27/02/2023

Dia Nacional do Livro Didático

Dia Nacional do Livro Didático

Em 27 de fevereiro, comemora-se o Dia Nacional do Livro Didático, uma data que homenageia esta ferramenta potencializadora da formação de crianças adolescentes e jovens, reunindo informações que apoiam o desenvolvimento do conhecimento e da percepção de mundo nas etapas da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Anos Finais - e Ensino Médio) e ensino superior, além de apoiar os professores no processo contínuo de ensino-aprendizagem.

Desde 1985, o Brasil mantém o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que fornece todos os livros didáticos aos estudantes das redes públicas de ensino. No entanto, a trajetória do livro didático no Brasil começou em 1929, com a criação do Instituto Nacional do Livro (INL), órgão com a função específica de legislar esta área no país.

Por meio de sua Editora Edebê e alinhados com as propostas mais atuais para a educação das crianças, adolescentes e jovens, a Rede Salesiana Brasil (RSB) disponibiliza matérias didáticos de ponta às suas 100 escolas, apoiando a formação integral das juventudes. Confira a entrevista cedida pela Coordenadora Editorial da Edebê, Giovanna Farago, à equipe de Comunicação da RSB e descubra como acontece o processo de criação de uma Coleção Didática:

Comunicação RSB: Como se dá o processo de criação de um Livro Didático?

Giovanna: O processo de concepção e criação de um livro didático é complexo e envolve muitas etapas. Tudo se inicia com a concepção de um projeto a partir da escuta ativa dos clientes ou considerando alterações na legislação. No caso dos nossos produtos, com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), não se pensou em um projeto isolado, mas em um conceito de coleções que se complementariam. Com o plano editorial e projetos estruturados, aqui na Editora Edebê, de forma resumida, pensa-se em cada página do material para a elaboração de encomendas de originais para elaboradores criteriosamente selecionados. Na sequência, inicia-se o processo de edição de conteúdo, etapa realizada pelos nossos especialistas, a organização de pautas de ilustrações, pautas para pesquisa e licenciamento de imagens e textos, preparação e revisão de texto, antes de iniciarmos uma primeira diagramação. Até a etapa de liberação para a impressão, são pelo menos três provas do material diagramado no formato PDF para a revisão de texto e para a leitura e validação final do editor. Paralelamente, trabalha-se também na criação de recursos digitais para a plataforma e nos encaminhamentos essenciais para o trabalho do professor em sala de aula.

Comunicação RSB: Na sua opinião, qual é a importância dos livros didáticos da Editora Edebê na educação de crianças, adolescentes e jovens?

Giovanna: O material didático da Editora Edebê é um parceiro das escolas e educadores no processo formativo. Por meio dele, as crianças adolescentes e jovens vivenciam propostas contextualizadas, aplicadas e alinhadas com as necessidades do século XXI. Assim, a aprendizagem se torna significativa, ativa e dinâmica, auxiliando na preparação das crianças e jovens a serem protagonista na busca soluções sustentáveis, na valorização da diversidade e no desenvolvimento de novas competências e habilidades essenciais, visando a formação integral dos estudantes.

Conheça um pouco das Coleções Didáticas da Editora Edebê para cada etapa da educação:

 COLEÇÃO GIROLHAR - EDUCAÇÃO INFANTIL  

“O principal diferencial da nossa Coleção Girolhar é o respeito à infância. Com essa coleção, convidamos as crianças da Educação Infantil a GIRAR o OLHAR e a aprender por meio de brinquedos e brincadeiras infantis, e ao educador a dar visibilidade às infâncias. O kit da criança traz o material do estudante, material de apoio, livros de Literatura, fichas para a família e o kit de espiar. Já a escola, recebe o Cubetto, robô que auxiliará as crianças a compreender, desde cedo, a lógica de programação”, diz Giovanna.

Conheça mais sobre a Coleção Girolhar clicando aqui. 

 

 

 COLEÇÃO NAUTAS - ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) 

“A coleção Nautas busca instigar os estudantes a pesquisar, investigar, analisar, explorar e experimentar, de forma interativa e contextualizada. Essa coleção apresenta livro didático impresso para todos os componentes curriculares, com atividades interativas na plataforma Edebé On, livro de projetos ‘Ampliando Rotas’ e o livro de Robótica para o qual as escolas recebem também os Cubelets, kit de Robótica que visam promover o aprendizado por meio de atividades colaborativas”, comenta Giovanna.

Conheça mais sobre a Coleção Nautas clicando aqui.

  

 COLEÇÃO ROTAS -  ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS)  

“Assim como a Coleção Nautas, a Coleção Rotas traz como principais pilares a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Sustentabilidade, a cultura Maker e a abordagem STEAM.  Além do livro impresso do estudante, essa coleção apresenta um caderno complementar com atividades que visam sistematizar os objetos de conhecimento de cada capítulo. No material de Língua Portuguesa, há também folha de produção textual. Já na versão digital, disponível na plataforma Edebé On Plus, os estudantes encontram ampliações por meio de recursos e atividades interativas”, diz Giovanna.

Conheça mais sobre a Coleção Rotas clicando aqui.

 COLEÇÃO PASSAPORTE - ENSINO MÉDIO 

“Com a Coleção Passaporte, o estudante adquire os vistos que o conduzirão para o Ensino Superior, considerando o seu Projeto de Vida. Essa coleção apresenta produtos para a parte obrigatória do currículo do Novo Ensino Médio, ou seja, para a Formação Geral Básica, organizados por áreas de conhecimento, e produtos para os Itinerários Formativos, parte flexível do currículo, considerando as habilidades e os interesses de cada estudante. Assim como a Coleção Rotas, a Coleção Passaporte também apresenta trilhas de aprendizagem e recursos digitais complementares na plataforma Edebé On Plus”, conta Giovanna.

Conheça mais sobre a Coleção Passaporte clicando aqui.

Você pode conhecer todos os materiais didáticos da Editora Edebê clicando aqui.

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com apoio da equipe editorial da Edebê

Mais Recentes

Palestra sobre inteligências múltiplas para alunos do Ensino Médio

A teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm pontos em comum, como a valorização do desenvolvimento de habilidades. A Rede Salesiana valoriza as múltiplas habilidades dos estudantes, que são desenvolvidas por meio de metodologias ativas e aprendizagem criativa. Nessa perspectiva a coordenação pedagógica do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju, realizou a palestra “Neurociência” para alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio.  A palestra abordou duas temáticas importantes para os estudantes: “Neurociência e múltiplas habilidades” ministrada pelo diretor do Campus de Medicina - UFS Lagarto, Prof. Dr. Makson Oliveira; e “Neurociência e aprendizado eficaz”, apresentada pelo professor e enfermeiro Jorge Costa.  Conforme o Prof. Dr. Makson Oliveira, o estímulo cerebral é uma forma de incentivar o estudante a melhorar o desempenho escolar. “Estimular diferentes áreas do conhecimento como a matemática, música, esportes, cultura e arte faz com que o estudante tenha contato direto com essas atividades, e a partir disso, ele consegue desenvolver habilidades, direcionando o foco e encontrando motivação; quando ele encontra motivação e emoção, ele consegue desenvolver múltiplas habilidades”, explicou o professor. Durante o evento, os especialistas compartilharam seus conhecimentos na área, experiências profissionais, pesquisas universitárias, dados científicos e também responderam aos questionamentos dos estudantes. Além disso, explicaram de forma clara quais são as inteligências múltiplas? linguística; lógico-matemática; musical; espacial; corporal cinestésica; interpessoal e intrapessoal.  Além de resolver as dúvidas dos alunos, os palestrantes apresentaram dicas e exemplos de como melhorar o desempenho escolar, utilizando técnicas de aprendizagem específicas.  Para o estudante Pedro Henrique da 1ª Série do Ensino Médio, a palestra agregou conhecimentos práticos para a rotina de estudos, “A temática apresentada vai me ajudar a lidar com o aprendizado, porque eu  tenho muita dificuldade na área de exatas. E tenho certeza que praticando mais e treinando meu cérebro vou conseguir melhorar nos esstudos'', expressou o estudante.  A teoria das inteligências múltiplas pode ajudar a compreender que cada aluno tem diferentes aptidões, o que contribui para o desenvolvimento do seu projeto de vida. “Havia uma ideia por parte dos alunos de que se nasce com habilidades e poucos conseguem desenvolver habilidades. Mas, os autores e obras que estamos trabalhando em sala de aula demonstram o contrário, ou seja, qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades através da prática e dedicação ao longo da vida. Por isso, trouxemos esses dois especialistas que apresentaram com maestria a temática proposta”, ressaltou a professora de língua portuguesa e projeto de vida Gilvanete Barros.Fonte: Jeová Cardoso - Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju

Ação Social da ISJB realiza 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores

Entre os dias 7 e 10 de abril, em Barbacena (MG), aconteceu o 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores das obras sociais salesianas da Inspetoria São João Bosco. O evento teve como inspiração o tema da Estreia 2025: “Ancorados na esperança, movidos pela alegria e pelo amor.” O principal objetivo do encontro foi proporcionar uma formação significativa, fortalecendo a vivência da Salesianidade e da Pedagogia Salesiana no cotidiano dos educadores — em suas ações, nas relações com as equipes e no acolhimento dos educandos e suas famílias. A programação foi organizada a partir dos pilares que sustentam a missão salesiana: Casa que acolhe, Paróquia que evangeliza, Escola que encaminha para a vida e Pátio onde se encontra com os amigos. Durante os quatro dias, temas fundamentais foram aprofundados, como o cuidado com quem cuida, a importância do estar inteiro na vida e na missão, o valor do brincar no desenvolvimento humano e da assistência-presença. Foi um tempo de reencontro com a própria vocação educativa e com a alegria de ser presença transformadora. Depoimentos de participantes refletem a profundidade dessa experiência: “Retorno com a bagagem cheia de aprendizados, tanto pessoais quanto profissionais.” — Reinaldo Junio Farias, CESAM GO “O diferencial deste encontro foi que nada nos foi imposto. Tudo aconteceu de forma leve, com muita familiaridade.” — Adriana Pompermayer, CESAM ES “Eu não estava bem antes de vir. Compartilhei aqui dores que nunca dividi nem com amigos. Quero levar essa Vitória falante, participativa, para o Centro Juvenil. Levo vocês no meu coração.” — Vitória Maria da Silva Campos, Centro Juvenil Pará de Minas O encontro não apenas formou, mas também fortaleceu vínculos, despertou esperanças e renovou a missão de ser sinal do amor de Deus na vida de tantos jovens. ‍Por Andressa Lima

Basquete sobre rodas emociona e inspira estudantes do Colégio Castelo de Macaé

O Ginásio Dom Bosco do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), foi palco de uma vivência rara, tocante e, acima de tudo, transformadora. Dando continuidade a uma série de atividades sobre “Conscientização e Inclusão”, iniciada em março, o time Paralímpico de basquete em cadeira de rodas de Macaé — o Macaé Paralímpico — realizou, no primeiro sábado letivo do ano, uma apresentação especial para os estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Na oportunidade, os atletas trouxeram mais do que jogadas e arremessos: deram um ‘show’ de humanidade, força e empatia. Fundado em 2007, o Macaé Paralímpico é um dos principais expoentes do basquete sobre rodas no Estado do Rio, com um legado que ultrapassa as quadras. “Nosso trabalho vai muito além do esporte. A gente transforma vidas”, afirmou o técnico Antônio Gripp, que também é Ex-Aluno do Instituto Salesiano. Durante a atividade, os Alunos e a Equipe pedagógica não só assistiram a uma partida como também puderam experimentar a prática do esporte adaptado. Para João Barcelos, Coordenador do Macaé Paralímpico, o encontro reforça o poder do esporte como ferramenta educativa. 

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil