17/09/2024

Ensino Fundamental em foco no segundo dia da Jornada Formativa NAUTAS

Ensino Fundamental em foco no segundo dia da Jornada Formativa NAUTAS
Fotos: Rede Salesiana Brasil 

O segundo dia da Jornada Formativa Coleção NAUTAS foi recheado de conhecimento e partilhas sobre os processos educativos no Ensino Fundamental Anos Iniciais. O evento, promovido pela Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceira com sua Editora, a Edebê Brasil, acontece em Aparecida do Norte (SP), de 16 a 19 de setembro, com o objetivo de fortalecer a qualificação das Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas para que atuem como agentes formadores de seus educadores, tornando ainda mais efetivo o trabalho com a Coleção NAUTAS para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

A partir do tema norteador do dia: “Conduzindo a grandiosa locomotiva da aprendizagem (in)visível e trilhando uma avaliação que promove o potencial dos processos educativos no Ensino Fundamental Anos Iniciais”, os participantes foram acolhidos e contaram com o momento da oração inicial preparado pela Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Valéria Rodrigues, abrindo as atividades do dia.

A primeira palestra trouxe o tema “Identidade e Fundamentos da Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais”, tendo à frente das ações a Pedagoga e Doutoranda em Arte e Educação pela UNESP, Renata Araújo, a qual, em sua fala, trouxe uma visão bastante focada nas especificidades da ação do Coordenador e da Coordenadora dentro da escola. “Quando a gente vai migrando para a ideia e o papel do Coordenador, se a gente for fazer essa relação com a palavra, é aquele que ‘co-ordena’, que ‘ordena em parceria’, que ‘ordena com...’. Então a gente vai distanciando um pouco dessa ideia de quem tem uma supervisão, que se distancia, que está de fora, para alguém que vai construindo em companhia”, comenta Renata.

Já a segunda palestra abordou o tema “Aprendizagens Visíveis como uma abordagem inovadora: como cultivar uma cultura de pensamento profundo e ativo nas escolas desde os Anos Iniciais?” e foi comandada pela Fundadora da Ativa Educação e Organizadora do livro “Aprendizagens Visíveis - Experiências teórico-práticas em sala de aula”, Julia Pinheiro Andrade. “Esse evento é muito bom! É fundamental o que a Rede está proporcionando, porque é nesse encontro de coordenações que eles, coordenadoras e coordenadores pedagógicos, podem pensar em como ampliar as oportunidades dos professores aprofundarem a aprendizagem dos alunos”, cometa Julia.

O período da tarde teve início com a palestra “Formando Protagonistas com Nautas: a atuação das Lideranças para o posicionamento dos Anos Iniciais”. O momento contou com as ricas contribuições do Gestor Educacional da Rede Salesiana Brasil, Anderson de Jesus Leal; e da Gestora de Produtos Editoriais da Edebê Brasil, Gabriela Palomo Capila de Melo.

“Nós queremos que esse momento de reflexão [...] realmente reflita na prática dele [do Coordenador], na prática de acompanhamento, para que as nossas referências pedagógicas de fato sejam vida dentro da escola”, diz Anderson. “A gente aqui é apoio, é ponte, caminhando junto com as escolas. O Nautas vem aí reformulado, com uma engenharia de produtos nova [...], acho que isso vai facilitar bastante o planejamento escolar. Um planejamento para constituirmos cidadãos protagonistas, cidadãos que vão atuar realmente nessa sociedade, cidadãos que saibam dialogar, que saibam debater, que tenham fundamentos teóricos profundos, embasados, mas que também sejam pessoas plenas”, completa Gabriela.

O segundo dia do evento foi finalizado com a atividade “3, 2, 1... Ação!”, um momento de mão na massa e debate sobre as dificuldades enfrentadas pelas Coordenações Pedagógicas hoje e os direcionamentos e respaldos que o Currículo das Escolas Salesianas apresenta. Toda a ação foi coordenada pela Gestora Pedagógica da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo, Meily Moany, e a Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do Instituto Laura Vicuña, de Uruguaiana (RS), Caroline Cardoso.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Estudantes Salesianos são destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Os Salesianos Bahia celebram o excelente desempenho de seus estudantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA de 2024, promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira – SAB, em parceria com a Agência Espacial Brasileira – AEB. A competição, realizada no dia 17 de maio, é conhecida por incentivar o interesse dos jovens em Astronomia e ciências correlatas, de forma lúdica e colaborativa. A edição deste ano contou com a participação de estudantes de instituições públicas e privadas de todo o país. Quatro estudantes do Liceu Salesiano do Salvador se destacaram e receberam certificados de mérito pela excelente performance: Danilo Lanza (Ensino Médio – Ouro), Gabriel Petersen (Ensino Médio – Bronze), Handrick Guimarães (Ensino Médio – Bronze) e Rafaela Borges (Anos Finais – Honra ao Mérito). Esses jovens são exemplos de dedicação e paixão pelas ciências, e as suas participações deram orgulho à comunidade escolar salesiana. Os Salesianos Bahia parabenizam os estudantes pelo excelente e merecido resultado. Fonte: Comunicação e Marketing dos Salesianos Bahia / Fotos: Lorena Oliveira

Conheça o novo projeto da RSB - Escola [h(i²)a²q]

O mês de setembro marcou o início das atividades presenciais da Escola Humanista, Inteligente, Inovadora, com Aprendizagem de Alta Qualidade, ou Escola [h(i²)a²q], o novo projeto da Rede Salesiana Brasil (RSB) que visa impulsionar e potencializar as escolas salesianas do país. A iniciativa conta com o Gestor Educacional, Anderson Leal, à frente das ações, o qual já visitou duas escolas de Manaus (AM) para os primeiros diagnósticos. “Os grandes objetivos são fortalecer a nossa identidade carismática, intensificar ainda mais uma aprendizagem de alta qualidade e qualificar os processos de gestão de cada unidade. A visita inicial para diagnóstico já aconteceu em duas unidades da cidade de Manaus (AM), o Centro Educacional Santa Teresinha e o Colégio Dom Bosco – Centro, mas o trabalho de análise diagnóstica através de pesquisas e estudo da realidade local, de maneira remota, já está acontecendo em mais 11 unidades”, conta Anderson. De acordo com o Gestor Educacional, as equipes das escolas que já estão participando do projeto têm demostrado grande envolvimento com as propostas, permitindo uma boa fluidez dos processos. “É visível que todas as equipes estão muito empenhadas em fazer com que o carisma salesiano e a aprendizagem de alta qualidade aconteçam. Temos colaboradores muito envolvidos e que têm plena consciência da nossa missão nestes lugares, porém, também temos grandes desafios, como por exemplo, o de tornar mais conhecido todo o excelente trabalho desenvolvido em cada unidade para que mais famílias possam ter a oportunidade de matricular seus filhos nas escolas salesianas”, conta Anderson. “Estamos muitos esperançosos de que o Projeto contribua com estas questões. Queremos escolas que de fato somem em rede, com o carisma salesiano presente em cada ação e com excelentes resultados pelos nossos alunos. Queremos que quando as famílias olhem para uma escola salesiana, mesmo sem entrar na estrutura, já tenham em mente tudo o que é oferecido, por termos a mesma identidade. Sabemos que o projeto poderá nos ajudar nesta grande tarefa”, completa. Confira alguns depoimentos de quem já está participando do projeto Escola [h(i²)a²q]: “O projeto [h(i²)a²q] traz grandes expectativas para o Colégio Dom Bosco, pois visa fortalecer o carisma e o desenvolvimento institucional das escolas salesianas. Acreditamos que esse projeto será um catalisador para aprimorar ainda mais a nossa prática educativa, promovendo uma formação integral e de excelência para nossos alunos. Agradecemos à equipe da RSB pela presença e apoio, que certamente contribuirá para o sucesso dessa iniciativa transformadora em nossa comunidade escolar”. Sandra Elaine Siqueira Corrêa, Diretora Pedagógica do Colégio Dom Bosco – Centro "Superou o que estava pensando quando escutei a proposta.  O melhor foi perceber algo sendo construído por todos os envolvidos na gestão da escola.  Este projeto me trouxe muita esperança e inovação na ação educativa pastoral do CEST." Ir. Magda da Costa Marcelino, Diretora Financeira do Centro Educacional Santa Teresinha – Manaus (AM) PRÓXIMOS PASSOSApesar de, inicialmente, contemplar 17 instituições de ensino, o Projeto Escola [h(i²)a²q] tem a intenção de abranger todas as escolas da Rede Salesiana Brasil. “Este é só o início! Temos muito trabalho pela frente! Queremos, com os passar dos anos, levar o projeto para as quase 100 unidades no Brasil, mas por sua robustez estamos iniciando com 17 unidades e aos poucos agregaremos as outras”, conta Anderson. “Gostaria de agradecer a todos os que estão nos acolhendo, pela confiança no trabalho em rede. Tenho a certeza de que juntos e com o olhar na mesma direção, chegaremos muito longe”, conclui. Escrito por Janaína Lima / Fotos: Rede Salesiana Brasil - Acervo do Projeto Escola [h(i²)a²q]

Integral Bilíngue do Colégio Castelo é destaque no Best Experience 2024

As Coordenadoras Amanda Teski e Rosilene Erbe, do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), em Macaé (RJ), participaram da edição 2024 do Best Experience, o maior evento de educação bilíngue do mundo, promovido pela International School (IS), em São Paulo. Com uma proposta imersiva e inovadora, o encontro reuniu diretores, professores e gestores das principais escolas privadas do Brasil, oferecendo uma experiência transformadora que combinou educação e entretenimento, marcando o início da chamada "segunda revolução bilíngue". Amanda Teski destacou a singularidade do evento. “A Best foi diferente de todos os eventos que já participamos ao longo destes anos de parceria com a IS. A proposta incluiu o uso de ferramentas de inteligência artificial no ensino e um olhar especial para a saúde mental de alunos e famílias”, explica Amanda, que ressaltou sugestões para integrar os conteúdos, expandindo o ambiente bilíngue para além das salas de aula. O Best Experience 2024 contou com palestrantes renomados, como Viviane Mosé e Murilo Gun, além de experiências sensoriais, gastronômicas e musicais. "Fomos recebidas em um ambiente de sonhos e imaginação. Todas as atividades visavam aplicar essas vivências no ambiente escolar, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente", acrescentou Amanda. Outro destaque foi a homenagem recebida das mãos de Ulysses Cardinot, CEO e fundador da International School, que reconheceu a longa parceria entre o colégio e o programa bilíngue. “É um grande orgulho para nós receber esse reconhecimento, que reforça a trajetória bem-sucedida do Colégio Castelo no ensino bilíngue”, concluiu Amanda. O Best Experience também apresentou iniciativas inovadoras, como a plataforma global de Edutainment, IS Max, e novos projetos de imersão internacional, reafirmando o compromisso da International School em liderar a educação bilíngue no Brasil e proporcionar vivências transformadoras aos estudantes. Escrito por Alysson Nogueira

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil