12/07/2024

Colégios Salesianos antecipam espírito olímpico em competições esportivas

Colégios Salesianos antecipam espírito olímpico em competições esportivas
Fotos: Uma colaboração conjunta das Instituições Salesianas citadas

De 26 de julho a 11 de agosto, a cidade de Paris, na França, será sede do maior evento esportivo mundial: os Jogos Olímpicos 2024. Atletas do mundo inteiro participarão de competições em diversas modalidades, em um evento cujo objetivo principal é celebrar a união dos povos e a fraternidade por meio dos esportes.

A proximidade das Olimpíadas é mais um incentivo para a realização dos jogos internos em colégios salesianos de norte a sul do país, em competições esportivas que fortalecem a proposta salesiana de educação integral dos jovens.

COLÉGIO DOM BOSCO DE CAMPO GRANDE REALIZA 54ª EDIÇÃO DOS JOGOS SALESIANOS

Os Jogos Salesianos são uma competição que mobiliza anualmente todos os estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande (MS). A instituição literalmente para durante os dias de competição, pois até as aulas ganham uma pausa para valorizar a atividade esportiva. Neste ano olímpico, os jogos ganharam um elemento a mais de incentivo e proposta educativa.

A abertura da 54ª edição dos Jogos Salesianos aconteceu em 15 de maio, no pátio do Colégio Salesiano, no centro de Campo Grande. Estudantes, educadores, equipe pedagógica, salesianos(as) e famílias participaram do desfile das equipes que culminou com a coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, a grande homenageada da festa.

A competição é dividida pelos níveis escolares: Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio. As modalidades são adequadas a cada faixa etária para que ninguém fique de fora. As principais modalidades olímpicas, como basquete, vôlei e futebol estão presentes. No entanto, também há espaço para cabo de guerra, corrida de saco, malha e outras brincadeiras lúdicas que se transformam em modalidades esportivas em perfeito espírito olímpico. Acadêmicos de Educação Física da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participam dos Jogos, ficando responsáveis pelas arbitragens.

Simultaneamente aos Jogos, o colégio também realiza a Campanha de Solidariedade, angariando alimentos e agasalhos para doar a instituições de atendimento social da cidade, previamente cadastradas. Neste ano, excepcionalmente, 2 toneladas dos alimentos angariados tiveram como destino as famílias vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

O Diretor do Colégio, Pe. Wagner Galvão, lembra que no Sistema Preventivo Salesiano, os esportes e atividades físicas desempenham um papel fundamental na formação de bons cristãos e honestos cidadãos. “Dom Bosco frequentemente organizava jogos e atividades ao ar livre em suas escolas e oratórios, vendo nelas uma maneira bastante eficaz de educar os jovens de maneira positiva e atraente. Ele acreditava que ‘um oratório sem música e jogos é como um corpo sem alma’ e que essas atividades eram essenciais para manter os jovens engajados e motivados. Por isso, o Colégio Dom Bosco e todas as escolas salesianas pelo mundo valorizam os Jogos Salesianos”, declarou.

COLÉGIO DOM BOSCO DE PORTO ALEGRE: ESPORTE E CIDADANIA EM PRÁTICA

No Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre (RS), o esporte está presente no pátio, no ginásio e nas quadras há 50 anos. Neste ano, a Olimbosco, os tradicionais jogos olímpicos do Colégio, completam meio século e, para celebrar esta data tão emblemática, foi criada uma nova identidade visual para o evento, além de várias atividades que serão realizadas ao longo do ano, marcando de forma significativa o cinquentenário. “Para nós, como escola salesiana, os jogos em grupo são oportunidades para desenvolver questões como companheirismo e solidariedade, tão importantes nos dias atuais”, afirma Maria Elvira Jardim Menegassi, Diretora Executiva do Colégio.

