A Salesianidade atravessa toda a identidade das instituições salesianas de Educação, desde a Educação Infantil, Básica, passando pela aprendizagem e no Ensino Superior. Entretanto, para quem não vive a rotina de uma instituição salesiana, o conceito de Salesianidade pode ser mais distante de se entender.
O termo engloba valores e conceitos de espiritualidade e visão de mundo da Família Salesiana, que se expressam na missão de educar e evangelizar os jovens, especialmente os mais pobres. Tal missão tem como inspiração o legado de São João Bosco, que dedicou sua vida à educação dos jovens, especialmente das classes mais vulneráveis.
A Salesianidade se concretiza no dia-a-dia das instituições salesianas e se manifesta em diversos aspectos. Dentre eles:
A predileção pelos jovens: Os educadores salesianos são chamados a amar e respeitar os jovens, a acreditar em suas potencialidades e a ajudá-los a desenvolver suas capacidades. Tais ensinamentos precisam ser passados por meio do amor, do acolhimento e da presença.
Sistema Preventivo: O Sistema Preventivo é o método educativo desenvolvido por Dom Bosco. Ele se baseia em três pilares: a razão, a religião e a amorevolezza (termo que pode ser traduzido por valores como amor, amabilidade, cordialidade, carinho ou doçura).
Espiritualidade: Não há como compreender ou aplicar o Sistema Preventivo de Dom Bosco sem a religião, ou religiosidade: esta é uma das bases do sistema, tão importante quanto a razão e a bondade.
O ambiente salesiano é qualificado por uma espiritualidade que permeia a vida de jovens e adultos e se caracteriza pela fé em Deus, põe no centro o mistério pascal de Jesus Cristo, encarnado, morto e ressuscitado, e a presença ativa de Maria Santíssima. Na Educação Infantil, a Salesianidade se manifesta no cuidado e na atenção que os educadores dedicam às crianças. Eles são chamados a criar um ambiente acolhedor e estimulante, onde as crianças possam se sentir seguras e livres para aprender e crescer.
A SALESIANIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
No cotidiano da Educação Infantil, a Salesianidade se torna evidente em:
Atividades lúdicas: importante ferramenta na educação infantil, as atividades ajudam as crianças a aprender brincando e vivendo a realidade, de forma divertida e significativa;
Coletividade: trabalhar em equipe é uma habilidade importante que as crianças aprendem desde cedo. Ela ajuda as crianças a desenvolver o senso de cooperação e solidariedade;
Respeito às diferenças: os educadores salesianos são chamados a respeitar as diferenças individuais das crianças. Eles ensinam as crianças a valorizar as diferenças e a conviver com pessoas de diferentes culturas e origens.
EDUCAÇÃO BÁSICA E APRENDIZAGEM
Durante os anos do Ensino Fundamental, Médio e nas obras voltadas para os adolescentes aprendizes, a Salesianidade se manifesta na formação integral dos alunos. Os educadores salesianos são chamados a ajudar os alunos a desenvolver suas capacidades intelectuais, físicas, emocionais e espirituais.
São exemplos da manifestação da Salesianidade nesta etapa:
Formação integral: os educadores salesianos não se limitam ao ensino acadêmico da educação formal. Eles também se preocupam com a formação integral dos alunos, incluindo sua formação moral, espiritual e social.
Protagonismo juvenil: os educadores salesianos incentivam o protagonismo juvenil. Eles ensinam os alunos a serem protagonistas de suas próprias vidas e a assumirem responsabilidades.
ENSINO SUPERIOR
Na etapa da Educação Superior, como no caso do Centro Universitário Salesiano (UniSales), mantido pela Inspetoria São João Bosco, a Salesianidade se manifesta na formação de profissionais competentes e comprometidos com a transformação social. Os educadores salesianos são chamados a formar profissionais que sejam capazes de contribuir para a construção de um mundo mais justo e fraterno. Dentre os valores, destacam-se:
Formação profissional: pautados pela Salesianidade, o ensino superior salesiano se preocupa em garantir uma formação profissional prática e com as experiências reais da vida profissional aos alunos, garantindo todas as competências técnicas necessárias para uma trajetória de sucesso no mercado de trabalho.
Formação integral: a educação salesiana não se limita à formação profissional, buscando construir também a formação moral, espiritual e social de cada indivíduo.
Compromisso com a transformação social: os educadores salesianos incentivam o compromisso dos alunos com a transformação social. Eles ensinam os alunos a serem agentes de mudança no mundo.
A Salesianidade é uma inspiração para os educadores salesianos em todo o mundo. Como ensinado por São João Bosco e Madre Mazzarello, a Salesianidade contempla um caminho para formar jovens que sejam cidadãos conscientes e comprometidos com a construção de um mundo melhor.
Fonte: Inspetoria São João Bosco