02/05/2024

Conheça a composição “Quero Sonhar”

Conheça a composição “Quero Sonhar”
Foto: Acervo pessoal de Lucas Nistler

A Estreia 2024 norteia as ações da Família Salesiana de todo o mundo a partir do tema “O sonho que faz sonhar – Um coração que transforma ‘lobos’ em ‘cordeiros’”, especialmente escolhido pelo Reitor-Mor, Cardeal-Arcebispo Ángel Fernández Artime, em celebração ao bicentenário do “Sonho dos 9 anos” de Joãozinho Bosco.

Em Santa Catarina, mais especificamente na cidade de Rio do Sul, o Coordenador de Pastoral do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), Lucas Nistler, ao estudar a Estreia 2024, fez uma reflexão sobre a missão que Dom Bosco recebia naquele sonho e a grande obra que sua fé gerou. “Ao mesmo tempo, busquei pensar em qual era o plano de Deus para mim e de fato qual é a minha vocação. Ao ir para casa, uma melodia veio ‘no ar’ e uma letra foi se formando em meu pensamento. Assim que cheguei em casa me pus a escrever e, com a ajuda do meu inseparável violão, compus essa canção que, para mim, fala muito do que a campanha nos faz refletir que é buscar qual o sonho de Deus para cada um de nós”, comenta Lucas. “Com a melodia em minha cabeça, comecei a buscar algumas rimas dentro do que a Estreia nos fala sobre o sonho e do que eu sinto ouvindo Deus no meu cotidiano. Entre uma tentativa e outra, fui criando algumas versões da letra e a que mais me tocou foi a que eu escolhi para ser a principal”, completa.

O Coordenador de Pastoral compartilha que a composição “Quero Sonhar” contribui para a missão salesiana ao apoiar as pessoas a se conectarem com suas missões: “Penso que cada um, ao escutar a música, pode se pôr a pensar na missão que Deus nos propõe e se estamos seguindo a mesma com alegria. Concordo quando a Estreia nos diz da tamanha felicidade que é quando nossos planos se encontram com os de Deus. Creio que esta música possa abrir a mente e o pensamento de muitos jovens que ainda não se puseram a pensar sobre a vida”.

Sobre quem contribuiu para a composição, Lucas comenta sempre sentir uma intervenção divina e também agradece a uma irmã Salesiana que o ajudou a abrir seu pensamento para a sua vocação: “Certamente nada surge só da minha criatividade, tenho a certeza de que em cada uma das minhas composições tem um toque de Deus e um arranjo de Maria, mas além deles eu gosto de destacar as pessoas que me levam a refletir sobre cada pensamento, e isso que é o legal de compor. Uma das pessoas que me fez abrir o pensamento para a minha vocação, que foi uma das inspirações da música, certamente é minha colega de trabalho, Ir. Aline de Oliveira Leite".

Do mesmo jeito que acontece com ele, Lucas intenciona que muitos jovens também possam se abrir para o seu chamado divino. “Deus se comunica e nos traz sua mensagem de muitas formas. Acho que através de mim é pela música. Tomara que muitos jovens tenham esse despertar de se abrir para Deus e ser uma ferramenta de comunicação Dele para o mundo”.

Até o momento, é possível acessar a versão gravada em Home Studio da composição “Quero Sonhar” pelo canal oficial do Professor Lucas Nistler no YouTube, mas Lucas adianta que uma versão mais profissional já está em produção.

Confira a composição clicando aqui e confira a letra e as cifras clicando aqui.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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Intercâmbio pedagógico impulsiona a formação continuada e a transformação pedagógica nas escolas salesianas Entre os dias 20 e 24 de janeiro, educadoras que atuam no Instituto Laura Vicuña, localizado em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, participaram de uma imersão na abordagem educativa para a infância, no norte da Itália. A iniciativa, que proporcionou uma experiência transformadora para as participantes, foi organizada pela coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Caroline Cardoso. O grupo de 16 educadoras contou, também, com a participação especial da Ir. Lúcia Jacinta Finassi, ex-coordenadora do Comitê Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB).  Durante a jornada, as educadoras visitaram espaços dedicados ao cuidado e à educação de crianças em cidades históricas como Correggio, Pistoia, Bolonha, Reggio Emilia e Milão. “O grupo estava determinado a alcançar o objetivo. A curiosidade por viver esta experiência foi alimentada durante algum tempo na escola, por meio das ações de formação continuada. Viemos construindo inovações em nossa prática e sabíamos o quanto essa imersão poderia nos impulsionar a qualificar ainda mais o trabalho junto às crianças”, afirmou a coordenadora Caroline Cardoso. Durante as visitas, as educadoras tiveram a oportunidade de observar a documentação pedagógica que registra os percursos vividos pelas crianças, a organização dos espaços e a forma como promovem encontros, relações e brincadeiras, e a seleção cuidadosa de materiais que potencializam o pensamento e a criatividade de adultos e crianças. A imersão na história e na cultura da abordagem educativa de Reggio Emilia, que teve Lóris Malaguzzi (1920-1994) como precursor, foi um momento de profunda reflexão e aprendizado. Ir. Lúcia Jacinta Finassi ressaltou a importância da experiência: “Visitar escolas de Educação Infantil destas 5 cidades italianas nos ajudou a compreender os princípios e fundamentos que sustentam uma proposta pedagógica de qualidade. Observamos crianças em seus ambientes educativos, conversamos com professoras, pedagogistas, admiramos e nos inspiramos, trouxemos na bagagem não receitas prontas, mas, diferentes interpretações e vivências dos direitos da infância, da importância dos ambientes, da organização pedagógica, dos tempos, espaços e materiais, do trabalho colaborativo e do diálogo constante com o território”. A jornada foi enriquecida pelas mediações da doutora em Educação Sariane Pecoits e da professora Cilene Tinelli, que além de traduzirem os diálogos, compartilharam seus conhecimentos e vivências como cidadãs italianas. O grupo de educadoras já se dedica há algum tempo ao estudo das pedagogias participativas e tem promovido diversas inovações no Instituto Laura Vicuña. Participar deste intercâmbio foi uma oportunidade única para aprofundar os conhecimentos sobre a abordagem de Reggio Emilia, com a qual o grupo já está familiarizado, especialmente na Educação Infantil. Glória Boaventura, professora da Educação Infantil, refletiu sobre a experiência: “Lóris Malaguzzi defendia que devemos reconhecer e valorizar as diversas expressões das crianças. Acreditamos estar no caminho certo, com práticas que ainda iremos incluir em nossas trajetórias, potencializando o ensino e a aprendizagem por meio da escuta, do diálogo, das ideias e das descobertas que partem das crianças.” Há dois anos, o Instituto Laura Vicuña incorporou ao seu corpo docente uma professora atelierista (profissional da área das artes especializada em estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos), Júlia Tolla, que acompanha, escuta e impulsiona, junto às professoras, as pesquisas das crianças. “Foi enriquecedor participar dessa imersão e conhecer de perto uma abordagem que coloca as crianças como protagonistas. Poder aprofundar os conceitos e teorias de forma prática fez com que eu ressignificasse a forma como vejo e vivo a educação. Foi um privilégio estar cercada de pessoas que acreditam nas infâncias e se dedicam a construir uma educação de qualidade”, afirmou Júlia. 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A Rede Salesiana Brasil acredita que, ao compartilhar e construir coletivamente, ultrapassamos fronteiras e alcançamos novos horizontes, este grupo se propôs a compartilhar, aprofundar seus estudos e inovar em suas práticas pedagógicas.  Sobre a abordagem educativa de Reggio Emilia - Esta abordagem traz um olhar cuidadoso e respeitoso para a educação da infância, centrada na criança como protagonista ativa do seu próprio aprendizado. Essa abordagem valoriza o ambiente escolar como um "terceiro educador", em que espaços bem organizados e esteticamente estimulantes são fundamentais para inspirar a criatividade e a investigação. Por meio da observação atenta, da documentação dos processos de aprendizagem e da promoção do diálogo, a metodologia fomenta a construção coletiva do conhecimento e integra as diversas linguagens expressivas. 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