Educação para a democracia
16/03/2022

Educação para a democracia

Educação para a democracia

No ano em que a Justiça Eleitoral completa 90 anos de serviços à sociedade brasileira, o Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, de Aracaju (SE), realiza Eleição dos líderes de turma para 2022, com foco no exercício da cidadania, protagonismo juvenil e escolha por meio do voto consciente.

 

A ação pedagógica organizada pela Pastoral Salesiana em parceria com o Núcleo de Acompanhamento Neuropsicopedagógico Escolar (NANPE), aconteceu na última quinta-feira (09) e contou com os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental (Anos iniciais) à 3ª série do Ensino Médio, totalizando 78 candidatos, ou seja, 39 duplas.

 

Os comícios do Colégio contaram com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), que proporcionou a formação técnica e equipamentos necessários para os comícios. De acordo com Cláudio Gonçalves, técnico judiciário, lotado na Seção de Administração de Urnas, a votação simula as eleições brasileiras. “Para esta atividade são utilizadas quatro urnas eletrônicas e duas secções, sendo que duas urnas são de reposição, caso uma apresenta problemas. Além disso, é necessário realizar o mesmo procedimento sistemático das eleições no país: respeitar horários, mesários para checar os nomes e autorizar o voto”, explica Cláudio.

 

O Projeto Líderes de Turma tem como objetivo promover a participação, o protagonismo juvenil, o exercício da cidadania, a escolha por meio de voto consciente e a democracia. Uma vez eleitos, os líderes são empossados, passam por formações e trabalhos que buscam manter os princípios éticos e valores cristãos no meio escolar.

 

A Pastoral e o NANPE ressaltam o compromisso dos estudantes que a cada ano participam deste projeto, pois fazem parte da base para a construção de uma sociedade mais justa, libertadora e humana. De igual forma reconhecem o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral como órgão máximo da Justiça Eleitoral e seu papel no exercício da democracia brasileira.

 

  

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, Aracaju (SE)

Mais Recentes

Estudante Salesiano conquista 3º lugar em corrida de rua em Macaé (RJ)

João Ferreira Nazareth, estudante da 1ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo, em Macaé (RJ) conquistou o 3º lugar após disputar uma prova de corrida de 4,5 km, realizada no último fim de semana.   Com o tempo total de 16m 9s, com média parcial de 3m e 37s a cada quilômetro percorrido, o estudante teve um excelente resultado e celebrou a volta às competições. “Foi um marco de superação mesmo, porque você não pensa que é capaz daquilo até você fazer. Tanto o tempo quanto a colocação que eu tive, foram muito importantes para mim”, contou João, que vibrou com o retorno aos treinos intensos.   Além do espírito competitivo, João enxerga no esporte uma dimensão formativa e humana que dialoga com os valores da educação salesiana. Para ele, a prática esportiva vai muito além dos pódios. “O esporte é fundamental. Acho que na vida de qualquer pessoa deveria ser um pilar, tanto pela funcionalidade quanto por ser um momento de desestressar, de se libertar das coisas que nos afligem. É também sobre superação, de todo dia”, reflete.   Na corrida, que contou com percursos de diferentes distâncias, João competiu na categoria geral e garantiu um lugar no pódio entre os melhores tempos. O resultado foi fruto de uma dedicação pessoal, e a importância de integrar o esporte à rotina escolar, incentivando hábitos saudáveis, disciplina e resiliência, valores que fazem parte do carisma salesiano.   Fonte: Alysson Nogueira do Colegio Castelo Niterói

Autoras da Coleção Imaginação e Arte visitam o Instituto São José em ação do projeto Construindo Leitores

As autoras Edna Ande e Sueli Lemos, da Coleção Imaginação e Arte da Editora Edebê, visitaram o Instituto São José para um dia repleto de atividades literárias e trocas inspiradoras com os alunos dos Anos Iniciais. A visita fez parte do projeto Construindo Leitores 2024, iniciativa da Edebê que incentiva as escolas a conhecerem as obras de literatura infantojuvenil e suas possibilidades pedagógicas para adoção no ano letivo. Como forma de reconhecimento, as escolas que mais se destacam em adoções literárias recebem a visita de um autor ou autora das obras trabalhadas com os estudantes. Durante o encontro, as autoras realizaram contação de histórias, roda de conversa e sessão de autógrafos, encantando as crianças com sua criatividade e simpatia. As turmas também apresentaram trabalhos produzidos a partir das leituras, mostrando o quanto as obras inspiraram a imaginação e a expressão artística dos alunos. “Nossa escola viveu um momento muito especial ao receber as autoras Edna e Sueli dos livros de Literatura e Arte utilizados pelos estudantes. A visita foi uma rica oportunidade de troca de conhecimento, experiências e curiosidades, envolvendo as turmas do 1º ao 4º ano em um clima de encantamento e aprendizado. Durante o encontro, as crianças puderam conversar com as autoras, fazer perguntas sobre as histórias, os personagens e o processo de criação dos livros. O entusiasmo foi visível — cada aluno demonstrou curiosidade e admiração ao descobrir como nascem as ideias que inspiram as obras que leem e estudam em sala de aula. A presença das autoras aproximou ainda mais os estudantes do universo da leitura e da arte, reforçando o papel dos livros como pontes para a imaginação, o conhecimento e a sensibilidade. Foi um momento de inspiração e valorização do trabalho criativo, que certamente ficará marcado na memória de todos.” Entre os títulos da Coleção Imaginação e Arte, estão obras como Siara descobre a África gráfica, Brincadeiras de criança com Ivan Cruz, Os chapéus mágicos de Babi, Os caminhos de um rio, entre outros. Esses livros integram literatura, arte e cultura em experiências ricas e significativas. Comunicação da Editora Edebê

Estudantes Salesianos conquistam prata no futsal dos Jogos Escolares Brasileiros

Colégio Salesiano São José é vice-campeão brasileiro escolar na categoria sub-14, em Uberlândia O Colégio Salesiano São José conquistou uma inédita medalha de prata no torneio de futsal dos Jogos Escolares Brasileiros 2025, na cidade de Uberlândia. Na final da Série Ouro, realizada no domingo, a equipe do professor Fábio Morais acabou derrotada pelo Carlos Drummond de Andrade, de São Paulo, por 7 a 2. A campanha do Salesiano nos JEBS Sub-14 teve quatro vitórias, um empate e uma derrota. O time natalense marcou 41 gols no total. Campanha do Salesiano São José nos JEBS Salesiano São José 2 x 2 Escola Arte de Crescer (TO) Jardim Panorama CEEF M Profissional(PR) 0 x 13 Salesiano São José E.E. Fernando Correa da Costa (MS) 1 x 9 Salesiano São José Salesiano São José 9 x 1 Educandário Santa Rita (AM) Colégio Jardins (SE) 5 x 6 Salesiano São José Carlos Drummond de Andrade (SP) 7 x 2 Salesiano São José

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil