Fazedores do Futuro – 35º Encontro da Comissão Central Escola Salesiana América, ESA
25/07/2024

Fazedores do Futuro – 35º Encontro da Comissão Central Escola Salesiana América, ESA

Foto: Assessoria BAP
Foto: Assessoria BAP

Ainda sob a ressonância do ESA V, realizado em Guadalajara (México), de 1º a 5 de maio deste ano com o tema Juntos pelo presente e pelo futuro da educação salesiana na América”, a Comissão Central da ESA, representando todas as regiões e conferências da América (CIB, CISBRASIL, CIMAC, MESOAMERICA, NAC, CINAB, ANDINA, CICSAL, CONE SUL) se reuniu de 18 a 23 de julho, na sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), em São Paulo (SP). Esses foram momentos intensos para alimentar e fortalecer a esperança no trabalho em rede no continente.

Após a oração de acolhida e agradecimento preparada por Irmã Ivone Goulart Lopes, que focalizou o tema "Mil razões para viver - Caminho da Gratidão", o grupo escutou as mensagens dos Conselheiros gerais da Pastoral Juvenil, Irmã Runita Borja e Padre Miguel Angel García, e do Inspetor de São Paulo, Padre Alexandre Luís de Oliveira. Os participantes foram calorosamente acolhidos pela Inspetora da BAP, Irmã Alaíde Deretti.

Irmã Runita, em sua mensagem, disse que “podemos dizer que, para todo o mundo salesiano, a grande rede da Escola Salesiana da América é uma boa prática em que se inspiram outras realidades. Como Rede, a ESA completa trinta anos. Não é um feito insignificante! Comparada com a experiência humana, a Rede ESA já atingiu uma certa maturidade e continua neste caminho de dinamismo e fecundidade. Não podemos esquecer-nos de agradecer a tantas pessoas que contribuíram para o seu nascimento e progresso. Como todas as realidades em crescimento, a história é marcada por sucessos e fracassos, alegrias e sofrimentos. Há experiências de dor e de poda para enfrentar, como Rede, as muitas mudanças e, assim, poder continuar a oferecer uma educação holística que traga mudanças à sociedade. A Rede ESA continuou o seu caminho, navegando no desconhecido, para dar continuidade à missão educativa e alimentar a vida e a esperança das novas gerações, das suas famílias e das comunidades em que as nossas instituições estão inseridas”.

Padre Miguel Angel disse que “em nível escolar há seis elementos da vida pastoral que não devemos esquecer e que estão presentes em todos os continentes, inclusive na América Latina.

- Não descuidar do cuidado da interioridade dos alunos.

- O segundo grande elemento que uma escola possui é a transformação social.

- Em terceiro lugar, o aspecto comunitário. Nosso modo de fazer educação e pastoral é através do comunitário.

- Outro elemento importante é o cuidado do ambiente seguro. Não há melhor ambiente seguro do que um ambiente de afeto seguro, maduro, equilibrado e respeitoso.

- A formação do corpo docente, dos jovens, e às vezes também chegamos à formação das famílias com programas.

- E outra grande área na escola é o trabalho de pastoral orgânica, o trabalho extraescolar. Continuar trabalhando com grupos de voluntariado, com o oratório, o centro juvenil, com movimentos apostólicos, ONGs, campanhas externas. A importância de trabalhar com os ex-alunos”.

Padre Alexandre Luís de Oliveira acolheu o grupo dizendo: “Que São João Bosco e Madre Mazzarello intercedam a Deus pela bonita e preciosa contribuição que damos às crianças, adolescentes e jovens presentes em nossas escolas. Seja uma ocasião bonita para a reflexão, o aprofundamento, a partilha e a convivência em busca de novos rumos para as nossas escolas. Deus abençoe a todos”.

Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP, acolheu os participantes e deixou esta mensagem: “Sejam bem-vindos a esta nossa Inspetoria que há muito tempo dizemos que é Inspetoria-Mãe, que era a Inspetoria Santa Catarina de Sena, que começou em 1908, quando começaram as Inspetorias do mundo. Esta Inspetoria-Mãe que era também avó, agora se chama Nossa Senhora Aparecida, porque está no estado de São Paulo, onde temos o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. É com alegria que acolhemos vocês, que são um grupo seleto, para a reunião de avaliação do V Encontro ESA e para fazer as proposições para a educação salesiana na América. Desejo que vocês tenham um ótimo encontro e que ele seja efetivado com a marca sinodal, ou seja, pensar juntos, projetar juntos e realizar juntos. Vocês estão aqui, mas por detrás de vocês há uma multidão de jovens. O trabalho de vocês tem um significado grande pelas linhas educativas que serão projetadas para toda a América. A responsabilidade de vocês é grande e é uma promessa de que a presença salesiana no continente americano faça a diferença pela qualidade da formação e da evangelização. Que tenhamos perspectivas e projeção para caminhar, pois fomos feitos para caminhar e para abrir caminhos. Que vocês sejam abridores de caminhos e de projeção de futuro”.

Em seguida, os participantes refletiram sobre a avaliação do ESA V, a leitura e projeção dos resultados, os aportes ao documento de Significatividade Salesiana, a prestação de contas do encontro em Guadalajara, os artigos publicados sobre o evento, e discutiram a data e o local do encontro da comissão para 2025 e os encontros das regiões e conferências, para socializar a programação.

Além disso, deram sugestões para socializar esta reunião com as inspetorias, inspetores e inspetoras e seus conselhos para que constatem o trabalho e o processo que se pretende levar adiante a partir da ESA. Também discutiram se farão uma publicação sobre o encontro continental. Começaram a pensar no VI ESA, considerando possíveis datas e local.

O ponto alto do encontro foi fazer o Planejamento Estratégico para os próximos cinco anos. O grupo foi assessorado por Irmã Patrícia Parraguez que faz parte da comissão.

O grupo realizou algumas visitas culturais, como ao Museu da Língua Portuguesa, uma visita carismática, ao Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil, em Guaratinguetá (SP), e uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

Este encontro reforçou o compromisso e a unidade da família salesiana na América, renovando a dedicação à missão educativa e evangelizadora que caracteriza a obra de São João Bosco e de Santa Maria Mazzarello. Que possamos continuar sendo fazedores do futuro, trabalhando juntos por uma educação salesiana de qualidade e inclusiva para todos.

Neste ano do bicentenário do Sonho dos 9 anos de Don Bosco, deixemo-nos cativar pela beleza e pela força de sonhar. Um sonho arrasta, inspira e infunde esperança. Não há força mais bela que sonhar juntos. De fato, a palavra "juntos" foi sempre a força da Família Salesiana! Na verdade, este é o sonho do Papa Francisco, quando insiste no Pacto Educativo Global: fazer alianças e, como uma grande comunidade humana, sonhar pelo presente e pelo futuro das novas gerações. Acreditamos, portanto, que, através da educação construímos um povo capaz de cuidar e de se preocupar pela vida de todos, especialmente dos mais fracos e marginalizados.

Escrito por Irmã Ivone Goulart Lopes FMA

Mais Recentes

Estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco, no Centro de Manaus, brilham na Olimpíada Brasileira de Robótica e na Mostra Nacional de Robótica

O Colégio Salesiano Dom Bosco, do Centro de Manaus, marcou presença mais uma vez nas finais brasileiras da Mostra Nacional de Robótica (MNR) e da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), considerada a maior competição de robótica da América Latina, participando na modalidade Robótica Artística, com os estudantes Ana Clara Vieira, Davi Augusto, Guilherme Andrade e Júlia Evaristo, da 8º Ano do Ensino Fundamental. Neste ano, a escola apresentou seis iniciativas que evidenciam o compromisso dos estudantes com a ciência, a inovação e o impacto social, dentre elas, foram selecionadas quatro. Entre as selecionadas, destacou-se a iniciativa que desenvolveu um bracelete para auxiliar pessoas com Mal de Parkinson, desenvolvido pelos alunos: Miriam Soares, Ravi Leite, Ana Francisca do Valle, Joshua Chagas, Jordan dos Anjos, Yuri Borges, do 1º ano do Ensino Médio, que receberam Menção Honrosa nacional e foi reconhecido como um dos melhores projetos do Brasil.  Também integrou a mostra o projeto “Missão Clean Space”, criado pelo aluno André Luiz Sena do 6º ano, que propôs uma sonda que faz a limpeza de lixo espacial e conquistou duas Menções Honrosas: uma na etapa estadual do Espírito Santo e outra na etapa do Amazonas. Outra iniciativa apresentada foi o “Tambakicks”, um barco autônomo movido a energia solar, premiado com Menção Honrosa na etapa estadual do Espírito Santo. O protótipo oferece soluções sustentáveis para os desafios das secas e cheias dos rios amazônicos, auxiliando no transporte de mantimentos e em pesquisas científicas com sensores ambientais e foi desenvolvido pelos alunos Kenedy Ajala, Yasmin Andrade e Isabela Duarte. O projeto recebeu menção honrosa na etapa estadual do Amazonas e na etapa do Espirito Santo.  Por fim, a equipe também levou ao evento o Robô Focus, criado para apoiar alunos com TDAH, da Aluna Angelina Sena, do 2º Série do Ensino Médio, e a ex -estudante salesiana Clara Tereza, que estuda Design na UFAM. Teve também o projeto Meninas Amazonas, uma iniciativa 100% feminina que incentiva a participação de meninas na robótica, ciência e tecnologia, incluindo a produção de um eBook exclusivo com atividades formativas e inspiradoras, realizado pelas alunas Mariana Sena e Samilly Sthefany. Vozes que revelam transformação A participação na OBR e na MNR foi acompanhada de muita emoção, crescimento e superação. O estudante Ravi, do 1º ano do Ensino Médio e integrante da equipe premiada, resumiu o sentimento vivido: “Apesar de todas as dificuldades pelo caminho, fomos resilientes e ganhamos muitos conhecimentos. Quero continuar na robótica e ser campeão junto da minha equipe em João Pessoa no ano que vem!” Sua colega, Yasmin Andrade, também do 1º ano do Ensino Médio e membro da equipe Tambakicks, expressou sua gratidão pela experiência e pelo acompanhamento pedagógico: “Essa experiência mudou tudo o que eu pensava e me ajudará a ser uma aluna melhor. Obrigada, professora, por acreditar no meu potencial. A robótica me abriu portas para uma área incrível da tecnologia.” Os depoimentos dos estudantes revelam aquilo que a educadora responsável, professora Joana Ramos, reforça há anos: a robótica vai muito além da competição. Ao falar sobre o evento com a RSB, ela destacou o impacto profundo do processo formativo: “Foram dias intensos, cheios de aprendizados, ajustes, erros e acertos. A robótica é um instrumento de transformação pessoal, social e educacional. Eles voltam mais maduros, confiantes e apaixonados pela ciência. A robótica se transforma e, eu continuo acreditando que, através da educação, mudamos o mundo, disse a professora Joana Ramos.” Famílias vivem a experiência junto A emoção também foi compartilhada pelas famílias. A mãe Alessandra Sena, que teve dois filhos participando do evento (André Luiz, do 6º ano, e Angelina, da 2º série do Ensino Médio), relatou a grandiosidade do encontro nacional e sua importância formativa: “Para quem vive a robótica, participar desse evento é um sonho. É um encontro grandioso, que reúne equipes de vários estados, do Ensino Fundamental ao universitário. A troca de ideias, o contato com outras pesquisas e culturas… tudo isso transforma os jovens. É maravilhoso para cada estudante e, para nós, pais, é motivo de muito orgulho.” Robótica como missão educativa A participação na OBR reforça a missão salesiana de promover uma educação integral, que conecta ciência, criatividade, valores humanos e protagonismo juvenil. Em cada projeto apresentado, os alunos demonstram não apenas domínio tecnológico, mas também sensibilidade social, responsabilidade e espírito de equipe. Conheça as iniciativas e ações desenvolvidas pelos alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco Participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Mostra Nacional de Robótica (MNR): o Colégio Dom Bosco tem participado das finais nacionais na modalidade Robótica Artística e da MNR, levando projetos desenvolvidos pelos alunos e conquistando menções e premiações nacionais.  Representação em eventos internacionais (RoboCup): projetos premiados na MNR garantiram vagas para representar o Amazonas e o Brasil em etapas internacionais como a RoboCup.  Projetos sociais e de impacto (ex.: Mão Biônica, Bracelete para Mal de Parkinson, Cidade Inteligente, Missão Clean Space): ao longo do ano as equipes apresentam projetos de impacto social e ambiental desenvolvidos com tecnologias de baixo custo (Arduino, prototipagem), que chamaram atenção nos eventos nacionais.  Laboratório / Sala Maker e Espaço STEM: a escola mantém espaços Maker/Laboratório de Robótica onde são ministradas aulas práticas de programação, eletrônica e prototipagem para diferentes séries. Esses ambientes apoiam a formação contínua dos alunos em STEAM - acrônimo em inglês para Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics) - metodologia educacional que busca integrar essas áreas do conhecimento em projetos e atividades práticas, promovendo o aprendizado interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.  Torneios e seletivas internas (Torneio Brasil de Robótica - TBR):  Realização de etapas internas e seletivas para preparar equipes rumo a competições regionais e nacionais (TBR, etapas estaduais da OBR), estimulando participação ampla dos estudantes. Equipes e identidades (ex.: Tambakicks, Amazon Tech): existência de equipes com identidade própria que participam das competições e mostras; também há times que se destacaram em outras competições de tecnologia (como a Olimpíada Nacional de Aplicativos — ONDA). O Colégio Salesiano Dom Bosco celebra mais esta vitória na robótica, conquistas que vão muito além de prêmios e classificações. São histórias de vida transformadas, vocações despertadas e jovens que descobrem na ciência um caminho para construir um futuro melhor.

4º Encontro On-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas aprofunda discussão sobre como utilizar ferramentas de design para tornar a formação de professores mais visível

No dia 12 de novembro, a Rede Salesiana Brasil realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, encerrando o ciclo formativo de 2025 com um momento marcado pela criatividade, colaboração e aprofundamento metodológico. Coordenações Pedagógicas de todo o Brasil acompanharam a formação conduzida pela formadora Caroline Cardoso. A partir da fundamentação desenvolvida, as coordenações foram convidadas a refletir sobre o papel das linguagens visuais como estratégia pedagógica, especialmente no contexto da formação continuada dos educadores. Com uma abordagem dinâmica, Caroline apresentou princípios de design aplicáveis ao cotidiano das coordenações, reforçando como a visualidade potencializa a clareza das orientações, a comunicação pedagógica e a devolutiva das práticas docentes. Atividade “mão na massa”: criatividade para expressar processos formativos Em sintonia com o tema, o encontro contou com uma proposta prática. Antecipadamente, as participantes foram orientadas a preparar um pequeno kit de materiais para a atividade. Durante a formação, cada coordenação produziu uma peça criativa, utilizando elementos simples, mas alinhados ao conteúdo apresentado. As produções foram compartilhadas no grupo de WhatsApp do Programa de Formação das Coordenações , criando um ambiente de inspiração mútua e troca entre as coordenações, fortalecendo a rede colaborativa que sustenta o Programa. Narrativas formativas e construção coletiva Outro momento significativo foi a partilha em pequenos grupos. As coordenações trocaram experiências, narrativas e percursos formativos desenvolvidos em suas escolas ao longo de 2025, especialmente com as(os) educadoras(es) dos Anos Iniciais. Esses registros foram reunidos em um mural colaborativo no Padlet, que permanecerá como memória afetiva e pedagógica do trabalho realizado. Avaliação do percurso formativo e continuidade em 2026 Para encerrar a edição 2025 do Programa, foi disponibilizado um formulário de avaliação do percurso, no qual as coordenações podem registrar percepções, sugestões e encaminhamentos. As contribuições serão fundamentais para a organização da continuidade da jornada formativa de 2026, a ser desenvolvida por meio de três encontros on-line ao longo do ano, dando continuidade ao compromisso com a qualificação e o fortalecimento da prática pedagógica nas escolas da RSB. O encerramento do ciclo formativo de 2025 reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com processos pedagógicos de qualidade, colaborativos e alinhados às demandas contemporâneas da educação. Em 2026, seguimos juntas(os), fortalecendo o trabalho das coordenações e promovendo uma formação integral e humanizadora para nossas comunidades educativas. Saiba mais sobre sobre o terceiro encontro deste ciclo de formações clicando aqui. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

4º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda a reflexão sobre avaliação na prática

O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, no dia 22 de outubro, o seu 4º encontro on-line, reunindo cerca de 20 acessos simultâneos de coordenadores de todo o país. O tema desta edição, “Avaliação na prática: pensando, experimentando, repensando e vivenciando”, convidou os participantes a revisitar suas concepções e experiências sobre a avaliação, com foco em práticas formativas e reflexivas. A formação foi conduzida pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB, que tem acompanhado o percurso formativo das coordenações ao longo do ano. Em sua condução, Leoneide enfatizou a importância de compreender a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas como um instrumento de mensuração. “Avaliar é um ato de cuidado e de compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. É preciso criar espaços para o diálogo, a escuta e o feedback construtivo, de modo que cada estudante se perceba em constante crescimento”, destacou a formadora durante o encontro.   Avaliação formativa e feedbacks significativos O encontro foi marcado pela vivência prática e pela troca de experiências entre as coordenações. Em grupos, os participantes refletiram sobre situações do cotidiano escolar, analisando desafios e estratégias para aprimorar os processos avaliativos. Os participantes destacaram, no formulário de feedback, a riqueza dos momentos de partilha e prática, especialmente as reflexões sobre a Avaliação Formativa e sua relação com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial na elaboração de rubricas, a relevância dos feedbacks construtivos no desenvolvimento dos estudantes e a análise dos desafios dos enunciados avaliativos na construção de atividades alinhadas às habilidades previstas. Também destacaram o uso da ferramenta ChatGPT em atividades de reflexão e produção pedagógica, demonstrando como a IA pode ser integrada de forma contextualizada e intencional ao planejamento educativo.   Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais integra o conjunto de ações formativas promovidas pela RSB para fortalecer o papel das lideranças educacionais na consolidação do Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Desde o primeiro encontro, o programa vem abordando temas fundamentais para a prática pedagógica, como Neurociências da Aprendizagem, com a Drª Leonor Guerra, a personalização da aprendizagem e as potencialidades da avaliação formativa. “Cada encontro é uma oportunidade de repensar a nossa missão educativa à luz do carisma salesiano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e a construção de comunidades educativas que aprendem juntas”, destacou Leoneide Rodrigues. Veja também algumas matérias anteriores desta série de formações: 1º Encontro: Início do percurso formativo das coordenações pedagógicas 3º Encontro: A avaliação como prática potencializadora da aprendizagem   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil