III Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global e o compromisso da RSB com a educação
24/10/2024

III Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global e o compromisso da RSB com a educação

III Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global e o compromisso da RSB com a educação
Foto: Divulgação

Nos dias 22 e 23 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o III Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global. O evento, que buscou fortalecer o compromisso das Comunidades Educativo-Pastorais com os princípios do Pacto Educativo Global promovido pelo Papa Francisco, envolveu estudantes, educadores e gestores das escolas de todo o Brasil Salesiano para discutir a construção de um novo humanismo por meio da educação, orientado para as futuras gerações.

O objetivo principal da terceira edição do Fórum é proporcionar um espaço para que os estudantes partilhem suas visões e sonhos sobre o impacto que desejam gerar no mundo, conectando essas aspirações ao papel da escola salesiana em suas jornadas, além de promover diálogos sobre o Pacto Educativo Global e o Sínodo Salesiano dos Jovens, ampliando as reflexões sobre a educação integral.

A programação do evento, dividida em dois dias, contou com um cronograma de ações presenciais, na terça-feira (22), ocorridas nas próprias instituições de ensino, com a orientação das Coordenações locais e da Coordenação Nacional das Escolas da RSB. Já no dia 23, o evento aconteceu em formato virtual, pela plataforma Zoom, reunindo as equipes das escolas salesianas do Brasil.

A Coordenadora Nacional das Escolas da RSB, Ir. Lucia Jacinta Finassi, juntamente com a Coordenadora Nacional para a Pastoral Juvenil Salesiana da RSB, Ir. Claudiane Cavalcante, abriu o evento com a Acolhida e a Oração Inicial. “É uma alegria podermos realizar essa terceira edição do Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global. É um evento, uma atividade que conta sempre com uma participação e um envolvimento muito grande das nossas escolas [...]. É um motivo muito grande de celebração também desse sonho de Dom Bosco e que nós damos continuidade hoje”, diz Ir. Jacinta. “‘Não deixeis que vos roubem a esperança!’, essa é uma frase que o Papa Francisco já disse muitas vezes e hoje nós podemos também trazer e, parafraseando isso que Papa Francisco nos coloca, dizer também ‘Não deixemos que roubem os nossos sonhos, essa capacidade de perceber o grande potencial que nós temos de transformar o mundo, de continuar acreditando no valor da educação e no papel tão fundamental que ela tem na sociedade’”, completa Ir. Claudiane.

O primeiro tema de reflexão do dia foi o “De jovem para jovem...Conversa sobre Projeto de Vida”, que contou com as contribuições de participantes do Sínodo dos Jovens, ocorrido de 11 a 16 de agosto na Itália. 

A conversa foi iniciada por Lucas Afonso Diel Giliane, mestre em Educação com mais de 10 anos de experiência nas obras salesianas como professor e pastoralista. Lucas participou do Sínodo dos Jovens representando a Inspetoria Salesiana São Pio X. Em seguida, a jovem Giuliane Restini Vecchi Marques, advogada, Coordenadora do grupo de ex-alunos do Colégio Auxiliadora de Ribeirão Preto, Membro do Conselho Inspetorial de Articulação da Juventude Salesiana (AJS) e participante do Sínodo representando a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, também trouxe suas contribuições para o momento. “O Sínodo foi justamente essa resposta da Família Salesiana ao compromisso desse Pacto Educativo Global que é o ouvir as gerações mais novas, é o deixar os jovens falarem, é entender quais são os sonhos, os anseios, os desafios que toda juventude do mundo, e de fato do mundo, porque é um projeto educativo global mesmo. O que eles estão desejando? Quais são os desafios? Quais são as novas perspectivas? Porque isso mudou. A geração de agora não tem mais os mesmos desafios das gerações anteriores”, comenta Giuliane.

Após as exposições sobre a experiência no Sínodo dos Jovens, foi o momento de conhecer algumas histórias sobre como as escolas salesianas fizeram a diferença na vida de alguns jovens do Brasil. Os participantes puderam conhecer os relatos do Victor Henrique Faia Sousa, ex-aluno do Colégio Salesiano Santa Teresina (SP), e da Emília Janaina da Silva Espírito Santo, ex-aluna da Escola Dom Bosco de Salinópolis (PA).  

A partir da pergunta central: “De que forma a escola salesiana pode ajudá-los a realizar seus sonhos?”, a última atividade do dia promoveu debates em salas simultâneas, permitindo que os estudantes expressassem suas expectativas e colaborassem com propostas sobre o papel da escola na concretização de seus objetivos e sonhos. À frente da moderação dos grupos estavam a Ir. Claudiane Cavalcante, Évila Souza, Cristiano Prates Rodrigues, Meily Cassemiro, Ir. Ana Maria Cordeiro, Anderson Leal, Wendel Bittencourt e Valéria Rodrigues, os quais trouxeram uma síntese das discussões de seus respectivos grupos sobre a pergunta central.

Com o III Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global, a Rede Salesiana Brasil reafirma seu compromisso com uma educação transformadora, baseada nos valores promovidos pela Papa Francisco, nos ideais deixados por Dom Bosco e Madre Mazzarello, e na concretização de um ambiente que estimule o protagonismo juvenil e o desenvolvimento integral de seus estudantes para a formação de “bons cristão e honestos cidadãos”.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil 

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Sérgio Augusto Baldin, Diretor Executivo da RSB e Diretor Geral da Edebê, acolheu educadores de todo o Brasil para a apresentação de cinco projetos que evidenciam como o percurso formativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode ser vivo, sensível e profundamente conectado às experiências das crianças. A moderação foi realizada pela Valéria Rodrigues, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, e Maria Elvira Menegassi, Coordenadora das Escolas da Inspetoria São Pio X. 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O primeiro encontro evidenciou o quanto o método salesiano continua atual: educar pelo afeto, pela experiência e pelo significado. A Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, Évila Silva de Souza, e a Gestora de Produtos Educacionais da Editora Edebê Brasil, Gabriela Palomo Capila de Melo foram responsáveis pela moderação: convidaram as equipes a apresentarem, comentaram com entusiasmo os aspectos essenciais das práticas e parabenizaram as(os) educadoras(es) pelo que constroem no cotidiano das escolas, sempre confiando na capacidade de cada criança. 2º Dia – 19 de novembro: identidade, cultura e sensibilidade artística No segundo dia do Seminário foram socializadas práticas que valorizam a identidade, a expressão artística e a riqueza cultural brasileira, reafirmando a missão salesiana de formar pessoas conscientes, solidárias e criativas. 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Educadores recém-chegados à Rede também expressaram a importância da iniciativa: “Parabéns à RSB pelo trabalho. Cheguei esse ano e pude aprender bastante com esse Seminário.” Houve ainda quem ressaltasse o cuidado na seleção das práticas apresentadas: “Sugiro que continuem com este olhar diferenciado na escolha dos projetos, para que sejam realmente inspiradores e motivem os educadores a serem criativos, ousados e a saírem do tradicional e óbvio.” A RSB parabeniza todas as equipes participantes, professoras(es), coordenações pedagógicas e estudantes que deram vida a projetos tão significativos, sinais concretos de que a educação salesiana continua “semeando futuro” e formando pessoas capazes de transformar o mundo.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Instituto Laura Vicuña leva estudantes do 4º ano a expedição inédita no Uruguai, ampliando horizontes da aprendizagem

No Instituto Laura Vicuña (ILV), de Uruguaiana (RS), a proposta pedagógica vai além dos muros da escola: as expedições de estudo são experiências de aprendizagem que transportam as crianças para um contato direto com o mundo real. Essa metodologia permite que as curiosidades e perguntas surgidas em sala de aula ganhem vida por meio da vivência prática e da investigação em ambientes externos, fortalecendo o aprendizado integral. Com um planejamento cuidadoso, o ILV seleciona locais que despertam o entusiasmo e o desejo de conhecer, oferecendo às crianças a chance de experimentar, formular novas questões e se encantar com a diversidade do mundo ao redor. O retorno à escola é sempre marcado por um olhar ampliado, rico em conexões e possibilidades. Explorar territórios desconhecidos tem um valor imenso não só pelo conhecimento adquirido, mas também pela construção da consciência de que o mundo é vasto e plural. O ILV se compromete em ser o espaço que estimula essa visão abrangente. No dia 11 de novembro, 56 crianças que estudam nas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, acompanhadas pelas professoras Fabiana, Andréa e Laisa, e pela coordenadora Caroline, participaram de uma expedição ao Uruguai, país vizinho que faz fronteira com Uruguaiana. Guiados pelos conteúdos da Coleção Nautas, da Editora EDEBÊ da Rede Salesiana Brasil (RSB), os estudantes vivenciaram temas que vão desde o processo imigratório até uma enriquecedora visita à mina da cidade de Artigas (Uruguai). Essa experiência fortaleceu nos estudantes o entusiasmo natural da infância: o desejo de explorar, aprender e se relacionar com o mundo.   Inspetora Nossa Senhora Aparecida

Estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco, no Centro de Manaus, brilham na Olimpíada Brasileira de Robótica e na Mostra Nacional de Robótica

O Colégio Salesiano Dom Bosco, do Centro de Manaus, marcou presença mais uma vez nas finais brasileiras da Mostra Nacional de Robótica (MNR) e da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), considerada a maior competição de robótica da América Latina, participando na modalidade Robótica Artística, com os estudantes Ana Clara Vieira, Davi Augusto, Guilherme Andrade e Júlia Evaristo, da 8º Ano do Ensino Fundamental. Neste ano, a escola apresentou seis iniciativas que evidenciam o compromisso dos estudantes com a ciência, a inovação e o impacto social, dentre elas, foram selecionadas quatro. Entre as selecionadas, destacou-se a iniciativa que desenvolveu um bracelete para auxiliar pessoas com Mal de Parkinson, desenvolvido pelos alunos: Miriam Soares, Ravi Leite, Ana Francisca do Valle, Joshua Chagas, Jordan dos Anjos, Yuri Borges, do 1º ano do Ensino Médio, que receberam Menção Honrosa nacional e foi reconhecido como um dos melhores projetos do Brasil.  Também integrou a mostra o projeto “Missão Clean Space”, criado pelo aluno André Luiz Sena do 6º ano, que propôs uma sonda que faz a limpeza de lixo espacial e conquistou duas Menções Honrosas: uma na etapa estadual do Espírito Santo e outra na etapa do Amazonas. Outra iniciativa apresentada foi o “Tambakicks”, um barco autônomo movido a energia solar, premiado com Menção Honrosa na etapa estadual do Espírito Santo. O protótipo oferece soluções sustentáveis para os desafios das secas e cheias dos rios amazônicos, auxiliando no transporte de mantimentos e em pesquisas científicas com sensores ambientais e foi desenvolvido pelos alunos Kenedy Ajala, Yasmin Andrade e Isabela Duarte. O projeto recebeu menção honrosa na etapa estadual do Amazonas e na etapa do Espirito Santo.  Por fim, a equipe também levou ao evento o Robô Focus, criado para apoiar alunos com TDAH, da Aluna Angelina Sena, do 2º Série do Ensino Médio, e a ex -estudante salesiana Clara Tereza, que estuda Design na UFAM. Teve também o projeto Meninas Amazonas, uma iniciativa 100% feminina que incentiva a participação de meninas na robótica, ciência e tecnologia, incluindo a produção de um eBook exclusivo com atividades formativas e inspiradoras, realizado pelas alunas Mariana Sena e Samilly Sthefany. Vozes que revelam transformação A participação na OBR e na MNR foi acompanhada de muita emoção, crescimento e superação. O estudante Ravi, do 1º ano do Ensino Médio e integrante da equipe premiada, resumiu o sentimento vivido: “Apesar de todas as dificuldades pelo caminho, fomos resilientes e ganhamos muitos conhecimentos. Quero continuar na robótica e ser campeão junto da minha equipe em João Pessoa no ano que vem!” Sua colega, Yasmin Andrade, também do 1º ano do Ensino Médio e membro da equipe Tambakicks, expressou sua gratidão pela experiência e pelo acompanhamento pedagógico: “Essa experiência mudou tudo o que eu pensava e me ajudará a ser uma aluna melhor. Obrigada, professora, por acreditar no meu potencial. A robótica me abriu portas para uma área incrível da tecnologia.” Os depoimentos dos estudantes revelam aquilo que a educadora responsável, professora Joana Ramos, reforça há anos: a robótica vai muito além da competição. Ao falar sobre o evento com a RSB, ela destacou o impacto profundo do processo formativo: “Foram dias intensos, cheios de aprendizados, ajustes, erros e acertos. A robótica é um instrumento de transformação pessoal, social e educacional. Eles voltam mais maduros, confiantes e apaixonados pela ciência. A robótica se transforma e, eu continuo acreditando que, através da educação, mudamos o mundo, disse a professora Joana Ramos.” Famílias vivem a experiência junto A emoção também foi compartilhada pelas famílias. A mãe Alessandra Sena, que teve dois filhos participando do evento (André Luiz, do 6º ano, e Angelina, da 2º série do Ensino Médio), relatou a grandiosidade do encontro nacional e sua importância formativa: “Para quem vive a robótica, participar desse evento é um sonho. É um encontro grandioso, que reúne equipes de vários estados, do Ensino Fundamental ao universitário. A troca de ideias, o contato com outras pesquisas e culturas… tudo isso transforma os jovens. É maravilhoso para cada estudante e, para nós, pais, é motivo de muito orgulho.” Robótica como missão educativa A participação na OBR reforça a missão salesiana de promover uma educação integral, que conecta ciência, criatividade, valores humanos e protagonismo juvenil. Em cada projeto apresentado, os alunos demonstram não apenas domínio tecnológico, mas também sensibilidade social, responsabilidade e espírito de equipe. Conheça as iniciativas e ações desenvolvidas pelos alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco Participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Mostra Nacional de Robótica (MNR): o Colégio Dom Bosco tem participado das finais nacionais na modalidade Robótica Artística e da MNR, levando projetos desenvolvidos pelos alunos e conquistando menções e premiações nacionais.  Representação em eventos internacionais (RoboCup): projetos premiados na MNR garantiram vagas para representar o Amazonas e o Brasil em etapas internacionais como a RoboCup.  Projetos sociais e de impacto (ex.: Mão Biônica, Bracelete para Mal de Parkinson, Cidade Inteligente, Missão Clean Space): ao longo do ano as equipes apresentam projetos de impacto social e ambiental desenvolvidos com tecnologias de baixo custo (Arduino, prototipagem), que chamaram atenção nos eventos nacionais.  Laboratório / Sala Maker e Espaço STEM: a escola mantém espaços Maker/Laboratório de Robótica onde são ministradas aulas práticas de programação, eletrônica e prototipagem para diferentes séries. Esses ambientes apoiam a formação contínua dos alunos em STEAM - acrônimo em inglês para Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics) - metodologia educacional que busca integrar essas áreas do conhecimento em projetos e atividades práticas, promovendo o aprendizado interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.  Torneios e seletivas internas (Torneio Brasil de Robótica - TBR):  Realização de etapas internas e seletivas para preparar equipes rumo a competições regionais e nacionais (TBR, etapas estaduais da OBR), estimulando participação ampla dos estudantes. Equipes e identidades (ex.: Tambakicks, Amazon Tech): existência de equipes com identidade própria que participam das competições e mostras; também há times que se destacaram em outras competições de tecnologia (como a Olimpíada Nacional de Aplicativos — ONDA). O Colégio Salesiano Dom Bosco celebra mais esta vitória na robótica, conquistas que vão muito além de prêmios e classificações. São histórias de vida transformadas, vocações despertadas e jovens que descobrem na ciência um caminho para construir um futuro melhor.

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