Escola Salesiana: O futuro que você merece está aqui!
15/03/2024

Escola Salesiana: O futuro que você merece está aqui!

Escola Salesiana: O futuro que você merece está aqui!
Fotos: Divulgação

Anualmente, no dia 15 de março, celebra-se o Dia Nacional da Escola. Esta data foi escolhida pelo Congresso Nacional para prestar homenagem a esta instituição de imensurável relevância para a formação educacional da população brasileira.

As escolas da Rede Salesiana Brasil têm desempenhado um papel excepcional na formação integral das juventudes a partir da educação. Inspiradas pelo compromisso de Dom Bosco e Madre Mazzarello para a formação de "bons cristãos e honestos cidadãos", essas instituições educacionais têm se destacado não apenas por sua busca incessante por excelência acadêmica, mas também por sua dedicação à formação moral, ética e espiritual dos(as) estudantes.

Hoje, a Rede Salesiana Brasil conta com 94 escolas espalhadas pelo país, responsáveis pela formação integral de mais de 71 mil estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, a partir da dedicação diária de mais de 5 mil educadores.

Um dos principais diferenciais das escolas salesianas é a formação integral dos estudantes. Mais do que apenas transmitir conhecimento acadêmico, essas instituições desenvolvem as habilidades socioemocionais dos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo moderno com resiliência, empatia e ética. Os valores salesianos razão, religião e amorevolezza, bem como o amor ao próximo, a solidariedade e a busca pela justiça social, são incorporados em todas as esferas da vida escolar, desde as atividades curriculares até as extracurriculares.

Além disso, as escolas da Rede Salesiana Brasil se destacam por oferecer um ambiente acolhedor e inclusivo, onde cada estudante é valorizado e respeitado em sua individualidade. Os educadores salesianos são reconhecidos por seu compromisso com o bem-estar dos estudantes, trabalhando em estreita colaboração com as famílias para garantir o sucesso, tanto acadêmico quanto pessoal, de cada aluno a partir de seus Projetos de Vida.

 

ESCOLAS CENTENÁRIAS

Desde 1883, quando foi fundado o Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói (RJ), a primeira escola da Rede Salesiana no Brasil, o compromisso com a educação de qualidade tem sido uma constante. Com mais de um século de história, as Instituições de Ensino Salesianas se orgulham de ser pioneiras no país, estabelecendo um padrão de excelência que perdura até os dias de hoje. Conheça as Escolas Salesianas centenárias do Brasil:

 

 

Conheça todas as 100 escolas da Rede Salesiana Brasil e descubra a instituição mais próxima a você em: rsb.org.br/escolas/onde-estamos

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Salesiano São José de Campinas inicia 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q]

Nos dias 04 e 05 de fevereiro, o Colégio Salesiano São José de Campinas deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade educativa, a gestão estratégica e a vivência do carisma salesiano no cotidiano escolar. O encontro formativo e estratégico foi conduzido por Anderson Leal, gestor educacional da Rede Salesiana Brasil, que acompanhou de perto os gestores das diferentes áreas da escola ao longo dos dois dias de trabalho. A proposta do ciclo esteve centrada na análise de cenários, no fortalecimento da cultura avaliativa e na construção de planos de ação integrados, alinhados à missão educativo-pastoral salesiana. Durante os dois dias de encontro, as equipes gestoras participaram de momentos de reflexão, diálogo e planejamento colaborativo, com foco em impulsionar a excelência educacional e pastoral, qualificar as práticas pedagógicas e fortalecer as relações educativas, tendo sempre os estudantes como centro do projeto educativo. Segundo Anderson Leal, o Projeto Escola [h(i²)a²q] é um instrumento estratégico que favorece a unidade e a coerência da ação educativa: “Quando a gestão se organiza de forma colaborativa e consciente de sua identidade salesiana, o projeto educativo ganha força, intencionalidade e impacto real na formação integral dos estudantes.” O 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] marca mais um passo significativo no caminho de uma gestão participativa, estratégica e comprometida com a missão salesiana, reforçando o propósito do Colégio Salesiano São José de educar evangelizando e formar cidadãos éticos, solidários e protagonistas de seu projeto de vida.

Colégio Salesiano Liceu de Campinas inicia o 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q]

Nos dias 02 e 03 de fevereiro, o Colégio Salesiano Liceu de Campinas deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade educativa, a gestão estratégica e a vivência do carisma salesiano no cotidiano escolar. O encontro formativo e estratégico foi conduzido por Anderson Leal, gestor educacional da Rede Salesiana Brasil, que acompanhou de perto os gestores das diferentes áreas da escola ao longo dos dois dias de trabalho. A proposta do ciclo esteve centrada na análise de cenários, no fortalecimento da cultura avaliativa e na construção de planos de ação integrados, alinhados à missão educativo-pastoral salesiana. Durante os dois dias de encontro, as equipes gestoras participaram de momentos de reflexão, diálogo e planejamento colaborativo, com foco em impulsionar a excelência educacional e pastoral, qualificar as práticas pedagógicas e fortalecer as relações educativas, tendo sempre os estudantes como centro do projeto educativo. Segundo Anderson Leal, o Projeto Escola [h(i²)a²q] é um instrumento estratégico que favorece a unidade e a coerência da ação educativa: “Quando a gestão se organiza de forma colaborativa e consciente de sua identidade salesiana, o projeto educativo ganha força, intencionalidade e impacto real na formação integral dos estudantes.” O 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] marca mais um passo significativo no caminho de uma gestão participativa, estratégica e comprometida com a missão salesiana, reforçando o propósito do Colégio Salesiano Liceu de Campinas de educar evangelizando e formar cidadãos éticos, solidários e protagonistas de seu projeto de vida. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações de Anderson Leal  

Escola Salesiana do Trabalho está de volta com cursos profissionalizantes

A Escola Salesiana do Trabalho inaugura, no próximo dia 11 de fevereiro, o novo Complexo de Ensino Profissionalizante, agora localizado em Ananindeua. A data marca o retorno do complexo que antes funcionava no bairro da Pedreira, em Belém. O novo espaço foi projetado para ser um polo de qualificação técnica e cidadania. Segundo a instituição, o objetivo é combater o desemprego juvenil através de uma formação que une técnica e valores humanos, facilitando a inserção imediata no mercado de trabalho. O complexo profissionalizante é historicamente reconhecido pela presença no bairro da Pedreira, em Belém. Os salesianos deixaram o antigo prédio em janeiro de 2024. Hoje, o local abriga uma unidade do Poder Judiciário do Pará.  Em Ananindeua, os cursos ofertados inicialmente serão: refrigeração, mecânica de automóveis e montagem de sistema fotovoltaico. A inauguração contará com a presença de representantes do setor produtivo, para fortalecer parcerias e empregabilidade dos futuros alunos. A Escola Salesiana do Trabalho de Ananindeua informou ao DIÁRIO que as informações sobre as inscrições, taxas de matrícula e início dos cursos profissionalizantes serão divulgadas em breve.  Histórico  Idealizado em 1958 por meio da presença dos Padres Salesianos de Dom Bosco no bairro da Pedreira, o Colégio Salesiano do Trabalho funcionava como uma extensão do Colégio Salesiano Ns. Srª. do Carmo.  No início era um simples Oratório Festivo com catequese, esportes e  recreação dominical para crianças e jovens. Já na década de 60, a Obra avançou e, além do colégio, iniciou as oficinas profissionalizantes aos jovens da comunidade. Até o encerramento das atividades, em 2024, o espaço ofereceu dezenas de cursos, oficinas e programas de aprendizagem voltados aos moradores da Pedreira, Sacramenta e outros bairros.  Após a mudança, a escola funciona atualmente em Ananindeua, nos limites da cidade de Marituba. O novo Complexo de Ensino Profissionalizante é gerido pela Inspetoria Salesiana Missionária na Amazônia (BMA). Fonte: Diário do Pará

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil