Colégio Salesiano Aracaju conquista 20 medalhas na Olimpíada Mirim - OBMEP 2024
10/12/2024

Colégio Salesiano Aracaju conquista 20 medalhas na Olimpíada Mirim - OBMEP 2024

Colégio Salesiano Aracaju conquista 20 medalhas na Olimpíada Mirim - OBMEP 2024
Foto: Acervo Colégio Salesiano Aracaju

O Projeto Champs do Colégio Salesiano Aracaju prepara os estudantes para participar das principais olimpíadas do conhecimento

O Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora Aracaju incentiva a cultura olímpica na base educacional, por meio do Projeto Champs, que oferece aulas extras, simulados das provas e aplicação das Olimpíadas do conhecimento no Colégio. Assim, na 3ª edição da Olimpíada Mirim (OBMEP), 20 alunos do  Ensino Fundamental Anos Iniciais do Salesiano Aracaju conquistaram medalhas. Os resultados positivos são frutos do empenho e dedicação dos estudantes em sala de aula, nas aulas extracurriculares e simulados oferecidos pela Liga Champs. 

A Olimpíada Mirim (OBMEP) é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e recebe apoio da B3 Social, sendo realizada também com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para sua realização.

O objetivo da Olimpíada Mirim (OBMEP) é garantir que os  alunos mais novos, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas do país, possam vivenciar a experiência olímpica. Dessa forma, os estudantes são divididos em dois níveis, Mirim 1 (alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental) e Mirim 2 - alunos do 4º e do 5º anos do Ensino Fundamental. A prova da 1ª Fase é composta de 15 questões objetivas. Os alunos classificados para a 2ª Fase realizam uma prova também composta de 15 questões objetivas.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Alissandra Santos, a Olimpíada Mirim (OBMEP) desperta o interesse dos alunos pela matemática, de forma lúdica e interativa. Para ela, a competição também auxilia no desenvolvimento de outras competências, como a  perseverança. "A Obmep desempenha um papel significativo no desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental, já que apresenta desafios matemáticos que incentivam os alunos a pensar de maneira crítica, a desenvolver habilidades de resolução de problemas e a trabalhar com raciocínios mais complexos, de acordo com a sua faixa etária”, afirmou.

Objetivo do Projeto Champs - Projeto Olímpico, voltado para o desenvolvimento extracurricular dos alunos. Além de ajudar o estudante a se desenvolver e aprimorar os conhecimentos, as Olimpíadas também podem ser uma opção de entrada em universidades brasileiras e/ou estrangeiras.         

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Colégio Salesiano Aracajú      

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Instituto Laura Vicuña leva estudantes do 4º ano a expedição inédita no Uruguai, ampliando horizontes da aprendizagem

No Instituto Laura Vicuña (ILV), de Uruguaiana (RS), a proposta pedagógica vai além dos muros da escola: as expedições de estudo são experiências de aprendizagem que transportam as crianças para um contato direto com o mundo real. Essa metodologia permite que as curiosidades e perguntas surgidas em sala de aula ganhem vida por meio da vivência prática e da investigação em ambientes externos, fortalecendo o aprendizado integral. Com um planejamento cuidadoso, o ILV seleciona locais que despertam o entusiasmo e o desejo de conhecer, oferecendo às crianças a chance de experimentar, formular novas questões e se encantar com a diversidade do mundo ao redor. O retorno à escola é sempre marcado por um olhar ampliado, rico em conexões e possibilidades. Explorar territórios desconhecidos tem um valor imenso não só pelo conhecimento adquirido, mas também pela construção da consciência de que o mundo é vasto e plural. O ILV se compromete em ser o espaço que estimula essa visão abrangente. No dia 11 de novembro, 56 crianças que estudam nas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, acompanhadas pelas professoras Fabiana, Andréa e Laisa, e pela coordenadora Caroline, participaram de uma expedição ao Uruguai, país vizinho que faz fronteira com Uruguaiana. Guiados pelos conteúdos da Coleção Nautas, da Editora EDEBÊ da Rede Salesiana Brasil (RSB), os estudantes vivenciaram temas que vão desde o processo imigratório até uma enriquecedora visita à mina da cidade de Artigas (Uruguai). Essa experiência fortaleceu nos estudantes o entusiasmo natural da infância: o desejo de explorar, aprender e se relacionar com o mundo.   Inspetora Nossa Senhora Aparecida

Estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco, no Centro de Manaus, brilham na Olimpíada Brasileira de Robótica e na Mostra Nacional de Robótica

O Colégio Salesiano Dom Bosco, do Centro de Manaus, marcou presença mais uma vez nas finais brasileiras da Mostra Nacional de Robótica (MNR) e da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), considerada a maior competição de robótica da América Latina, participando na modalidade Robótica Artística, com os estudantes Ana Clara Vieira, Davi Augusto, Guilherme Andrade e Júlia Evaristo, da 8º Ano do Ensino Fundamental. Neste ano, a escola apresentou seis iniciativas que evidenciam o compromisso dos estudantes com a ciência, a inovação e o impacto social, dentre elas, foram selecionadas quatro. Entre as selecionadas, destacou-se a iniciativa que desenvolveu um bracelete para auxiliar pessoas com Mal de Parkinson, desenvolvido pelos alunos: Miriam Soares, Ravi Leite, Ana Francisca do Valle, Joshua Chagas, Jordan dos Anjos, Yuri Borges, do 1º ano do Ensino Médio, que receberam Menção Honrosa nacional e foi reconhecido como um dos melhores projetos do Brasil.  Também integrou a mostra o projeto “Missão Clean Space”, criado pelo aluno André Luiz Sena do 6º ano, que propôs uma sonda que faz a limpeza de lixo espacial e conquistou duas Menções Honrosas: uma na etapa estadual do Espírito Santo e outra na etapa do Amazonas. Outra iniciativa apresentada foi o “Tambakicks”, um barco autônomo movido a energia solar, premiado com Menção Honrosa na etapa estadual do Espírito Santo. O protótipo oferece soluções sustentáveis para os desafios das secas e cheias dos rios amazônicos, auxiliando no transporte de mantimentos e em pesquisas científicas com sensores ambientais e foi desenvolvido pelos alunos Kenedy Ajala, Yasmin Andrade e Isabela Duarte. O projeto recebeu menção honrosa na etapa estadual do Amazonas e na etapa do Espirito Santo.  Por fim, a equipe também levou ao evento o Robô Focus, criado para apoiar alunos com TDAH, da Aluna Angelina Sena, do 2º Série do Ensino Médio, e a ex -estudante salesiana Clara Tereza, que estuda Design na UFAM. Teve também o projeto Meninas Amazonas, uma iniciativa 100% feminina que incentiva a participação de meninas na robótica, ciência e tecnologia, incluindo a produção de um eBook exclusivo com atividades formativas e inspiradoras, realizado pelas alunas Mariana Sena e Samilly Sthefany. Vozes que revelam transformação A participação na OBR e na MNR foi acompanhada de muita emoção, crescimento e superação. 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Conheça as iniciativas e ações desenvolvidas pelos alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco Participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Mostra Nacional de Robótica (MNR): o Colégio Dom Bosco tem participado das finais nacionais na modalidade Robótica Artística e da MNR, levando projetos desenvolvidos pelos alunos e conquistando menções e premiações nacionais.  Representação em eventos internacionais (RoboCup): projetos premiados na MNR garantiram vagas para representar o Amazonas e o Brasil em etapas internacionais como a RoboCup.  Projetos sociais e de impacto (ex.: Mão Biônica, Bracelete para Mal de Parkinson, Cidade Inteligente, Missão Clean Space): ao longo do ano as equipes apresentam projetos de impacto social e ambiental desenvolvidos com tecnologias de baixo custo (Arduino, prototipagem), que chamaram atenção nos eventos nacionais.  Laboratório / Sala Maker e Espaço STEM: a escola mantém espaços Maker/Laboratório de Robótica onde são ministradas aulas práticas de programação, eletrônica e prototipagem para diferentes séries. Esses ambientes apoiam a formação contínua dos alunos em STEAM - acrônimo em inglês para Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics) - metodologia educacional que busca integrar essas áreas do conhecimento em projetos e atividades práticas, promovendo o aprendizado interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.  Torneios e seletivas internas (Torneio Brasil de Robótica - TBR):  Realização de etapas internas e seletivas para preparar equipes rumo a competições regionais e nacionais (TBR, etapas estaduais da OBR), estimulando participação ampla dos estudantes. Equipes e identidades (ex.: Tambakicks, Amazon Tech): existência de equipes com identidade própria que participam das competições e mostras; também há times que se destacaram em outras competições de tecnologia (como a Olimpíada Nacional de Aplicativos — ONDA). O Colégio Salesiano Dom Bosco celebra mais esta vitória na robótica, conquistas que vão muito além de prêmios e classificações. São histórias de vida transformadas, vocações despertadas e jovens que descobrem na ciência um caminho para construir um futuro melhor.

4º Encontro On-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas aprofunda discussão sobre como utilizar ferramentas de design para tornar a formação de professores mais visível

No dia 12 de novembro, a Rede Salesiana Brasil realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, encerrando o ciclo formativo de 2025 com um momento marcado pela criatividade, colaboração e aprofundamento metodológico. Coordenações Pedagógicas de todo o Brasil acompanharam a formação conduzida pela formadora Caroline Cardoso. A partir da fundamentação desenvolvida, as coordenações foram convidadas a refletir sobre o papel das linguagens visuais como estratégia pedagógica, especialmente no contexto da formação continuada dos educadores. Com uma abordagem dinâmica, Caroline apresentou princípios de design aplicáveis ao cotidiano das coordenações, reforçando como a visualidade potencializa a clareza das orientações, a comunicação pedagógica e a devolutiva das práticas docentes. Atividade “mão na massa”: criatividade para expressar processos formativos Em sintonia com o tema, o encontro contou com uma proposta prática. Antecipadamente, as participantes foram orientadas a preparar um pequeno kit de materiais para a atividade. Durante a formação, cada coordenação produziu uma peça criativa, utilizando elementos simples, mas alinhados ao conteúdo apresentado. As produções foram compartilhadas no grupo de WhatsApp do Programa de Formação das Coordenações , criando um ambiente de inspiração mútua e troca entre as coordenações, fortalecendo a rede colaborativa que sustenta o Programa. Narrativas formativas e construção coletiva Outro momento significativo foi a partilha em pequenos grupos. As coordenações trocaram experiências, narrativas e percursos formativos desenvolvidos em suas escolas ao longo de 2025, especialmente com as(os) educadoras(es) dos Anos Iniciais. Esses registros foram reunidos em um mural colaborativo no Padlet, que permanecerá como memória afetiva e pedagógica do trabalho realizado. Avaliação do percurso formativo e continuidade em 2026 Para encerrar a edição 2025 do Programa, foi disponibilizado um formulário de avaliação do percurso, no qual as coordenações podem registrar percepções, sugestões e encaminhamentos. As contribuições serão fundamentais para a organização da continuidade da jornada formativa de 2026, a ser desenvolvida por meio de três encontros on-line ao longo do ano, dando continuidade ao compromisso com a qualificação e o fortalecimento da prática pedagógica nas escolas da RSB. O encerramento do ciclo formativo de 2025 reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com processos pedagógicos de qualidade, colaborativos e alinhados às demandas contemporâneas da educação. Em 2026, seguimos juntas(os), fortalecendo o trabalho das coordenações e promovendo uma formação integral e humanizadora para nossas comunidades educativas. Saiba mais sobre sobre o terceiro encontro deste ciclo de formações clicando aqui. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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