Expansão do Projeto Identità para 2024
08/12/2023

Expansão do Projeto Identità para 2024

Expansão do Projeto Identità para 2024

Com o objetivo de possibilitar que as equipes gestoras, pedagógicas e pastorais conheçam em detalhes o Projeto Identità, que é uma proposta educativo-pastoral, pensada para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), foram promovidos, de forma on-line, os Encontros Formativos de implantação, que aconteceram nos dias 27 e 28 de novembro, possibilitando maior conhecimento sobre o Projeto, sua concepção, organização e os cursos que serão utilizados.

Na reunião, estiveram presentes a Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Silvia Aparecida da Silva; a Coordenadora Nacional das Escolas da RSB, Ir. Lúcia Jacinta Finassi; a Gestora de Projetos da RSB, Ana Paula Costa e Silva; a Professora Cassiana Ferreira e o Professor Dr. Sérgio Junqueira, que, juntos, lideraram os Encontros Formativos para a implantação do Projeto Identità. Durante as reuniões, as equipes gestoras, pedagógicas e pastorais das 20 escolas que implementarão o Projeto a partir de 2024 puderam esclarecer dúvidas e aprofundar ainda mais nos temas em discussão.

Para o próximo ano, a Rede Salesiana Brasil propõe a expansão da implementação do Projeto Identità para outras escolas interessadas, conforme orientações dos Coordenadores Inspetoriais das Escolas. Além disso, o Projeto Identità será também aplicado na Obra Social Centro de Estudos do Menor e Integração da Comunidade (CEMIC), situado na cidade de Lins (SP), com o objetivo de analisar as necessidades de adequações nos planos de encontros e nas atividades propostas, adaptando-as ao contexto das obras sociais, com a perspectiva de posterior ampliação para todas as Obras. Confira as escolas salesianas que implatarão o Projeto Identità em 2024:

 

Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo - Ananindeua (PA) Instituto Madre Marta Cerutti - Barra do Garças (MT)
Liceu Salesiano do Salvador - Salvador (BA) Centro Educacional Pio XII - Belo Horizonte (MG)
Colégio Salesiano São José - Natal (RN) Colégio Coração de Jesus - Cuiabá (MT)

Colégio Salesiano Nossa Senhora Aparecida - Jaboatão dos Guararapes (PE)

Casa da Criança Joaquim Otaviano de Almeida (Mazzarello) - Recife (PE)

Colégio Salesiano Dom Bosco - Parnamirim (RN) Instituto Maria Auxiliadora - Goiânia (GO)
Colégio Salesiano Dom Bosco - Salvador (BA) Colégio Juvenal de Carvalho - Aracati (CE)
Colégio Salesiano São Gonçalo - Cuiabá (MT) Instituto Waldemar Falcão - Fortaleza (CE)
Instituto Nossa Senhora Auxiliadora - Araras (SP) Instituto Teresa Valsè - Uberlândia (MG)
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - Ribeirão Preto (SP) Centro Educacional Santa Terezinha (CEST) - Manaus (AM)
Instituto Maria Imaculada - Barbacena (MG) Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - Manaus (AM)

 

SOBRE O IDENTITÀ

Em 2021 e 2022, o Projeto Identità foi desenvolvido com caráter piloto nas Escolas e Obras Sociais da Inspetoria São Pio X (SDB) e da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (FMA-Sul). Diante dos resultados observados por meio do acompanhamento sistemático e das avaliações junto aos sujeitos participantes, que comprovaram a relevância do Projeto e sua contribuição para o fortalecimento da identidade carismática, ocorreu, em 2023, a decisão de ampliação, para 40 escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB).

O Projeto Identità é uma proposta que traz às crianças das presenças da Rede Salesiana Brasil (RSB), de forma lúdica, efetiva e afetiva, o que é próprio da identidade institucional. Daí o nome “Identità”, que significa “identidade” na língua materna salesiana, o italiano, em homenagem aos fundadores da Congregação: Dom Bosco e Madre Mazzarello. O Projeto é um itinerário de evangelização que tem o jeito das crianças, do encantamento, do lúdico e da afetividade. Assim, é uma proposta que parte da biografia dos santos salesianos, em diálogo com o material de Ensino Religioso da Coleção Nautas da editora salesiana, a Edebê Brasil, constituindo um arsenal teórico e prático que contribua para que as crianças conheçam mais a identidade salesiana e os amigos que fazem parte desta família, apoiando-as assim a serem “bons cristãos e honestos cidadãos”. 

   

 

A HISTÓRIA DO PROJETO IDENTITÀ

O trabalho integrado entre as coordenações pedagógicas e as coordenações de pastoral mostrou-se essencial para o êxito do projeto piloto, que contou com amplo envolvimento da comunidade educativo-pastoral. O processo de acompanhamento do projeto piloto realizado pela Coordenação do Projeto, por meio de reuniões periódicas e de relatórios de avaliação com o feedback das escolas participantes, possibilitou identificar melhorias necessárias no Livro do Professor, nas Revistas de registros para as crianças e nos demais recursos, as quais foram realizadas para esta nova edição do Projeto.

Trata-se, portanto, de um projeto vivo e dinâmico, tecido a muitas mãos, mentes e corações que, a cada ano, a partir das vivências das crianças, educadores, famílias e equipes gestoras, é aprimorado, consolidando-se como um relevante instrumento da ação educativo-pastoral da Rede Salesiana Brasil. Na experiência piloto, participaram 13 escolas da Região Sul, sendo 5 escolas e 3 obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (FMA) e 8 escolas e 2 obras sociais da Inspetoria São Pio X (SDB), todas comprometidas a dar continuidade ao Projeto. Para saber mais informações sobre o Identità, clique aqui.

      

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Salesianas de Belém (PA) realizam Open House e apresentam nova fase da educação Salesiana na capital

Evento de portas abertas marca o início do reposicionamento institucional e o fortalecimento da presença Salesiana na Região Norte A Escola Salesiana de Belém (PA) está prestes a viver um dos momentos mais significativos de sua história recente. No próximo dia 06 de dezembro de 2025, será realizado o Open House Salesianas, um grande evento de portas abertas que convida famílias, alunos e a comunidade local a conhecerem de perto os novos projetos pedagógicos, a atualização da marca e o reposicionamento institucional das presenças salesianas na capital belemense. O encontro faz parte do Plano Estratégico de Reposicionamento das Escolas Salesianas do Norte, que vem sendo desenvolvido pela Rede Salesiana Brasil (RSB) com o objetivo de fortalecer a identidade institucional, ampliar o reconhecimento da marca e aproximar ainda mais as escolas de suas comunidades. O projeto propõe uma nova forma de comunicar os valores salesianos, alinhando tradição e inovação em uma proposta educativa transformadora. Durante o Open House, o público poderá vivenciar experiências formativas, participar de momentos culturais e conhecer as novidades pedagógicas que compõem essa nova etapa. A programação prevê acolhida musical, momentos de oração, depoimentos de educadores e estudantes, apresentações culturais de carimbó e boi-bumbá, além da exposição das novidades da Edebê para 2026. Também haverá o lançamento oficial da Campanha de Matrículas 2026, a apresentação da nova identidade visual das Escolas Salesianas de Belém (PA), sorteios de brindes e descontos especiais, e um momento de confraternização com as famílias. Entre os destaques, estão ainda o projeto de internacionalização, apresentado pela Diretora Pedagógica Daniele Aranha, e uma série de vídeos institucionais e depoimentos que reforçam o impacto da educação salesiana na formação integral de crianças e jovens. A iniciativa reforça o compromisso da Rede Salesiana em formar crianças e jovens protagonistas, por meio de uma educação integral que valoriza o conhecimento, a espiritualidade e os valores humanos. Essa nova fase representa um marco de modernização e unidade institucional, consolidando as presenças Salesianas como referência em educação de qualidade, fé e cidadania. O evento reunirá a comunidade da presença Salesianas da cidade, Salesianas Auxilium, em uma manhã de celebração, aprendizado e comunhão, marcando o início de uma etapa de crescimento e fortalecimento da missão educativa Salesiana no Pará. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Estudantes Salesianos se destacam na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

O colégio Salesianas Santa Teresinha celebrou com orgulho a participação e o excelente desempenho de seus estudantes na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que mobiliza jovens do 8º e 9º ano em uma jornada educativa voltada ao consumo consciente de energia, sustentabilidade e inovação. A estudante Monique do Amaral (9º ano) conquistou medalha de bronze, enquanto Ana Carolina Monteiro Normando (8º ano), Guilherme Coelho de Souza Rodrigues (8º ano) e Rodolfo Gael (8º ano) receberam medalha de prata, todos sob a orientação do professor de Matemática Arnoldo Carvalho. O resultado reafirma o compromisso da instituição com a formação integral e o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e socioambientais. A ONEE utiliza elementos de gamificação, desafios interativos e trilhas de aprendizagem que aproximam os estudantes de temas essenciais para o futuro energético do país. Ao longo da competição, os participantes desenvolveram pensamento crítico, autonomia, curiosidade científica e atitudes sustentáveis. O Salesianas Santa Teresinha parabenizam os medalhistas e o professor orientador, reconhecendo o impacto positivo desta iniciativa na construção de uma geração mais consciente, preparada e comprometida com o uso responsável dos recursos naturais. Para a instituição, esta participação reforça a importância de projetos educacionais que conectam o aprendizado à vida real, fortalecendo competências acadêmicas e socioambientais. Saaramar Lahan - Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia

Estudante Salesiana conquista o 1º lugar nacional na Olimpíada de Literatura

A estudante Beatriz Lopes Dalto, da 1ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Cambé (PR), alcançou um feito extraordinário ao garantir o 1º lugar do Brasil na categoria sênior da Olimpíada Nacional de Literatura 2025, realizada no dia 13 de novembro. A competição ocorreu na modalidade online, por meio de uma plataforma oficial da organização da Olimpíada, permitindo a participação de estudantes de todas as regiões do país. Beatriz gabaritou a prova, conquistando 1000 pontos, resultado alcançado por apenas 21 participantes em todo o Brasil. A avaliação teve como obra de referência o livro “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector. Segundo Beatriz, a obra contribuiu para que a prova fosse "tranquila e leve". A preparação e participação da estudante foram acompanhadas pelos professores de Português, Isabella e Rodolfo. Isabella foi responsável pelos estudantes de até 16 anos, enquanto Rodolfo ficou responsável pelos demais. Além de Beatriz, outros 20 estudantes do INSA Cambé participaram da olimpíada nas categorias júnior e sênior, conquistando três medalhas de prata, nove de bronze e quatro menções honrosas. Beatriz também compartilhou suas impressões sobre o resultado: "Estou muito feliz com o 1º lugar no Brasil. Com certeza vai abrir portas, tanto para projetos escolares quanto para oportunidades futuras". O diretor do INSA Cambé, Rodrigo, celebrou o resultado: "Muito orgulho da nossa aluna. É ótimo para nós vermos nossos alunos se destacando em olimpíadas de grande expressão". A conquista de Beatriz reforça o compromisso do INSA Cambé com a formação acadêmica de excelência e inspira outros estudantes a buscarem novos desafios no universo da literatura. Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil