Fazedores do Futuro – 35º Encontro da Comissão Central Escola Salesiana América, ESA
25/07/2024

Fazedores do Futuro – 35º Encontro da Comissão Central Escola Salesiana América, ESA

Foto: Assessoria BAP
Foto: Assessoria BAP

Ainda sob a ressonância do ESA V, realizado em Guadalajara (México), de 1º a 5 de maio deste ano com o tema Juntos pelo presente e pelo futuro da educação salesiana na América”, a Comissão Central da ESA, representando todas as regiões e conferências da América (CIB, CISBRASIL, CIMAC, MESOAMERICA, NAC, CINAB, ANDINA, CICSAL, CONE SUL) se reuniu de 18 a 23 de julho, na sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), em São Paulo (SP). Esses foram momentos intensos para alimentar e fortalecer a esperança no trabalho em rede no continente.

Após a oração de acolhida e agradecimento preparada por Irmã Ivone Goulart Lopes, que focalizou o tema "Mil razões para viver - Caminho da Gratidão", o grupo escutou as mensagens dos Conselheiros gerais da Pastoral Juvenil, Irmã Runita Borja e Padre Miguel Angel García, e do Inspetor de São Paulo, Padre Alexandre Luís de Oliveira. Os participantes foram calorosamente acolhidos pela Inspetora da BAP, Irmã Alaíde Deretti.

Irmã Runita, em sua mensagem, disse que “podemos dizer que, para todo o mundo salesiano, a grande rede da Escola Salesiana da América é uma boa prática em que se inspiram outras realidades. Como Rede, a ESA completa trinta anos. Não é um feito insignificante! Comparada com a experiência humana, a Rede ESA já atingiu uma certa maturidade e continua neste caminho de dinamismo e fecundidade. Não podemos esquecer-nos de agradecer a tantas pessoas que contribuíram para o seu nascimento e progresso. Como todas as realidades em crescimento, a história é marcada por sucessos e fracassos, alegrias e sofrimentos. Há experiências de dor e de poda para enfrentar, como Rede, as muitas mudanças e, assim, poder continuar a oferecer uma educação holística que traga mudanças à sociedade. A Rede ESA continuou o seu caminho, navegando no desconhecido, para dar continuidade à missão educativa e alimentar a vida e a esperança das novas gerações, das suas famílias e das comunidades em que as nossas instituições estão inseridas”.

Padre Miguel Angel disse que “em nível escolar há seis elementos da vida pastoral que não devemos esquecer e que estão presentes em todos os continentes, inclusive na América Latina.

- Não descuidar do cuidado da interioridade dos alunos.

- O segundo grande elemento que uma escola possui é a transformação social.

- Em terceiro lugar, o aspecto comunitário. Nosso modo de fazer educação e pastoral é através do comunitário.

- Outro elemento importante é o cuidado do ambiente seguro. Não há melhor ambiente seguro do que um ambiente de afeto seguro, maduro, equilibrado e respeitoso.

- A formação do corpo docente, dos jovens, e às vezes também chegamos à formação das famílias com programas.

- E outra grande área na escola é o trabalho de pastoral orgânica, o trabalho extraescolar. Continuar trabalhando com grupos de voluntariado, com o oratório, o centro juvenil, com movimentos apostólicos, ONGs, campanhas externas. A importância de trabalhar com os ex-alunos”.

Padre Alexandre Luís de Oliveira acolheu o grupo dizendo: “Que São João Bosco e Madre Mazzarello intercedam a Deus pela bonita e preciosa contribuição que damos às crianças, adolescentes e jovens presentes em nossas escolas. Seja uma ocasião bonita para a reflexão, o aprofundamento, a partilha e a convivência em busca de novos rumos para as nossas escolas. Deus abençoe a todos”.

Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP, acolheu os participantes e deixou esta mensagem: “Sejam bem-vindos a esta nossa Inspetoria que há muito tempo dizemos que é Inspetoria-Mãe, que era a Inspetoria Santa Catarina de Sena, que começou em 1908, quando começaram as Inspetorias do mundo. Esta Inspetoria-Mãe que era também avó, agora se chama Nossa Senhora Aparecida, porque está no estado de São Paulo, onde temos o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. É com alegria que acolhemos vocês, que são um grupo seleto, para a reunião de avaliação do V Encontro ESA e para fazer as proposições para a educação salesiana na América. Desejo que vocês tenham um ótimo encontro e que ele seja efetivado com a marca sinodal, ou seja, pensar juntos, projetar juntos e realizar juntos. Vocês estão aqui, mas por detrás de vocês há uma multidão de jovens. O trabalho de vocês tem um significado grande pelas linhas educativas que serão projetadas para toda a América. A responsabilidade de vocês é grande e é uma promessa de que a presença salesiana no continente americano faça a diferença pela qualidade da formação e da evangelização. Que tenhamos perspectivas e projeção para caminhar, pois fomos feitos para caminhar e para abrir caminhos. Que vocês sejam abridores de caminhos e de projeção de futuro”.

Em seguida, os participantes refletiram sobre a avaliação do ESA V, a leitura e projeção dos resultados, os aportes ao documento de Significatividade Salesiana, a prestação de contas do encontro em Guadalajara, os artigos publicados sobre o evento, e discutiram a data e o local do encontro da comissão para 2025 e os encontros das regiões e conferências, para socializar a programação.

Além disso, deram sugestões para socializar esta reunião com as inspetorias, inspetores e inspetoras e seus conselhos para que constatem o trabalho e o processo que se pretende levar adiante a partir da ESA. Também discutiram se farão uma publicação sobre o encontro continental. Começaram a pensar no VI ESA, considerando possíveis datas e local.

O ponto alto do encontro foi fazer o Planejamento Estratégico para os próximos cinco anos. O grupo foi assessorado por Irmã Patrícia Parraguez que faz parte da comissão.

O grupo realizou algumas visitas culturais, como ao Museu da Língua Portuguesa, uma visita carismática, ao Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil, em Guaratinguetá (SP), e uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

Este encontro reforçou o compromisso e a unidade da família salesiana na América, renovando a dedicação à missão educativa e evangelizadora que caracteriza a obra de São João Bosco e de Santa Maria Mazzarello. Que possamos continuar sendo fazedores do futuro, trabalhando juntos por uma educação salesiana de qualidade e inclusiva para todos.

Neste ano do bicentenário do Sonho dos 9 anos de Don Bosco, deixemo-nos cativar pela beleza e pela força de sonhar. Um sonho arrasta, inspira e infunde esperança. Não há força mais bela que sonhar juntos. De fato, a palavra "juntos" foi sempre a força da Família Salesiana! Na verdade, este é o sonho do Papa Francisco, quando insiste no Pacto Educativo Global: fazer alianças e, como uma grande comunidade humana, sonhar pelo presente e pelo futuro das novas gerações. Acreditamos, portanto, que, através da educação construímos um povo capaz de cuidar e de se preocupar pela vida de todos, especialmente dos mais fracos e marginalizados.

Escrito por Irmã Ivone Goulart Lopes FMA

Mais Recentes

Aluna do Salesiano Recife é classificada para a etapa nacional da Olimpíada Jovens Gênios

A aluna do Salesiano Recife, Sofie Félix, garantiu uma vaga na final nacional da Liga das Estrelas 2025.  A sua trajetória até a classificação começou no segundo semestre de 2025, quando Sofie começou a realizar as atividades dentro da plataforma dos Jovens Gênios. Impulsionada por suas professoras e com o apoio da sua família, a estudante conseguiu passar com excelência nas etapas estaduais e regionais, que aconteceram simultaneamente de forma digital na plataforma educacional. A final Nacional da olimpíada jovens gênios acontecerá no Rio De Janeiro, e Sofie já está ansiosa para viver essa nova experiência. Encantada pela metodologia de gamificação que é oferecida, deixando mais divertido o seu processo de aprendizagem, Sofie não perdia nenhuma atividade, foi recebendo as estrelas a cada uma que concluía. A proposta pedagógica da plataforma Jovens Gênios junta os recursos de Inteligência Artificial (IA) à gamificação, promovendo uma aprendizagem personalizada, dinâmica e motivadora, fatores que contribuíram significativamente para o engajamento da estudante ao longo desse processo. Ao comentar a sua conquista, Sofie disse que ficou muito feliz ao receber a notícia de que estava classificada para a etapa nacional, não parava de sorrir, muito orgulhosa por sua conquista e pela viagem ao Rio de Janeiro, que será a sua primeira viagem para fora do estado. O seu comprometimento também foi reconhecido pelas suas professoras, que acompanharam todo o seu processo de evolução. Para a professora Marta Lima, “Sofie sempre esteve disponível a ajudar os alunos em tudo, sempre organizada e dedicada, e se encantou ao ver a plataforma do Jovens Gênios”. Já a professora Darlyx Stamford ressalta que o resultado alcançado é consequência direta do empenho apresentado diariamente pela estudante e do apoio que recebeu em casa. “Esse resultado não foi uma surpresa, foi fruto de um trabalho onde víamos todo dia aquela sementinha crescendo, é muito gratificante saber desse resultado, me senti vitoriosa por ter uma aluna como Sofie, ela é uma aluna destaque”, afirma Darlyx. Com a etapa nacional se aproximando, Sofie vem se preparando para representar o Salesiano Recife e o nosso estado, “mantendo a calma e focando muito nos estudos, para fazer as questões com calma e acertar o máximo que puder”, conta Sofie. Todos do Salesiano Recife estão na torcida pela nossa aluna destaque Sofie Félix, que leva consigo não só o nome e os valores da nossa instituição, mas também o orgulho por representar o nosso estado em uma competição educacional com alunos de todo o país. Fonte: Laís Tavares - Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Comitê de Escolas da RSB aprofunda articulações estratégicas e projeta ações nacionais para 2026

No segundo e terceiro dias do encontro das áreas programáticas da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Porto Alegre (RS), o Comitê de Escolas concentrou esforços em pautas estruturantes para a educação salesiana no país. Entre análises técnicas, partilhas pastorais e encaminhamentos estratégicos, o grupo reforçou a corresponsabilidade das inspetorias na consolidação de uma atuação verdadeiramente em Rede. A programação de quarta-feira, dia 25/02, foi iniciada com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Adalberto, reunindo o Comitê de Ação Social, Comunicação e o Comitê de Escolas em espírito de comunhão. Na sequência, a equipe do escritório de Brasília,  conduziu a reflexão sobre os Encontros Regionais ENARSE e ENEL, com ênfase na Plataforma de Planos de Melhoria – Caderno 6. O diálogo evidenciou a necessidade de transformar os dados diagnósticos em estratégias concretas de qualificação pedagógica, fortalecendo a cultura de acompanhamento e melhoria contínua nas unidades educativas. Anderson Leal reforçou que “o grande desafio é transformar planejamento em prática concreta nas escolas. Os alinhamentos realizados aqui nos ajudam a garantir unidade de direção, clareza nos processos e corresponsabilidade entre as inspetorias. Quando partilhamos dados, experiências e decisões, fortalecemos a Rede e qualificamos ainda mais nossa proposta educativa”. Ainda pela manhã, a Campanha Nacional das Escolas foi analisada sob a perspectiva institucional e comunicacional. O debate buscou alinhar discurso, identidade e posicionamento, garantindo que a proposta educativa salesiana seja apresentada com clareza e coerência às famílias. À tarde, Ana Paula, Gestora Nacional de Projetos de Educação Continuada da RSB, apresentou o Plano Integrado de Formação, destacando sua centralidade na consolidação das competências institucionais e na integração entre missão, gestão e prática pedagógica. O PIF foi compreendido como eixo estruturante da formação permanente dos educadores, em sintonia com os desafios contemporâneos da educação. Encerrando o dia, o Pe. Sérgio conduziu a análise de Dados Nacionais de Educação das escolas da RSB e dos processos avaliativos conjuntos para o Ensino Fundamental. O momento reforçou a importância de indicadores compartilhados e critérios comuns de avaliação, assegurando unidade de parâmetros acadêmicos e fortalecimento da identidade pedagógica da RSB. Pastoral, identidade e inovação educativa O terceiro dia, 26/02, iniciou com celebração presidida pelo Pe. Felipe Bauzière, sob a responsabilidade do Comitê de Comunicação. Na sequência, o diálogo com a Pastoral Juvenil, conduzido pelo Pe. Sérgio Ramos e por Volnei, reafirmou que toda proposta educativa salesiana é, em sua essência, evangelizadora. A integração entre escola e pastoral foi destacada como elemento indispensável para a formação integral dos jovens. Ainda pela manhã, o Pe. Sérgio Baldin apresentou encaminhamentos relacionados à Editora Edebê, evidenciando a importância dos materiais didáticos da editora na consolidação da identidade pedagógica salesiana. No período da tarde, a agenda foi dedicada a informes e aprofundamentos sobre projetos estratégicos: Projeto Identitá, Projeto Escola [h(i²)a²q], Projeto de Educomunicação, Programa de Internacionalização da RSB, potencialização dos esportes em nível nacional, Encontro Nacional dos Orientadores Educacionais e as reuniões mensais do Comitê de Escolas. Anderson Leal conduziu os encaminhamentos, reforçando a necessidade de articulação entre inovação, identidade e gestão em Rede. Ir. Jacinta Finassi, coordenadora das escolas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida destacou que “quando falamos de inovação, não estamos tratando apenas de novos projetos, mas de fidelidade criativa ao nosso carisma. Cada iniciativa apresentada aqui precisa fortalecer a identidade salesiana e, ao mesmo tempo, responder às exigências atuais da educação. Trabalhar em Rede nos dá a segurança de não caminharmos sozinhos e a coragem de avançar juntos”. A avaliação final do encontro ocorreu em formato de roda de conversa, com check-list padrão e registro formal das contribuições. O momento de fala e escuta evidenciou maturidade institucional e compromisso coletivo. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Visita Madre Geral FMA: Comunidade educativa celebra manhã festiva com a Madre Chiara no Colégio Maria Auxiliadora

Na manhã do dia 24, na residência das irmãs, a Madre recebeu a visita dos alunos do terceiro ano do Colégio Maria Auxiliadora de Petrolina, que a acolheram com entusiasmo ao som do canto “Põe tua mão, minha Rainha”. O gesto expressou o carinho e a espiritualidade mariana que marcam a identidade da comunidade educativa. Em seguida, a Madre e as irmãs foram conduzidas pelos próprios estudantes até a capela do Colégio. No local, a Madre dirigiu uma mensagem especial aos presentes, recordando a importância da Jornada da Juventude e destacando palavras do Papa Leão XIV aos jovens, sobretudo no que se refere à necessidade de alimentar os sonhos. Logo após, todos foram conduzidos ao Ginásio da escola, que já se encontrava repleta de alunos, educadores, pais, ex-alunos e irmãs vindas de diversas casas da Inspetoria. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Inácio, inspetor salesiano da Região Nordeste, concelebrada por padres salesianos e diocesanos, em um clima de profunda comunhão e gratidão. Pe. Inácio, em sua fala, ressaltou que um projeto educativo integral não é fruto de cálculos humanos. Ele supera a lógica das aparências e até das evidências. As primeiras seis irmãs fundadoras tinham, sob toda lógica humana, todas as razões para desistir do grande milagre da educação: saúde frágil, dificuldades de adaptação, incompreensões e intempéries. Mas preferiram confiar na palavra já dita por Nossa Senhora no Evangelho, com o imperativo que sustenta todo o mistério da educação: “Fazei tudo o que Ele vos disser.” A liturgia contou com a participação ativa dos estudantes: leitores, salmista e coral foram compostos por alunos, que contribuíram para a beleza e solenidade da celebração. Um dos momentos mais emocionantes foi a coroação de Nossa Senhora. A coroa passou pelas mãos de vários representantes: irmãs, funcionários, alunos, ex-alunos e pais, até chegar às mãos de um jovem, simbolizando a continuidade do carisma e da missão junto às novas gerações. Encerrada a celebração na quadra, a comunidade dirigiu-se para o plantio do jequitibá, gesto simbólico que marcou o centenário. A árvore foi plantada pela Madre Geral, e cada irmã depositou um punhado de terra trazidas de suas comunidades, juntamente com crianças da Educação Infantil, que entoaram um canto alusivo ao “plantar o amor”. O momento reforçou o compromisso com a vida, a esperança e o futuro da missão salesiana. Após a programação da manhã, foi oferecido um lanche aos padres e às irmãs no refeitório da comunidade. Às 13h, foi servido o almoço no refeitório do Colégio, encerrando mais um dia significativo das celebrações dos 100 anos do carisma salesiano no Nordeste, vividos com fé, gratidão e renovado compromisso com a juventude. P              Por: Ir. Kelly Gaioso e Ir. Fátima Cunha da Inspetoria Maria Auxiliadora - BRE

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil