Fazedores do Futuro – 35º Encontro da Comissão Central Escola Salesiana América, ESA
25/07/2024

Fazedores do Futuro – 35º Encontro da Comissão Central Escola Salesiana América, ESA

Foto: Assessoria BAP
Foto: Assessoria BAP

Ainda sob a ressonância do ESA V, realizado em Guadalajara (México), de 1º a 5 de maio deste ano com o tema Juntos pelo presente e pelo futuro da educação salesiana na América”, a Comissão Central da ESA, representando todas as regiões e conferências da América (CIB, CISBRASIL, CIMAC, MESOAMERICA, NAC, CINAB, ANDINA, CICSAL, CONE SUL) se reuniu de 18 a 23 de julho, na sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), em São Paulo (SP). Esses foram momentos intensos para alimentar e fortalecer a esperança no trabalho em rede no continente.

Após a oração de acolhida e agradecimento preparada por Irmã Ivone Goulart Lopes, que focalizou o tema "Mil razões para viver - Caminho da Gratidão", o grupo escutou as mensagens dos Conselheiros gerais da Pastoral Juvenil, Irmã Runita Borja e Padre Miguel Angel García, e do Inspetor de São Paulo, Padre Alexandre Luís de Oliveira. Os participantes foram calorosamente acolhidos pela Inspetora da BAP, Irmã Alaíde Deretti.

Irmã Runita, em sua mensagem, disse que “podemos dizer que, para todo o mundo salesiano, a grande rede da Escola Salesiana da América é uma boa prática em que se inspiram outras realidades. Como Rede, a ESA completa trinta anos. Não é um feito insignificante! Comparada com a experiência humana, a Rede ESA já atingiu uma certa maturidade e continua neste caminho de dinamismo e fecundidade. Não podemos esquecer-nos de agradecer a tantas pessoas que contribuíram para o seu nascimento e progresso. Como todas as realidades em crescimento, a história é marcada por sucessos e fracassos, alegrias e sofrimentos. Há experiências de dor e de poda para enfrentar, como Rede, as muitas mudanças e, assim, poder continuar a oferecer uma educação holística que traga mudanças à sociedade. A Rede ESA continuou o seu caminho, navegando no desconhecido, para dar continuidade à missão educativa e alimentar a vida e a esperança das novas gerações, das suas famílias e das comunidades em que as nossas instituições estão inseridas”.

Padre Miguel Angel disse que “em nível escolar há seis elementos da vida pastoral que não devemos esquecer e que estão presentes em todos os continentes, inclusive na América Latina.

- Não descuidar do cuidado da interioridade dos alunos.

- O segundo grande elemento que uma escola possui é a transformação social.

- Em terceiro lugar, o aspecto comunitário. Nosso modo de fazer educação e pastoral é através do comunitário.

- Outro elemento importante é o cuidado do ambiente seguro. Não há melhor ambiente seguro do que um ambiente de afeto seguro, maduro, equilibrado e respeitoso.

- A formação do corpo docente, dos jovens, e às vezes também chegamos à formação das famílias com programas.

- E outra grande área na escola é o trabalho de pastoral orgânica, o trabalho extraescolar. Continuar trabalhando com grupos de voluntariado, com o oratório, o centro juvenil, com movimentos apostólicos, ONGs, campanhas externas. A importância de trabalhar com os ex-alunos”.

Padre Alexandre Luís de Oliveira acolheu o grupo dizendo: “Que São João Bosco e Madre Mazzarello intercedam a Deus pela bonita e preciosa contribuição que damos às crianças, adolescentes e jovens presentes em nossas escolas. Seja uma ocasião bonita para a reflexão, o aprofundamento, a partilha e a convivência em busca de novos rumos para as nossas escolas. Deus abençoe a todos”.

Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP, acolheu os participantes e deixou esta mensagem: “Sejam bem-vindos a esta nossa Inspetoria que há muito tempo dizemos que é Inspetoria-Mãe, que era a Inspetoria Santa Catarina de Sena, que começou em 1908, quando começaram as Inspetorias do mundo. Esta Inspetoria-Mãe que era também avó, agora se chama Nossa Senhora Aparecida, porque está no estado de São Paulo, onde temos o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. É com alegria que acolhemos vocês, que são um grupo seleto, para a reunião de avaliação do V Encontro ESA e para fazer as proposições para a educação salesiana na América. Desejo que vocês tenham um ótimo encontro e que ele seja efetivado com a marca sinodal, ou seja, pensar juntos, projetar juntos e realizar juntos. Vocês estão aqui, mas por detrás de vocês há uma multidão de jovens. O trabalho de vocês tem um significado grande pelas linhas educativas que serão projetadas para toda a América. A responsabilidade de vocês é grande e é uma promessa de que a presença salesiana no continente americano faça a diferença pela qualidade da formação e da evangelização. Que tenhamos perspectivas e projeção para caminhar, pois fomos feitos para caminhar e para abrir caminhos. Que vocês sejam abridores de caminhos e de projeção de futuro”.

Em seguida, os participantes refletiram sobre a avaliação do ESA V, a leitura e projeção dos resultados, os aportes ao documento de Significatividade Salesiana, a prestação de contas do encontro em Guadalajara, os artigos publicados sobre o evento, e discutiram a data e o local do encontro da comissão para 2025 e os encontros das regiões e conferências, para socializar a programação.

Além disso, deram sugestões para socializar esta reunião com as inspetorias, inspetores e inspetoras e seus conselhos para que constatem o trabalho e o processo que se pretende levar adiante a partir da ESA. Também discutiram se farão uma publicação sobre o encontro continental. Começaram a pensar no VI ESA, considerando possíveis datas e local.

O ponto alto do encontro foi fazer o Planejamento Estratégico para os próximos cinco anos. O grupo foi assessorado por Irmã Patrícia Parraguez que faz parte da comissão.

O grupo realizou algumas visitas culturais, como ao Museu da Língua Portuguesa, uma visita carismática, ao Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil, em Guaratinguetá (SP), e uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

Este encontro reforçou o compromisso e a unidade da família salesiana na América, renovando a dedicação à missão educativa e evangelizadora que caracteriza a obra de São João Bosco e de Santa Maria Mazzarello. Que possamos continuar sendo fazedores do futuro, trabalhando juntos por uma educação salesiana de qualidade e inclusiva para todos.

Neste ano do bicentenário do Sonho dos 9 anos de Don Bosco, deixemo-nos cativar pela beleza e pela força de sonhar. Um sonho arrasta, inspira e infunde esperança. Não há força mais bela que sonhar juntos. De fato, a palavra "juntos" foi sempre a força da Família Salesiana! Na verdade, este é o sonho do Papa Francisco, quando insiste no Pacto Educativo Global: fazer alianças e, como uma grande comunidade humana, sonhar pelo presente e pelo futuro das novas gerações. Acreditamos, portanto, que, através da educação construímos um povo capaz de cuidar e de se preocupar pela vida de todos, especialmente dos mais fracos e marginalizados.

Escrito por Irmã Ivone Goulart Lopes FMA

Mais Recentes

Colégio Salesiano do ES realiza Cantata de Natal na Catedral Metropolitana de Vitória

A Catedral Metropolitana de Vitória recebeu, nesta terça-feira (25) um espetáculo de luzes e vozes, com a Cantata de Natal do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória. O evento marca o encerramento letivo das turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais, celebrando o Natal e reforçando os valores propostos pela educação salesiana junto às famílias e à sociedade capixaba. O evento atende a uma proposta educacional robusta, que une equipes pedagógicas e pastorais. Ao longo de nove canções, interpretadas em português, inglês e latim, os familiares presentes acompanharam as crianças com olhares de admiração e encantamento. As canções foram acompanhadas pela orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Canções foram acompanhadas pela orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Segundo Cristina Márcia Vargas de Andrade, diretora pedagógica da instituição, o evento reflete a missão de educar para além dos livros. "Este é um evento que, ano após ano, concretiza nosso propósito como escola católica: oferecer não apenas uma proposta pedagógica de qualidade, mas também uma educação que prepara os estudantes para a vida, fortalecendo as relações familiares e os valores cristãos e de cidadania", afirma a diretora. Diretora Pedagógica do Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Cristina Márcia de Andrade Vargas. Ela destaca ainda a consonância da união entre os valores celebrados no Natal e a proposta das escolas salesianas. "Dentro dessa perspectiva, resgatamos o espírito natalino de fraternidade, amor ao próximo e valorização da família, princípios preservados e cultivados por nós, salesianos. Ficamos muito felizes em realizar um evento que expressa tudo isso de forma tão bonita", concluiu. Esperança e Renovação Fernando Campos Peixoto, diretor pastoral da Presença Salesiana de Vitória — que engloba escolas, centro universitário (UniSales) e aprendizagem (Cesam Vitória), frisou a importância do Natal no contexto da missão salesiana. "A cantata de Natal nos motiva a vivenciar de forma muito profunda e emocionante esse mistério do cristianismo que é o nascimento do menino Deus. Na nossa escola confessional católica salesiana procuramos incentivar e vivenciar os valores que esse menino traz a este mundo”, explicou Fernando. Diretor Pastoral da Presença Salesiana de Vitória, Fernando Campos Peixoto. “Como o valor da esperança, em um mundo novo, um mundo melhor, mais justo, mais bonito e mais fraterno. Então esse evento nos renova um convite à esperança em Jesus, a esperança que não nos decepciona”, concluiu o diretor pastoral. Mais fotos da celebração estão disponíveis clicando aqui. Colégio Salesiano Vitória Com unidades em Jardim Camburi (Salesiano Jardim Camburi) e na Avenida Vitória (Salesiano Nossa Senhora da Vitória), o Colégio Salesiano Vitória apresenta uma proposta educacional pautada em pilares pedagógicos como aprendizagem criativa, pensamento científico e múltiplas habilidades, incentivando a construção de projeto de vida com protagonismo familiar e empreendedorismo. As unidades estão abertas para visitação mediante agendamento. Visite salesianos.br e agende uma visita.   Colégio Salesiano Vitória

IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas destaca criatividade, protagonismo e identidade nas escolas da Rede Salesiana Brasil

Nos dias 18 e 19 de novembro, educadores de diversas regiões do país se reuniram para vivenciar o IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas, promovido pela Rede Salesiana Brasil, em parceria com a Editora Edebê Brasil. Em dois encontros on-line, marcados pela partilha, pela inspiração e pelo carisma salesiano, as escolas apresentaram projetos que traduzem, na prática, a força da pedagogia ativa, o protagonismo infantil e o compromisso com a formação integral dos estudantes. Selecionadas pelas Coordenações Inspetoriais das Escolas, as práticas refletiram critérios como coerência com o Currículo da RSB, uso qualificado da Coleção Nautas, criatividade, estratégias pedagógicas significativas e protagonismo dos estudantes. 1º Dia – 18 de novembro: criatividade, expressão e cuidado com o futuro Na abertura do primeiro dia, Pe. Sérgio Augusto Baldin, Diretor Executivo da RSB e Diretor Geral da Edebê, acolheu educadores de todo o Brasil para a apresentação de cinco projetos que evidenciam como o percurso formativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode ser vivo, sensível e profundamente conectado às experiências das crianças. A moderação foi realizada pela Valéria Rodrigues, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, e Maria Elvira Menegassi, Coordenadora das Escolas da Inspetoria São Pio X. As Coordenadoras Inspetoriais anunciaram as equipes e teceram comentários, destacando elementos que evidenciaram a vivência do Currículo da RSB, a competência das(os) professoras(es) e a relevância das práticas para a formação das crianças.  Do livro ao jornal: o olhar curioso que transforma vivências em notícias (1º Ano) Colégio Salesiano Leão XIII – Rio Grande/RS – Inspetoria São Pio XA partir da observação da realidade e da curiosidade típica da infância, as turmas transformaram experiências cotidianas em notícias, construindo um jornal escolar que uniu leitura, escrita, investigação e comunicação. Protagonistas do campo ao prato: saúde, consciência e economia (2º Ano) Colégio do Carmo – Guaratinguetá/SP – Inspetoria Nossa Senhora AparecidaO projeto promoveu diálogos sobre alimentação saudável, sustentabilidade e impactos econômicos, levando as crianças a compreenderem o caminho dos alimentos, do cultivo ao consumo, com responsabilidade e protagonismo. Animais Robóticos (3º Ano) Escola Salesiana São José – Campinas/SP – Inspetoria Nossa Senhora AuxiliadoraIntegrando tecnologia, ciência e criatividade, os estudantes construíram animais robóticos, explorando conceitos de movimento, circuitos e engenharia de forma lúdica e desafiadora. Semeando o Futuro! (3º Ano) Instituto Waldemar Falcão – Aracati/CE – Inspetoria Maria AuxiliadoraCom foco em meio ambiente e sustentabilidade, o projeto desenvolveu ações práticas de cuidado com a natureza, plantio e conscientização ambiental, envolvendo as famílias e a comunidade. Cartas que conectam: escrita, afeto e protagonismo estudantil (3º Ano) Escola Salesianas Santa Teresinha – Manaus – Inspetoria Nossa Senhora da AmazôniaEm uma experiência sensível e interdisciplinar, os estudantes resgataram o hábito de escrever cartas, fortalecendo vínculos, expressando sentimentos e desenvolvendo competências de linguagem e empatia. O primeiro encontro evidenciou o quanto o método salesiano continua atual: educar pelo afeto, pela experiência e pelo significado. A Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, Évila Silva de Souza, e a Gestora de Produtos Educacionais da Editora Edebê Brasil, Gabriela Palomo Capila de Melo foram responsáveis pela moderação: convidaram as equipes a apresentarem, comentaram com entusiasmo os aspectos essenciais das práticas e parabenizaram as(os) educadoras(es) pelo que constroem no cotidiano das escolas, sempre confiando na capacidade de cada criança. 2º Dia – 19 de novembro: identidade, cultura e sensibilidade artística No segundo dia do Seminário foram socializadas práticas que valorizam a identidade, a expressão artística e a riqueza cultural brasileira, reafirmando a missão salesiana de formar pessoas conscientes, solidárias e criativas. Projeto Melanina: pigmento de história, identidade e esperança (1º Ano) Instituto Maria Imaculada – Barbacena/MG – Inspetoria Madre MazzarelloA partir do reconhecimento da beleza e da força da diversidade, o projeto promoveu reflexões sobre identidade, história e autoestima, valorizando a cultura afro-brasileira e fortalecendo o respeito entre as crianças. Cordel Encantado – Embarque à Literatura de Cordel (3º Ano) Salesiano de Jaboatão dos Guararapes/PE – Inspetoria Salesiana do NordesteAs crianças mergulharam no universo do cordel, criando seus próprios textos rimados, ilustrações e narrativas, valorizando essa expressão típica da cultura nordestina e despertando o gosto pela leitura. Canções que a gente gosta muito (3º Ano) Salesiano Dom Bosco Centro – Manaus/AM – Inspetoria São Domingos SávioA música foi o eixo central desta proposta, que incorporou linguagem, memória afetiva, expressão corporal e convivência. As crianças compartilharam suas músicas preferidas e criaram apresentações coletivas. Um encontro que fortalece a missão educativa da RSB Os dois dias de evento reafirmaram a qualidade e o compromisso das escolas da Rede Salesiana Brasil com uma educação integral, afetiva e transformadora, que valoriza o protagonismo das crianças e integra currículo, espiritualidade e inovação. Para muitos participantes, o Seminário foi um espaço fecundo de troca e inspiração: “Parabéns! Esse Seminário é riquíssimo e nos ajuda a fervilhar muitas ideias. Excelente ação da Rede Salesiana”, destacou uma educadora. Outra participante enfatizou a riqueza das diferentes realidades apresentadas: “Muito bom poder conhecer os projetos de outras regiões do Brasil. Realidades e vivências diferentes!” O Seminário Nacional Nautas segue consolidando-se como espaço de formação e reconhecimento das boas práticas pedagógicas que fazem diferença no cotidiano das escolas. Educadores recém-chegados à Rede também expressaram a importância da iniciativa: “Parabéns à RSB pelo trabalho. Cheguei esse ano e pude aprender bastante com esse Seminário.” Houve ainda quem ressaltasse o cuidado na seleção das práticas apresentadas: “Sugiro que continuem com este olhar diferenciado na escolha dos projetos, para que sejam realmente inspiradores e motivem os educadores a serem criativos, ousados e a saírem do tradicional e óbvio.” A RSB parabeniza todas as equipes participantes, professoras(es), coordenações pedagógicas e estudantes que deram vida a projetos tão significativos, sinais concretos de que a educação salesiana continua “semeando futuro” e formando pessoas capazes de transformar o mundo.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Instituto Laura Vicuña leva estudantes do 4º ano a expedição inédita no Uruguai, ampliando horizontes da aprendizagem

No Instituto Laura Vicuña (ILV), de Uruguaiana (RS), a proposta pedagógica vai além dos muros da escola: as expedições de estudo são experiências de aprendizagem que transportam as crianças para um contato direto com o mundo real. Essa metodologia permite que as curiosidades e perguntas surgidas em sala de aula ganhem vida por meio da vivência prática e da investigação em ambientes externos, fortalecendo o aprendizado integral. Com um planejamento cuidadoso, o ILV seleciona locais que despertam o entusiasmo e o desejo de conhecer, oferecendo às crianças a chance de experimentar, formular novas questões e se encantar com a diversidade do mundo ao redor. O retorno à escola é sempre marcado por um olhar ampliado, rico em conexões e possibilidades. Explorar territórios desconhecidos tem um valor imenso não só pelo conhecimento adquirido, mas também pela construção da consciência de que o mundo é vasto e plural. O ILV se compromete em ser o espaço que estimula essa visão abrangente. No dia 11 de novembro, 56 crianças que estudam nas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, acompanhadas pelas professoras Fabiana, Andréa e Laisa, e pela coordenadora Caroline, participaram de uma expedição ao Uruguai, país vizinho que faz fronteira com Uruguaiana. Guiados pelos conteúdos da Coleção Nautas, da Editora EDEBÊ da Rede Salesiana Brasil (RSB), os estudantes vivenciaram temas que vão desde o processo imigratório até uma enriquecedora visita à mina da cidade de Artigas (Uruguai). Essa experiência fortaleceu nos estudantes o entusiasmo natural da infância: o desejo de explorar, aprender e se relacionar com o mundo.   Inspetora Nossa Senhora Aparecida

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil