Colégio Salesiano Dom Bosco representará o Amazonas na RoboCup 2025  
18/11/2024

Colégio Salesiano Dom Bosco representará o Amazonas na RoboCup 2025  

Foto: Equipe do Colégio Dom Bosco de Manaus
Foto: Equipe do Colégio Dom Bosco de Manaus

Projetos premiados na Mostra Nacional de Robótica levam inovação e impacto social ao cenário mundial

A equipe de robótica do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Manaus, conquistou um marco extraordinário ao ser premiada na Mostra Nacional de Robótica 2024 (MNR), realizada entre 11 e 17 de novembro, em Goiânia. Os projetos que se destacaram pela inovação e impacto social, foram desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental e Médio da instituição. 

Os alunos André Luís Sena, do 5º ano, que representou o projeto “Mão Biônica” e Ygor Costa, Caio Gurgel, Luiz Coelho e Clara Tereza, do Ensino Médio, que assinaram o projeto “Cidade Inteligente”, receberam menção honrosa, reforçando a relevância da educação tecnológica no cenário escolar. Eles garantiram a participação da equipe na RoboCup 2025, maior competição internacional de robótica e inteligência artificial.  

Além disso, o projeto “Cidade Inteligente” já havia conquistado reconhecimento ao vencer o Amazon Stem Adventure, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Samsung, destacando-se como uma solução inovadora para os desafios urbanos.  

Para a professora Joana Ramos, que lidera a equipe, a notícia do mundial foi emocionante. “Os meninos ficaram muito felizes e ansiosos. Foi um momento de muita alegria para todos nós, para as famílias presentes no evento em Goiânia e para os pais que estavam em Manaus aguardando o resultado”, afirmou.  

A robótica, segundo a professora, vai além do ambiente educacional. “Prepara os alunos para resolução de problemas, trabalho em equipe, liderança, pesquisa e resiliência. Ela utiliza a linguagem do século XXI, preparando-os para profissões do futuro que envolvem tecnologia e inteligência artificial”, destacou.  

Envolvimento da Comunidade Escolar  - O sucesso da equipe também reflete o apoio da comunidade escolar. Educadores de diversas disciplinas integram conceitos de robótica às aulas, enquanto a escola oferece espaços culturais e científicos para exibição dos projetos, inspirando outros estudantes. Pais e responsáveis também são convidados a prestigiar apresentações e competições, criando um ambiente de incentivo e celebração das conquistas.  

Parceria com a Robô Ciência - Desde 2018, o Colégio Dom Bosco conta com a parceria da empresa Robô Ciência, que aplica a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) do maternal ao Ensino Médio. Esse método está alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e integra tecnologias a práticas pedagógicas, incentivando a participação dos alunos em competições como olimpíadas de robótica, astronomia e programação.  

Sobre a RoboCup 2025 - A RoboCup, considerada a “Copa do Mundo da Robótica”, será realizada entre os dias 15 e 21 de julho de 2025, no Centro de Convenções de Salvador, Bahia. O evento reúne mais de 200 equipes de todo o mundo para competições de alto nível, promovendo a aplicação prática da robótica em desafios do cotidiano, como futebol de robôs e tarefas domésticas automatizadas. Além das competições, o evento é um espaço de troca de conhecimentos com congressos científicos e debates sobre inteligência artificial.  

A participação do Colégio Salesiano Dom Bosco reflete o compromisso da educação salesiana em formar alunos preparados para os desafios do futuro, destacando o talento e a criatividade dos jovens amazonenses no cenário mundial.  

Para mais informações sobre a RoboCup 2025, acesse o site oficial da CBR.
 
Angélica Novais da Comunicação da RSB.
 

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RSB realiza 3º Encontro do Programa de Formação de Lideranças com foco na análise de BI

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Colégio Salesiano do Recife vai abrigar um mini bairro planejado na Boa Vista

Empreendimento, que será construído pela Rio Ave, terá cinco torres residenciais, um empresarial, praça aberta à população formando um complexo com o colégio, teatro, Basílica e um espaço para eventos Um dos últimos colégios tradicionais do centro do Recife, ao lado do Colégio São José, o Colégio Salesiano vai ceder espaço para a construção de um mini bairro planejado entre a Boa Vista e a Ilha do Leite. Batizado de projeto Raízes, o empreendimentos vai ocupar 23,8 mil metros quadrados do complexo educacional, cerca da metade de sua área total (50,7 mil m²). Lá, serão construídas cinco torres residenciais, um empresarial e alguns empreendimentos comerciais, como padaria, mini mercado e salão de beleza, além de área de lazer. O colégio, no entanto, não deixará de funcionar, como aconteceu com outros estabelecimentos do centro, a exemplo do Marista e Nóbrega. De acordo com o master plan da construtora Rio Ave, responsável pelo empreendimento, o projeto será implantado na área não operacional do complexo Salesiano, atualmente subutilizado, e será integrado aos equipamentos em funcionamento, como o próprio colégio, o Teatro Boa Vista e a Brasília do Sagrado Coração de Jesus. O projeto A iniciativa partiu da própria Inspetoria Salesiana do Nordeste, conforme explicou ao Diario o gerente executivo de Projetos da Rio Ave, Fabian Bezerra. “A inspetoria nos procurou em 2019, já com o master plan elaborado pelo arquiteto Juliano Dubeux, que visava dar uso às áreas ociosas do colégio, como piscina, campo de futebol e parte do ginásio, e gerar uma fonte de receita passiva para a instituição. Não estamos demolindo um metro quadrado sequer da estrutura operacional do colégio”, detalhou. Ainda segundo Bezerra, o Raízes e o Salesiano serão integrados, contando inclusive com acesso exclusivo entre o residencial e o colégio. Além disso, o master plan da Inspetoria Salesiana prevê também a construção de um espaço para eventos, que pode servir de suporte à basílica, e dois empreendimentos futuros ainda não definidos. O gerente executivo da Rio Ave explicou ainda que não houve transação financeira envolvida. “Nossa contrapartida será a construção do Empresarial Salesiano com 6.350 m² de área locável total, composto por uma torre com 15 pavimentos [andares] e um mall no térreo com capacidade para abrigar seis lojas de 48 a 260 m² de área, que ficará inteiramente sob a responsabilidade da Inspetoria, com administração, receitas e locação. Vamos construir e entregar a eles”. Segundo o projeto, todo o master plan prevê a manutenção de 17,4 mil m² de área verde total, dos quais 10,8 mil m² ficarão na área do projetos Raízes. Também está prevista a criação de um bosque com árvores centenárias (oitizeiros) de cerca de 15 metros de altura, no acesso ao empresarial, que será aberto ao público. Fonte: Pedro Ivo Bernardes do Diário de Pernambuco  

3º encontro on-line da Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI aprofunda a aprendizagem visível e a transformação docente

Na tarde do dia 10 de setembro, foi realizado o 3º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI), uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a Editora Edebê. O programa é fruto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas, realizada em Aparecida/SP, e tem se consolidado como espaço privilegiado de estudo, reflexão e troca de experiências entre coordenadoras(es) pedagógicas(os_ das escolas salesianas em todo o Brasil. Com 40 acessos de todo o Brasil, o encontro teve como tema “A aprendizagem visível e a transformação docente”, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. A acolhida inicial foi conduzida pelo Pe. Sérgio, seguida de um momento de oração preparado pela Irmã Lúcia Jacinta, que ajudou a comunidade formativa a colocar o encontro sob a inspiração de Deus e no espírito do carisma salesiano. Percurso formativo e cultura de pensamento Caroline iniciou sua fala retomando o percurso formativo proposto pelo programa e relembrou as oito forças da escola que favorecem o desenvolvimento de uma cultura de pensamento. Em seguida, trouxe reflexões fundamentadas sobre as competências docentes e a importância da documentação pedagógica como instrumento de aprendizagem, acompanhamento e transformação no processo educativo. Durante sua exposição, Caroline Cardoso lançou uma provocação aos grupos de trabalho, convidando-os a refletir sobre quais competências podem ser mais exploradas e desenvolvidas no contexto das escolas salesianas. As competências apresentadas foram: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Cultura digital; Trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania.  A formadora destacou ainda a importância da flexibilidade intelectual, recordando que, no processo de aprendizagem, “tudo bem mudar de ideia a respeito de algo, e também que é importante ser flexível e ter a mente aberta o suficiente para rever conceitos quando novas, e às vezes conflitantes, informações são apresentadas e as hipóteses originais são refutadas”, fundamentando sua reflexão no livro Aprendizagens Visíveis: Experiências teórico-práticas em sala de aula, de Julia Pinheiro Andrade. Espaços de diálogo e partilha Após a exposição, os participantes foram organizados em grupos para refletir sobre três questões-chave: Que tipos de registros existem no EFAI? Com que intenção registramos o que as crianças fazem na escola? A partir da leitura do Capítulo 3 e das reflexões, como é possível mobilizar e potencializar a documentação pedagógica no EFAI? As contribuições de cada grupo foram registradas em um mural digital, que servirá de base para novas partilhas e aprofundamentos no próximo encontro, já agendado para 12 de novembro de 2025. O encontro foi concluído em clima de entusiasmo e corresponsabilidade. Para motivar ainda mais os estudos e a vivência pedagógica, foram realizados sorteios de banners da Coleção Nautas e de um livro para aprofundamento sobre coordenação pedagógica, formação e inovação. Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI reafirma o compromisso da RSB e da Editora Edebê em apoiar os educadores salesianos no fortalecimento de uma pedagogia que une excelência acadêmica, espiritualidade e protagonismo juvenil. Mais do que encontros formativos, o programa se propõe a ser um processo de transformação das práticas pedagógicas, em sintonia com o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Angélica Novais da comunicação da Rede Salesiana Brasil

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