Colégios Salesianos antecipam espírito olímpico em competições esportivas
12/07/2024

Colégios Salesianos antecipam espírito olímpico em competições esportivas

Colégios Salesianos antecipam espírito olímpico em competições esportivas
Fotos: Uma colaboração conjunta das Instituições Salesianas citadas

De 26 de julho a 11 de agosto, a cidade de Paris, na França, será sede do maior evento esportivo mundial: os Jogos Olímpicos 2024. Atletas do mundo inteiro participarão de competições em diversas modalidades, em um evento cujo objetivo principal é celebrar a união dos povos e a fraternidade por meio dos esportes.

A proximidade das Olimpíadas é mais um incentivo para a realização dos jogos internos em colégios salesianos de norte a sul do país, em competições esportivas que fortalecem a proposta salesiana de educação integral dos jovens.

COLÉGIO DOM BOSCO DE CAMPO GRANDE REALIZA 54ª EDIÇÃO DOS JOGOS SALESIANOS

Os Jogos Salesianos são uma competição que mobiliza anualmente todos os estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande (MS). A instituição literalmente para durante os dias de competição, pois até as aulas ganham uma pausa para valorizar a atividade esportiva. Neste ano olímpico, os jogos ganharam um elemento a mais de incentivo e proposta educativa.

A abertura da 54ª edição dos Jogos Salesianos aconteceu em 15 de maio, no pátio do Colégio Salesiano, no centro de Campo Grande. Estudantes, educadores, equipe pedagógica, salesianos(as) e famílias participaram do desfile das equipes que culminou com a coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, a grande homenageada da festa.

A competição é dividida pelos níveis escolares: Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio. As modalidades são adequadas a cada faixa etária para que ninguém fique de fora. As principais modalidades olímpicas, como basquete, vôlei e futebol estão presentes. No entanto, também há espaço para cabo de guerra, corrida de saco, malha e outras brincadeiras lúdicas que se transformam em modalidades esportivas em perfeito espírito olímpico. Acadêmicos de Educação Física da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participam dos Jogos, ficando responsáveis pelas arbitragens.

Simultaneamente aos Jogos, o colégio também realiza a Campanha de Solidariedade, angariando alimentos e agasalhos para doar a instituições de atendimento social da cidade, previamente cadastradas. Neste ano, excepcionalmente, 2 toneladas dos alimentos angariados tiveram como destino as famílias vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

O Diretor do Colégio, Pe. Wagner Galvão, lembra que no Sistema Preventivo Salesiano, os esportes e atividades físicas desempenham um papel fundamental na formação de bons cristãos e honestos cidadãos. “Dom Bosco frequentemente organizava jogos e atividades ao ar livre em suas escolas e oratórios, vendo nelas uma maneira bastante eficaz de educar os jovens de maneira positiva e atraente. Ele acreditava que ‘um oratório sem música e jogos é como um corpo sem alma’ e que essas atividades eram essenciais para manter os jovens engajados e motivados. Por isso, o Colégio Dom Bosco e todas as escolas salesianas pelo mundo valorizam os Jogos Salesianos”, declarou.

COLÉGIO DOM BOSCO DE PORTO ALEGRE: ESPORTE E CIDADANIA EM PRÁTICA

No Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre (RS), o esporte está presente no pátio, no ginásio e nas quadras há 50 anos. Neste ano, a Olimbosco, os tradicionais jogos olímpicos do Colégio, completam meio século e, para celebrar esta data tão emblemática, foi criada uma nova identidade visual para o evento, além de várias atividades que serão realizadas ao longo do ano, marcando de forma significativa o cinquentenário. “Para nós, como escola salesiana, os jogos em grupo são oportunidades para desenvolver questões como companheirismo e solidariedade, tão importantes nos dias atuais”, afirma Maria Elvira Jardim Menegassi, Diretora Executiva do Colégio.

Em sala de aula, a pauta também é trabalhada pelos estudantes. Desde 2023, é oferecida para as turmas da segunda série do Ensino Médio – dentro das opções de itinerários formativos eletivos – a unidade curricular “Esportes e Relações de Poder: um olhar a partir das Ciências Humanas”. No primeiro ano, 40 estudantes participaram das aulas e, em 2024, 34 estão matriculados. “Responsabilidade e cidadania, empatia e cooperação são apenas algumas das competências desenvolvidas”, explica Wagner Flores, Professor responsável. “Nosso objetivo é analisar, de forma mais acadêmica, todas os cenários que o esporte pode nos apresentar, trazendo essas vivências para a área das Ciências Humanas”, conclui.

Moral e ética, como a questão do dopping, por exemplo; a inclusão nas modalidades esportivas, através das Paraolimpíadas; igualdade de gênero e até a problemática das apostas são algumas das temáticas abordadas com os estudantes e, num ano olímpico como 2024, os temas são ainda mais significativos. “Analisar as relações de poder relacionadas ao esporte que existem dentro da sociedade, e que fazem determinado país ter mais ou menos atletas competindo, foi um dos debates empolgantes com a turma” conta o professor, que busca referências nas mídias e – principalmente – entre os estudantes. “São eles que nos trazem os assuntos mais importantes para a roda”, explica o docente.

“Em um momento em que buscamos o protagonismo de nossos jovens, dentro e fora da sala de aula, conversar sobre o investimento maior ou menor em cada esporte ou o porquê da França ter sido escolhida como sede neste ano amplia o repertório e o pensamento crítico de nossos estudantes e é exatamente isso o que buscamos enquanto escola salesiana”, finaliza Alexsandro Possatto, Coordenador Pedagógico do Ensino Médio.

INSG CASTELO SE DESTACA NAS ATIVIDADES ESPORTIVAS

O Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo, em Macaé (RJ), tem se destacado pelas suas atividades extracurriculares, especialmente pela ênfase no esporte dentro da educação salesiana.

Uma das iniciativas mais notáveis é a dos Jogos Internos do Castelo (JIC), uma competição anual que envolve alunos do Ensino Fundamental e Médio em diversas modalidades esportivas, como handebol, basquete, futebol e vôlei. Este evento não apenas promove a prática esportiva, mas também reforça valores importantes dentro da pedagogia salesiana.

Após o retorno das atividades presenciais em 2022, devido à pandemia da COVID 19, os Jogos Internos do Castelo adotaram um formato temático, adicionando um novo nível de envolvimento e significado às competições. O tema inaugural foi "Dom Bosco e Madre Mazzarello: os teus sonhos chegaram até nós", em comemoração aos 150 anos de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Já em 2023, o JIC celebrou os 60 anos do Colégio Castelo, dividindo as equipes de acordo com nove marcos históricos da instituição, desde a aquisição do Solar Monte Elísio no século XVIII até a expansão física e educativa nas décadas subsequentes.

O sucesso desses dois anos dos Jogos Internos incentivou um maior interesse e protagonismo dos estudantes para a atual edição, que acontece em julho. Em 2024, o tema será o bicentenário do sonho de Dom Bosco, dividindo as turmas em dez delegações cujos nomes representam valores e virtudes que os estudantes sonham para os tempos atuais: Autêntico, Esperança, União, Alegria, Respeito, Valor, Paz, Verdade, Amizade e Felicidade. Cada time tem, como patrono, um sucessor de Dom Bosco, mantendo vivo o legado do fundador da congregação salesiana.

O Coordenador de Comunicação do INSG/Castelo, Paulo Caetano, destaca que os nomes dos times foram sugeridos pelos próprios estudantes, promovendo ainda mais o protagonismo juvenil. "Isso é importante porque começamos com uma ideia em 2022, sustentamos em 2023, e deu tão certo que agora os alunos demonstram interesse pelo próximo tema. Na temática deste ano, eles passam a vivenciar o conceito do sonho de Dom Bosco, o que envolve não apenas o esporte, mas também a Pastoral e o Pedagógico", explica o Coordenador.

Juliano Lima, Coordenador das Atividades Extracurriculares do INSG/Castelo, ressalta a importância de integrar a temática salesiana com o esporte. "Essa interação entre o pedagógico e o esportivo é muito importante, pois ajuda os dois lados. Os alunos não só disputam medalhas, mas vencem seus medos, trabalham em equipe e aprendem novas temáticas através do esporte ", afirma Lima.

Dessa forma, os Jogos Internos do Castelo não são apenas uma competição esportiva, mas um meio de fortalecer a educação integral, promovendo valores e virtudes que são fundamentais para a formação dos estudantes dentro do espírito salesiano.

JOGOS INTERNOS DO SALESIANO ARACAJU INCLUEM TODOS OS ESTUDANTES NA PRÁTICA ESPORTIVA

Para promover ricas experiências esportivas, sociais e culturais, o Colégio Salesiano Aracaju, SE, realiza todos os anos o Projeto Jogos Internos. O tema desta edição foi “O esporte que motiva: sonhos, fraternidade e união". Como escola de Dom Bosco, a instituição de ensino busca a formação integral de todos os estudantes, na perspectiva de desenvolver atividades que contemplem as diversas áreas constitutivas da identidade humana, nas dimensões cognitiva, socioemocional, espiritual-religiosa, esportiva, ética e artístico-cultural.

Desde 2012, a organização do evento inova a cada edição, seja nas formas de disputa ou adicionando novas modalidades. De acordo com o Coordenador de Esportes e Educação Física, José Carlos Cunha, os Jogos Internos têm como objetivo incluir todos os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio na prática esportiva-cultural. "A cada ano, nossa equipe realiza um estudo para trazer novas modalidades e incluir todos os alunos na competição. Por exemplo, temos o FIFA para os alunos que gostam dos jogos digitais e o Xadrez para aqueles que não querem fazer esforço físico. Queremos abraçar a todos com a importância do esporte, da cultura e da fraternidade", afirma José Carlos.

Aline Almeida Barros, da 2ª série B do Ensino Médio, participa dos Jogos Internos desde o 6º ano do Ensino Fundamental. "Esse ano a animação da minha turma me fez participar. Mesmo sendo uma competição, tendo vencedores e perdedores, todos permanecem unidos. Têm conflitos, mas superamos com fraternidade. Eu gosto muito de participar dos Jogos", comenta.

Em 2024, as equipes do Ensino Fundamental Anos Finais participaram de disputas em 11 modalidades: Handebol, Tênis de Mesa, Judô, FIFA, Vôlei, Basquete, Natação, Futsal, Xadrez, Karatê e na prova de Robótica "Meu robô é o melhor". Já os estudantes do Ensino Médio participaram das mesmas modalidades, exceto a prova de Robótica, que foi substituída pelo Gym Dance.

SALESIANO SANTA ROSA SEDIA A ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES DE NITERÓI (JEN)

No dia 17 de maio, o ginásio poliesportivo Dom Bosco, no Colégio Salesiano Santa Rosa, sediou a solenidade de abertura dos Jogos Escolares de Niterói, RJ. Esta foi a segunda vez consecutiva que o colégio – a primeira casa salesiana fundada no Brasil – sediou a abertura do evento, realizado pela Prefeitura de Niterói por meio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e de Educação.

Além do tradicional desfile com as escolas participantes, a cerimônia de abertura contou com o show da banda “Bloody Mary”, apresentação de “Tecido Acrobático” com o Grupo Pendurados. A estudante Maria Fernanda Capeto, do Colégio Salesiano Região Oceânica, cantou o Hino Nacional na solenidade. A Pira foi acesa pela niteroiense e ex-atleta Valeskinha, campeã olímpica em Pequim, em 2008, e filha de Aída dos Santos, atleta homenageada no troféu “Campeão Geral”, na edição do ano passado.

De acordo com a Prefeitura, este ano participam do evento mais de 7,5 mil estudantes de 83 escolas municipais, estaduais, federais e particulares. Com jogos até dezembro, o JEN tem cinco categorias que contemplam estudantes nascidos até 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014.

Em 2023, o Colégio Salesiano Santa Rosa se consagrou campeão geral da edição e recebeu o troféu “Professora Aída dos Santos”. No total, os Colégios Salesianos de Niterói conquistaram o pódio em 56 modalidades.

Fonte: Boletim Salesiano

Essa notícia foi elaborada com a colaboração de: Euclides Fernandes – Missão Salesiana de Mato Grosso – MSMT; Ruan Costa e Sabrina Freitas – Colégio Salesiano Santa Rosa; Alysson Nogueira – INSG/Castelo; Verônica Streliaev – Colégio Dom Bosco de Porto Alegre; Jamili Vasco – Colégio Salesiano Aracaju.

 

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RSB realiza 3º Encontro do Programa de Formação de Lideranças com foco na análise de BI

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Colégio Salesiano do Recife vai abrigar um mini bairro planejado na Boa Vista

Empreendimento, que será construído pela Rio Ave, terá cinco torres residenciais, um empresarial, praça aberta à população formando um complexo com o colégio, teatro, Basílica e um espaço para eventos Um dos últimos colégios tradicionais do centro do Recife, ao lado do Colégio São José, o Colégio Salesiano vai ceder espaço para a construção de um mini bairro planejado entre a Boa Vista e a Ilha do Leite. Batizado de projeto Raízes, o empreendimentos vai ocupar 23,8 mil metros quadrados do complexo educacional, cerca da metade de sua área total (50,7 mil m²). Lá, serão construídas cinco torres residenciais, um empresarial e alguns empreendimentos comerciais, como padaria, mini mercado e salão de beleza, além de área de lazer. O colégio, no entanto, não deixará de funcionar, como aconteceu com outros estabelecimentos do centro, a exemplo do Marista e Nóbrega. De acordo com o master plan da construtora Rio Ave, responsável pelo empreendimento, o projeto será implantado na área não operacional do complexo Salesiano, atualmente subutilizado, e será integrado aos equipamentos em funcionamento, como o próprio colégio, o Teatro Boa Vista e a Brasília do Sagrado Coração de Jesus. O projeto A iniciativa partiu da própria Inspetoria Salesiana do Nordeste, conforme explicou ao Diario o gerente executivo de Projetos da Rio Ave, Fabian Bezerra. “A inspetoria nos procurou em 2019, já com o master plan elaborado pelo arquiteto Juliano Dubeux, que visava dar uso às áreas ociosas do colégio, como piscina, campo de futebol e parte do ginásio, e gerar uma fonte de receita passiva para a instituição. Não estamos demolindo um metro quadrado sequer da estrutura operacional do colégio”, detalhou. Ainda segundo Bezerra, o Raízes e o Salesiano serão integrados, contando inclusive com acesso exclusivo entre o residencial e o colégio. Além disso, o master plan da Inspetoria Salesiana prevê também a construção de um espaço para eventos, que pode servir de suporte à basílica, e dois empreendimentos futuros ainda não definidos. O gerente executivo da Rio Ave explicou ainda que não houve transação financeira envolvida. “Nossa contrapartida será a construção do Empresarial Salesiano com 6.350 m² de área locável total, composto por uma torre com 15 pavimentos [andares] e um mall no térreo com capacidade para abrigar seis lojas de 48 a 260 m² de área, que ficará inteiramente sob a responsabilidade da Inspetoria, com administração, receitas e locação. Vamos construir e entregar a eles”. Segundo o projeto, todo o master plan prevê a manutenção de 17,4 mil m² de área verde total, dos quais 10,8 mil m² ficarão na área do projetos Raízes. Também está prevista a criação de um bosque com árvores centenárias (oitizeiros) de cerca de 15 metros de altura, no acesso ao empresarial, que será aberto ao público. Fonte: Pedro Ivo Bernardes do Diário de Pernambuco  

3º encontro on-line da Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI aprofunda a aprendizagem visível e a transformação docente

Na tarde do dia 10 de setembro, foi realizado o 3º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI), uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a Editora Edebê. O programa é fruto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas, realizada em Aparecida/SP, e tem se consolidado como espaço privilegiado de estudo, reflexão e troca de experiências entre coordenadoras(es) pedagógicas(os_ das escolas salesianas em todo o Brasil. Com 40 acessos de todo o Brasil, o encontro teve como tema “A aprendizagem visível e a transformação docente”, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. A acolhida inicial foi conduzida pelo Pe. Sérgio, seguida de um momento de oração preparado pela Irmã Lúcia Jacinta, que ajudou a comunidade formativa a colocar o encontro sob a inspiração de Deus e no espírito do carisma salesiano. Percurso formativo e cultura de pensamento Caroline iniciou sua fala retomando o percurso formativo proposto pelo programa e relembrou as oito forças da escola que favorecem o desenvolvimento de uma cultura de pensamento. Em seguida, trouxe reflexões fundamentadas sobre as competências docentes e a importância da documentação pedagógica como instrumento de aprendizagem, acompanhamento e transformação no processo educativo. Durante sua exposição, Caroline Cardoso lançou uma provocação aos grupos de trabalho, convidando-os a refletir sobre quais competências podem ser mais exploradas e desenvolvidas no contexto das escolas salesianas. As competências apresentadas foram: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Cultura digital; Trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania.  A formadora destacou ainda a importância da flexibilidade intelectual, recordando que, no processo de aprendizagem, “tudo bem mudar de ideia a respeito de algo, e também que é importante ser flexível e ter a mente aberta o suficiente para rever conceitos quando novas, e às vezes conflitantes, informações são apresentadas e as hipóteses originais são refutadas”, fundamentando sua reflexão no livro Aprendizagens Visíveis: Experiências teórico-práticas em sala de aula, de Julia Pinheiro Andrade. Espaços de diálogo e partilha Após a exposição, os participantes foram organizados em grupos para refletir sobre três questões-chave: Que tipos de registros existem no EFAI? Com que intenção registramos o que as crianças fazem na escola? A partir da leitura do Capítulo 3 e das reflexões, como é possível mobilizar e potencializar a documentação pedagógica no EFAI? As contribuições de cada grupo foram registradas em um mural digital, que servirá de base para novas partilhas e aprofundamentos no próximo encontro, já agendado para 12 de novembro de 2025. O encontro foi concluído em clima de entusiasmo e corresponsabilidade. Para motivar ainda mais os estudos e a vivência pedagógica, foram realizados sorteios de banners da Coleção Nautas e de um livro para aprofundamento sobre coordenação pedagógica, formação e inovação. Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI reafirma o compromisso da RSB e da Editora Edebê em apoiar os educadores salesianos no fortalecimento de uma pedagogia que une excelência acadêmica, espiritualidade e protagonismo juvenil. Mais do que encontros formativos, o programa se propõe a ser um processo de transformação das práticas pedagógicas, em sintonia com o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Angélica Novais da comunicação da Rede Salesiana Brasil

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