Estudante Salesiano Representa o Brasil no Mundial de Karatê
26/10/2024

Estudante Salesiano Representa o Brasil no Mundial de Karatê

Estudante Salesiano Representa o Brasil no Mundial de Karatê

Aos 17 anos, Christian de Oliveira, estudante dos Salesianos Bahia, está prestes a viver uma das maiores experiências de sua vida: representar a Bahia e o Brasil na Gymnasiade, o maior evento esportivo escolar do mundo. Com mais de 5 mil atletas de 80 países competindo em 26 modalidades, o campeonato, que será realizado no Bahrein, pequeno estado insular do Golfo Pérsico, promete ser uma jornada inesquecível para o jovem carateca.

Animado para o desafio, Christian compartilha sua alegria de competir no Mundial: “É muito gratificante poder estar representando meu estado e meu país mais uma vez em um campeonato internacional. Estou muito feliz e ansioso para viver essa experiência incrível”.

A preparação para uma competição desse nível exige um equilíbrio entre os estudos e a intensa rotina de treinos, algo que tem sido uma verdadeira prova de resistência, mas que ele vem administrando com disciplina. Christian começa o dia bem cedo, antes do sol nascer. “Acordo às 04h30 para ir à academia fazer o preparo físico e logo depois sigo para a escola. Estudo até 12h, e duas vezes na semana até às 17h”, relata. À noite, ele conta que entre uma e duas horas são dedicadas exclusivamente ao treino de karatê, além de mais horas extras de estudo para o último ano no Liceu Salesiano do Salvador.

Conciliar essa rotina não é fácil, ainda mais em um ano letivo decisivo. “É bastante desafiador, ainda mais pelo fato de ser meu último ano de Colégio [Liceu], mas nada que seja impossível”, brinca ele, com o bom humor.

O KARATÊ E A PRESSÃO DE UMA COMPETIÇÃO MUNDIAL
Para Christian, o karatê é uma filosofia de vida que vai além de um esporte. “A combinação de disciplina física, mental e espiritual torna o karatê ‘único’ em comparação a outros esportes. É um esporte que promove respeito, autocontrole e perseverança”, explica.

Diante da expectativa de enfrentar atletas de outros países que enviam grandes delegações, Christian reconhece o desafio, mas se mantém firme. “Aquele friozinho na barriga é certo, mas acredito que vou me sair bem, sem deixar a pressão tomar conta. Com certeza darei o meu melhor”, diz o jovem atleta bastante confiante.

CONFIANÇA E APOIO FAMILIAR
O suporte motivacional da família e dos amigos, segundo ele, tem sido crucial ao longo da preparação. “Sempre tive o apoio de todos, e isso é muito importante para mim. Uso isso como motivação”, afirma.

Ele também faz questão de reconhecer a contribuição de seus professores nesse processo, especialmente os professores de matemática, Fábio Leal, e de história, Igor Mascarenhas, que acompanham de perto sua trajetória. “Eles sempre me apoiam e perguntam como estou indo nos treinos. Isso faz toda a diferença”.

O PESO DE REPRESENTAR O BRASIL NO MUNDO
Participar de uma competição internacional de prestígio como a Gymnasiade é uma responsabilidade que Christian encara com orgulho. Ele vê na oportunidade uma chance de mostrar suas habilidades e o espírito de superação dos atletas brasileiros no tatame. “Participar de um campeonato com essa grandeza é uma experiência gigantesca. Vou aproveitar bastante cada momento”, afirma.

Christian embarcou para o Bahrein, no Oriente Médio, no domingo (20), com a determinação de fazer história. Os Salesianos Bahia e toda a comunidade escolar estão na torcida, e desejam sucesso ao atleta, e quem sabe, o retorno com a tão almejada medalha de ouro.

Confira a mensagem especial que Christian deixou antes de embarcar para o Mundial. Clique aqui e assista

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

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Estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco, no Centro de Manaus, brilham na Olimpíada Brasileira de Robótica e na Mostra Nacional de Robótica

O Colégio Salesiano Dom Bosco, do Centro de Manaus, marcou presença mais uma vez nas finais brasileiras da Mostra Nacional de Robótica (MNR) e da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), considerada a maior competição de robótica da América Latina, participando na modalidade Robótica Artística, com os estudantes Ana Clara Vieira, Davi Augusto, Guilherme Andrade e Júlia Evaristo, da 8º Ano do Ensino Fundamental. Neste ano, a escola apresentou seis iniciativas que evidenciam o compromisso dos estudantes com a ciência, a inovação e o impacto social, dentre elas, foram selecionadas quatro. Entre as selecionadas, destacou-se a iniciativa que desenvolveu um bracelete para auxiliar pessoas com Mal de Parkinson, desenvolvido pelos alunos: Miriam Soares, Ravi Leite, Ana Francisca do Valle, Joshua Chagas, Jordan dos Anjos, Yuri Borges, do 1º ano do Ensino Médio, que receberam Menção Honrosa nacional e foi reconhecido como um dos melhores projetos do Brasil.  Também integrou a mostra o projeto “Missão Clean Space”, criado pelo aluno André Luiz Sena do 6º ano, que propôs uma sonda que faz a limpeza de lixo espacial e conquistou duas Menções Honrosas: uma na etapa estadual do Espírito Santo e outra na etapa do Amazonas. Outra iniciativa apresentada foi o “Tambakicks”, um barco autônomo movido a energia solar, premiado com Menção Honrosa na etapa estadual do Espírito Santo. O protótipo oferece soluções sustentáveis para os desafios das secas e cheias dos rios amazônicos, auxiliando no transporte de mantimentos e em pesquisas científicas com sensores ambientais e foi desenvolvido pelos alunos Kenedy Ajala, Yasmin Andrade e Isabela Duarte. O projeto recebeu menção honrosa na etapa estadual do Amazonas e na etapa do Espirito Santo.  Por fim, a equipe também levou ao evento o Robô Focus, criado para apoiar alunos com TDAH, da Aluna Angelina Sena, do 2º Série do Ensino Médio, e a ex -estudante salesiana Clara Tereza, que estuda Design na UFAM. Teve também o projeto Meninas Amazonas, uma iniciativa 100% feminina que incentiva a participação de meninas na robótica, ciência e tecnologia, incluindo a produção de um eBook exclusivo com atividades formativas e inspiradoras, realizado pelas alunas Mariana Sena e Samilly Sthefany. Vozes que revelam transformação A participação na OBR e na MNR foi acompanhada de muita emoção, crescimento e superação. O estudante Ravi, do 1º ano do Ensino Médio e integrante da equipe premiada, resumiu o sentimento vivido: “Apesar de todas as dificuldades pelo caminho, fomos resilientes e ganhamos muitos conhecimentos. Quero continuar na robótica e ser campeão junto da minha equipe em João Pessoa no ano que vem!” Sua colega, Yasmin Andrade, também do 1º ano do Ensino Médio e membro da equipe Tambakicks, expressou sua gratidão pela experiência e pelo acompanhamento pedagógico: “Essa experiência mudou tudo o que eu pensava e me ajudará a ser uma aluna melhor. Obrigada, professora, por acreditar no meu potencial. A robótica me abriu portas para uma área incrível da tecnologia.” Os depoimentos dos estudantes revelam aquilo que a educadora responsável, professora Joana Ramos, reforça há anos: a robótica vai muito além da competição. Ao falar sobre o evento com a RSB, ela destacou o impacto profundo do processo formativo: “Foram dias intensos, cheios de aprendizados, ajustes, erros e acertos. A robótica é um instrumento de transformação pessoal, social e educacional. Eles voltam mais maduros, confiantes e apaixonados pela ciência. A robótica se transforma e, eu continuo acreditando que, através da educação, mudamos o mundo, disse a professora Joana Ramos.” Famílias vivem a experiência junto A emoção também foi compartilhada pelas famílias. A mãe Alessandra Sena, que teve dois filhos participando do evento (André Luiz, do 6º ano, e Angelina, da 2º série do Ensino Médio), relatou a grandiosidade do encontro nacional e sua importância formativa: “Para quem vive a robótica, participar desse evento é um sonho. É um encontro grandioso, que reúne equipes de vários estados, do Ensino Fundamental ao universitário. A troca de ideias, o contato com outras pesquisas e culturas… tudo isso transforma os jovens. É maravilhoso para cada estudante e, para nós, pais, é motivo de muito orgulho.” Robótica como missão educativa A participação na OBR reforça a missão salesiana de promover uma educação integral, que conecta ciência, criatividade, valores humanos e protagonismo juvenil. Em cada projeto apresentado, os alunos demonstram não apenas domínio tecnológico, mas também sensibilidade social, responsabilidade e espírito de equipe. Conheça as iniciativas e ações desenvolvidas pelos alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco Participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Mostra Nacional de Robótica (MNR): o Colégio Dom Bosco tem participado das finais nacionais na modalidade Robótica Artística e da MNR, levando projetos desenvolvidos pelos alunos e conquistando menções e premiações nacionais.  Representação em eventos internacionais (RoboCup): projetos premiados na MNR garantiram vagas para representar o Amazonas e o Brasil em etapas internacionais como a RoboCup.  Projetos sociais e de impacto (ex.: Mão Biônica, Bracelete para Mal de Parkinson, Cidade Inteligente, Missão Clean Space): ao longo do ano as equipes apresentam projetos de impacto social e ambiental desenvolvidos com tecnologias de baixo custo (Arduino, prototipagem), que chamaram atenção nos eventos nacionais.  Laboratório / Sala Maker e Espaço STEM: a escola mantém espaços Maker/Laboratório de Robótica onde são ministradas aulas práticas de programação, eletrônica e prototipagem para diferentes séries. Esses ambientes apoiam a formação contínua dos alunos em STEAM - acrônimo em inglês para Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics) - metodologia educacional que busca integrar essas áreas do conhecimento em projetos e atividades práticas, promovendo o aprendizado interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.  Torneios e seletivas internas (Torneio Brasil de Robótica - TBR):  Realização de etapas internas e seletivas para preparar equipes rumo a competições regionais e nacionais (TBR, etapas estaduais da OBR), estimulando participação ampla dos estudantes. Equipes e identidades (ex.: Tambakicks, Amazon Tech): existência de equipes com identidade própria que participam das competições e mostras; também há times que se destacaram em outras competições de tecnologia (como a Olimpíada Nacional de Aplicativos — ONDA). O Colégio Salesiano Dom Bosco celebra mais esta vitória na robótica, conquistas que vão muito além de prêmios e classificações. São histórias de vida transformadas, vocações despertadas e jovens que descobrem na ciência um caminho para construir um futuro melhor.

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