Colégio Salesiano Aracaju conquista 20 medalhas na Olimpíada Mirim - OBMEP 2024
10/12/2024

Colégio Salesiano Aracaju conquista 20 medalhas na Olimpíada Mirim - OBMEP 2024

Colégio Salesiano Aracaju conquista 20 medalhas na Olimpíada Mirim - OBMEP 2024
Foto: Acervo Colégio Salesiano Aracaju

O Projeto Champs do Colégio Salesiano Aracaju prepara os estudantes para participar das principais olimpíadas do conhecimento

O Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora Aracaju incentiva a cultura olímpica na base educacional, por meio do Projeto Champs, que oferece aulas extras, simulados das provas e aplicação das Olimpíadas do conhecimento no Colégio. Assim, na 3ª edição da Olimpíada Mirim (OBMEP), 20 alunos do  Ensino Fundamental Anos Iniciais do Salesiano Aracaju conquistaram medalhas. Os resultados positivos são frutos do empenho e dedicação dos estudantes em sala de aula, nas aulas extracurriculares e simulados oferecidos pela Liga Champs. 

A Olimpíada Mirim (OBMEP) é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e recebe apoio da B3 Social, sendo realizada também com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para sua realização.

O objetivo da Olimpíada Mirim (OBMEP) é garantir que os  alunos mais novos, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas do país, possam vivenciar a experiência olímpica. Dessa forma, os estudantes são divididos em dois níveis, Mirim 1 (alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental) e Mirim 2 - alunos do 4º e do 5º anos do Ensino Fundamental. A prova da 1ª Fase é composta de 15 questões objetivas. Os alunos classificados para a 2ª Fase realizam uma prova também composta de 15 questões objetivas.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Alissandra Santos, a Olimpíada Mirim (OBMEP) desperta o interesse dos alunos pela matemática, de forma lúdica e interativa. Para ela, a competição também auxilia no desenvolvimento de outras competências, como a  perseverança. "A Obmep desempenha um papel significativo no desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental, já que apresenta desafios matemáticos que incentivam os alunos a pensar de maneira crítica, a desenvolver habilidades de resolução de problemas e a trabalhar com raciocínios mais complexos, de acordo com a sua faixa etária”, afirmou.

Objetivo do Projeto Champs - Projeto Olímpico, voltado para o desenvolvimento extracurricular dos alunos. Além de ajudar o estudante a se desenvolver e aprimorar os conhecimentos, as Olimpíadas também podem ser uma opção de entrada em universidades brasileiras e/ou estrangeiras.         

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Colégio Salesiano Aracajú      

Mais Recentes

Escola Salesiana São José conquista novamente medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Foguetes

Pelo 3º ano consecutivo, a Escola Salesiana São José, de Campinas (SP), celebra o excelente desempenho de seus estudantes na Olimpíada Brasileira de Foguetes 2025 (OBAFOG). Conquista esta que reafirma o compromisso da instituição com a educação científica e a formação integral dos jovens. Os alunos do Ensino Médio participaram de diferentes etapas da competição e demonstraram grande dedicação, curiosidade e domínio dos conhecimentos necessários para os lançamentos. Os resultados alcançados garantiram à escola dois troféus de ouro e o convite para integrar a Jornada de Foguetes, realizada em Barra do Piraí (RJ). Durante o evento, os estudantes vivenciaram uma programação repleta de aprendizado e experimentação: palestras, oficinas e novos lançamentos de foguetes, além de momentos de convivência e troca com equipes de todo o país. O professor responsável também participou de atividades formativas, fortalecendo ainda mais a cultura científica no ambiente escolar. Nos últimos três anos, a Escola Salesiana São José soma 4 troféus de ouro e 1 de prata na competição, um histórico que evidencia não apenas o talento e o engajamento dos alunos, mas também o trabalho qualificado da equipe pedagógica e o incentivo constante a projetos de investigação científica. Sobre a OBA e a OBAFOG A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) são iniciativas nacionais voltadas ao estímulo do conhecimento científico. A participação é aberta a escolas públicas e privadas, de áreas urbanas ou rurais, ampliando o acesso à ciência e à descoberta. Comunicação da RSB com informações da Escola Salesiana São José - Campinas.  

Instituto Auxiliadora inicia 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] em São João del Rei (MG)

Nos dias 23 e 24 de outubro, o Instituto Auxiliadora, em São João del Rei (MG), deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB) que visa o fortalecimento contínuo da qualidade acadêmica e humana nas instituições educativas salesianas de todo o país. A proposta se baseia na análise criteriosa dos resultados construídos ao longo do primeiro ciclo, alinhando estratégias e renovando o compromisso com uma educação de excelência. Durante os dois dias de atividades, a equipe gestora da escola se dedicou à revisão e aperfeiçoamento dos planos de ação, com foco na formação integral dos estudantes, no cuidado com as pessoas e na sustentabilidade institucional. Segundo Anderson Leal, gestor de Projetos Educacionais da RSB, o novo ciclo avança em três grandes eixos estratégicos: “Consolidação dos planos de ação institucionais, garantindo que cada escola avance com metas claras, indicadores definidos e acompanhamento sistemático dos resultados; fortalecimento da formação das equipes, com foco na liderança pedagógica, no protagonismo pastoral e no desenvolvimento profissional continuado dos colaboradores; e integração entre dimensões pedagógica, pastoral e de gestão, promovendo uma cultura de corresponsabilidade, inovação e sustentabilidade.” Entre as expectativas para os próximos meses, destaca: “O aperfeiçoamento dos processos de avaliação e acompanhamento, a melhoria contínua dos indicadores de aprendizagem e engajamento, o aumento da visibilidade da pastoral escolar e o avanço na internacionalização, como pilares da proposta de excelência humana e acadêmica da Rede Salesiana Brasil.” Para o Instituto Auxiliadora, este novo ciclo representa um caminho de avanço e de consolidação de práticas que garantem inovação pedagógica, fortalecimento da identidade salesiana e melhoria contínua do ambiente escolar. O acompanhamento sistemático das ações assegura que cada etapa esteja integrada ao projeto educativo salesiano. A partir das reflexões e direcionamentos construídos nesse encontro, a escola segue confiante em sua missão de educar com amor, fé e competência, cuidando do presente e planejando o futuro com responsabilidade e visão transformadora. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Colégio Castelo e Editora Edebê realizam plantão pedagógico e apresentam novo material didático

“Identidade” reforça protagonismo juvenil, alinhado as diretrizes do Ensino Médio   O Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo recebeu nesta semana a visita da especialista educacional da Editora Edebê Brasil, Laiana Rosendo Oliveira, para uma série de encontros com docentes da Educação Infantil ao Ensino Médio. A visita fez parte do Plantão Pedagógico, ação de mentoria e acompanhamento, que tem como objetivo promover o diálogo entre a equipe pedagógica e a editora.   Durante dois dias, Laiana conduziu momentos de conversa individual e em pequenos grupos, ouvindo as vivências em sala de aula e recolhendo sugestões para aprimorar as coleções Girolhar, Nautas e Rotas, que integram o portfólio pedagógico da Edebê adotado pelo Colégio Castelo.   De acordo com a especialista, o Plantão Pedagógico é um espaço de escuta e construção coletiva, no qual os professores compartilham desafios, boas práticas e percepções sobre o material utilizado. “Eles têm a oportunidade de sugerir melhorias, que são repassadas ao nosso editorial, enquanto nós também compartilhamos sugestões de práticas que possam enriquecer o processo de ensino e aprendizagem”, explica Laiana.   A visita também incluiu a apresentação da nova coleção ‘Identidade’, que será implantada no Ensino Médio a partir de 2026. No encontro com o grupo de docentes, a especialista destacou que o material passou por uma reformulação significativa, baseada em dois eixos principais: a atualização em consonância com os documentos oficiais que orientam o Ensino Médio e a aproximação com o perfil dos jovens contemporâneos. “Tivemos uma grande preocupação em alinhar os materiais às diretrizes educacionais atuais. A nova coleção traz uma linguagem mais próxima dos estudantes de hoje, conectada ao universo deles e às suas formas de aprender”, explicou.   Laiana ressaltou ainda o potencial formativo do novo material, que visa estimular o pensamento crítico, o protagonismo juvenil e a autonomia intelectual. “O material busca preparar o aluno tanto para os vestibulares, o Enem quanto para a vida, para que saibam fazer boas escolhas e trilhar seus próprios caminhos com segurança.”   O sucesso desse trabalho depende diretamente da parceria com escolas que valorizam o diálogo e o desenvolvimento contínuo dos seus profissionais, requisitos que a profissional fez questão de destacar. “As trocas foram riquíssimas e eu também aprendi muito. A equipe do Castelo demonstra profundo conhecimento pedagógico, estuda, reflete e domina o material, trazendo contribuições muito pertinentes”, finaliza.   Alysson Nogueira do Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil