11/03/2025

Estudante do Colégio Salesiano Núcleo Bandeirante é convocada para a Seleção Brasileira de Parabadminton na Gymnasiade 2025, na Sérvia

Estudante do Colégio Salesiano Núcleo Bandeirante é convocada para a Seleção Brasileira de Parabadminton na Gymnasiade 2025, na Sérvia

A estudante do 9º ano do Colégio Salesiano Núcleo Bandeirante, Maria Eduarda, fez história ao se tornar a primeira atleta do Brasil convocada para a Seleção Brasileira de Parabadminton que representará o país na Gymnasiade, a maior competição escolar do mundo, que acontecerá em Zlatibor, na Sérvia, reunindo os melhores atletas de cada esporte.

Com apenas 14 anos, Maria Eduarda compete na classe SH6 desde os 10 anos e já possui uma trajetória repleta de conquistas, destacando-se no cenário esportivo nacional. A talentosa Dudinha já foi campeã em várias competições estaduais e nacionais, e agora, sua dedicação a levou a um novo patamar, onde representará o Brasil em uma competição internacional pela primeira vez, ficando cerca de um mês fora do país.

Além dela, apenas mais dois atletas brasileiros foram convocados para a disputa com o Parabadminton. Seu treinador, Bruno de Paula, também foi chamado para integrar a Seleção Brasileira como técnico, o que reforça o excelente trabalho realizado no esporte.

A jovem atleta já se destacou em diversas competições nacionais, obtendo resultados impressionantes. Na primeira etapa nacional, conquistou dois ouros e um bronze. Na segunda, repetiu o feito, levando mais dois ouros e um bronze. No Campeonato Nacional em São Paulo, subiu novamente ao pódio, garantindo dois ouros e uma prata.

Emocionada com a convocação, Maria Eduarda expressou sua alegria:

"Estou muito feliz! Na verdade, eu nem achei que seria convocada, pois a disputa é muito grande. Fomos apenas três convocados no Brasil inteiro. Foi um grande presente, pois a convocação saiu no dia do meu aniversário."

A Diretora Executiva do Colégio Salesiano Núcleo Bandeirante, Verônica Borba, também celebrou a conquista da estudante:

"Maria Eduarda é um exemplo de perseverança e dedicação. Sua convocação para representar o Brasil é motivo de grande orgulho para toda a nossa comunidade escolar.”

Os estudantes e educadores do Colégio Salesiano Núcleo Bandeirante ficarão na torcida para que a nossa atleta voe baixo nos jogos da Gymnasiade 2025, conquiste vitórias e coloque seu nome na história do Parabadminton. 

Fonte: Inspetoria São João Bosco

Mais Recentes

RSB promove o primeiro encontro on-line do Programa de Formação para Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Na tarde do dia 23 de abril, a Rede Salesiana Brasil realizou o primeiro encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. A ação é parte de uma proposta maior de fortalecimento e continuidade das Jornadas Formativas realizadas presencialmente, em 2024, desenvolvidas em parceria com a Editora Edebê. As temáticas que foram indicadas como prioritárias partiram das escutas junto às Coordenações Pedagógicas das escolas e Coordenações Inspetoriais. Os dois temas escolhidos foram Neurociência e Avaliação. Assim, durante o ano, serão realizados 4 (quatro) encontros formativos. Os dois primeiros encontros serão realizados de forma conjunta, com a participação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio e os dois últimos serão específicos para as Coordenações Pedagógicas de cada etapa. O encontro reuniu coordenadores pedagógicos de diversas escolas da Rede em um espaço de diálogo, escuta e partilha de experiências, com o objetivo de aprofundar conhecimentos em Neurociência da Aprendizagem para potencializar a atuação das Coordenações Pedagógicas nas formações e mediações junto ao corpo docente por práticas pedagógicas baseadas em evidências. Neste intuito, durante a palestra ministrada pela Profª Drª Leonor Bezerra Guerra, foram abordados temas cruciais relacionados à Neurociência da Aprendizagem e sua aplicação na prática pedagógica. A médica e neuropsicóloga destacou a importância de compreender como fatores como o uso excessivo de telas, o ritmo circadiano dos adolescentes e a interrupção do sono podem impactar significativamente o processo de aprendizagem dos estudantes.  Leonor enfatizou que é “essencial que coordenadores e professores estejam atentos a esses aspectos, pois eles afetam diretamente a saúde e o desempenho estudantil dos alunos”. A compreensão desses fatores permite a “implementação de estratégias pedagógicas mais eficazes, alinhadas às necessidades neurobiológicas dos estudantes”, completou.​ A Drª Leonor já havia participado da Jornada Formativa, em Aparecida (SP), de 28 a 31 de outubro, em que ministrou um minicurso sobre o tema. O objetivo principal do Programa de Formação é contribuir para a qualificação das Coordenações Pedagógicas, com ênfase na formação continuada dos professores, proporcionando um espaço de estudo, reflexão e troca de experiências para a consolidação do processo de implantação do Currículo da RSB e de uma cultura educacional centrada na aprendizagem do estudante. Durante o encontro, os participantes puderam conhecer os objetivos do programa de formação para o ano letivo de 2025, refletir sobre o papel da Coordenação Pedagógica no contexto atual da educação e explorar caminhos para tornar os processos de ensino e aprendizagem ainda mais significativos para os estudantes. O ambiente virtual de formação favoreceu a participação ativa dos educadores, promovendo um clima de colaboração e troca de ideias. A proposta pedagógica do Programa está ancorada nos valores salesianos, buscando sempre unir excelência acadêmica e cuidado integral com os estudantes. Próximo encontro formativo - O próximo encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental e Ensino Médio está agendado para o dia 25 de junho, das 15h às 17h (horário de Brasília). Com essa iniciativa, a Rede Salesiana Brasil reafirma seu compromisso com a formação continuada dos profissionais da educação, promovendo um trabalho em rede que fortalece o carisma salesiano, a qualidade pedagógica e a missão educativa nas escolas de todo o Brasil. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Palestra sobre inteligências múltiplas para alunos do Ensino Médio

A teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm pontos em comum, como a valorização do desenvolvimento de habilidades. A Rede Salesiana valoriza as múltiplas habilidades dos estudantes, que são desenvolvidas por meio de metodologias ativas e aprendizagem criativa. Nessa perspectiva a coordenação pedagógica do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju, realizou a palestra “Neurociência” para alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio.  A palestra abordou duas temáticas importantes para os estudantes: “Neurociência e múltiplas habilidades” ministrada pelo diretor do Campus de Medicina - UFS Lagarto, Prof. Dr. Makson Oliveira; e “Neurociência e aprendizado eficaz”, apresentada pelo professor e enfermeiro Jorge Costa.  Conforme o Prof. Dr. Makson Oliveira, o estímulo cerebral é uma forma de incentivar o estudante a melhorar o desempenho escolar. “Estimular diferentes áreas do conhecimento como a matemática, música, esportes, cultura e arte faz com que o estudante tenha contato direto com essas atividades, e a partir disso, ele consegue desenvolver habilidades, direcionando o foco e encontrando motivação; quando ele encontra motivação e emoção, ele consegue desenvolver múltiplas habilidades”, explicou o professor. Durante o evento, os especialistas compartilharam seus conhecimentos na área, experiências profissionais, pesquisas universitárias, dados científicos e também responderam aos questionamentos dos estudantes. Além disso, explicaram de forma clara quais são as inteligências múltiplas? linguística; lógico-matemática; musical; espacial; corporal cinestésica; interpessoal e intrapessoal.  Além de resolver as dúvidas dos alunos, os palestrantes apresentaram dicas e exemplos de como melhorar o desempenho escolar, utilizando técnicas de aprendizagem específicas.  Para o estudante Pedro Henrique da 1ª Série do Ensino Médio, a palestra agregou conhecimentos práticos para a rotina de estudos, “A temática apresentada vai me ajudar a lidar com o aprendizado, porque eu  tenho muita dificuldade na área de exatas. E tenho certeza que praticando mais e treinando meu cérebro vou conseguir melhorar nos esstudos'', expressou o estudante.  A teoria das inteligências múltiplas pode ajudar a compreender que cada aluno tem diferentes aptidões, o que contribui para o desenvolvimento do seu projeto de vida. “Havia uma ideia por parte dos alunos de que se nasce com habilidades e poucos conseguem desenvolver habilidades. Mas, os autores e obras que estamos trabalhando em sala de aula demonstram o contrário, ou seja, qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades através da prática e dedicação ao longo da vida. Por isso, trouxemos esses dois especialistas que apresentaram com maestria a temática proposta”, ressaltou a professora de língua portuguesa e projeto de vida Gilvanete Barros.Fonte: Jeová Cardoso - Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju

Ação Social da ISJB realiza 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores

Entre os dias 7 e 10 de abril, em Barbacena (MG), aconteceu o 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores das obras sociais salesianas da Inspetoria São João Bosco. O evento teve como inspiração o tema da Estreia 2025: “Ancorados na esperança, movidos pela alegria e pelo amor.” O principal objetivo do encontro foi proporcionar uma formação significativa, fortalecendo a vivência da Salesianidade e da Pedagogia Salesiana no cotidiano dos educadores — em suas ações, nas relações com as equipes e no acolhimento dos educandos e suas famílias. A programação foi organizada a partir dos pilares que sustentam a missão salesiana: Casa que acolhe, Paróquia que evangeliza, Escola que encaminha para a vida e Pátio onde se encontra com os amigos. Durante os quatro dias, temas fundamentais foram aprofundados, como o cuidado com quem cuida, a importância do estar inteiro na vida e na missão, o valor do brincar no desenvolvimento humano e da assistência-presença. Foi um tempo de reencontro com a própria vocação educativa e com a alegria de ser presença transformadora. Depoimentos de participantes refletem a profundidade dessa experiência: “Retorno com a bagagem cheia de aprendizados, tanto pessoais quanto profissionais.” — Reinaldo Junio Farias, CESAM GO “O diferencial deste encontro foi que nada nos foi imposto. Tudo aconteceu de forma leve, com muita familiaridade.” — Adriana Pompermayer, CESAM ES “Eu não estava bem antes de vir. Compartilhei aqui dores que nunca dividi nem com amigos. Quero levar essa Vitória falante, participativa, para o Centro Juvenil. Levo vocês no meu coração.” — Vitória Maria da Silva Campos, Centro Juvenil Pará de Minas O encontro não apenas formou, mas também fortaleceu vínculos, despertou esperanças e renovou a missão de ser sinal do amor de Deus na vida de tantos jovens. ‍Por Andressa Lima

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil