Dream Premiere do Clipe “Sonho que faz sonhar”
13/05/2024

Dream Premiere do Clipe “Sonho que faz sonhar”

Dream Premiere do Clipe “Sonho que faz sonhar”
Fotos: INSG Castelo Macaé

A pré-estreia do Clipe “Sonho que faz sonhar” aconteceu na noite da terça-feira (07), no auditório Ir. Maria Léa Ramos, no Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), em Macaé (RJ), reunindo as famílias dos estudantes que integram o Coral Clave de Sol e a Orquestra do Colégio Castelo.

Conduzido pela Coordenadora do Coro e Orquestra do INSG/Castelo, Patrícia Certório, o evento apresentou, às famílias e seus filhos, o resultado de um trabalho muito esperado pelos estudantes desde as gravações do clipe. Para contextualizar os presentes a respeito do tema central da música, a Diretora Geral, Ir. Carmelita Agrizzi fez a narrativa do “Sonho dos nove anos” de São João Bosco, trazendo os principais momentos em que o Joãozinho, diante de adolescentes em conflito, encontra-se com Jesus que apresenta Maria, a Mestra que o conduziu ao entendimento que originou a educação Salesiana. A conclusão desse momento levou os presentes a um resgate histórico da compreensão desse sonho até os dias de hoje.

Na sequência, os autores do “Sonho que faz sonhar” e regentes do Coro e Orquestra do INSG/Castelo, Hélio da Silva Júnior e Priscila Sousa, iniciaram a música num dueto e convidaram os alunos presentes a continuar a canção juntos. Essa apresentação antecedeu a execução do clipe, despertando a emoção das famílias que, por sua vez, aplaudiram de pé. “Quando eu assisti, me emocionei muito! Porque a gente sente amor, sente verdade em cada palavra ali, em cada linha da música” disse Joyce Regis, mãe da aluna e corista Helena, do 2º ano do Ensino Fundamental. “Sou muito grata pela minha filha estar inserida nesse sonho tão lindo de Dom Bosco e saber que a minha família foi alcançada e está fazendo parte dessa realidade”, completou.

A emoção foi o tom da noite de premiere. Emiliana Massena, mãe de André Massena, estudante de violino da 3ª série do Ensino Médio, fez um resgate de memória: “Fui aluna do Castelo. Aos seis anos toquei piano com a Irmã Esther e hoje ainda me emociono ao ver o instrumento na escola. E agora ver meu filho tocando piano, tocando violino, envolvido na orquestra da escola... é uma emoção que não tem como descrever! É lindo demais fazer parte desse sonho”. Já Marcelo Otávio Braga, pai de Clara e Laura, coralistas e alunas do 5º e 2º ano do Ensino Fundamental, respectivamente, descreve seus sentimentos: “Temos um imenso carinho pela escola, por isso nos envolvemos tanto! É difícil vir aqui e não trazer um lenço para fazer secar os olhos. É muita emoção! Fomos muito felizes em escolher esta escola e deixar as nossas filhas aqui, até porque elas pedem para vir e se não fossem tão amadas, não viriam com gratidão”.

Com a direção da Assessoria de Comunicação do Castelo e edição de Filipe Itagiba, o clipe é resultado de um trabalho que envolveu os estudantes e colaboradores durante três dias de gravações, em nove sets diferentes que retrataram os ambientes de acolhimento, aprendizagem e convivência da escola. Para Sophia Marotta, estudante e coralista do 5º ano do Ensino Fundamental, a metodologia das gravações fez sentido assim que o filme foi visto. “Eu senti uma felicidade e, ao mesmo tempo, uma emoção gigante porque foram dias de uma gravação que a gente custou a fazer e ficou muito bonito”. A estudante e também coralista, Clara Contarini, do 5º ano, demonstrou seu entusiasmo ao se ver como uma estrela: “Eu fiquei feliz porque estava realizando um sonho! Eu estava lá [no telão]! Eu estava me divertindo! Estava parecendo uma princesa do Hollywood! E aí, eu só vivi de novo esse momento, adorei o resultado! Que lindo!”.

Em homenagem a Santa Maria Domingas Mazzarello que, ao lado de Dom Bosco, fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), o clipe oficial foi divulgado nas mídias sociais do Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo - Macaé no próprio dia 13 de maio, compartilhando o mesmo sonho educativo do Santo dos Jovens.

       

Fonte: INSG Castelo Macaé / Por Paulo Caetano / Fotos: Paolla Itagiba

Mais Recentes

Jovens e adultos celebram Primeira Eucaristia no Colégio de Santa Inês, em São Paulo

No dia 29 de novembro, a Capela do Colégio de Santa Inês, em São Paulo (SP), foi palco de uma Celebração Eucarística marcante. Vinte jovens estudantes e sete adultos, colaboradores da instituição, receberam a Primeira Eucaristia em uma cerimônia cheia de emoção e significado. A missa foi presidida pelo Salesiano Padre Justo Ernesto Piccinini, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no bairro do Bom Retiro. A celebração simbolizou o encerramento da formação catequética que se desenvolveu ao longo de todo o ano. O projeto surgiu a partir de uma intuição: um jovem manifestou o desejo de fazer a catequese durante uma conversa informal com Irmã Maria Auxiliadora Vasallo Grande, responsável pela Pastoral do Colégio. Em relato, Irmã Maria Auxiliadora compartilhou: "Hoje foi um dia muito especial no Colégio de Santa Inês. Encerramos a formação catequética de jovens e adultos. Foi uma celebração muito bonita e envolvente. Fizeram a Primeira Eucaristia 20 jovens (nossos alunos) e sete adultos (funcionários da escola).No dia 8 de novembro, quatro jovens e dois adultos foram batizados na Capela do Colégio de Santa Inês, pelo Padre Justo Piccinini. E no dia 15 de novembro, os nossos 27 com mais outros 50 da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora fizeram a Crisma. A cerimônia contou com a presença de Dom Rogério Augusto das Neves, bispo auxiliar da Região Episcopal Sé em São Paulo.Agradeço a Deus que me iluminou quanto a este projeto a partir do pedido de um dos jovens.O Padre Piccinini me apoiou extremamente e contei com a ajuda de Irmã Solange Sanches que ministrou os encontros.Para mim foi uma experiência muito forte, um sonho realizado e que pretendo continuar até quando perceber que tenho energia para tal.Deus é nossa força! Dom Bosco e Madre Mazzarello, nossa inspiração!" A celebração contou com a presença de muitos familiares que prestigiaram o momento. A animação dos cantos ficou por conta das três noviças das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA): Vitória, Wanderlene e Clívia. Durante a homilia, o Padre Justo compartilhou sua experiência pessoal com os catequizandos, ressaltando a importância de cultivar o dom da presença de Jesus, apresentado como "o grande amigo que não nos abandona". Ele enfatizou que, embora a vida continue como antes, a consciência da presença de Jesus mudará a forma como cada um vive. Diversas irmãs FMA da comunidade religiosa da Casa Inspetorial também participaram, apoiando e congratulando-se com o grupo e as catequistas Irmã Solange e Irmã Maria Auxiliadora.   Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Estudante Salesiano conquista bronze na ONC e prata na Olimpíada de Eficiência Energética

O estudante Ícaro Gabriel da Costa, do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ) conquistou dois importantes reconhecimentos em olimpíadas do conhecimento: medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e medalha de prata na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O desempenho expressivo reforça a trajetória de dedicação do jovem e o compromisso da escola com a excelência acadêmica.   Em sua primeira participação na ONC, Ícaro relembra que a medalha foi uma surpresa. “A professora Domênica inscreveu todos os alunos do 9º ano, e eu fui fazendo. Quando percebi, vi que a base que o Castelo oferece já me deixava preparado. Na segunda fase, aí sim comecei a estudar com os materiais que os professores disponibilizaram e consegui a medalha”, conta o estudante.   A ONC é uma das maiores competições acadêmicas do país, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e envolve conteúdos de Física, Química, Biologia e Astronomia. Ícaro destaca que o aprendizado em sala se mostrou fundamental durante a prova. “Todos os conteúdos da prova eu já tinha visto na série anterior. Foi mais um processo de revisão e de usar a lógica. Mesmo o que eu não sabia completamente, consegui entender e resolver”, explica.   Além do bronze na ONC, Ícaro brilhou também na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), onde conquistou a medalha de prata. A ONEE é uma iniciativa da ANEEL, e mobiliza estudantes dos 8º e 9º anos, promovendo conscientização sobre consumo consciente de energia, sustentabilidade e inovação por meio de desafios gamificados, dinâmicos e interativos.   Com dois pódios no currículo, o estudante mira novos desafios. “Quero tentar de novo no ano que vem, quem sabe conquistar uma prata na ONC. Também estou participando de outras olimpíadas, como a de Química. Gostei muito da experiência”, diz.   Apaixonado por inovação, Ícaro se encanta com a capacidade da ciência de transformar realidades. “É muito fácil achar coisas novas para solucionar problemas usando descobertas antigas. A ciência é isso: transformar o que já existe em algo útil e novo”, comenta.   Às vésperas de iniciar o Ensino Médio, ele já projeta o futuro acadêmico. “Pretendo cursar Biologia na UFRJ ou Química, mas como não tem em Macaé, talvez siga pela Biologia”, revela.   Colégio Castelo Macaé

Colégio Salesiano do ES realiza Cantata de Natal na Catedral Metropolitana de Vitória

A Catedral Metropolitana de Vitória recebeu, nesta terça-feira (25) um espetáculo de luzes e vozes, com a Cantata de Natal do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória. O evento marca o encerramento letivo das turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais, celebrando o Natal e reforçando os valores propostos pela educação salesiana junto às famílias e à sociedade capixaba. O evento atende a uma proposta educacional robusta, que une equipes pedagógicas e pastorais. Ao longo de nove canções, interpretadas em português, inglês e latim, os familiares presentes acompanharam as crianças com olhares de admiração e encantamento. As canções foram acompanhadas pela orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Canções foram acompanhadas pela orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Segundo Cristina Márcia Vargas de Andrade, diretora pedagógica da instituição, o evento reflete a missão de educar para além dos livros. "Este é um evento que, ano após ano, concretiza nosso propósito como escola católica: oferecer não apenas uma proposta pedagógica de qualidade, mas também uma educação que prepara os estudantes para a vida, fortalecendo as relações familiares e os valores cristãos e de cidadania", afirma a diretora. Diretora Pedagógica do Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Cristina Márcia de Andrade Vargas. Ela destaca ainda a consonância da união entre os valores celebrados no Natal e a proposta das escolas salesianas. "Dentro dessa perspectiva, resgatamos o espírito natalino de fraternidade, amor ao próximo e valorização da família, princípios preservados e cultivados por nós, salesianos. Ficamos muito felizes em realizar um evento que expressa tudo isso de forma tão bonita", concluiu. Esperança e Renovação Fernando Campos Peixoto, diretor pastoral da Presença Salesiana de Vitória — que engloba escolas, centro universitário (UniSales) e aprendizagem (Cesam Vitória), frisou a importância do Natal no contexto da missão salesiana. "A cantata de Natal nos motiva a vivenciar de forma muito profunda e emocionante esse mistério do cristianismo que é o nascimento do menino Deus. Na nossa escola confessional católica salesiana procuramos incentivar e vivenciar os valores que esse menino traz a este mundo”, explicou Fernando. Diretor Pastoral da Presença Salesiana de Vitória, Fernando Campos Peixoto. “Como o valor da esperança, em um mundo novo, um mundo melhor, mais justo, mais bonito e mais fraterno. Então esse evento nos renova um convite à esperança em Jesus, a esperança que não nos decepciona”, concluiu o diretor pastoral. Mais fotos da celebração estão disponíveis clicando aqui. Colégio Salesiano Vitória Com unidades em Jardim Camburi (Salesiano Jardim Camburi) e na Avenida Vitória (Salesiano Nossa Senhora da Vitória), o Colégio Salesiano Vitória apresenta uma proposta educacional pautada em pilares pedagógicos como aprendizagem criativa, pensamento científico e múltiplas habilidades, incentivando a construção de projeto de vida com protagonismo familiar e empreendedorismo. As unidades estão abertas para visitação mediante agendamento. Visite salesianos.br e agende uma visita.   Colégio Salesiano Vitória

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil