08/12/2023

Expansão do Projeto Identità para 2024

Expansão do Projeto Identità para 2024

Com o objetivo de possibilitar que as equipes gestoras, pedagógicas e pastorais conheçam em detalhes o Projeto Identità, que é uma proposta educativo-pastoral, pensada para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), foram promovidos, de forma on-line, os Encontros Formativos de implantação, que aconteceram nos dias 27 e 28 de novembro, possibilitando maior conhecimento sobre o Projeto, sua concepção, organização e os cursos que serão utilizados.

Na reunião, estiveram presentes a Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Silvia Aparecida da Silva; a Coordenadora Nacional das Escolas da RSB, Ir. Lúcia Jacinta Finassi; a Gestora de Projetos da RSB, Ana Paula Costa e Silva; a Professora Cassiana Ferreira e o Professor Dr. Sérgio Junqueira, que, juntos, lideraram os Encontros Formativos para a implantação do Projeto Identità. Durante as reuniões, as equipes gestoras, pedagógicas e pastorais das 20 escolas que implementarão o Projeto a partir de 2024 puderam esclarecer dúvidas e aprofundar ainda mais nos temas em discussão.

Para o próximo ano, a Rede Salesiana Brasil propõe a expansão da implementação do Projeto Identità para outras escolas interessadas, conforme orientações dos Coordenadores Inspetoriais das Escolas. Além disso, o Projeto Identità será também aplicado na Obra Social Centro de Estudos do Menor e Integração da Comunidade (CEMIC), situado na cidade de Lins (SP), com o objetivo de analisar as necessidades de adequações nos planos de encontros e nas atividades propostas, adaptando-as ao contexto das obras sociais, com a perspectiva de posterior ampliação para todas as Obras. Confira as escolas salesianas que implatarão o Projeto Identità em 2024:

 

Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo - Ananindeua (PA) Instituto Madre Marta Cerutti - Barra do Garças (MT)
Liceu Salesiano do Salvador - Salvador (BA) Centro Educacional Pio XII - Belo Horizonte (MG)
Colégio Salesiano São José - Natal (RN) Colégio Coração de Jesus - Cuiabá (MT)

Colégio Salesiano Nossa Senhora Aparecida - Jaboatão dos Guararapes (PE)

Casa da Criança Joaquim Otaviano de Almeida (Mazzarello) - Recife (PE)

Colégio Salesiano Dom Bosco - Parnamirim (RN) Instituto Maria Auxiliadora - Goiânia (GO)
Colégio Salesiano Dom Bosco - Salvador (BA) Colégio Juvenal de Carvalho - Aracati (CE)
Colégio Salesiano São Gonçalo - Cuiabá (MT) Instituto Waldemar Falcão - Fortaleza (CE)
Instituto Nossa Senhora Auxiliadora - Araras (SP) Instituto Teresa Valsè - Uberlândia (MG)
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - Ribeirão Preto (SP) Centro Educacional Santa Terezinha (CEST) - Manaus (AM)
Instituto Maria Imaculada - Barbacena (MG) Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - Manaus (AM)

 

SOBRE O IDENTITÀ

Em 2021 e 2022, o Projeto Identità foi desenvolvido com caráter piloto nas Escolas e Obras Sociais da Inspetoria São Pio X (SDB) e da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (FMA-Sul). Diante dos resultados observados por meio do acompanhamento sistemático e das avaliações junto aos sujeitos participantes, que comprovaram a relevância do Projeto e sua contribuição para o fortalecimento da identidade carismática, ocorreu, em 2023, a decisão de ampliação, para 40 escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB).

O Projeto Identità é uma proposta que traz às crianças das presenças da Rede Salesiana Brasil (RSB), de forma lúdica, efetiva e afetiva, o que é próprio da identidade institucional. Daí o nome “Identità”, que significa “identidade” na língua materna salesiana, o italiano, em homenagem aos fundadores da Congregação: Dom Bosco e Madre Mazzarello. O Projeto é um itinerário de evangelização que tem o jeito das crianças, do encantamento, do lúdico e da afetividade. Assim, é uma proposta que parte da biografia dos santos salesianos, em diálogo com o material de Ensino Religioso da Coleção Nautas da editora salesiana, a Edebê Brasil, constituindo um arsenal teórico e prático que contribua para que as crianças conheçam mais a identidade salesiana e os amigos que fazem parte desta família, apoiando-as assim a serem “bons cristãos e honestos cidadãos”. 

   

 

A HISTÓRIA DO PROJETO IDENTITÀ

O trabalho integrado entre as coordenações pedagógicas e as coordenações de pastoral mostrou-se essencial para o êxito do projeto piloto, que contou com amplo envolvimento da comunidade educativo-pastoral. O processo de acompanhamento do projeto piloto realizado pela Coordenação do Projeto, por meio de reuniões periódicas e de relatórios de avaliação com o feedback das escolas participantes, possibilitou identificar melhorias necessárias no Livro do Professor, nas Revistas de registros para as crianças e nos demais recursos, as quais foram realizadas para esta nova edição do Projeto.

Trata-se, portanto, de um projeto vivo e dinâmico, tecido a muitas mãos, mentes e corações que, a cada ano, a partir das vivências das crianças, educadores, famílias e equipes gestoras, é aprimorado, consolidando-se como um relevante instrumento da ação educativo-pastoral da Rede Salesiana Brasil. Na experiência piloto, participaram 13 escolas da Região Sul, sendo 5 escolas e 3 obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (FMA) e 8 escolas e 2 obras sociais da Inspetoria São Pio X (SDB), todas comprometidas a dar continuidade ao Projeto. Para saber mais informações sobre o Identità, clique aqui.

      

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Conheça o novo projeto da RSB - Escola [h(i²)a²q]

O mês de setembro marcou o início das atividades presenciais da Escola Humanista, Inteligente, Inovadora, com Aprendizagem de Alta Qualidade, ou Escola [h(i²)a²q], o novo projeto da Rede Salesiana Brasil (RSB) que visa impulsionar e potencializar as escolas salesianas do país. A iniciativa conta com o Gestor Educacional, Anderson Leal, à frente das ações, o qual já visitou duas escolas de Manaus (AM) para os primeiros diagnósticos. “Os grandes objetivos são fortalecer a nossa identidade carismática, intensificar ainda mais uma aprendizagem de alta qualidade e qualificar os processos de gestão de cada unidade. A visita inicial para diagnóstico já aconteceu em duas unidades da cidade de Manaus (AM), o Centro Educacional Santa Teresinha e o Colégio Dom Bosco – Centro, mas o trabalho de análise diagnóstica através de pesquisas e estudo da realidade local, de maneira remota, já está acontecendo em mais 11 unidades”, conta Anderson. De acordo com o Gestor Educacional, as equipes das escolas que já estão participando do projeto têm demostrado grande envolvimento com as propostas, permitindo uma boa fluidez dos processos. “É visível que todas as equipes estão muito empenhadas em fazer com que o carisma salesiano e a aprendizagem de alta qualidade aconteçam. Temos colaboradores muito envolvidos e que têm plena consciência da nossa missão nestes lugares, porém, também temos grandes desafios, como por exemplo, o de tornar mais conhecido todo o excelente trabalho desenvolvido em cada unidade para que mais famílias possam ter a oportunidade de matricular seus filhos nas escolas salesianas”, conta Anderson. “Estamos muitos esperançosos de que o Projeto contribua com estas questões. Queremos escolas que de fato somem em rede, com o carisma salesiano presente em cada ação e com excelentes resultados pelos nossos alunos. Queremos que quando as famílias olhem para uma escola salesiana, mesmo sem entrar na estrutura, já tenham em mente tudo o que é oferecido, por termos a mesma identidade. Sabemos que o projeto poderá nos ajudar nesta grande tarefa”, completa. Confira alguns depoimentos de quem já está participando do projeto Escola [h(i²)a²q]: “O projeto [h(i²)a²q] traz grandes expectativas para o Colégio Dom Bosco, pois visa fortalecer o carisma e o desenvolvimento institucional das escolas salesianas. Acreditamos que esse projeto será um catalisador para aprimorar ainda mais a nossa prática educativa, promovendo uma formação integral e de excelência para nossos alunos. Agradecemos à equipe da RSB pela presença e apoio, que certamente contribuirá para o sucesso dessa iniciativa transformadora em nossa comunidade escolar”. Sandra Elaine Siqueira Corrêa, Diretora Pedagógica do Colégio Dom Bosco – Centro "Superou o que estava pensando quando escutei a proposta.  O melhor foi perceber algo sendo construído por todos os envolvidos na gestão da escola.  Este projeto me trouxe muita esperança e inovação na ação educativa pastoral do CEST." Ir. Magda da Costa Marcelino, Diretora Financeira do Centro Educacional Santa Teresinha – Manaus (AM) PRÓXIMOS PASSOSApesar de, inicialmente, contemplar 17 instituições de ensino, o Projeto Escola [h(i²)a²q] tem a intenção de abranger todas as escolas da Rede Salesiana Brasil. “Este é só o início! Temos muito trabalho pela frente! Queremos, com os passar dos anos, levar o projeto para as quase 100 unidades no Brasil, mas por sua robustez estamos iniciando com 17 unidades e aos poucos agregaremos as outras”, conta Anderson. “Gostaria de agradecer a todos os que estão nos acolhendo, pela confiança no trabalho em rede. Tenho a certeza de que juntos e com o olhar na mesma direção, chegaremos muito longe”, conclui. Escrito por Janaína Lima / Fotos: Rede Salesiana Brasil - Acervo do Projeto Escola [h(i²)a²q]

Integral Bilíngue do Colégio Castelo é destaque no Best Experience 2024

As Coordenadoras Amanda Teski e Rosilene Erbe, do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), em Macaé (RJ), participaram da edição 2024 do Best Experience, o maior evento de educação bilíngue do mundo, promovido pela International School (IS), em São Paulo. Com uma proposta imersiva e inovadora, o encontro reuniu diretores, professores e gestores das principais escolas privadas do Brasil, oferecendo uma experiência transformadora que combinou educação e entretenimento, marcando o início da chamada "segunda revolução bilíngue". Amanda Teski destacou a singularidade do evento. “A Best foi diferente de todos os eventos que já participamos ao longo destes anos de parceria com a IS. A proposta incluiu o uso de ferramentas de inteligência artificial no ensino e um olhar especial para a saúde mental de alunos e famílias”, explica Amanda, que ressaltou sugestões para integrar os conteúdos, expandindo o ambiente bilíngue para além das salas de aula. O Best Experience 2024 contou com palestrantes renomados, como Viviane Mosé e Murilo Gun, além de experiências sensoriais, gastronômicas e musicais. "Fomos recebidas em um ambiente de sonhos e imaginação. Todas as atividades visavam aplicar essas vivências no ambiente escolar, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente", acrescentou Amanda. Outro destaque foi a homenagem recebida das mãos de Ulysses Cardinot, CEO e fundador da International School, que reconheceu a longa parceria entre o colégio e o programa bilíngue. “É um grande orgulho para nós receber esse reconhecimento, que reforça a trajetória bem-sucedida do Colégio Castelo no ensino bilíngue”, concluiu Amanda. O Best Experience também apresentou iniciativas inovadoras, como a plataforma global de Edutainment, IS Max, e novos projetos de imersão internacional, reafirmando o compromisso da International School em liderar a educação bilíngue no Brasil e proporcionar vivências transformadoras aos estudantes. Escrito por Alysson Nogueira

Jornada Formativa Coleção NAUTAS: 4 Dias de Inspiração para as Escolas Salesianas

Entre os dias 16 e 19 de setembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a Editora Edebê, promoveu a Jornada Formativa da Coleção NAUTAS, em Aparecida do Norte (SP). O evento teve como principal objetivo capacitar as Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas para atuarem como agentes formadores dos educadores, tornando mais efetivo o uso da Coleção NAUTAS e aprofundando a prática pedagógica com foco na formação integral dos estudantes. A Jornada se destacou por oferecer uma rica programação dividida em temas diários, todos voltados para fortalecer a liderança pedagógica e compartilhar as atualizações da Coleção NAUTAS. Desde o primeiro dia, a iniciativa reafirmou o compromisso da RSB e da Edebê com uma educação centrada no estudante e no carisma salesiano. DIA 1: PILOTANDO A IDENTIDADE SALESIANA No primeiro dia da Jornada, o tema foi “Pilotando pelos caminhos dos documentos basilares da Rede Salesiana Brasil, sentindo e vivenciando o carisma por uma educação centrada nos estudantes”. A abertura contou com a participação de Ir. Silvia Aparecida da Silva, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior e Lauri Cericato, que acolheram os participantes no Hotel Rainha do Brasil. A programação abordou a importância do “Currículo da RSB: Referencial Institucional para as Práticas Pedagógicas”, tema desenvolvido por Pe. Leandro Brum e Ana Cristina Sofiati, destacando a necessidade de garantir a identidade pedagógica salesiana em cada ação. Pe. Leandro enfatizou o papel das Coordenações Pedagógicas como "guardiões da identidade", afirmando que, para desempenharem essa função com excelência, é essencial conhecer e amar profundamente a proposta educativa salesiana. DIA 2: FOCO NO ENSINO FUNDAMENTAL O segundo dia trouxe reflexões focadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o tema “Conduzindo a grandiosa locomotiva da aprendizagem (in)visível”. Renata Araújo, especialista em Educação, destacou o papel das coordenações como mediadores ativos, e Julia Pinheiro Andrade explorou abordagens inovadoras para promover uma cultura de pensamento profundo nas escolas. Na parte da tarde, Anderson de Jesus Leal e Gabriela Palomo Capila de Melo apresentaram uma palestra sobre a atuação das lideranças na construção de cidadãos protagonistas. A sessão foi finalizada com a atividade prática “3, 2, 1... Ação!”, conduzida por Meily Moany e Caroline Cardoso, proporcionando debates e trocas de experiências sobre os desafios enfrentados pelas coordenações e possíveis soluções. DIA 3: ESPIRITUALIDADE E INOVAÇÕES O terceiro dia foi marcado por uma visita ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida e à réplica da Casa de Dom Bosco em Pindamonhangaba, reforçando o vínculo entre a espiritualidade e a missão educativa salesiana. À tarde, os participantes voltaram seu foco para as atualizações da Coleção NAUTAS, com a apresentação de Lauri Cericato, Gabriela Palomo e Rafael Borgate. A reformulação da Coleção NAUTAS, com um olhar mais atento à Metodologia Maker e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foi o ponto alto das discussões. “A Coleção vem com uma nova engenharia de produtos, facilitando o planejamento escolar e ajudando a formar cidadãos plenos e preparados para o futuro”, destacou Gabriela. DIA 4: ENCERRAMENTO E COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO O último dia da Jornada foi dedicado à metodologia Design for Change, com atividades comandadas por Caroline Cardoso e Meily Cassemiro. Os participantes revisitaram os principais momentos da Jornada e traçaram estratégias para implementar os aprendizados em suas escolas. Com o encerramento do evento, os coordenadores pedagógicos retornaram às suas presenças com a missão de multiplicar os conhecimentos adquiridos, levando adiante o compromisso com a excelência educativa e a formação integral dos estudantes salesianos. A Jornada Formativa da Coleção NAUTAS reforçou o espírito colaborativo e a união das escolas salesianas, consolidando-se como um momento de partilha, reflexão e inovação no cenário educacional do Brasil. Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil