23/02/2024

Conquistas nos vestibulares e no Enem são celebradas

Conquistas nos vestibulares e no Enem são celebradas
Foto: Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna, Araçatuba (SP)

Os alunos do Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna, de Araçatuba (SP), têm muito a comemorar neste ano, com diversas conquistas em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Isadora Valereto Bicharelli, Giovanna Corrêa Pereira, Vinícius Tavares Leite, Mateus Bonato Manarelli e Arthur Gabriel Nobuo Kimura são alguns dos jovens que se destacaram e garantiram vagas em faculdades renomadas.

Isadora Valereto Bicharelli, 18 anos, que estudou no Colégio Salesiano desde o 1° ano do Ensino Fundamental, obteve uma nota geral de 680,4 no Enem, com impressionantes 940 pontos na redação. Isadora destacou a experiência gratificante que teve ao longo dos anos no colégio, mencionando a acolhida, a estrutura da escola, o corpo docente e as amizades construídas.

Outra estudante de destaque é Giovanna Corrêa Pereira, 18 anos, que ingressou no Colégio Salesiano no 5° ano, formando-se em 2023. Com 920 pontos na redação do Enem, Giovanna também conquistou vaga no curso de Direito na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas. “Só gratidão pelo apoio recebido e pela experiência vivida no Colégio”, disse.

Vinícius Tavares Leite, 17 anos, enfrentou diversos vestibulares renomados, como Unesp, Unicamp, Fuvest e UEM (vestibular de inverno), todos para Licenciatura em Física. Apesar de passar para a segunda fase em três deles, limitações financeiras impediram sua continuidade. Contudo, Vinícius não desistiu e conquistou o primeiro lugar na Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde já está matriculado. “As conquistas se devem ao apoio dos professores e ao suporte psicológico ao longo dos anos no Salesiano”, frisou.

Arthur Gabriel Nobuo Kimura, 17 anos, aluno desde o antigo pré 1, também se destacou nos vestibulares. Com 724 pontos de média bruta no Enem e 940 na redação, prestou diversos vestibulares para Engenharia Química, sendo aprovado na UEM. Arthur planeja fazer cursinho este ano com o objetivo de passar no vestibular de Medicina.

Maria Carolina França Landin, de 17 anos, que também se formou em 2023, obteve uma nota de 860 na redação do Enem, assim como Mateus Bonato, de 18 anos, que alcançou 460 na Redação e deverá cursar Engenharia de Bioprocessos na Universidade Paulista (Unip). Ao prestar vestibular no UniSALESIANO, inicialmente aprovada para Farmácia, decidiu seguir o caminho da Educação Física e, atualmente, está matriculado no tão sonhado curso.

Todas as histórias de sucesso dos alunos mostram o compromisso do Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna em fornecer uma educação de qualidade e prepará-los para desafios acadêmicos e profissionais. “Além da importância do ambiente acolhedor e do suporte oferecido pelos professores na formação dos estudantes. “Parabéns aos formandos de 2023 por suas conquistas e desejamos sucesso em suas jornadas acadêmicas”, finalizou a Diretora Pedagógica da Instituição, Liliana Aparecida Corá, a Lili.

Fonte: Assessoria de Comunicação, Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna, Araçatuba (SP)

Mais Recentes

Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora é declarado patrimônio cultural

O tombamento é motivado pela importância histórica, cultural e religiosa do Monumento para a cidade O Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro de Santa Rosa, em Niterói, foi oficialmente declarado patrimônio cultural imaterial. A Prefeitura sancionou a lei do vereador Allan Lyra com a medida e publicou no Diário Oficial do Município, no dia 19 de junho. O monumento, que fica no Morro do Alarico, é uma estátua com seis metros de altura e pedestal de 28 metros. O acesso a ele é feito pela escada que começa no Colégio Salesiano, ao lado da Basílica Nossa Senhora Auxiliadora. Segundo a publicação no Diário Oficial, o tombamento se dá em razão da importância histórica, cultural e religiosa do Monumento Nossa Senhora Auxiliadora para a cidade. Com a nova lei, o Poder Público Municipal poderá apoiar e promover ações de divulgação e eventos que visem à valorização histórica, cultural e religiosa do Monumento, incentivando a participação da população niteroiense na preservação e no conhecimento do patrimônio. Inaugurado no dia 8 de dezembro de 1900, o Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora foi idealizado pelo padre Luis Zanchetta e projetado pelo engenheiro salesiano Domingos Delpiano. A obra tem o estilo Bossan, um misto de gótico e árabe. Com pedestal de 28 metros e uma estátua com 6 metros, totalizando 34 metros de altura. O monumento completará 125 anos, em dezembro deste ano.   Fonte: João Eduardo Dutra - Jornal A Tribuna

Alunos do Salesiano Campos fazem podcasts para refletir sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio participaram de uma iniciativa inovadora nas aulas de Redação: a criação de podcasts com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto foi proposto pela professora Natália Lisboa e teve como principal objetivo despertar o senso crítico, a empatia e o compromisso social dos estudantes por meio da produção textual e da comunicação oral. Durante o processo, os alunos realizaram entrevistas com pessoas da comunidade escolar e local, investigando os principais desafios enfrentados para o cumprimento dos ODS — como a erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, entre outros temas. Com base nas entrevistas e pesquisas, os estudantes redigiram roteiros e gravaram episódios de podcast em que discutiram, de forma clara e engajada, as dificuldades e possíveis soluções para esses problemas. A atividade uniu habilidades de escuta ativa, argumentação, linguagem oral e escrita, além de estimular o trabalho em equipe e a consciência cidadã. O resultado foi uma série de podcasts criativos, informativos e comprometidos com um futuro mais justo e sustentável. O projeto evidencia o papel transformador da escola na formação de jovens protagonistas e conscientes do seu papel na sociedade. Fonte: Inspetoria São João Bosco

Colégio Salesiano participa de ação ecológica na II Regata Cabanga do Meio Ambiente e reforça compromisso com a educação integral

A Rede Salesiana Brasil marcou presença na II Regata Cabanga do Meio Ambiente, realizada no dia 8 de junho, no Recife (PE), por meio da participação ativa dos estudantes do Colégio Mazzarello. Com protagonismo juvenil e espírito de solidariedade, os jovens uniram esporte, cuidado com a Casa Comum e consciência ambiental, recolhendo 47,3 kg de resíduos sólidos durante a ação. Promovida pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em parceria com o Instituto Cabanga de Responsabilidade Social, a regata reuniu 31 velejadores em 12 embarcações e resultou na retirada de 382 kg de resíduos da Bacia do Pina, superando em mais de 270% os resultados da edição anterior. O diferencial da competição é claro: vence quem recolher mais lixo das águas e do entorno, promovendo um modelo esportivo ambientalmente responsável. Alunos do Ensino Médio do Colégio Mazzarello participaram sob orientação do professor Ary Júnior, da disciplina de Geografia. Divididos em equipes, eles conquistaram posições de destaque na categoria Snipe, ocupando os três primeiros lugares no pódio e demonstrando que a educação salesiana vai além da sala de aula: forma cidadãos conscientes e comprometidos com o bem comum. “Essa experiência reforça a missão da Rede Salesiana de promover uma educação integral que articula conhecimento acadêmico, valores cristãos e ações concretas em favor da sustentabilidade”, destacou o professor Ary Júnior. A presença dos estudantes também fortalece os compromissos da Rede com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 4 (Educação de Qualidade), 13 (Ação contra a mudança global do clima) e 14 (Vida na água). A participação na regata integra a proposta pedagógica de incentivar o protagonismo juvenil e o cuidado com a Criação, em sintonia com a Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco. O evento ainda contou com a participação da ONG Recapibaribe, do Projeto Mão no Mangue — que completa 10 anos em 2025 com mais de 340 toneladas de resíduos retirados do ecossistema — e com apoio de entidades públicas e privadas. A ação reforça uma certeza de que a educação salesiana, ancorada na espiritualidade, no cuidado e na cidadania, é também uma resposta concreta aos desafios ambientais do nosso tempo. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações do site do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e professor Ari Júnior

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil