07/11/2024

Educação Transformadora: Rede Salesiana, Edebê e Trieduc Juntas para Garantir o Sucesso dos Alunos

A Editora da Rede Salesiana Brasil (Edebê) estabeleceu uma parceria estratégica com a TRIEduc Inteligência Educacional, empresa especialista em soluções tecnológicas de avaliação educacional, para oferecer uma plataforma de avaliação adaptativa voltada aos estudantes do Ensino Médio das escolas salesianas que utilizam o kit didático da Edebê.

O Instituto Maria Auxiliadora, unidade de ensino da Rede Salesiana Brasil em Santa Catarina (SC), já utiliza a plataforma e recentemente realizou um simulado com os alunos do Ensino Médio. Entre os participantes, 15 alunos foram destacados por seu desempenho de excelência, figurando como os TOP 5 de cada série. Entre eles, o aluno Arthur Ouriques Demarchi conquistou destaque ao alcançar a 12ª colocação entre todos os estudantes da primeira série da Rede Salesiana Brasil.

A parceria entre a Rede Salesiana Brasil, a Edebê e a Trieduc representa mais do que uma união de forças; ela é uma verdadeira aliança em prol da educação de qualidade, do desenvolvimento integral e do futuro dos nossos alunos. Essa conexão estratégica não só fortalece nossas práticas pedagógicas, mas também potencializa os resultados dos estudantes, proporcionando-lhes as melhores ferramentas e recursos para que cada um possa trilhar um caminho de sucesso. Com cada conquista de nossos alunos, reafirmamos a importância desta união que transcende o âmbito profissional e se torna um compromisso genuíno com o aprendizado e o crescimento de cada jovem. Juntos, continuaremos a transformar vidas e a construir um futuro repleto de possibilidades.

TRIEduc - A TRIEduc, fundada em 2015, é reconhecida pelo desenvolvimento de métodos sofisticados de análise de dados educacionais, que auxiliam instituições de ensino a monitorar o progresso de aprendizagem e a tomar decisões informadas para aprimorar o processo educacional. A empresa utiliza parâmetros das Matrizes de Referência do SAEB e do Enem, além de conteúdos recorrentes dos principais vestibulares do país, para elaborar avaliações que identifiquem o nível de conhecimento dos alunos e apontem áreas que precisam de reforço. As avaliações são elaboradas para serem específicas de cada série e medirem a aprendizagem nas áreas já trabalhadas em sala de aula.

Entre os recursos oferecidos pela plataforma estão simulados para o Enem e vestibulares paulistas (como Fuvest, Unesp e Unicamp), que incluem questões inéditas elaboradas com base em competências e habilidades mais frequentemente exigidas nessas provas.

Mais Recentes

Palestra sobre inteligências múltiplas para alunos do Ensino Médio

A teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm pontos em comum, como a valorização do desenvolvimento de habilidades. A Rede Salesiana valoriza as múltiplas habilidades dos estudantes, que são desenvolvidas por meio de metodologias ativas e aprendizagem criativa. Nessa perspectiva a coordenação pedagógica do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju, realizou a palestra “Neurociência” para alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio.  A palestra abordou duas temáticas importantes para os estudantes: “Neurociência e múltiplas habilidades” ministrada pelo diretor do Campus de Medicina - UFS Lagarto, Prof. Dr. Makson Oliveira; e “Neurociência e aprendizado eficaz”, apresentada pelo professor e enfermeiro Jorge Costa.  Conforme o Prof. Dr. Makson Oliveira, o estímulo cerebral é uma forma de incentivar o estudante a melhorar o desempenho escolar. “Estimular diferentes áreas do conhecimento como a matemática, música, esportes, cultura e arte faz com que o estudante tenha contato direto com essas atividades, e a partir disso, ele consegue desenvolver habilidades, direcionando o foco e encontrando motivação; quando ele encontra motivação e emoção, ele consegue desenvolver múltiplas habilidades”, explicou o professor. Durante o evento, os especialistas compartilharam seus conhecimentos na área, experiências profissionais, pesquisas universitárias, dados científicos e também responderam aos questionamentos dos estudantes. Além disso, explicaram de forma clara quais são as inteligências múltiplas? linguística; lógico-matemática; musical; espacial; corporal cinestésica; interpessoal e intrapessoal.  Além de resolver as dúvidas dos alunos, os palestrantes apresentaram dicas e exemplos de como melhorar o desempenho escolar, utilizando técnicas de aprendizagem específicas.  Para o estudante Pedro Henrique da 1ª Série do Ensino Médio, a palestra agregou conhecimentos práticos para a rotina de estudos, “A temática apresentada vai me ajudar a lidar com o aprendizado, porque eu  tenho muita dificuldade na área de exatas. E tenho certeza que praticando mais e treinando meu cérebro vou conseguir melhorar nos esstudos'', expressou o estudante.  A teoria das inteligências múltiplas pode ajudar a compreender que cada aluno tem diferentes aptidões, o que contribui para o desenvolvimento do seu projeto de vida. “Havia uma ideia por parte dos alunos de que se nasce com habilidades e poucos conseguem desenvolver habilidades. Mas, os autores e obras que estamos trabalhando em sala de aula demonstram o contrário, ou seja, qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades através da prática e dedicação ao longo da vida. Por isso, trouxemos esses dois especialistas que apresentaram com maestria a temática proposta”, ressaltou a professora de língua portuguesa e projeto de vida Gilvanete Barros.Fonte: Jeová Cardoso - Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju

Ação Social da ISJB realiza 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores

Entre os dias 7 e 10 de abril, em Barbacena (MG), aconteceu o 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores das obras sociais salesianas da Inspetoria São João Bosco. O evento teve como inspiração o tema da Estreia 2025: “Ancorados na esperança, movidos pela alegria e pelo amor.” O principal objetivo do encontro foi proporcionar uma formação significativa, fortalecendo a vivência da Salesianidade e da Pedagogia Salesiana no cotidiano dos educadores — em suas ações, nas relações com as equipes e no acolhimento dos educandos e suas famílias. A programação foi organizada a partir dos pilares que sustentam a missão salesiana: Casa que acolhe, Paróquia que evangeliza, Escola que encaminha para a vida e Pátio onde se encontra com os amigos. Durante os quatro dias, temas fundamentais foram aprofundados, como o cuidado com quem cuida, a importância do estar inteiro na vida e na missão, o valor do brincar no desenvolvimento humano e da assistência-presença. Foi um tempo de reencontro com a própria vocação educativa e com a alegria de ser presença transformadora. Depoimentos de participantes refletem a profundidade dessa experiência: “Retorno com a bagagem cheia de aprendizados, tanto pessoais quanto profissionais.” — Reinaldo Junio Farias, CESAM GO “O diferencial deste encontro foi que nada nos foi imposto. Tudo aconteceu de forma leve, com muita familiaridade.” — Adriana Pompermayer, CESAM ES “Eu não estava bem antes de vir. Compartilhei aqui dores que nunca dividi nem com amigos. Quero levar essa Vitória falante, participativa, para o Centro Juvenil. Levo vocês no meu coração.” — Vitória Maria da Silva Campos, Centro Juvenil Pará de Minas O encontro não apenas formou, mas também fortaleceu vínculos, despertou esperanças e renovou a missão de ser sinal do amor de Deus na vida de tantos jovens. ‍Por Andressa Lima

Basquete sobre rodas emociona e inspira estudantes do Colégio Castelo de Macaé

O Ginásio Dom Bosco do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), foi palco de uma vivência rara, tocante e, acima de tudo, transformadora. Dando continuidade a uma série de atividades sobre “Conscientização e Inclusão”, iniciada em março, o time Paralímpico de basquete em cadeira de rodas de Macaé — o Macaé Paralímpico — realizou, no primeiro sábado letivo do ano, uma apresentação especial para os estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Na oportunidade, os atletas trouxeram mais do que jogadas e arremessos: deram um ‘show’ de humanidade, força e empatia. Fundado em 2007, o Macaé Paralímpico é um dos principais expoentes do basquete sobre rodas no Estado do Rio, com um legado que ultrapassa as quadras. “Nosso trabalho vai muito além do esporte. A gente transforma vidas”, afirmou o técnico Antônio Gripp, que também é Ex-Aluno do Instituto Salesiano. Durante a atividade, os Alunos e a Equipe pedagógica não só assistiram a uma partida como também puderam experimentar a prática do esporte adaptado. Para João Barcelos, Coordenador do Macaé Paralímpico, o encontro reforça o poder do esporte como ferramenta educativa. 

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil