11/02/2023

Dia Internacional da Meninas e Mulheres na Ciência

Dia Internacional da Meninas e Mulheres na Ciência

Anualmente, em 11 de fevereiro, é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.  A data é um marco para a promoção da igualdade de direitos entre homens e mulheres em todos os níveis do sistema educacional, sobretudo nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics – STEM). De acordo com o Relatório de Ciências da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em todo o mundo, as mulheres ainda representam apenas 28% dos graduados em engenharia e, em áreas altamente qualificadas, como inteligência artificial, apenas 22% dos profissionais são mulheres. 

Comprometidos com a formação integral da juventude do país, a Rede Salesiana Brasil se orgulhar de incentivar a iniciação científica desde muito cedo em suas 100 escolas e a construção de grandes carreiras dentro de suas 15 Instituições de Ensino Superior. Este incentivo reflete nas oportunidades, projeções de futuro e atuação no mercado de trabalho de meninas e mulheres que, cada vez mais, ocupam os espaços predominantemente masculinos da sociedade.

Em Niterói (RJ), por exemplo, um grupo de estudantes do Ensino Médio do Colégio Salesiano Santa Rosa tiveram 4 projetos selecionados para a XVI Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). Ao todo, 114 projetos foram expostos e apresentados por estudantes do Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio ou Ensino Técnico de Instituições públicas e privadas do estado. As alunas Giovanna Cassiano Mota, Júlia Martins Simpson e Juliana Ferreira Laurindo estiveram à frente do Projeto “Análise qualitativa de bioplásticos de amido com diferentes aditivos” apresentado na FECTI, em novembro de 2022, que conquistou o 3º lugar da categoria “Ciências Exatas e da Terra”.

“Acho que participar da FECTI tenha sido uma experiência estimulante. Sinceramente, me assustei quando vi a quantidade de trabalhos e pessoas que estavam participando, os trabalhos eram de ótima qualidade sendo dignos de premiações. Ficava apreensiva com cada avaliador que chegava perto do estande [...]. Quando premiaram nosso trabalho com o terceiro lugar, lembro de olhar para a Giovanna e Julia não acreditando que éramos nós sendo chamadas, depois para o Gustavo, nosso orientador, com uma eterna gratidão”, diz Juliana Ferreira. “Esse projeto foi desenvolvido com o meu grupo de amigas [Juliana e Júlia], e com a nossa orientadora Priscila Senra e o coordenador Gustavo Luan, que foram fantásticos auxiliando nos experimentos. Também tivemos uma ótima infraestrutura nos laboratórios, o que foi essencial para desenvolver nossa pesquisa. Foram dois dias cansativos, mas eu aprendi muito com toda a experiência e na hora que meu projeto foi anunciado como um dos premiados eu só sabia chorar. Sou imensamente grata a toda essa experiência que me foi oferecida pelo colégio   e pelo suporte que recebi dos meus orientadores”, completa Giovanna Cassiano que também participou de competições como a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP),  além de   olimpíadas internas de física, química e astronomia.

   

No Instituto Teresa Valsé (ITV), em Uberlândia (MG), a AedesTech, Equipe de Robótica composta por estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, foi a campeã do Torneio Brasil de Robótica (TBR) de 2022, na etapa regional Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, realizado em Patos de Minas. O primeiro lugar na categoria Midlle 2 garantiu a vaga da equipe na final nacional na cidade do Rio de Janeiro. 

As estudantes salesianas do ITV, Heloísa Pereira Borges, Isabela Flôres da Cunha, Ana Luiza Andrade Mota e Mariana Porto Baessa, que integraram a equipe AedesTech contam um pouco sobre como foi participar do Torneiro. “Buscamos aprender e apresentar soluções do combate à dengue, devido ao aumento de casos em Uberlândia, através da Ciência e Tecnologia. O que mais chamou minha atenção foi que podemos aliar a ciência para ter várias soluções diferentes para combater doenças e ajudar as pessoas”, diz Isabela Flôres. “Foi um dos melhores momentos que eu vivi, viajamos para o Rio, nos hospedamos na escola Salesiana de lá, nos divertimos e rimos muito. Essas duas fases que participamos foram totalmente animadas e divertidas, com muita troca e compartilhamento de conhecimento, mesmo se tratando de um torneio, a competição dá lugar para a cooperação entre as equipes e garante muita diversão além de conhecimento”, completa Ana Luiza. “Já participei de algumas olimpíadas propostas pela escola, como: OBEMP, ONC e OBM. Também participei de feiras como a FESC e torneios de robótica. Todas essas experiências foram inesquecíveis, já que pude aprender coisas novas com cada uma delas. O que mais me chamou atenção foram os torneios de robótica, pois neles aprofundei meus conhecimentos a respeito da dengue e de outras doenças que podem ser transmitidas pela água”, comenta Heloísa Pereira.

Também integrante da AedesTech, Mariana Porto traz algumas memórias das competições científicas da qual já participou: “No ano de 2021 participei da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que trazem assuntos como astronomia, biologia, física, história e química. Ambas ocorreram de forma remota. Consegui medalha de ouro nas duas e fiquei entre os cinco melhores do Brasil no Nível A da Olimpíada Nacional de Ciências, pela qual fui chamada para ir até Brasília receber meu prêmio. Na cerimônia, tive a oportunidade de conhecer o astronauta Marcos Pontes. Eu recebi um certificado e duas medalhas de ouro, uma da Olimpíada e a outra do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Em 2022 participei novamente da ONC e consegui mais uma medalha de ouro. Esses acontecimentos fizeram, e ainda fazem, eu me interessar pela ciência. O que mais chamou minha atenção foi perceber que a ciência está sempre presente no nosso cotidiano, seja nos mínimos ou grandes detalhes” diz Mariana Porto.

   

 AS MULHERES QUE INSPIRAM AS JOVENS CIENTISTAS SALESIANAS 

Cada uma das estudantes salesianas traz consigo uma referência feminina na ciência que as inspira a também trilhar uma carreira neste meio predominantemente masculino

Para Giovanna Cassiano, a inspiração é Nise da Silveira:

“Eu gosto muito da Nise da Silveira, porque ela trouxe um olhar mais humano na psiquiatria brasileira usando recursos terapêuticos como artes e animais. Eu acredito que é essencial trazer essa empatia no sistema de saúde.”

Para Júlia Martins, a inspiração é Maria José Deane:

“Ela me inspira porque suas pesquisas contribuíram para a erradicação de epidemias causadas por parasitas.”

Para Juliana Ferreira, a inspiração é Jaqueline Goes de Jesus:

“Jaqueline Goes de Jesus, a biomédica brasileira que coordenou o sequenciamento do genoma do coronavírus em apenas 48 horas.”

Para Ana Luiza, a inspiração é Marie Curie:

“Eu me inspiro em muitas mulheres, uma delas é a Marie Curie que foi uma cientista que revolucionou o estudo da radioatividade e descobriu elementos químicos.”

Para Isabela Flôres, a inspiração também é Marie Curie:

“A ‘mãe da radioatividade’ foi uma mulher que me inspirou muito, se eu fosse entrar na área da ciência eu gostaria muito de ser tão incrível quanto ela foi, pois Marie Curie constatou o que Antoine Henri propôs através de intensos estudos envolvendo Urânio, esse elemento foi classificado como radioativo e a partir daí ainda descobriu dois novos elementos radioativos: o Rádio e o Polônio, inclusive o nome deste último foi em homenagem à terra Natal de Marie Curie, a Polônia, além de revolucionar os estudos da radioatividade.” 

Para Heloísa Pereira, a inspiração é Katherine Johnson:

“Uma mulher inspiradora, no meu ponto de vista, é Katherine Johnson. Ela foi uma grande matemática, física e cientista espacial. Katherine foi fundamental para a aeronáutica e a exploração espacial do Estados Unidos.”

Para Mariana Porto, a inspiração é Valentina Tereshkova:

"Ela foi a primeira mulher sozinha a ir para o espaço, ela ficou 3 dias orbitando o planeta Terra. Ela me inspira porque me mostrou que, independente de quem somos, podemos alcançar nossos objetivos, que somos capazes de qualquer coisa no meio em que vivemos. Ela me mostrou que tudo é possível quando queremos.”

 MENSAGENS DAS JOVENS CIENTISTAS SALESIANAS PARA UMA CIÊNCIA MAIS FEMININA 

“Existem meninas superinteligentes que merecem reconhecimento na área. Pois, nós meninas somos tão qualificadas quanto qualquer outra pessoa e quanto mais meninas estiverem na área da ciência, muitas outras garotas podem se interessar pelo assunto, dando origem a novas descobertas. Eu queria dizer que nós meninas devemos encorajar umas às outras para todos os desafios presentes no nosso cotidiano e dizer que somos capazes de tudo.

Não devemos deixar o medo nos vencer. Nós podemos! Nós conseguimos!” 

Mariana Porto Baessa

 

“Eu considero superimportante ter mais mulheres na ciência, pois todas podemos ser incríveis como Maria Curie, também suas ideias podem revolucionar a ciência, aprender, descobrir soluções e melhorar a saúde da população.”

Isabela Flôres da Cunha 

 

“As meninas, muitas vezes, não têm espaço na ciência e acho muito importante que haja essa inclusão, já que as mulheres têm muito com o que contribuir.” 

Heloísa Pereira Borges

 

“Eu acho superimportante a participação das meninas na ciência, porque, por mais que tenhamos que enfrentar muitos desafios, temos a capacidade de trabalhar em qualquer área do conhecimento e fazer novas e incríveis descobertas. Falando especificamente em ciência médica, recente pesquisa produzida pela Associação Médica Brasileira e a Faculdade de Medicina da USP, mostra que em 2024 o Brasil terá mais mulheres que homens atuando na medicina, isso sem dúvida é uma grande conquista, principalmente quando olhamos para trás, quando apenas homens podiam estudar medicina.” 

Ana Luiza Andrade Mota

 

“Acho muito importante ter mais meninas na ciência, dando seguimento às mulheres que não desistiram da carreira científica e continuam, desde séculos atrás, mostrando que são tão capazes quanto os homens e deixando claro porque são tão importantes nessa área do conhecimento.” 

Juliana Ferreira Laurindo

 

“Cada vez mais as mulheres estão tendo a oportunidade de mostrar o quanto são capazes de contribuir para o avanço da ciência. Espero, através do meu conhecimento, poder proporcionar uma vida mais saudável para as pessoas.” 

Júlia Martins Simpson

 

“É fundamental o incentivo de cada vez mais meninas na ciência e acho incrível quando vejo uma criança pequena falando que quer ser cientista quando crescer, porque me traz uma sensação de alívio. Cada vez mais vemos meninas sendo estimuladas a não serem somente bonitas, mas sim inteligentes e assim ocupar mais trabalhos que antes eram tidos como trabalhos masculinos.” 

Giovanna Cassiano Mota

 

Confira também a entrevista com a Prof.ª Dr.ª Eliane Patrícia Cervelatti, do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO, em Araçatuba (SP), sobre sua carreira dentro do universo científico e suas linhas de pesquisa que estão em andamento. Clique aqui.

 

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

 

Mais Recentes

Currículo da Rede Salesiana Brasil e o Ecossistema Edebê foram tema de Jornada Formativa, em Recife/PE

No dia 21 de janeiro, aconteceu em Recife/PE a Jornada Formativa sobre o Currículo da Rede Salesiana Brasil e o Ecossistema Edebê, reunindo mais de 300 educadores das Escolas Salesianas de Pernambuco. O evento foi uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre o currículo pedagógico da Rede Salesiana e explorar as ferramentas do Ecossistema Edebê, reforçando o compromisso com a excelência no ensino e a formação integral dos alunos. A jornada proporcionou um espaço de aprendizado e troca de experiências entre educadores das inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), visando aprimorar práticas pedagógicas e fortalecer o trabalho em rede, com foco na inovação e na qualidade educacional. O gestor de projetores da RSB, Anderson Leal nos disse que o evento tem o objetivo de “fortalecer a nossa ação em Rede, aprofundando as diretrizes essenciais, aquilo que é único em nós e que faz com que o nosso trabalho educativo-pastoral siga uma linha única em qualquer uma das nossas unidades no Brasil. Os educadores que estiveram em Recife deram um show de alegria, entusiasmo, vontade de aprender, interação e sintonia com a nossa proposta Salesiana”. Com a participação ativa dos educadores, a formação foi um momento significativo para o fortalecimento da missão salesiana na educação, reafirmando a importância do trabalho colaborativo e da atualização contínua no contexto educacional atual. Angélica Novais da Comunicação da RSB

Sancionada lei que restringe uso de celulares nas escolas

Lei nº 15.100/2025 busca equilibrar o uso de tecnologias digitais na educação básica. Legislação foi sancionada nesta segunda-feira, 13 de janeiro, pelo presidente da República O projeto de lei que regulamenta a utilização de aparelhos eletrônicos portáteis, incluindo celulares, por estudantes nos estabelecimentos de ensino público e privado da educação básica foi sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira, 13 de janeiro. A medida visa salvaguardar a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes, promovendo um ambiente escolar mais saudável e equilibrado. O ministro da Educação, Camilo Santana, participou da cerimônia.  De acordo com a Lei nº 15.100/2025, é vedado o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. A vedação não se aplica ao uso pedagógico desses dispositivos. As exceções são permitidas apenas para casos de necessidade, perigo ou força maior. A lei também assegura o uso desses dispositivos para fins de acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou garantia de direitos fundamentais.   O objetivo da lei não é proibir o uso de celulares, mas proteger nossas crianças e adolescentes por meio da restrição a esses aparelhos.” Camilo Santana, ministro da Educação  “O objetivo da lei não é proibir o uso de celulares, mas proteger nossas crianças e adolescentes por meio da restrição a esses aparelhos”, disse Santana. “O celular só poderá ser utilizado nas salas de aula para fins pedagógicos e com orientação dos professores. Também não será permitido durante os intervalos, com a finalidade de estimular e fortalecer a integração entre os alunos. Nossos jovens têm muito acesso à internet e a aparelhos próprios, o que atrapalha no sono, na interação social e na concentração, por isso essa lei é tão importante”, completou.  Uso pedagógico – A norma determina que o uso dos celulares e de qualquer tecnologia em sala de aula deve ser pautado por uma intencionalidade pedagógica clara. Primeiramente, exige um planejamento consciente e direcionado do professor para que a tecnologia atenda a objetivos educacionais específicos. Em seguida, a tecnologia deve ser utilizada como meio, e não como fim, servindo para potencializar a aprendizagem e não como distração ou elemento isolado. Outro ponto essencial é a necessidade de promover uma reflexão crítica sobre o uso das tecnologias, ajudando estudantes e professores a compreenderem seu papel e impacto no processo educativo.   “O CNE vai fazer uma resolução que oriente as redes e escolas como fazer todo esse processo, sem parecer uma opressão contra os estudantes”, informou a presidente da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria do Pilar Lacerda. “A escola é um ambiente de interação social, que deve criar espaços para que as crianças aprendam e se desenvolvam em comunidade. Além disso, também é fundamental que as famílias estejam engajadas nesse projeto e auxiliem crianças e adolescentes a se adaptarem a essa nova realidade.”  Na visão da secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, a medida reforça a necessidade de promover uma educação digital crítica, que incentive o uso equilibrado, seguro e responsável das tecnologias. “A nova lei vem para restringir o uso desequilibrado — que prejudica a atenção dos estudantes, além de reduzir momentos valiosos de brincadeiras e conversas entre eles”, considerou.   A legislação estabelece, ainda, que as redes de ensino e escolas implementem estratégias para tratar da saúde mental dos estudantes, oferecendo treinamentos periódicos para prevenção e detecção de sinais de sofrimento psíquico e mental relacionados ao uso excessivo de dispositivos digitais. Também devem ser criados espaços de escuta e acolhimento para estudantes e funcionários.   Os estados e municípios, em parceria com as comunidades escolares, serão responsáveis por definir os formatos mais adequados para a implementação da lei, considerando as particularidades locais. O Ministério da Educação (MEC) garantirá o apoio técnico às redes de ensino para que a adaptação às novas normas seja tranquila e eficiente. Em breve, também vai lançar materiais de orientação, ações de comunicação e formação às redes.   Fonte: Ministério da Educação - MEC

Estudantes da Rede Salesiana alcançam excelência na redação do Enem 2024

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta segunda-feira, 13 de janeiro, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Entre os participantes, apenas 12 estudantes em todo o país alcançaram a nota máxima de 1.000 pontos na redação. Mais de 200 alunos das escolas salesianas de todo o país obtiveram excelentes resultados, com notas entre 800 e 980 na prova de redação, demonstrando a qualidade do ensino e a dedicação dos estudantes.  Parabenizamos todos os alunos pelo empenho e pelas conquistas alcançadas, reafirmando nosso compromisso com a excelência educacional e a formação integral dos jovens. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil