Estudantes vivenciam aprendizado sobre preservação ambiental durante a Caminhada Ecológica
06/03/2025

Estudantes vivenciam aprendizado sobre preservação ambiental durante a Caminhada Ecológica

Estudantes vivenciam aprendizado sobre preservação ambiental durante a Caminhada Ecológica
Foto: Paulo Caetano
A ultima quinta-feira  de fevereiro (27) foi de aprendizado e conscientização para os estudantes dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II do Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo, durante a segunda edição da Caminhada Ecológica, realizada na Praia dos Cavaleiros, em Macaé. O evento proporcionou uma experiência enriquecedora, conectando teoria e prática sobre educação ambiental, ao mesmo tempo em que reforçou a importância da formação cidadã.

A atividade multidisciplinar, desenvolvida pelos professores de Ciências, Geografia e Educação Física, teve como objetivo estimular a reflexão sobre a preservação ambiental. Durante o percurso, os alunos puderam conhecer mais sobre a importância da conservação da restinga e os impactos das construções na orla, além de debater sobre a destinação correta dos resíduos sólidos. "Eles tiveram a oportunidade de vivenciar todo o nosso conteúdo voltado para a educação ambiental e puderam ver como esse cuidado pode ser efetivo e se fortalecer no cotidiano”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Priscila Sousa.

Neste ano, a Caminhada Ecológica contou com uma novidade: a parceria com o projeto Maré Consciência, uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que desenvolve pesquisas e ações voltadas à redução do lixo nos oceanos. Segundo Priscila, a colaboração com a universidade ampliou a experiência dos alunos, conectando o aprendizado escolar à pesquisa acadêmica e às práticas sustentáveis. “Foi importante para que houvesse uma melhor compreensão sobre o impacto do lixo na praia e sobre a importância da pesquisa acadêmica para a sociedade. Essa aproximação com o trabalho científico trouxe um novo olhar para o adolescente sobre o papel da ciência no cuidado com o meio ambiente", destacou Priscila.

William Guimarães de Lima, graduando em Ciências Biológicas do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – Nupem/UFRJ, e um dos responsáveis pelo Projeto Maré Consciência, destaca o trabalho realizado com os alunos: “eles fizeram esse mutirão de limpeza, cujo resultado da coleta contribuirá no levantamento de dados para a nossa pesquisa científica que, futuramente, fará parte de análises comparativas com outras pesquisas de igual teor, desenvolvidas na Europa, América do Norte e Ásia. Dessa forma, os dados que os alunos estão levantando irão compor algo bem maior”. A experiência também marcou os estudantes, como Sophia Marotta, aluna do 7º Ano C, que afirmou, com entusiasmo: “é muito bom saber que a gente está ajudando uma pesquisa da UFRJ e isso pode mudar o mundo”.  

Após a aula de campo, os alunos continuam acompanhando a pesquisa do Projeto Maré Consciência até a divulgação. Os dados serão apresentados e os professores explicarão a relevância, comparando os resultados com anos anteriores. Dessa forma, a pesquisa amplia o olhar científico dos alunos. Essa iniciativa acadêmica e cidadã está alinhada aos princípios do Movimento Global Don Bosco Green, que propõe diversas intervenções na comunidade em que o colégio (enquanto membro) está inserido, a fim de promover a consciência ambiental e sustentável.

Fonte: Assessoria de Comunicação Castelo Macae - Alysson Nogueira - Foto: Paulo Francisco Caetano

Mais Recentes

Niterói Sedia 7ª Etapa Regional do ENARSE/ENEL 2026

Encontro presencial no Rio de Janeiro reuniu gestores da Inspetoria São João Bosco para consolidar a Síntese Regional dos indicadores de qualidade educacional. Nos dias 11 e 12 de junho, a cidade de Niterói (RJ) acolheu a sétima etapa regional do Encontro Nacional das Escolas Salesianas (ENARSE) e Encontro Nacional de Ecônomos Locais (ENEL). O evento presencial deu continuidade às metas estabelecidas no Plano Integrado de Formação 2026 da Rede Salesiana Brasil (RSB), promovendo uma imersão estratégica na gestão em rede. Transformação Educativa e Foco em Evidências Sob a condução e assessoria metodológica do Dr. Ricardo Mariz, as lideranças escolares aprofundaram o estudo do Caderno 6 do Currículo da RSB (Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional). A formação instigou as equipes a debaterem o contexto social atual e a utilizarem indicadores técnicos como ferramentas fundamentais para desenhar os planos de melhoria das unidades. O primeiro dia foi dedicado ao alinhamento conceitual e ao início dos trabalhos práticos em grupos, onde as escolas partilharam suas realidades locais e iniciaram o mapeamento das convergências. Síntese Regional e Articulação Coletiva Para garantir uma cobertura sistêmica da gestão salesiana, o público do evento dividiu-se entre as cinco dimensões institucionais: Liderança (Diretores Institucionais/Gerais); Gestão Pedagógica (Diretores Pedagógicos); Pastoral Escolar e Acompanhamento Educacional (Coordenadores de Pastoral); Comunicação (Coordenadores/Responsáveis de Comunicação); Gestão de Recursos e Sustentabilidade (Diretores/Coordenadores Administrativos, Financeiros e Ecônomos). O grande destaque do segundo dia foi a construção da Síntese Regional, momento em que os grupos identificaram os padrões transversais dos indicadores de cada dimensão. Esses dados gerados colaborativamente em Niterói servirão como insumos diretos para a Matriz Nacional de Indicadores da RSB, fortalecendo a governança carismática e garantindo a excelência do ensino em rede. A Voz dos Participantes "Foi muito bom participar do ENARSE 2026, poder trocar experiências e trocar a partilha de vida com outros membros da nossa Rede Salesiana. Volto para Resende muito grato e muito motivado para continuar esse trabalho pastoral que Deus e São João Bosco colocaram em nossas mãos." Cley Souza, Coordenador de Pastoral do Colégio Salesiano de Resende "Acredito que esse ENARSE/ENEL em Niterói foi um evento marcante pela presença dos educadores da Rede e da Inspetoria São João Bosco. E a palavra que mais marcou o meu coração foi ‘legado’. Nós estamos diante de um legado que é a construção da Rede Salesiana Brasil, que está fazendo 25 anos. Isso nos traz uma grande responsabilidade para os tempos atuais. E também por estarmos em Niterói, a primeira Casa Salesiana do Brasil, então nós estamos num ambiente sonhado e realizado por Dom Bosco e temos uma grande alegria de trabalhar e viver nesta casa. Que São João Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora continuem intercedendo pela nossa missão de educação e evangelização das juventudes em Niterói, Resende e no Jacarezinho." Padre Marcio Marçal, Diretor Institucional da Presença Salesiana de Niterói  "Para mim, foi um momento muito importante de reflexão frente aos desafios que muitas vezes nós não damos conta, mas que influenciam diretamente nas nossas unidades. Fica o legado para trabalharmos com a comunidade educativa, levando essas reflexões, tendo um novo olhar para os nossos alunos e, principalmente, para os nossos professores que precisam entender essa nova geração." Adriana Tiago, Diretora Pedagógica do Colégio Salesiano Jacarezinho Rumo a Porto Alegre Após o sucesso das trocas e dos aprendizados em Niterói, o ciclo itinerante do ENARSE/ENEL 2026 segue sua trajetória. A oitava etapa regional já está com data e local confirmados: 15 e 16 de junho, em Porto Alegre (RS). Este é um momento histórico para a gestão da Rede Salesiana Brasil, que reafirma seu compromisso com a excelência educacional, a transparência e a inovação. Para conferir os bastidores, fotos exclusivas de cada encontro e acompanhar de perto a cobertura completa desta jornada, siga os perfis oficiais da Rede Salesiana Brasil (@redesalesianabr) e faça parte desse grandioso movimento em rede em prol das juventudes.   Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Aluno do Salesiano Região Oceânica recebe duas medalhas de prata em cerimônia da 20ª edição da OBMEP

Na última sexta-feira, 29 de maio, aconteceu a Cerimônia de Premiação Regional da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). Nesta ocasião solene, o aluno do Colégio Salesiano Região Oceânica, Arthur Genaro, do 8º ano, foi contemplado com as suas medalhas de prata, em âmbito nacional e estadual. O estudante salesiano foi o único do estado do Rio de Janeiro a receber duas medalhas de prata, em categorias distintas. ‍Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a OBMEP busca estimular o estudo da Matemática, identificar talentos e ampliar o interesse dos estudantes pelas áreas científicas e tecnológicas. ‍A professora de Matemática Karla Danielle representou o Colégio Salesiano Região Oceânica e acompanhou o jovem e sua família na cerimônia, reconhecendo o seu talento, compromisso e dedicação com os estudos. Esse resultado expressa a excelência da educação católica salesiana, alinhada com os projetos de vida dos estudantes, ao desenvolver as múltiplas inteligências e habilidades. ‍Parabenizamos o Arthur e seus familiares pela conquista!

Campos dos Goytacazes Sedia 6ª Etapa Regional do ENARSE/ENEL 2026

Encontro presencial no Rio de Janeiro reuniu lideranças das Inspetorias Madre Mazzarello e São João Bosco para aprofundar indicadores de qualidade e traçar estratégias de constante aprimoramento Nos dias 28 e 29 de maio, a cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) recebeu a sexta etapa do Encontro Nacional das Escolas Salesianas (ENARSE) e Encontro Nacional de Ecônomos Locais (ENEL). O evento presencial deu continuidade às ações previstas no Plano Integrado de Formação 2026 da Rede Salesiana Brasil (RSB). Alinhamento Metodológico e Diagnóstico em Rede Conduzido com a assessoria metodológica do Dr. Ricardo Mariz, o encontro teve como foco central o aprofundamento do Caderno 6 (“Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional") do Currículo da RSB. A iniciativa proporciona às lideranças das escolas salesianas uma oportunidade inédita de debater a sistemática de elaboração dos planos de melhoria a partir de dados concretos. No primeiro dia, os gestores acompanharam discussões sobre o contexto social contemporâneo e a necessidade de transformação nos modelos educativos, além de participarem de painéis técnicos voltados para o uso de indicadores como pontos de observação para ações estratégicas. Sinergia nas Cinco Dimensões da Gestão A dinâmica do encontro privilegiou o trabalho colaborativo, reunindo os profissionais em grupos dedicados às cinco dimensões essenciais da escola salesiana: Liderança (Diretores Institucionais/Gerais) Gestão Pedagógica (Diretores Pedagógicos) Pastoral Escolar e Acompanhamento Educacional (Coordenadores de Pastoral) Comunicação (Coordenadores/Responsáveis de Comunicação) Gestão de Recursos e Sustentabilidade (Diretores/Coordenadores Administrativos, Financeiros e Ecônomos) O segundo dia foi marcado por plenárias de apresentação, onde cada grupo compartilhou achados, aprendizados e análises de convergências regionais. O objetivo desse esforço conjunto é alimentar de forma colaborativa a Matriz Nacional de Indicadores, assegurando que o planejamento estratégico preserve a identidade carismática e responda com responsabilidade às exigências do setor educativo. Vozes dos Participantes O fechamento dos trabalhos gerou depoimentos significativos sobre o impacto prático do encontro nas unidades: "Uma das coisas que mais me impactou foi o fato de reacender em nós a questão da gestão das evidências. Somos peregrinos de esperança, com coragem, com ousadia, com firmeza, carregando aquele desejo e o espírito salesiano de ser, para que a gente consiga seguir firmes, seguros e formar sempre ‘bons cristãos e honestos cidadãos’", diz a participante Denilza Machado. "Esse encontro regional foi muito positivo para todas as casas que participaram. Foi um momento de muita troca, experiências e um alinhamento também para nossa missão educativa", comenta a participante Rayanne Rangel. "O evento foi maravilhoso e esclarecedor. Tivemos a oportunidade de pensar em um realinhamento pedagógico, entre outras questões discutidas aqui", aponta a participante Iara, de Rio das Ostras. "Esses dois dias foram incríveis! A gente aprendeu muito, a gente viveu a realidade de cada instituição. Foi muito boa essa troca e agora a gente tem que levar para frente tudo o que a gente aprendeu e colocar em prática a partir das próximas semanas, sempre juntos, em rede", ressalta a participante Thamires Carneiro. Rumo a Niterói: Fique por Dentro de Cada Detalhe! Após o sucesso dos debates e aprendizados em Campos dos Goytacazes, o ciclo itinerante do ENARSE/ENEL 2026 continua sua trajetória pelo estado do Rio de Janeiro. A sétima etapa regional já tem data e local confirmados: dias 11 e 12 de junho, em Niterói (RJ). Este é um evento grandioso que está redesenhando o futuro da gestão e da educação salesiana no Brasil. Para não perder nenhum detalhe e acompanhar de perto a cobertura completa de cada nova etapa do ENARSE/ENEL 2026, siga os perfis oficiais da Rede Salesiana Brasil nas mídias sociais: @redesalesianabr. Por Janaina Lima, com o apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil