Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola
07/04/2024

Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola

Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola
Fotos: Rede Salesiana Brasil

No dia 7 de abril, o Brasil volta sua atenção para uma problemática que afeta milhares de crianças e adolescentes em todo o país: o bullying. Esta data marca o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, um momento crucial para refletir sobre os impactos dessas práticas e promover a conscientização e a prevenção.

O termo "bullying" refere-se a comportamentos repetitivos de intimidação, agressão física ou verbal, exclusão social e outras formas de violência, geralmente perpetrados por pessoas com mais poder ou status em relação à vítima. Essas ações podem deixar sequelas emocionais e psicológicas profundas nas vítimas, afetando seu desempenho acadêmico, bem-estar mental e desenvolvimento social.

A origem do Dia Nacional de Combate ao Bullying remonta ao ano de 2016, quando a Lei nº 13.277 foi sancionada, instituindo a data como uma forma de conscientização e mobilização contra o problema. Desde então, escolas, organizações da sociedade civil e instituições governamentais têm se unido para desenvolver estratégias de prevenção e combate ao bullying.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6 em cada 10 estudantes brasileiros afirmam terem sido vítimas de bullying. Além disso, um estudo divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) revela que o país possui uma das maiores taxas de bullying escolar do mundo.

A prevalência do bullying nas escolas brasileiras evidencia a urgência de medidas eficazes para prevenir e combater essa forma de violência. Programas de educação socioemocional, capacitação de professores, promoção do diálogo e do respeito à diversidade, além do fortalecimento do suporte psicológico aos estudantes, são algumas das estratégias recomendadas para lidar com o problema de forma integral.

“Na farmácia não vendem remédios contra o bullying, os laboratórios ainda não conseguiram a fórmula; enquanto isso, o que fazer? A única maneira é o compartilhar, o conviver, o dialogar, o escutar o outro, ter tempo de caminhar juntos, ter tempo porque é o tempo aquele que cria a relação”, diz o Papa Francisco

A Rede Salesiana Brasil (RSB) se empenha incessantemente no combate ao bullying, especialmente porque todas as casas salesianas se comprometem a implementar o Sistema Preventivo de Dom Bosco. “Muito mais que uma teoria pedagógica, ele [o Sistema Preventivo de Dom Bosco] constitui o arcabouço vivencial da escola salesiana, o modelo de educação que o ‘Santo dos jovens’ quis construir dentro da Igreja e da sociedade, para o bem de incontáveis gerações de jovens, de todos os tempos e de todos os recantos do mundo. Um modelo de educação que parte da aproximação e acolhimento dos educandos pelos educadores e se prolonga no convívio cotidiano, sobre as sólidas bases fundadas no diálogo (a razão), no acolhimento afetuoso (a amorevolezza) e na abertura para a dimensão transcendental do ser humano (a religião)”, dizem Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti Ir. Ivanette Duncan de Miranda na introdução do livro “Sistema Preventivo e Diretos Humanos”. Para fazer download gratuito do livro, clique aqui.

Como um exemplo de ação concreta, o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP), promove o Projeto Anti-Bullying, uma iniciativa para promover um ambiente escolar seguro, acolhedor, fraterno e inclusivo. Dentre as ações previstas, estão:

Formação com professor regente: Introduzir o tema do bullying no currículo escolar, por meio de ações específicas em sala de aula;

Formação de Líderes Estudantis (Representantes de classe): Capacitar os alunos eleitos como representantes de classe, para atuarem como líderes na prevenção do bullying;

Campanhas de Conscientização/Formação da comunidade escolar: Envolver os alunos representantes de classe na criação de materiais educativos para disseminar a mensagem anti-bullying de forma criativa, além de formar os pais e responsáveis nas reuniões trimestrais, fornecendo recursos e orientações;

Monitoramento e Avaliação: Garantir um ambiente educacional que gere a sensação de segurança para o relato de incidentes de bullying, além de realizar avaliações regulares do clima escolar com os professores e estudantes para monitorar a eficácia das estratégias anti-bullying;

Formação Espiritual/Pastoral: Vincular as mensagens das Acolhidas com reflexões e orações que abordem a importância da fraternidade e da amizade social na vida dos alunos e na construção de uma comunidade que preza pela cultura de paz.

    

Neste Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, é fundamental que toda a sociedade se una em prol de um ambiente escolar mais seguro, acolhedor e respeitoso para todas as crianças e adolescentes. A educação é a chave para transformar essa realidade e promover o bem-estar de toda a comunidade escolar.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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Instituto Laura Vicuña leva estudantes do 4º ano a expedição inédita no Uruguai, ampliando horizontes da aprendizagem

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Estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco, no Centro de Manaus, brilham na Olimpíada Brasileira de Robótica e na Mostra Nacional de Robótica

O Colégio Salesiano Dom Bosco, do Centro de Manaus, marcou presença mais uma vez nas finais brasileiras da Mostra Nacional de Robótica (MNR) e da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), considerada a maior competição de robótica da América Latina, participando na modalidade Robótica Artística, com os estudantes Ana Clara Vieira, Davi Augusto, Guilherme Andrade e Júlia Evaristo, da 8º Ano do Ensino Fundamental. Neste ano, a escola apresentou seis iniciativas que evidenciam o compromisso dos estudantes com a ciência, a inovação e o impacto social, dentre elas, foram selecionadas quatro. Entre as selecionadas, destacou-se a iniciativa que desenvolveu um bracelete para auxiliar pessoas com Mal de Parkinson, desenvolvido pelos alunos: Miriam Soares, Ravi Leite, Ana Francisca do Valle, Joshua Chagas, Jordan dos Anjos, Yuri Borges, do 1º ano do Ensino Médio, que receberam Menção Honrosa nacional e foi reconhecido como um dos melhores projetos do Brasil.  Também integrou a mostra o projeto “Missão Clean Space”, criado pelo aluno André Luiz Sena do 6º ano, que propôs uma sonda que faz a limpeza de lixo espacial e conquistou duas Menções Honrosas: uma na etapa estadual do Espírito Santo e outra na etapa do Amazonas. Outra iniciativa apresentada foi o “Tambakicks”, um barco autônomo movido a energia solar, premiado com Menção Honrosa na etapa estadual do Espírito Santo. O protótipo oferece soluções sustentáveis para os desafios das secas e cheias dos rios amazônicos, auxiliando no transporte de mantimentos e em pesquisas científicas com sensores ambientais e foi desenvolvido pelos alunos Kenedy Ajala, Yasmin Andrade e Isabela Duarte. O projeto recebeu menção honrosa na etapa estadual do Amazonas e na etapa do Espirito Santo.  Por fim, a equipe também levou ao evento o Robô Focus, criado para apoiar alunos com TDAH, da Aluna Angelina Sena, do 2º Série do Ensino Médio, e a ex -estudante salesiana Clara Tereza, que estuda Design na UFAM. Teve também o projeto Meninas Amazonas, uma iniciativa 100% feminina que incentiva a participação de meninas na robótica, ciência e tecnologia, incluindo a produção de um eBook exclusivo com atividades formativas e inspiradoras, realizado pelas alunas Mariana Sena e Samilly Sthefany. Vozes que revelam transformação A participação na OBR e na MNR foi acompanhada de muita emoção, crescimento e superação. O estudante Ravi, do 1º ano do Ensino Médio e integrante da equipe premiada, resumiu o sentimento vivido: “Apesar de todas as dificuldades pelo caminho, fomos resilientes e ganhamos muitos conhecimentos. Quero continuar na robótica e ser campeão junto da minha equipe em João Pessoa no ano que vem!” Sua colega, Yasmin Andrade, também do 1º ano do Ensino Médio e membro da equipe Tambakicks, expressou sua gratidão pela experiência e pelo acompanhamento pedagógico: “Essa experiência mudou tudo o que eu pensava e me ajudará a ser uma aluna melhor. Obrigada, professora, por acreditar no meu potencial. A robótica me abriu portas para uma área incrível da tecnologia.” Os depoimentos dos estudantes revelam aquilo que a educadora responsável, professora Joana Ramos, reforça há anos: a robótica vai muito além da competição. Ao falar sobre o evento com a RSB, ela destacou o impacto profundo do processo formativo: “Foram dias intensos, cheios de aprendizados, ajustes, erros e acertos. A robótica é um instrumento de transformação pessoal, social e educacional. Eles voltam mais maduros, confiantes e apaixonados pela ciência. A robótica se transforma e, eu continuo acreditando que, através da educação, mudamos o mundo, disse a professora Joana Ramos.” Famílias vivem a experiência junto A emoção também foi compartilhada pelas famílias. A mãe Alessandra Sena, que teve dois filhos participando do evento (André Luiz, do 6º ano, e Angelina, da 2º série do Ensino Médio), relatou a grandiosidade do encontro nacional e sua importância formativa: “Para quem vive a robótica, participar desse evento é um sonho. É um encontro grandioso, que reúne equipes de vários estados, do Ensino Fundamental ao universitário. A troca de ideias, o contato com outras pesquisas e culturas… tudo isso transforma os jovens. É maravilhoso para cada estudante e, para nós, pais, é motivo de muito orgulho.” Robótica como missão educativa A participação na OBR reforça a missão salesiana de promover uma educação integral, que conecta ciência, criatividade, valores humanos e protagonismo juvenil. Em cada projeto apresentado, os alunos demonstram não apenas domínio tecnológico, mas também sensibilidade social, responsabilidade e espírito de equipe. Conheça as iniciativas e ações desenvolvidas pelos alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco Participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Mostra Nacional de Robótica (MNR): o Colégio Dom Bosco tem participado das finais nacionais na modalidade Robótica Artística e da MNR, levando projetos desenvolvidos pelos alunos e conquistando menções e premiações nacionais.  Representação em eventos internacionais (RoboCup): projetos premiados na MNR garantiram vagas para representar o Amazonas e o Brasil em etapas internacionais como a RoboCup.  Projetos sociais e de impacto (ex.: Mão Biônica, Bracelete para Mal de Parkinson, Cidade Inteligente, Missão Clean Space): ao longo do ano as equipes apresentam projetos de impacto social e ambiental desenvolvidos com tecnologias de baixo custo (Arduino, prototipagem), que chamaram atenção nos eventos nacionais.  Laboratório / Sala Maker e Espaço STEM: a escola mantém espaços Maker/Laboratório de Robótica onde são ministradas aulas práticas de programação, eletrônica e prototipagem para diferentes séries. Esses ambientes apoiam a formação contínua dos alunos em STEAM - acrônimo em inglês para Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics) - metodologia educacional que busca integrar essas áreas do conhecimento em projetos e atividades práticas, promovendo o aprendizado interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.  Torneios e seletivas internas (Torneio Brasil de Robótica - TBR):  Realização de etapas internas e seletivas para preparar equipes rumo a competições regionais e nacionais (TBR, etapas estaduais da OBR), estimulando participação ampla dos estudantes. Equipes e identidades (ex.: Tambakicks, Amazon Tech): existência de equipes com identidade própria que participam das competições e mostras; também há times que se destacaram em outras competições de tecnologia (como a Olimpíada Nacional de Aplicativos — ONDA). O Colégio Salesiano Dom Bosco celebra mais esta vitória na robótica, conquistas que vão muito além de prêmios e classificações. São histórias de vida transformadas, vocações despertadas e jovens que descobrem na ciência um caminho para construir um futuro melhor.

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