Começou a Jornada Formativa das Coleções Rotas e Passaporte
28/10/2024

Começou a Jornada Formativa das Coleções Rotas e Passaporte

De 28 a 31 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com sua editora, a Edebê Brasil, promove a Jornada Formativa das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio, em Aparecida (SP), com o objetivo de contribuir para a qualificação das Coordenações Pedagógicas, com ênfase na formação continuada dos professores, para tornar mais efetivo o trabalho com os materiais didáticos das Coleções Rotas e Passaporte.

A Jornada Formativa é uma iniciativa que evidencia o compromisso inabalável da RSB e da Edebê com a educação de qualidade e a formação continuada das equipes gestoras e docentes das escolas salesianas do Brasil.

Para o Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, Diretor Executivo da RSB e Diretor Geral da Edebê, “A Jornada Formativa Rotas e Passaporte para o Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio é um momento importante, não só para coroar o ano com todas as formações das jornadas realizadas junto às Coordenações Pedagógicas das nossas escolas da Rede Salesiana do Brasil, mas também um momento de encontro, para que possamos traçar diretrizes e atualizar a formação dos Coordenadores. É essencial que o processo de formação dos Coordenadores ajude a aprimorar cada vez mais a perspectiva salesiana nas obras onde estamos presentes no Brasil.”

Durante toda a formação, serão abordados temas identificados como prioritários nas escutas das Coordenações Pedagógicas. Os participantes terão a oportunidade de conhecer em detalhes as soluções e recursos do Ecossistema Edebê, além das iniciativas da Editora Edebê em relação às atualizações e futuras ações para as Coleções Rotas e Passaporte. Além disso, o evento promoverá debates, reflexões, partilhas e construções colaborativas.

Os participantes foram recepcionados no Hotel Rainha do Brasil para o almoço. A abertura foi conduzida pela Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva. “Estamos, neste ano, realizando as jornadas formativas presenciais com as Coordenações dos diferentes segmentos das nossas escolas. Minha expectativa para a Jornada Rotas e Passaporte é que possamos aproveitar esses momentos ricos de aprendizado e trocas de saberes para reforçar ainda mais a certeza de que juntos(as) podemos fazer a diferença no mercado educacional, a partir da proposta pedagógica salesiana.”

Também tivemos importantes contribuições do Coordenador das Escolas da Inspetoria São Pio X, Pe. Leandro Brum, juntamente com a Gestora Pedagógica da mesma inspetoria, Ana Cristina Sofiati, e a Assessora Pedagógica da RSB, Maria Leoneide. O dia foi dedicado ao tema “Currículo da RSB: Referencial Institucional para as Práticas Pedagógicas”.

“Essa primeira parte da fala de hoje, sobre os documentos institucionais, busca resgatar basicamente aquilo que nos embasa filosoficamente, ou seja, a concepção da educação da Igreja Católica com nossos documentos institucionais, pastorais, salesianos e o nosso currículo nacional, fruto das reflexões feitas e construídas com todos os nossos diretores e coordenadores”, ressalta o Pe. Leandro Brum.

Mais Recentes

Prestes a completar 100 anos de história, Colégio Auxiliadora é homenageado na Câmara Municipal de Campo Grande

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Maicon Nogueira apresentou uma Moção de Congratulação ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em homenagem aos 100 anos de história da instituição na Capital sul-mato-grossense. Fundado em 1926, o Colégio Auxiliadora é uma das escolas mais tradicionais de Campo Grande, sendo referência na formação educacional, humana e cidadã de milhares de estudantes ao longo de um século. A instituição que integra a Rede Salesiana Brasil e é administrado pelas Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas), tem sua proposta pedagógica baseada no Sistema Preventivo Salesiano, que une razão, valores cristãos e acolhimento. Ao justificar a homenagem, o vereador destacou a importância do colégio para o desenvolvimento da cidade. “Celebrar os 100 anos do Colégio Auxiliadora é reconhecer uma história construída com compromisso, dedicação e amor à educação. São gerações de campo-grandenses formadas não apenas academicamente, mas também como cidadãos”, afirmou Maicon Nogueira. A moção ressalta ainda o papel fundamental desempenhado pelas religiosas, educadores, colaboradores, alunos e ex-alunos, que contribuíram para consolidar o Colégio Auxiliadora como um patrimônio educacional e cultural de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Para o parlamentar, iniciativas como essa reforçam o reconhecimento público a instituições que ajudam a transformar a sociedade por meio da educação. “Valorizar quem educa é investir no futuro da nossa cidade”, completou. Fonte: Enfoque MS

Escolas salesianas celebram aprovações no Sisu 2026

As comunidades educativas dos colégios Salesiano São José e Salesiano Dom Bosco, ambas no Rio Grande do Norte, celebraram as aprovações conquistadas pelos educandos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026.  O resultado marca a culminância de um longo período de preparação acadêmica, aliado à formação humana e cristã que caracteriza a educação salesiana. O desempenho dos estudantes reafirma a excelência do ensino ofertado pelas escolas salesianas do Rio Grande do Norte, com conquistas expressivas em cursos altamente concorridos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e de outras instituições públicas. Entre os destaques estão os primeiros lugares em Tecnologia da Informação, Engenharia de Materiais, Psicologia e Relações Internacionais, todos na UFRN. Os resultados também incluem importantes classificações: 2º e 3º lugares em Arquitetura e Urbanismo (UFRN), 2º lugar em Publicidade e Propaganda (UFRN), 4º lugar em Física (UFRN), 5º lugar em Engenharia Química (UFRN), 3º lugar em Psicologia (UFRN), 4º lugar em Direito (UFRN) e 3º lugar em Medicina Veterinária pela UFERSA. Outro grande destaque foi a aprovação em Medicina, um dos cursos mais concorridos do país, com os educandos Felipe Medeiros, aprovado na UERN, e Pietro Cerchi, aprovado na UFRN – Campus Caicó. Para as famílias, o momento é de profunda emoção e reconhecimento pela trajetória construída ao longo dos anos. A mãe Georgia Nery, cujo filho Nicolas Nery foi aprovado no curso de Jornalismo da UFRN, destacou a importância da formação recebida: “São 12 anos de Salesiano, dessa educação que vai além dos aspectos pedagógicos, mas que entrega resultados. Temos a formação humana e esse resultado que é motivo de muito orgulho para a nossa família.” O diretor de Pastoral, padre Renato, também celebrou a conquista dos jovens e de toda a comunidade educativa. “Hoje é um dia memorável que ficará eternizado no coração dos nossos jovens e de toda a nossa comunidade educativa.” Para comemorar as aprovações, os estudantes participaram de uma grande festa organizada pelas escolas, que contou com passeio pelas ruas de Natal, parada para fotos na UFRN e um momento festivo no ginásio do Salesiano, com direito a petiscos, corte de cabelo, pintura e muita animação, reunindo educandos, educadores e familiares em um clima de celebração e gratidão. As conquistas reforçam o compromisso das casas salesianas com uma educação que forma bons cristãos e honestos cidadãos, preparando os jovens não apenas para o sucesso acadêmico, mas para uma atuação ética e transformadora na sociedade. Fonte: Boletim Salesiano. Escrito por Cileide Siqueira - Inspetoria Salesiana do Nordeste

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência: inspirar, afirmar e construir futuros

No dia 11 de fevereiro, celebra-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas em 2015 para enfatizar a importância da participação feminina em todos os níveis da educação e da carreira científica. A promoção da igualdade de gênero nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) é um elemento central dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e um passo fundamental para que a ciência reflita a diversidade da sociedade e responda com eficácia aos desafios contemporâneos. No Brasil, embora mulheres representem mais da metade da população estudantil nas universidades, a trajetória ao longo da carreira científica ainda apresenta desigualdades. Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, enquanto 57,5% dos estudantes universitários em 2022 eram mulheres, a presença feminina diminui em níveis mais avançados da carreira e em áreas específicas, ficando evidente um “efeito tesoura” que reduz a participação de mulheres em posições de liderança e pesquisa mais elevada. Segundo levantamentos da UNESCO, globalmente apenas cerca de 35% dos estudantes nas áreas de STEM são mulheres e a proporção de pesquisadoras em ciência permanece em torno de um terço dos pesquisadores no mundo. Estes números ilustram o quanto ainda é necessário avançar para que meninas e mulheres tenham acesso pleno às oportunidades científicas, sejam reconhecidas por suas contribuições e tenham suas trajetórias acadêmicas fortalecidas. Para a Rede Salesiana Brasil, este dia é um chamado à ação pedagógica e pastoral para fomentar o protagonismo feminino na ciência desde as séries iniciais até a formação superior. A RSB aposta no incentivo à participação das suas estudantes em olimpíadas científicas e tecnológicas como forma de fortalecer competências acadêmicas, estimular vocações e ampliar horizontes profissionais. Um exemplo concreto desse compromisso está na participação de alunas do Colégio Dom Bosco de Manaus na 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA), competição que estimula o desenvolvimento de soluções tecnológicas para desafios reais e que mobiliza estudantes de todo o Brasil. Duas ex-alunas que se destacaram nesse percurso foram Érika Freitas e Clara Tereza. A primeira, agora, ingressou no curso de Design na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e a segunda foi aprovada para Engenharia da Computação também na UFAM. Suas trajetórias, do ambiente escolar salesiano às conquistas em olimpíadas de ciência e aos cursos superiores são exemplos inspiradores de como o estímulo à participação em atividades científico-tecnológicas pode abrir portas e colocar jovens mulheres em caminhos de excelência. Ao celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a RSB reafirma seu compromisso com uma educação que promove igualdade de gênero, inclusão e protagonismo feminino, criando ambientes educativos que reconhecem talentos, rompem estereótipos e formam cidadãs e profissionais aptas a transformar o mundo por meio da ciência e da inovação. Leia mais sobre a participação das nossas ex-estudantes na 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos:https://rsb.org.br/escolas/noticias/colegio-dom-bosco-de-manaus-e-campeao-na-8-olimpiada-nacional-de-aplicativos?highlight=WyJvbGltcGlhZGEiXQ==  Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil