Instituto São José dá continuidade às celebrações centenárias
17/05/2023

Instituto São José dá continuidade às celebrações centenárias

Instituto São José dá continuidade às celebrações centenárias

Na noite do último dia 10 de maio, a Equipe Pedagógico-Pastoral do Instituto São José, em São José dos Campos (SP) promoveu um evento significativo para as “Turmas e as Famílias Centenárias” no Espaço Cultural Dom Bosco. O evento, dividido em dois momentos distintos, contou com a apresentação do Monólogo “É tempo de fazer memória”, produzido e encenado pela Coordenadora Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB) e também Coordenadora de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), Ir. Maike Loes.

Foram convidadas para prestigiar este momento de festa as turmas que, em 2023, frequentam o Maternal (Educação Infantil), o 2º ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), o 6º e 9º anos do Ensino Fundamental (Anos Finais). Estes estudantes, em 2026, estarão concluindo o ciclo de seu segmento, por isso têm sido carinhosamente chamados de "Turmas Centenárias".

O Monólogo “É tempo de fazer memória” conta a trajetória missionária das primeiras Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) enviadas para dar início à obra de educação e evangelização na América do Sul, em 1877, com a missão de concretizar o “A ti as confio” de Maria Domingas Mazzarello, cofundadora do Instituto das FMA, mais conhecida como Madre Mazzarello.

Em seguida, o Monólogo descreve a chegada das FMA ao Vale do Paraíba, em 1892, mais precisamente em Guaratinguetá. Este grupo, proveniente de Montevidéu (Uruguai), chegou ao Brasil por solicitação de Monsenhor João Filippo, justamente para colaborar com a educação das meninas. E de Guaratinguetá, o “A ti as confio” de Madre Mazzarello estendeu-se por todo o Brasil.

Em 1923, duas FMA vieram de Guaratinguetá para São José dos Campos. Desta vez o “A ti as confio” se concretizou de um modo inusitado, pois estas Irmãs eram tuberculosas, e a vinda a São José dos Campos não era em vista de nenhuma fundação, mas para exclusivo tratamento de saúde. No entanto, tomando conhecimento do contexto da época e da impossibilidade de muitas meninas terem acesso à escola, elas foram inventivas e criativas. Junto com o Pároco de então, elas fizeram todos os esforços possíveis para convencer suas Superioras da necessidade de fundar um Externato e um Oratório Festivo naquela cidade. E assim aconteceu: vencida a fase difícil da doença, elas fizeram parte do grupo de FMA pioneiras em São José dos Campos e, em 8 de março de 1926, o Externato São José, hoje Instituto São José, abriu suas portas para acolher o primeiro grupo de educandas, dando assim início a uma história hoje centenária e continuidade ao “A ti as confio” de Madre Mazzarello.

O Monólogo se encerra convidando para subir ao palco as pioneiras do Externato São José, representadas por algumas FMA e educadoras que atualmente se dedicam à educação integral e à evangelização dos mais de mil estudantes que, diariamente, podem experimentar a beleza e a originalidade do carisma salesiano.

Na atual comunidade educativa do Instituto São José, o “A ti as confio” nunca para: é um exercício diário, somado à missão educativa de todas as Irmãs Salesianas (FMA) presentes nos cinco Continentes.

  

RUMO AO CENTENÁRIO

O Instituto São José é a primeira escola particular da cidade de São José dos Campos (SP). Ele pode ser sintetizado assim: um quarteirão de escola, oferecendo educação de qualidade do Maternal ao Ensino Médio, baseado no Sistema Preventivo de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Faz parte da Rede Salesiana Brasil que atualmente conta com mais de 100 escolas, constituindo-se na maior rede católica de educação da América Latina. Em 2026, o Instituto São José, carinhosamente conhecido como ISJ, completará 100 anos de existência, feliz por fazer parte da história de desenvolvimento e crescimento da cidade de São José dos Campos e também da vida de numerosas famílias que já passaram por lá, cuja conexão nunca se rompeu. O ISJ faz da gratidão o seu cotidiano, acolhendo num abraço de luz e de boas energias todos os estudantes, suas famílias, bem como os ex-alunos e ex-alunas.

O “A ti as confio”, pensamento amoroso acolhido pela jovem Maria Domingas Mazzarello, no século XIX, numa visão extraordinária, com o qual sentiu que Nossa Senhora lhe confiava as meninas do seu tempo, cruzou mares e oceanos, plantou raízes em 97 países e hoje responde às profundas aspirações de meninas e jovens, gerando vida nova e novas oportunidades de vida no estilo salesiano de educar: razão, religião e “amorevolezza”.

  

Por Ir. Maike Loes, Coordenadora nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Aluna Salesiana recebe premiação do concurso de redação 13 Fliaraxa

No dia 04 de outubro, o Colégio Salesiano Dom Bosco Araxá teve a alegria de celebrar a conquista da estudante Valentina Vitória Oliveira de Miranda, do 7º ano, que alcançou o 3º lugar no Concurso de Redação da 13ª Fliaraxá.Sob a orientação da professora de Língua Portuguesa Daiane dos Reis Teodoro, Valentina destacou-se ao escrever sobre o tema “Literatura na Encruzilhada: a importância dos livros e escritores na vida de um país”, demonstrando sensibilidade, reflexão e amor pelas palavras. A Fliaraxá (Feira Literária de Araxá) é um dos maiores eventos literários do país, reunindo autores consagrados, novos talentos, leitores e educadores em uma grande celebração da literatura, da cultura e da educação. O concurso de redação promovido pelo evento estimula jovens a desenvolverem o gosto pela escrita e pela leitura, valorizando o poder transformador das palavras.Parabéns, Valentina! Seu talento e dedicação são motivo de orgulho para toda a comunidade salesiana, que celebra com alegria mais essa conquista inspiradora.Seu talento e dedicação são motivo de orgulho para toda a comunidade salesiana. Fonte: Inspetoria São João Bosco

Estudante Salesiano conquista 3º lugar em corrida de rua em Macaé (RJ)

João Ferreira Nazareth, estudante da 1ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo, em Macaé (RJ) conquistou o 3º lugar após disputar uma prova de corrida de 4,5 km, realizada no último fim de semana.   Com o tempo total de 16m 9s, com média parcial de 3m e 37s a cada quilômetro percorrido, o estudante teve um excelente resultado e celebrou a volta às competições. “Foi um marco de superação mesmo, porque você não pensa que é capaz daquilo até você fazer. Tanto o tempo quanto a colocação que eu tive, foram muito importantes para mim”, contou João, que vibrou com o retorno aos treinos intensos.   Além do espírito competitivo, João enxerga no esporte uma dimensão formativa e humana que dialoga com os valores da educação salesiana. Para ele, a prática esportiva vai muito além dos pódios. “O esporte é fundamental. Acho que na vida de qualquer pessoa deveria ser um pilar, tanto pela funcionalidade quanto por ser um momento de desestressar, de se libertar das coisas que nos afligem. É também sobre superação, de todo dia”, reflete.   Na corrida, que contou com percursos de diferentes distâncias, João competiu na categoria geral e garantiu um lugar no pódio entre os melhores tempos. O resultado foi fruto de uma dedicação pessoal, e a importância de integrar o esporte à rotina escolar, incentivando hábitos saudáveis, disciplina e resiliência, valores que fazem parte do carisma salesiano.   Fonte: Alysson Nogueira do Colegio Castelo Niterói

Autoras da Coleção Imaginação e Arte visitam o Instituto São José em ação do projeto Construindo Leitores

As autoras Edna Ande e Sueli Lemos, da Coleção Imaginação e Arte da Editora Edebê, visitaram o Instituto São José para um dia repleto de atividades literárias e trocas inspiradoras com os alunos dos Anos Iniciais. A visita fez parte do projeto Construindo Leitores 2024, iniciativa da Edebê que incentiva as escolas a conhecerem as obras de literatura infantojuvenil e suas possibilidades pedagógicas para adoção no ano letivo. Como forma de reconhecimento, as escolas que mais se destacam em adoções literárias recebem a visita de um autor ou autora das obras trabalhadas com os estudantes. Durante o encontro, as autoras realizaram contação de histórias, roda de conversa e sessão de autógrafos, encantando as crianças com sua criatividade e simpatia. As turmas também apresentaram trabalhos produzidos a partir das leituras, mostrando o quanto as obras inspiraram a imaginação e a expressão artística dos alunos. “Nossa escola viveu um momento muito especial ao receber as autoras Edna e Sueli dos livros de Literatura e Arte utilizados pelos estudantes. A visita foi uma rica oportunidade de troca de conhecimento, experiências e curiosidades, envolvendo as turmas do 1º ao 4º ano em um clima de encantamento e aprendizado. Durante o encontro, as crianças puderam conversar com as autoras, fazer perguntas sobre as histórias, os personagens e o processo de criação dos livros. O entusiasmo foi visível — cada aluno demonstrou curiosidade e admiração ao descobrir como nascem as ideias que inspiram as obras que leem e estudam em sala de aula. A presença das autoras aproximou ainda mais os estudantes do universo da leitura e da arte, reforçando o papel dos livros como pontes para a imaginação, o conhecimento e a sensibilidade. Foi um momento de inspiração e valorização do trabalho criativo, que certamente ficará marcado na memória de todos.” Entre os títulos da Coleção Imaginação e Arte, estão obras como Siara descobre a África gráfica, Brincadeiras de criança com Ivan Cruz, Os chapéus mágicos de Babi, Os caminhos de um rio, entre outros. Esses livros integram literatura, arte e cultura em experiências ricas e significativas. Comunicação da Editora Edebê

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil