Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola
07/04/2024

Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola

Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola
Fotos: Rede Salesiana Brasil

No dia 7 de abril, o Brasil volta sua atenção para uma problemática que afeta milhares de crianças e adolescentes em todo o país: o bullying. Esta data marca o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, um momento crucial para refletir sobre os impactos dessas práticas e promover a conscientização e a prevenção.

O termo "bullying" refere-se a comportamentos repetitivos de intimidação, agressão física ou verbal, exclusão social e outras formas de violência, geralmente perpetrados por pessoas com mais poder ou status em relação à vítima. Essas ações podem deixar sequelas emocionais e psicológicas profundas nas vítimas, afetando seu desempenho acadêmico, bem-estar mental e desenvolvimento social.

A origem do Dia Nacional de Combate ao Bullying remonta ao ano de 2016, quando a Lei nº 13.277 foi sancionada, instituindo a data como uma forma de conscientização e mobilização contra o problema. Desde então, escolas, organizações da sociedade civil e instituições governamentais têm se unido para desenvolver estratégias de prevenção e combate ao bullying.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6 em cada 10 estudantes brasileiros afirmam terem sido vítimas de bullying. Além disso, um estudo divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) revela que o país possui uma das maiores taxas de bullying escolar do mundo.

A prevalência do bullying nas escolas brasileiras evidencia a urgência de medidas eficazes para prevenir e combater essa forma de violência. Programas de educação socioemocional, capacitação de professores, promoção do diálogo e do respeito à diversidade, além do fortalecimento do suporte psicológico aos estudantes, são algumas das estratégias recomendadas para lidar com o problema de forma integral.

“Na farmácia não vendem remédios contra o bullying, os laboratórios ainda não conseguiram a fórmula; enquanto isso, o que fazer? A única maneira é o compartilhar, o conviver, o dialogar, o escutar o outro, ter tempo de caminhar juntos, ter tempo porque é o tempo aquele que cria a relação”, diz o Papa Francisco

A Rede Salesiana Brasil (RSB) se empenha incessantemente no combate ao bullying, especialmente porque todas as casas salesianas se comprometem a implementar o Sistema Preventivo de Dom Bosco. “Muito mais que uma teoria pedagógica, ele [o Sistema Preventivo de Dom Bosco] constitui o arcabouço vivencial da escola salesiana, o modelo de educação que o ‘Santo dos jovens’ quis construir dentro da Igreja e da sociedade, para o bem de incontáveis gerações de jovens, de todos os tempos e de todos os recantos do mundo. Um modelo de educação que parte da aproximação e acolhimento dos educandos pelos educadores e se prolonga no convívio cotidiano, sobre as sólidas bases fundadas no diálogo (a razão), no acolhimento afetuoso (a amorevolezza) e na abertura para a dimensão transcendental do ser humano (a religião)”, dizem Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti Ir. Ivanette Duncan de Miranda na introdução do livro “Sistema Preventivo e Diretos Humanos”. Para fazer download gratuito do livro, clique aqui.

Como um exemplo de ação concreta, o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP), promove o Projeto Anti-Bullying, uma iniciativa para promover um ambiente escolar seguro, acolhedor, fraterno e inclusivo. Dentre as ações previstas, estão:

Formação com professor regente: Introduzir o tema do bullying no currículo escolar, por meio de ações específicas em sala de aula;

Formação de Líderes Estudantis (Representantes de classe): Capacitar os alunos eleitos como representantes de classe, para atuarem como líderes na prevenção do bullying;

Campanhas de Conscientização/Formação da comunidade escolar: Envolver os alunos representantes de classe na criação de materiais educativos para disseminar a mensagem anti-bullying de forma criativa, além de formar os pais e responsáveis nas reuniões trimestrais, fornecendo recursos e orientações;

Monitoramento e Avaliação: Garantir um ambiente educacional que gere a sensação de segurança para o relato de incidentes de bullying, além de realizar avaliações regulares do clima escolar com os professores e estudantes para monitorar a eficácia das estratégias anti-bullying;

Formação Espiritual/Pastoral: Vincular as mensagens das Acolhidas com reflexões e orações que abordem a importância da fraternidade e da amizade social na vida dos alunos e na construção de uma comunidade que preza pela cultura de paz.

    

Neste Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, é fundamental que toda a sociedade se una em prol de um ambiente escolar mais seguro, acolhedor e respeitoso para todas as crianças e adolescentes. A educação é a chave para transformar essa realidade e promover o bem-estar de toda a comunidade escolar.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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RSB realiza 3º Encontro do Programa de Formação de Lideranças com foco na análise de BI

No dia 16 de setembro, das 15h às 17h, a Rede Salesiana Brasil promoveu o 3º Encontro do Programa de Formação de Lideranças das Escolas da RSB, conduzido pela Diretoria Executiva e Coordenadores Inspetoriais das Escolas. O momento, que registrou 90 pontos de acesso simultâneos, teve como tema central a gestão de dados nas escolas por meio da análise de Business Intelligence (BI), reforçando o compromisso da Rede com uma educação pautada em evidências, inovação e na gestão baseada em evidências. A acolhida foi conduzida pelo Pe. Sérgio Augusto Baldin, Diretor Executivo da RSB, que destacou a importância de cultivar, à luz do carisma salesiano, uma liderança que alia espiritualidade, gestão e visão estratégica. “O intuito é avançarmos no trabalho estratégico de análise de dados. Todo o trabalho que as escolas têm realizado, juntamente com a equipe do escritório da rede e inspetoriais, precisa ser transformado em processo de crescimento. Com isso, hoje iniciamos este trabalho de análise de dados conjuntamente, em rede. Análises dos painéis de indicadores Na sequência, os participantes aprofundaram a leitura dos painéis de indicadores estratégicos, com contribuições dos Coordenadores Inspetoriais das Escolas: Quadro Geral dos Concluintes 2023 e 2024 – Análise conduzida por Ir. Leonéia Furtado (Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia), Valéria Rodrigues (Inspetoria Maria Auxiliadora) e Évila Borges (Inspetoria Nossa Senhora. Auxiliadora). Resultados ENEM 2024 (dados da Evolucional) – Apresentados por Maria Elvira Menegassi (Inspetoria São Pio X), Jonathas Sacramento (Inspetoria São Luiz Gonzaga) e Sandra Elaine (Inspetoria São Domingos Sávio). Censo Escolar e série histórica 2012-2024 (INEP) – Analisados por Paulo Rogedo (Inspetoria São João Bosco). Essas reflexões ofereceram às lideranças uma visão integrada dos resultados educacionais da Rede, possibilitando identificar desafios, potencialidades e tendências em cada região. Em grupos, por Inspetoria, os(as) gestores(as) tiveram oportunidade de discutir alguns dos dados apresentados nos painéis de BI, lançando questões a partir de suas realidades e apontando aspectos relevantes.  Retomada dos compromissos do ENARSE/ENEL O encontro também retomou os compromissos assumidos pelas lideranças no ENARSE/ENEL, em Aparecida/SP, onde cada Inspetoria havia se engajado, por meio da estratégia do Aquário, em delinear compromissos para o fortalecimento da missão salesiana. Os 144 compromissos assumidos pelas dez Inspetorias foram sistematizados 8 compromissos nacionais, assumidos em rede, distribuídos em dois pilares: Papel estratégico das lideranças na formação integral dos egressos a partir dos referenciais institucionais. Posicionamento das escolas e delineamento de futuro, com foco na inovação, diferenciação e sustentabilidade. A retomada foi conduzida pelo Pe. Sérgio Baldin, Anderson Leal e Ana Paula Costa e Silva, destacando a responsabilidade das lideranças em dar continuidade ao que foi construído no encontro nacional. Encerramento e ressonâncias O encontro foi concluído com um momento de ressonâncias e feedbacks, reforçando a importância de uma liderança inspirada no carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello, capaz de unir gestão eficiente, compromisso com a excelência acadêmica e fidelidade à missão evangelizadora, que fortalece o trabalho em rede. Localmente, com suas equipes, as lideranças das escolas terão oportunidade de ampliar as reflexões, análises e debates a partir dos painéis de BI, para subsidiar a melhoria contínua dos processos e serviços. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Colégio Salesiano do Recife vai abrigar um mini bairro planejado na Boa Vista

Empreendimento, que será construído pela Rio Ave, terá cinco torres residenciais, um empresarial, praça aberta à população formando um complexo com o colégio, teatro, Basílica e um espaço para eventos Um dos últimos colégios tradicionais do centro do Recife, ao lado do Colégio São José, o Colégio Salesiano vai ceder espaço para a construção de um mini bairro planejado entre a Boa Vista e a Ilha do Leite. Batizado de projeto Raízes, o empreendimentos vai ocupar 23,8 mil metros quadrados do complexo educacional, cerca da metade de sua área total (50,7 mil m²). Lá, serão construídas cinco torres residenciais, um empresarial e alguns empreendimentos comerciais, como padaria, mini mercado e salão de beleza, além de área de lazer. O colégio, no entanto, não deixará de funcionar, como aconteceu com outros estabelecimentos do centro, a exemplo do Marista e Nóbrega. De acordo com o master plan da construtora Rio Ave, responsável pelo empreendimento, o projeto será implantado na área não operacional do complexo Salesiano, atualmente subutilizado, e será integrado aos equipamentos em funcionamento, como o próprio colégio, o Teatro Boa Vista e a Brasília do Sagrado Coração de Jesus. O projeto A iniciativa partiu da própria Inspetoria Salesiana do Nordeste, conforme explicou ao Diario o gerente executivo de Projetos da Rio Ave, Fabian Bezerra. “A inspetoria nos procurou em 2019, já com o master plan elaborado pelo arquiteto Juliano Dubeux, que visava dar uso às áreas ociosas do colégio, como piscina, campo de futebol e parte do ginásio, e gerar uma fonte de receita passiva para a instituição. Não estamos demolindo um metro quadrado sequer da estrutura operacional do colégio”, detalhou. Ainda segundo Bezerra, o Raízes e o Salesiano serão integrados, contando inclusive com acesso exclusivo entre o residencial e o colégio. Além disso, o master plan da Inspetoria Salesiana prevê também a construção de um espaço para eventos, que pode servir de suporte à basílica, e dois empreendimentos futuros ainda não definidos. O gerente executivo da Rio Ave explicou ainda que não houve transação financeira envolvida. “Nossa contrapartida será a construção do Empresarial Salesiano com 6.350 m² de área locável total, composto por uma torre com 15 pavimentos [andares] e um mall no térreo com capacidade para abrigar seis lojas de 48 a 260 m² de área, que ficará inteiramente sob a responsabilidade da Inspetoria, com administração, receitas e locação. Vamos construir e entregar a eles”. Segundo o projeto, todo o master plan prevê a manutenção de 17,4 mil m² de área verde total, dos quais 10,8 mil m² ficarão na área do projetos Raízes. Também está prevista a criação de um bosque com árvores centenárias (oitizeiros) de cerca de 15 metros de altura, no acesso ao empresarial, que será aberto ao público. Fonte: Pedro Ivo Bernardes do Diário de Pernambuco  

3º encontro on-line da Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI aprofunda a aprendizagem visível e a transformação docente

Na tarde do dia 10 de setembro, foi realizado o 3º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI), uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a Editora Edebê. O programa é fruto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas, realizada em Aparecida/SP, e tem se consolidado como espaço privilegiado de estudo, reflexão e troca de experiências entre coordenadoras(es) pedagógicas(os_ das escolas salesianas em todo o Brasil. Com 40 acessos de todo o Brasil, o encontro teve como tema “A aprendizagem visível e a transformação docente”, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. A acolhida inicial foi conduzida pelo Pe. Sérgio, seguida de um momento de oração preparado pela Irmã Lúcia Jacinta, que ajudou a comunidade formativa a colocar o encontro sob a inspiração de Deus e no espírito do carisma salesiano. Percurso formativo e cultura de pensamento Caroline iniciou sua fala retomando o percurso formativo proposto pelo programa e relembrou as oito forças da escola que favorecem o desenvolvimento de uma cultura de pensamento. Em seguida, trouxe reflexões fundamentadas sobre as competências docentes e a importância da documentação pedagógica como instrumento de aprendizagem, acompanhamento e transformação no processo educativo. Durante sua exposição, Caroline Cardoso lançou uma provocação aos grupos de trabalho, convidando-os a refletir sobre quais competências podem ser mais exploradas e desenvolvidas no contexto das escolas salesianas. As competências apresentadas foram: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Cultura digital; Trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania.  A formadora destacou ainda a importância da flexibilidade intelectual, recordando que, no processo de aprendizagem, “tudo bem mudar de ideia a respeito de algo, e também que é importante ser flexível e ter a mente aberta o suficiente para rever conceitos quando novas, e às vezes conflitantes, informações são apresentadas e as hipóteses originais são refutadas”, fundamentando sua reflexão no livro Aprendizagens Visíveis: Experiências teórico-práticas em sala de aula, de Julia Pinheiro Andrade. Espaços de diálogo e partilha Após a exposição, os participantes foram organizados em grupos para refletir sobre três questões-chave: Que tipos de registros existem no EFAI? Com que intenção registramos o que as crianças fazem na escola? A partir da leitura do Capítulo 3 e das reflexões, como é possível mobilizar e potencializar a documentação pedagógica no EFAI? As contribuições de cada grupo foram registradas em um mural digital, que servirá de base para novas partilhas e aprofundamentos no próximo encontro, já agendado para 12 de novembro de 2025. O encontro foi concluído em clima de entusiasmo e corresponsabilidade. Para motivar ainda mais os estudos e a vivência pedagógica, foram realizados sorteios de banners da Coleção Nautas e de um livro para aprofundamento sobre coordenação pedagógica, formação e inovação. Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI reafirma o compromisso da RSB e da Editora Edebê em apoiar os educadores salesianos no fortalecimento de uma pedagogia que une excelência acadêmica, espiritualidade e protagonismo juvenil. Mais do que encontros formativos, o programa se propõe a ser um processo de transformação das práticas pedagógicas, em sintonia com o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Angélica Novais da comunicação da Rede Salesiana Brasil

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