Em sala de aula, a pauta também é trabalhada pelos estudantes. Desde 2023, é oferecida para as turmas da segunda série do Ensino Médio – dentro das opções de itinerários formativos eletivos – a unidade curricular “Esportes e Relações de Poder: um olhar a partir das Ciências Humanas”. No primeiro ano, 40 estudantes participaram das aulas e, em 2024, 34 estão matriculados. “Responsabilidade e cidadania, empatia e cooperação são apenas algumas das competências desenvolvidas”, explica Wagner Flores, Professor responsável. “Nosso objetivo é analisar, de forma mais acadêmica, todas os cenários que o esporte pode nos apresentar, trazendo essas vivências para a área das Ciências Humanas”, conclui.

Moral e ética, como a questão do dopping, por exemplo; a inclusão nas modalidades esportivas, através das Paraolimpíadas; igualdade de gênero e até a problemática das apostas são algumas das temáticas abordadas com os estudantes e, num ano olímpico como 2024, os temas são ainda mais significativos. “Analisar as relações de poder relacionadas ao esporte que existem dentro da sociedade, e que fazem determinado país ter mais ou menos atletas competindo, foi um dos debates empolgantes com a turma” conta o professor, que busca referências nas mídias e – principalmente – entre os estudantes. “São eles que nos trazem os assuntos mais importantes para a roda”, explica o docente.

“Em um momento em que buscamos o protagonismo de nossos jovens, dentro e fora da sala de aula, conversar sobre o investimento maior ou menor em cada esporte ou o porquê da França ter sido escolhida como sede neste ano amplia o repertório e o pensamento crítico de nossos estudantes e é exatamente isso o que buscamos enquanto escola salesiana”, finaliza Alexsandro Possatto, Coordenador Pedagógico do Ensino Médio.

INSG CASTELO SE DESTACA NAS ATIVIDADES ESPORTIVAS

O Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo, em Macaé (RJ), tem se destacado pelas suas atividades extracurriculares, especialmente pela ênfase no esporte dentro da educação salesiana.

Uma das iniciativas mais notáveis é a dos Jogos Internos do Castelo (JIC), uma competição anual que envolve alunos do Ensino Fundamental e Médio em diversas modalidades esportivas, como handebol, basquete, futebol e vôlei. Este evento não apenas promove a prática esportiva, mas também reforça valores importantes dentro da pedagogia salesiana.

Após o retorno das atividades presenciais em 2022, devido à pandemia da COVID 19, os Jogos Internos do Castelo adotaram um formato temático, adicionando um novo nível de envolvimento e significado às competições. O tema inaugural foi "Dom Bosco e Madre Mazzarello: os teus sonhos chegaram até nós", em comemoração aos 150 anos de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Já em 2023, o JIC celebrou os 60 anos do Colégio Castelo, dividindo as equipes de acordo com nove marcos históricos da instituição, desde a aquisição do Solar Monte Elísio no século XVIII até a expansão física e educativa nas décadas subsequentes.

O sucesso desses dois anos dos Jogos Internos incentivou um maior interesse e protagonismo dos estudantes para a atual edição, que acontece em julho. Em 2024, o tema será o bicentenário do sonho de Dom Bosco, dividindo as turmas em dez delegações cujos nomes representam valores e virtudes que os estudantes sonham para os tempos atuais: Autêntico, Esperança, União, Alegria, Respeito, Valor, Paz, Verdade, Amizade e Felicidade. Cada time tem, como patrono, um sucessor de Dom Bosco, mantendo vivo o legado do fundador da congregação salesiana.

O Coordenador de Comunicação do INSG/Castelo, Paulo Caetano, destaca que os nomes dos times foram sugeridos pelos próprios estudantes, promovendo ainda mais o protagonismo juvenil. "Isso é importante porque começamos com uma ideia em 2022, sustentamos em 2023, e deu tão certo que agora os alunos demonstram interesse pelo próximo tema. Na temática deste ano, eles passam a vivenciar o conceito do sonho de Dom Bosco, o que envolve não apenas o esporte, mas também a Pastoral e o Pedagógico", explica o Coordenador.

Juliano Lima, Coordenador das Atividades Extracurriculares do INSG/Castelo, ressalta a importância de integrar a temática salesiana com o esporte. "Essa interação entre o pedagógico e o esportivo é muito importante, pois ajuda os dois lados. Os alunos não só disputam medalhas, mas vencem seus medos, trabalham em equipe e aprendem novas temáticas através do esporte ", afirma Lima.

Dessa forma, os Jogos Internos do Castelo não são apenas uma competição esportiva, mas um meio de fortalecer a educação integral, promovendo valores e virtudes que são fundamentais para a formação dos estudantes dentro do espírito salesiano.

JOGOS INTERNOS DO SALESIANO ARACAJU INCLUEM TODOS OS ESTUDANTES NA PRÁTICA ESPORTIVA

Para promover ricas experiências esportivas, sociais e culturais, o Colégio Salesiano Aracaju, SE, realiza todos os anos o Projeto Jogos Internos. O tema desta edição foi “O esporte que motiva: sonhos, fraternidade e união". Como escola de Dom Bosco, a instituição de ensino busca a formação integral de todos os estudantes, na perspectiva de desenvolver atividades que contemplem as diversas áreas constitutivas da identidade humana, nas dimensões cognitiva, socioemocional, espiritual-religiosa, esportiva, ética e artístico-cultural.

Desde 2012, a organização do evento inova a cada edição, seja nas formas de disputa ou adicionando novas modalidades. De acordo com o Coordenador de Esportes e Educação Física, José Carlos Cunha, os Jogos Internos têm como objetivo incluir todos os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio na prática esportiva-cultural. "A cada ano, nossa equipe realiza um estudo para trazer novas modalidades e incluir todos os alunos na competição. Por exemplo, temos o FIFA para os alunos que gostam dos jogos digitais e o Xadrez para aqueles que não querem fazer esforço físico. Queremos abraçar a todos com a importância do esporte, da cultura e da fraternidade", afirma José Carlos.

Aline Almeida Barros, da 2ª série B do Ensino Médio, participa dos Jogos Internos desde o 6º ano do Ensino Fundamental. "Esse ano a animação da minha turma me fez participar. Mesmo sendo uma competição, tendo vencedores e perdedores, todos permanecem unidos. Têm conflitos, mas superamos com fraternidade. Eu gosto muito de participar dos Jogos", comenta.

Em 2024, as equipes do Ensino Fundamental Anos Finais participaram de disputas em 11 modalidades: Handebol, Tênis de Mesa, Judô, FIFA, Vôlei, Basquete, Natação, Futsal, Xadrez, Karatê e na prova de Robótica "Meu robô é o melhor". Já os estudantes do Ensino Médio participaram das mesmas modalidades, exceto a prova de Robótica, que foi substituída pelo Gym Dance.

SALESIANO SANTA ROSA SEDIA A ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES DE NITERÓI (JEN)

No dia 17 de maio, o ginásio poliesportivo Dom Bosco, no Colégio Salesiano Santa Rosa, sediou a solenidade de abertura dos Jogos Escolares de Niterói, RJ. Esta foi a segunda vez consecutiva que o colégio – a primeira casa salesiana fundada no Brasil – sediou a abertura do evento, realizado pela Prefeitura de Niterói por meio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e de Educação.

Além do tradicional desfile com as escolas participantes, a cerimônia de abertura contou com o show da banda “Bloody Mary”, apresentação de “Tecido Acrobático” com o Grupo Pendurados. A estudante Maria Fernanda Capeto, do Colégio Salesiano Região Oceânica, cantou o Hino Nacional na solenidade. A Pira foi acesa pela niteroiense e ex-atleta Valeskinha, campeã olímpica em Pequim, em 2008, e filha de Aída dos Santos, atleta homenageada no troféu “Campeão Geral”, na edição do ano passado.

De acordo com a Prefeitura, este ano participam do evento mais de 7,5 mil estudantes de 83 escolas municipais, estaduais, federais e particulares. Com jogos até dezembro, o JEN tem cinco categorias que contemplam estudantes nascidos até 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014.

Em 2023, o Colégio Salesiano Santa Rosa se consagrou campeão geral da edição e recebeu o troféu “Professora Aída dos Santos”. No total, os Colégios Salesianos de Niterói conquistaram o pódio em 56 modalidades.

Fonte: Boletim Salesiano

Essa notícia foi elaborada com a colaboração de: Euclides Fernandes – Missão Salesiana de Mato Grosso – MSMT; Ruan Costa e Sabrina Freitas – Colégio Salesiano Santa Rosa; Alysson Nogueira – INSG/Castelo; Verônica Streliaev – Colégio Dom Bosco de Porto Alegre; Jamili Vasco – Colégio Salesiano Aracaju.

 

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AJS do Colégio Auxiliadora vivencia a Páscoa Juvenil

Entre os dias 11 e 13 de abril, mais de 30 adolescentes e jovens da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) estiveram reunidos no Colégio Auxiliadora, de Campo Grande (MS), para participar da Páscoa Juvenil. A Páscoa Juvenil é uma proposta do Âmbito da Pastoral da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), na qual os jovens podem vivenciar de forma mais intensa a preparação para a grande solenidade da Páscoa do Senhor. As atividades iniciaram na sexta-feira (11), com a Via-Sacra luminosa, um momento em que os jovens fizeram memória dos últimos instantes de Jesus na cruz. Em cada estação da Via-Sacra foi feito um paralelo com a cruz da humanidade hoje, trazendo presente uma forte reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: Fraternidade e Ecologia Integral. A Via-Sacra finalizou com a adoração da Cruz na capela do Colégio, outro momento significativo de proximidade com Jesus crucificado, no qual, com cantos e silêncio orante, cada jovem teve o seu momento de oração pessoal. Para finalizar a noite de oração, houve ainda uma Adoração Eucarística, momento de especial intimidade com Deus. Depois de todo este tempo de oração, os jovens compartilharam o jantar e, em seguida, um tempo de alegria e descontração com jogos e brincadeiras. No sábado pela manhã (12), depois do café, houve dois momentos distintos. Um primeiro, no qual os jovens rezaram a dimensão da cruz em quatro estações: “a cruz de Cristo, a cruz do mundo, a cruz da juventude e a minha cruz”. Num segundo momento, foi rezada a dimensão da esperança em três estações: “a esperança do mundo, a esperança da juventude e a minha esperança”; todas juntas se inserem na esperança de Cristo, luz do mundo. Durante todo esse percurso feito durante a manhã, foi ressaltada a essencialidade da vida cristã, que é a esperança na Ressurreição, que dá sentido para a cruz e sustenta a caminhada do ser humano na construção de um mundo melhor. Depois de toda essa reflexão, os jovens almoçaram na comunidade onde residem as Irmãs Salesianas: um momento de integração, alegria e convivência. Em seguida, o grupo dirigiu-se para a comunidade Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, onde pode participar da animação de um Oratório Festivo. Os jovens tiveram a oportunidade de doar um pouquinho de seu tempo e do seu carinho para estar com as crianças, os preferidos de Deus. Com elas jogaram, brincaram e interagiram no estilo salesiano. No final do Oratório, entregaram as cestinhas de doces preparadas por eles com as doações feitas pelos estudantes e famílias do Colégio Auxiliadora. Alegres pela tarde tão cheia de vida e carinho que vivenciaram, os jovens retornaram para o Colégio, onde jantaram também na comunidade das Irmãs. Depois do jantar, houve uma linda partilha de vida, em que cada um pode expressar o que mais lhe tocou nos momentos de oração e reflexão e na tarde do Oratório. As partilhas foram riquíssimas e intensas, demonstrando a capacidade de interiorização de cada um. A noite terminou com um luau em torno da fogueira, com reflexão e cantos. No último dia de encontro (13), os jovens participaram da Celebração Eucarística no Instituto Missionário São José. A missa foi presidida pelo Salesiano, padre Aldir da Silva. A missa com a procissão de Ramos foi a culminância de toda essa vivência e marcou o início efetivo da Semana Santa que agora poderá ser vivenciada com maior consciência e sentido pelos jovens.  Após a missa, o grupo retornou ao Colégio para organizar suas coisas e então retornar às suas casas. Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Professora apresenta estudo sobre os 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana

Trabalho resgata raízes históricas da missão salesiana na América do Sul e propõe reflexão sobre os desafios contemporâneos da evangelização juvenil A educadora e salesiana cooperadora Letícia Magrini (25) apresentou recentemente sua dissertação de especialização em Salesianidade, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O tema da dissertação é “150 anos da Primeira Expedição Missionária: Educação e Evangelização além das fronteiras”. O trabalho, que marca as comemorações do sesquicentenário da missão salesiana na América do Sul, é uma profunda reflexão sobre a origem, o desenvolvimento e o legado da primeira iniciativa missionária da Congregação Salesiana fora da Europa, realizada em 1875. Letícia, que atua como professora do Ensino Fundamental na rede pública de Piracicaba, SP, tem uma longa trajetória ligada ao carisma salesiano. Desde a infância vivida no Oratório São Mário até seu atual papel como formadora do Centro Local São Mário e secretária do Conselho Inspetorial da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), sua história é entrelaçada com a missão de Dom Bosco. “É simplesmente impossível falar de mim sem falar de Dom Bosco”, afirma a autora na apresentação de sua biografia. A dissertação parte da análise do contexto histórico da Primeira Expedição Missionária, quando Dom Bosco enviou um grupo de dez salesianos liderados por dom Giovanni Cagliero à Argentina. O estudo revisita o sonho missionário que motivou Dom Bosco a lançar-se na evangelização da Patagônia e examina os impactos da chegada dos salesianos à América Latina, tanto entre os imigrantes italianos quanto entre os povos indígenas da região. O trabalho foi desenvolvido com base em três disciplinas do curso de Pós-Graduação em Salesianidade: Identidade Salesiana, Dom Bosco e seu Tempo e Elementos Pedagógicos Salesianos. Nele, Letícia evidencia como os pilares do Sistema Preventivo — razão, religião e amorevolezza — estiveram presentes desde o início da missão, moldando uma prática pedagógica que se consolidou ao longo dos anos. A pesquisadora também estabelece paralelos entre os desafios enfrentados pelos primeiros missionários e as exigências contemporâneas da pastoral juvenil, destacando a necessidade de uma presença educativa constante, próxima e adaptada às realidades atuais dos jovens, inclusive no ambiente digital. Para Letícia, o estudo tem como objetivo não apenas revisitar o passado, mas inspirar as novas gerações salesianas: “A missão salesiana permanece atual, adaptando-se às novas realidades sem perder a essência do carisma de Dom Bosco”. O trabalho conclui destacando a importância de manter viva a memória histórica da Congregação, para que ela continue a formar “bons cristãos e honestos cidadãos”, como desejava seu fundador. A dissertação de Letícia Magrini se soma às muitas iniciativas que, neste ano jubilar, buscam valorizar o legado missionário salesiano e renovar o compromisso com a juventude. O documento serve como um convite ao aprofundamento da identidade salesiana e à continuidade da missão educativa e evangelizadora nas periferias geográficas e existenciais do mundo contemporâneo.   Sobre a dissertação A dissertação de especialização em Salesianidade, elaborada por Letícia Magrini, propõe uma análise interdisciplinar a partir de três eixos do curso de pós-graduação: Identidade Salesiana, Dom Bosco e seu Tempo e Elementos Pedagógicos Salesianos, com o objetivo de compreender o impacto histórico, pastoral e educativo da missão salesiana na América do Sul. Na introdução, a autora apresenta o contexto da expedição, marcada pelo envio de dez missionários salesianos liderados por dom Giovanni Cagliero à Argentina, concretizando o desejo de Dom Bosco de expandir sua obra além da Europa. O trabalho busca resgatar essa experiência fundadora, articulando-a com os desafios atuais da missão salesiana, especialmente na evangelização e educação dos jovens. O primeiro capítulo aborda o “sonho missionário” de Dom Bosco, interpretado como experiência mística e pedagógica. O sonho revela um método evangelizador baseado na proximidade, na acolhida e no uso da espiritualidade mariana, diferenciando-se de abordagens colonizadoras. A presença dos jovens e o uso do Sistema Preventivo são destacados como elementos centrais. No segundo capítulo, Letícia contextualiza historicamente a expedição, destacando a migração italiana para a América do Sul e a necessidade de assistência religiosa e educativa. São apresentados os preparativos meticulosos realizados por Dom Bosco, a aceitação da missão com o apoio do Papa Pio IX, e a recepção dos primeiros missionários em Buenos Aires, onde iniciaram atividades pastorais e educativas, especialmente com imigrantes e indígenas. O terceiro capítulo apresenta os perfis dos missionários escolhidos, jovens salesianos preparados espiritualmente e linguisticamente para a missão. A autora descreve a cerimônia de envio realizada em Valdocco, ressaltando o simbolismo da despedida e o espírito de sacrifício e entrega dos primeiros enviados. O quarto capítulo discute os desafios missionários de ontem e hoje. Letícia compara as dificuldades enfrentadas no século XIX com os desafios da pastoral juvenil no mundo contemporâneo, marcado por relações líquidas, exclusão social e novas linguagens culturais e digitais. A autora reforça a atualidade do Sistema Preventivo e da espiritualidade mariana como caminhos eficazes de evangelização. Por fim, nas considerações finais, Letícia Magrini destaca que a Primeira Expedição Missionária Salesiana consolidou o carisma de Dom Bosco e serviu como modelo para a expansão da Congregação. O trabalho reafirma a educação como meio privilegiado de evangelização e transformação social, mostrando que a missão salesiana continua viva e necessária, adaptando-se aos novos tempos sem perder sua essência. A dissertação fundamenta-se em fontes salesianas clássicas e atuais, como as Memórias Biográficas de São João Bosco, obras de Lenti, Braido e D’Espiney, e reforça a importância de preservar a memória histórica para inspirar a missão educativa da Família Salesiana nas realidades contemporâneas. Fonte: Missão Salesiana de Mato Grosso – MSMT  

Estudante do Colégio Salesiano Balneário Camboriú escolhe “Amigos do Identità” como tema de aniversário

No último dia 2 de março, a estudante Eloá Durante Vivan, do segundo ano do Ensino Fundamental do Colégio Salesiano Balneário Camboriú, celebrou seu oitavo aniversário de uma forma encantadora e inspiradora: com uma festa cujo tema foi “Amigos do Identità”, iniciativa que faz parte do Projeto Identità da Rede Salesiana Brasil. Com um brilho nos olhos e muita empolgação, foi a própria Eloá quem escolheu o tema. Ao compartilhar a ideia com os pais, a pequena não hesitou: “Mãe, eu já escolhi o tema do meu aniversário, vai ser de Dom Bosquinho”, disse. Para ela, Dom Bosco não é apenas um personagem da escola, mas um educador exemplar, pai e mestre da juventude, além de fundador do “Salê” — forma carinhosa como ela se refere ao Colégio Salesiano. A mãe da estudante, Isadora Durante, contou emocionada como percebe o impacto da proposta educativa salesiana na vida da filha. “É emocionante e gratificante ver nossos filhos crescendo na fé, entendendo assim tão pequenos que o caminho de Jesus é o melhor para nossa vida”, afirma. O Projeto Identità, que integra os conteúdos da Coleção Nautas da editora Edebê Brasil, tem como objetivo aproximar as crianças da vida de Jesus e da espiritualidade salesiana, por meio de personagens lúdicos como Dom Bosco, Madre Mazzarello, o cão Grigio e a Turminha Salesiana. E é exatamente esse universo de fé e alegria que despertou o coração da pequena Eloá. “Aprender valores cristãos na escola faz acender a luz da curiosidade e o desejo de querer sempre mais”, completa Isadora. A família participa ativamente da vida cristã com os filhos: as crianças são coroinhas, fazem catequese infantil e participam de grupos de oração. A escolha do tema da festa é uma expressão concreta do quanto o cotidiano escolar pode moldar de maneira positiva os afetos, os sonhos e as escolhas das crianças. “Com toda certeza, podemos afirmar que essa ideia do aniversário veio por causa do Colégio Salesiano”, finaliza a mãe, com gratidão. Para a Rede Salesiana Brasil, testemunhos como o da família Vivan são sinais do quanto projetos como o Identità tocam corações e fortalecem a missão de evangelizar com alegria, carinho e sentido. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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