II Seminário Virtual para Socialização de Boas Práticas com a Coleção ROTAS
14/11/2023

II Seminário Virtual para Socialização de Boas Práticas com a Coleção ROTAS

II Seminário Virtual para Socialização de Boas Práticas com a Coleção ROTAS

Nos dias 08 e 09 de novembro, em formato totalmente on-line pela plataforma Zoom, aconteceu o II Seminário para Socialização de Boas Práticas com a Coleção ROTAS, promovido pela Rede Salesiana Brasil (RSB), através do Centro Salesiano de Formação (CSF), em parceria com a sua Editora, a Edebê Brasil.

O evento buscou promover a disseminação dos conhecimentos e de práticas criativas e inovadoras que vêm sendo desenvolvidas com a Coleção ROTAS pelas(os) educadoras(es) de todo o Brasil e teve como público principal as(os)professoras(es) do Ensino Fundamental (Ano Finais) e as equipes gestoras, pedagógicas, pastorais e de comunicação das escolas salesianas.

Para este evento, foram recebidos 67 registros de boas práticas com a Coleção ROTAS praticadas nos Anos Finais do Ensino Fundamental das Escolas Salesianas. Cada boa prática foi analisada por um comitê composto pela Coordenação Nacional das Escolas da RSB, Coordenadores Inspetoriais das Escolas das Inspetorias Maria Auxiliadora e São Pio X, Gestor Pedagógico da Inspetoria Madre Mazzarello e pela Gestora de Projetos de Formação da RSB.

Como critério de avaliação e seleção das boas práticas, foi levado em consideração a coerência com o Currículo da RSB, a conexão com a Coleção Rotas, a criatividade no desenvolvimento da proposta, o protagonismo dos estudantes e o engajamento das famílias. Ao final, foram escolhidas 10 boas práticas a serem apresentadas no Seminário.

O primeiro dia do evento contou com a condução da Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva, a qual protagonizou a Acolhida e deu início ao evento. O dia também contou com a participação da Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Valéria Rodrigues, e do Gestor Pedagógico das Escolas da Inspetoria Madre Mazzarello, Cristiano Prates, que comandaram as moderações nos dois dias do evento.

As Boas Práticas apresentadas no primeiro dia foram:

PRODUÇÃO DE TINTAS UTILIZANDO PIGMENTOS DO SOLO (6º a 9º anos)

Instituto Maria Imaculada – Barbacena (MG)

Profª Camila Frizoni Jorge

ECO-CAPIBARIBE: A UTILIZAÇÃO DE UM BARCO MOVIDO A ENERGIA SOLAR (9º ano)

Mazzarello Recife (PE)

Coordenadora Tana Luiz Maria e Prof. Ary Barbosa Correia Júnior

A AFRICA EM NÓS: A BUSCA DE UM OLHAR DESCOLONIZADOR E UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA (8º ano)

Colégio Salesiano Dom Bosco – Salvador (BA)

Profª Gilmara Silva Pereira

DAS LINHAS DE NOSSA HISTÓRIA ÀS VIDAS DE SUAS PERSONAGENS: A COMUNIDADE EDUCATIVA DO COLÉGIO DE SANTA INÊS EM HQS (7º ano)

Colégio de Santa Inês – São Paulo (SP)

Prof. João Carlos Teixeira Junior e Profª Edna Barbosa dos Santos

PLANETA TERRA: NOSSA CASA! (6º ano)

Colégio Salesiano São José – Sorocaba (SP)

Profª Perla Silva Sartório Furlan

 

O segundo dia do evento teve a acolhida conduzida pela Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi, e as Boas Práticas apresentadas foram:

 

TRILHAS DE APRENDIZAGEM: OS 7 PASSOS PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL (6º a 9º anos)

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - Ribeirão Preto (SP) – Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Coord. Danielle Pavelqueires Rosa Minto e Profª Telma Cristina Bianchi Bahia

TRADIÇÕES RELIGIOSAS: COMO AS DIFERENTES RELIGIÕES PROPAGAM SUAS CRENÇAS E VALORES? (8º ano)

Instituto Teresa Valsé - Uberlândia (MG) – Inspetoria Madre Mazzarello

Profª Daniela Aparecida Tomazini

EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA PARA A VIDA (6º ano)

Colégio Salesiano Dom Bosco - Santa Rosa (RS) – Inspetoria São Pio X

Profª Cristina Lunardi

QUEM VAI DECIFRAR O CÓDIGO? (7º ano)

Escola Salesiana São José – Campinas (SP) - Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora

Profª Elaine Godoy Proatti  e Profª Juliana de Sá Almeida Duarte

ESFERAS TERRESTRES: UMA VISÃO MULTIDISCIPLINAR (6º ano)

Instituto São José - São José dos Campos (SP) – Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Profª Silvia Cristina Santos de Sales, Profª Cíntia Lopes Rodrigues e Profª Débora Venanzoni Caparroz Morales

Ao todo, nos dois dias do evento, foram registrados 177 pontos de conexão on-line acompanhando o Seminário.

 

SOBRE A COLEÇÃO ROTAS

A Coleção Rotas, para os Anos Finais do Ensino Fundamental, é um material alinhado à BNCC e relacionado ao projeto de educação que coloca o estudante como protagonista de sua aprendizagem. Rotas sinalizam caminhos para alcançar sonhos, a descoberta de novos horizontes. A Coleção proporciona uma incrível bagagem de conhecimento científico, repertório cultural, inteligência socioemocional e habilidades para vida que se conectam e possibilitam a realização de grandes escolhas. Conheça os detalhes desta Coleção clicando aqui.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações da Editora Edebê

Mais Recentes

Escolas salesianas celebram aprovações no Sisu 2026

As comunidades educativas dos colégios Salesiano São José e Salesiano Dom Bosco, ambas no Rio Grande do Norte, celebraram as aprovações conquistadas pelos educandos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026.  O resultado marca a culminância de um longo período de preparação acadêmica, aliado à formação humana e cristã que caracteriza a educação salesiana. O desempenho dos estudantes reafirma a excelência do ensino ofertado pelas escolas salesianas do Rio Grande do Norte, com conquistas expressivas em cursos altamente concorridos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e de outras instituições públicas. Entre os destaques estão os primeiros lugares em Tecnologia da Informação, Engenharia de Materiais, Psicologia e Relações Internacionais, todos na UFRN. Os resultados também incluem importantes classificações: 2º e 3º lugares em Arquitetura e Urbanismo (UFRN), 2º lugar em Publicidade e Propaganda (UFRN), 4º lugar em Física (UFRN), 5º lugar em Engenharia Química (UFRN), 3º lugar em Psicologia (UFRN), 4º lugar em Direito (UFRN) e 3º lugar em Medicina Veterinária pela UFERSA. Outro grande destaque foi a aprovação em Medicina, um dos cursos mais concorridos do país, com os educandos Felipe Medeiros, aprovado na UERN, e Pietro Cerchi, aprovado na UFRN – Campus Caicó. Para as famílias, o momento é de profunda emoção e reconhecimento pela trajetória construída ao longo dos anos. A mãe Georgia Nery, cujo filho Nicolas Nery foi aprovado no curso de Jornalismo da UFRN, destacou a importância da formação recebida: “São 12 anos de Salesiano, dessa educação que vai além dos aspectos pedagógicos, mas que entrega resultados. Temos a formação humana e esse resultado que é motivo de muito orgulho para a nossa família.” O diretor de Pastoral, padre Renato, também celebrou a conquista dos jovens e de toda a comunidade educativa. “Hoje é um dia memorável que ficará eternizado no coração dos nossos jovens e de toda a nossa comunidade educativa.” Para comemorar as aprovações, os estudantes participaram de uma grande festa organizada pelas escolas, que contou com passeio pelas ruas de Natal, parada para fotos na UFRN e um momento festivo no ginásio do Salesiano, com direito a petiscos, corte de cabelo, pintura e muita animação, reunindo educandos, educadores e familiares em um clima de celebração e gratidão. As conquistas reforçam o compromisso das casas salesianas com uma educação que forma bons cristãos e honestos cidadãos, preparando os jovens não apenas para o sucesso acadêmico, mas para uma atuação ética e transformadora na sociedade. Fonte: Boletim Salesiano. Escrito por Cileide Siqueira - Inspetoria Salesiana do Nordeste

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência: inspirar, afirmar e construir futuros

No dia 11 de fevereiro, celebra-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas em 2015 para enfatizar a importância da participação feminina em todos os níveis da educação e da carreira científica. A promoção da igualdade de gênero nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) é um elemento central dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e um passo fundamental para que a ciência reflita a diversidade da sociedade e responda com eficácia aos desafios contemporâneos. No Brasil, embora mulheres representem mais da metade da população estudantil nas universidades, a trajetória ao longo da carreira científica ainda apresenta desigualdades. Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, enquanto 57,5% dos estudantes universitários em 2022 eram mulheres, a presença feminina diminui em níveis mais avançados da carreira e em áreas específicas, ficando evidente um “efeito tesoura” que reduz a participação de mulheres em posições de liderança e pesquisa mais elevada. Segundo levantamentos da UNESCO, globalmente apenas cerca de 35% dos estudantes nas áreas de STEM são mulheres e a proporção de pesquisadoras em ciência permanece em torno de um terço dos pesquisadores no mundo. Estes números ilustram o quanto ainda é necessário avançar para que meninas e mulheres tenham acesso pleno às oportunidades científicas, sejam reconhecidas por suas contribuições e tenham suas trajetórias acadêmicas fortalecidas. Para a Rede Salesiana Brasil, este dia é um chamado à ação pedagógica e pastoral para fomentar o protagonismo feminino na ciência desde as séries iniciais até a formação superior. A RSB aposta no incentivo à participação das suas estudantes em olimpíadas científicas e tecnológicas como forma de fortalecer competências acadêmicas, estimular vocações e ampliar horizontes profissionais. Um exemplo concreto desse compromisso está na participação de alunas do Colégio Dom Bosco de Manaus na 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA), competição que estimula o desenvolvimento de soluções tecnológicas para desafios reais e que mobiliza estudantes de todo o Brasil. Duas ex-alunas que se destacaram nesse percurso foram Érika Freitas e Clara Tereza. A primeira, agora, ingressou no curso de Design na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e a segunda foi aprovada para Engenharia da Computação também na UFAM. Suas trajetórias, do ambiente escolar salesiano às conquistas em olimpíadas de ciência e aos cursos superiores são exemplos inspiradores de como o estímulo à participação em atividades científico-tecnológicas pode abrir portas e colocar jovens mulheres em caminhos de excelência. Ao celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a RSB reafirma seu compromisso com uma educação que promove igualdade de gênero, inclusão e protagonismo feminino, criando ambientes educativos que reconhecem talentos, rompem estereótipos e formam cidadãs e profissionais aptas a transformar o mundo por meio da ciência e da inovação. Leia mais sobre a participação das nossas ex-estudantes na 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos:https://rsb.org.br/escolas/noticias/colegio-dom-bosco-de-manaus-e-campeao-na-8-olimpiada-nacional-de-aplicativos?highlight=WyJvbGltcGlhZGEiXQ==  Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Salesiano São José de Campinas inicia 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q]

Nos dias 04 e 05 de fevereiro, o Colégio Salesiano São José de Campinas deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade educativa, a gestão estratégica e a vivência do carisma salesiano no cotidiano escolar. O encontro formativo e estratégico foi conduzido por Anderson Leal, gestor educacional da Rede Salesiana Brasil, que acompanhou de perto os gestores das diferentes áreas da escola ao longo dos dois dias de trabalho. A proposta do ciclo esteve centrada na análise de cenários, no fortalecimento da cultura avaliativa e na construção de planos de ação integrados, alinhados à missão educativo-pastoral salesiana. Durante os dois dias de encontro, as equipes gestoras participaram de momentos de reflexão, diálogo e planejamento colaborativo, com foco em impulsionar a excelência educacional e pastoral, qualificar as práticas pedagógicas e fortalecer as relações educativas, tendo sempre os estudantes como centro do projeto educativo. Segundo Anderson Leal, o Projeto Escola [h(i²)a²q] é um instrumento estratégico que favorece a unidade e a coerência da ação educativa: “Quando a gestão se organiza de forma colaborativa e consciente de sua identidade salesiana, o projeto educativo ganha força, intencionalidade e impacto real na formação integral dos estudantes.” O 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] marca mais um passo significativo no caminho de uma gestão participativa, estratégica e comprometida com a missão salesiana, reforçando o propósito do Colégio Salesiano São José de educar evangelizando e formar cidadãos éticos, solidários e protagonistas de seu projeto de vida. Thiago Oliveira da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil