Começou o maior Encontro Educacional da Rede Salesiana Brasil
18/08/2022

Começou o maior Encontro Educacional da Rede Salesiana Brasil

Começou o maior Encontro Educacional da Rede Salesiana Brasil

Começou, nesta quarta-feira (17), o XX Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas (ENARSE) e XIII Encontro dos Ecônomos Locais (ENEL) que, este ano, traz o tema “Liderança se Faz Em Rede: Fortalecendo Nossa Missão Educativa em Tempo de Pós-Pandemia”. Assim como no ano anterior, o evento acontece de forma totalmente on-line e, só no primeiro dia, já reuniu mais de 600 participantes para refletir e estudar os movimentos da educação salesiana no Brasil e nas Américas.

O encontro vai até a sexta-feira (19) e é destinado aos Inspetores, Animadores, Diretores Institucionais, Gestores e Ecônomos Inspetoriais, Ecônomos Locais e Diretores/Supervisores/Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Pastoral, Coordenadores de Comunicação e Orientadores Educacionais; trazendo como objetivo geral promover a formação continuada nas dimensões gerencial, pedagógico-pastoral e administrativo-financeira para o fortalecimento da Missão Educativa Salesiana em Rede.

Neste primeiro dia, a Gestora de Projetos da Rede Salesiana Brasil, Ana Paula Costa e Silva, acolheu todos os participantes e, dando abertura ao evento, os coordenadores da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana (CNPJS), Ir. Nádia Caetano dos Santos e Pe. Daniel Oliveira da Cunha, enviaram suas mensagens trazendo uma reflexão sobre o tema “Pastoral Juvenil: nossa identidade e nossa missão”. “Na tradição salesiana, todos os membros das comunidades educativas são denominados educadores, pois participam ativamente do processo de formação integral dos nossos destinatários. É o que se espera de cada profissional, a partir de suas atribuições”, diz Ir. Nádia. “Deste modo, o Projeto de Pastoral Juvenil nas Casas Salesianas expressa, antes de tudo, a nossa pertença e o nosso empenho em colaborar com a missão evangelizadora da igreja e, ao mesmo tempo, identifica o nosso modo específico de evangelizar, anunciar e participar da construção do Reino de Deus”, completa Pe. Daniel.

 

 

 

A oração inicial foi comandada pela Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lúcia Jacinta Finassi, que contou com o apoio do Assessor da AJS, Vinicius Gabriel da Silva, e a Coordenadora de Pastoral, Rosana Aparecida Fransolin Magri, trazendo como intenção da oração a “Educação Salesiana em Rede: Um legado de Razão, Religião e Amorevolezza”. Em seguida, a abertura do evento também contou com algumas palavras dos diretores executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Nivaldo Pessinatti; dos Inspetores Referentes das Escolas da RSB, Pe. Francisco Ignácio Vieira Júnior e Ir. Teresinha Ambrosim, esta última também Diretora Vice-Presidente da RSB. “Nós buscamos respostas para esses momentos difíceis que a pandemia da COVID-19 nos trouxe. Mas, ao mesmo tempo, queremos aproveitar para ressignificar nossas presenças, com o objetivo de fortalecer a nossa missão educativa”, diz, Ir. Silvia em sua fala inicial. “Agradecemos esta força carismática que embala as nossas mentes, embala nossos corações e principalmente os nossos braços. É uma força propulsora de transformação. Nós somos hoje os nossos fundadores!”, diz Pe. Pessinatti. “Eu tomo a liberdade de ler uma pequena citação do nosso documento capitular que diz o seguinte: ‘Conscientes de que cada crise contém em sim sementes de crescimento, consideramos a pandemia como uma lente para ler de perto o nosso tempo’”, comenta Ir. Teresinha. “Esses eventos, esses acontecimentos, nos expressam de fato o carisma envolvente que temos, um carisma capaz de abranger todas as forças pela educação integral, é o que nós sonhamos”, completa Pe. Francisco.

A primeira exposição do dia foi comandada pelos Referentes da Escola Salesiana na América (ESA), Ir. Ivone Goulart, que é Referente do Âmbito para a Pastoral Juvenil, diretamente de Roma; e Pe. Cláudio Cartes, Referente do Dicastério para a Pastoral Juvenil, diretamente do Chile. Em seguida, a Direção Executiva da RSB, juntamente com a Coordenadora Executiva, Maria Dantas, trouxeram um breve histórico dos 20 anos de história da Rede Salesiana Brasil que introduziu a apresentação do novo Planejamento Estratégico 2020-2030, que busca como resultado, em 10 anos, contribuir para a evangelização e educação da juven­tude segundo o projeto salesiano de promoção integral; além de propiciar Comunidades Salesianas ressignificadas, tendo o Projeto Educativo-Pastoral Salesiano (PEPS) como pro­jeto carismático e institucional de referência.

Dando continuidade ao evento, foi apresentado um panorama de todas as dez inspetorias salesianas dentro do âmbito das escolas, proporcionando uma partilha de ideias, reflexões sobre as diferentes realidades salesianas no Brasil e muito sentimento de pertença pelo trabalho em rede que vem sendo continuamente fortalecido dentro da missão. 

Após o intervalo, que contou com vídeos de alguns educadores e estudantes salesianos completando a pergunta “Para mim, o Novo Ensino Médio na Rede Salesiana tem possibilitado...”, novamente a Referente do âmbito da Pastoral Juvenil, Ir. Ivone Goulart, desta vez acompanhada pelo Animador das Escolas da Inspetoria Salesiana São Pio X, Pe. Leandro Brum, comandaram a conferência “A força da Identidade Salesiana para responder aos desafios do contexto pós-pandemia”. 

Todo o evento foi permeado pela interação intensa dos participantes pelo chat. Amanhã, todas as lideranças das escolas salesianas do Brasil se reúnem novamente, de 08h às 12h (horário de Brasília) para o segundo encontro.

Fonte: Equipe de Comunicação da RSB

Mais Recentes

Estudante Salesiano conquista 3º lugar em corrida de rua em Macaé (RJ)

João Ferreira Nazareth, estudante da 1ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo, em Macaé (RJ) conquistou o 3º lugar após disputar uma prova de corrida de 4,5 km, realizada no último fim de semana.   Com o tempo total de 16m 9s, com média parcial de 3m e 37s a cada quilômetro percorrido, o estudante teve um excelente resultado e celebrou a volta às competições. “Foi um marco de superação mesmo, porque você não pensa que é capaz daquilo até você fazer. Tanto o tempo quanto a colocação que eu tive, foram muito importantes para mim”, contou João, que vibrou com o retorno aos treinos intensos.   Além do espírito competitivo, João enxerga no esporte uma dimensão formativa e humana que dialoga com os valores da educação salesiana. Para ele, a prática esportiva vai muito além dos pódios. “O esporte é fundamental. Acho que na vida de qualquer pessoa deveria ser um pilar, tanto pela funcionalidade quanto por ser um momento de desestressar, de se libertar das coisas que nos afligem. É também sobre superação, de todo dia”, reflete.   Na corrida, que contou com percursos de diferentes distâncias, João competiu na categoria geral e garantiu um lugar no pódio entre os melhores tempos. O resultado foi fruto de uma dedicação pessoal, e a importância de integrar o esporte à rotina escolar, incentivando hábitos saudáveis, disciplina e resiliência, valores que fazem parte do carisma salesiano.   Fonte: Alysson Nogueira do Colegio Castelo Niterói

Autoras da Coleção Imaginação e Arte visitam o Instituto São José em ação do projeto Construindo Leitores

As autoras Edna Ande e Sueli Lemos, da Coleção Imaginação e Arte da Editora Edebê, visitaram o Instituto São José para um dia repleto de atividades literárias e trocas inspiradoras com os alunos dos Anos Iniciais. A visita fez parte do projeto Construindo Leitores 2024, iniciativa da Edebê que incentiva as escolas a conhecerem as obras de literatura infantojuvenil e suas possibilidades pedagógicas para adoção no ano letivo. Como forma de reconhecimento, as escolas que mais se destacam em adoções literárias recebem a visita de um autor ou autora das obras trabalhadas com os estudantes. Durante o encontro, as autoras realizaram contação de histórias, roda de conversa e sessão de autógrafos, encantando as crianças com sua criatividade e simpatia. As turmas também apresentaram trabalhos produzidos a partir das leituras, mostrando o quanto as obras inspiraram a imaginação e a expressão artística dos alunos. “Nossa escola viveu um momento muito especial ao receber as autoras Edna e Sueli dos livros de Literatura e Arte utilizados pelos estudantes. A visita foi uma rica oportunidade de troca de conhecimento, experiências e curiosidades, envolvendo as turmas do 1º ao 4º ano em um clima de encantamento e aprendizado. Durante o encontro, as crianças puderam conversar com as autoras, fazer perguntas sobre as histórias, os personagens e o processo de criação dos livros. O entusiasmo foi visível — cada aluno demonstrou curiosidade e admiração ao descobrir como nascem as ideias que inspiram as obras que leem e estudam em sala de aula. A presença das autoras aproximou ainda mais os estudantes do universo da leitura e da arte, reforçando o papel dos livros como pontes para a imaginação, o conhecimento e a sensibilidade. Foi um momento de inspiração e valorização do trabalho criativo, que certamente ficará marcado na memória de todos.” Entre os títulos da Coleção Imaginação e Arte, estão obras como Siara descobre a África gráfica, Brincadeiras de criança com Ivan Cruz, Os chapéus mágicos de Babi, Os caminhos de um rio, entre outros. Esses livros integram literatura, arte e cultura em experiências ricas e significativas. Comunicação da Editora Edebê

Estudantes Salesianos conquistam prata no futsal dos Jogos Escolares Brasileiros

Colégio Salesiano São José é vice-campeão brasileiro escolar na categoria sub-14, em Uberlândia O Colégio Salesiano São José conquistou uma inédita medalha de prata no torneio de futsal dos Jogos Escolares Brasileiros 2025, na cidade de Uberlândia. Na final da Série Ouro, realizada no domingo, a equipe do professor Fábio Morais acabou derrotada pelo Carlos Drummond de Andrade, de São Paulo, por 7 a 2. A campanha do Salesiano nos JEBS Sub-14 teve quatro vitórias, um empate e uma derrota. O time natalense marcou 41 gols no total. Campanha do Salesiano São José nos JEBS Salesiano São José 2 x 2 Escola Arte de Crescer (TO) Jardim Panorama CEEF M Profissional(PR) 0 x 13 Salesiano São José E.E. Fernando Correa da Costa (MS) 1 x 9 Salesiano São José Salesiano São José 9 x 1 Educandário Santa Rita (AM) Colégio Jardins (SE) 5 x 6 Salesiano São José Carlos Drummond de Andrade (SP) 7 x 2 Salesiano São José

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil