Colégio Dom Bosco de Manaus é finalista na 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos
26/11/2024

Colégio Dom Bosco de Manaus é finalista na 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos

Colégio Dom Bosco de Manaus é finalista na 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos
Foto: Alunos Luiz Coelho, Clara Tereza e Érika Freiras e professora Joana Ramos

Finalistas destacam a importância da criatividade e da colaboração para solucionar desafios globais

O Colégio Salesiano Dom Bosco, de Manaus, alcançou um marco histórico ao se classificar para a final da 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA), que desafia estudantes de todo o Brasil a desenvolverem tecnologias capazes de solucionar problemas sociais e ambientais. A Equipe Amazon Tech, formada pelos alunos Luiz Coelho, Clara Tereza e Érika Freitas, impressionou os jurados com o aplicativo BioFood, uma solução inovadora para combater o desperdício de alimentos no Brasil.

O BioFood foi projetado para mitigar o descarte excessivo de alimentos em mercados locais, um problema identificado pela equipe durante suas pesquisas em Manaus. “Durante a investigação, descobrimos que o desperdício nos mercados da cidade era algo profundamente arraigado. Pensamos em uma solução prática para conectar alimentos excedentes a quem precisa, e assim surgiu o BioFood”, explicou a aluna Érika Freitas.

A equipe destacou o impacto do evento em seu aprendizado ao falar que participar da ONDA foi uma jornada transformadora para os envolvidos.: “A olimpíada nos desafiou a pensar criticamente e desenvolver nossas habilidades de resolução de problemas, além de aprofundar nosso conhecimento em computação e desenvolvimento de aplicativos”, afirmaram os alunos.

A professora Joana Ramos, orientadora do projeto, celebrou a conquista como um reflexo da cultura científica que tem sido fortalecida no colégio. “É gratificante ver nossos alunos do 3º ano chegarem à vida acadêmica já com publicações científicas e experiências que muitos só vivenciam na graduação. Essa cultura de inovação e ciência que estamos construindo é essencial para o futuro da tecnologia e da ciência no Brasil”, disse a professora. Os professores Nathan Silva e Cíndel Cavalcante, também orientaram o projeto.

A classificação do Colégio Dom Bosco como único representante da região Norte na competição nacional é motivo de orgulho para a equipe e para a comunidade escolar. “Ser a única equipe do Norte a chegar à final é um reconhecimento do trabalho árduo e do talento dos nossos alunos. Estamos muito felizes e ansiosos para representar nossa região com excelência”, destacou a professora Joana.

Os alunos enfatizaram que a participação na Olimpíada ampliou seu conhecimento na área de computação, desafiou sua capacidade de pensamento crítico e aprimorou suas habilidades de resolução de problemas..

Para outros estudantes que desejam participar da ONDA ou de competições semelhantes, a equipe Amazon Tech deixa o recado: “Sejam criativos, pesquisem soluções já existentes e pensem em como melhorá-las. Participar é uma experiência única, que traz crescimento pessoal e acadêmico.”

A Olimpíada Nacional de Aplicativos, realizada anualmente, promove o desenvolvimento de soluções tecnológicas para os desafios contemporâneos. A final será um momento de celebrar a criatividade, a inovação e o impacto social que jovens talentos de todo o Brasil podem alcançar.

Para mais informações, acesse o site oficial da Olimpíada https://olimpiadaonda.com.

Parabéns ao Colégio Salesiano Dom Bosco e à Equipe Amazon Tech! Estamos na torcida pelo sucesso na final da ONDA!

Angélica Novais, da Comunicação da RSB.

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3º encontro on-line da Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI aprofunda a aprendizagem visível e a transformação docente

Na tarde do dia 10 de setembro, foi realizado o 3º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI), uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a Editora Edebê. O programa é fruto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas, realizada em Aparecida/SP, e tem se consolidado como espaço privilegiado de estudo, reflexão e troca de experiências entre coordenadoras(es) pedagógicas(os_ das escolas salesianas em todo o Brasil. Com 40 acessos de todo o Brasil, o encontro teve como tema “A aprendizagem visível e a transformação docente”, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. A acolhida inicial foi conduzida pelo Pe. Sérgio, seguida de um momento de oração preparado pela Irmã Lúcia Jacinta, que ajudou a comunidade formativa a colocar o encontro sob a inspiração de Deus e no espírito do carisma salesiano. Percurso formativo e cultura de pensamento Caroline iniciou sua fala retomando o percurso formativo proposto pelo programa e relembrou as oito forças da escola que favorecem o desenvolvimento de uma cultura de pensamento. Em seguida, trouxe reflexões fundamentadas sobre as competências docentes e a importância da documentação pedagógica como instrumento de aprendizagem, acompanhamento e transformação no processo educativo. Durante sua exposição, Caroline Cardoso lançou uma provocação aos grupos de trabalho, convidando-os a refletir sobre quais competências podem ser mais exploradas e desenvolvidas no contexto das escolas salesianas. As competências apresentadas foram: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Cultura digital; Trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania.  A formadora destacou ainda a importância da flexibilidade intelectual, recordando que, no processo de aprendizagem, “tudo bem mudar de ideia a respeito de algo, e também que é importante ser flexível e ter a mente aberta o suficiente para rever conceitos quando novas, e às vezes conflitantes, informações são apresentadas e as hipóteses originais são refutadas”, fundamentando sua reflexão no livro Aprendizagens Visíveis: Experiências teórico-práticas em sala de aula, de Julia Pinheiro Andrade. Espaços de diálogo e partilha Após a exposição, os participantes foram organizados em grupos para refletir sobre três questões-chave: Que tipos de registros existem no EFAI? Com que intenção registramos o que as crianças fazem na escola? A partir da leitura do Capítulo 3 e das reflexões, como é possível mobilizar e potencializar a documentação pedagógica no EFAI? As contribuições de cada grupo foram registradas em um mural digital, que servirá de base para novas partilhas e aprofundamentos no próximo encontro, já agendado para 12 de novembro de 2025. O encontro foi concluído em clima de entusiasmo e corresponsabilidade. Para motivar ainda mais os estudos e a vivência pedagógica, foram realizados sorteios de banners da Coleção Nautas e de um livro para aprofundamento sobre coordenação pedagógica, formação e inovação. Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI reafirma o compromisso da RSB e da Editora Edebê em apoiar os educadores salesianos no fortalecimento de uma pedagogia que une excelência acadêmica, espiritualidade e protagonismo juvenil. Mais do que encontros formativos, o programa se propõe a ser um processo de transformação das práticas pedagógicas, em sintonia com o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Angélica Novais da comunicação da Rede Salesiana Brasil

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