Colégio Dom Bosco de Manaus é finalista na 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos
26/11/2024

Colégio Dom Bosco de Manaus é finalista na 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos

Colégio Dom Bosco de Manaus é finalista na 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos
Foto: Alunos Luiz Coelho, Clara Tereza e Érika Freiras e professora Joana Ramos

Finalistas destacam a importância da criatividade e da colaboração para solucionar desafios globais

O Colégio Salesiano Dom Bosco, de Manaus, alcançou um marco histórico ao se classificar para a final da 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA), que desafia estudantes de todo o Brasil a desenvolverem tecnologias capazes de solucionar problemas sociais e ambientais. A Equipe Amazon Tech, formada pelos alunos Luiz Coelho, Clara Tereza e Érika Freitas, impressionou os jurados com o aplicativo BioFood, uma solução inovadora para combater o desperdício de alimentos no Brasil.

O BioFood foi projetado para mitigar o descarte excessivo de alimentos em mercados locais, um problema identificado pela equipe durante suas pesquisas em Manaus. “Durante a investigação, descobrimos que o desperdício nos mercados da cidade era algo profundamente arraigado. Pensamos em uma solução prática para conectar alimentos excedentes a quem precisa, e assim surgiu o BioFood”, explicou a aluna Érika Freitas.

A equipe destacou o impacto do evento em seu aprendizado ao falar que participar da ONDA foi uma jornada transformadora para os envolvidos.: “A olimpíada nos desafiou a pensar criticamente e desenvolver nossas habilidades de resolução de problemas, além de aprofundar nosso conhecimento em computação e desenvolvimento de aplicativos”, afirmaram os alunos.

A professora Joana Ramos, orientadora do projeto, celebrou a conquista como um reflexo da cultura científica que tem sido fortalecida no colégio. “É gratificante ver nossos alunos do 3º ano chegarem à vida acadêmica já com publicações científicas e experiências que muitos só vivenciam na graduação. Essa cultura de inovação e ciência que estamos construindo é essencial para o futuro da tecnologia e da ciência no Brasil”, disse a professora. Os professores Nathan Silva e Cíndel Cavalcante, também orientaram o projeto.

A classificação do Colégio Dom Bosco como único representante da região Norte na competição nacional é motivo de orgulho para a equipe e para a comunidade escolar. “Ser a única equipe do Norte a chegar à final é um reconhecimento do trabalho árduo e do talento dos nossos alunos. Estamos muito felizes e ansiosos para representar nossa região com excelência”, destacou a professora Joana.

Os alunos enfatizaram que a participação na Olimpíada ampliou seu conhecimento na área de computação, desafiou sua capacidade de pensamento crítico e aprimorou suas habilidades de resolução de problemas..

Para outros estudantes que desejam participar da ONDA ou de competições semelhantes, a equipe Amazon Tech deixa o recado: “Sejam criativos, pesquisem soluções já existentes e pensem em como melhorá-las. Participar é uma experiência única, que traz crescimento pessoal e acadêmico.”

A Olimpíada Nacional de Aplicativos, realizada anualmente, promove o desenvolvimento de soluções tecnológicas para os desafios contemporâneos. A final será um momento de celebrar a criatividade, a inovação e o impacto social que jovens talentos de todo o Brasil podem alcançar.

Para mais informações, acesse o site oficial da Olimpíada https://olimpiadaonda.com.

Parabéns ao Colégio Salesiano Dom Bosco e à Equipe Amazon Tech! Estamos na torcida pelo sucesso na final da ONDA!

Angélica Novais, da Comunicação da RSB.

Mais Recentes

Maio Laranja: Centro Juvenil BH promove ações de conscientização e proteção à infância

No dia 8 de maio, o Centro Juvenil Salesiano de Belo Horizonte realizou uma série de atividades educativas em alusão ao Maio Laranja, campanha nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As ações do turno da manhã foram desenvolvidas em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cabana. No período da tarde, as atividades foram conduzidas pela assistente social da instituição, Maria Eduarda Castro. Com o objetivo de promover a prevenção e fortalecer a proteção integral dos educandos, foi realizada a dinâmica “Semáforo do Toque”, uma atividade lúdica e educativa que abordou, de forma simples e adequada à faixa etária das crianças, os limites do corpo e a importância do respeito. Utilizando as cores do trânsito — verde, amarelo e vermelho —, os profissionais explicaram quais tipos de toque são apropriados e quais não devem ser permitidos, incentivando o diálogo, a escuta e o acolhimento em um ambiente seguro e de confiança. A iniciativa reafirma o compromisso do Centro Juvenil Salesiano de Belo Horizonte com a conscientização, a prevenção e o enfrentamento de todas as formas de violência contra crianças e adolescentes. Fonte: Comunicação Colégio Salesiano - Belo Horizonte

Aprendiz do CESAM-DF recebe homenagem do Ministério do Trabalho em Brasília (DF)

A jovem aprendiz do CESAM-DF, Ana Clara Leite Santos Rodrigues, foi homenageada pelo Ministério do Trabalho e Emprego durante a programação da Semana do Trabalhador, realizada no dia 5 de maio, em Brasília (DF). Reconhecida pela dedicação e pelo desempenho no exercício de suas atividades, Ana Clara recebeu a homenagem das mãos do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no órgão como jovem aprendiz. Além da conquista, Ana Clara também se destaca por ser a aprendiz mais jovem em atuação no Ministério do Trabalho e Emprego, representando, com responsabilidade, comprometimento e sensibilidade, o potencial da juventude inserida no programa de aprendizagem. O reconhecimento reforça a importância da formação de adolescentes e jovens como instrumento de transformação social, desenvolvimento humano e construção de oportunidades. Para o CESAM-DF, momentos como este evidenciam o impacto da formação integral oferecida aos aprendizes, que une acompanhamento educativo, qualificação profissional e incentivo ao protagonismo juvenil. A instituição acredita que investir na juventude é fortalecer trajetórias, desenvolver talentos e abrir caminhos para novos projetos de vida. O CESAM-DF parabeniza Ana Clara Leite Santos Rodrigues pela conquista e pela forma inspiradora com que representa tantos jovens aprendizes que constroem, diariamente, histórias de dedicação, crescimento e transformação. Fonte: Clea Fernandes - Inspetoria São João Bosco

Estudantes do Instituto Laura Vicuña conquistam prêmio em concurso da OAB sobre o tema da violência contra a mulher

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoveu, por meio do projeto «OAB vai à Escola», o II Concurso de Redação, mobilizando estudantes da rede de ensino de Uruguaiana (RS), em torno de um tema urgente e necessário: a violência contra a mulher. A iniciativa integrou as ações do dia 25 de março, marcado como o «Dia D» de combate à violência contra a mulher, e propôs como tema das redações «Violência Doméstica – Feminicídios no Rio Grande do Sul». Ao todo, foram inscritas 364 produções, evidenciando o engajamento dos estudantes na reflexão sobre a realidade social e a importância do enfrentamento à violência de gênero. A professora de Língua Portuguesa e Redação, Izabel Antunes, do Instituto Laura Vicuña, de Uruguaiana, destacou a relevância da proposta: «A temática do concurso é extremamente relevante, tanto no aspecto do desenvolvimento da expressão escrita, quanto na formação de uma visão crítica sobre o papel de cada indivíduo na sociedade». Dentre os participantes, apenas 11 redações foram selecionadas e premiadas. Entre os destaques, dois estudantes do Instituto Laura Vicuña (ILV), Isys, da 3ª série do Ensino Médio, e Guilherme, da 2ª série do Ensino Médio, conquistaram reconhecimento pelo excelente desempenho. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 30 de abril, às 15h, no auditório da OAB, em Uruguaiana, reunindo autoridades, educadores e familiares em um momento de valorização da educação e da consciência social. O Instituto Laura Vicuña celebrou com orgulho a conquista dos estudantes, ressaltando a importância de iniciativas que incentivam o protagonismo juvenil, o pensamento crítico e o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e segura para todos. Fonte: Instituto Filhas de Maria Auxiliadora - BAP

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil