A partir desta quarta-feira (03/08), a Presença Salesiana de Vitória recebe as delegações das unidades salesianas dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Distrito Federal, para o 14º Jogos Intersalesianos da Inspetoria São João Bosco.
Esse evento, que se estenderá por quatro dias, teve sua última edição realizada em Vitória no ano de 1998. Agora, quase 30 anos depois, retorna a capital capixaba e reunirá centenas de estudantes-atletas de 11 obras educacionais e sociais salesianas em uma grande celebração que une a competição esportiva aos valores da educação. A cerimônia oficial de abertura acontece na quarta-feira (03), às 19h, na Arena Dom Bosco (Ginásio do Salesiano Nossa Senhora da Vitória, na Av. Beira-Mar). Os jogos acontecem no Salesiano Nossa Senhora da Vitória e Salesiano Jardim Camburi.
Promovidos pela Inspetoria São João Bosco, mantenedora das mais 20 unidades educacionais e de ação social da Congregação nos seis estados, os jogos são mais do que um torneio; são um ponto de encontro para fortalecer os laços de amizade e fraternidade que caracterizam a educação salesiana. O tema central do evento é a sinergia entre os valores do esporte, como disciplina, resiliência e trabalho em equipe, e os pilares do sistema preventivo de Dom Bosco: razão, religião e afeto.
“O período de jogos do Intersalesiano é tempo propício para revigorar em nossos educadores e em nossos alunos a importância do esporte na pedagogia salesiana que se realiza na espiritualidade do pátio. O modelo pedagógico das escolas salesianas valoriza o esporte, o teatro, a música, a dança e todas as expressões artístico culturais como ferramentas de aprendizagem na formação integral das juventudes”, explica o Diretor Geral da Presença Salesiana de Vitória, Padre Marcelo Vicente de Paula.
Nas palavras de Dom Bosco, fundador da congregação salesiana, “uma escola sem esporte e sem música é como um corpo sem alma”. Para o diretor, através do esporte os jovens aprendem disciplina, respeito, dignidade na derrota, humildade na vitória, cuidado para com o outro e perseverança diante dos desafios. “Cada bola que rola no Intersalesiano atualiza o jeito salesiano de educar e ajuda os jovens a construir um projeto de vida”, conclui o padre.
A cerimônia de abertura promete ser um espetáculo de emoção e união. O roteiro inclui a tradicional entrada das delegações, uma apresentação do Coral Infantil de Jardim Camburi, o solene juramento dos atletas, culminando no acendimento da pira olímpica, que será conduzida por ex-alunos de diferentes décadas e entregue aos estudantes da nova geração. Para encerrar a noite de abertura com a energia da cultura capixaba, a renomada banda Casaca fará um show especial para atletas, famílias e toda a comunidade educativa presente.
O evento é um marco no calendário da Inspetoria e reforça o compromisso salesiano com a formação integral dos jovens, utilizando o esporte como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano e social.