Estudantes Salesianos desenvolvem barco movido a energia solar
19/09/2023

Estudantes Salesianos desenvolvem barco movido a energia solar

Estudantes Salesianos desenvolvem barco movido a energia solar

Na busca por um mundo mais sustentável, em Recife (PE), estudantes do 9º ano do Instituto Santa Maria Mazzarello criaram um inovador barco movido a energia solar, uma fonte de energia limpa que reduz a poluição. Essa iniciativa surgiu como resposta à preocupação em preservar o Rio Capibaribe, substituindo o uso de óleo diesel, que normalmente é prejudicial ao meio ambiente, em especial ao rio. Essa ideia surgiu em virtude da crescente problemática do descarte incorreto de plásticos, canudos, óleo diesel, entre outros lixos que contaminam o Rio Capibaribe e têm um impacto significativo na qualidade de vida dos moradores locais.

Em 2022, o Projeto Capibaribe, sob o olhar de uma nova geração, apresentou as características ambientais, sociais e econômicas do rio na Feira Internacional Ciência Jovem, organizado pelo Espaço Ciência. Naquele ano, o projeto foi vencedor em sua categoria, e, em 2023, segue destacando a proteção deste importante recurso hídrico. “O projeto ‘Ecocapibaribe: a navegabilidade através de um barco sustentável’ foi desenvolvido para que tenhamos uma alteração nos modelos de barcos que navegam em nossos rios, pois os mesmos depositam resíduos de combustíveis que degradam as nossas águas. A intenção é que possamos utilizar barcos que não impactem o meio ambiente”, disse o Professor de Geografia e orientador do projeto, Ary Junior.

  

À frente da navegabilidade do Capibaribe com a utilização do barco sustentável, estão os alunos Luara Silva, Lorena Estelita, Larissa Germano, Alice Silva, Rafael, João Guilherme e Matheus Ferreira. “Eu peguei um barco de brinquedo que tinha na minha casa, e revesti com alumínio para que ficasse mais resistente e pudesse boiar na água. Logo em seguida, eu peguei um carrinho de controle remoto e coloquei o motor na parte interna do barco, justamente para não pegar água, coloquei palito de picolé, fiz um teto de alumínio e coloquei a placa em cima. Quando o sol bate na placa solar, passar energia para o motor fazendo, assim, a hélice rodar e o barco funcionar”, compartilha o estudante Matheus Ferreira, que esteve à frente da criação do barco.   

No ano passado, os estudantes iniciaram um profundo estudo sobre a situação do Rio Capibaribe e, com base em suas conclusões, ficou evidente que o rio requer assistência global imediata para garantir sua sobrevivência, é o que comenta a aluna

Alice Araújo: “Às vezes as pessoas não têm acesso a essa conscientização e não pensam no que pode acontecer com o rio ao longo dos anos. Eu acho que é importante que todo mundo tenha acesso a esses aprendizados para que todos consigam entender que o rio também é importante para a gente, pois ele também afeta a questão econômica e social”, diz.

  

A preocupação com o meio ambiente é um assunto debatido no mundo todo e, em especial, no Instituto Santa Maria Mazzarello, essa temática é abordada tanto na teoria quanto na prática. Todo o corpo discente, docente e colaboradores da Instituição Salesiana realizam a coleta de óleo de cozinha e lixo eletrônico, além da coleta de água da chuva para manutenção da horta. Tais atividades foram apresentadas nas boas práticas do ano de 2022.

Questionado sobre se a elaboração do Minibarco Sustentável terá algum impacto na vida dos moradores locais, o professor Ary Junior afirmou que a proposta visa preservar as águas do Rio Capibaribe, contribuindo para a manutenção da qualidade da água. Ele acrescentou que essa nova criação terá um contato direto com a vida dos pescadores do Rio Capibaribe. "A proteção da Casa Comum é crucial, pois devemos preservar nosso planeta, conforme orientado pelo Papa Francisco no Pacto Educativo Global. Portanto, a utilização de um barco ecologicamente correto e politicamente sustentável é importante para todos", comentou o professor.

 

CONHEÇA MAIS

O Instituto Santa Maria Mazzarello elaborou um diário de bordo contendo as informações do projeto Ecocapibaribe. Para ter acesso ao conteúdo, basta clicar aqui e ficar por dentro de todos os detalhes dessa ação.

Confira também a reportagem do G1 sobre a iniciativa clicando aqui.

 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações do g1.globo.com

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O protótipo oferece soluções sustentáveis para os desafios das secas e cheias dos rios amazônicos, auxiliando no transporte de mantimentos e em pesquisas científicas com sensores ambientais e foi desenvolvido pelos alunos Kenedy Ajala, Yasmin Andrade e Isabela Duarte. O projeto recebeu menção honrosa na etapa estadual do Amazonas e na etapa do Espirito Santo.  Por fim, a equipe também levou ao evento o Robô Focus, criado para apoiar alunos com TDAH, da Aluna Angelina Sena, do 2º Série do Ensino Médio, e a ex -estudante salesiana Clara Tereza, que estuda Design na UFAM. Teve também o projeto Meninas Amazonas, uma iniciativa 100% feminina que incentiva a participação de meninas na robótica, ciência e tecnologia, incluindo a produção de um eBook exclusivo com atividades formativas e inspiradoras, realizado pelas alunas Mariana Sena e Samilly Sthefany. Vozes que revelam transformação A participação na OBR e na MNR foi acompanhada de muita emoção, crescimento e superação. 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O Colégio Salesiano Dom Bosco celebra mais esta vitória na robótica, conquistas que vão muito além de prêmios e classificações. São histórias de vida transformadas, vocações despertadas e jovens que descobrem na ciência um caminho para construir um futuro melhor.

4º Encontro On-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas aprofunda discussão sobre como utilizar ferramentas de design para tornar a formação de professores mais visível

No dia 12 de novembro, a Rede Salesiana Brasil realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, encerrando o ciclo formativo de 2025 com um momento marcado pela criatividade, colaboração e aprofundamento metodológico. Coordenações Pedagógicas de todo o Brasil acompanharam a formação conduzida pela formadora Caroline Cardoso. A partir da fundamentação desenvolvida, as coordenações foram convidadas a refletir sobre o papel das linguagens visuais como estratégia pedagógica, especialmente no contexto da formação continuada dos educadores. Com uma abordagem dinâmica, Caroline apresentou princípios de design aplicáveis ao cotidiano das coordenações, reforçando como a visualidade potencializa a clareza das orientações, a comunicação pedagógica e a devolutiva das práticas docentes. Atividade “mão na massa”: criatividade para expressar processos formativos Em sintonia com o tema, o encontro contou com uma proposta prática. Antecipadamente, as participantes foram orientadas a preparar um pequeno kit de materiais para a atividade. Durante a formação, cada coordenação produziu uma peça criativa, utilizando elementos simples, mas alinhados ao conteúdo apresentado. As produções foram compartilhadas no grupo de WhatsApp do Programa de Formação das Coordenações , criando um ambiente de inspiração mútua e troca entre as coordenações, fortalecendo a rede colaborativa que sustenta o Programa. Narrativas formativas e construção coletiva Outro momento significativo foi a partilha em pequenos grupos. As coordenações trocaram experiências, narrativas e percursos formativos desenvolvidos em suas escolas ao longo de 2025, especialmente com as(os) educadoras(es) dos Anos Iniciais. Esses registros foram reunidos em um mural colaborativo no Padlet, que permanecerá como memória afetiva e pedagógica do trabalho realizado. Avaliação do percurso formativo e continuidade em 2026 Para encerrar a edição 2025 do Programa, foi disponibilizado um formulário de avaliação do percurso, no qual as coordenações podem registrar percepções, sugestões e encaminhamentos. As contribuições serão fundamentais para a organização da continuidade da jornada formativa de 2026, a ser desenvolvida por meio de três encontros on-line ao longo do ano, dando continuidade ao compromisso com a qualificação e o fortalecimento da prática pedagógica nas escolas da RSB. O encerramento do ciclo formativo de 2025 reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com processos pedagógicos de qualidade, colaborativos e alinhados às demandas contemporâneas da educação. Em 2026, seguimos juntas(os), fortalecendo o trabalho das coordenações e promovendo uma formação integral e humanizadora para nossas comunidades educativas. Saiba mais sobre sobre o terceiro encontro deste ciclo de formações clicando aqui. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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