02/07/2024

Ex-aluno Salesiano e atleta olímpico incentiva jovens atletas

Ex-aluno Salesiano e atleta olímpico incentiva jovens atletas
Foto: Satiro Sodré (Guilherme Caribé na Competição Sette Colli – Itália, junho de 2024)

Guilherme Caribé, ex-aluno do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Salvador (BA), é uma grande promessa para o Brasil nas Olimpíadas de Paris, que acontece de 26 de julho a 11 de 2024. Em março deste ano, o baiano quebrou o recorde das 100 Jardas, que pertencia ao campeão olímpico Cesar Cielo desde 2008, na NCAA (National Collegiate Athletic Association), liga universitária mais importante dos Estados Unidos. Caribé marcou o tempo de 40s55, ficando com a medalha de prata.

E ele não para por aí. O nadador é o atual campeão dos Jogos Pan-Americanos de 2023 na distância dos 100m livre, levando duas medalhas de ouro pra casa. E, na semana passada, na Itália, na competição Sette Colli, levou duas medalhas de bronze.

Aos jovens atletas salesianos do Nordestão, Guilherme falou de sua experiência como participante de várias edições do evento, além de mensagem de entusiasmo e força para a juventude. “Passei muito tempo da minha vida no Colégio Salesiano, completei meu ensino médio, participei de muitos Nordestões que, com certeza, é uma das melhores experiências que eu já tive no esporte [...]. Se você tem um sonho de se tornar um atleta profissional, se você tem um sonho de ir para os Jogos Olímpicos, é tudo questão de tempo e dedicação”, diz Guilherme.  

Confira o vídeo da mensagem na íntegra clicando aqui.

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Mais Recentes

Por que Matricular seu Filho(a) em uma Escola Salesiana?

Se decidir por uma escola para o seu filho(a) é uma das mais importantes escolhas que as famílias enfrentam, pois é uma decisão que influencia diretamente o seu desenvolvimento acadêmico, pessoal, social e espiritual. Nesse contexto, as Escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB) destacam-se como uma escolha que oferece educação de qualidade, valores humanos e uma formação integral baseada nos princípios da pedagogia dos fundadores da Congregação Salesiana, São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, e nos ensinamentos do Evangelho. Assim, conheça alguns motivos pelos quais matricular seu filho(a) em uma escola salesiana: 1. Excelência Acadêmica: As Escolas Salesianas são reconhecidas por oferecerem um ensino de excelência, com programas pedagógicos atualizados e educadores qualificados que se empenham em proporcionar uma educação de qualidade para todos os estudantes. Confira, por exemplo, as mais de 100 medalhas conquistadas pelos estudantes salesianos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2024, ou alguns dos destaques salesianos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na Olimpíada Canguru de Matemática. 2. Formação Integral: Além do aspecto acadêmico, as Escolas Salesianas promovem a formação integral dos estudantes, levando em consideração o Projeto de Vida de cada um e suas dimensões socioemocional e espiritual. Os valores humanos e cristãos são incorporados em todas as atividades educativas, preparando os estudantes para serem cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com o bem comum. Conheça, por exemplo, a Gincana Cultural que agitou os estudantes salesianos do estado da Bahia e ainda promoveu a solidariedade com arrecadação de doações para instituições sociais da região. Ou a aluna salesiana que foi selecionada para tocar no Rock In Rio Lisboa 2024. 3. Ambiente Acolhedor e Seguro: As Escolas Salesianas são conhecidas por serem “casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria”, conforme pregava Dom Bosco, oferecendo um ambiente acolhedor e seguro, onde os estudantes se sentem valorizados, respeitados e amados. Os educadores Salesianos trabalham para criar uma cultura escolar baseada no cuidado mútuo, na solidariedade e no respeito pela dignidade de cada pessoa. Conheça, por exemplo, o Projeto Anti-Bullying promovido pelo Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP), e como sua ação está diretamente ligada ao Sistema Preventivo das presenças salesianas. 4. Infraestrutura Moderna e Recursos Tecnológicos: Sempre investindo em infraestrutura moderna e recursos tecnológicos para proporcionar aos estudantes um ambiente de aprendizagem estimulante e dinâmico, as Escolas Salesianas disponibilizam laboratórios equipados, salas de aula interativas e acesso à tecnologia educacional como alguns dos recursos que apoiam o processo de ensino-aprendizagem. Conheça, por exemplo, o "Ateliê de Experiências" do Colégio Salesiano Jardim Camburi que foi destaque em uma revista internacional de arquitetura. 5. Tradição e Compromisso com a Educação: Com mais de um século de experiência na área educacional, as Escolas da Rede Salesiana Brasil têm uma sólida tradição e um compromisso inabalável com a educação de qualidade. Os valores e princípios Salesianos permeiam todas as atividades escolares, garantindo uma educação baseada na ética, na solidariedade e no respeito pela dignidade humana. Como Rede Salesiana Brasil, são promovidos diversos eventos formativos durante o ano para fortalecer a formação continuada das equipes salesianas que atuam nas escolas do país como, por exemplo, o XXII Encontro Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (ENARSE) e XV Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL), e o V Encontro da Escola Salesiana América (ESA). Todos apoiados pelo Centro Salesiano de Formação (CSF), a plataforma da RSB que incentiva e promove cursos e eventos formativos durante todo o ano em prol da melhoria constante das ações salesianas diante dos desafios atuais da educação. Em resumo, matricular seu filho(a) em uma Escola da Rede Salesiana Brasil significa oferecer não apenas uma educação de qualidade, mas também uma formação integral que valoriza o desenvolvimento acadêmico, pessoal e espiritual. É proporcionar um ambiente acolhedor e seguro, onde ele possa crescer e se desenvolver como um cidadão consciente, responsável e comprometido com o bem e o cuidado com a nossa Casa Comum. Escrito por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Orquestra Salesiana prepara apresentação para o Theatro Municipal do RJ

A Orquestra do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), de Macaé (RJ), recebeu, na última segunda-feira (02), a Masterclass de Violino da Prof. Me. Sheyla Yatsugafu, Coordenadora do Architecture of Sound Institute. Divididos em pequenos grupos, os sessenta estudantes puderam aprimorar suas habilidades técnicas, musicais e comportamentais a partir da metodologia japonesa desenvolvida por Shinichi  Suzuki após a Segunda Guerra Mundial, que estabelece o ensino da música sob as mesmas bases de aprendizagem da linguagem materna. Sabe-se que Dom Bosco valorizava profundamente a música como instrumento educativo e tocava vários instrumentos, entre eles o violino. Inspirado por seu exemplo de vida, o Instituto Nossa Senhora da Glória tem observado o crescimento exponencial de sua orquestra de cordas. Segundo a Diretora, Irmã Carmelita Agrizzi, “o sonho de um pequeno grupo formado por apenas três violinos eclodiu superando todas as expectativas”.  Para o estudante da terceira série do ensino médio, André Massena, o contato com a professora contribuiu para o esclarecimento de várias dúvidas, além de motivar seus estudos no instrumento. Os regentes do colégio salesiano, Priscila Sousa e Hélio Júnior, acrescentam que a Masterclass buscou inspirar o protagonismo estudantil em um movimento para certificação de estudantes, capacitação de professores, intercâmbio de arranjos e materiais didáticos. Além disso, o encontro contribuiu para a preparação dos estudantes que participarão de um concerto Suzuki no próximo mês de outubro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. SOBRE SHEYLA YATSUGAFUA Prof. Me. Yatsugafu, pesquisadora, instrumentista e gestora de projetos culturais, egressa do Colégio Franciscano em São Paulo, é Bacharel em violino pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná,  mestre em ensino das práticas musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, membro fundadora da camerata de Florianópolis e docente do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora (MG). Destaca-se ainda em sua formação as aulas, no Japão, com o próprio mestre da Metodologia Suzuki. Escrito por Hélio Júnior

SaléONU debate soluções para erradicar o trabalho escravo

Em um mundo que exige líderes preparados para enfrentar desafios globais, a formação de jovens com uma compreensão crítica das relações internacionais e da defesa dos direitos humanos é essencial. O SaléONU, projeto dos Salesianos Bahia realizado nos dias 16 e 17 de agosto, no Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador, reflete esse compromisso ao proporcionar aos estudantes a oportunidade de simular debates da ONU, onde eles representam nações e discutem questões críticas como o trabalho escravo.  O evento reuniu estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais e das 1ª a 3ª séries do Ensino Médio do Liceu Salesiano do Salvador e do Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador. Os estudantes representaram 16 países, entre eles: África do Sul, Alemanha, Argentina, Bangladesh, Bolívia, Camboja, China, Croácia, Etiópia, Haiti, Madagascar, Mauritânia, Nepal, Níger, Paquistão e Rússia. Com o objetivo de aproximar os estudantes dos desafios enfrentados por diferentes nações e promover a tolerância, a empatia e a valorização cultural, eles assumiram os papéis de delegados e presidentes do comitê. Os 30% dos delegados com maior destaque serão selecionados para participar do MIB Final, em Brasília (DF), onde terão a chance de competir por uma vaga na simulação da ONU em Harvard, nos Estados Unidos.  Durante dois dias de debates do SaléONU, os jovens se dedicaram a defender os interesses de suas nações e a propor soluções diplomáticas para a erradicação do trabalho escravo, um problema global que ainda afeta milhões de pessoas. Erla Alecrim, orientadora do Ensino Médio do Dom Bosco, acredita que através dessa abordagem, eles se engajaram mais e serão capazes de contribuir para a construção de um mundo mais justo: “Trabalhar temas tão sensíveis como o trabalho escravo estimula nos estudantes um senso crítico e uma responsabilidade social. Com certeza, eles saem dessa experiência mais conscientes de seu papel como futuros líderes”, afirmou. A preparação para a simulação exigiu um estudo aprofundado das culturas, políticas e realidades sociais dos países representados. Cláudia Agrícola, orientadora do Ensino Médio do Liceu, destacou a importância dessa iniciativa: “Formar nossos estudantes para serem cidadãos do mundo é um compromisso que levamos a sério”. Ela ainda complementa que o SaléONU é mais do que um espaço para aprendizado sobre geopolítica, “é uma oportunidade para desenvolverem empatia e responsabilidade. Isso vai ajudá-los a entender a complexidade das questões globais que afetam a todos nós”. Para os estudantes, a experiência foi transformadora. Clarissa de Souza, da 1ª série C do Liceu, contou que o SaléONU a ajudou a superar a timidez e se sentir mais segura: “No decorrer de todas as sessões, eu acho que fui criando uma confiança que eu não tive até hoje. Para pessoas muito tímidas como eu, acho que essa foi uma experiência muito boa”.  Já João Victor Falcão, estudante da 2ª série B do Dom Bosco, vê a simulação como uma oportunidade de aprendizado e melhoria das relações interpessoais: “Com a simulação da ONU, você consegue desenvolver habilidades como oratória, escrita e relação com outras pessoas. Além disso, você consegue conhecer pessoas novas e novos ciclos que têm o seu objetivo, e o quanto tudo isso agrega para você”.  É por meio dessa visão de formar líderes que o SaléONU se coloca como uma plataforma de preparação para o futuro.  Escrito por Equipe de Comunicação e Marketing dos Salesianos Bahia

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil