28/10/2024

Começou a Jornada Formativa das Coleções Rotas e Passaporte

De 28 a 31 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com sua editora, a Edebê Brasil, promove a Jornada Formativa das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio, em Aparecida (SP), com o objetivo de contribuir para a qualificação das Coordenações Pedagógicas, com ênfase na formação continuada dos professores, para tornar mais efetivo o trabalho com os materiais didáticos das Coleções Rotas e Passaporte.

A Jornada Formativa é uma iniciativa que evidencia o compromisso inabalável da RSB e da Edebê com a educação de qualidade e a formação continuada das equipes gestoras e docentes das escolas salesianas do Brasil.

Para o Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, Diretor Executivo da RSB e Diretor Geral da Edebê, “A Jornada Formativa Rotas e Passaporte para o Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio é um momento importante, não só para coroar o ano com todas as formações das jornadas realizadas junto às Coordenações Pedagógicas das nossas escolas da Rede Salesiana do Brasil, mas também um momento de encontro, para que possamos traçar diretrizes e atualizar a formação dos Coordenadores. É essencial que o processo de formação dos Coordenadores ajude a aprimorar cada vez mais a perspectiva salesiana nas obras onde estamos presentes no Brasil.”

Durante toda a formação, serão abordados temas identificados como prioritários nas escutas das Coordenações Pedagógicas. Os participantes terão a oportunidade de conhecer em detalhes as soluções e recursos do Ecossistema Edebê, além das iniciativas da Editora Edebê em relação às atualizações e futuras ações para as Coleções Rotas e Passaporte. Além disso, o evento promoverá debates, reflexões, partilhas e construções colaborativas.

Os participantes foram recepcionados no Hotel Rainha do Brasil para o almoço. A abertura foi conduzida pela Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva. “Estamos, neste ano, realizando as jornadas formativas presenciais com as Coordenações dos diferentes segmentos das nossas escolas. Minha expectativa para a Jornada Rotas e Passaporte é que possamos aproveitar esses momentos ricos de aprendizado e trocas de saberes para reforçar ainda mais a certeza de que juntos(as) podemos fazer a diferença no mercado educacional, a partir da proposta pedagógica salesiana.”

Também tivemos importantes contribuições do Coordenador das Escolas da Inspetoria São Pio X, Pe. Leandro Brum, juntamente com a Gestora Pedagógica da mesma inspetoria, Ana Cristina Sofiati, e a Assessora Pedagógica da RSB, Maria Leoneide. O dia foi dedicado ao tema “Currículo da RSB: Referencial Institucional para as Práticas Pedagógicas”.

“Essa primeira parte da fala de hoje, sobre os documentos institucionais, busca resgatar basicamente aquilo que nos embasa filosoficamente, ou seja, a concepção da educação da Igreja Católica com nossos documentos institucionais, pastorais, salesianos e o nosso currículo nacional, fruto das reflexões feitas e construídas com todos os nossos diretores e coordenadores”, ressalta o Pe. Leandro Brum.

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Palestra sobre inteligências múltiplas para alunos do Ensino Médio

A teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm pontos em comum, como a valorização do desenvolvimento de habilidades. A Rede Salesiana valoriza as múltiplas habilidades dos estudantes, que são desenvolvidas por meio de metodologias ativas e aprendizagem criativa. Nessa perspectiva a coordenação pedagógica do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju, realizou a palestra “Neurociência” para alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio.  A palestra abordou duas temáticas importantes para os estudantes: “Neurociência e múltiplas habilidades” ministrada pelo diretor do Campus de Medicina - UFS Lagarto, Prof. Dr. Makson Oliveira; e “Neurociência e aprendizado eficaz”, apresentada pelo professor e enfermeiro Jorge Costa.  Conforme o Prof. Dr. Makson Oliveira, o estímulo cerebral é uma forma de incentivar o estudante a melhorar o desempenho escolar. “Estimular diferentes áreas do conhecimento como a matemática, música, esportes, cultura e arte faz com que o estudante tenha contato direto com essas atividades, e a partir disso, ele consegue desenvolver habilidades, direcionando o foco e encontrando motivação; quando ele encontra motivação e emoção, ele consegue desenvolver múltiplas habilidades”, explicou o professor. Durante o evento, os especialistas compartilharam seus conhecimentos na área, experiências profissionais, pesquisas universitárias, dados científicos e também responderam aos questionamentos dos estudantes. Além disso, explicaram de forma clara quais são as inteligências múltiplas? linguística; lógico-matemática; musical; espacial; corporal cinestésica; interpessoal e intrapessoal.  Além de resolver as dúvidas dos alunos, os palestrantes apresentaram dicas e exemplos de como melhorar o desempenho escolar, utilizando técnicas de aprendizagem específicas.  Para o estudante Pedro Henrique da 1ª Série do Ensino Médio, a palestra agregou conhecimentos práticos para a rotina de estudos, “A temática apresentada vai me ajudar a lidar com o aprendizado, porque eu  tenho muita dificuldade na área de exatas. E tenho certeza que praticando mais e treinando meu cérebro vou conseguir melhorar nos esstudos'', expressou o estudante.  A teoria das inteligências múltiplas pode ajudar a compreender que cada aluno tem diferentes aptidões, o que contribui para o desenvolvimento do seu projeto de vida. “Havia uma ideia por parte dos alunos de que se nasce com habilidades e poucos conseguem desenvolver habilidades. Mas, os autores e obras que estamos trabalhando em sala de aula demonstram o contrário, ou seja, qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades através da prática e dedicação ao longo da vida. Por isso, trouxemos esses dois especialistas que apresentaram com maestria a temática proposta”, ressaltou a professora de língua portuguesa e projeto de vida Gilvanete Barros.Fonte: Jeová Cardoso - Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju

Ação Social da ISJB realiza 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores

Entre os dias 7 e 10 de abril, em Barbacena (MG), aconteceu o 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores das obras sociais salesianas da Inspetoria São João Bosco. O evento teve como inspiração o tema da Estreia 2025: “Ancorados na esperança, movidos pela alegria e pelo amor.” O principal objetivo do encontro foi proporcionar uma formação significativa, fortalecendo a vivência da Salesianidade e da Pedagogia Salesiana no cotidiano dos educadores — em suas ações, nas relações com as equipes e no acolhimento dos educandos e suas famílias. A programação foi organizada a partir dos pilares que sustentam a missão salesiana: Casa que acolhe, Paróquia que evangeliza, Escola que encaminha para a vida e Pátio onde se encontra com os amigos. Durante os quatro dias, temas fundamentais foram aprofundados, como o cuidado com quem cuida, a importância do estar inteiro na vida e na missão, o valor do brincar no desenvolvimento humano e da assistência-presença. Foi um tempo de reencontro com a própria vocação educativa e com a alegria de ser presença transformadora. Depoimentos de participantes refletem a profundidade dessa experiência: “Retorno com a bagagem cheia de aprendizados, tanto pessoais quanto profissionais.” — Reinaldo Junio Farias, CESAM GO “O diferencial deste encontro foi que nada nos foi imposto. Tudo aconteceu de forma leve, com muita familiaridade.” — Adriana Pompermayer, CESAM ES “Eu não estava bem antes de vir. Compartilhei aqui dores que nunca dividi nem com amigos. Quero levar essa Vitória falante, participativa, para o Centro Juvenil. Levo vocês no meu coração.” — Vitória Maria da Silva Campos, Centro Juvenil Pará de Minas O encontro não apenas formou, mas também fortaleceu vínculos, despertou esperanças e renovou a missão de ser sinal do amor de Deus na vida de tantos jovens. ‍Por Andressa Lima

Basquete sobre rodas emociona e inspira estudantes do Colégio Castelo de Macaé

O Ginásio Dom Bosco do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), foi palco de uma vivência rara, tocante e, acima de tudo, transformadora. Dando continuidade a uma série de atividades sobre “Conscientização e Inclusão”, iniciada em março, o time Paralímpico de basquete em cadeira de rodas de Macaé — o Macaé Paralímpico — realizou, no primeiro sábado letivo do ano, uma apresentação especial para os estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Na oportunidade, os atletas trouxeram mais do que jogadas e arremessos: deram um ‘show’ de humanidade, força e empatia. Fundado em 2007, o Macaé Paralímpico é um dos principais expoentes do basquete sobre rodas no Estado do Rio, com um legado que ultrapassa as quadras. “Nosso trabalho vai muito além do esporte. A gente transforma vidas”, afirmou o técnico Antônio Gripp, que também é Ex-Aluno do Instituto Salesiano. Durante a atividade, os Alunos e a Equipe pedagógica não só assistiram a uma partida como também puderam experimentar a prática do esporte adaptado. Para João Barcelos, Coordenador do Macaé Paralímpico, o encontro reforça o poder do esporte como ferramenta educativa. 

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