Filhos que oram pelos pais: A força da oração que une jovens e famílias no Colégio Auxiliadora de Manaus
17/12/2024

Filhos que oram pelos pais: A força da oração que une jovens e famílias no Colégio Auxiliadora de Manaus

Quando pensamos em missão cristã, muitas vezes imaginamos longas jornadas para terras distantes. Mas e se a missão começasse em casa, na escola, entre aqueles que mais amamos? Foi com essa inspiração que o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Manaus, deu início ao projeto Filhos que Oram pelos Pais, uma iniciativa que transforma a oração em um poderoso gesto de amor, gratidão e intercessão.

Criado há pouco mais de dois meses, o projeto nasceu pela inspiração e dedicação da Irmã Frassinetti Soares, que encontrou nos jovens um terreno fértil para plantar as sementes da oração. Inspirado no movimento “Mães que Oram pelos Filhos”, o grupo convida os estudantes a assumirem a missão de rezar por seus pais e familiares, fortalecendo os laços familiares e despertando nos jovens a dimensão espiritual e missionária.

Segundo a Irmã Frassinetti, a ideia surgiu da convivência cotidiana com os jovens e os pais, onde ela percebeu desafios significativos nas famílias. “Com os pais, vejo problemas de relacionamento e separações. Com os jovens, noto a ausência dos pais em suas vidas. A partir dessa realidade, comecei a falar, durante o Bom Dia Salesiano nas salas, sobre a importância da oração e da presença de Deus nas famílias. Foi aí que surgiu a proposta de formar um grupo de ‘Filhos que rezam pelos Pais’”, conta a religiosa, que, aos 89 anos, continua incansável em sua missão evangelizadora.

A adesão foi surpreendente: 92 jovens já se inscreveram no projeto. No dia 28 de novembro, o grupo realizou o primeiro encontro oficial na capela do colégio, com momentos de oração e compromisso. Cada participante recebeu um terço e um panfleto com orientações para rezar em casa. “Todos os dias, às 18h, cada jovem se compromete a rezar o terço e a oração ‘Ó Maria, Virgem Poderosa’ pela união, reconciliação e paz em suas famílias”, explica Irmã Frassinetti.

Esses jovens estão descobrindo que a missão não depende de grandes viagens ou feitos extraordinários, mas começa dentro do lar. A oração, além de ser um ato de fé, torna-se um gesto de retribuição e compromisso. Os filhos compreendem que podem contribuir para a vida de seus pais não apenas com palavras e gestos de carinho, mas também intercedendo por eles diante de Deus.

Para a Irmã Frassinetti, o projeto vai além de uma simples prática religiosa. “Rezando pela união e pela paz na família, estamos despertando no coração de cada jovem o valor da oração e a presença de Deus e de Nossa Senhora Auxiliadora em seus lares. É exatamente como Dom Bosco e Madre Mazzarello queriam: colocar Deus no coração e na vida de nossos alunos”, reflete.

Inspiração para outros jovens - A iniciativa do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora demonstra como a escola, extensão do lar, pode ser um espaço de evangelização e formação espiritual. “A oração fortalece os laços e é uma forma concreta de viver o Evangelho. Que o Deus da Vida e a Mãe Auxiliadora sejam a força que impele esses nossos missionários orantes”, destaca Irmã Frassinetti.

O projeto Filhos que Oram pelos Pais não apenas transforma a relação entre pais e filhos, mas também reforça a missão salesiana de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”. É uma prova de que a evangelização está ao alcance de todos e pode começar nas ações mais simples e sinceras, como um jovem ajoelhado em oração por sua família.

Que esta iniciativa continue a ser luz e inspiração para jovens, famílias e comunidades, mostrando que o poder transformador da oração pode renovar vidas e fortalecer a missão salesiana.

 

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IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas destaca criatividade, protagonismo e identidade nas escolas da Rede Salesiana Brasil

Nos dias 18 e 19 de novembro, educadores de diversas regiões do país se reuniram para vivenciar o IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas, promovido pela Rede Salesiana Brasil, em parceria com a Editora Edebê Brasil. Em dois encontros on-line, marcados pela partilha, pela inspiração e pelo carisma salesiano, as escolas apresentaram projetos que traduzem, na prática, a força da pedagogia ativa, o protagonismo infantil e o compromisso com a formação integral dos estudantes. Selecionadas pelas Coordenações Inspetoriais das Escolas, as práticas refletiram critérios como coerência com o Currículo da RSB, uso qualificado da Coleção Nautas, criatividade, estratégias pedagógicas significativas e protagonismo dos estudantes. 1º Dia – 18 de novembro: criatividade, expressão e cuidado com o futuro Na abertura do primeiro dia, Pe. 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Projeto Melanina: pigmento de história, identidade e esperança (1º Ano) Instituto Maria Imaculada – Barbacena/MG – Inspetoria Madre MazzarelloA partir do reconhecimento da beleza e da força da diversidade, o projeto promoveu reflexões sobre identidade, história e autoestima, valorizando a cultura afro-brasileira e fortalecendo o respeito entre as crianças. Cordel Encantado – Embarque à Literatura de Cordel (3º Ano) Salesiano de Jaboatão dos Guararapes/PE – Inspetoria Salesiana do NordesteAs crianças mergulharam no universo do cordel, criando seus próprios textos rimados, ilustrações e narrativas, valorizando essa expressão típica da cultura nordestina e despertando o gosto pela leitura. Canções que a gente gosta muito (3º Ano) Salesiano Dom Bosco Centro – Manaus/AM – Inspetoria São Domingos SávioA música foi o eixo central desta proposta, que incorporou linguagem, memória afetiva, expressão corporal e convivência. As crianças compartilharam suas músicas preferidas e criaram apresentações coletivas. Um encontro que fortalece a missão educativa da RSB Os dois dias de evento reafirmaram a qualidade e o compromisso das escolas da Rede Salesiana Brasil com uma educação integral, afetiva e transformadora, que valoriza o protagonismo das crianças e integra currículo, espiritualidade e inovação. Para muitos participantes, o Seminário foi um espaço fecundo de troca e inspiração: “Parabéns! Esse Seminário é riquíssimo e nos ajuda a fervilhar muitas ideias. Excelente ação da Rede Salesiana”, destacou uma educadora. Outra participante enfatizou a riqueza das diferentes realidades apresentadas: “Muito bom poder conhecer os projetos de outras regiões do Brasil. Realidades e vivências diferentes!” O Seminário Nacional Nautas segue consolidando-se como espaço de formação e reconhecimento das boas práticas pedagógicas que fazem diferença no cotidiano das escolas. 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Instituto Laura Vicuña leva estudantes do 4º ano a expedição inédita no Uruguai, ampliando horizontes da aprendizagem

No Instituto Laura Vicuña (ILV), de Uruguaiana (RS), a proposta pedagógica vai além dos muros da escola: as expedições de estudo são experiências de aprendizagem que transportam as crianças para um contato direto com o mundo real. Essa metodologia permite que as curiosidades e perguntas surgidas em sala de aula ganhem vida por meio da vivência prática e da investigação em ambientes externos, fortalecendo o aprendizado integral. Com um planejamento cuidadoso, o ILV seleciona locais que despertam o entusiasmo e o desejo de conhecer, oferecendo às crianças a chance de experimentar, formular novas questões e se encantar com a diversidade do mundo ao redor. O retorno à escola é sempre marcado por um olhar ampliado, rico em conexões e possibilidades. Explorar territórios desconhecidos tem um valor imenso não só pelo conhecimento adquirido, mas também pela construção da consciência de que o mundo é vasto e plural. O ILV se compromete em ser o espaço que estimula essa visão abrangente. No dia 11 de novembro, 56 crianças que estudam nas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, acompanhadas pelas professoras Fabiana, Andréa e Laisa, e pela coordenadora Caroline, participaram de uma expedição ao Uruguai, país vizinho que faz fronteira com Uruguaiana. Guiados pelos conteúdos da Coleção Nautas, da Editora EDEBÊ da Rede Salesiana Brasil (RSB), os estudantes vivenciaram temas que vão desde o processo imigratório até uma enriquecedora visita à mina da cidade de Artigas (Uruguai). Essa experiência fortaleceu nos estudantes o entusiasmo natural da infância: o desejo de explorar, aprender e se relacionar com o mundo.   Inspetora Nossa Senhora Aparecida

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