Dia Internacional da Meninas e Mulheres na Ciência
11/02/2023

Dia Internacional da Meninas e Mulheres na Ciência

Dia Internacional da Meninas e Mulheres na Ciência

Anualmente, em 11 de fevereiro, é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.  A data é um marco para a promoção da igualdade de direitos entre homens e mulheres em todos os níveis do sistema educacional, sobretudo nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics – STEM). De acordo com o Relatório de Ciências da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em todo o mundo, as mulheres ainda representam apenas 28% dos graduados em engenharia e, em áreas altamente qualificadas, como inteligência artificial, apenas 22% dos profissionais são mulheres. 

Comprometidos com a formação integral da juventude do país, a Rede Salesiana Brasil se orgulhar de incentivar a iniciação científica desde muito cedo em suas 100 escolas e a construção de grandes carreiras dentro de suas 15 Instituições de Ensino Superior. Este incentivo reflete nas oportunidades, projeções de futuro e atuação no mercado de trabalho de meninas e mulheres que, cada vez mais, ocupam os espaços predominantemente masculinos da sociedade.

Em Niterói (RJ), por exemplo, um grupo de estudantes do Ensino Médio do Colégio Salesiano Santa Rosa tiveram 4 projetos selecionados para a XVI Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). Ao todo, 114 projetos foram expostos e apresentados por estudantes do Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio ou Ensino Técnico de Instituições públicas e privadas do estado. As alunas Giovanna Cassiano Mota, Júlia Martins Simpson e Juliana Ferreira Laurindo estiveram à frente do Projeto “Análise qualitativa de bioplásticos de amido com diferentes aditivos” apresentado na FECTI, em novembro de 2022, que conquistou o 3º lugar da categoria “Ciências Exatas e da Terra”.

“Acho que participar da FECTI tenha sido uma experiência estimulante. Sinceramente, me assustei quando vi a quantidade de trabalhos e pessoas que estavam participando, os trabalhos eram de ótima qualidade sendo dignos de premiações. Ficava apreensiva com cada avaliador que chegava perto do estande [...]. Quando premiaram nosso trabalho com o terceiro lugar, lembro de olhar para a Giovanna e Julia não acreditando que éramos nós sendo chamadas, depois para o Gustavo, nosso orientador, com uma eterna gratidão”, diz Juliana Ferreira. “Esse projeto foi desenvolvido com o meu grupo de amigas [Juliana e Júlia], e com a nossa orientadora Priscila Senra e o coordenador Gustavo Luan, que foram fantásticos auxiliando nos experimentos. Também tivemos uma ótima infraestrutura nos laboratórios, o que foi essencial para desenvolver nossa pesquisa. Foram dois dias cansativos, mas eu aprendi muito com toda a experiência e na hora que meu projeto foi anunciado como um dos premiados eu só sabia chorar. Sou imensamente grata a toda essa experiência que me foi oferecida pelo colégio   e pelo suporte que recebi dos meus orientadores”, completa Giovanna Cassiano que também participou de competições como a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP),  além de   olimpíadas internas de física, química e astronomia.

   

No Instituto Teresa Valsé (ITV), em Uberlândia (MG), a AedesTech, Equipe de Robótica composta por estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, foi a campeã do Torneio Brasil de Robótica (TBR) de 2022, na etapa regional Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, realizado em Patos de Minas. O primeiro lugar na categoria Midlle 2 garantiu a vaga da equipe na final nacional na cidade do Rio de Janeiro. 

As estudantes salesianas do ITV, Heloísa Pereira Borges, Isabela Flôres da Cunha, Ana Luiza Andrade Mota e Mariana Porto Baessa, que integraram a equipe AedesTech contam um pouco sobre como foi participar do Torneiro. “Buscamos aprender e apresentar soluções do combate à dengue, devido ao aumento de casos em Uberlândia, através da Ciência e Tecnologia. O que mais chamou minha atenção foi que podemos aliar a ciência para ter várias soluções diferentes para combater doenças e ajudar as pessoas”, diz Isabela Flôres. “Foi um dos melhores momentos que eu vivi, viajamos para o Rio, nos hospedamos na escola Salesiana de lá, nos divertimos e rimos muito. Essas duas fases que participamos foram totalmente animadas e divertidas, com muita troca e compartilhamento de conhecimento, mesmo se tratando de um torneio, a competição dá lugar para a cooperação entre as equipes e garante muita diversão além de conhecimento”, completa Ana Luiza. “Já participei de algumas olimpíadas propostas pela escola, como: OBEMP, ONC e OBM. Também participei de feiras como a FESC e torneios de robótica. Todas essas experiências foram inesquecíveis, já que pude aprender coisas novas com cada uma delas. O que mais me chamou atenção foram os torneios de robótica, pois neles aprofundei meus conhecimentos a respeito da dengue e de outras doenças que podem ser transmitidas pela água”, comenta Heloísa Pereira.

Também integrante da AedesTech, Mariana Porto traz algumas memórias das competições científicas da qual já participou: “No ano de 2021 participei da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que trazem assuntos como astronomia, biologia, física, história e química. Ambas ocorreram de forma remota. Consegui medalha de ouro nas duas e fiquei entre os cinco melhores do Brasil no Nível A da Olimpíada Nacional de Ciências, pela qual fui chamada para ir até Brasília receber meu prêmio. Na cerimônia, tive a oportunidade de conhecer o astronauta Marcos Pontes. Eu recebi um certificado e duas medalhas de ouro, uma da Olimpíada e a outra do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Em 2022 participei novamente da ONC e consegui mais uma medalha de ouro. Esses acontecimentos fizeram, e ainda fazem, eu me interessar pela ciência. O que mais chamou minha atenção foi perceber que a ciência está sempre presente no nosso cotidiano, seja nos mínimos ou grandes detalhes” diz Mariana Porto.

   

 AS MULHERES QUE INSPIRAM AS JOVENS CIENTISTAS SALESIANAS 

Cada uma das estudantes salesianas traz consigo uma referência feminina na ciência que as inspira a também trilhar uma carreira neste meio predominantemente masculino

Para Giovanna Cassiano, a inspiração é Nise da Silveira:

“Eu gosto muito da Nise da Silveira, porque ela trouxe um olhar mais humano na psiquiatria brasileira usando recursos terapêuticos como artes e animais. Eu acredito que é essencial trazer essa empatia no sistema de saúde.”

Para Júlia Martins, a inspiração é Maria José Deane:

“Ela me inspira porque suas pesquisas contribuíram para a erradicação de epidemias causadas por parasitas.”

Para Juliana Ferreira, a inspiração é Jaqueline Goes de Jesus:

“Jaqueline Goes de Jesus, a biomédica brasileira que coordenou o sequenciamento do genoma do coronavírus em apenas 48 horas.”

Para Ana Luiza, a inspiração é Marie Curie:

“Eu me inspiro em muitas mulheres, uma delas é a Marie Curie que foi uma cientista que revolucionou o estudo da radioatividade e descobriu elementos químicos.”

Para Isabela Flôres, a inspiração também é Marie Curie:

“A ‘mãe da radioatividade’ foi uma mulher que me inspirou muito, se eu fosse entrar na área da ciência eu gostaria muito de ser tão incrível quanto ela foi, pois Marie Curie constatou o que Antoine Henri propôs através de intensos estudos envolvendo Urânio, esse elemento foi classificado como radioativo e a partir daí ainda descobriu dois novos elementos radioativos: o Rádio e o Polônio, inclusive o nome deste último foi em homenagem à terra Natal de Marie Curie, a Polônia, além de revolucionar os estudos da radioatividade.” 

Para Heloísa Pereira, a inspiração é Katherine Johnson:

“Uma mulher inspiradora, no meu ponto de vista, é Katherine Johnson. Ela foi uma grande matemática, física e cientista espacial. Katherine foi fundamental para a aeronáutica e a exploração espacial do Estados Unidos.”

Para Mariana Porto, a inspiração é Valentina Tereshkova:

"Ela foi a primeira mulher sozinha a ir para o espaço, ela ficou 3 dias orbitando o planeta Terra. Ela me inspira porque me mostrou que, independente de quem somos, podemos alcançar nossos objetivos, que somos capazes de qualquer coisa no meio em que vivemos. Ela me mostrou que tudo é possível quando queremos.”

 MENSAGENS DAS JOVENS CIENTISTAS SALESIANAS PARA UMA CIÊNCIA MAIS FEMININA 

“Existem meninas superinteligentes que merecem reconhecimento na área. Pois, nós meninas somos tão qualificadas quanto qualquer outra pessoa e quanto mais meninas estiverem na área da ciência, muitas outras garotas podem se interessar pelo assunto, dando origem a novas descobertas. Eu queria dizer que nós meninas devemos encorajar umas às outras para todos os desafios presentes no nosso cotidiano e dizer que somos capazes de tudo.

Não devemos deixar o medo nos vencer. Nós podemos! Nós conseguimos!” 

Mariana Porto Baessa

 

“Eu considero superimportante ter mais mulheres na ciência, pois todas podemos ser incríveis como Maria Curie, também suas ideias podem revolucionar a ciência, aprender, descobrir soluções e melhorar a saúde da população.”

Isabela Flôres da Cunha 

 

“As meninas, muitas vezes, não têm espaço na ciência e acho muito importante que haja essa inclusão, já que as mulheres têm muito com o que contribuir.” 

Heloísa Pereira Borges

 

“Eu acho superimportante a participação das meninas na ciência, porque, por mais que tenhamos que enfrentar muitos desafios, temos a capacidade de trabalhar em qualquer área do conhecimento e fazer novas e incríveis descobertas. Falando especificamente em ciência médica, recente pesquisa produzida pela Associação Médica Brasileira e a Faculdade de Medicina da USP, mostra que em 2024 o Brasil terá mais mulheres que homens atuando na medicina, isso sem dúvida é uma grande conquista, principalmente quando olhamos para trás, quando apenas homens podiam estudar medicina.” 

Ana Luiza Andrade Mota

 

“Acho muito importante ter mais meninas na ciência, dando seguimento às mulheres que não desistiram da carreira científica e continuam, desde séculos atrás, mostrando que são tão capazes quanto os homens e deixando claro porque são tão importantes nessa área do conhecimento.” 

Juliana Ferreira Laurindo

 

“Cada vez mais as mulheres estão tendo a oportunidade de mostrar o quanto são capazes de contribuir para o avanço da ciência. Espero, através do meu conhecimento, poder proporcionar uma vida mais saudável para as pessoas.” 

Júlia Martins Simpson

 

“É fundamental o incentivo de cada vez mais meninas na ciência e acho incrível quando vejo uma criança pequena falando que quer ser cientista quando crescer, porque me traz uma sensação de alívio. Cada vez mais vemos meninas sendo estimuladas a não serem somente bonitas, mas sim inteligentes e assim ocupar mais trabalhos que antes eram tidos como trabalhos masculinos.” 

Giovanna Cassiano Mota

 

Confira também a entrevista com a Prof.ª Dr.ª Eliane Patrícia Cervelatti, do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO, em Araçatuba (SP), sobre sua carreira dentro do universo científico e suas linhas de pesquisa que estão em andamento. Clique aqui.

 

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

 

Mais Recentes

Inspetoria Madre Mazzarello-BMM realiza o 2º Seminário de Gestão Contábil e Trabalhista

Com o objetivo de oferecer um espaço de atualização, alinhamento e aprofundamento sobre questões contábeis, trabalhistas, administrativas e legais do cotidiano das comunidades e demais presenças da Inspetoria, o encontro reuniu 120 participantes de todas as Comunidades de Religiosas, Escolas, Obras Sociais e Missão Indígena A Inspetoria Madre Mazzarello-BMM realizou, entre os dias 16 e 18 de junho de 2026, no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo-MG, o 2º Seminário de Gestão Contábil e Trabalhista. A iniciativa reuniu 120 participantes de todas as Comunidades de Religiosas, Escolas, Obras Sociais e Missão Indígena, em uma experiência marcada pela formação, convivência, troca de conhecimentos e fortalecimento da Missão realizada nas diversas presenças da Inspetoria. O Seminário foi idealizado pela Ecônoma Inspetorial da BMM, Ir. Áurea Martins Lopes, juntamente com o Gerente Administrativo da BMM, João Vasconcelos, como resposta à necessidade de fortalecer a formação e o alinhamento das equipes que atuam nas áreas contábil, trabalhista, administrativa, financeira, pedagógica e social das Comunidades e Unidades de Missão. Para a Ecônoma Inspetorial, Ir. Áurea, o Seminário reforça a formação, a unidade e a corresponsabilidade na Missão. “O Seminário de Gestão Contábil e Trabalhista é um evento formativo que aborda temas atuais, oferece orientações práticas e fortalece a unidade da nossa Missão como Inspetoria e como Instituto FMA. É também um momento rico de troca de experiências, vivência carismática e corresponsabilidade para levar adiante a Missão Educativa Salesiana, sendo presença de bondade e esperança para todos/as”, destacou. Ao longo dos três dias de evento, foram dinamizados três momentos de profunda oração e invocação ao Espírito Santo, conduzidos pela Coordenadora Inspetorial de Pastoral Juvenil, Ir. Ana Maria Gomes Cordeiro. Esses momentos trouxeram a Palavra de Deus para abençoar a caminhada do Seminário, iluminando as reflexões, fortalecendo a comunhão e trazendo a identidade salesiana para o coração de todos e todas. No primeiro dia, a oração trouxe a reflexão da Estreia Salesiana para 2026, a partir da passagem das Bodas de Caná. Durante a leitura bíblica, foram distribuídas pequenas talhas de barro a todos e todas, convidando os/as participantes a refletirem sobre a pergunta: “Que vinho novo podemos ser em nossas Presenças?”. O gesto simbólico ajudou a tornar a espiritualidade ainda mais concreta, conectando a Missão cotidiana ao chamado de renovar a esperança, o compromisso e o serviço. No segundo dia, a oração foi inspirada na Parábola do Administrador, com a reflexão: “Quem é fiel nas pequenas coisas, será fiel nas grandes”. A mensagem dialogou diretamente com a proposta do Seminário, recordando que a gestão também é expressão de fidelidade, responsabilidade e cuidado com a Missão confiada a cada pessoa. No terceiro dia, a reflexão teve como inspiração a Parábola do Fermento, com o convite: “Administrar com responsabilidade é ser fermento de confiança, sustentabilidade e esperança”. Esse momento reforçou que a atuação administrativa, contábil e trabalhista, quando vivida com compromisso e espírito de serviço, contribui para sustentar e fecundar a Missão Salesiana nas diferentes realidades da Inspetoria. Para a Ir. Ana Maria, Coordenadora Inspetorial de Pastoral Juvenil, participar do Seminário foi motivo de grande alegria e um sinal de esperança para a Inspetoria. “Reforçamos o nosso sentido de pertença, fortalecemos a nossa identidade carismática, partilhamos, refletimos e trocamos experiências sobre a importância da sustentabilidade financeira em nossas Presenças. Em clima de família e fraternidade, refletimos sobre temas muitas vezes densos, mas muito importantes para a nossa prática e para a nossa organização enquanto Inspetoria Madre Mazzarello, sendo sinal de esperança para caminharmos juntos na trilha de Dom Bosco e Madre Mazzarello e que o Carisma Salesiano tenha cada vez mais visibilidade e significado para os/as nossos/as crianças, adolescentes, jovens, famílias. Este Seminário foi um tempo de graça”, destacou. A programação também contemplou temáticas relevantes para a gestão e para a atuação institucional. No primeiro dia, as psicólogas Gisele de Paula Pessoa e Karla Cristiane Monteiro de Castro, da PSYCON, abordaram o tema “Saúde Mental e os Riscos Psicossociais no Contexto Educativo e Socioeducativo”. A formação trouxe orientações e direcionamentos sobre as mudanças na NR-1, Norma Regulamentadora nº 1, diretriz do Ministério do Trabalho brasileiro que estabelece regras gerais, direitos e deveres de empregadores/as e empregados/as em relação à Segurança e Saúde no Trabalho. As reflexões destacaram a importância de que empresas e instituições previnam e monitorem situações relacionadas à saúde mental a partir do mapeamento dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho, promovendo espaços mais saudáveis, seguros e comprometidos com o cuidado das pessoas. Em outro momento formativo, a Dra. Camila Caroline Oliveira de Sá e o Dr. Janir Adir Moreira, da Janir Moreira - Advogados Associados, empresa que atua há muitos anos junto à Inspetoria, acompanhando e orientando processos institucionais, trouxeram importantes contribuições legais para as unidades. A Dra. Camila apresentou orientações sobre o ECA Digital e seu contexto legal, levando às Escolas e Obras algumas das diretrizes que já estão em vigência, especialmente no que se refere à proteção de crianças, adolescentes e jovens nas práticas voltadas ao uso e à articulação de suas imagens nos ambientes digitais. Já o Dr. Janir apresentou orientações sobre as implicações que a Reforma Tributária trará para o dia a dia das unidades, destacando a necessidade de atenção, acompanhamento contínuo e planejamento institucional diante das mudanças previstas. Em sua exposição, ressaltou a importância da atualização dos processos administrativos, contábeis e financeiros, para que as Presenças estejam preparadas para os desafios, adequações e novas exigências que poderão impactar a rotina das comunidades, escolas, obras sociais e demais frentes de Missão. A atuação da SAVERE, empresa responsável pela organização contábil da Inspetoria, aconteceu no segundo e no terceiro dias do Seminário, com momentos formativos sobre Gestão Contábil e Trabalhista conduzidos por Andreia Fonseca Stuezenecker Domingos, Jayane Aparecida Manja Silva e Thaissa Aparecida Dutra de Oliveira. As orientações favoreceram o aprofundamento de conteúdos técnicos e o esclarecimento de dúvidas relacionadas às rotinas institucionais. Na ocasião, foi distribuída a todos/as os/as participantes uma apostila com o tema “Rotinas Financeiras, Contábeis e os Impactos da Reforma Tributária”, como material de apoio para o acompanhamento das orientações e para a continuidade dos processos nas unidades, especialmente ressaltando os entendimentos da lei e suas aplicações. No terceiro dia, a formação teve continuidade com uma organização específica para as realidades das Escolas e das Obras Sociais, que foram orientadas separadamente. A dinâmica favoreceu um diálogo mais direcionado, considerando as particularidades de cada frente de Missão e contribuindo para que as unidades pudessem aprofundar dúvidas, alinhar procedimentos e fortalecer a aplicação das orientações em seus contextos cotidianos. A Equipe da Sede Inspetorial também esteve presente no segundo e no terceiro dias do Seminário, dinamizando momentos com o grupo todo, além de contribuições realizadas separadamente com as Escolas e as Obras Sociais. Participaram das atividades, pelo Setor Contábil, Adilma Mara Martins e Alex Nunes Pereira; pelo Departamento Pessoal, Débora Ribeiro da Silva e Sara Cristina da Cruz; pelo Departamento Financeiro, Giselle Gonçalves Souza do Amaral e Maria Júlia Sousa Santos e pela Assistência Social das Escolas, Warleni Victória Xavier. Cada integrante levou orientações e diretrizes comuns à Inspetoria, partilhando melhores práticas de trabalho para o desenvolvimento das atividades e para o melhor atendimento às necessidades da Missão. Para celebrar a comunhão entre todos/as os/as participantes, a programação também contou com um Jantar Junino, vivido como um momento de descontração, alegria e animação tipicamente salesiana. Em clima de família, com música ao vivo e muita diversão, os/as participantes puderam confraternizar, estreitar os laços e reforçar o espírito de comunhão que marcou todo o Seminário. Além das atividades formativas e dos momentos de espiritualidade, o Encontro foi marcado por convivência fraterna, animação e sorteio de brindes, fortalecendo os vínculos entre as equipes e reafirmando a importância da corresponsabilidade na Missão. O Seminário evidenciou o compromisso da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM com a formação contínua, a gestão qualificada e o cuidado com as pessoas que atuam nas diferentes frentes da Missão Salesiana. Ao reunir lideranças religiosas, Equipes Pedagógicas, Sociais, Administrativas e Financeiras, o 2º Seminário de Gestão Contábil e Trabalhista reafirmou a importância do conhecimento, da atualização, da espiritualidade e da unidade de ação para que a Missão continue sendo realizada com responsabilidade, transparência, competência e fidelidade ao Carisma Salesiano. Por Equipe de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM.Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1K8Bpi66ENHeg0Pc7ghdi87C3TWa-yfvk?usp=sharing

Salesianos de Niterói atingem 96% de aprovação na 1ª fase da UERJ com diversos alunos “Conceito A”

Realizada no dia 07 de junho, a 1ª fase do Exame de Qualificação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) rendeu os Colégios Salesianos de Niterói excelentes resultados: 96% de aproveitamento dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio para a 2ª fase do vestibular rumo à aprovação. ‍Em 2026, 54,72% dos alunos conquistaram conceitos A e B, considerados extremamente importantes para aprovações em cursos universitários disputados como “Direito” e “Odontologia”. Em comparação com o ano letivo de 2025, houve um crescimento de 55,56% na obtenção do Conceito “A”. ‍A evolução ocorre por meio olhar atento das equipes técnico-pedagógica e de corpo docente em relação aos projetos de vida dos estudantes e à vontade de ingresso na UERJ. ‍Os Colégios Salesianos de Niterói investem, anualmente, em estratégias específicas para o êxito nos principais vestibulares: UERJ e ENEM. Os estudantes salesianos contam com o apoio de plataformas digitais interativas, que promovem simulados e disponibilizam relatórios diagnósticos, que proporcionam um direcionamento individualizado. ‍A partir disso, os educadores, junto aos alunos, traçam estratégias e cronogramas de estudo para o aperfeiçoamento de fragilidades e contribuindo ainda mais com as potencialidades. ‍Somado a isso, o corpo docente organiza “aulões” de todas as áreas do conhecimento, com foco em resolução e debate de questões. Após os “intensivões”, os estudantes fazem simulados com questões selecionadas pelos educadores salesianos. Dessa forma, os jovens adquirem mais confiança para os exames e conseguem realizar as provas com serenidade, certos de suas repostas.

Estudante do INSA Araras conquista medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

O talento, a dedicação e a disciplina levaram o estudante Arthur Lelis Moreira Alencar ao pódio de uma das mais importantes competições da modalidade no país. No último sábado, 13 de junho, Arthur, estudante do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP), conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), realizado na cidade de Barueri. Representando com excelência o esporte ararense, o estudante competiu na categoria Infantojuvenil 3, faixa amarela, pesadíssimo, enfrentando atletas de alto nível técnico de diversas regiões do Brasil. O campeonato reuniu 4.447 competidores com idades entre 4 e 15 anos, consolidando-se como uma das maiores competições de base do jiu-jítsu brasileiro. A conquista é resultado de muito empenho, treinamento e determinação, valores que inspiram toda a comunidade educativa. O INSA Araras parabeniza Arthur por essa importante conquista e deseja ainda mais sucesso em sua trajetória esportiva. Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil