Ensino Fundamental em foco no segundo dia da Jornada Formativa NAUTAS
17/09/2024

Ensino Fundamental em foco no segundo dia da Jornada Formativa NAUTAS

Ensino Fundamental em foco no segundo dia da Jornada Formativa NAUTAS
Fotos: Rede Salesiana Brasil 

O segundo dia da Jornada Formativa Coleção NAUTAS foi recheado de conhecimento e partilhas sobre os processos educativos no Ensino Fundamental Anos Iniciais. O evento, promovido pela Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceira com sua Editora, a Edebê Brasil, acontece em Aparecida do Norte (SP), de 16 a 19 de setembro, com o objetivo de fortalecer a qualificação das Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas para que atuem como agentes formadores de seus educadores, tornando ainda mais efetivo o trabalho com a Coleção NAUTAS para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

A partir do tema norteador do dia: “Conduzindo a grandiosa locomotiva da aprendizagem (in)visível e trilhando uma avaliação que promove o potencial dos processos educativos no Ensino Fundamental Anos Iniciais”, os participantes foram acolhidos e contaram com o momento da oração inicial preparado pela Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Valéria Rodrigues, abrindo as atividades do dia.

A primeira palestra trouxe o tema “Identidade e Fundamentos da Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais”, tendo à frente das ações a Pedagoga e Doutoranda em Arte e Educação pela UNESP, Renata Araújo, a qual, em sua fala, trouxe uma visão bastante focada nas especificidades da ação do Coordenador e da Coordenadora dentro da escola. “Quando a gente vai migrando para a ideia e o papel do Coordenador, se a gente for fazer essa relação com a palavra, é aquele que ‘co-ordena’, que ‘ordena em parceria’, que ‘ordena com...’. Então a gente vai distanciando um pouco dessa ideia de quem tem uma supervisão, que se distancia, que está de fora, para alguém que vai construindo em companhia”, comenta Renata.

Já a segunda palestra abordou o tema “Aprendizagens Visíveis como uma abordagem inovadora: como cultivar uma cultura de pensamento profundo e ativo nas escolas desde os Anos Iniciais?” e foi comandada pela Fundadora da Ativa Educação e Organizadora do livro “Aprendizagens Visíveis - Experiências teórico-práticas em sala de aula”, Julia Pinheiro Andrade. “Esse evento é muito bom! É fundamental o que a Rede está proporcionando, porque é nesse encontro de coordenações que eles, coordenadoras e coordenadores pedagógicos, podem pensar em como ampliar as oportunidades dos professores aprofundarem a aprendizagem dos alunos”, cometa Julia.

O período da tarde teve início com a palestra “Formando Protagonistas com Nautas: a atuação das Lideranças para o posicionamento dos Anos Iniciais”. O momento contou com as ricas contribuições do Gestor Educacional da Rede Salesiana Brasil, Anderson de Jesus Leal; e da Gestora de Produtos Editoriais da Edebê Brasil, Gabriela Palomo Capila de Melo.

“Nós queremos que esse momento de reflexão [...] realmente reflita na prática dele [do Coordenador], na prática de acompanhamento, para que as nossas referências pedagógicas de fato sejam vida dentro da escola”, diz Anderson. “A gente aqui é apoio, é ponte, caminhando junto com as escolas. O Nautas vem aí reformulado, com uma engenharia de produtos nova [...], acho que isso vai facilitar bastante o planejamento escolar. Um planejamento para constituirmos cidadãos protagonistas, cidadãos que vão atuar realmente nessa sociedade, cidadãos que saibam dialogar, que saibam debater, que tenham fundamentos teóricos profundos, embasados, mas que também sejam pessoas plenas”, completa Gabriela.

O segundo dia do evento foi finalizado com a atividade “3, 2, 1... Ação!”, um momento de mão na massa e debate sobre as dificuldades enfrentadas pelas Coordenações Pedagógicas hoje e os direcionamentos e respaldos que o Currículo das Escolas Salesianas apresenta. Toda a ação foi coordenada pela Gestora Pedagógica da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo, Meily Moany, e a Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do Instituto Laura Vicuña, de Uruguaiana (RS), Caroline Cardoso.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas destaca criatividade, protagonismo e identidade nas escolas da Rede Salesiana Brasil

Nos dias 18 e 19 de novembro, educadores de diversas regiões do país se reuniram para vivenciar o IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas, promovido pela Rede Salesiana Brasil, em parceria com a Editora Edebê Brasil. Em dois encontros on-line, marcados pela partilha, pela inspiração e pelo carisma salesiano, as escolas apresentaram projetos que traduzem, na prática, a força da pedagogia ativa, o protagonismo infantil e o compromisso com a formação integral dos estudantes. Selecionadas pelas Coordenações Inspetoriais das Escolas, as práticas refletiram critérios como coerência com o Currículo da RSB, uso qualificado da Coleção Nautas, criatividade, estratégias pedagógicas significativas e protagonismo dos estudantes. 1º Dia – 18 de novembro: criatividade, expressão e cuidado com o futuro Na abertura do primeiro dia, Pe. Sérgio Augusto Baldin, Diretor Executivo da RSB e Diretor Geral da Edebê, acolheu educadores de todo o Brasil para a apresentação de cinco projetos que evidenciam como o percurso formativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode ser vivo, sensível e profundamente conectado às experiências das crianças. A moderação foi realizada pela Valéria Rodrigues, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, e Maria Elvira Menegassi, Coordenadora das Escolas da Inspetoria São Pio X. As Coordenadoras Inspetoriais anunciaram as equipes e teceram comentários, destacando elementos que evidenciaram a vivência do Currículo da RSB, a competência das(os) professoras(es) e a relevância das práticas para a formação das crianças.  Do livro ao jornal: o olhar curioso que transforma vivências em notícias (1º Ano) Colégio Salesiano Leão XIII – Rio Grande/RS – Inspetoria São Pio XA partir da observação da realidade e da curiosidade típica da infância, as turmas transformaram experiências cotidianas em notícias, construindo um jornal escolar que uniu leitura, escrita, investigação e comunicação. Protagonistas do campo ao prato: saúde, consciência e economia (2º Ano) Colégio do Carmo – Guaratinguetá/SP – Inspetoria Nossa Senhora AparecidaO projeto promoveu diálogos sobre alimentação saudável, sustentabilidade e impactos econômicos, levando as crianças a compreenderem o caminho dos alimentos, do cultivo ao consumo, com responsabilidade e protagonismo. Animais Robóticos (3º Ano) Escola Salesiana São José – Campinas/SP – Inspetoria Nossa Senhora AuxiliadoraIntegrando tecnologia, ciência e criatividade, os estudantes construíram animais robóticos, explorando conceitos de movimento, circuitos e engenharia de forma lúdica e desafiadora. Semeando o Futuro! (3º Ano) Instituto Waldemar Falcão – Aracati/CE – Inspetoria Maria AuxiliadoraCom foco em meio ambiente e sustentabilidade, o projeto desenvolveu ações práticas de cuidado com a natureza, plantio e conscientização ambiental, envolvendo as famílias e a comunidade. Cartas que conectam: escrita, afeto e protagonismo estudantil (3º Ano) Escola Salesianas Santa Teresinha – Manaus – Inspetoria Nossa Senhora da AmazôniaEm uma experiência sensível e interdisciplinar, os estudantes resgataram o hábito de escrever cartas, fortalecendo vínculos, expressando sentimentos e desenvolvendo competências de linguagem e empatia. O primeiro encontro evidenciou o quanto o método salesiano continua atual: educar pelo afeto, pela experiência e pelo significado. A Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, Évila Silva de Souza, e a Gestora de Produtos Educacionais da Editora Edebê Brasil, Gabriela Palomo Capila de Melo foram responsáveis pela moderação: convidaram as equipes a apresentarem, comentaram com entusiasmo os aspectos essenciais das práticas e parabenizaram as(os) educadoras(es) pelo que constroem no cotidiano das escolas, sempre confiando na capacidade de cada criança. 2º Dia – 19 de novembro: identidade, cultura e sensibilidade artística No segundo dia do Seminário foram socializadas práticas que valorizam a identidade, a expressão artística e a riqueza cultural brasileira, reafirmando a missão salesiana de formar pessoas conscientes, solidárias e criativas. Projeto Melanina: pigmento de história, identidade e esperança (1º Ano) Instituto Maria Imaculada – Barbacena/MG – Inspetoria Madre MazzarelloA partir do reconhecimento da beleza e da força da diversidade, o projeto promoveu reflexões sobre identidade, história e autoestima, valorizando a cultura afro-brasileira e fortalecendo o respeito entre as crianças. Cordel Encantado – Embarque à Literatura de Cordel (3º Ano) Salesiano de Jaboatão dos Guararapes/PE – Inspetoria Salesiana do NordesteAs crianças mergulharam no universo do cordel, criando seus próprios textos rimados, ilustrações e narrativas, valorizando essa expressão típica da cultura nordestina e despertando o gosto pela leitura. Canções que a gente gosta muito (3º Ano) Salesiano Dom Bosco Centro – Manaus/AM – Inspetoria São Domingos SávioA música foi o eixo central desta proposta, que incorporou linguagem, memória afetiva, expressão corporal e convivência. As crianças compartilharam suas músicas preferidas e criaram apresentações coletivas. Um encontro que fortalece a missão educativa da RSB Os dois dias de evento reafirmaram a qualidade e o compromisso das escolas da Rede Salesiana Brasil com uma educação integral, afetiva e transformadora, que valoriza o protagonismo das crianças e integra currículo, espiritualidade e inovação. Para muitos participantes, o Seminário foi um espaço fecundo de troca e inspiração: “Parabéns! Esse Seminário é riquíssimo e nos ajuda a fervilhar muitas ideias. Excelente ação da Rede Salesiana”, destacou uma educadora. Outra participante enfatizou a riqueza das diferentes realidades apresentadas: “Muito bom poder conhecer os projetos de outras regiões do Brasil. Realidades e vivências diferentes!” O Seminário Nacional Nautas segue consolidando-se como espaço de formação e reconhecimento das boas práticas pedagógicas que fazem diferença no cotidiano das escolas. Educadores recém-chegados à Rede também expressaram a importância da iniciativa: “Parabéns à RSB pelo trabalho. Cheguei esse ano e pude aprender bastante com esse Seminário.” Houve ainda quem ressaltasse o cuidado na seleção das práticas apresentadas: “Sugiro que continuem com este olhar diferenciado na escolha dos projetos, para que sejam realmente inspiradores e motivem os educadores a serem criativos, ousados e a saírem do tradicional e óbvio.” A RSB parabeniza todas as equipes participantes, professoras(es), coordenações pedagógicas e estudantes que deram vida a projetos tão significativos, sinais concretos de que a educação salesiana continua “semeando futuro” e formando pessoas capazes de transformar o mundo.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Instituto Laura Vicuña leva estudantes do 4º ano a expedição inédita no Uruguai, ampliando horizontes da aprendizagem

No Instituto Laura Vicuña (ILV), de Uruguaiana (RS), a proposta pedagógica vai além dos muros da escola: as expedições de estudo são experiências de aprendizagem que transportam as crianças para um contato direto com o mundo real. Essa metodologia permite que as curiosidades e perguntas surgidas em sala de aula ganhem vida por meio da vivência prática e da investigação em ambientes externos, fortalecendo o aprendizado integral. Com um planejamento cuidadoso, o ILV seleciona locais que despertam o entusiasmo e o desejo de conhecer, oferecendo às crianças a chance de experimentar, formular novas questões e se encantar com a diversidade do mundo ao redor. O retorno à escola é sempre marcado por um olhar ampliado, rico em conexões e possibilidades. Explorar territórios desconhecidos tem um valor imenso não só pelo conhecimento adquirido, mas também pela construção da consciência de que o mundo é vasto e plural. O ILV se compromete em ser o espaço que estimula essa visão abrangente. No dia 11 de novembro, 56 crianças que estudam nas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, acompanhadas pelas professoras Fabiana, Andréa e Laisa, e pela coordenadora Caroline, participaram de uma expedição ao Uruguai, país vizinho que faz fronteira com Uruguaiana. Guiados pelos conteúdos da Coleção Nautas, da Editora EDEBÊ da Rede Salesiana Brasil (RSB), os estudantes vivenciaram temas que vão desde o processo imigratório até uma enriquecedora visita à mina da cidade de Artigas (Uruguai). Essa experiência fortaleceu nos estudantes o entusiasmo natural da infância: o desejo de explorar, aprender e se relacionar com o mundo.   Inspetora Nossa Senhora Aparecida

Estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco, no Centro de Manaus, brilham na Olimpíada Brasileira de Robótica e na Mostra Nacional de Robótica

O Colégio Salesiano Dom Bosco, do Centro de Manaus, marcou presença mais uma vez nas finais brasileiras da Mostra Nacional de Robótica (MNR) e da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), considerada a maior competição de robótica da América Latina, participando na modalidade Robótica Artística, com os estudantes Ana Clara Vieira, Davi Augusto, Guilherme Andrade e Júlia Evaristo, da 8º Ano do Ensino Fundamental. Neste ano, a escola apresentou seis iniciativas que evidenciam o compromisso dos estudantes com a ciência, a inovação e o impacto social, dentre elas, foram selecionadas quatro. Entre as selecionadas, destacou-se a iniciativa que desenvolveu um bracelete para auxiliar pessoas com Mal de Parkinson, desenvolvido pelos alunos: Miriam Soares, Ravi Leite, Ana Francisca do Valle, Joshua Chagas, Jordan dos Anjos, Yuri Borges, do 1º ano do Ensino Médio, que receberam Menção Honrosa nacional e foi reconhecido como um dos melhores projetos do Brasil.  Também integrou a mostra o projeto “Missão Clean Space”, criado pelo aluno André Luiz Sena do 6º ano, que propôs uma sonda que faz a limpeza de lixo espacial e conquistou duas Menções Honrosas: uma na etapa estadual do Espírito Santo e outra na etapa do Amazonas. Outra iniciativa apresentada foi o “Tambakicks”, um barco autônomo movido a energia solar, premiado com Menção Honrosa na etapa estadual do Espírito Santo. O protótipo oferece soluções sustentáveis para os desafios das secas e cheias dos rios amazônicos, auxiliando no transporte de mantimentos e em pesquisas científicas com sensores ambientais e foi desenvolvido pelos alunos Kenedy Ajala, Yasmin Andrade e Isabela Duarte. O projeto recebeu menção honrosa na etapa estadual do Amazonas e na etapa do Espirito Santo.  Por fim, a equipe também levou ao evento o Robô Focus, criado para apoiar alunos com TDAH, da Aluna Angelina Sena, do 2º Série do Ensino Médio, e a ex -estudante salesiana Clara Tereza, que estuda Design na UFAM. Teve também o projeto Meninas Amazonas, uma iniciativa 100% feminina que incentiva a participação de meninas na robótica, ciência e tecnologia, incluindo a produção de um eBook exclusivo com atividades formativas e inspiradoras, realizado pelas alunas Mariana Sena e Samilly Sthefany. Vozes que revelam transformação A participação na OBR e na MNR foi acompanhada de muita emoção, crescimento e superação. O estudante Ravi, do 1º ano do Ensino Médio e integrante da equipe premiada, resumiu o sentimento vivido: “Apesar de todas as dificuldades pelo caminho, fomos resilientes e ganhamos muitos conhecimentos. Quero continuar na robótica e ser campeão junto da minha equipe em João Pessoa no ano que vem!” Sua colega, Yasmin Andrade, também do 1º ano do Ensino Médio e membro da equipe Tambakicks, expressou sua gratidão pela experiência e pelo acompanhamento pedagógico: “Essa experiência mudou tudo o que eu pensava e me ajudará a ser uma aluna melhor. Obrigada, professora, por acreditar no meu potencial. A robótica me abriu portas para uma área incrível da tecnologia.” Os depoimentos dos estudantes revelam aquilo que a educadora responsável, professora Joana Ramos, reforça há anos: a robótica vai muito além da competição. Ao falar sobre o evento com a RSB, ela destacou o impacto profundo do processo formativo: “Foram dias intensos, cheios de aprendizados, ajustes, erros e acertos. A robótica é um instrumento de transformação pessoal, social e educacional. Eles voltam mais maduros, confiantes e apaixonados pela ciência. A robótica se transforma e, eu continuo acreditando que, através da educação, mudamos o mundo, disse a professora Joana Ramos.” Famílias vivem a experiência junto A emoção também foi compartilhada pelas famílias. A mãe Alessandra Sena, que teve dois filhos participando do evento (André Luiz, do 6º ano, e Angelina, da 2º série do Ensino Médio), relatou a grandiosidade do encontro nacional e sua importância formativa: “Para quem vive a robótica, participar desse evento é um sonho. É um encontro grandioso, que reúne equipes de vários estados, do Ensino Fundamental ao universitário. A troca de ideias, o contato com outras pesquisas e culturas… tudo isso transforma os jovens. É maravilhoso para cada estudante e, para nós, pais, é motivo de muito orgulho.” Robótica como missão educativa A participação na OBR reforça a missão salesiana de promover uma educação integral, que conecta ciência, criatividade, valores humanos e protagonismo juvenil. Em cada projeto apresentado, os alunos demonstram não apenas domínio tecnológico, mas também sensibilidade social, responsabilidade e espírito de equipe. Conheça as iniciativas e ações desenvolvidas pelos alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco Participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Mostra Nacional de Robótica (MNR): o Colégio Dom Bosco tem participado das finais nacionais na modalidade Robótica Artística e da MNR, levando projetos desenvolvidos pelos alunos e conquistando menções e premiações nacionais.  Representação em eventos internacionais (RoboCup): projetos premiados na MNR garantiram vagas para representar o Amazonas e o Brasil em etapas internacionais como a RoboCup.  Projetos sociais e de impacto (ex.: Mão Biônica, Bracelete para Mal de Parkinson, Cidade Inteligente, Missão Clean Space): ao longo do ano as equipes apresentam projetos de impacto social e ambiental desenvolvidos com tecnologias de baixo custo (Arduino, prototipagem), que chamaram atenção nos eventos nacionais.  Laboratório / Sala Maker e Espaço STEM: a escola mantém espaços Maker/Laboratório de Robótica onde são ministradas aulas práticas de programação, eletrônica e prototipagem para diferentes séries. Esses ambientes apoiam a formação contínua dos alunos em STEAM - acrônimo em inglês para Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics) - metodologia educacional que busca integrar essas áreas do conhecimento em projetos e atividades práticas, promovendo o aprendizado interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.  Torneios e seletivas internas (Torneio Brasil de Robótica - TBR):  Realização de etapas internas e seletivas para preparar equipes rumo a competições regionais e nacionais (TBR, etapas estaduais da OBR), estimulando participação ampla dos estudantes. Equipes e identidades (ex.: Tambakicks, Amazon Tech): existência de equipes com identidade própria que participam das competições e mostras; também há times que se destacaram em outras competições de tecnologia (como a Olimpíada Nacional de Aplicativos — ONDA). O Colégio Salesiano Dom Bosco celebra mais esta vitória na robótica, conquistas que vão muito além de prêmios e classificações. São histórias de vida transformadas, vocações despertadas e jovens que descobrem na ciência um caminho para construir um futuro melhor.

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