08/12/2023

Expansão do Projeto Identità para 2024

Expansão do Projeto Identità para 2024

Com o objetivo de possibilitar que as equipes gestoras, pedagógicas e pastorais conheçam em detalhes o Projeto Identità, que é uma proposta educativo-pastoral, pensada para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), foram promovidos, de forma on-line, os Encontros Formativos de implantação, que aconteceram nos dias 27 e 28 de novembro, possibilitando maior conhecimento sobre o Projeto, sua concepção, organização e os cursos que serão utilizados.

Na reunião, estiveram presentes a Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Silvia Aparecida da Silva; a Coordenadora Nacional das Escolas da RSB, Ir. Lúcia Jacinta Finassi; a Gestora de Projetos da RSB, Ana Paula Costa e Silva; a Professora Cassiana Ferreira e o Professor Dr. Sérgio Junqueira, que, juntos, lideraram os Encontros Formativos para a implantação do Projeto Identità. Durante as reuniões, as equipes gestoras, pedagógicas e pastorais das 20 escolas que implementarão o Projeto a partir de 2024 puderam esclarecer dúvidas e aprofundar ainda mais nos temas em discussão.

Para o próximo ano, a Rede Salesiana Brasil propõe a expansão da implementação do Projeto Identità para outras escolas interessadas, conforme orientações dos Coordenadores Inspetoriais das Escolas. Além disso, o Projeto Identità será também aplicado na Obra Social Centro de Estudos do Menor e Integração da Comunidade (CEMIC), situado na cidade de Lins (SP), com o objetivo de analisar as necessidades de adequações nos planos de encontros e nas atividades propostas, adaptando-as ao contexto das obras sociais, com a perspectiva de posterior ampliação para todas as Obras. Confira as escolas salesianas que implatarão o Projeto Identità em 2024:

 

Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo - Ananindeua (PA) Instituto Madre Marta Cerutti - Barra do Garças (MT)
Liceu Salesiano do Salvador - Salvador (BA) Centro Educacional Pio XII - Belo Horizonte (MG)
Colégio Salesiano São José - Natal (RN) Colégio Coração de Jesus - Cuiabá (MT)

Colégio Salesiano Nossa Senhora Aparecida - Jaboatão dos Guararapes (PE)

Casa da Criança Joaquim Otaviano de Almeida (Mazzarello) - Recife (PE)

Colégio Salesiano Dom Bosco - Parnamirim (RN) Instituto Maria Auxiliadora - Goiânia (GO)
Colégio Salesiano Dom Bosco - Salvador (BA) Colégio Juvenal de Carvalho - Aracati (CE)
Colégio Salesiano São Gonçalo - Cuiabá (MT) Instituto Waldemar Falcão - Fortaleza (CE)
Instituto Nossa Senhora Auxiliadora - Araras (SP) Instituto Teresa Valsè - Uberlândia (MG)
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - Ribeirão Preto (SP) Centro Educacional Santa Terezinha (CEST) - Manaus (AM)
Instituto Maria Imaculada - Barbacena (MG) Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - Manaus (AM)

 

SOBRE O IDENTITÀ

Em 2021 e 2022, o Projeto Identità foi desenvolvido com caráter piloto nas Escolas e Obras Sociais da Inspetoria São Pio X (SDB) e da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (FMA-Sul). Diante dos resultados observados por meio do acompanhamento sistemático e das avaliações junto aos sujeitos participantes, que comprovaram a relevância do Projeto e sua contribuição para o fortalecimento da identidade carismática, ocorreu, em 2023, a decisão de ampliação, para 40 escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB).

O Projeto Identità é uma proposta que traz às crianças das presenças da Rede Salesiana Brasil (RSB), de forma lúdica, efetiva e afetiva, o que é próprio da identidade institucional. Daí o nome “Identità”, que significa “identidade” na língua materna salesiana, o italiano, em homenagem aos fundadores da Congregação: Dom Bosco e Madre Mazzarello. O Projeto é um itinerário de evangelização que tem o jeito das crianças, do encantamento, do lúdico e da afetividade. Assim, é uma proposta que parte da biografia dos santos salesianos, em diálogo com o material de Ensino Religioso da Coleção Nautas da editora salesiana, a Edebê Brasil, constituindo um arsenal teórico e prático que contribua para que as crianças conheçam mais a identidade salesiana e os amigos que fazem parte desta família, apoiando-as assim a serem “bons cristãos e honestos cidadãos”. 

   

 

A HISTÓRIA DO PROJETO IDENTITÀ

O trabalho integrado entre as coordenações pedagógicas e as coordenações de pastoral mostrou-se essencial para o êxito do projeto piloto, que contou com amplo envolvimento da comunidade educativo-pastoral. O processo de acompanhamento do projeto piloto realizado pela Coordenação do Projeto, por meio de reuniões periódicas e de relatórios de avaliação com o feedback das escolas participantes, possibilitou identificar melhorias necessárias no Livro do Professor, nas Revistas de registros para as crianças e nos demais recursos, as quais foram realizadas para esta nova edição do Projeto.

Trata-se, portanto, de um projeto vivo e dinâmico, tecido a muitas mãos, mentes e corações que, a cada ano, a partir das vivências das crianças, educadores, famílias e equipes gestoras, é aprimorado, consolidando-se como um relevante instrumento da ação educativo-pastoral da Rede Salesiana Brasil. Na experiência piloto, participaram 13 escolas da Região Sul, sendo 5 escolas e 3 obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (FMA) e 8 escolas e 2 obras sociais da Inspetoria São Pio X (SDB), todas comprometidas a dar continuidade ao Projeto. Para saber mais informações sobre o Identità, clique aqui.

      

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Primeiro colégio salesiano do Brasil lança memorial online e celebra 141 anos de história

O Colégio Salesiano Santa Rosa, o primeiro colégio salesiano do Brasil, lança um memorial online para celebrar seus 141 anos de presença transformadora em Niterói (RJ). A plataforma reúne registros históricos marcantes, como a chegada dos Salesianos nas Américas, a construção da Basílica e do Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora, e eventos como o acidente da Barca Sétima (acidente que ocorreu em 1915, em que uma embarcação que transportava alunos e professores da escola, colidiu com uma pedra, resultando na morte de 27 estudantes e um professor).   Nomeado em homenagem ao querido Padre Josué Francisco da Natividade (Pe. Joso), que dedicou sua vida à preservação da história da instituição, o memorial também traz fotos de turmas desde 1923, festivais culturais, a rica tradição esportiva e a trajetória da Banda Colegial mais antiga do Brasil.   Aberto ao público, o memorial será atualizado periodicamente, proporcionando a alunos, ex-alunos e à comunidade escolar um mergulho na história desse colégio pioneiro da educação salesiana no país.   Descubra mais sobre essa história inspiradora: Acesse o memorial aqui.

Colégio Salesiano Dom Bosco representará o Amazonas na RoboCup 2025  

Projetos premiados na Mostra Nacional de Robótica levam inovação e impacto social ao cenário mundial A equipe de robótica do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Manaus, conquistou um marco extraordinário ao ser premiada na Mostra Nacional de Robótica 2024 (MNR), realizada entre 11 e 17 de novembro, em Goiânia. Os projetos que se destacaram pela inovação e impacto social, foram desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental e Médio da instituição.  Os alunos André Luís Sena, do 5º ano, que representou o projeto “Mão Biônica” e Ygor Costa, Caio Gurgel, Luiz Coelho e Clara Tereza, do Ensino Médio, que assinaram o projeto “Cidade Inteligente”, receberam menção honrosa, reforçando a relevância da educação tecnológica no cenário escolar. Eles garantiram a participação da equipe na RoboCup 2025, maior competição internacional de robótica e inteligência artificial.   Além disso, o projeto “Cidade Inteligente” já havia conquistado reconhecimento ao vencer o Amazon Stem Adventure, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Samsung, destacando-se como uma solução inovadora para os desafios urbanos.   Para a professora Joana Ramos, que lidera a equipe, a notícia do mundial foi emocionante. “Os meninos ficaram muito felizes e ansiosos. Foi um momento de muita alegria para todos nós, para as famílias presentes no evento em Goiânia e para os pais que estavam em Manaus aguardando o resultado”, afirmou.   A robótica, segundo a professora, vai além do ambiente educacional. “Prepara os alunos para resolução de problemas, trabalho em equipe, liderança, pesquisa e resiliência. Ela utiliza a linguagem do século XXI, preparando-os para profissões do futuro que envolvem tecnologia e inteligência artificial”, destacou.   Envolvimento da Comunidade Escolar  - O sucesso da equipe também reflete o apoio da comunidade escolar. Educadores de diversas disciplinas integram conceitos de robótica às aulas, enquanto a escola oferece espaços culturais e científicos para exibição dos projetos, inspirando outros estudantes. Pais e responsáveis também são convidados a prestigiar apresentações e competições, criando um ambiente de incentivo e celebração das conquistas.   Parceria com a Robô Ciência - Desde 2018, o Colégio Dom Bosco conta com a parceria da empresa Robô Ciência, que aplica a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) do maternal ao Ensino Médio. Esse método está alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e integra tecnologias a práticas pedagógicas, incentivando a participação dos alunos em competições como olimpíadas de robótica, astronomia e programação.   Sobre a RoboCup 2025 - A RoboCup, considerada a “Copa do Mundo da Robótica”, será realizada entre os dias 15 e 21 de julho de 2025, no Centro de Convenções de Salvador, Bahia. O evento reúne mais de 200 equipes de todo o mundo para competições de alto nível, promovendo a aplicação prática da robótica em desafios do cotidiano, como futebol de robôs e tarefas domésticas automatizadas. Além das competições, o evento é um espaço de troca de conhecimentos com congressos científicos e debates sobre inteligência artificial.   A participação do Colégio Salesiano Dom Bosco reflete o compromisso da educação salesiana em formar alunos preparados para os desafios do futuro, destacando o talento e a criatividade dos jovens amazonenses no cenário mundial.   Para mais informações sobre a RoboCup 2025, acesse o site oficial da CBR.   Angélica Novais da Comunicação da RSB.  

Iniciativa de instituto salesiano promove aprendizado e valorização da música como ferramenta de crescimento pessoal e educacional

Jovens músicos do Colégio Castelo emocionam público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi cenário de uma experiência emocionante para os jovens músicos da Orquestra do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, de Macaé (RJ). Com 51 violinistas sob a regência dos professores Hélio Junior e Priscila Sousa, os estudantes apresentaram-se ao lado dos renomados “Os Pequenos Mozart” e de músicos de sete outras instituições, em um evento que reforçou o papel da música na formação integral. Para Priscila, regente da orquestra, “estar com alunos em níveis muito mais avançados proporciona uma troca de saberes inestimável. Durante o ensaio, a postura e o comprometimento das crianças se transformaram completamente,” destacou. O concerto foi resultado de uma preparação intensa, onde a técnica e o comprometimento foram trabalhados sob a orientação da professora Sheila Yatsugafu, baseada na Metodologia Suzuki. Essa metodologia, criada pelo educador Shinichi Suzuki, enfatiza o aprendizado musical de forma semelhante à aquisição da língua materna, promovendo valores como disciplina e sensibilidade musical em um ambiente de incentivo. Esse encontro cultural, idealizado por Suray Soren, violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, reuniu mais de 200 músicos e 500 violinos de jovens de todo o país. Para alunos como Valentina da Silva dos Santos, tocar no Theatro Municipal foi um momento inesquecível. “Foi muito especial! Minha família estava lá e ficou emocionada,” compartilhou. O evento não apenas fortaleceu o talento dos jovens músicos, mas também reafirmou o compromisso da Rede Salesiana com a educação cultural e o desenvolvimento humano. No final da apresentação, o Theatro Municipal foi tomado por uma calorosa salva de aplausos, marcando uma noite repleta de emoção e aprendizado para os jovens músicos. Essa experiência reforçou o papel da música como uma poderosa ferramenta de transformação e união. Cada nota tocada e cada gesto expressaram a essência da missão salesiana: formar jovens integrados, com habilidades que vão além do acadêmico, desenvolvendo neles valores e propósito. Essa apresentação é um testemunho do compromisso salesiano com a educação que transforma vidas. Angélica Novais, da Comunicação da RSB com contribuições do Boletim Salesiano.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil