Instituto Maria Auxiliadora completa 94 anos
18/02/2022

Instituto Maria Auxiliadora completa 94 anos

Instituto Maria Auxiliadora completa 94 anos

No sábado (12), o Instituto Maria Auxiliadora (IMA), em Rio do Sul (SC), completou 94 anos de existência. Trata-se da escola particular mais antiga da cidade, inaugurada antes da fundação do município.

 

Enquanto os alunos estavam no período de férias, a escola investiu em uma nova área de acesso para o Ensino Fundamental I, trazendo ainda mais acolhimento aos alunos. Além disso, uma sala de aula foi completamente reformulada para tornar o ambiente moderno e mais integrador. Para dar aquele toque especial, o ex-professor de Arte do IMA, Alisson Grilo, artista riosulense que irá expor suas obras no Museu do Louvre, em Paris, deixou sua marca no IMA com pinturas artísticas nas paredes.

 

O projeto da revitalização foi idealizado pelo ex-aluno e arquiteto Maicon, que tem uma ligação afetiva sólida com a nossa escola. Ele planejou trazer modernidade aos espaços, mas, ao mesmo tempo, preservou revestimentos que contam a história da Instituição.

 

Outra novidade para este ano foi a troca de janelas de várias salas. A escola retirou os modelos basculantes e trocou por blindex, que permite aberturas mais amplas. A mudança traz mais luminosidade para as salas e garante maior renovação de ar. E é claro que a escola preparou momentos especiais no início do ano letivo para apresentar as novidades. Houve inauguração com a presença de algumas Irmãs Salesianas que moram na escola para abençoar os alunos e os novos espaços. E isso é só o começo! Vem muita novidade por aí na revitalização do prédio ao longo de 2022.

 

  

 

 CURIOSIDADES DOS 94 ANOS DO IMA 

 

 

Dizem que antigamente existia um cemitério onde hoje é o ginásio de esportes. Será?

 

Sim! O terreno no qual a escola foi construída era localizado no Morro dos Cabritos. Ali, existia a Igreja Matriz São João Batista, dos Salesianos de Dom Bosco, e um cemitério. Anos depois, com a construção da Catedral de Rio do Sul, a igreja foi demolida, dando espaço ao ginásio da escola.   

 

 

O IMA já pegou fogo acidentalmente?

 

Verdade. Na madrugada do dia 09 de agosto de 2004, um incêndio danificou 40% do prédio construído em 1940. Em poucas horas foram destruídas 9 salas de aula, salão de festas, capela, secretaria, coordenações e ambientes comuns. Foram 4 meses de trabalho intenso para que, em 2005, o prédio estivesse pronto para o novo ano letivo.

 

Uma festa de reinauguração foi realizada no dia 25 de fevereiro de 2005, e contou com a participação dos alunos, pais, colaboradores e a comunidade em geral. O IMA foi abençoado pelo Bispo de Rio do Sul, Dom José Balestieri. Hoje, a escola oferece turmas do Berçário ao Terceirão, contando com mais de 870 alunos e 122 colaboradores engajados em uma educação de excelência, aliados aos valores Salesianos transmitidos por Dom Bosco e Madre Mazzarello, além do bom atendimento às famílias.

 

Existia um mastro para medir o tamanho das saias das alunas?

 

Sim, isso é verdade! O comprimento das saias dos uniformes das meninas era rigorosamente medido pelas Irmãs por meio de um mastro localizado no centro do pátio da escola. Além disso, as alunas deveriam estar com seu uniforme bem passado e completo.

 

 

 

Angelita é a primeira diretora leiga da instituição?

 

Sim, isso é verdade. Angelita assumiu a direção do IMA em janeiro de 2010. Antes dela, apenas Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora dirigiam a escola.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Instituto Maria Auxiliadora (IMA), Rio do Sul (SC)

Mais Recentes

Instituto Auxiliadora inicia 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] em São João del Rei (MG)

Nos dias 23 e 24 de outubro, o Instituto Auxiliadora, em São João del Rei (MG), deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB) que visa o fortalecimento contínuo da qualidade acadêmica e humana nas instituições educativas salesianas de todo o país. A proposta se baseia na análise criteriosa dos resultados construídos ao longo do primeiro ciclo, alinhando estratégias e renovando o compromisso com uma educação de excelência. Durante os dois dias de atividades, a equipe gestora da escola se dedicou à revisão e aperfeiçoamento dos planos de ação, com foco na formação integral dos estudantes, no cuidado com as pessoas e na sustentabilidade institucional. Segundo Anderson Leal, gestor de Projetos Educacionais da RSB, o novo ciclo avança em três grandes eixos estratégicos: “Consolidação dos planos de ação institucionais, garantindo que cada escola avance com metas claras, indicadores definidos e acompanhamento sistemático dos resultados; fortalecimento da formação das equipes, com foco na liderança pedagógica, no protagonismo pastoral e no desenvolvimento profissional continuado dos colaboradores; e integração entre dimensões pedagógica, pastoral e de gestão, promovendo uma cultura de corresponsabilidade, inovação e sustentabilidade.” Entre as expectativas para os próximos meses, destaca: “O aperfeiçoamento dos processos de avaliação e acompanhamento, a melhoria contínua dos indicadores de aprendizagem e engajamento, o aumento da visibilidade da pastoral escolar e o avanço na internacionalização, como pilares da proposta de excelência humana e acadêmica da Rede Salesiana Brasil.” Para o Instituto Auxiliadora, este novo ciclo representa um caminho de avanço e de consolidação de práticas que garantem inovação pedagógica, fortalecimento da identidade salesiana e melhoria contínua do ambiente escolar. O acompanhamento sistemático das ações assegura que cada etapa esteja integrada ao projeto educativo salesiano. A partir das reflexões e direcionamentos construídos nesse encontro, a escola segue confiante em sua missão de educar com amor, fé e competência, cuidando do presente e planejando o futuro com responsabilidade e visão transformadora. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Colégio Castelo e Editora Edebê realizam plantão pedagógico e apresentam novo material didático

“Identidade” reforça protagonismo juvenil, alinhado as diretrizes do Ensino Médio   O Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo recebeu nesta semana a visita da especialista educacional da Editora Edebê Brasil, Laiana Rosendo Oliveira, para uma série de encontros com docentes da Educação Infantil ao Ensino Médio. A visita fez parte do Plantão Pedagógico, ação de mentoria e acompanhamento, que tem como objetivo promover o diálogo entre a equipe pedagógica e a editora.   Durante dois dias, Laiana conduziu momentos de conversa individual e em pequenos grupos, ouvindo as vivências em sala de aula e recolhendo sugestões para aprimorar as coleções Girolhar, Nautas e Rotas, que integram o portfólio pedagógico da Edebê adotado pelo Colégio Castelo.   De acordo com a especialista, o Plantão Pedagógico é um espaço de escuta e construção coletiva, no qual os professores compartilham desafios, boas práticas e percepções sobre o material utilizado. “Eles têm a oportunidade de sugerir melhorias, que são repassadas ao nosso editorial, enquanto nós também compartilhamos sugestões de práticas que possam enriquecer o processo de ensino e aprendizagem”, explica Laiana.   A visita também incluiu a apresentação da nova coleção ‘Identidade’, que será implantada no Ensino Médio a partir de 2026. No encontro com o grupo de docentes, a especialista destacou que o material passou por uma reformulação significativa, baseada em dois eixos principais: a atualização em consonância com os documentos oficiais que orientam o Ensino Médio e a aproximação com o perfil dos jovens contemporâneos. “Tivemos uma grande preocupação em alinhar os materiais às diretrizes educacionais atuais. A nova coleção traz uma linguagem mais próxima dos estudantes de hoje, conectada ao universo deles e às suas formas de aprender”, explicou.   Laiana ressaltou ainda o potencial formativo do novo material, que visa estimular o pensamento crítico, o protagonismo juvenil e a autonomia intelectual. “O material busca preparar o aluno tanto para os vestibulares, o Enem quanto para a vida, para que saibam fazer boas escolhas e trilhar seus próprios caminhos com segurança.”   O sucesso desse trabalho depende diretamente da parceria com escolas que valorizam o diálogo e o desenvolvimento contínuo dos seus profissionais, requisitos que a profissional fez questão de destacar. “As trocas foram riquíssimas e eu também aprendi muito. A equipe do Castelo demonstra profundo conhecimento pedagógico, estuda, reflete e domina o material, trazendo contribuições muito pertinentes”, finaliza.   Alysson Nogueira do Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo

Estudantes vivenciam rotina universitária em visita à Centro Universitário

Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, de Macaé (RJ) tiveram a oportunidade de vivenciar um dia no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em Teresópolis. A experiência, acompanhada pelos professores Sandra Matsumura, Alexandre Rabello e Ismael Souza, permitiu que eles conhecessem de perto a rotina dos cursos de Medicina e Veterinária, além de outras áreas como Arquitetura, Engenharia e Ciência da Computação.   O foco da visita foi a área de Medicina. Os estudantes participaram de oficinas práticas, como sutura, massagem cardíaca e anatomia, além de visitarem o hospital de clínicas da cidade, onde observaram atendimentos realizados tanto pelo SUS quanto por convênios privados. Para muitos, foi a primeira oportunidade de perceber a prática da Medicina de forma realista, podendo avaliar se a profissão corresponde às suas expectativas. “Essa experiência foi um divisor de águas. Eles puderam vivenciar na prática aquilo que projetam para o futuro e avaliar se é realmente o que desejam seguir”, destacou Sandra Matsumura, coordenadora da área de Linguagens do Colégio Castelo.   A estudante Maria Vitória Dutra viveu a visita como um marco em sua trajetória escolar. Sonhando em cursar Medicina, ela descreveu o dia na universidade como uma experiência transformadora. “Foi um mergulho no que é viver a faculdade. Eu consegui me ver ali, como estudante e como futura médica. Participar das oficinas, conhecer os laboratórios e o hospital-escola me fez acreditar que esse sonho é possível”, conta.   Encantada com a estrutura e com o acolhimento, a estudante destacou que o contato direto com a rotina médica reforçou ainda mais sua vocação. “O que mais me marcou foi perceber que a Medicina vai além dos livros, é sobre cuidar de pessoas, ter empatia e responsabilidade. Voltei para casa com o coração cheio e ainda mais decidida sobre o caminho que quero seguir”, pontua.   Além da Medicina, os estudantes tiveram contato com cursos de Veterinária, Arquitetura e Tecnologias da Informação, explorando laboratórios de última geração e estruturas modernas. A visita oportunizou experiências práticas e um olhar mais amplo sobre as possibilidades de carreira. “Foi muito bom para que eles percebam que a escolha profissional vai além da teoria, envolvendo prática, desafios e experiências reais. Muitos já têm mais clareza sobre os caminhos que desejam seguir”, acrescentou Sandra.   A visita também se conecta aos encontros de orientação vocacional oferecidas aos estudantes do Ensino Médio, principalmente aos que estão prestes a tomar decisões importantes com a proximidade do Enem.   Texto: Alysson Nogueira do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil