Educação para a democracia
16/03/2022

Educação para a democracia

Educação para a democracia

No ano em que a Justiça Eleitoral completa 90 anos de serviços à sociedade brasileira, o Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, de Aracaju (SE), realiza Eleição dos líderes de turma para 2022, com foco no exercício da cidadania, protagonismo juvenil e escolha por meio do voto consciente.

 

A ação pedagógica organizada pela Pastoral Salesiana em parceria com o Núcleo de Acompanhamento Neuropsicopedagógico Escolar (NANPE), aconteceu na última quinta-feira (09) e contou com os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental (Anos iniciais) à 3ª série do Ensino Médio, totalizando 78 candidatos, ou seja, 39 duplas.

 

Os comícios do Colégio contaram com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), que proporcionou a formação técnica e equipamentos necessários para os comícios. De acordo com Cláudio Gonçalves, técnico judiciário, lotado na Seção de Administração de Urnas, a votação simula as eleições brasileiras. “Para esta atividade são utilizadas quatro urnas eletrônicas e duas secções, sendo que duas urnas são de reposição, caso uma apresenta problemas. Além disso, é necessário realizar o mesmo procedimento sistemático das eleições no país: respeitar horários, mesários para checar os nomes e autorizar o voto”, explica Cláudio.

 

O Projeto Líderes de Turma tem como objetivo promover a participação, o protagonismo juvenil, o exercício da cidadania, a escolha por meio de voto consciente e a democracia. Uma vez eleitos, os líderes são empossados, passam por formações e trabalhos que buscam manter os princípios éticos e valores cristãos no meio escolar.

 

A Pastoral e o NANPE ressaltam o compromisso dos estudantes que a cada ano participam deste projeto, pois fazem parte da base para a construção de uma sociedade mais justa, libertadora e humana. De igual forma reconhecem o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral como órgão máximo da Justiça Eleitoral e seu papel no exercício da democracia brasileira.

 

  

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, Aracaju (SE)

Mais Recentes

3º encontro on-line da Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI aprofunda a aprendizagem visível e a transformação docente

Na tarde do dia 10 de setembro, foi realizado o 3º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI), uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a Editora Edebê. O programa é fruto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas, realizada em Aparecida/SP, e tem se consolidado como espaço privilegiado de estudo, reflexão e troca de experiências entre coordenadoras(es) pedagógicas(os_ das escolas salesianas em todo o Brasil. Com 40 acessos de todo o Brasil, o encontro teve como tema “A aprendizagem visível e a transformação docente”, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. A acolhida inicial foi conduzida pelo Pe. Sérgio, seguida de um momento de oração preparado pela Irmã Lúcia Jacinta, que ajudou a comunidade formativa a colocar o encontro sob a inspiração de Deus e no espírito do carisma salesiano. Percurso formativo e cultura de pensamento Caroline iniciou sua fala retomando o percurso formativo proposto pelo programa e relembrou as oito forças da escola que favorecem o desenvolvimento de uma cultura de pensamento. Em seguida, trouxe reflexões fundamentadas sobre as competências docentes e a importância da documentação pedagógica como instrumento de aprendizagem, acompanhamento e transformação no processo educativo. Durante sua exposição, Caroline Cardoso lançou uma provocação aos grupos de trabalho, convidando-os a refletir sobre quais competências podem ser mais exploradas e desenvolvidas no contexto das escolas salesianas. As competências apresentadas foram: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Cultura digital; Trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania.  A formadora destacou ainda a importância da flexibilidade intelectual, recordando que, no processo de aprendizagem, “tudo bem mudar de ideia a respeito de algo, e também que é importante ser flexível e ter a mente aberta o suficiente para rever conceitos quando novas, e às vezes conflitantes, informações são apresentadas e as hipóteses originais são refutadas”, fundamentando sua reflexão no livro Aprendizagens Visíveis: Experiências teórico-práticas em sala de aula, de Julia Pinheiro Andrade. Espaços de diálogo e partilha Após a exposição, os participantes foram organizados em grupos para refletir sobre três questões-chave: Que tipos de registros existem no EFAI? Com que intenção registramos o que as crianças fazem na escola? A partir da leitura do Capítulo 3 e das reflexões, como é possível mobilizar e potencializar a documentação pedagógica no EFAI? As contribuições de cada grupo foram registradas em um mural digital, que servirá de base para novas partilhas e aprofundamentos no próximo encontro, já agendado para 12 de novembro de 2025. O encontro foi concluído em clima de entusiasmo e corresponsabilidade. Para motivar ainda mais os estudos e a vivência pedagógica, foram realizados sorteios de banners da Coleção Nautas e de um livro para aprofundamento sobre coordenação pedagógica, formação e inovação. Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI reafirma o compromisso da RSB e da Editora Edebê em apoiar os educadores salesianos no fortalecimento de uma pedagogia que une excelência acadêmica, espiritualidade e protagonismo juvenil. Mais do que encontros formativos, o programa se propõe a ser um processo de transformação das práticas pedagógicas, em sintonia com o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Angélica Novais da comunicação da Rede Salesiana Brasil

Colégio Salesiano Resende será sede dos XV Jogos Intersalesianos 2027

O Colégio Salesiano Resende – RJ foi escolhido para sediar os XV Jogos Intersalesianos 2027, um dos maiores encontros esportivos e culturais da família salesiana no Brasil. Após a emocionante edição realizada em 2025, em Vitória – ES, vivida com intensidade por nossos alunos e educadores, agora temos a alegria e a responsabilidade de acolher centenas de estudantes, atletas e famílias em nossa cidade. Um marco para a comunidade salesiana Receber os Jogos Intersalesianos 2027 é motivo de gratidão e orgulho. Mais do que uma competição esportiva, o evento representa o espírito de Dom Bosco: a união entre fé, esporte, amizade e formação integral da juventude. O anúncio oficial foi feito pela Inspetoria São João Bosco, que confiou ao Colégio Salesiano Resende a missão de organizar esta edição histórica. Agradecemos imensamente pela confiança depositada em nossa equipe e pela parceria com toda a rede salesiana. Um legado que vai além do esporte Ser sede deste grande evento não significa apenas abrir nossas portas para os jogos, mas também reforçar nosso compromisso com a educação de excelência, os valores cristãos e a formação integral de nossos alunos. Nosso colégio já está se preparando para oferecer uma experiência inesquecível, que envolverá não só os atletas, mas também toda a comunidade escolar, famílias, voluntários e colaboradores. Gratidão e preparação para 2027 Queremos registrar nosso agradecimento: À Inspetoria São João Bosco, pela confiança; Ao Colégio Salesiano de Vitória, pela acolhida calorosa e pela edição incrível de 2025; À nossa equipe pedagógica e organizadora, que já está empenhada em cada detalhe; E principalmente aos nossos alunos, que são o verdadeiro motivo e inspiração para que momentos como este aconteçam. Rumo aos XV Jogos Intersalesianos 2027 em Resende – RJ Com o coração cheio de alegria, reafirmamos: estamos prontos para escrever um novo capítulo da história salesiana. Que Dom Bosco continue nos guiando e abençoando essa nova jornada rumo aos Jogos Intersalesianos 2027. Fonte: Colégio Salesiano Resende

Estudante de Colégio Salesiano é premiada com medalha na OBMEP 2025

Sofia Carvalho de Araújo, da 1ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), foi premiada nesta quarta-feira (3) na cerimônia da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), realizada no Colégio Notre Dame, no Rio de Janeiro.   A jovem recebeu a medalha de honra ao mérito, em reconhecimento ao seu desempenho na prova, acompanhada pelo professor Bruno França, coordenador da área de Exatas do Colégio Castelo.   Criada em 2005 e organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP é a maior competição estudantil do país e, em 2024, alcançou recorde histórico de 18,5 milhões de inscritos em todos os estados brasileiros. No estado do Rio, cerca de 250 alunos foram premiados.   O resultado reafirma a posição do Colégio Castelo como referência crescente nas olimpíadas do conhecimento, valorizando o esforço de estudantes e professores que se dedicam ao aprendizado e à excelência acadêmica.   Assessoria de Comunicação  do Colégio Castelo Macaé

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil