Estudantes Salesianos de Niterói são conceito "A" na UERJ
17/07/2024

Estudantes Salesianos de Niterói são conceito "A" na UERJ

Estudantes Salesianos de Niterói são conceito "A" na UERJ
Fotos: Divulgação

Estudantes da 3ª série do Ensino Médio dos Colégios Salesianos de Niterói (Santa Rosa e Região Oceânica), no Rio de Janeiro, conquistaram o conceito máximo no 1º exame de qualificação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A conquista dos 18 estudantes salesianos contou com o apoio do Projeto “FOCO UERJ/ENEM”, uma iniciativa que surge a partir do compromisso que os Colégios Salesianos de Niterói têm com os Projetos de Vida de seus estudantes, alinhados com os ensinamentos de Dom Bosco e Madre Mazzarello, em que as Equipes Diretivas, Pedagógicas e Docentes procuram olhar atentamente para a individualidade de cada um(a), buscando orientar em suas dificuldades e evidenciando suas potencialidades. 

“Os professores foram muito importantes nesse processo, tanto pelas matérias que eles passaram, a maioria caiu na UERJ, quanto pelas revisões que eles fizeram no Projeto FOCO UERJ/ENEM que aconteceram nos Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica”, diz Pedro Bastos de Assis Teixeira, um dos 18 estudantes conceito A na UERJ.

“O projeto foi uma excelente iniciativa das equipes técnico-pedagógicas dos Salesianos Niterói, construído em conjunto com os professores. Nos aulões, os professores trabalham de forma interdisciplinar, o que visa garantir a construção do conhecimento de maneira global e contribui para um melhor resultado nos exames de qualificação da UERJ. Além disso, é mais uma oportunidade de encontro dos alunos dos dois colégios, numa troca rica de experiências e aprendizado”, conta a Diretora Pedagógica do Colégio Salesiano Região Oceânica, Claudia Braz. 

Conheça os estudantes salesianos conceito A:

1.    Beatriz Vigo da Silva;
2.    Caue Carvalho Gomes;
3.    Débora da Motta Duarte;
4.    Eduardo Cabral Lacerda;
5.    Gabriela Pereira Rodrigues;
6.    Isabella Aires Lemes Werneck da Costa;
7.    João Victor Jobim de Sousa e Silva;
8.    João Vitor Loureiro Braga Teixeira;
9.    Juliana Madureira da Carpinteira;
10.    Letícia Costa Janson Ney;
11.    Luiza Canto de Oliveira Hoffmann;
12.    Marcelo Grandelle Suhett;
13.    Miguel Antônio Monaco Vale Meirelles;
14.    Miguel D’Almeida de Sousa;
15.    Miguel Magno Flores de Paula;
16.    Pedro Bastos de Assis Teixeira;
17.    Sofia Silva Ganim Vasconcellos;
18.    Vitória Andrade da Silva.

Os Supervisores Pedagógicos do Ensino Médio, Wendel Freire (unidade Santa Rosa) e Silvano da Rocha (unidade Região Oceânica), desenvolveram o Projeto para fortalecer a preparação dos estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio para os exames de qualificação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os encontros acontecem em sábados alternados entre as casas salesianas e de acordo com as Áreas do Conhecimento: Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Nos aulões, os professores salesianos revisam o conteúdo, resolvem questões dos vestibulares, tiram dúvidas e dão dicas de como realizar as avaliações com qualidade e certeza de que fizeram boas escolhas. 

“O projeto é mais uma oportunidade que os Colégios oferecem aos alunos que desejam potencializar a proficiência, intensificando a preparação dos nossos para os concursos externos, como o ENEM, UERJ e outros. A proposta não é algo separado da sala de aula e nem a substitui, mas sim, um complemento no processo, assim como a utilização das ferramentas de apoio pedagógico como a ‘Evolucional’, a aplicação de simulados, com emissão de relatórios que servem como indicadores para a otimização dos planejamentos dos docentes”, conta Silvano. “Muito do sucesso nos exames vestibulares se deve à autoconfiança dos alunos. As aulas regulares garantem o conteúdo necessário para encarar os momentos decisivos do rumo às universidades e dão segurança aos alunos, mas o projeto FOCO UERJ/ENEM acrescentou uma camada importante a essa preparação. A combinação de materiais disponíveis antecipadamente e aulões por área do conhecimento, com professores das duas Casas Salesianas, forjou uma experiência acadêmica robusta e encorajadora", completa Wendel.  

INCLUSÃO DO PÚBLICO EXTERNO NO PROJETO

A inclusão de ex-alunos salesianos e do público externo em geral no Projeto FOCO UERJ/ENEM acontece por meio da divulgação dos aulões nos meios de comunicações oficiais do Colégio, especialmente o perfil do Instagram (@saleniteroi). Para isso, são gravados vídeos com os professores, e também com alunos da 3ª série do Ensino Médio, para convidar e engajar o público para realizar a inscrição do formulário on-line disponibilizado no período que antecede cada encontro. Além disso, o projeto também conta com o protagonismo dos estudantes, principalmente os que estão no ano do vestibular, para divulgar o projeto com os amigos fora do ambiente escolar. Dessa forma, adolescentes que não estudam e ainda não conhecem a Proposta Pedagógica-Pastoral dos Colégios Salesianos de Niterói (Santa Rosa e Região Oceânica), podem conhecer a estrutura física de cada uma das unidades, além de tirar suas dúvidas em componentes curriculares importantes para os exames nacionais com um corpo docente salesiano qualificado. 

Escrito por Janaína Lima 

Mais Recentes

4º Encontro On-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas aprofunda discussão sobre como utilizar ferramentas de design para tornar a formação de professores mais visível

No dia 12 de novembro, a Rede Salesiana Brasil realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, encerrando o ciclo formativo de 2025 com um momento marcado pela criatividade, colaboração e aprofundamento metodológico. Coordenações Pedagógicas de todo o Brasil acompanharam a formação conduzida pela formadora Caroline Cardoso. A partir da fundamentação desenvolvida, as coordenações foram convidadas a refletir sobre o papel das linguagens visuais como estratégia pedagógica, especialmente no contexto da formação continuada dos educadores. Com uma abordagem dinâmica, Caroline apresentou princípios de design aplicáveis ao cotidiano das coordenações, reforçando como a visualidade potencializa a clareza das orientações, a comunicação pedagógica e a devolutiva das práticas docentes. Atividade “mão na massa”: criatividade para expressar processos formativos Em sintonia com o tema, o encontro contou com uma proposta prática. Antecipadamente, as participantes foram orientadas a preparar um pequeno kit de materiais para a atividade. Durante a formação, cada coordenação produziu uma peça criativa, utilizando elementos simples, mas alinhados ao conteúdo apresentado. As produções foram compartilhadas no grupo de WhatsApp do Programa de Formação das Coordenações , criando um ambiente de inspiração mútua e troca entre as coordenações, fortalecendo a rede colaborativa que sustenta o Programa. Narrativas formativas e construção coletiva Outro momento significativo foi a partilha em pequenos grupos. As coordenações trocaram experiências, narrativas e percursos formativos desenvolvidos em suas escolas ao longo de 2025, especialmente com as(os) educadoras(es) dos Anos Iniciais. Esses registros foram reunidos em um mural colaborativo no Padlet, que permanecerá como memória afetiva e pedagógica do trabalho realizado. Avaliação do percurso formativo e continuidade em 2026 Para encerrar a edição 2025 do Programa, foi disponibilizado um formulário de avaliação do percurso, no qual as coordenações podem registrar percepções, sugestões e encaminhamentos. As contribuições serão fundamentais para a organização da continuidade da jornada formativa de 2026, a ser desenvolvida por meio de três encontros on-line ao longo do ano, dando continuidade ao compromisso com a qualificação e o fortalecimento da prática pedagógica nas escolas da RSB. O encerramento do ciclo formativo de 2025 reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com processos pedagógicos de qualidade, colaborativos e alinhados às demandas contemporâneas da educação. Em 2026, seguimos juntas(os), fortalecendo o trabalho das coordenações e promovendo uma formação integral e humanizadora para nossas comunidades educativas. Saiba mais sobre sobre o terceiro encontro deste ciclo de formações clicando aqui. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

4º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda a reflexão sobre avaliação na prática

O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, no dia 22 de outubro, o seu 4º encontro on-line, reunindo cerca de 20 acessos simultâneos de coordenadores de todo o país. O tema desta edição, “Avaliação na prática: pensando, experimentando, repensando e vivenciando”, convidou os participantes a revisitar suas concepções e experiências sobre a avaliação, com foco em práticas formativas e reflexivas. A formação foi conduzida pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB, que tem acompanhado o percurso formativo das coordenações ao longo do ano. Em sua condução, Leoneide enfatizou a importância de compreender a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas como um instrumento de mensuração. “Avaliar é um ato de cuidado e de compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. É preciso criar espaços para o diálogo, a escuta e o feedback construtivo, de modo que cada estudante se perceba em constante crescimento”, destacou a formadora durante o encontro.   Avaliação formativa e feedbacks significativos O encontro foi marcado pela vivência prática e pela troca de experiências entre as coordenações. Em grupos, os participantes refletiram sobre situações do cotidiano escolar, analisando desafios e estratégias para aprimorar os processos avaliativos. Os participantes destacaram, no formulário de feedback, a riqueza dos momentos de partilha e prática, especialmente as reflexões sobre a Avaliação Formativa e sua relação com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial na elaboração de rubricas, a relevância dos feedbacks construtivos no desenvolvimento dos estudantes e a análise dos desafios dos enunciados avaliativos na construção de atividades alinhadas às habilidades previstas. Também destacaram o uso da ferramenta ChatGPT em atividades de reflexão e produção pedagógica, demonstrando como a IA pode ser integrada de forma contextualizada e intencional ao planejamento educativo.   Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais integra o conjunto de ações formativas promovidas pela RSB para fortalecer o papel das lideranças educacionais na consolidação do Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Desde o primeiro encontro, o programa vem abordando temas fundamentais para a prática pedagógica, como Neurociências da Aprendizagem, com a Drª Leonor Guerra, a personalização da aprendizagem e as potencialidades da avaliação formativa. “Cada encontro é uma oportunidade de repensar a nossa missão educativa à luz do carisma salesiano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e a construção de comunidades educativas que aprendem juntas”, destacou Leoneide Rodrigues. Veja também algumas matérias anteriores desta série de formações: 1º Encontro: Início do percurso formativo das coordenações pedagógicas 3º Encontro: A avaliação como prática potencializadora da aprendizagem   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Rede Salesiana Brasil promove 4º encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil

Formação colaborativa possibilita avanços na construção da Rubrica da RSB para a Educação Infantil, em alinhamento com o Currículo, e reafirma a identidade salesiana nas práticas docentes No dia 23 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. O encontro, que contou com acessos simultâneos de todo o Brasil, teve como tema “Rubrica da RSB para a Educação Infantil: construção colaborativa pelo fortalecimento da identidade salesiana”, reafirmando o compromisso coletivo com a formação integral e o acompanhamento pedagógico das práticas docentes. Desdobramento direto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, realizada em Aparecida/SP, o programa é uma iniciativa da RSB em parceria com a Editora Edebê, voltada à consolidação de referenciais formativos que orientem o trabalho das coordenações em todas as escolas da Rede. Escuta, diálogo e corresponsabilidade Inspirada na pedagogia de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, a formação destacou a escuta sensível como eixo central do acompanhamento formativo. A partir das reflexões de autoras como Carla Rinaldi e Paulo Freire, as participantes foram convidadas a refletir sobre o papel da coordenação pedagógica como mediadora do processo de aprendizagem e como parceira ativa na construção de práticas educativas mais conscientes, criativas e integradoras. Durante a partilha de experiências, as narrativas das coordenações evidenciaram o impacto da escuta e do diálogo colaborativo na transformação das práticas docentes e no fortalecimento da cultura formativa da Educação Infantil. “Reconhecemo-nos como parceiras em um mesmo propósito, sustenta a prática pedagógica e a torna viva, coerente e em constante movimento”, destacou uma das participantes, sintetizando o espírito do encontro. Construção coletiva da rubrica A parte prática da formação foi dedicada à construção colaborativa dos critérios da Rubrica da RSB, instrumento que orientará o acompanhamento das práticas pedagógicas nas escolas salesianas. Em pequenos grupos, as participantes refletiram sobre questões-chave: Quais ações representam as práticas que desejamos observar em nossas escolas? Quais são contrárias a essa intencionalidade? Quais indicadores nos ajudarão a compreender a consolidação de uma proposta educativa salesiana na Educação Infantil? A rubrica, alinhada ao Currículo da RSB e à BNC Formação, contempla dimensões essenciais da ação docente, como intencionalidade pedagógica, estratégias de ensino, documentação, mediação e vivência dos valores salesianos, reforçando o compromisso com a formação integral das crianças e com a coerência entre fé, razão e amor educativo. Caminho formativo contínuo Ao final do encontro, Caroline Cardoso ressaltou que o processo de construção da rubrica é mais que um produto: “é um percurso formativo que traduz o jeito salesiano de educar, com escuta ativa, colaboração e busca constante por práticas inovadoras que respondam às realidades das escolas e das infâncias, disse a formadora”. A RSB reforça, assim, sua missão de promover uma formação continuada que articula teoria e prática, impulsionando cada coordenação pedagógica a ser presença animadora e transformadora no cotidiano educativo.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil