Começou o maior Encontro Educacional da Rede Salesiana Brasil
18/08/2022

Começou o maior Encontro Educacional da Rede Salesiana Brasil

Começou o maior Encontro Educacional da Rede Salesiana Brasil

Começou, nesta quarta-feira (17), o XX Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas (ENARSE) e XIII Encontro dos Ecônomos Locais (ENEL) que, este ano, traz o tema “Liderança se Faz Em Rede: Fortalecendo Nossa Missão Educativa em Tempo de Pós-Pandemia”. Assim como no ano anterior, o evento acontece de forma totalmente on-line e, só no primeiro dia, já reuniu mais de 600 participantes para refletir e estudar os movimentos da educação salesiana no Brasil e nas Américas.

O encontro vai até a sexta-feira (19) e é destinado aos Inspetores, Animadores, Diretores Institucionais, Gestores e Ecônomos Inspetoriais, Ecônomos Locais e Diretores/Supervisores/Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Pastoral, Coordenadores de Comunicação e Orientadores Educacionais; trazendo como objetivo geral promover a formação continuada nas dimensões gerencial, pedagógico-pastoral e administrativo-financeira para o fortalecimento da Missão Educativa Salesiana em Rede.

Neste primeiro dia, a Gestora de Projetos da Rede Salesiana Brasil, Ana Paula Costa e Silva, acolheu todos os participantes e, dando abertura ao evento, os coordenadores da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana (CNPJS), Ir. Nádia Caetano dos Santos e Pe. Daniel Oliveira da Cunha, enviaram suas mensagens trazendo uma reflexão sobre o tema “Pastoral Juvenil: nossa identidade e nossa missão”. “Na tradição salesiana, todos os membros das comunidades educativas são denominados educadores, pois participam ativamente do processo de formação integral dos nossos destinatários. É o que se espera de cada profissional, a partir de suas atribuições”, diz Ir. Nádia. “Deste modo, o Projeto de Pastoral Juvenil nas Casas Salesianas expressa, antes de tudo, a nossa pertença e o nosso empenho em colaborar com a missão evangelizadora da igreja e, ao mesmo tempo, identifica o nosso modo específico de evangelizar, anunciar e participar da construção do Reino de Deus”, completa Pe. Daniel.

 

 

 

A oração inicial foi comandada pela Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lúcia Jacinta Finassi, que contou com o apoio do Assessor da AJS, Vinicius Gabriel da Silva, e a Coordenadora de Pastoral, Rosana Aparecida Fransolin Magri, trazendo como intenção da oração a “Educação Salesiana em Rede: Um legado de Razão, Religião e Amorevolezza”. Em seguida, a abertura do evento também contou com algumas palavras dos diretores executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Nivaldo Pessinatti; dos Inspetores Referentes das Escolas da RSB, Pe. Francisco Ignácio Vieira Júnior e Ir. Teresinha Ambrosim, esta última também Diretora Vice-Presidente da RSB. “Nós buscamos respostas para esses momentos difíceis que a pandemia da COVID-19 nos trouxe. Mas, ao mesmo tempo, queremos aproveitar para ressignificar nossas presenças, com o objetivo de fortalecer a nossa missão educativa”, diz, Ir. Silvia em sua fala inicial. “Agradecemos esta força carismática que embala as nossas mentes, embala nossos corações e principalmente os nossos braços. É uma força propulsora de transformação. Nós somos hoje os nossos fundadores!”, diz Pe. Pessinatti. “Eu tomo a liberdade de ler uma pequena citação do nosso documento capitular que diz o seguinte: ‘Conscientes de que cada crise contém em sim sementes de crescimento, consideramos a pandemia como uma lente para ler de perto o nosso tempo’”, comenta Ir. Teresinha. “Esses eventos, esses acontecimentos, nos expressam de fato o carisma envolvente que temos, um carisma capaz de abranger todas as forças pela educação integral, é o que nós sonhamos”, completa Pe. Francisco.

A primeira exposição do dia foi comandada pelos Referentes da Escola Salesiana na América (ESA), Ir. Ivone Goulart, que é Referente do Âmbito para a Pastoral Juvenil, diretamente de Roma; e Pe. Cláudio Cartes, Referente do Dicastério para a Pastoral Juvenil, diretamente do Chile. Em seguida, a Direção Executiva da RSB, juntamente com a Coordenadora Executiva, Maria Dantas, trouxeram um breve histórico dos 20 anos de história da Rede Salesiana Brasil que introduziu a apresentação do novo Planejamento Estratégico 2020-2030, que busca como resultado, em 10 anos, contribuir para a evangelização e educação da juven­tude segundo o projeto salesiano de promoção integral; além de propiciar Comunidades Salesianas ressignificadas, tendo o Projeto Educativo-Pastoral Salesiano (PEPS) como pro­jeto carismático e institucional de referência.

Dando continuidade ao evento, foi apresentado um panorama de todas as dez inspetorias salesianas dentro do âmbito das escolas, proporcionando uma partilha de ideias, reflexões sobre as diferentes realidades salesianas no Brasil e muito sentimento de pertença pelo trabalho em rede que vem sendo continuamente fortalecido dentro da missão. 

Após o intervalo, que contou com vídeos de alguns educadores e estudantes salesianos completando a pergunta “Para mim, o Novo Ensino Médio na Rede Salesiana tem possibilitado...”, novamente a Referente do âmbito da Pastoral Juvenil, Ir. Ivone Goulart, desta vez acompanhada pelo Animador das Escolas da Inspetoria Salesiana São Pio X, Pe. Leandro Brum, comandaram a conferência “A força da Identidade Salesiana para responder aos desafios do contexto pós-pandemia”. 

Todo o evento foi permeado pela interação intensa dos participantes pelo chat. Amanhã, todas as lideranças das escolas salesianas do Brasil se reúnem novamente, de 08h às 12h (horário de Brasília) para o segundo encontro.

Fonte: Equipe de Comunicação da RSB

Mais Recentes

Instituto Laura Vicuña leva estudantes do 4º ano a expedição inédita no Uruguai, ampliando horizontes da aprendizagem

No Instituto Laura Vicuña (ILV), de Uruguaiana (RS), a proposta pedagógica vai além dos muros da escola: as expedições de estudo são experiências de aprendizagem que transportam as crianças para um contato direto com o mundo real. Essa metodologia permite que as curiosidades e perguntas surgidas em sala de aula ganhem vida por meio da vivência prática e da investigação em ambientes externos, fortalecendo o aprendizado integral. Com um planejamento cuidadoso, o ILV seleciona locais que despertam o entusiasmo e o desejo de conhecer, oferecendo às crianças a chance de experimentar, formular novas questões e se encantar com a diversidade do mundo ao redor. O retorno à escola é sempre marcado por um olhar ampliado, rico em conexões e possibilidades. Explorar territórios desconhecidos tem um valor imenso não só pelo conhecimento adquirido, mas também pela construção da consciência de que o mundo é vasto e plural. O ILV se compromete em ser o espaço que estimula essa visão abrangente. No dia 11 de novembro, 56 crianças que estudam nas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, acompanhadas pelas professoras Fabiana, Andréa e Laisa, e pela coordenadora Caroline, participaram de uma expedição ao Uruguai, país vizinho que faz fronteira com Uruguaiana. Guiados pelos conteúdos da Coleção Nautas, da Editora EDEBÊ da Rede Salesiana Brasil (RSB), os estudantes vivenciaram temas que vão desde o processo imigratório até uma enriquecedora visita à mina da cidade de Artigas (Uruguai). Essa experiência fortaleceu nos estudantes o entusiasmo natural da infância: o desejo de explorar, aprender e se relacionar com o mundo.   Inspetora Nossa Senhora Aparecida

Estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco, no Centro de Manaus, brilham na Olimpíada Brasileira de Robótica e na Mostra Nacional de Robótica

O Colégio Salesiano Dom Bosco, do Centro de Manaus, marcou presença mais uma vez nas finais brasileiras da Mostra Nacional de Robótica (MNR) e da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), considerada a maior competição de robótica da América Latina, participando na modalidade Robótica Artística, com os estudantes Ana Clara Vieira, Davi Augusto, Guilherme Andrade e Júlia Evaristo, da 8º Ano do Ensino Fundamental. Neste ano, a escola apresentou seis iniciativas que evidenciam o compromisso dos estudantes com a ciência, a inovação e o impacto social, dentre elas, foram selecionadas quatro. Entre as selecionadas, destacou-se a iniciativa que desenvolveu um bracelete para auxiliar pessoas com Mal de Parkinson, desenvolvido pelos alunos: Miriam Soares, Ravi Leite, Ana Francisca do Valle, Joshua Chagas, Jordan dos Anjos, Yuri Borges, do 1º ano do Ensino Médio, que receberam Menção Honrosa nacional e foi reconhecido como um dos melhores projetos do Brasil.  Também integrou a mostra o projeto “Missão Clean Space”, criado pelo aluno André Luiz Sena do 6º ano, que propôs uma sonda que faz a limpeza de lixo espacial e conquistou duas Menções Honrosas: uma na etapa estadual do Espírito Santo e outra na etapa do Amazonas. Outra iniciativa apresentada foi o “Tambakicks”, um barco autônomo movido a energia solar, premiado com Menção Honrosa na etapa estadual do Espírito Santo. O protótipo oferece soluções sustentáveis para os desafios das secas e cheias dos rios amazônicos, auxiliando no transporte de mantimentos e em pesquisas científicas com sensores ambientais e foi desenvolvido pelos alunos Kenedy Ajala, Yasmin Andrade e Isabela Duarte. O projeto recebeu menção honrosa na etapa estadual do Amazonas e na etapa do Espirito Santo.  Por fim, a equipe também levou ao evento o Robô Focus, criado para apoiar alunos com TDAH, da Aluna Angelina Sena, do 2º Série do Ensino Médio, e a ex -estudante salesiana Clara Tereza, que estuda Design na UFAM. Teve também o projeto Meninas Amazonas, uma iniciativa 100% feminina que incentiva a participação de meninas na robótica, ciência e tecnologia, incluindo a produção de um eBook exclusivo com atividades formativas e inspiradoras, realizado pelas alunas Mariana Sena e Samilly Sthefany. Vozes que revelam transformação A participação na OBR e na MNR foi acompanhada de muita emoção, crescimento e superação. O estudante Ravi, do 1º ano do Ensino Médio e integrante da equipe premiada, resumiu o sentimento vivido: “Apesar de todas as dificuldades pelo caminho, fomos resilientes e ganhamos muitos conhecimentos. Quero continuar na robótica e ser campeão junto da minha equipe em João Pessoa no ano que vem!” Sua colega, Yasmin Andrade, também do 1º ano do Ensino Médio e membro da equipe Tambakicks, expressou sua gratidão pela experiência e pelo acompanhamento pedagógico: “Essa experiência mudou tudo o que eu pensava e me ajudará a ser uma aluna melhor. Obrigada, professora, por acreditar no meu potencial. A robótica me abriu portas para uma área incrível da tecnologia.” Os depoimentos dos estudantes revelam aquilo que a educadora responsável, professora Joana Ramos, reforça há anos: a robótica vai muito além da competição. Ao falar sobre o evento com a RSB, ela destacou o impacto profundo do processo formativo: “Foram dias intensos, cheios de aprendizados, ajustes, erros e acertos. A robótica é um instrumento de transformação pessoal, social e educacional. Eles voltam mais maduros, confiantes e apaixonados pela ciência. A robótica se transforma e, eu continuo acreditando que, através da educação, mudamos o mundo, disse a professora Joana Ramos.” Famílias vivem a experiência junto A emoção também foi compartilhada pelas famílias. A mãe Alessandra Sena, que teve dois filhos participando do evento (André Luiz, do 6º ano, e Angelina, da 2º série do Ensino Médio), relatou a grandiosidade do encontro nacional e sua importância formativa: “Para quem vive a robótica, participar desse evento é um sonho. É um encontro grandioso, que reúne equipes de vários estados, do Ensino Fundamental ao universitário. A troca de ideias, o contato com outras pesquisas e culturas… tudo isso transforma os jovens. É maravilhoso para cada estudante e, para nós, pais, é motivo de muito orgulho.” Robótica como missão educativa A participação na OBR reforça a missão salesiana de promover uma educação integral, que conecta ciência, criatividade, valores humanos e protagonismo juvenil. Em cada projeto apresentado, os alunos demonstram não apenas domínio tecnológico, mas também sensibilidade social, responsabilidade e espírito de equipe. Conheça as iniciativas e ações desenvolvidas pelos alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco Participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Mostra Nacional de Robótica (MNR): o Colégio Dom Bosco tem participado das finais nacionais na modalidade Robótica Artística e da MNR, levando projetos desenvolvidos pelos alunos e conquistando menções e premiações nacionais.  Representação em eventos internacionais (RoboCup): projetos premiados na MNR garantiram vagas para representar o Amazonas e o Brasil em etapas internacionais como a RoboCup.  Projetos sociais e de impacto (ex.: Mão Biônica, Bracelete para Mal de Parkinson, Cidade Inteligente, Missão Clean Space): ao longo do ano as equipes apresentam projetos de impacto social e ambiental desenvolvidos com tecnologias de baixo custo (Arduino, prototipagem), que chamaram atenção nos eventos nacionais.  Laboratório / Sala Maker e Espaço STEM: a escola mantém espaços Maker/Laboratório de Robótica onde são ministradas aulas práticas de programação, eletrônica e prototipagem para diferentes séries. Esses ambientes apoiam a formação contínua dos alunos em STEAM - acrônimo em inglês para Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics) - metodologia educacional que busca integrar essas áreas do conhecimento em projetos e atividades práticas, promovendo o aprendizado interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.  Torneios e seletivas internas (Torneio Brasil de Robótica - TBR):  Realização de etapas internas e seletivas para preparar equipes rumo a competições regionais e nacionais (TBR, etapas estaduais da OBR), estimulando participação ampla dos estudantes. Equipes e identidades (ex.: Tambakicks, Amazon Tech): existência de equipes com identidade própria que participam das competições e mostras; também há times que se destacaram em outras competições de tecnologia (como a Olimpíada Nacional de Aplicativos — ONDA). O Colégio Salesiano Dom Bosco celebra mais esta vitória na robótica, conquistas que vão muito além de prêmios e classificações. São histórias de vida transformadas, vocações despertadas e jovens que descobrem na ciência um caminho para construir um futuro melhor.

4º Encontro On-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas aprofunda discussão sobre como utilizar ferramentas de design para tornar a formação de professores mais visível

No dia 12 de novembro, a Rede Salesiana Brasil realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, encerrando o ciclo formativo de 2025 com um momento marcado pela criatividade, colaboração e aprofundamento metodológico. Coordenações Pedagógicas de todo o Brasil acompanharam a formação conduzida pela formadora Caroline Cardoso. A partir da fundamentação desenvolvida, as coordenações foram convidadas a refletir sobre o papel das linguagens visuais como estratégia pedagógica, especialmente no contexto da formação continuada dos educadores. Com uma abordagem dinâmica, Caroline apresentou princípios de design aplicáveis ao cotidiano das coordenações, reforçando como a visualidade potencializa a clareza das orientações, a comunicação pedagógica e a devolutiva das práticas docentes. Atividade “mão na massa”: criatividade para expressar processos formativos Em sintonia com o tema, o encontro contou com uma proposta prática. Antecipadamente, as participantes foram orientadas a preparar um pequeno kit de materiais para a atividade. Durante a formação, cada coordenação produziu uma peça criativa, utilizando elementos simples, mas alinhados ao conteúdo apresentado. As produções foram compartilhadas no grupo de WhatsApp do Programa de Formação das Coordenações , criando um ambiente de inspiração mútua e troca entre as coordenações, fortalecendo a rede colaborativa que sustenta o Programa. Narrativas formativas e construção coletiva Outro momento significativo foi a partilha em pequenos grupos. As coordenações trocaram experiências, narrativas e percursos formativos desenvolvidos em suas escolas ao longo de 2025, especialmente com as(os) educadoras(es) dos Anos Iniciais. Esses registros foram reunidos em um mural colaborativo no Padlet, que permanecerá como memória afetiva e pedagógica do trabalho realizado. Avaliação do percurso formativo e continuidade em 2026 Para encerrar a edição 2025 do Programa, foi disponibilizado um formulário de avaliação do percurso, no qual as coordenações podem registrar percepções, sugestões e encaminhamentos. As contribuições serão fundamentais para a organização da continuidade da jornada formativa de 2026, a ser desenvolvida por meio de três encontros on-line ao longo do ano, dando continuidade ao compromisso com a qualificação e o fortalecimento da prática pedagógica nas escolas da RSB. O encerramento do ciclo formativo de 2025 reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com processos pedagógicos de qualidade, colaborativos e alinhados às demandas contemporâneas da educação. Em 2026, seguimos juntas(os), fortalecendo o trabalho das coordenações e promovendo uma formação integral e humanizadora para nossas comunidades educativas. Saiba mais sobre sobre o terceiro encontro deste ciclo de formações clicando aqui. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil