Copa Salesiana de Xadrez reúne estudantes de escolas sergipanas
19/06/2024

Copa Salesiana de Xadrez reúne estudantes de escolas sergipanas

Copa Salesiana de Xadrez reúne estudantes de escolas sergipanas
Foto: Colégio Salesiano Aracaju

O Colégio Salesiano de Aracaju, em parceria com a Federação Sergipana de Xadrez (FSX), realizou a 4ª Etapa do Circuito Escolar de Xadrez, que reuniu 192 estudantes de 21 escolas. O evento tem como objetivo valorizar a prática do xadrez em ambientes escolares, e busca criar meios para que crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares participem de campeonatos na modalidade. 

Durante o evento as famílias presentes, na arquibancada do Ginásio Dom Bosco, tiveram a oportunidade de ver a concentração, o raciocínio lógico, as táticas e estratégias dos estudantes. De acordo com a organização e divulgação do evento, o Colégio Haroldo Rocha conquistou o 1º lugar (88 pontos), o Colégio Salesiano Aracaju o 2º lugar (61 pontos) e o Colégio Santana o 3º lugar (53 pontos).

Para o professor de xadrez, Lucas William, a Copa Salesiana de Xadrez foi importante para expandir a modalidade nas escolas. “O xadrez apresenta benefícios significativos para os enxadristas e educadores. Assim, é fundamental que as escolas abracem a modalidade nos âmbitos pedagógico e esportivo. Avalio a Copa de forma positiva, realizamos um megaevento. Dentre as 4 etapas do Circuito, obtivemos a maior média de público, que abrilhantou ainda mais a nossa competição”, expressou.

Fonte: Inspetoria São Luiz Gonzaga

 

Mais Recentes

Escola Salesiana São José conquista novamente medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Foguetes

Pelo 3º ano consecutivo, a Escola Salesiana São José, de Campinas (SP), celebra o excelente desempenho de seus estudantes na Olimpíada Brasileira de Foguetes 2025 (OBAFOG). Conquista esta que reafirma o compromisso da instituição com a educação científica e a formação integral dos jovens. Os alunos do Ensino Médio participaram de diferentes etapas da competição e demonstraram grande dedicação, curiosidade e domínio dos conhecimentos necessários para os lançamentos. Os resultados alcançados garantiram à escola dois troféus de ouro e o convite para integrar a Jornada de Foguetes, realizada em Barra do Piraí (RJ). Durante o evento, os estudantes vivenciaram uma programação repleta de aprendizado e experimentação: palestras, oficinas e novos lançamentos de foguetes, além de momentos de convivência e troca com equipes de todo o país. O professor responsável também participou de atividades formativas, fortalecendo ainda mais a cultura científica no ambiente escolar. Nos últimos três anos, a Escola Salesiana São José soma 4 troféus de ouro e 1 de prata na competição, um histórico que evidencia não apenas o talento e o engajamento dos alunos, mas também o trabalho qualificado da equipe pedagógica e o incentivo constante a projetos de investigação científica. Sobre a OBA e a OBAFOG A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) são iniciativas nacionais voltadas ao estímulo do conhecimento científico. A participação é aberta a escolas públicas e privadas, de áreas urbanas ou rurais, ampliando o acesso à ciência e à descoberta. Comunicação da RSB com informações da Escola Salesiana São José - Campinas.  

Instituto Auxiliadora inicia 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] em São João del Rei (MG)

Nos dias 23 e 24 de outubro, o Instituto Auxiliadora, em São João del Rei (MG), deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB) que visa o fortalecimento contínuo da qualidade acadêmica e humana nas instituições educativas salesianas de todo o país. A proposta se baseia na análise criteriosa dos resultados construídos ao longo do primeiro ciclo, alinhando estratégias e renovando o compromisso com uma educação de excelência. Durante os dois dias de atividades, a equipe gestora da escola se dedicou à revisão e aperfeiçoamento dos planos de ação, com foco na formação integral dos estudantes, no cuidado com as pessoas e na sustentabilidade institucional. Segundo Anderson Leal, gestor de Projetos Educacionais da RSB, o novo ciclo avança em três grandes eixos estratégicos: “Consolidação dos planos de ação institucionais, garantindo que cada escola avance com metas claras, indicadores definidos e acompanhamento sistemático dos resultados; fortalecimento da formação das equipes, com foco na liderança pedagógica, no protagonismo pastoral e no desenvolvimento profissional continuado dos colaboradores; e integração entre dimensões pedagógica, pastoral e de gestão, promovendo uma cultura de corresponsabilidade, inovação e sustentabilidade.” Entre as expectativas para os próximos meses, destaca: “O aperfeiçoamento dos processos de avaliação e acompanhamento, a melhoria contínua dos indicadores de aprendizagem e engajamento, o aumento da visibilidade da pastoral escolar e o avanço na internacionalização, como pilares da proposta de excelência humana e acadêmica da Rede Salesiana Brasil.” Para o Instituto Auxiliadora, este novo ciclo representa um caminho de avanço e de consolidação de práticas que garantem inovação pedagógica, fortalecimento da identidade salesiana e melhoria contínua do ambiente escolar. O acompanhamento sistemático das ações assegura que cada etapa esteja integrada ao projeto educativo salesiano. A partir das reflexões e direcionamentos construídos nesse encontro, a escola segue confiante em sua missão de educar com amor, fé e competência, cuidando do presente e planejando o futuro com responsabilidade e visão transformadora. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Colégio Castelo e Editora Edebê realizam plantão pedagógico e apresentam novo material didático

“Identidade” reforça protagonismo juvenil, alinhado as diretrizes do Ensino Médio   O Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo recebeu nesta semana a visita da especialista educacional da Editora Edebê Brasil, Laiana Rosendo Oliveira, para uma série de encontros com docentes da Educação Infantil ao Ensino Médio. A visita fez parte do Plantão Pedagógico, ação de mentoria e acompanhamento, que tem como objetivo promover o diálogo entre a equipe pedagógica e a editora.   Durante dois dias, Laiana conduziu momentos de conversa individual e em pequenos grupos, ouvindo as vivências em sala de aula e recolhendo sugestões para aprimorar as coleções Girolhar, Nautas e Rotas, que integram o portfólio pedagógico da Edebê adotado pelo Colégio Castelo.   De acordo com a especialista, o Plantão Pedagógico é um espaço de escuta e construção coletiva, no qual os professores compartilham desafios, boas práticas e percepções sobre o material utilizado. “Eles têm a oportunidade de sugerir melhorias, que são repassadas ao nosso editorial, enquanto nós também compartilhamos sugestões de práticas que possam enriquecer o processo de ensino e aprendizagem”, explica Laiana.   A visita também incluiu a apresentação da nova coleção ‘Identidade’, que será implantada no Ensino Médio a partir de 2026. No encontro com o grupo de docentes, a especialista destacou que o material passou por uma reformulação significativa, baseada em dois eixos principais: a atualização em consonância com os documentos oficiais que orientam o Ensino Médio e a aproximação com o perfil dos jovens contemporâneos. “Tivemos uma grande preocupação em alinhar os materiais às diretrizes educacionais atuais. A nova coleção traz uma linguagem mais próxima dos estudantes de hoje, conectada ao universo deles e às suas formas de aprender”, explicou.   Laiana ressaltou ainda o potencial formativo do novo material, que visa estimular o pensamento crítico, o protagonismo juvenil e a autonomia intelectual. “O material busca preparar o aluno tanto para os vestibulares, o Enem quanto para a vida, para que saibam fazer boas escolhas e trilhar seus próprios caminhos com segurança.”   O sucesso desse trabalho depende diretamente da parceria com escolas que valorizam o diálogo e o desenvolvimento contínuo dos seus profissionais, requisitos que a profissional fez questão de destacar. “As trocas foram riquíssimas e eu também aprendi muito. A equipe do Castelo demonstra profundo conhecimento pedagógico, estuda, reflete e domina o material, trazendo contribuições muito pertinentes”, finaliza.   Alysson Nogueira do Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil