Estudante Salesiana conquista medalha em Campeonato Brasileiro de Atletismo
17/03/2025

Estudante Salesiana conquista medalha em Campeonato Brasileiro de Atletismo

Estudante Salesiana conquista medalha em Campeonato Brasileiro de Atletismo
Foto: Paolla Itagiba

Luiza Teixeira Araújo, da 1ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), brilhou no último fim de semana ao conquistar a medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18 da Copa Brasil de Provas Combinadas. A competição, realizada em Bragança Paulista (SP), reuniu jovens talentos do país, e Luiza fez bonito no heptatlo, uma prova que exige habilidade em sete modalidades: 100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, corrida de 200 metros, salto em distância, lançamento de dardo e corrida de 800 metros.

A trajetória de Luiza no atletismo começou de forma inesperada, aos 12 anos, durante os Jogos Escolares Municipais de Macaé. Na época, ainda estudando na rede pública, seu talento para o salto em altura chamou a atenção de um professor de Educação Física. "Fui chamada para participar sem grandes expectativas, mas logo percebi que tinha facilidade. O Hiller Entringer, que é meu treinador, me fez o convite para treinar, e minha mãe me incentivou a seguir em frente", lembra Luiza. Desde então, a dedicação aos treinos rendeu títulos importantes, como o de campeã estadual no salto em altura e a vice-liderança nacional no pentatlo.

Neste ano, Luiza ingressou no Colégio Castelo por indicação do seu treinador, que viu na escola um espaço ideal para conciliar educação e esporte. "Aqui, consigo equilibrar meus estudos e os treinos. A rotina é puxada: saio da escola, vou para a academia, depois treino e só volto para casa à noite. Mas sei que o esporte e a educação caminham juntos para o meu crescimento", destaca a atleta, que encontrou no novo ambiente o suporte necessário para seguir evoluindo.

A paixão pelo atletismo também reflete em sua relação com a família e os amigos. Com o incentivo incondicional dos pais e a inspiração do irmão, Luiza se fortalece a cada desafio. E no ambiente escolar, faz questão de motivar outros jovens a mergulharem no esporte. "Na minha antiga escola, eu era a única atleta. Sempre incentivava as meninas a participarem dos Jogos Escolares. Hoje, percebo que o esporte pode inspirar outros jovens a se desafiarem", conta.

O heptatlo é uma prova que exige não apenas força e técnica, mas também resistência mental. São dois dias intensos de competição, com provas seguidas e pouco tempo de descanso. Mas Luiza encara cada desafio como um novo aprendizado. "Foi uma experiência incrível, e quero continuar evoluindo. O esporte me ensina disciplina, resiliência e a superar meus próprios limites", conclui.

Assessoria de Comunicação INSG Castelo - Alysson Nogueira

 

Mais Recentes

Colégio Salesiano Liceu de Campinas inicia o 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q]

Nos dias 02 e 03 de fevereiro, o Colégio Salesiano Liceu de Campinas deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade educativa, a gestão estratégica e a vivência do carisma salesiano no cotidiano escolar. O encontro formativo e estratégico foi conduzido por Anderson Leal, gestor educacional da Rede Salesiana Brasil, que acompanhou de perto os gestores das diferentes áreas da escola ao longo dos dois dias de trabalho. A proposta do ciclo esteve centrada na análise de cenários, no fortalecimento da cultura avaliativa e na construção de planos de ação integrados, alinhados à missão educativo-pastoral salesiana. Durante os dois dias de encontro, as equipes gestoras participaram de momentos de reflexão, diálogo e planejamento colaborativo, com foco em impulsionar a excelência educacional e pastoral, qualificar as práticas pedagógicas e fortalecer as relações educativas, tendo sempre os estudantes como centro do projeto educativo. Segundo Anderson Leal, o Projeto Escola [h(i²)a²q] é um instrumento estratégico que favorece a unidade e a coerência da ação educativa: “Quando a gestão se organiza de forma colaborativa e consciente de sua identidade salesiana, o projeto educativo ganha força, intencionalidade e impacto real na formação integral dos estudantes.” O 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] marca mais um passo significativo no caminho de uma gestão participativa, estratégica e comprometida com a missão salesiana, reforçando o propósito do Colégio Salesiano Liceu de Campinas de educar evangelizando e formar cidadãos éticos, solidários e protagonistas de seu projeto de vida. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações de Anderson Leal  

Escola Salesiana do Trabalho está de volta com cursos profissionalizantes

A Escola Salesiana do Trabalho inaugura, no próximo dia 11 de fevereiro, o novo Complexo de Ensino Profissionalizante, agora localizado em Ananindeua. A data marca o retorno do complexo que antes funcionava no bairro da Pedreira, em Belém. O novo espaço foi projetado para ser um polo de qualificação técnica e cidadania. Segundo a instituição, o objetivo é combater o desemprego juvenil através de uma formação que une técnica e valores humanos, facilitando a inserção imediata no mercado de trabalho. O complexo profissionalizante é historicamente reconhecido pela presença no bairro da Pedreira, em Belém. Os salesianos deixaram o antigo prédio em janeiro de 2024. Hoje, o local abriga uma unidade do Poder Judiciário do Pará.  Em Ananindeua, os cursos ofertados inicialmente serão: refrigeração, mecânica de automóveis e montagem de sistema fotovoltaico. A inauguração contará com a presença de representantes do setor produtivo, para fortalecer parcerias e empregabilidade dos futuros alunos. A Escola Salesiana do Trabalho de Ananindeua informou ao DIÁRIO que as informações sobre as inscrições, taxas de matrícula e início dos cursos profissionalizantes serão divulgadas em breve.  Histórico  Idealizado em 1958 por meio da presença dos Padres Salesianos de Dom Bosco no bairro da Pedreira, o Colégio Salesiano do Trabalho funcionava como uma extensão do Colégio Salesiano Ns. Srª. do Carmo.  No início era um simples Oratório Festivo com catequese, esportes e  recreação dominical para crianças e jovens. Já na década de 60, a Obra avançou e, além do colégio, iniciou as oficinas profissionalizantes aos jovens da comunidade. Até o encerramento das atividades, em 2024, o espaço ofereceu dezenas de cursos, oficinas e programas de aprendizagem voltados aos moradores da Pedreira, Sacramenta e outros bairros.  Após a mudança, a escola funciona atualmente em Ananindeua, nos limites da cidade de Marituba. O novo Complexo de Ensino Profissionalizante é gerido pela Inspetoria Salesiana Missionária na Amazônia (BMA). Fonte: Diário do Pará

Colégio Salesiano Dom Bosco é eleito o Melhor Colégio Particular de Araxá em 2025

No último dia 31 de janeiro, a cidade de Araxá foi palco de um momento especial de reconhecimento e celebração da excelência. Durante a cerimônia de entrega do Prêmio Melhores do Brasil – Melhores do Ano 2025, o Colégio Salesiano Dom Bosco foi consagrado como o melhor colégio particular de Araxá, uma conquista que reafirma sua história, credibilidade e compromisso com a educação de qualidade. O prêmio teve como diferencial a participação direta da comunidade araxaense, que pôde votar e escolher, de forma democrática, as instituições que mais se destacaram ao longo do ano. Ser eleito por meio do voto popular torna essa conquista ainda mais significativa, pois reflete a confiança das famílias, alunos e da sociedade no trabalho desenvolvido pelo Colégio Salesiano Dom Bosco. Com uma trajetória marcada pela formação integral dos alunos, o colégio se destaca não apenas pelo ensino acadêmico de excelência, mas também pelos valores humanos, éticos e cristãos que orientam sua missão. Inspirado na pedagogia salesiana, o Dom Bosco acredita na educação que acolhe, orienta e prepara crianças e jovens para a vida, formando cidadãos conscientes, solidários e comprometidos com o bem comum. Ao longo dos anos, o colégio tem investido constantemente em inovação pedagógica, capacitação de educadores, infraestrutura de qualidade e projetos que fortalecem o protagonismo juvenil, sempre mantendo viva a essência salesiana: educar com amor, razão e espiritualidade. Receber o título de Melhor Colégio Particular de Araxá em 2025 é resultado do esforço coletivo de uma comunidade educativa unida: direção, professores, colaboradores, alunos e famílias que caminham juntos, acreditando que a educação transforma realidades e constrói futuros. O Colégio Salesiano Dom Bosco agradece a todos que participaram da votação e confiaram em seu trabalho. Essa conquista reforça o compromisso de seguir oferecendo uma educação sólida, humana e inovadora, honrando a história construída até aqui e olhando para o futuro com responsabilidade, fé e esperança.   ‍Fonte: Inspetoria Salesiana São João Bosco

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil