III Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global e o compromisso da RSB com a educação
24/10/2024

III Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global e o compromisso da RSB com a educação

III Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global e o compromisso da RSB com a educação
Foto: Divulgação

Nos dias 22 e 23 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o III Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global. O evento, que buscou fortalecer o compromisso das Comunidades Educativo-Pastorais com os princípios do Pacto Educativo Global promovido pelo Papa Francisco, envolveu estudantes, educadores e gestores das escolas de todo o Brasil Salesiano para discutir a construção de um novo humanismo por meio da educação, orientado para as futuras gerações.

O objetivo principal da terceira edição do Fórum é proporcionar um espaço para que os estudantes partilhem suas visões e sonhos sobre o impacto que desejam gerar no mundo, conectando essas aspirações ao papel da escola salesiana em suas jornadas, além de promover diálogos sobre o Pacto Educativo Global e o Sínodo Salesiano dos Jovens, ampliando as reflexões sobre a educação integral.

A programação do evento, dividida em dois dias, contou com um cronograma de ações presenciais, na terça-feira (22), ocorridas nas próprias instituições de ensino, com a orientação das Coordenações locais e da Coordenação Nacional das Escolas da RSB. Já no dia 23, o evento aconteceu em formato virtual, pela plataforma Zoom, reunindo as equipes das escolas salesianas do Brasil.

A Coordenadora Nacional das Escolas da RSB, Ir. Lucia Jacinta Finassi, juntamente com a Coordenadora Nacional para a Pastoral Juvenil Salesiana da RSB, Ir. Claudiane Cavalcante, abriu o evento com a Acolhida e a Oração Inicial. “É uma alegria podermos realizar essa terceira edição do Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global. É um evento, uma atividade que conta sempre com uma participação e um envolvimento muito grande das nossas escolas [...]. É um motivo muito grande de celebração também desse sonho de Dom Bosco e que nós damos continuidade hoje”, diz Ir. Jacinta. “‘Não deixeis que vos roubem a esperança!’, essa é uma frase que o Papa Francisco já disse muitas vezes e hoje nós podemos também trazer e, parafraseando isso que Papa Francisco nos coloca, dizer também ‘Não deixemos que roubem os nossos sonhos, essa capacidade de perceber o grande potencial que nós temos de transformar o mundo, de continuar acreditando no valor da educação e no papel tão fundamental que ela tem na sociedade’”, completa Ir. Claudiane.

O primeiro tema de reflexão do dia foi o “De jovem para jovem...Conversa sobre Projeto de Vida”, que contou com as contribuições de participantes do Sínodo dos Jovens, ocorrido de 11 a 16 de agosto na Itália. 

A conversa foi iniciada por Lucas Afonso Diel Giliane, mestre em Educação com mais de 10 anos de experiência nas obras salesianas como professor e pastoralista. Lucas participou do Sínodo dos Jovens representando a Inspetoria Salesiana São Pio X. Em seguida, a jovem Giuliane Restini Vecchi Marques, advogada, Coordenadora do grupo de ex-alunos do Colégio Auxiliadora de Ribeirão Preto, Membro do Conselho Inspetorial de Articulação da Juventude Salesiana (AJS) e participante do Sínodo representando a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, também trouxe suas contribuições para o momento. “O Sínodo foi justamente essa resposta da Família Salesiana ao compromisso desse Pacto Educativo Global que é o ouvir as gerações mais novas, é o deixar os jovens falarem, é entender quais são os sonhos, os anseios, os desafios que toda juventude do mundo, e de fato do mundo, porque é um projeto educativo global mesmo. O que eles estão desejando? Quais são os desafios? Quais são as novas perspectivas? Porque isso mudou. A geração de agora não tem mais os mesmos desafios das gerações anteriores”, comenta Giuliane.

Após as exposições sobre a experiência no Sínodo dos Jovens, foi o momento de conhecer algumas histórias sobre como as escolas salesianas fizeram a diferença na vida de alguns jovens do Brasil. Os participantes puderam conhecer os relatos do Victor Henrique Faia Sousa, ex-aluno do Colégio Salesiano Santa Teresina (SP), e da Emília Janaina da Silva Espírito Santo, ex-aluna da Escola Dom Bosco de Salinópolis (PA).  

A partir da pergunta central: “De que forma a escola salesiana pode ajudá-los a realizar seus sonhos?”, a última atividade do dia promoveu debates em salas simultâneas, permitindo que os estudantes expressassem suas expectativas e colaborassem com propostas sobre o papel da escola na concretização de seus objetivos e sonhos. À frente da moderação dos grupos estavam a Ir. Claudiane Cavalcante, Évila Souza, Cristiano Prates Rodrigues, Meily Cassemiro, Ir. Ana Maria Cordeiro, Anderson Leal, Wendel Bittencourt e Valéria Rodrigues, os quais trouxeram uma síntese das discussões de seus respectivos grupos sobre a pergunta central.

Com o III Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global, a Rede Salesiana Brasil reafirma seu compromisso com uma educação transformadora, baseada nos valores promovidos pela Papa Francisco, nos ideais deixados por Dom Bosco e Madre Mazzarello, e na concretização de um ambiente que estimule o protagonismo juvenil e o desenvolvimento integral de seus estudantes para a formação de “bons cristão e honestos cidadãos”.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil 

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Estudante Salesiano conquista bronze na ONC e prata na Olimpíada de Eficiência Energética

O estudante Ícaro Gabriel da Costa, do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ) conquistou dois importantes reconhecimentos em olimpíadas do conhecimento: medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e medalha de prata na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O desempenho expressivo reforça a trajetória de dedicação do jovem e o compromisso da escola com a excelência acadêmica.   Em sua primeira participação na ONC, Ícaro relembra que a medalha foi uma surpresa. “A professora Domênica inscreveu todos os alunos do 9º ano, e eu fui fazendo. Quando percebi, vi que a base que o Castelo oferece já me deixava preparado. Na segunda fase, aí sim comecei a estudar com os materiais que os professores disponibilizaram e consegui a medalha”, conta o estudante.   A ONC é uma das maiores competições acadêmicas do país, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e envolve conteúdos de Física, Química, Biologia e Astronomia. Ícaro destaca que o aprendizado em sala se mostrou fundamental durante a prova. “Todos os conteúdos da prova eu já tinha visto na série anterior. Foi mais um processo de revisão e de usar a lógica. Mesmo o que eu não sabia completamente, consegui entender e resolver”, explica.   Além do bronze na ONC, Ícaro brilhou também na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), onde conquistou a medalha de prata. A ONEE é uma iniciativa da ANEEL, e mobiliza estudantes dos 8º e 9º anos, promovendo conscientização sobre consumo consciente de energia, sustentabilidade e inovação por meio de desafios gamificados, dinâmicos e interativos.   Com dois pódios no currículo, o estudante mira novos desafios. “Quero tentar de novo no ano que vem, quem sabe conquistar uma prata na ONC. Também estou participando de outras olimpíadas, como a de Química. Gostei muito da experiência”, diz.   Apaixonado por inovação, Ícaro se encanta com a capacidade da ciência de transformar realidades. “É muito fácil achar coisas novas para solucionar problemas usando descobertas antigas. A ciência é isso: transformar o que já existe em algo útil e novo”, comenta.   Às vésperas de iniciar o Ensino Médio, ele já projeta o futuro acadêmico. “Pretendo cursar Biologia na UFRJ ou Química, mas como não tem em Macaé, talvez siga pela Biologia”, revela.   Colégio Castelo Macaé

Colégio Salesiano do ES realiza Cantata de Natal na Catedral Metropolitana de Vitória

A Catedral Metropolitana de Vitória recebeu, nesta terça-feira (25) um espetáculo de luzes e vozes, com a Cantata de Natal do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória. O evento marca o encerramento letivo das turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais, celebrando o Natal e reforçando os valores propostos pela educação salesiana junto às famílias e à sociedade capixaba. O evento atende a uma proposta educacional robusta, que une equipes pedagógicas e pastorais. Ao longo de nove canções, interpretadas em português, inglês e latim, os familiares presentes acompanharam as crianças com olhares de admiração e encantamento. As canções foram acompanhadas pela orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Canções foram acompanhadas pela orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Segundo Cristina Márcia Vargas de Andrade, diretora pedagógica da instituição, o evento reflete a missão de educar para além dos livros. "Este é um evento que, ano após ano, concretiza nosso propósito como escola católica: oferecer não apenas uma proposta pedagógica de qualidade, mas também uma educação que prepara os estudantes para a vida, fortalecendo as relações familiares e os valores cristãos e de cidadania", afirma a diretora. Diretora Pedagógica do Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Cristina Márcia de Andrade Vargas. Ela destaca ainda a consonância da união entre os valores celebrados no Natal e a proposta das escolas salesianas. "Dentro dessa perspectiva, resgatamos o espírito natalino de fraternidade, amor ao próximo e valorização da família, princípios preservados e cultivados por nós, salesianos. Ficamos muito felizes em realizar um evento que expressa tudo isso de forma tão bonita", concluiu. Esperança e Renovação Fernando Campos Peixoto, diretor pastoral da Presença Salesiana de Vitória — que engloba escolas, centro universitário (UniSales) e aprendizagem (Cesam Vitória), frisou a importância do Natal no contexto da missão salesiana. "A cantata de Natal nos motiva a vivenciar de forma muito profunda e emocionante esse mistério do cristianismo que é o nascimento do menino Deus. Na nossa escola confessional católica salesiana procuramos incentivar e vivenciar os valores que esse menino traz a este mundo”, explicou Fernando. Diretor Pastoral da Presença Salesiana de Vitória, Fernando Campos Peixoto. “Como o valor da esperança, em um mundo novo, um mundo melhor, mais justo, mais bonito e mais fraterno. Então esse evento nos renova um convite à esperança em Jesus, a esperança que não nos decepciona”, concluiu o diretor pastoral. Mais fotos da celebração estão disponíveis clicando aqui. Colégio Salesiano Vitória Com unidades em Jardim Camburi (Salesiano Jardim Camburi) e na Avenida Vitória (Salesiano Nossa Senhora da Vitória), o Colégio Salesiano Vitória apresenta uma proposta educacional pautada em pilares pedagógicos como aprendizagem criativa, pensamento científico e múltiplas habilidades, incentivando a construção de projeto de vida com protagonismo familiar e empreendedorismo. As unidades estão abertas para visitação mediante agendamento. Visite salesianos.br e agende uma visita.   Colégio Salesiano Vitória

IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas destaca criatividade, protagonismo e identidade nas escolas da Rede Salesiana Brasil

Nos dias 18 e 19 de novembro, educadores de diversas regiões do país se reuniram para vivenciar o IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas, promovido pela Rede Salesiana Brasil, em parceria com a Editora Edebê Brasil. Em dois encontros on-line, marcados pela partilha, pela inspiração e pelo carisma salesiano, as escolas apresentaram projetos que traduzem, na prática, a força da pedagogia ativa, o protagonismo infantil e o compromisso com a formação integral dos estudantes. Selecionadas pelas Coordenações Inspetoriais das Escolas, as práticas refletiram critérios como coerência com o Currículo da RSB, uso qualificado da Coleção Nautas, criatividade, estratégias pedagógicas significativas e protagonismo dos estudantes. 1º Dia – 18 de novembro: criatividade, expressão e cuidado com o futuro Na abertura do primeiro dia, Pe. Sérgio Augusto Baldin, Diretor Executivo da RSB e Diretor Geral da Edebê, acolheu educadores de todo o Brasil para a apresentação de cinco projetos que evidenciam como o percurso formativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode ser vivo, sensível e profundamente conectado às experiências das crianças. A moderação foi realizada pela Valéria Rodrigues, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, e Maria Elvira Menegassi, Coordenadora das Escolas da Inspetoria São Pio X. As Coordenadoras Inspetoriais anunciaram as equipes e teceram comentários, destacando elementos que evidenciaram a vivência do Currículo da RSB, a competência das(os) professoras(es) e a relevância das práticas para a formação das crianças.  Do livro ao jornal: o olhar curioso que transforma vivências em notícias (1º Ano) Colégio Salesiano Leão XIII – Rio Grande/RS – Inspetoria São Pio XA partir da observação da realidade e da curiosidade típica da infância, as turmas transformaram experiências cotidianas em notícias, construindo um jornal escolar que uniu leitura, escrita, investigação e comunicação. Protagonistas do campo ao prato: saúde, consciência e economia (2º Ano) Colégio do Carmo – Guaratinguetá/SP – Inspetoria Nossa Senhora AparecidaO projeto promoveu diálogos sobre alimentação saudável, sustentabilidade e impactos econômicos, levando as crianças a compreenderem o caminho dos alimentos, do cultivo ao consumo, com responsabilidade e protagonismo. Animais Robóticos (3º Ano) Escola Salesiana São José – Campinas/SP – Inspetoria Nossa Senhora AuxiliadoraIntegrando tecnologia, ciência e criatividade, os estudantes construíram animais robóticos, explorando conceitos de movimento, circuitos e engenharia de forma lúdica e desafiadora. Semeando o Futuro! (3º Ano) Instituto Waldemar Falcão – Aracati/CE – Inspetoria Maria AuxiliadoraCom foco em meio ambiente e sustentabilidade, o projeto desenvolveu ações práticas de cuidado com a natureza, plantio e conscientização ambiental, envolvendo as famílias e a comunidade. Cartas que conectam: escrita, afeto e protagonismo estudantil (3º Ano) Escola Salesianas Santa Teresinha – Manaus – Inspetoria Nossa Senhora da AmazôniaEm uma experiência sensível e interdisciplinar, os estudantes resgataram o hábito de escrever cartas, fortalecendo vínculos, expressando sentimentos e desenvolvendo competências de linguagem e empatia. O primeiro encontro evidenciou o quanto o método salesiano continua atual: educar pelo afeto, pela experiência e pelo significado. A Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, Évila Silva de Souza, e a Gestora de Produtos Educacionais da Editora Edebê Brasil, Gabriela Palomo Capila de Melo foram responsáveis pela moderação: convidaram as equipes a apresentarem, comentaram com entusiasmo os aspectos essenciais das práticas e parabenizaram as(os) educadoras(es) pelo que constroem no cotidiano das escolas, sempre confiando na capacidade de cada criança. 2º Dia – 19 de novembro: identidade, cultura e sensibilidade artística No segundo dia do Seminário foram socializadas práticas que valorizam a identidade, a expressão artística e a riqueza cultural brasileira, reafirmando a missão salesiana de formar pessoas conscientes, solidárias e criativas. Projeto Melanina: pigmento de história, identidade e esperança (1º Ano) Instituto Maria Imaculada – Barbacena/MG – Inspetoria Madre MazzarelloA partir do reconhecimento da beleza e da força da diversidade, o projeto promoveu reflexões sobre identidade, história e autoestima, valorizando a cultura afro-brasileira e fortalecendo o respeito entre as crianças. Cordel Encantado – Embarque à Literatura de Cordel (3º Ano) Salesiano de Jaboatão dos Guararapes/PE – Inspetoria Salesiana do NordesteAs crianças mergulharam no universo do cordel, criando seus próprios textos rimados, ilustrações e narrativas, valorizando essa expressão típica da cultura nordestina e despertando o gosto pela leitura. Canções que a gente gosta muito (3º Ano) Salesiano Dom Bosco Centro – Manaus/AM – Inspetoria São Domingos SávioA música foi o eixo central desta proposta, que incorporou linguagem, memória afetiva, expressão corporal e convivência. As crianças compartilharam suas músicas preferidas e criaram apresentações coletivas. Um encontro que fortalece a missão educativa da RSB Os dois dias de evento reafirmaram a qualidade e o compromisso das escolas da Rede Salesiana Brasil com uma educação integral, afetiva e transformadora, que valoriza o protagonismo das crianças e integra currículo, espiritualidade e inovação. Para muitos participantes, o Seminário foi um espaço fecundo de troca e inspiração: “Parabéns! Esse Seminário é riquíssimo e nos ajuda a fervilhar muitas ideias. Excelente ação da Rede Salesiana”, destacou uma educadora. Outra participante enfatizou a riqueza das diferentes realidades apresentadas: “Muito bom poder conhecer os projetos de outras regiões do Brasil. Realidades e vivências diferentes!” O Seminário Nacional Nautas segue consolidando-se como espaço de formação e reconhecimento das boas práticas pedagógicas que fazem diferença no cotidiano das escolas. Educadores recém-chegados à Rede também expressaram a importância da iniciativa: “Parabéns à RSB pelo trabalho. Cheguei esse ano e pude aprender bastante com esse Seminário.” Houve ainda quem ressaltasse o cuidado na seleção das práticas apresentadas: “Sugiro que continuem com este olhar diferenciado na escolha dos projetos, para que sejam realmente inspiradores e motivem os educadores a serem criativos, ousados e a saírem do tradicional e óbvio.” A RSB parabeniza todas as equipes participantes, professoras(es), coordenações pedagógicas e estudantes que deram vida a projetos tão significativos, sinais concretos de que a educação salesiana continua “semeando futuro” e formando pessoas capazes de transformar o mundo.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

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