Estudantes Salesianos promovem “Quentinhas do Bem”
11/07/2023

Estudantes Salesianos promovem “Quentinhas do Bem”

Estudantes Salesianos promovem “Quentinhas do Bem”

Dentro da grade curricular do Novo Ensino Médio (NEM), o Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói (RJ), oferece o componente eletivo “Voluntariado”. Durante os encontros, os estudantes inscritos vivenciam o protagonismo juvenil mediante a formação humana, comunitária e cristã, por meio de encontros, dinâmicas e visitas a instituições de assistência social.

No dia 29 de junho, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio realizam um trabalho de campo junto ao grupo que realiza o projeto “Quentinhas do Bem” da Paróquia Santo Cristo dos Milagres, no Fonseca, também em Niterói (RJ). Nesse dia, os jovens conheceram na prática como funciona um trabalho voluntário e como isso pode influenciar a vida de várias pessoas em situação de vulnerabilidade social.  

O componente eletivo “Voluntariado” do Novo Ensino Médio do Colégio Santa Rosa reforça os Valores e o Carisma Salesiano na formação integral das juventudes para além do ambiente escolar, no âmbito da vida social e coletiva.

‍SOBRE O PROJETO “QUENTINHAS DO BEM”

O projeto “Quentinhas do Bem” existe desde 2019 e realiza, atualmente, a entrega de 120 quentinhas por semana, destinadas a pessoas que vivem nas ruas do centro de Niterói e entorno. Durante a atividade externa, as turmas participaram da produção dos alimentos, montaram e embalaram as marmitas e também ajudaram na organização da cozinha.  

  

Fonte: Inspetoria Salesiana São João Bosco

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Inspetoria São João Bosco promove 14º Jogos Intersalesianos na cidade Vitória - ES

A partir desta quarta-feira (03/08), a Presença Salesiana de Vitória recebe as delegações das unidades salesianas dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Distrito Federal, para o 14º Jogos Intersalesianos da Inspetoria São João Bosco.  Esse evento, que se estenderá por quatro dias, teve sua última edição realizada em Vitória no ano de 1998. Agora, quase 30 anos depois, retorna a capital capixaba e reunirá centenas de estudantes-atletas de 11 obras educacionais e sociais salesianas em uma grande celebração que une a competição esportiva aos valores da educação. A cerimônia oficial de abertura acontece na quarta-feira (03), às 19h, na Arena Dom Bosco (Ginásio do Salesiano Nossa Senhora da Vitória, na Av. Beira-Mar). Os jogos acontecem no Salesiano Nossa Senhora da Vitória e Salesiano Jardim Camburi.  Promovidos pela Inspetoria São João Bosco, mantenedora das mais 20 unidades educacionais e de ação social da Congregação nos seis estados, os jogos são mais do que um torneio; são um ponto de encontro para fortalecer os laços de amizade e fraternidade que caracterizam a educação salesiana. O tema central do evento é a sinergia entre os valores do esporte, como disciplina, resiliência e trabalho em equipe, e os pilares do sistema preventivo de Dom Bosco: razão, religião e afeto.  “O período de jogos do Intersalesiano é tempo propício para revigorar em nossos educadores e em nossos alunos a importância do esporte na pedagogia salesiana que se realiza na espiritualidade do pátio. O modelo pedagógico das escolas salesianas valoriza o esporte, o teatro, a música, a dança e todas as expressões artístico culturais como ferramentas de aprendizagem na formação integral das juventudes”, explica o Diretor Geral da Presença Salesiana de Vitória, Padre Marcelo Vicente de Paula.  Nas palavras de Dom Bosco, fundador da congregação salesiana, “uma escola sem esporte e sem música é como um corpo sem alma”. Para o diretor, através do esporte os jovens aprendem disciplina, respeito, dignidade na derrota, humildade na vitória, cuidado para com o outro e perseverança diante dos desafios. “Cada bola que rola no Intersalesiano atualiza o jeito salesiano de educar e ajuda os jovens a construir um projeto de vida”, conclui o padre.  A cerimônia de abertura promete ser um espetáculo de emoção e união. O roteiro inclui a tradicional entrada das delegações, uma apresentação do Coral Infantil de Jardim Camburi, o solene juramento dos atletas, culminando no acendimento da pira olímpica, que será conduzida por ex-alunos de diferentes décadas e entregue aos estudantes da nova geração. Para encerrar a noite de abertura com a energia da cultura capixaba, a renomada banda Casaca fará um show especial para atletas, famílias e toda a comunidade educativa presente.  O evento é um marco no calendário da Inspetoria e reforça o compromisso salesiano com a formação integral dos jovens, utilizando o esporte como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano e social.  Gislan Vitalino da Inspetoria São João Bosco

Minicurso fortalece a atuação das equipes gestoras, de atendimento e comunicação nos processos de matrícula e rematrícula nas escolas da RSB

Com o objetivo de fortalecer os processos de Matrícula e Rematrícula nas Escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB), foi realizado, nos dias 21 e 28 de agosto, uma sequência de  encontros formativos do Minicurso “Matrículas e Rematrículas: como fortalecer a minha escola em rede”. A formação foi conduzida pela especialista Andréa Tavares e contou com a participação de centenas de profissionais das equipes gestoras, de atendimento, comunicação e marketing, com programação específica para cada público, proporcionando o aprofundamento dos temas. Participação expressiva e partilhas significativas A participação foi expressiva e marcada por partilhas significativas. Nos encontros voltados às equipes gestoras e de atendimento, registraram-se quase 300 participações simultâneas nos dois encontros. Já entre as equipes de comunicação e marketing, foram mais de 150 participações simultâneas nos encontros, com interações por meio de enquetes e conexões com as práticas. Durante os encontros, os participantes compartilharam suas percepções, compreensões e experiências, destacando aprendizados significativos que podem ser aplicados imediatamente no dia a dia escolar. Os vídeos, apresentações e feedbacks coletados estão disponíveis na sala virtual do Minicurso, no ambiente do CSF. Para a formadora Andréa Tavares, o Minicurso reafirmou a importância do agir em rede e do amadurecimento da consciência sobre o papel do Marketing Educacional no ambiente escolar. Segundo ela, “há muitos desafios ainda no Marketing Educacional, mas em rede as ideias e estratégias se conectam. É isso que eu venho sentindo ao longo dessa jornada recheada de conhecimento e prática. Ao falar sobre sobre o processo de formação, ao longo dos últimos três anos, Andréa ressalta que “ver e acompanhar a evolução de consciência sobre a importância do Marketing é incrível, agora está mais claro para todos a conexão que existe entre o Marketing e os diversos setores da escola para que a conquista e a fidelização seja realizada com maestria e da forma como Dom Bosco ensinou.” Ao destacar que “tudo comunica”, Andréa lembrou que a comunicação no espaço educativo não pode ser pensada de forma isolada, mas sempre conectada à missão e ao propósito da Rede. “Falar de Marketing é entender que tudo comunica, tudo é ‘em rede’ e nada é isolado. Tendências estão a todo momento acontecendo, cabe a nós nos engajarmos para levar sempre o melhor ao estudante. Para sabermos se estamos no caminho certo, basta compreendermos se o ponto focal da nossa comunicação está direcionado ao nosso propósito como rede de educação, ou seja, nos perguntarmos sempre (antes de qualquer anúncio): por que fazemos o que fazemos? Se a resposta é formar estudantes capazes de mudar o mundo para melhor, o caminho e a estratégia serão conduzidos para esse lado também.” Conteúdos trabalhados Para as equipes gestoras e de atendimento foram priorizados temas como o papel de cada setor no Marketing Educacional, a organização de cadastros e fluxos de matrícula, o atendimento encantador com a aplicação dos cinco sentidos no tour escolar, a importância do educador na fidelização das famílias e a força do trabalho em rede para potencializar resultados. Já para as equipes de comunicação e marketing, o foco esteve em temas como a comunicação integrada e o storytelling institucional, a qualidade no atendimento e a percepção das famílias antes da matrícula, a definição de metas e métricas digitais, as tendências do mercado educacional, incluindo podcasts, TikTok e o uso de influenciadores, além da integração entre o ambiente digital e o presencial na experiência das famílias. Durante o Minicurso “Matrículas e Rematrículas: como fortalecer minha escola em rede”, os participantes destacaram diferentes aspectos que enriqueceram a formação: no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (Rio de Janeiro - RJ), ressaltou-se a importância das orientações práticas para estar atento aos detalhes que fazem a diferença no acolhimento às famílias; no Colégio de Santa Inês (São Pedro - SP), o ponto forte foi a reflexão sobre o uso das redes sociais como estratégia de divulgação da escola, com atenção especial à segurança dos dados compartilhados; já no Instituto Auxiliadora (São João Del Rei - MG), a partilha enfatizou a clareza, objetividade e riqueza do conteúdo, considerado um verdadeiro laboratório de alta qualidade, capaz de ser adaptado a diferentes realidades e de fazer a diferença no processo educativo. Preparação para a 4ª edição O Minicurso vem sendo oferecido pela RSB desde 2022, por iniciativa das Coordenações Inspetoriais de Comunicação, como ação vinculada à campanha de matrículas das escolas da RSB. Em sua 4ª edição, tem como diferencial a maior participação ativa dos envolvidos, organizados em grupos de interesse. A formação busca aprofundar conhecimentos, promover dinâmicas interativas e aproximar as estratégias de comunicação e relacionamento do cotidiano das escolas. Destacam-se como objetivos específicos: Aprimorar o entendimento do Marketing Educacional e a responsabilidade de cada setor Compreender necessidades reais das equipes, por meio de dinâmicas e interações. Fortalecer o agir em rede, valorizando a unidade dentro da escola. Assimilar que “tudo comunica”, desde o tom de voz até o posicionamento institucional. Explorar tendências digitais e off-line, conectando inovação e tradição. Com carga horária de 4 horas, a formação reforça que o processo de matrículas e rematrículas não é apenas administrativo, mas um momento estratégico de encantamento e fidelização das famílias, em que a missão salesiana de educar e evangelizar se torna visível em cada detalhe. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

3º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda reflexão sobre a avaliação como prática potencializadora da aprendizagem

No dia 27 de agosto, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o 3º Encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Finais, reunindo 44 Coordenadores Pedagógicos de todo o país. O tema central foi “Avaliação como prática potencializadora da aprendizagem”, conduzido pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB. Durante o encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre a avaliação para a aprendizagem como um processo que vai além da verificação de resultados, tornando-se um recurso formativo capaz de orientar a prática docente, apoiar os estudantes e fortalecer a missão educativa salesiana. “A avaliação precisa ser compreendida como uma aliada do processo formativo, favorecendo a construção de conhecimentos e o desenvolvimento integral dos estudantes. Ela não se limita a mensurar resultados, mas potencializa a aprendizagem ao oferecer caminhos para o crescimento pessoal e acadêmico”, destacou a Profª Leoneide Rodrigues. Ao final do encontro, os coordenadores pedagógicos foram motivados a ampliar a formação junto às suas equipes locais, promovendo momentos de estudo e reflexão com os professores sobre o tema da avaliação, especialmente a partir do Caderno 5 do Currículo da RSB – Metodologias e Avaliação. A proposta é que cada comunidade educativa aprofunde os fundamentos, realize partilhas e desenvolva práticas concretas voltadas à avaliação formativa, em sintonia com o carisma salesiano. A iniciativa reforça o compromisso da RSB em formar educadores protagonistas, capazes de transformar suas práticas pedagógicas e oferecer uma educação que, à luz do projeto de Dom Bosco e Madre Mazzarello, favoreça o protagonismo dos jovens e a vivência de uma aprendizagem significativa. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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