos e gestão estratégica  3º Encontro — Análise de indicadores e processos de decisão   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil