Colégio Santa Rosa celebra 140 anos na abertura dos Jogos Salesianos
14/07/2023

Colégio Santa Rosa celebra 140 anos na abertura dos Jogos Salesianos

Colégio Santa Rosa celebra 140 anos na abertura dos Jogos Salesianos

Aconteceu, na última segunda-feira (10), a Cerimônia de Abertura dos Jogos Salesianos 2023, no ginásio poliesportivo Dom Bosco do Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói (RJ). Este ano, o evento tem um valor ainda mais especial, pois celebra os 140 anos da Instituição de Ensino que é a primeira a ser fundada com a chegada dos primeiros Salesianos de Dom Bosco ao Brasil.

Na Pedagogia Salesiana, as ações esportivas sempre foram vistas como um diferencial e um meio para a formação e transformação moral na vida dos jovens. Dom Bosco, Pai e Mestre da Juventude, percebe o esporte como uma prática de união, educação e promoção da paz e do bem. Já dizia Dom Bosco: “Dê-se ampla liberdade de correr, pular e gritar à vontade. Os exercícios ginásticos e desportivos, a música, a declamação, o teatro, os passeios são meios eficacíssimos para se alcançar a disciplina, favorecer a moralidade e conservar a saúde”.

DESFILE DE ABERTURA

Todos os estudantes e atletas salesianos do Colégio Santa Rosa participaram do desfile de abertura, além de ex-alunos, que compuseram uma das alas. Já os pequenos da Educação Infantil desfilaram acompanhados por familiares.  

A centenária Banda do Colégio Salesiano, que detém o título de “A Banda Colegial Mais Antiga do Brasil”, participou ativamente do desfile e da cerimônia, com a execução do Hino Nacional Brasileiro.

A Equipe Diretiva, composta pelo Diretor Geral, Pe. Márcio Marçal; pela Diretora Executiva, Simone Araujo; pelo Diretor Administrativo-Financeiro, Ricardo Jacomelli; e pelo Coordenador de Pastoral, Diácono Gutielles dos Reis, também marcou presença no evento.  

  

PIRA OLÍMPICA

Os atletas da 3ª série do Ensino Médio foram convidados para conduzir o fogo simbólico, que iluminará todos os dias da competição. A estudante, Isabela Aires, conduziu o momento do juramento dos atletas, os quais assumiram o compromisso com o respeito a todos os participantes, torcidas, árbitros e educadores, para que a vivência e a conduta nos jogos sejam reflexo dos valores salesianos que eles levarão para a vida.  

As meninas da escolinha de Ginástica Rítmica fizeram uma memorável apresentação da música “Brodsky” e abrilhantaram ainda mais a cerimônia.

Os alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, divididos pelas cores azul e vermelha, que representam os Jogos Salesianos 2023, apresentaram uma criada para acompanhar o Hino representativo das Escolas da Rede Salesiana Brasil.

Após a cerimônia, aconteceram jogos amistosos de futsal, vôlei, handebol e basquete entre alunos, ex-alunos e educadores.

 

Fonte: Inspetoria São João Bosco

Mais Recentes

Salesiano São José de Campinas inicia 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q]

Nos dias 04 e 05 de fevereiro, o Colégio Salesiano São José de Campinas deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade educativa, a gestão estratégica e a vivência do carisma salesiano no cotidiano escolar. O encontro formativo e estratégico foi conduzido por Anderson Leal, gestor educacional da Rede Salesiana Brasil, que acompanhou de perto os gestores das diferentes áreas da escola ao longo dos dois dias de trabalho. A proposta do ciclo esteve centrada na análise de cenários, no fortalecimento da cultura avaliativa e na construção de planos de ação integrados, alinhados à missão educativo-pastoral salesiana. Durante os dois dias de encontro, as equipes gestoras participaram de momentos de reflexão, diálogo e planejamento colaborativo, com foco em impulsionar a excelência educacional e pastoral, qualificar as práticas pedagógicas e fortalecer as relações educativas, tendo sempre os estudantes como centro do projeto educativo. Segundo Anderson Leal, o Projeto Escola [h(i²)a²q] é um instrumento estratégico que favorece a unidade e a coerência da ação educativa: “Quando a gestão se organiza de forma colaborativa e consciente de sua identidade salesiana, o projeto educativo ganha força, intencionalidade e impacto real na formação integral dos estudantes.” O 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] marca mais um passo significativo no caminho de uma gestão participativa, estratégica e comprometida com a missão salesiana, reforçando o propósito do Colégio Salesiano São José de educar evangelizando e formar cidadãos éticos, solidários e protagonistas de seu projeto de vida.

Colégio Salesiano Liceu de Campinas inicia o 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q]

Nos dias 02 e 03 de fevereiro, o Colégio Salesiano Liceu de Campinas deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade educativa, a gestão estratégica e a vivência do carisma salesiano no cotidiano escolar. O encontro formativo e estratégico foi conduzido por Anderson Leal, gestor educacional da Rede Salesiana Brasil, que acompanhou de perto os gestores das diferentes áreas da escola ao longo dos dois dias de trabalho. A proposta do ciclo esteve centrada na análise de cenários, no fortalecimento da cultura avaliativa e na construção de planos de ação integrados, alinhados à missão educativo-pastoral salesiana. Durante os dois dias de encontro, as equipes gestoras participaram de momentos de reflexão, diálogo e planejamento colaborativo, com foco em impulsionar a excelência educacional e pastoral, qualificar as práticas pedagógicas e fortalecer as relações educativas, tendo sempre os estudantes como centro do projeto educativo. Segundo Anderson Leal, o Projeto Escola [h(i²)a²q] é um instrumento estratégico que favorece a unidade e a coerência da ação educativa: “Quando a gestão se organiza de forma colaborativa e consciente de sua identidade salesiana, o projeto educativo ganha força, intencionalidade e impacto real na formação integral dos estudantes.” O 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] marca mais um passo significativo no caminho de uma gestão participativa, estratégica e comprometida com a missão salesiana, reforçando o propósito do Colégio Salesiano Liceu de Campinas de educar evangelizando e formar cidadãos éticos, solidários e protagonistas de seu projeto de vida. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações de Anderson Leal  

Escola Salesiana do Trabalho está de volta com cursos profissionalizantes

A Escola Salesiana do Trabalho inaugura, no próximo dia 11 de fevereiro, o novo Complexo de Ensino Profissionalizante, agora localizado em Ananindeua. A data marca o retorno do complexo que antes funcionava no bairro da Pedreira, em Belém. O novo espaço foi projetado para ser um polo de qualificação técnica e cidadania. Segundo a instituição, o objetivo é combater o desemprego juvenil através de uma formação que une técnica e valores humanos, facilitando a inserção imediata no mercado de trabalho. O complexo profissionalizante é historicamente reconhecido pela presença no bairro da Pedreira, em Belém. Os salesianos deixaram o antigo prédio em janeiro de 2024. Hoje, o local abriga uma unidade do Poder Judiciário do Pará.  Em Ananindeua, os cursos ofertados inicialmente serão: refrigeração, mecânica de automóveis e montagem de sistema fotovoltaico. A inauguração contará com a presença de representantes do setor produtivo, para fortalecer parcerias e empregabilidade dos futuros alunos. A Escola Salesiana do Trabalho de Ananindeua informou ao DIÁRIO que as informações sobre as inscrições, taxas de matrícula e início dos cursos profissionalizantes serão divulgadas em breve.  Histórico  Idealizado em 1958 por meio da presença dos Padres Salesianos de Dom Bosco no bairro da Pedreira, o Colégio Salesiano do Trabalho funcionava como uma extensão do Colégio Salesiano Ns. Srª. do Carmo.  No início era um simples Oratório Festivo com catequese, esportes e  recreação dominical para crianças e jovens. Já na década de 60, a Obra avançou e, além do colégio, iniciou as oficinas profissionalizantes aos jovens da comunidade. Até o encerramento das atividades, em 2024, o espaço ofereceu dezenas de cursos, oficinas e programas de aprendizagem voltados aos moradores da Pedreira, Sacramenta e outros bairros.  Após a mudança, a escola funciona atualmente em Ananindeua, nos limites da cidade de Marituba. O novo Complexo de Ensino Profissionalizante é gerido pela Inspetoria Salesiana Missionária na Amazônia (BMA). Fonte: Diário do Pará

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil