Dia do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) na RSB
22/08/2023

Dia do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) na RSB

Dia do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) na RSB

O Dia do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a), celebrado hoje, terça-feira (22), homenageia essa profissão que tem como responsabilidade estabelecer parcerias essenciais com os educadores, trazendo novas metodologias e práticas às instituições de ensino. Esses profissionais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento educacional do país e, diante desta ocasião especial, a Rede Salesiana Brasil (RSB) destaca histórias inspiradoras de seus Coordenadores(as) Pedagógicos(as), cuja dedicação está contribuindo de forma positiva e eficaz para a formação integral de inúmeras crianças, adolescentes e jovens pelo país. Confira:

 

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO, RIO DO SUL (SC)

“Ser coordenadora pedagógica nesta instituição me encanta, pois acredito que a educação é a chave para transformar vidas e construir um futuro melhor para todos”

Regiane Cristina Momm, que está no cargo de Coordenadora Pedagógica do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Rio do Sul (SC), desde janeiro de 2020, compartilha um pouco da sua paixão pela profissão: “Meu objetivo como Coordenadora Pedagógica é contribuir para o crescimento e sucesso da instituição, promovendo uma educação de qualidade, inspirando e capacitando alunos e professores para alcançarem seu pleno potencial. Ao estudar a filosofia de Dom Bosco, encontrei uma abordagem única, baseada no Sistema Preventivo: razão, religião e amor”, diz.

Questionada sobre os desafios que professores e alunos passaram no período pós-pandêmico, a professora comenta que toda as escolas estão passando por momentos significativos, porque “a pandemia da COVID-19 trouxe mudanças abruptas nas escolas, acentuando as desigualdades educacionais existentes no país. Além disso, as dificuldades de aprendizagem e o aumento do nível de estresse e ansiedade afetam tanto os alunos quanto os professores. Diante desses desafios, é fundamental criar estratégias eficazes de formação de professores e coordenar esforços para promover a inclusão de todos os estudantes. É preciso garantir que as políticas educacionais considerem as necessidades individuais dos alunos e valorizem a formação integral”, comenta a Regiane.

Com um trabalho multifacetado e que exige uma boa gestão do tempo, a Coordenadora Pedagógica lembra que é importante estabelecer prioridades, planejar atividades com antecedência e delegar tarefas quando possível são estratégias eficazes para lidar com essa questão. “Implementar mudanças no ambiente escolar geralmente acarreta resistência por parte da equipe docente. Promovo ações de sensibilização, diálogo e envolvimento dos professores no processo de planejamento e tomada de decisões, visando uma maior aceitação e engajamento”, conclui a Coordenadora Pedagógica. 

 

 

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO, CAMPO GRANDE (MS)

“O coordenador pedagógico é um animador de toda a comunidade educativa, contribuindo com a gestão da escola”

Para Lúdio da Silva, que é coordenador pedagógico desde 1991, no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Campo Grande (MS), seu cargo garante na prática a continuação da missão de Dom Bosco. Para ele, o Coordenador Pedagógico tem o objetivo de auxiliar os salesianos na implantação de um sistema pedagógico e administrativo mais sustentável economicamente e que consiga atrair bons profissionais com salários melhores. “Os principais desafios são manter a espiritualidade salesiana e aplicar o Sistema Preventivo de Dom Bosco entre toda a comunidade educativa, entre pais, alunos, professores e colaboradores, mesmo em tempos difíceis, caracterizados por valores efêmeros, consumismo exacerbado, valores familiares dilacerados pelos meios de comunicação e pelas redes sociais”, comenta o Coordenador Pedagógico.  

Lúdio acredita que em uma escola salesiana, a exemplo de Dom Bosco, o coordenador precisa estar entre os jovens e adolescentes, fazer também o que eles gostam e não somente ficar no escritório aplicando as penas previstas no Regimento Escolar. “Aqui no Dom Bosco, além das atividades específicas da Coordenação Pedagógica, desenvolvo outras funções na área de comunicação e marketing, organizador e apresentador das cerimônias e eventos da escola. Seguindo o espírito de Dom Bosco, participo de animadas ‘peladas’ de futebol com os alunos, mesmo já entrando na fase dos 60 anos. Nos eventos culturais, fazemos apresentações musicais juntamente com os professores”, ressalta Lúdio.

 

 

COLÉGIO SALESIANO JARDIM CAMBURI, VITÓRIA (ES)

“É importante manter a esperança e trabalhar coletivamente para construir uma educação melhor para as gerações presentes e futuras”

Fabíola de Almeida, do Colégio Salesiano Jardim Camburi, em Vitória (ES), é Supervisora Pedagógica há 20 anos, sendo que 10 deles estão sendo no Colégio Salesiano. Para Fabíola, o compromisso contínuo com a inovação, a colaboração e a busca constante por soluções pode contribuir para uma educação mais relevante, inclusiva e eficaz. “Busco constantemente aprimorar as habilidades de liderança, comunicação e tomada de decisão, além de me manter atualizada sobre as melhores práticas pedagógicas e as tendências educacionais. A flexibilidade, adaptabilidade e a busca por soluções inovadoras também são qualidades importantes para enfrentar os desafios”, recorda Fabíola.

No Colégio Salesiano, Fabíola diz que tem como fonte de metas e objetivos o desenvolvimento de estratégias para elevar o desempenho dos(as) estudantes. Além de criar um ambiente inclusivo onde todos(as), independentemente de suas necessidades, possam se desenvolver, proporcionando também uma formação contínua aos professores por meio de treinamentos, workshops e orientações individuais, com foco no aprimoramento de suas habilidades pedagógicas. “O compromisso contínuo com a inovação, a colaboração e a busca constante por soluções pode contribuir para uma educação mais relevante, inclusiva e eficaz. Embora haja desafios significativos na área educacional, há também razões para sermos otimistas em relação ao futuro da educação”, comenta a Supervisora Pedagógica.

 

 

INSTITUTO LAURA VICUÑA, URUGUAIANA (RS)

“Acredito que para acompanhar o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças e dos jovens, precisamos ter coragem para superar os desafios, acreditando nas potencialidades de cada sujeito. Isso é, sem dúvida, um ato de amor!”

Karla Pereira Rutz é Coordenadora Pedagógica desde 2019 no Instituto Laura Vicuña. Para ela, coordenar é um grande desafio diário de acompanhamento dos professores na busca por metodologias e estratégias para encontrar, como dizia Dom Bosco, a corda que vibra em cada estudante, para que se sintam acolhidos e amados. “Tenho como meta estar em constante busca de atualização, pois reconheço que o cenário social de mudanças nos exige essa postura. Também tenho o objetivo de continuar sendo uma educadora que se coloque no caminho como ser humano”, comenta Karla.

Enfrentar inúmeros desafios faz parte da rotina do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) nas escolas. “Penso que estamos enfrentando desafios voltados às questões socioemocionais, tecnológicas, formação de professores, o Novo Ensino Médio, mas acredito fortemente na potência da aprendizagem e nas mudanças que ela pode promover”, diz a Coordenadora Pedagógica.

 

 

SALESIANO SAGRADO CORAÇÃO, RECIFE (PE)

“Educar para a vida, educar para a liberdade, para que com as ferramentas do saber possamos contribuir para um mundo mais justo, solidário e feliz.”

Sendo Coordenador Pedagógico há 20 anos, e desses, 10 anos no Salesiano Sagrado Coração, em Recife (PE), Luiz Carlos de Almeida lembra que o Coordenador Pedagógico exerce um papel crucial em uma instituição educacional, porque esse profissional lida com diversos desafios que passam pelo desenvolvimento e pela melhoria do processo de ensino e aprendizagem até a satisfação de estudantes e pais. “A principal meta é a excelência acadêmica, buscando concretizar projetos pertinentes ao crescimento dos alunos de maneira integral. Depois, ajudar na realização pessoal dos alunos. Fazê-los felizes. A escola é um ambiente de felicidade, do encontro saudável entre os pares, lugar de realização. Portanto gerir processos para que sejam bons cristãos e honestos cidadãos”, comenta o Coordenador Pedagógico.

Luiz é uma pessoa feliz em sua profissão, está realizado em poder viver tanto tempo em uma escola onde, constantemente, passeiam pelos corredores várias crianças, jovens e adultos. “Procuro ser próximo, escutar as demandas, buscar ajudar nas realidades pertinentes ao trabalho pedagógico, mas também me interessar pelas dificuldades que enfrentam, buscando soluções. Saber escutar a todos para depois tomar as decisões necessárias. Uma realidade que, pelo menos para mim, torna-se imprescindível é a oração, pois sempre busco pedir a Deus que ilumine as minhas decisões”, conclui.

 

 

INSTITUTO NOSSA SENHORA DA GLÓRIA - COLÉGIO CASTELO, RIO DAS OSTRAS (RJ)

“As metas e objetivos de uma Coordenadora Pedagógica é ser uma referência de educadora salesiana”

Trabalhando no Instituto Nossa Senhora Da Glória desde 2014, Lubia Pereira Cavalcanti é Coordenadora Pedagógica desde o ano 2000. Na sua visão, o(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) dever ser uma referência enquanto liderança da equipe de professores. Deve sempre atender às necessidades e expectativas pedagógicas dos(as) estudantes e suas famílias.

A Coordenadora Pedagógica, seguindo os caminhos e exemplos de Dom Bosco, recorda de um momento muito especial que acontece, e aconteceu constantemente, em seu ambiente de trabalho. “Tenho na minha sala um quadro com a imagem de Dom Bosco. Todos os dias olho para ele e me emociono quando lembro de sua frase que toca o fundo do meu coração. É como seu eu estivesse falando para os meus meninos: ‘Meus caros jovens, eu vos amo de todo coração, basta-me saber que sois jovens para que vos ame profundamente’”, diz Lubia.

 

 

COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA, PETROLINA (PE) 

“O momento é sobre criar memórias afetivas, amor à natureza e respeito às infâncias”

A Coordenadora Pedagógica Maria da Conceição Souza, do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina (PE), atua nesse cargo desde 2017. Com uma excelente experiência na sua área de formação, Maria tem como metas e objetivos o aprimoramento contínuo da qualidade educacional, o desenvolvimento de estratégias de ensino inovadoras, a criação de um ambiente acolhedor para os estudantes e a colaboração com a comunidade educativa para fortalecer a parceria entre a Instituição e as famílias. “Os principais desafios da Coordenação Pedagógica são a implementação de novas metodologias, a comunicação eficaz com professores e famílias e a adaptação às mudanças educacionais. Para superá-las, é importante investir em formação contínua, incentivar a colaboração entres professores, envolver os pais na educação e estar aberta aos feedbacks para ajustar as estratégias conforme necessário”, relata Maria.

Em sua visão, a Coordenadora Pedagógica conta: “Oportunizamos aos nossos alunos uma verdadeira imersão no habitat natural da ararinha azul, onde exploraram a biodiversidade, compartilharam saberes e trocaram experiências com as crianças de uma escola pública em uma comunidade quilombola. Um verdadeiro convite para todos nós deixarmos fluir a criança interior, sentindo o vento no rosto, correndo, empinando pipa, chamando a atenção para a proteção das Ararinhas”, conclui a Coordenadora Pedagógica.

  

A Rede Salesiana Brasil agradece a cada Coordenador Pedagógico e cada Coordenadora Pedagógica das suas Instituições de Ensino por toda dedicação diária à formação integral de “bons cristãos e honestos cidadãos”.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil / Fotos: Arquivos pessoais dos entrevistados(as)

Mais Recentes

Instituto Auxiliadora inicia 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] em São João del Rei (MG)

Nos dias 23 e 24 de outubro, o Instituto Auxiliadora, em São João del Rei (MG), deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB) que visa o fortalecimento contínuo da qualidade acadêmica e humana nas instituições educativas salesianas de todo o país. A proposta se baseia na análise criteriosa dos resultados construídos ao longo do primeiro ciclo, alinhando estratégias e renovando o compromisso com uma educação de excelência. Durante os dois dias de atividades, a equipe gestora da escola se dedicou à revisão e aperfeiçoamento dos planos de ação, com foco na formação integral dos estudantes, no cuidado com as pessoas e na sustentabilidade institucional. Segundo Anderson Leal, gestor de Projetos Educacionais da RSB, o novo ciclo avança em três grandes eixos estratégicos: “Consolidação dos planos de ação institucionais, garantindo que cada escola avance com metas claras, indicadores definidos e acompanhamento sistemático dos resultados; fortalecimento da formação das equipes, com foco na liderança pedagógica, no protagonismo pastoral e no desenvolvimento profissional continuado dos colaboradores; e integração entre dimensões pedagógica, pastoral e de gestão, promovendo uma cultura de corresponsabilidade, inovação e sustentabilidade.” Entre as expectativas para os próximos meses, destaca: “O aperfeiçoamento dos processos de avaliação e acompanhamento, a melhoria contínua dos indicadores de aprendizagem e engajamento, o aumento da visibilidade da pastoral escolar e o avanço na internacionalização, como pilares da proposta de excelência humana e acadêmica da Rede Salesiana Brasil.” Para o Instituto Auxiliadora, este novo ciclo representa um caminho de avanço e de consolidação de práticas que garantem inovação pedagógica, fortalecimento da identidade salesiana e melhoria contínua do ambiente escolar. O acompanhamento sistemático das ações assegura que cada etapa esteja integrada ao projeto educativo salesiano. A partir das reflexões e direcionamentos construídos nesse encontro, a escola segue confiante em sua missão de educar com amor, fé e competência, cuidando do presente e planejando o futuro com responsabilidade e visão transformadora. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Colégio Castelo e Editora Edebê realizam plantão pedagógico e apresentam novo material didático

“Identidade” reforça protagonismo juvenil, alinhado as diretrizes do Ensino Médio   O Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo recebeu nesta semana a visita da especialista educacional da Editora Edebê Brasil, Laiana Rosendo Oliveira, para uma série de encontros com docentes da Educação Infantil ao Ensino Médio. A visita fez parte do Plantão Pedagógico, ação de mentoria e acompanhamento, que tem como objetivo promover o diálogo entre a equipe pedagógica e a editora.   Durante dois dias, Laiana conduziu momentos de conversa individual e em pequenos grupos, ouvindo as vivências em sala de aula e recolhendo sugestões para aprimorar as coleções Girolhar, Nautas e Rotas, que integram o portfólio pedagógico da Edebê adotado pelo Colégio Castelo.   De acordo com a especialista, o Plantão Pedagógico é um espaço de escuta e construção coletiva, no qual os professores compartilham desafios, boas práticas e percepções sobre o material utilizado. “Eles têm a oportunidade de sugerir melhorias, que são repassadas ao nosso editorial, enquanto nós também compartilhamos sugestões de práticas que possam enriquecer o processo de ensino e aprendizagem”, explica Laiana.   A visita também incluiu a apresentação da nova coleção ‘Identidade’, que será implantada no Ensino Médio a partir de 2026. No encontro com o grupo de docentes, a especialista destacou que o material passou por uma reformulação significativa, baseada em dois eixos principais: a atualização em consonância com os documentos oficiais que orientam o Ensino Médio e a aproximação com o perfil dos jovens contemporâneos. “Tivemos uma grande preocupação em alinhar os materiais às diretrizes educacionais atuais. A nova coleção traz uma linguagem mais próxima dos estudantes de hoje, conectada ao universo deles e às suas formas de aprender”, explicou.   Laiana ressaltou ainda o potencial formativo do novo material, que visa estimular o pensamento crítico, o protagonismo juvenil e a autonomia intelectual. “O material busca preparar o aluno tanto para os vestibulares, o Enem quanto para a vida, para que saibam fazer boas escolhas e trilhar seus próprios caminhos com segurança.”   O sucesso desse trabalho depende diretamente da parceria com escolas que valorizam o diálogo e o desenvolvimento contínuo dos seus profissionais, requisitos que a profissional fez questão de destacar. “As trocas foram riquíssimas e eu também aprendi muito. A equipe do Castelo demonstra profundo conhecimento pedagógico, estuda, reflete e domina o material, trazendo contribuições muito pertinentes”, finaliza.   Alysson Nogueira do Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo

Estudantes vivenciam rotina universitária em visita à Centro Universitário

Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, de Macaé (RJ) tiveram a oportunidade de vivenciar um dia no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em Teresópolis. A experiência, acompanhada pelos professores Sandra Matsumura, Alexandre Rabello e Ismael Souza, permitiu que eles conhecessem de perto a rotina dos cursos de Medicina e Veterinária, além de outras áreas como Arquitetura, Engenharia e Ciência da Computação.   O foco da visita foi a área de Medicina. Os estudantes participaram de oficinas práticas, como sutura, massagem cardíaca e anatomia, além de visitarem o hospital de clínicas da cidade, onde observaram atendimentos realizados tanto pelo SUS quanto por convênios privados. Para muitos, foi a primeira oportunidade de perceber a prática da Medicina de forma realista, podendo avaliar se a profissão corresponde às suas expectativas. “Essa experiência foi um divisor de águas. Eles puderam vivenciar na prática aquilo que projetam para o futuro e avaliar se é realmente o que desejam seguir”, destacou Sandra Matsumura, coordenadora da área de Linguagens do Colégio Castelo.   A estudante Maria Vitória Dutra viveu a visita como um marco em sua trajetória escolar. Sonhando em cursar Medicina, ela descreveu o dia na universidade como uma experiência transformadora. “Foi um mergulho no que é viver a faculdade. Eu consegui me ver ali, como estudante e como futura médica. Participar das oficinas, conhecer os laboratórios e o hospital-escola me fez acreditar que esse sonho é possível”, conta.   Encantada com a estrutura e com o acolhimento, a estudante destacou que o contato direto com a rotina médica reforçou ainda mais sua vocação. “O que mais me marcou foi perceber que a Medicina vai além dos livros, é sobre cuidar de pessoas, ter empatia e responsabilidade. Voltei para casa com o coração cheio e ainda mais decidida sobre o caminho que quero seguir”, pontua.   Além da Medicina, os estudantes tiveram contato com cursos de Veterinária, Arquitetura e Tecnologias da Informação, explorando laboratórios de última geração e estruturas modernas. A visita oportunizou experiências práticas e um olhar mais amplo sobre as possibilidades de carreira. “Foi muito bom para que eles percebam que a escolha profissional vai além da teoria, envolvendo prática, desafios e experiências reais. Muitos já têm mais clareza sobre os caminhos que desejam seguir”, acrescentou Sandra.   A visita também se conecta aos encontros de orientação vocacional oferecidas aos estudantes do Ensino Médio, principalmente aos que estão prestes a tomar decisões importantes com a proximidade do Enem.   Texto: Alysson Nogueira do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil