Em 27 de fevereiro, comemora-se o Dia Nacional do Livro Didático, uma data que homenageia esta ferramenta potencializadora da formação de crianças adolescentes e jovens, reunindo informações que apoiam o desenvolvimento do conhecimento e da percepção de mundo nas etapas da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Anos Finais - e Ensino Médio) e ensino superior, além de apoiar os professores no processo contínuo de ensino-aprendizagem.
Desde 1985, o Brasil mantém o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que fornece todos os livros didáticos aos estudantes das redes públicas de ensino. No entanto, a trajetória do livro didático no Brasil começou em 1929, com a criação do Instituto Nacional do Livro (INL), órgão com a função específica de legislar esta área no país.
Por meio de sua Editora Edebê e alinhados com as propostas mais atuais para a educação das crianças, adolescentes e jovens, a Rede Salesiana Brasil (RSB) disponibiliza matérias didáticos de ponta às suas 100 escolas, apoiando a formação integral das juventudes. Confira a entrevista cedida pela Coordenadora Editorial da Edebê, Giovanna Farago, à equipe de Comunicação da RSB e descubra como acontece o processo de criação de uma Coleção Didática:
Comunicação RSB: Como se dá o processo de criação de um Livro Didático?
Giovanna: O processo de concepção e criação de um livro didático é complexo e envolve muitas etapas. Tudo se inicia com a concepção de um projeto a partir da escuta ativa dos clientes ou considerando alterações na legislação. No caso dos nossos produtos, com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), não se pensou em um projeto isolado, mas em um conceito de coleções que se complementariam. Com o plano editorial e projetos estruturados, aqui na Editora Edebê, de forma resumida, pensa-se em cada página do material para a elaboração de encomendas de originais para elaboradores criteriosamente selecionados. Na sequência, inicia-se o processo de edição de conteúdo, etapa realizada pelos nossos especialistas, a organização de pautas de ilustrações, pautas para pesquisa e licenciamento de imagens e textos, preparação e revisão de texto, antes de iniciarmos uma primeira diagramação. Até a etapa de liberação para a impressão, são pelo menos três provas do material diagramado no formato PDF para a revisão de texto e para a leitura e validação final do editor. Paralelamente, trabalha-se também na criação de recursos digitais para a plataforma e nos encaminhamentos essenciais para o trabalho do professor em sala de aula.
Comunicação RSB: Na sua opinião, qual é a importância dos livros didáticos da Editora Edebê na educação de crianças, adolescentes e jovens?
Giovanna: O material didático da Editora Edebê é um parceiro das escolas e educadores no processo formativo. Por meio dele, as crianças adolescentes e jovens vivenciam propostas contextualizadas, aplicadas e alinhadas com as necessidades do século XXI. Assim, a aprendizagem se torna significativa, ativa e dinâmica, auxiliando na preparação das crianças e jovens a serem protagonista na busca soluções sustentáveis, na valorização da diversidade e no desenvolvimento de novas competências e habilidades essenciais, visando a formação integral dos estudantes.
Conheça um pouco das Coleções Didáticas da Editora Edebê para cada etapa da educação:
COLEÇÃO GIROLHAR - EDUCAÇÃO INFANTIL
“O principal diferencial da nossa Coleção Girolhar é o respeito à infância. Com essa coleção, convidamos as crianças da Educação Infantil a GIRAR o OLHAR e a aprender por meio de brinquedos e brincadeiras infantis, e ao educador a dar visibilidade às infâncias. O kit da criança traz o material do estudante, material de apoio, livros de Literatura, fichas para a família e o kit de espiar. Já a escola, recebe o Cubetto, robô que auxiliará as crianças a compreender, desde cedo, a lógica de programação”, diz Giovanna.
Conheça mais sobre a Coleção Girolhar clicando aqui.
COLEÇÃO NAUTAS - ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)
“A coleção Nautas busca instigar os estudantes a pesquisar, investigar, analisar, explorar e experimentar, de forma interativa e contextualizada. Essa coleção apresenta livro didático impresso para todos os componentes curriculares, com atividades interativas na plataforma Edebé On, livro de projetos ‘Ampliando Rotas’ e o livro de Robótica para o qual as escolas recebem também os Cubelets, kit de Robótica que visam promover o aprendizado por meio de atividades colaborativas”, comenta Giovanna.
Conheça mais sobre a Coleção Nautas clicando aqui.
COLEÇÃO ROTAS - ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS)
“Assim como a Coleção Nautas, a Coleção Rotas traz como principais pilares a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Sustentabilidade, a cultura Maker e a abordagem STEAM. Além do livro impresso do estudante, essa coleção apresenta um caderno complementar com atividades que visam sistematizar os objetos de conhecimento de cada capítulo. No material de Língua Portuguesa, há também folha de produção textual. Já na versão digital, disponível na plataforma Edebé On Plus, os estudantes encontram ampliações por meio de recursos e atividades interativas”, diz Giovanna.
Conheça mais sobre a Coleção Rotas clicando aqui.
COLEÇÃO PASSAPORTE - ENSINO MÉDIO
“Com a Coleção Passaporte, o estudante adquire os vistos que o conduzirão para o Ensino Superior, considerando o seu Projeto de Vida. Essa coleção apresenta produtos para a parte obrigatória do currículo do Novo Ensino Médio, ou seja, para a Formação Geral Básica, organizados por áreas de conhecimento, e produtos para os Itinerários Formativos, parte flexível do currículo, considerando as habilidades e os interesses de cada estudante. Assim como a Coleção Rotas, a Coleção Passaporte também apresenta trilhas de aprendizagem e recursos digitais complementares na plataforma Edebé On Plus”, conta Giovanna.
Conheça mais sobre a Coleção Passaporte clicando aqui.
Você pode conhecer todos os materiais didáticos da Editora Edebê clicando aqui.
Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com apoio da equipe editorial da Edebê