06/03/2025

Estudantes vivenciam aprendizado sobre preservação ambiental durante a Caminhada Ecológica

Estudantes vivenciam aprendizado sobre preservação ambiental durante a Caminhada Ecológica
Foto: Paulo Caetano
A ultima quinta-feira  de fevereiro (27) foi de aprendizado e conscientização para os estudantes dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II do Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo, durante a segunda edição da Caminhada Ecológica, realizada na Praia dos Cavaleiros, em Macaé. O evento proporcionou uma experiência enriquecedora, conectando teoria e prática sobre educação ambiental, ao mesmo tempo em que reforçou a importância da formação cidadã.

A atividade multidisciplinar, desenvolvida pelos professores de Ciências, Geografia e Educação Física, teve como objetivo estimular a reflexão sobre a preservação ambiental. Durante o percurso, os alunos puderam conhecer mais sobre a importância da conservação da restinga e os impactos das construções na orla, além de debater sobre a destinação correta dos resíduos sólidos. "Eles tiveram a oportunidade de vivenciar todo o nosso conteúdo voltado para a educação ambiental e puderam ver como esse cuidado pode ser efetivo e se fortalecer no cotidiano”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Priscila Sousa.

Neste ano, a Caminhada Ecológica contou com uma novidade: a parceria com o projeto Maré Consciência, uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que desenvolve pesquisas e ações voltadas à redução do lixo nos oceanos. Segundo Priscila, a colaboração com a universidade ampliou a experiência dos alunos, conectando o aprendizado escolar à pesquisa acadêmica e às práticas sustentáveis. “Foi importante para que houvesse uma melhor compreensão sobre o impacto do lixo na praia e sobre a importância da pesquisa acadêmica para a sociedade. Essa aproximação com o trabalho científico trouxe um novo olhar para o adolescente sobre o papel da ciência no cuidado com o meio ambiente", destacou Priscila.

William Guimarães de Lima, graduando em Ciências Biológicas do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – Nupem/UFRJ, e um dos responsáveis pelo Projeto Maré Consciência, destaca o trabalho realizado com os alunos: “eles fizeram esse mutirão de limpeza, cujo resultado da coleta contribuirá no levantamento de dados para a nossa pesquisa científica que, futuramente, fará parte de análises comparativas com outras pesquisas de igual teor, desenvolvidas na Europa, América do Norte e Ásia. Dessa forma, os dados que os alunos estão levantando irão compor algo bem maior”. A experiência também marcou os estudantes, como Sophia Marotta, aluna do 7º Ano C, que afirmou, com entusiasmo: “é muito bom saber que a gente está ajudando uma pesquisa da UFRJ e isso pode mudar o mundo”.  

Após a aula de campo, os alunos continuam acompanhando a pesquisa do Projeto Maré Consciência até a divulgação. Os dados serão apresentados e os professores explicarão a relevância, comparando os resultados com anos anteriores. Dessa forma, a pesquisa amplia o olhar científico dos alunos. Essa iniciativa acadêmica e cidadã está alinhada aos princípios do Movimento Global Don Bosco Green, que propõe diversas intervenções na comunidade em que o colégio (enquanto membro) está inserido, a fim de promover a consciência ambiental e sustentável.

Fonte: Assessoria de Comunicação Castelo Macae - Alysson Nogueira - Foto: Paulo Francisco Caetano

Mais Recentes

Palestra sobre inteligências múltiplas para alunos do Ensino Médio

A teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm pontos em comum, como a valorização do desenvolvimento de habilidades. A Rede Salesiana valoriza as múltiplas habilidades dos estudantes, que são desenvolvidas por meio de metodologias ativas e aprendizagem criativa. Nessa perspectiva a coordenação pedagógica do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju, realizou a palestra “Neurociência” para alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio.  A palestra abordou duas temáticas importantes para os estudantes: “Neurociência e múltiplas habilidades” ministrada pelo diretor do Campus de Medicina - UFS Lagarto, Prof. Dr. Makson Oliveira; e “Neurociência e aprendizado eficaz”, apresentada pelo professor e enfermeiro Jorge Costa.  Conforme o Prof. Dr. Makson Oliveira, o estímulo cerebral é uma forma de incentivar o estudante a melhorar o desempenho escolar. “Estimular diferentes áreas do conhecimento como a matemática, música, esportes, cultura e arte faz com que o estudante tenha contato direto com essas atividades, e a partir disso, ele consegue desenvolver habilidades, direcionando o foco e encontrando motivação; quando ele encontra motivação e emoção, ele consegue desenvolver múltiplas habilidades”, explicou o professor. Durante o evento, os especialistas compartilharam seus conhecimentos na área, experiências profissionais, pesquisas universitárias, dados científicos e também responderam aos questionamentos dos estudantes. Além disso, explicaram de forma clara quais são as inteligências múltiplas? linguística; lógico-matemática; musical; espacial; corporal cinestésica; interpessoal e intrapessoal.  Além de resolver as dúvidas dos alunos, os palestrantes apresentaram dicas e exemplos de como melhorar o desempenho escolar, utilizando técnicas de aprendizagem específicas.  Para o estudante Pedro Henrique da 1ª Série do Ensino Médio, a palestra agregou conhecimentos práticos para a rotina de estudos, “A temática apresentada vai me ajudar a lidar com o aprendizado, porque eu  tenho muita dificuldade na área de exatas. E tenho certeza que praticando mais e treinando meu cérebro vou conseguir melhorar nos esstudos'', expressou o estudante.  A teoria das inteligências múltiplas pode ajudar a compreender que cada aluno tem diferentes aptidões, o que contribui para o desenvolvimento do seu projeto de vida. “Havia uma ideia por parte dos alunos de que se nasce com habilidades e poucos conseguem desenvolver habilidades. Mas, os autores e obras que estamos trabalhando em sala de aula demonstram o contrário, ou seja, qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades através da prática e dedicação ao longo da vida. Por isso, trouxemos esses dois especialistas que apresentaram com maestria a temática proposta”, ressaltou a professora de língua portuguesa e projeto de vida Gilvanete Barros.Fonte: Jeová Cardoso - Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju

Ação Social da ISJB realiza 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores

Entre os dias 7 e 10 de abril, em Barbacena (MG), aconteceu o 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores das obras sociais salesianas da Inspetoria São João Bosco. O evento teve como inspiração o tema da Estreia 2025: “Ancorados na esperança, movidos pela alegria e pelo amor.” O principal objetivo do encontro foi proporcionar uma formação significativa, fortalecendo a vivência da Salesianidade e da Pedagogia Salesiana no cotidiano dos educadores — em suas ações, nas relações com as equipes e no acolhimento dos educandos e suas famílias. A programação foi organizada a partir dos pilares que sustentam a missão salesiana: Casa que acolhe, Paróquia que evangeliza, Escola que encaminha para a vida e Pátio onde se encontra com os amigos. Durante os quatro dias, temas fundamentais foram aprofundados, como o cuidado com quem cuida, a importância do estar inteiro na vida e na missão, o valor do brincar no desenvolvimento humano e da assistência-presença. Foi um tempo de reencontro com a própria vocação educativa e com a alegria de ser presença transformadora. Depoimentos de participantes refletem a profundidade dessa experiência: “Retorno com a bagagem cheia de aprendizados, tanto pessoais quanto profissionais.” — Reinaldo Junio Farias, CESAM GO “O diferencial deste encontro foi que nada nos foi imposto. Tudo aconteceu de forma leve, com muita familiaridade.” — Adriana Pompermayer, CESAM ES “Eu não estava bem antes de vir. Compartilhei aqui dores que nunca dividi nem com amigos. Quero levar essa Vitória falante, participativa, para o Centro Juvenil. Levo vocês no meu coração.” — Vitória Maria da Silva Campos, Centro Juvenil Pará de Minas O encontro não apenas formou, mas também fortaleceu vínculos, despertou esperanças e renovou a missão de ser sinal do amor de Deus na vida de tantos jovens. ‍Por Andressa Lima

Basquete sobre rodas emociona e inspira estudantes do Colégio Castelo de Macaé

O Ginásio Dom Bosco do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), foi palco de uma vivência rara, tocante e, acima de tudo, transformadora. Dando continuidade a uma série de atividades sobre “Conscientização e Inclusão”, iniciada em março, o time Paralímpico de basquete em cadeira de rodas de Macaé — o Macaé Paralímpico — realizou, no primeiro sábado letivo do ano, uma apresentação especial para os estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Na oportunidade, os atletas trouxeram mais do que jogadas e arremessos: deram um ‘show’ de humanidade, força e empatia. Fundado em 2007, o Macaé Paralímpico é um dos principais expoentes do basquete sobre rodas no Estado do Rio, com um legado que ultrapassa as quadras. “Nosso trabalho vai muito além do esporte. A gente transforma vidas”, afirmou o técnico Antônio Gripp, que também é Ex-Aluno do Instituto Salesiano. Durante a atividade, os Alunos e a Equipe pedagógica não só assistiram a uma partida como também puderam experimentar a prática do esporte adaptado. Para João Barcelos, Coordenador do Macaé Paralímpico, o encontro reforça o poder do esporte como ferramenta educativa. 

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil